• Nenhum resultado encontrado

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso- PSICOLOGIA APRESENTACÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso- PSICOLOGIA APRESENTACÃO"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso- PSICOLOGIA

APRESENTACÃO

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, individual, de exigência curricular na formação acadêmica do aluno de graduação de Psicologia. Os critérios e procedimentos relativos às atribuições das partes, ao projeto e à elaboração dos artigos preliminar e final estão regulamentados neste documento, que foi aprovado pelo CONSEPE da instituição. Esta atividade é considerada iniciação científica, na qual o aluno desenvolve competências e habilidades referentes à execução de pesquisa científica em todas as fases, desde elaboração de projeto, desenvolvimento da pesquisa e elaboração de relatório final de pesquisa, na forma de artigo científico.

Destaca-se, desta forma, o caráter didático da atividade, por constituir a fase de finalização do processo ensino-aprendizagem do curso de graduação, permitindo ao aluno aprimorar os conhecimentos adquiridos no curso, aprofundá-los, além de desenvolver sua capacidade de análise crítico-reflexiva, de argumentação e síntese, observando critérios e métodos científicos. Assim, atende à definição da Secretaria de Ensino Superior (SESu) do Ministério da Educação e Cultura (MEC), de promover no estudante a capacidade de desenvolvimento intelectual e profissional.

A responsabilidade pela elaboração do TCC é integralmente do aluno, sob orientação de um professor. Compete ao professor orientador sugerir, propor, orientar e avaliar o trabalho para que este atenda aos critérios científicos e tenha coerência e coesão textual, desde o projeto até o artigo final. A elaboração do TCC exige do aluno um trabalho regular e sistematizado de leituras, fichamentos, revisões e outros procedimentos inerentes à pesquisa científica.

As normas, aqui apresentadas, consistem em informações que facilitam o desenvolvimento do TCC e cumprimento de exigência legal para obtenção do título dentro da área de graduação dos cursos da Faculdade.

(2)

I - DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º O presente regulamento tem por finalidade normatizar as atividades relacionadas ao TCC, atividade integrante do currículo do Curso de Psicologia, requisito indispensável para a obtenção de título outorgado.

Art. 2º O TCC consiste em uma pesquisa individual ou em dupla orientada, relatada sob a forma de artigo científico, com tema relacionado à área de interesse para o curso.

Art. 3º Os objetivos gerais do TCC são de propiciar, o desenvolvimento de habilidades adquiridas, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica, à consulta em bibliografia especializada e o aprimoramento da capacidade de análise crítica do conjunto de conhecimentos relacionados ao exercício profissional.

Art. 4º O desenvolvimento do TCC visa proporcionar ao aluno:

a) como atividade científica, a oportunidade de demonstrar sua capacidade de identificar, analisar e definir problemas, formular hipótese(s) e delinear procedimentos metodológicos;

b) como atividade administrativa, poder desenvolver ou aprimorar o conhecimento em planejamento e previsão de custos, por meio do levantamento das necessidades materiais e infra-estrutura para a execução de projetos.

II – DOS REQUISITOS

Art 5º É considerado aluno em fase de realização do TCC, todo aquele regularmente matriculado no curso de graduação desta instituição e na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso;

Paragrafo único: O acadêmico somente poderá cursar a disciplina de TCC no curso em

(3)

Art 6º As etapas subsequentes da elaboração do TCC somente poderão ser executadas após a aprovação nas etapas anteriores, ou seja, para realização do TCC2, o acadêmico deverá ter sido devidamente aprovado no TCC 1.

III - DAS ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR DE TCC

Art. 7 º Compete ao Professor de TCC:

a) orientar os acadêmicos quanto aos quesitos metodológicos de construção do trabalho científico;

b) convocar, sempre que necessário, reuniões com os professores orientadores e/ou os alunos matriculados nas atividades de TCC;

c) indicar professores orientadores para os alunos que necessitem;

d) elaborar o cronograma das atividades avaliativas e os modelos de controle de frequência e de avaliação da disciplina;

e) manter atualizado o arquivo com as documentações relacionadas ao TCC em desenvolvimento;

f) manter atualizado e arquivar o registro dos resultados das avaliações e o conceito do artigo final, datado e assinado pelos membros da comissão avaliadora e pelo professor de TCC;

g) ser responsável pela orientação ao acadêmico quanto às Normas do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), quando o trabalho envolver pesquisa com seres humanos, assim como quando se tratar de pesquisa com experimentação animal;

h) promover o encaminhamento do artigo final para os departamentos responsáveis pelo arquivo do TCC, como a Biblioteca da instituição, e as e entidades onde as pesquisas foram realizadas, quando esta condição for acordada no termo de autorização do local da pesquisa;

i) tomar, no âmbito de sua competência, todas as demais medidas necessárias ao efetivo cumprimento deste Regulamento.

(4)

IV – DOS PROFESSORES ORIENTADORES

Art. 8º Podem orientar os acadêmicos na realização do TCC, os docentes da Faculdade UNIGRAN Capital.

Parágrafo único: O nome do orientador deverá constar nos documentos entregues pelo aluno.

Art. 9o O aluno pode convidar um co-orientador que não tenha vínculo com a Instituição, desde que o mesmo preencha os seguintes requisitos:

a) possuir o curso de graduação concluído em áreas afins com o curso;

b) ter pós-graduação concluída e experiência profissional relevante e reconhecida, de forma que garanta a contribuição efetiva para o crescimento técnico científico do aluno; c) ter o currículo aprovado pelo orientador e pelo coordenador de curso;

d) sujeitar-se às normas regimentais da Instituição e do regulamento do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde;

e) o co-orientador não será remunerado pela Instituição para exercício desta atividade.

Parágrafo único: O nome do co-orientador deverá constar, junto ao do orientador,

nos documentos entregues pelo aluno.

Art. 10 Cabe ao professor aceitar formalmente ao convite de orientação ou co-orientação, assinando o Termo de Compromisso, considerando as linhas de pesquisa em que está inserido, dentro do prazo estabelecido pelo professor da disciplina de TCC.

Art. 11 Na situação em que o aluno não encontre nenhum professor para assumir a sua orientação, ele deverá procurar o professor da disciplina de TCC, para que receba esta indicação, de acordo com as linhas de pesquisa pré-estabelecidas.

Art. 12 Cada professor pode orientar no máximo 10 alunos por período letivo.

§ 1o Cabe ao colegiado de curso, prover adequações entre o quantitativo de alunos por orientadores, quando necessário.

§ 2o A carga horária semanal, por aluno, destinada à orientação, para fins de remuneração, obedece às normas específicas em vigor na Instituição.

(5)

Art. 13 A troca de orientador só é permitida mediante ao conhecimento formal e documental do atual orientador, e diante da disponibilidade de outro docente, dentro da mesma linha de pesquisa, de assumir esta orientação.

§ 1o Após o envio do projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa, não será concedida a troca de orientador, com o mesmo tema de pesquisa, uma vez que o orientador é o pesquisador responsável.

§ 2o É da competência do professor de TCC a solução de casos especiais, podendo ele, encaminhá-los para a decisão da Coordenação do Curso e/ou Direção da Faculdade, quando necessário.

Art. 14 Constituem-se atribuições do professor orientador:

a) avaliar a relevância, a originalidade e as condições de execução do tema proposto pelo aluno;

b) acompanhar a elaboração da proposta do projeto, bem como as etapas de planejamento, execução, avaliação e conclusão da pesquisa orientada;

c) orientar o aluno, quando necessário, na reelaboração de projeto de pesquisa;

d) sugerir indicações bibliográficas e as fontes de dados disponíveis em instituições públicas ou particulares;

e) atender individualmente, com freqüência regular, cada aluno, em horário previamente fixado, para orientação e avaliação do trabalho de pesquisa, com a finalidade de preservar a articulação teoria/prática na produção de um novo conhecimento;

f) freqüentar as reuniões convocadas pelo professor de TCC e/ou coordenador de curso; g) contribuir com o professor de TCC no processo de documentação e avaliação da pesquisa sob sua orientação;

h) ser responsável pela adequação da pesquisa com seres humanos e/ou animais às Normas do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e pelo encaminhamento destas pesquisas à Plataforma Brasil.

i) investigar a existência de plágio total ou parcial nos trabalhos sob sua orientação; j) cumprir e fazer cumprir este Regulamento.

Art. 15 A responsabilidade pela elaboração do TCC é integralmente do aluno, o que não exime o professor orientador de desempenhar adequadamente, dentro das normas definidas neste regulamento, as atribuições decorrentes da sua atividade de orientação.

(6)

§1º O conteúdo expresso no TCC não representa, obrigatoriamente, o pensamento do professor orientador ou dos avaliadores.

§2º O artigo final somente poderá ser encaminhado à Comissão Avaliadora com o consentimento do professor orientador, ou se o aluno assumira responsabilidade das correções não efetuadas.

V – DA COMISSÃO AVALIADORA

Art. 16 A Comissão Avaliadora de cada TCC será composta por 3 (três) membros que possuem a atribuição de avaliar o artigo final.

§ 1o A participação do orientador nesta comissão é obrigatória.

§ 2o O co-orientador somente poderá participar da Comissão Avaliadora como suplente do orientador.

§ 3o A aprovação do artigo fica condicionada ao exame da Comissão avaliadora, independente da liberação para apresentação pelo orientador.

Art. 17 Todos os professores da Faculdade UNIGRAN Capital podem ser convidados para compor a Comissão Avaliadora, em suas respectivas áreas de atuação, mediante a indicação do professor de TCC e a anuência do coordenador do curso.

§ 1º Deve, sempre que possível, ser mantida a eqüidade no número de indicações de cada professor para compor as Comissões Avaliadoras.

§ 2º Quando necessário, cabe à coordenação de curso e ao professor de TCC deliberarem sobre a participação de avaliador externo.

VI – DOS ALUNOS

Art. 18 O aluno, em fase de realização de TCC tem, entre outros, os seguintes deveres: a) freqüentar as aulas e as reuniões convocadas pelo professor de TCC;

b) manter contato regular com o professor orientador para discussão e aprimoramento de sua pesquisa;

c) cumprir o cronograma das etapas de execução de TCC, elaborado e divulgado pelo professor de TCC;

(7)

d) cumprir todas as etapas de pesquisa: elaboração do projeto, submissão do projeto à comissão avaliadora e ao CEP (em casos de pesquisa que envolva seres humanos ou experimentação animal), elaboração do artigo preliminar e do artigo final;

e) encaminhar o projeto de pesquisa, o artigo preliminar e o artigo final para a avaliação;

f) encaminhar a versão impressa e encadernada do artigo final, devidamente corrigido, ao professor de TCC, em tantas vias forem necessárias para arquivo nos departamentos; g) divulgar os resultados da pesquisa, de acordo com as recomendações do curso em que está matriculado.

VII – DO PROJETO

Art. 19 O trabalho proposto para execução do TCC deverá envolver, preferencialmente, questões relacionadas às habilitações do curso, ou às matérias da estrutura curricular vigente.

§1º As linhas de pesquisa poderão nortear a escolha dos temas, assim como as atividades de iniciação científica realizadas pelo aluno.

§ 2º O TCC deve ser original e deve estar embasado cientificamente, com a concordância do professor orientador e do professor de TCC, e deve, em caso de pesquisa com seres humanos ou experimentação animal, ser avaliado e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP).

Art. 20 O aluno deve elaborar o seu projeto de pesquisa de acordo com este Regulamento e com as orientações do professor de TCC e do professor orientador.

Parágrafo único: A estrutura formal do projeto deve seguir os critérios técnicos

estabelecidos pelo professor de TCC.

Art. 21 O projeto de pesquisa deve ser entregue ao professor orientador, na data prevista no cronograma da disciplina.

§ 1o Cabe ao professor orientador a avaliação da viabilidade e a relevância dos projetos apresentados pelos seus orientandos.

(8)

§ 2o O projeto que não for aprovado pelo orientador deve ser devolvido ao aluno em um prazo suficiente para que seja reformulado ou refeito e que possa ser entregue novamente ao orientador.

Art. 22 Para a aprovação do projeto deve ser verificada a originalidade da pesquisa, inclusive no acervo de TCC da biblioteca da Faculdade.

Art. 23 A mudança de tema dos projetos aprovados pelo orientador só será permitida mediante a elaboração de um novo projeto e o preenchimento dos seguintes requisitos:

a) haver a aprovação do professor orientador;

b) existir a concordância do professor orientador em continuar com a orientação, ou a concordância expressa de outro docente em substituí-lo;

c) haver a aprovação do professor de TCC.

Parágrafo único: mudanças que não comprometam o delineamento da pesquisa

podem ser efetuadas, desde que autorizadas pelo orientador e atualizadas na Plataforma Brasil (no caso de pesquisa de campo).

As fases de elaboração do TCC são:

No 7º semestre do curso:

ETAPA I - Elaboração e Desenvolvimento do Projeto Estrutura Formal do Artigo; Definição da área de conhecimento a ser abordada no estudo; Metodologia e Aplicação dos Instrumentos de Coleta de Dados; Cadastramento dos alunos para elaboração do currículo na Plataforma Lattes do CNPq;

ETAPA II - Entrega do Escopo Teórico (parcial) sobre a área Psicologia;

ETAPA III - Entrega do Escopo Teórico (completo) sobre a área de Psicologia; Tabulação dos Dados Coletados na Pesquisa; Discussão dos Dados;

No 8º semestre do Curso:

ETAPA IV - Formatação do Artigo conforme padrão de uma Revista Especializada; Montagem, Exposição e Apresentação do Artigo em Banca Pública, composto por pelo menos três docentes do Curso, em formato de Banner; Entrega após a Banca Examinadora Final de uma via impressa encadernado em capa dura e uma via digitalizada em Word conforme formatação apresentada pelo professor de TCC.

(9)

VIII – DO ARTIGO PRELIMINAR

Art. 24 O artigo preliminar deve seguir as normas da ABNT.

Parágrafo único: a data de entrega do artigo preliminar será no último semestre de

oferecimento da disciplina de TCC, definida pelo professor de TCC e pelo coordenador do curso, em acordo com os professores orientadores.

IX – DO ARTIGO FINAL

Art. 25 O artigo final deve ser construído seguindo as recomendações da ABNT.

Art. 26 A entrega do artigo final deve, obrigatoriamente, ser acompanhada pela carta de autorização do professor orientador.

Art. 27 A avaliação do acadêmico cursando a disciplina de TCC será feita atribuindo-se as notas bimestrais.

§ 1o A atribuição das notas bimestrais dar-se-á pela avaliação das etapas previstas no cronograma da disciplina.

§ 2o Para a atribuição da nota final, a Comissão Avaliadora, juntamente com o professor de TCC, considerarão: o trabalho escrito do artigo preliminar, o desenvolvimento das etapas e cumprimento do cronograma, a freqüência às aulas e às orientações, a adequação da formatação do artigo final às normas da ABNT.

Art. 28 A avaliação da versão final corrigida será realizada pelo orientador, seguindo as recomendações da Comissão Avaliadora.

Art. 29 Os documentos comprobatórios, assim como os relatórios de avaliação do artigo final, assinados por todos os membros da Comissão Avaliadora, devem ser arquivados na Coordenação de Curso.

Art 30 O aluno que não entregar o artigo final para avaliação da Comissão Avaliadora, conforme o regulamento em vigor será considerado automaticamente reprovado nesta disciplina.

Art. 31 As notas atribuídas à disciplina de TCC, serão consideradas definitivas para o semestre letivo, não cabendo a realização de provas supletivas e de exame.

Parágrafo único: Se reprovado, fica a critério do aluno continuar ou não com o

mesmo tema de pesquisa.

A avaliação será de acordo com os requisitos instituídos no Regimento da Instituição, tendo uma nota lançada como P1 + P2= 7.0. As notas serão somadas e a

(10)

média deve ser superior ou igual a 7.0 (sete). A banca de defesa, realizada no 8º semestre é apresentada publicamente, composta por dois examinadores professores da Faculdade e o orientador do TCC.

Assim, serão gerados dois conjuntos de documentos distintos que deverão ser entregues conforme cronograma disponibilizado pelo professor da disciplina de TCC I e TCC II, no início de cada semestre letivo cursado, e também na forma estabelecida no Regulamento.

Caso o trabalho do aluno seja reprovado em algum dos requisitos como:

§ 1o Não cumprir as normas técnicas estabelecidas pela ABNT,

§ 2o Não apresentar o caráter metodológicos exigidos para um trabalho cientifico;

§ 3o Caracterizar plágio.

Serão considerados REPROVADOS, e se efetuará o lançamento do conceito correspondente, ou seja, o aluno estará em regime de dependência nessa fase do trabalho.

No caso do artigo final ser APROVADO COM RESTRIÇÕES o trabalho poderá ser reapresentado em até 10 (dez) dias conforme disponibilidade de nova banca examinadora, definida pelo professor de TCC.

X – DA DIVULGAÇÃO

Art. 32 Os artigos dos alunos aprovados no último semestre da disciplina de TCC, cuja média final for igual ou superior a 8,5 (oito e meio), serão publicados na Biblioteca.

Art. 33 O professor de TCC, juntamente com o coordenador do curso, podem estabelecer outras formas de divulgação das produções científicas, como apresentação oral em seminários, jornadas, congressos, assim como a apresentação em pôster, a ser definido pelo colegiado de curso e núcleo docente estruturante.

(11)

Art. 34 Os casos omissos serão analisados pelo professor de TCC em conjunto com a coordenação do curso e, se houver necessidade, encaminhados à decisão do colegiado de curso.

Art. 35 A coordenação do curso operacionalizará, juntamente com o professor de TCC, os documentos necessários para o cumprimento deste Regulamento.

Art. 36 Compete ao professor de TCC do curso dirimir dúvidas referentes à interpretação deste Regulamento bem como suprir as suas lacunas, expedindo os atos complementares que se fizerem necessários.

Art. 37 A integralização do TCC será em fluxo contínuo, através de elaboração de projeto, artigo preliminar e artigo final, além de relatórios de aulas e fichamentos. Desta forma, é preciso considerar os prazos de entrega dos trabalhos e relatórios, pois o não cumprimento destes poderá inviabilizar a conclusão do curso em tempo hábil.

Art. 38 O cumprimento das etapas é indispensável para a habilitação da conclusão e aprovação no TCC. O aluno que não proceder à entrega dos documentos nos prazos estabelecidos pelo cronograma da disciplina de TCC não poderá participar das avaliações finais desta disciplina.

Art. 39 Este Regulamento só pode ser alterado mediante aprovação do colegiado do Curso de Psicologia e aprovado pelo CONSEPE.

Art. 40 O acadêmico poderá receber advertências se:

a) faltar com o respeito e a ética no processo de orientação, em qualquer fase do trabalho, ou desrespeitar, desacatar ou ofender ética e moralmente, o orientador, o professor, os membros do grupo de avaliação, funcionários ou colegas de curso. b) descumprir com as normas e obrigações que lhe cabem;

c) ausentar-se das reuniões com o professor orientador e/ou das aulas com o professor de TCC sem justificativa prévia adequada;

d) desligar-se das atividades de pesquisa sem comunicar devidamente ao orientador e professor de TCC;

(12)

e) invadir ou entrar em escolas, clínicas, hospitais, academias ou outras instituições desta localidade, ou fora desta região, para coletar dados de pesquisa sem ser autorizado formalmente, através de carta de consentimento emitida pelo profissional responsável, pelos pacientes e/ou familiares dos mesmos.

f) realizar a coleta de dados sem a aprovação do CEP, para as pesquisas com seres humanos ou animais.

g) ao repetir duas das quaisquer advertências acima descritas, o acadêmico será desligado das atividades de TCC naquele semestre letivo e considerado reprovado na disciplina.

Referências

Documentos relacionados

Verificou-se assim que existem diferenças estatisticamente significativas entre os 3 métodos aplicados (p <0,001), concluindo-se que, de acordo com o presente estudo, em

§ 3.o - Os TCC deverão ser elaborados de acordo com as Diretrizes do Manual para Elaboração de TCC (disponível em https://www.fmit.edu.br/paginas/tcc ), em formato de artigo

O professor deve apresentar sugestões de temas dos quais tenha conhecimento prévio, interesse pessoal, científico ou profissional; deve aceitar a sugestão do

que tratam do calendário acadêmico vigente, que será apresentado ao colegiado do Curso para aprovação. Os estudantes matriculados na disciplina ENGF010 – TCC Trabalho de

A substituição de que trata este artigo poderá se dar até, no máximo, 3 (três) meses antes da data marcada para a entrega do Trabalho de Conclusão de Curso, em sua

18º A monografia, na disciplina TCC I e a respectiva apresentação oral do aluno serão avaliadas por uma banca examinadora composta por três docentes: o

O objetivo dessa aula era fazer circular novos discursos sobre as questões de gênero, refletir sobre o processo de construção das masculinidades e, assim, tentar desestabilizar

De acordo com o Título I - Capítulo I das Condições Gerais para o Seguro Obrigatório de Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário – Carga, estão