• Nenhum resultado encontrado

Difusão do conhecimento pela Cultura Livre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Difusão do conhecimento pela Cultura Livre"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Difusão do conhecimento pela Cultura Livre

André Amaral Ribeiro, Bábara Borges Fernandes, Davidson Gualberto Viana, Thaís Amorim de Araújo, Vitor Célio Soares

Resumo

O termo “cultura livre” surgiu com o ideal de liberdade de distribuir, modificar trabalhos e obras criativas. Para muitos, o bem cultural e científico é patrimônio da humanidade, sendo a idéia de copyrights algo inaceitável. Entretanto, leis que limitam o compartilhamento na internet, como a SOPA, PIPA e ACTA têm surgido. Este trabalho tem como objetivo fazer uma análise crítica de opiniões contra e a favor da cultura livre e suas implicações na difusão do conhecimento, através de entrevistas públicas relacionadas e leituras atualizadas sobre o tema.

Palavras chave: Cultura livre. SOPA, PIPA e ACTA. Compartilhamento do conhecimento.

1 - Introdução

A ideia de cultura livre se baseia na liberdade de distribuir, modificar trabalhos e obras criativas. A cultura livre apóia e protege os criadores e inovadores, através da garantia de direitos sobre a propriedade intelectual. O termo “pirataria” trata-se de uma construção moderna para fazer referência, de forma genérica, à infração ao direito de propriedade intelectual, que pode ser dividida em dois grandes grupos: o direito autoral e a propriedade industrial. No primeiro campo estão as obras literárias, artísticas ou científicas, como livros, filmes, músicas (e softwares). No Brasil, é regulado pela lei federal nº 9.610, criada em 1998 e conhecida como a Lei de Direito Autoral (LDA). No segundo campo estão as obras uma finalidade prática específica. Nesse campo estão as invenções, as marcas, o desenho industrial e etc. Patente é forma pela qual protegemos as invenções.

Copyright ou direito de reprodução diz respeito ao objeto do direito (a obra) e a prerrogativa patrimonial de se poder copiar. Assim, protege-se a obra em si, ou seja, o produto, dando ênfase à vertente econômica, à exploração patrimonial das obras através do direito de reprodução. O titular dos direitos autorais poderá colocar à disposição do público a obra, na forma, local e pelo tempo que desejar, a título oneroso ou gratuito.

Segundo Lessig (2005), “Essa regulamentação se estende a todos, uma vez que todos são capazes de fazer cópias, e o ponto principal de uma lei de copyright é a cópia. (...) Ainda que possa parecer óbvio que, em um mundo anterior à Internet, as cópias fossem o estopim para a lei de copyright, após alguma reflexão deveria estar claro que, em um mundo com a Internet, as cópias não devem ser alvo da lei. Mais precisamente, elas não devem sempre ser o estopim para a lei de copyright. (...) A Internet deveria, ao

(2)

menos, nos forçar a repensar as condições em que as leis de copyright automaticamente se aplicam, porque é certo que o atual alcance desse direito jamais foi cogitado, e muito menos planejado por seus legisladores.”

Sendo assim, a sociedade moderna questiona sobre pirataria e propriedade, obrigando a revisão da legislação do direito autoral, impulsionada pelos interesses editoriais e fonográficos das grandes corporações, que são os mais atingidos.

Neste sentido, tem sido criados projetos de lei para combater a pirataria na Internet, como SOPA, sigla do inglês “Stop Online Piracy act”, cuja tradução é “Lei de combate a pirataria online”, criado em 26 de outubro de 2011, tem por objetivo principal: “promover a prosperidade, criatividade,

empreendedorismo e inovação, combatendo o roubo de propriedade dos Estados Unidos, e para outros fins”. (http://www.govtrack.us/congress/bills/112/hr3261)

Basicamente, este projeto propõe fechar qualquer site suspeito de hospedar materiais que violem os direitos autorais ou propriedade intelectual de seu autor original e estão sendo compartilhados sem o consentimento do mesmo. Além disso, ferramentas de busca seriam obrigadas a apagar dos seus resultados links para esses sites com conteúdo “pirata”. Sendo assim, é considerado de extrema rigidez, e dá ao governo dos EUA a liberdade de perseguir o proprietário de qualquer site que fosse suspeito de infringir o copyrigth ou mesmo permitir a propagação de conteúdo considerado ilegal, seja o site hospedado ou não nos EUA. Atualmente, este projeto encontra-se arquivado por tempo indeterminado devido à onda de protestos realizado por sites e usuários, que incluíram desde invasões hacker’s até suspensão de funcionamentos de alguns sites, como o Wikipédia.

Outro projeto com o mesmo intuito é o PIPA, sigla em inglês de “Project Intelectual Property

Act”, cuja tradução é “Lei para proteger a propriedade intelectual”, é similar ao SOPA, cuja diferença

principal é que o SOPA foi proposto na Câmara dos representantes nos EUA e o PIPA foi proposto pelo senado dos EUA. Assim como o SOPA, o PIPA encontra-se arquivado pelos mesmos motivos.

Há ainda a ACTA, sigla em inglês de “Anti-Counterfeiting Trade Agreement”, que pode ser traduzido como “Acordo comercial Anti-falsificação”, é um acordo internacional negociado desde 2007 por representantes de diversos países do mundo, entre eles EUA, Japão, e Comissão Européia. Assim como o SOPA e o PIPA, o ACTA tem por objetivo principal defender as propriedades intelectuais e direitos na internet, de maneira a combater a pirataria online entre os países do acordo, entretanto, aplicado a diversas áreas, a exemplo a proibição da venda de produtos falsificados com a determinação de um rígido esquema de penas para diversos setores. Atualmente, o acordo ainda corre sobre certo sigilo e está sendo discutido por diversos países da Europa e os EUA. O governo brasileiro, até então, não tem interesse em assinar o acordo.

(3)

2 - Cultura Livre: Diferentes opiniões 2.1 - Aspectos favoráveis à cultura livre

Opiniões eminentes dão amparo à cultura livre. Uma concepção de destaque é a de Tim Berners-Lee, o inventor da World Wide Web (www), sobre às leis americanas SOPA e PIPA, as quais Lee as denomina de projetos antidemocráticos que desrespeitam os direitos humanos. Seguramente, todo e qualquer projeto que tem como objetivo de alguma maneira acabar com a liberdade de expressão e eliminar divulgações de opinião são criticáveis.

Ainda falando sobre as leis americanas, um ponto importante a se destacar é que as leis, por mais que estejam voltadas apenas para o EUA, possui abalo real sobre o mundo inteiro, já que hoje não existe mais o conceito de fronteira em uma era tão globalizada. Desse modo, decisões como essas têm impacto mundial e deveriam ser tomadas por todos os envolvidos.

Algumas empresas, ao defender leis que têm o conteúdo de SOPA e PIPA, argumentam que perdem anualmente bilhões com a pirataria. Porém, muitas vezes se esquecem da grande arrecadação causada pela cultura livre, já que a divulgação e propagação dos artistas e produtos muitas vezes está relacionada a desempedida troca de informações. O que tais empresas podem fazer é encontrar alternativas para lucrar através da cultura livre. Um exemplo é a ação de Steve Jobs. Ao criar o iTunes, ele proporcionou uma boa forma de explorar a internet e certamente rendeu-lhe lucros.

2.2 - Opiniões contrárias à cultura livre

Dentre os contrários à propagação e difusão da cultura livre e distribuição gratuita de conteúdo na Internet encontra-se principalmente as grandes gravadoras e produtoras, interessadas particularmente em lucrar com a venda de seus produtos. Estas empresas apoiam abertamente a criação de leis protetoras da propriedade intelectual, como a SOPA e a PIPA.

Contraditoriamente, estes mesmos grupos são responsáveis por parte do finaciamento de empresas como Google e Facebook, defensores declarados da liberdade na Internet. Estes últimos, por sua vez, financiam instituições que lutam pelo livre compartilhamento de conteúdo na Internet como o Creative Commons, que em 2008 recebeu US$ 1,5 milhão do Google. Portanto, indiretamente, os grupos defensores da liberdade na Internete estariam sendo financiados por aqueles contrários à propagação da cultura livre. Este argumento é apresentado pelo jornalista americano Robert Levine através do seu livro “Free Ride” (“Carona Grátis” em tradução livre), em que contesta a disseminação de todo conteúdo gratuitamente na Internet.

Para Levine, as empresas de entreterimento, como gravadoras e produtoras, são responsáveis pela produção e divulgação de seus produtos e por isso nada mais justo que as mesmas lucrem com seus investimentos, é a lógica do capitalismo.

(4)

Outro ponto a ser considerado é levantado por Jairon Lanier, também estudioso do assunto. Caso as empresas de entreterimento não lucrem com suas produções e o livre compartilhamento seja difundido, haverá outras empresas lucrando com esta livre distribuição de conteúdo. No caso, os sites de buscas e compartilhamento estariam lucrando com anúncios em cima da divulgação e promoção de conteúdo livre. Ou seja, o lucro apenas estaria sendo transferido de um grupo de empresas para outro.

Por fim, Levine faz um distinção entre os direitos autorais de músicas, filmes, livros e jornais para o direito sobre patentes. Para ele, não há um forte argumento que justifique a não existência dos direitos autorais para o conteúdo artístico. Por outro lado, é no mínimo questionável a quebra de patentes quando isto leva à produção, por exemplo, de remédios capazes de salvar a vida de milhares ou até mesmo milhões de pessoas.

3 - Conclusão

Com a popularização da Internet, o compartilhamento de informações tornou-se mais fácil e rápido. As grandes corporações da indústria cultural começaram então a pressionar o Estado para tornar mais rígidas as leis de proteção autoral. Desde então, acordos como ACTA, SOPA e PIPA têm sido negociados com o intuito de combater a pirataria online.

Para a maioria dos usuários da rede estes acordos são extremamente rígidos. Eles defendem que tais leis ferem o direito da liberdade de expressão e que o conhecimento é patrimônio da humanidade, devendo ser livremente compartilhado.

Os argumentos contrários a cultura livre baseiam-se em grande parte naqueles ligados a gravadoras e produtoras, interessadas em não perder seus lucros. No entanto, escritores americanos têm feito novos questionamentos. Segundo Lanier, se essas empresas diminuem seus lucros, outras lucrarão com o compartilhamento livre. E segundo Levine, os grupos defensores da liberdade da Internet são indiretamente financiados por aqueles contrários a propagação da cultura livre.

O fato é que a proposta de leis que limitam o compartilhamento de informações fez com que a sociedade entrasse na discussão. O SOPA e o PIPA encontram-se arquivados depois de alguns sites suspendeem o seu funcionamento, de invasões hacker’s e de protestos de sites e usuários.

4 - Referências bibliográficas

LESSIG, Lawrence. Cultura livre: Como a grande mídia usa a tecnologia e a lei para bloquear a cultura e controlar a criatividade. Trad. Rodolfo Cardoso. São Paulo: Trama, 2005.

http://youpix.com.br/fights/cultura-livre-e-liberdade/ Acessado em 05/12/2012 http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po0310201118.htm Acessado em 05/12/2012 http://pt.kioskea.net/contents/crypto/o-direito-do-autor-copyright Acessado dia 05/12/2012.

(5)

http://www.textolivre.pro.br/blog/UEADSL/2010_2/artigosPDF]./movimentoCulturaLivre.pdf Acessado dia 05/12/2012.

http://www.vis.ida.unb.br/posgraduacao/eppg_arte/arteempauta/6%20ROSANA_artigo_BMC.pdf Acessado dia 05/12/2012

http://www.fayerwayer.com.br/2011/11/saiba-o-que-e-a-lei-sopa/ Acessado dia 05/12/12 http://tudosobremarketingdigital.wordpress.com/2012/01/18/o-sopa-e-a-liberdade-na-internet/

http://www.reclameaqui.com.br/noticias/projeto-de-lei-sopa-e-pipa-arquivados-por-tempo-indeterminad/ 1477 Acessado dia 05/12/2012.

http://dicasdehospedagem.com/sopa-pipa-e-acta-quais-as-diferencas-entre-os-projetos/ Acessado dia 05/ 12/2012.

Referências

Documentos relacionados

Como já destacado anteriormente, o campus Viamão (campus da última fase de expansão da instituição), possui o mesmo número de grupos de pesquisa que alguns dos campi

São por demais conhecidas as dificuldades de se incorporar a Amazônia à dinâmica de desenvolvimento nacional, ora por culpa do modelo estabelecido, ora pela falta de tecnologia ou

Segundos os dados analisados, os artigos sobre Contabilidade e Mercado de Capital, Educação e Pesquisa Contábil, Contabilidade Gerencial e Contabilidade Socioambiental

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O presente artigo se propôs a estabelecer as bases fundamentais do Direito & Literatura e, a partir delas, examinar relevantes aspectos da obra literária “1984” de

Este estudo teve como objetivo examinar como se comportam estrategicamente as empresas da cidade de Getúlio Vargas/RS, frente ao problema empreendedor (mercado) e

Apesar do glicerol ter, também, efeito tóxico sobre a célula, ele tem sido o crioprotetor mais utilizado em protocolos de congelação do sêmen suíno (TONIOLLI

Το αν αυτό είναι αποτέλεσμα περσικής χοντροκεφαλιάς και της έπαρσης του Μιθραδάτη, που επεχείρησε να το πράξει με ένα γεωγραφικό εμπόδιο (γέφυρα σε φαράγγι) πίσω