• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento Trabalho de Conclusão de Curso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOMÉDICAS DE CACOAL-FACIMED Autorizado Portaria Nº 306, de 20 de maio de Regulamento Trabalho de Conclusão de Curso"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Regulamento Trabalho de Conclusão de Curso

CURSO DE BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

Cacoal - RO 2017

(2)

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

O presente documento visa regulamentar as atividades e mecanismos relacionados com o Trabalho de Conclusão do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Ciências Biomédicas de Cacoal (FACIMED), estabelecendo regimento particular, de acordo com as recomendações constantes

na Resolução n. 2, de 17 d e junho de 2010, que “Institui as Diretrizes Curriculares

Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo e dá outras providências”, máxima instância normativa para Cursos de Arquitetura e Urbanismo no País.

Da referida Resolução – conforme seu Art. 3 o, parágrafo VII –, advém a

necessidade de regular as atividades do Trabalho de Conclusão de Curso em atendimento às normas da instituição, bem como eclode a seriedade, transparência e sistematicidade com que deve ser tratado e conduzido ao colocá-lo, peremptoriamente, como núcleo específico entre os conteúdos curriculares do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, dessa maneira, enfatizando sua profunda relevância e caráter especial para a graduação.

Por tal razão esse documento detalha, de maneira ampla e clara, o que a instituição e o Curso de Arquitetura e Urbanismo, compreendem e aceitam como

Trabalho de Conclusão de Curso e quais os requisitos, instâncias e

procedimentos básicos para sua elaboração, explicitando os papéis desempenhados por acadêmicos formandos e professore orientadores arquitetos urbanistas e consultores internos e externos, orientando sobre a pertinência e os critérios de aprovação dos temas relativos, explicitando parâmetros de avaliação parcial e final dos trabalhos, definindo a constituição e o papel da banca no processo e apontando os critérios para aprovação final, além de dar outras disposições.

(3)

CAPÍTULO I

DA CONCEITUAÇÃO E DOS OBJETIVOS

Segundo o Art. 9º da Resolução n. 2, o Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo é componente curricular obrigatório a ser realizado ao longo do último ano de estudos, centrado em determinada área teórico-prática ou de formação profissional, desenvolvendo-se enquanto atividade de síntese que integra conhecimentos adquiridos e consolida técnicas de pesquisa.

Perfaz-se o TCC através de trabalho individual com tema de livre escolha pelo aluno, mas obrigatoriamente relacionado com as atribuições profissionais (conforme Instruções Normativas do CAU) e desenvolvido sob a supervisão de um professor orientador entre os docentes arquitetos da Instituição.

Virá a coroar o processo de formação do acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo e prepará-lo para o exercício e a prática profissional, instigando-o a demonstrar domínio, com segurança e inventividade, dos conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação inerentes ao ofício do arquiteto urbanista, tais como a capacidade de leitura, compreensão e interpretação de dados sociais, econômicos, históricos, culturais e tecnológicos veiculados por si em objeto arquitetônico, urbanístico ou paisagístico, bem como a articulação funcional, formal, compositiva, linguística e de representação, independentemente da escala de ação.

CAPÍTULO II

DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

O Trabalho de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo da FACIMED poderá ser de natureza teórica, constituindo-se em uma monografia, ou de natureza prática, constituindo-se em um caderno técnico. Os trabalhos de natureza prática (projeto) deverão apresentar uma fundamentação teórica que embase as soluções a serem desenvolvidas.

Os acadêmicos cursando a disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I possuirão orientador individual, de acordo com seu tema de pesquisa que o

(4)

acompanhará durante TCCI e TCCII, sendo para isso marcado um horário em acordo entre professor orientador e orientando onde serão tiradas as dúvidas.

Após o desenvolvimento de tudo, deverá ser realizada a Apresentação Final para Banca. Além disso, o acadêmico deverá desenvolver um artigo cientifico e um banner que deverão ser apresentados a Iniciação Cientifica.

CAPÍTULO III

DOS CRITÉRIOS PARA APROVAÇÃO

A avaliação da disciplina de TCCI será realizada através da Ficha de Acompanhamento e da pré-banca, composta pelos seguintes membros: coordenador(a), professor(a) da disciplina e professor(a) orientador(a). Já a avaliação da disciplina de TCCII será realizada através da Ficha de

Acompanhamento e da banca, composta pelos seguintes membros:

coordenador(a), professor(a) da disciplina, professor(a) orientador(a), convidado externo à Instituição.

Como requisitos finais para a aprovação, o acadêmico deverá entregar 2 CD’s contendo a monografia ou o caderno técnico com ficha catalográfica, como também a declaração do orientador confirmando as correções solicitadas pela banca (modelo em anexo), além do artigo científico e do banner. Obs.: O CD a ser entregue deve estar com a capa padrão definida pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da FACIMED para arquivamento na Biblioteca da instituição e da Coordenação do curso.

CAPÍTULO IV DO PRÉ REQUISITO

(5)

 Projeto de Arquitetura;  Projeto de Paisagismo;  Projeto de Urbanismo.

Reitera-se ser de crucial importância, para um desenvolvimento excelente em início, meio e fim do Trabalho de Conclusão de Curso, o domínio dos conteúdos das disciplinas do ciclo básico-formativo, pois seus conteúdos servirão de base e repertório para o desenvolvimento projetual em todas as suas instâncias.

Neste processo, também deverá haver o pleno domínio dos meios de expressão que será requisitado ao longo do processo de projeto, desde o desenho

à mão livre ao desenho arquitetônico – do croqui às mais avançadas técnicas de

modelagem em computação gráfica – além de maquetes físicas ou eletrônicas em escalas adequadas que serão solicitadas ao longo do processo projetual. Ou seja, a cada necessidade de expressão e comunicação, um tipo de desenho e de representação do objeto, já que se parte do princípio de que o desenho e a maquete são ferramentas fundamentais no ofício do arquiteto e urbanista.

O acadêmico deverá exercitar alfabeto gráfico específico para

representação das etapas do seu projeto e que seja compatível com o grau de exigência de expressão relacionada à complexidade do tema.

CAPÍTULO V

CARACTERÍSTICAS E ATRIBUIÇÕES DOS AGENTES ENVOLVIDOS

Como explicita a Resolução n. 2, o Trabalho de Conclusão de Curso será desenvolvido pelo acadêmico ao longo do último ano sob coordenação do Professor Coordenador e a supervisão de Professor Orientador, definido entre os docentes arquitetos do Curso.

Porém, não se exclui a participação altruísta de coorientadores e consultores, internos ou externos à Instituição, de qualquer formação, para o auxílio do

(6)

acadêmico ao longo do processo, desde que formalmente anotados e legitimamente referenciados em sua contribuição.

Cabe, no entanto, exclusivamente ao Professor Orientador, anotar na Ficha de Acompanhamento, todos os procedimentos didáticos, bem como os assuntos tratados e as requisições de trabalho acertadas com o acadêmico em orientação semanal de 1 h/a, realizada em data e local oportuno, definidos em comum acordo,

nas dependências da instituição de ensino – conferindo as atividades

desempenhadas e conduzindo os procedimentos com responsabilidade, além da reprovação por falta do acadêmico com menos de 75% de frequência nas orientações.

O acadêmico terá a obrigação de, sempre que solicitado, apresentar seu trabalho nas Etapas Intermediária (pré-banca) e Final (banca), para avaliação por Bancas Examinadoras. Fica, também, sob encargo do aluno, a reprodução gráfica e de maquete física ou eletrônica de todos os elementos do seu trabalho, que se fizerem necessários, para as atividades regulares de orientação e para as respectivas apresentações nas Etapas Intermediárias e na Avaliação Final.

CAPÍTULO VI

DA PERTINÊNCIA DOS TEMAS PARA TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

A Resolução n. 2 do MEC, ao prever, notadamente, a interpenetrabilidade do Trabalho de Conclusão de Curso com o Núcleo de Conhecimentos de Fundamentação e o Núcleo de Conhecimentos Profissionais tem em vista, claramente, assegurar a formação de profissionais generalistas, capazes de

compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à análise, à concepção, à organização e à construção

do espaço interior e exterior, abrangendo a edificação, o paisagismo, o urbanismo, bem como a conservação e a valorização do patrimônio, a proteção do equilíbrio do ambiente construído natural e a utilização racional dos recursos disponíveis.

(7)

Veiculam-se, portanto, como temas de interesse todos aqueles relativos à Arquitetura, ao Urbanismo e ao Paisagismo que sejam da alçada do arquiteto urbanista, especialmente aqueles que:

a) tenham especial relevância social no contexto do município, região, estado e País;

b) sejam temas inovadores e/ou recentes, sob os quais necessita a Arquitetura e Urbanismo estabelecer metodologia de análise e concepção de síntese para resolver novo problema construtivo, na edificação material da sociedade contemporânea;

c) busque estabelecer renovado discurso conceitual, funcional e formal sob tema de largo conhecimento e experiência;

d) ou tenha escala e complexidade suficientemente amplas para demonstrar o conhecimento e as técnicas adquiridas e a capacidade do arquiteto urbanista de manusear com diversas matérias e materiais e

variados referenciais teóricos, ambientais, funcionais, formais,

compositivos e de caráter de projeto.

CAPÍTULO VII

AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Partindo do entendimento de que no Trabalho de Conclusão de Curso o acadêmico deverá demonstrar proficiência em nível conceitual, teórico e propositivo nas áreas relativas à profissão, resgatando o conteúdo das diversas disciplinas do curso em proposição conceitual sólida, com profundidade de abordagem de tema, programa, sítio e construção , tanto em pesquisa como em projeto, esclarecendo sobre sua capacidade de exercício profissional pleno em qualquer área e tema de alçada da Arquitetura e Urbanismo, são parâmetros avaliativos indicados aos examinadores intermediários e finais:

A Nota Final mínima para aprovação nos Trabalhos de Conclusão de

(8)

orientações e atividades em sala. Sendo trabalho prático, construído gradual e cumulativamente, não há a hipótese de Substituição de Grau.

CAPÍTULO VIII

AVALIAÇÃO DO PROCESSO

No TCCI e TCCII, o aluno será avaliado em apenas uma etapa através da Ficha de Acompanhamento e da pré-banca para o TCCI e da Ficha de Acompanhamento e da banca para o TCCII.

Na pré-banca o trabalho será avaliado conforme as seguintes expectativas:  Se o aluno tem consolidadas e amadurecidas as opções e temas tratados

ao longo do TCC I;

 Apresentar claramente o que pretende atingir e ter condições para tanto ao cabo do TCC II.

Na banca o trabalho será avaliado tendo por base o produto final e a apresentação em banca.

CAPÍTULO IX DISPOSIÇÕES FINAIS

Ainda, por deferimento desse documento, elaborado pelo Colegiado, com a anuência de todo o Corpo Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo da FACIMED, dispõe- se que:

 O limite máximo de Acadêmicos Formandos por Professor Orientador é de 5

(cinco) em Trabalho de Conclusão de Curso;

 A Apresentação Final de Avaliação é aberta ao público acadêmico da

(9)

público geral, contando-se com seu didatismo e prevendo-se o interesse da comunidade.

 É notadamente imprescindível a presença de todos os Acadêmicos

Formandos durante a integralidade do evento da Apresentação Final de Avaliação, por constituir-se em atividade didática da disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso II;

 O Acadêmico Formando que não estiver presente no horário estipulado e

devidamente anunciado para sua apresentação ficará, automaticamente, alçado a realizá-la ao final da ordenação prevista, sendo substituído pelo colega subsequente;

 A Apresentação Final de Avaliação poderá ocorrer em mais de um dia e mais de um turno, conforme o que for necessário e cômodo, pela quantidade de formandos;

 Nenhum Acadêmico Formando destacado para apresentar seu trabalho em

uma data poderá fazê-lo em outra, pois os membros da Banca Examinadora somente estarão preparados a proceder à avaliação dos trabalhos previamente definidos, organizados em acordo com a natureza dos temas;

 O Acadêmico Formando fica comprometido de custear, financeiramente, o

envio de seu trabalho ao componente externo da Banca Examinadora em qualquer lugar que este se encontre ou julgue conveniente, em prazo exíguo e hábil;

 O Acadêmico Formando compromete-se, também, em deixar cópia de seu

Trabalho de Conclusão de Curso na Instituição por tempo indeterminado, sendo necessário a retirada, no entanto, da maquete física, em prazo máximo de 30 dias após o término dos trabalhos, quando for o caso.

Referências

Documentos relacionados

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Na tentativa de avaliar a confiabilidade das medidas lineares realizadas em radiografias panorâmicas, comparando-as com imagens obtidas por meio de TC, Nishikawa et al., 2010

Leite 2005 avaliou duas hipóteses: a diferentes tempos de condicionamento com AFL não influenciariam nos valores de resistência de união entre uma cerâmica e um cimento resinoso; b

A revisão das produções sobre matriciamento em saúde mental apontou os seguintes eixos: dificuldades na articulação da rede de cuidados e fatores que dificultam o desenvolvimento

O presente estudo tem como objetivo avaliar se o uso de um munhão personalizado é capaz de facilitar a remoção do excesso de cimento após a cimentação de

Não só o crack, mas também as drogas de modo geral, e incluem-se aqui também as chamadas drogas lícitas tais como álcool e tabaco, são considerados um