• Nenhum resultado encontrado

Destaques da semana. Dyogo Oliveira, do BNDES, fala sobre as novas estratégias do banco

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Destaques da semana. Dyogo Oliveira, do BNDES, fala sobre as novas estratégias do banco"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Destaques da semana

Dyogo Oliveira, do BNDES, fala sobre as novas

estratégias do banco

Em exposição na ABINEE, em 5/10, que teve a participação da TelComp, o presidente do BNDES, Dyogo Oliveira, relatou mudanças estratégicas do banco, que passa a priorizar operações para pequenas e medias empresas com foco em projetos de infraestrutura, inclusão digital, inovação tecnológica, agregação de valor, entre outros critérios — sempre focados na melhoria da produtividade da economia.

O BNDES está empenhado no apoio a projetos pilotos de IoT por entender que o Brasil criou capacidade relevante para integrar soluções, fator crítico para essa revolução que se avizinha. Ainda nessa toada, está criando o “BNDES garagem” para fomento a startups e integração das novatas às cadeias de produção de grandes empresas no País.

Oliveira está otimista com as perspectivas de crescimento do País nos próximos anos e seguro de que não faltam recursos — no banco e no mercado — para financiar bons projetos.

(2)

Crédito para as competitivas

O BNDES está trabalhando em casos concretos, concluídos ou em fase final de negociação, incluindo associadas da TelComp, de financiamento de projetos de telecomunicações. O BNDES entende que o setor é fundamental para o Brasil e vem buscando alternativas inovadoras para financiar as operadoras competitivas.

Na entrevista exclusiva para TelComp, o chefe do departamento de TI e

comunicação do BNDES, Ricardo Rivera, explica os planos do banco para levar financiamentos de longo prazo às operadoras competitivas e fala como as empresas de menor porte precisam se preparar para estarem para conseguirem o crédito. Leia aqui.

Porto Seguro Conecta encerra suas atividades

Primeira operadora virtual do País, a Porto Seguro Conecta encerrou suas atividades. A base de clientes será transferida em processo supervisionado pela Anatel. É uma frustração, pois a Porto Seguro Conecta, em tese, reuniria condições únicas para desenvolver serviços de comunicações móveis com sucesso, explorando o grande potencial de sinergias com a base de segurados, corretores e prestadores de serviços da Porto Seguro.

Embora as razões da decisão não tenham sido divulgadas, é provável que a carga regulatória aplicável às MVNOs no Brasil tenha tido peso importante. Em outros países, as MVNOs, que são operadores de nicho, têm papel importante para a inovação em serviços. Impor a elas obrigações regulatórias equivalentes às das grandes operadoras, que contam com bases de clientes de várias dezenas de milhões de clientes, não parece razoável.

(3)

Como fez no passado, a TelComp voltará a apresentar a Anatel sugestões para a simplificação da regulamentação de MVNOs no Brasil por entender que esse modelo de negócios interessa ao desenvolvimento de operadoras competitivas.

Anatel discute competição nas telecomunicações

No último dia 3/10, a Anatel promoveu encontro para discutir o novo ecossistema digital e a sustentabilidade dos modelos de negócios. As mudanças que as teles tradicionais têm de enfrentar na competição com as OTTs e com operadoras de pequeno porte permearam as discussões, que contou com a participação de Vinicius Carvalho, ex-presidente do CADE; Ana Valadares, do Facebook; André Gomes, da Cullen; Fred Mendes, do Bradesco; Valder Nogueira, do Santander; Ricardo Rivera, do BNDES, entre outros, participaram dos debates.

A inovação nos modelos de negócios das grandes teles é a questão central. Como gerar receitas via serviços inovadores a partir de ativos e competências tradicionais? Se as redes se tornaram commodities, de onde virá a criação de valor?

A regulação também precisa mudar e focar em aspectos concorrenciais onde a regulamentação de compartilhamento de infraestrutura passiva tem papel de importante, como destacou Abraão B Silva, superintendente de competição da Anatel.

A apresentação de José Roberto Nogueira, fundador e presidente da Brisanet, do Ceará, foi o grande destaque devido à sua capacidade empreendedora, visão e a coragem para desafiar o lugar comum. Foram lições de impacto profundo para todos.

Próximo presidente da Anatel

Com o fim do mandato de Juarez Quadros em 4/11, o ministro Gilberto Kassab indicou que o substituto sairá de uma lista que inclui o próprio Quadros; o secretário de radiodifusão, Moisés Moreira; o secretário de desenvolvimento tecnológico, Max Martinhão, ambos do MCTIC, e o superintendente-executivo da Anatel, Carlos Baigorri. São todos excelentes nomes, que, certamente, agradarão ao mercado.

(4)

Evandro Varonil, da Fasternet, associada da TelComp, é candidato a uma vaga como representante brasileiro no LACNIC. A eleição será on-line e todos que possuem ASN receberão um e-mail do LACNIC com um link para votação no dia 12 de outubro. Pelas regras, somente um brasileiro poderá ser votado/eleito. Se não conhece o Evandro Varonil, confira o seu perfil no Facebook.

TelComp na Futurecom

A Futurecom, neste ano, terá espaços especiais para exposição, palestras e eventos sobre temas de grande interesse para as operadoras competitivas. Fique atento às marcas 4 Coop, Espaço Rede, Futuretech, IoT

e Inovação e à programação do evento, pois certamente você encontrará

assuntos importantes.

Associadas TelComp contarão com stand de apoio no qual, inclusive,

poderão realizar reuniões privadas. Dispomos de ingressos para a feira. Quem tiver interesse, deve escrever para telcomp@telcomp.org.br.

Associadas TelComp

SACS pronto

A NEC Corporation e a Angola Cables anunciaram a conclusão da construção do primeiro sistema de cabos submarinos do mundo por meio do Atlântico Sul. O Sistema de Cabo do Atlântico Sul (SACS) conecta Angola e Brasil, ligando diretamente o continente africano à América Latina e permitindo transmissões de dados internacionais de alta velocidade e grande capacidade, o que estimulará o comércio e o crescimento econômico em ambas as regiões.

PTT acadêmico

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) e a Angola Cables assinaram parceria para a construção de um ponto de troca de tráfego (PTT), nas instalações da Angola Cables em Fortaleza. Ele funcionará em âmbito mundial e será voltado exclusivamente para a troca de tráfego científico e acadêmico que é formado por dados, informações, pesquisas, estudos e artigos

(5)

acadêmicos da comunidade de ensino e pesquisa mundial.

O PTT estará instalado no centro de dados da Angola Cables, localizado na Praia do Futuro, capital cearense, onde a multinacional de Telecom concentra seus três grandes empreendimentos no Brasil – dois cabos submarinos, Monet e SACS e um data center.

TELCO CLUB 2018

TelComp e associadas participam do TELCO CLUB 2018. O evento discute,

em primeira mão, as últimas tendências do setor de telecomunicações. Será no dia 31 de outubro de 2018. Os temas abordados serão 5G, virtualização de redes, experiência do usuário, novos serviços digitais, IoT, big data analytics e inteligência artificial. Saiba mais aqui.

O Painel TelComp é uma compilação de informações obtidas em diversas fontes consideradas confiáveis e, sempre que possível, referenciadas no texto. A TelComp não assume responsabilidade pela acurácia

das informações contidas nas matérias publicadas.

TelComp - Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas

Av. Iraí, 438 - cj 44 a 47 | Moema | São Paulo | SP | CEP 04082-001 | Tel +55 (11) 5533-8399

Nosso endereço de e-mail é:

painel@telcomp.org.br

Referências

Documentos relacionados

Essa pesquisa teve como objetivo geral compreender a música como uma forma de expressar as emoções e sentimentos a partir da análise de músicas interpretadas por

A 8ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) serve como marco mais importante para as políticas públicas em saúde que temos hoje, considerando que o Brasil é o único país com essa

As medidas da ADM do posicionamento articular estático do cotovelo, obtidas neste estudo com a técnica de fleximetria, apresentaram baixa confiabilidade intraexaminador para as

Remplacez la plaque signalétique (qui se trouve près du tuyau d'arrivée de gaz) par celle correspondant au nou- veau type d'alimentation en gaz. Vous trouverez cette plaque dans

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

- Toxicidade para órgãos-alvo específicos (STOT), a exposição repetida: Com base nos dados disponíveis, os critérios de classificação não são preenchidos, não

LVT APFCAN-Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré SF 02-16B 2004 LVT APFCAN-Associação de Produtores Florestais dos Concelhos de Alcobaça e Nazaré

A autoavaliação consiste em processos de avaliação cíclica dos resultados da instituição, como um todo, no sentido de aferir o cumprimento da sua missão e objetivos.