• Nenhum resultado encontrado

Qatende - Introdução

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Qatende - Introdução"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Qatende© Sistema de Reporting é uma ferramenta concebida pelo Grupo Symbiose, para MCSP e permite às Entidades que se pretendem candidatar à Marca AQR, avaliar o grau de conformidade básica com os requisitos da referida Marca e tomar medidas no que respeita ao estado de implementação geral ds seus programas de Qualidade do atendimento.

Para efectuar este diagnóstico deverá ler cada uma das questões e seleccionar qual a situação que se aplica ao seu caso em concreto. Deverá proceder-se à gravação do documento, para que os dados se conservem.

Após o preenchimento, a equipa de trabalho deve analisar atentamente as respostas, pois dessa forma consegue com mais objectividade tomar a decisão de se candidatar.

Nesta ferramenta encontram alguns dos aspectos mais relevantes desteprojecto de Melhoria da Qualidade do atendimento.

Qatende - Introdução

Esta ferramenta é uma ajuda ao diagnóstico, mas não susbtitui um estudo detalhado de toda a organização, quer ao nível dos documentos, quer das práticas diárias, quer dos indicadores.

Este instrumento contempla, apenas, as situações típicas, mais frequentes, verificadas em várias instituições de saúde e reflecte também contextos legais e práticas recomendadas.

Face ao contexto da Marca AQR, a entidade tem que ter implementado um sistema da Qualidade aplicado aos processos do atendimento, orientado para a a Melhoria contínua e baseada na abordagem por processos.

A entidade candidata só estará em condições para se candidatar se concebeu e implementou regras e medidas que evidenciem melhorias no atendimento compatíveis com os requisitos constantes no Guia de candidatura.

(2)

Áreas analisadas: Equipa auditora: Data do diagnóstico:

Escolher a(s) área (s):

Atendimento  técnico  (MÉDICOS, ENFERMEIROS, ESPECIALIDADES)

Síntese do diagnóstico do Centro de Saúde face ao objectivo - candidatura AQR

Entidade :

Qatende ©

: Sistema de reporting

Q

AT EN D E ©    EXTENSÕES Número de atendimentos avaliados:  Organização  ATENDIMENTO ADMINISTRATIVO  SEDE  Número de postos analisados: Número de utilisadores do CS:

Nota importante: Todos os dados aqui registados são do conhecimento do Director do Centro de Saúde e da Equipa da Qualidade e são

constatações verificadas à data da realização do diagnóstico. Os resultados deste diagnóstico não são vinculativos e a EA não se responsabiliza pelo resultado efectivamente obtido pelo Centro de Saúde,na auditoria externa.

(3)

A

O suporte documental está divulgado há mais de 6 meses. A estratégia de divulgação foi gradual e envolveu  diferentes áreas profissionais. Os profissionais conhecem os procedimentos e as regras da qualidade do  atendimento.

B

A Direcção do CS ou USF acompanha os resultados do painel de indicadores relacionados com estes processos e propôs e/ou validou as medidas de melhoria com impacte na Qualidade do atendimento.

C

Os indicadores dos processos de atendimento nas áreas administrativas,   abrangem as  reclamações, os registos   de ocorrências, as sugestões dos utentes e dos profissionais, as orientações do QUAR­ Siadap. E depois de  monitorizados há evidências claras, disponíveis e actualizadas de que as  acções implementadas  estão a  contribuir para melhorar o desempenho das áreas administrativas. 

D

As regras de Boas Práticas do Atendimento são cumpridas e todos as conhecem, receberam formação e  consideram uma boa ferramenta de apoio à melhoria das atitudes e comportamentos, quer no atendimento  telefónico, quer presencial, quer nos casos de situações difíceis. 

E

A aparência cuidada, a postura, o tom de voz, o tipo de diálogo denotam uma performance adequada por parte do profissional, quer em situações normais, quer em caso de conflito ou de reclamação.

F

Os funcionários administrativos conhecem  as actividades  essenciais dos processos  que respeitam às práticas administrativas.

Diagnóstico da situação actual face ao objectivo estipulado

Qatende © Técnico

Atendimento Administrativo

Conhecimento, estrutura, meios de divulgação e grau de apropriação, eficácia da formação interna  dos 

vários intervenientes nos processos administrativos que concorrem para a Qualidade do Atendimento Seleccionar a opção aplicável ao caso :

Prática conforme

Cumprem parcialmente

Cumprem parcialmente

Não estão a cumprir a regra Prática conforme Prática conforme

A prática não coresponde à regra

A prática não corresponde à regra

Não estão a cumprir a regra

Não estão a cumprir a regra

Não estão a cumprir a regra

Não estão a cumprir a regra A prática não coresponde à regra

A prática não corresponde à regra

(4)

A

O suporte documental está divulgado há mais de 2 meses. A estratégia de divulgação foi gradual e por áreas profissionais. Os profissionais conhecem as regras e o funcionamento do sistema da Qualidade.

B

A Direcção do CS ou USF acompanha os resultados do painel de indicadores relacionados com estes processos e propôs e/ou validou as medidas de melhoria com impacte na Qualidade do atendimento.

C

Os indicadores dos processos de atendimento (nas áreas   não administrativas ),  referem­se ao cumprimento de  programas,  às reclamações, aos registos nas fichas de não conformidade, às sugestões dos utentes e dos  profissionais, reflectem as orientções do QUAR­SIADAP e depois de monitorizados há evidências claras,  disponíveis , actualizadas de que as  acções implementadas  estão a contribuir para melhorar o desempenho .

D

As regras de Boas práticas do Atendimento são cumpridas e todos as conhecem, receberam formação e  consideram uma boa ferramenta de apoio à melhoria das atitudes e comportamentos, quer no atendimento  telefónico, quer presencial, quer nos casos de situações difíceis. 

E

A aparência cuidada, a identificação, a postura, o tom de voz, o tipo de diálogo denotam uma performance adequada por parte do profissional, quer em situações normais, quer em caso de conflito ou de reclamação.

F

Os Colaboradores  não administrativos conhecem as actividades  essenciais dos processos operacionais que  respeitam às suas áreas, bem como os procedimentos e  regras de Boas Práticas incluindo protocolos técnico­ científicos.

G

O l b d ã d i i t ti h b d B P áti li á l

Seleccionar a opção aplicável ao caso :

Qatende © Técnico

Diagnóstico da situação actual face ao objectivo estipulado

Atendimento Técnico

Conhecimento, estrutura, meios de divulgação e grau de apropriação, eficácia da formação interna  dos  vários intervenientes nos processos de diagnóstico, tratamento e prestação de cuidados que concorrem  para a Qualidade do Atendimento (médicos, enfermeiros, técnicos de saúde ambiental, técnicos de serviço  social, outras especialidade e auxiliares) Prática conforme Prática conforme Prática conforme Prática conforme Cumprem parcialmente

Não cumprem a regra

G

Os colaboradores  não administrativos conhecem  bem as regras  de Boas Práticas e estão a aplicá­las. Prática conforme Prática conforme Prática conforme Prática conforme Cumprem parcialmente

Não cumprem a regra

Cumprem parcialmente

A prática não corresponde à regra

A prática não corresponde à regra

Não estão a cumprir a regra

Não estão a cumprir a regra

Não estão a cumprir a regra

Não cumprem a regra

(5)

Seleccionar a opção aplicável ao caso : A  A Organização tem uma adequada gestão da implantação dos postos de trabalho, sem dispersões de serviços,   sem concentrações exageradas de colaboradores, principalmente no front office e com  lay out perceptível, fácil e  claramente identificado.  B Os afluxos de público estão devidamente caracterizados, quer em relação ao local, aos horários e às áreas  funcionais e há regras específicas que os profissionais tem que cumprir para eliminar disfuncionamentos ou  reagir em caso de desvio.  C  A Organização tem implementado um plano de manutenção e conservação das Instalações e dos equipamentos, por forma a minimizar custos e os impactes na produção/ funcionamento diários.  D A Organização definiu e implementa um plano de gestão da informação/ comunicação escrita que está afixada no  Centro de Saúde, por forma a assegurar que existe sempre informação pertinente, actualizada, organizada para o  destinatário ( interno, externo). E Os colaboradores compreendem e promovem as vantagens inerentes à normalização de práticas e a  imagem de ordem e rigor integram­se na qualidade do atendimento.

Qatende © Organização

Diagnóstico da situação actual face ao objectivo estipulado

Organização

Descrição da forma de implantação e organização dos postos de trabalho 

Alguns sectores estão já a funcionar correctamente

Alguns sectores estão a funcionar correctamente

Com falhas pontuais. Globalmente, estão a melhorar

Não cumprem. Há necessidade de intervir.

Satisfaz

Não cumprem. Há necessidade de intervir

Não cumprem. Há necessidade de intervir

Não cumprem. Há necessidade de intervir. Não cumprem. Há necessidade de intervir.

Referências

Documentos relacionados

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Capítulo 7 – Novas contribuições para o conhecimento da composição química e atividade biológica de infusões, extratos e quassinóides obtidos de Picrolemma sprucei

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

Para realizar a estimativa dessas propriedades termofísicas, é necessário considerar um pulso de calor como estímulo. A partir da resposta do componente, é

Este trabalho, seguindo o método Design Science Research, fez uma revisão da literatura, uma análise bibliométrica e o estudo de uma empresa para encontrar os elementos da

Sem desconsiderar as dificuldades próprias do nosso alunado – muitas vezes geradas sim por um sistema de ensino ainda deficitário – e a necessidade de trabalho com aspectos textuais