• Nenhum resultado encontrado

3) (PUC-Minas) Considerando o esquema como a reprodução de uma leguminosa, marque a opção INCORRETA.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "3) (PUC-Minas) Considerando o esquema como a reprodução de uma leguminosa, marque a opção INCORRETA."

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Não somente o crescimento da população mundial, mas também o uso abusivo e inadequado da água, ações antrópicas que alteram o meio ambiente e mesmo alterações climáticas derivadas do aquecimento global podem comprometer a disponibilidade e a qualidade desse recurso natural, fundamental para nossa sobrevivência e qualidade de vida.

Sobre a água para uso humano e de outros animais, é correto afirmar, EXCETO:

a) Águas contaminadas por metais pesados podem representar perigo de acúmulo desses metais em indivíduos consumidores dessas águas ou dos peixes que nela vivem.

b) Águas poluídas e paradas são excelente meio para a procriação de mosquitos transmissores da dengue e da malária.

c) Águas com altas concentrações salinas não são adequadas para o consumo humano, pois podem promover desidratação.

d) Águas com excesso de nutrientes podem aumentar a demanda bioquímica de oxigênio e provocar a morte de peixes.

2) (PUC-Minas) Sociedade às avessas

Inflamação no hipotálamo é apontada como uma das causas da obesidade.

Maus hábitos alimentares e sedentarismo são apontados como grandes vilões da obesidade, mas estudos recentes começam a incluir outro fator: uma pequena alteração no funcionamento do cérebro.

Trata-se de um erro no processamento da informação de saciedade que chega ao sistema nervoso central, especialmente ao hipotálamo.

Fonte: Ciência Hoje, v. 48, p.60, Set. 2011.

Sobre o hipotálamo, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Controla em parte homeostase corporal, ou seja, auxilia no ajuste do organismo às variações externas e internas. b) É responsável pelo controle da temperatura corporal, do apetite e participa do controle do equilíbrio hídrico. c) Exerce importante regulação do estado de consciência, alerta, atenção e equilíbrio corporal.

d) Controla a liberação de hormônios gonadotróficos pela hipófise.

(2)

a) Observando-se o esquema, pode-se afirmar que a flor é monoclina.

b) Pelo tipo de fecundação que ocorrerá, pode-se dizer que se trata de uma angiosperma. c) Há nos esquemas tanto células haploides quanto diploides.

d) O fruto formado será carnoso, e a dispersão de sua semente será por anemocoria.

4) (PUC-Minas) A legislação vigente do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) determina que o LEITE NORMAL OU INTEGRAL deve apresentar valores mínimos de 3,0% de lipídeos (6,0g/200ml de gorduras totais), enquanto que no LEITE DESNATADO esses valores podem ser mais baixos como 0,4% (0,8g/200 ml de gorduras totais), conforme informações destacadas da embalagem de determinado leite pasteurizado e desnatado.

Um estudante de Biologia, ao analisar as informações destacadas da embalagem do referido leite, fez as seguintes afirmações:

I. O leite desnatado pode apresentar menores conteúdos das vitaminas A e D em relação ao leite integral.

II. O glúten foi removido no processo de desnatação, e as fibras alimentares foram destruídas no processo de homogeneização.

III. O leite desnatado é recomendado para indivíduos que desejam reduzir a ingestão de colesterol e triglicérides. IV. O leite pasteurizado normalmente contém micro-organismos capazes de produzir ácido lático a partir da lactose. V. O leite desnatado deve apresentar menor valor calórico se comparado ao leite integral, sendo por isso recomendado para indivíduos em dieta de emagrecimento.

São afirmações verdadeiras apenas:

a) I, III, IV e V. b) I, II, IV e V. c) II, IV e V. d) I, III e V. 5) (PUC-Minas)

(3)

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O sistema imunológico costuma, de alguma forma, eliminar os vírus destruindo as células infectadas.

b) No caso do HIV, o sistema imunológico tem dificuldade para erradicar as células infectadas sozinho, em parte porque o vírus ataca elementos do próprio sistema imunológico.

c) O vírus HIV explora mecanismos das células para produzir cópias de seu próprio genoma e para traduzir seus genes em proteína.

d) Os potentes coquetéis de drogas protegem o sistema imunológico ao removerem o DNA do HIV do DNA celular, impedindo a destruição das células infectadas.

6) (PUC-Minas) A leptospirose é normalmente transmitida por alimentos e/ou água contaminados pela bactéria, ou através do contato com solo molhado, ou água contendo urina de animais com leptospirose. A figura representa a forma mais comum de transmissão da leptospirose para humanos.

São medidas profiláticas que podem ser eficazes contra a leptospirose humana, EXCETO: a) Adotar atitudes ou providências que evitem o entupimento de bueiros urbanos. b) Evitar o acúmulo de lixo que favoreça a proliferação dos roedores.

c) Utilizar antibióticos e vacinas para o tratamento da doença em humanos. d) Tratar a água a ser utilizada para o consumo humano.

7) (PUC-Minas) Para testar a eficiência de três diferentes antibióticos (A, B e C) sobre uma determinada espécie de bactéria, um estudante universitário adicionou-os a três meios de cultivo contendo glicose, aminoácidos e sais minerais nas mesmas concentrações e no mesmo volume. A concentração de bactéria e as condições de cultivo também foram as mesmas. Dosagens de proteínas foram realizadas em vários momentos antes e depois da adição dos antibióticos, gerando os três gráficos I, II e III.

(4)

Com base nas informações, é INCORRETO afirmar:

a) A atividade do antibiótico A deve ter gerado o padrão de produção proteica indicada no gráfico I. b) A bactéria usada no experimento pode apresentar resistência a um dos antibióticos testados. c) A atividade do antibiótico B pode ter gerado o padrão de produção proteica indicada no gráfico II. d) A atividade do antibiótico C deve ter gerado o padrão de produção proteica indicada no gráfico I. GABARITO: 1-B 2-C 3-D 4-A 5-D 6-C 7-A

1) (PUC-Minas)

Críticos aos transgênicos estão mal informados, diz pesquisador

Cientista que desenvolve seu trabalho pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) diz que a tecnologia aumenta a produção e não traz riscos à saúde.

Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/9811533-criticos-aos-transgenicos-estaomalformados-diz-pesquisador.stml

Sobre os transgênicos, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) No Brasil, o feijão é uma cultura de extrema importância social, e grãos modificados para serem menos resistentes às pragas garantem umamaior produtividade.

b) Cientistas modificam geneticamente a planta para que ela produza novos fragmentos de RNA que codificam proteínas responsáveis por mecanismos de defesa contra pragas.

c) Além de testar a eficiência das variedades transgênicas, análises laboratoriais podem avaliar a biossegurança para comprovar a inocuidade do transgênico ao ambiente e à saúde humana.

d) Um possível benefício ambiental das variedades de transgênicos é a redução na aplicação de produtos químicos (inseticidas) no ambiente, além de reduzir o avanço da agropecuária sobre áreas de florestas.

2) (PUC-Minas) A biologia e a ecologia de peixes de ambientes como pequenas lagoas e brejos são pouco estudadas no Brasil. Tais corpos de água constituem-se em ambientes particulares, com importância ecológica nos ecossistemas em que se encontram, visto que muitos animais os utilizam como fonte de água. As alterações antrópicas, tais como drenagens e aterramentos, podem acarretar a extinção de populações de peixes e outros organismos que desenvolvem todo o seu ciclo de vida nesses habitats. Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) Osteíctes têm sistema digestório completo e apresentam plasticidade alimentar, ou seja, possuem um amplo espectro alimentar.

b) Os osteíctes são dioicos e a maioria tem fecundação externa.

c) Populações e espécies podem estar desaparecendo em decorrência de atividades antrópicas, o que transforma a proteção da biodiversidade em um dos maiores desafios da atualidade.

d) Definir a maior área que possa proteger a menor diversidade é um desafio complexo dos pesquisadores.

(5)

De acordo com as informações dadas, marque a alternativa INCORRETA.

a) Pela presença de pelo menos três estruturas representadas, o vegetal caracteriza-se como uma Dicotiledônea. b) Em pelo menos uma das figuras visualiza-se a presença dos gametófitos dessa planta.

c) O tipo de reserva presente, para o desenvolvimento do vegetal, é diploide.

d) O processo de reprodução sexuada está envolvido na formação da semente que abriga o embrião.

4) (PUC-Minas) O súber é um tecido secundário constituído por células maduras mortas com paredes infiltradas por suberina, material ceroso ou gorduroso que são resistentes à passagem de gases e vapor d’água.

Após a leitura da passagem acima, marque a afirmativa INCORRETA sobre o súber.

a) O súber é um tecido que atua como isolante térmico e na proteção contra choques mecânicos. b) O súber de determinadas espécies de plantas são utilizados comercialmente como cortiça.

c) O súber é constituído do parênquima cortical com função de reserva e de preenchimento geral do córtex vegetal. d) O tecido formador do súber é o felogênio, também denominado de câmbio da casca.

5) (PUC-Minas) Governo quer menos testes de produtos com animais O país poderá ter menos testes pré-clínicos ou de segurança com animais.

Esse é o objetivo de um termo de cooperação assinado na terça-feira, dia 13 de setembro de 2011 pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O termo foi firmado com a Fiocruz, que será o "guarda-chuva" do futuro Centro Brasileiro de Validação de Métodos Alternativos.

De acordo com uma das diretoras da ANVISA, o objetivo do centro é desenvolver e validar as chamadas metodologias alternativas de experimentação, que não usam animais para determinar a segurança ou eficiência de um produto.

Sobre esse assunto, assinale a INCORRETA.

(6)

b) Em situações como teste de potencial de câncer ou riscos na reprodução humana, a substituição dos animais é improvável.

c) Alguns testes em cultura de tecidos poderiam ser a solução para não utilização de animais para teste.

d) Mesmo com a possibilidade de metodologia substitutiva, não se pode deixar de utilizar animais para testes de drogas.

6) (PUC-Minas) Três cientistas que desvendaram segredos do sistema imunológico, abrindo caminho para novas vacinas e tratamentos contra o câncer, foram anunciados no dia 03 de outubro como vencedores do Prêmio Nobel de Medicina – ou Fisiologia – de 2011.

Sobre esse assunto, assinale a afirmativa INCORRETA.

a) O reconhecimento do receptor TLR inicia a destruição dos micróbios. b) A célula dendrítica ativa os linfócitos T e B que matam as células infectadas. c) Linfócitos T e B ativados produzem anticorpos contra o micróbio.

d) A imunização de uma pessoa pela injeção de vacina consiste em ativar o sistema imune através de antígenos específicos.

7) (PUC-Minas)

Pesquisadores lançam documento por mudanças no Código Florestal

1) A reforma do código determina como deve ser a preservação de rios, florestas e encostas, combinada com a produção de alimentos e a criação de gado.

2) A proposta é polêmica e pode colocar em lados opostos ambientalistas e ruralistas. Analisando-se os dois enunciados, pode-se afirmar que:

a) as duas afirmações são falsas.

b) a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira. c) a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

d) as duas afirmações são verdadeiras e a primeira justifica a segunda.

8) (PUC-Minas) Os sais minerais são importantes constituintes esqueléticos de nosso corpo ou podem ocorrer como íons intra e extracelulares que podem atuar em diversos processos fisiológicos. Algumas importantes funções dos íons são:

1. formação e manutenção de ossos e dentes. 2. processos de transmissão de impulsos nervosos. 3. regulação da contração muscular.

4. manutenção do equilíbrio hídrico.

(7)

Cientificamente, há diferenciações. Marque a alternativa INCORRETA.

a) O ovo usado no sentido estritamente embriológico corresponde ao zigoto.

b) Os ovos de galinhas de granjas e caipiras apresentam claras e gemas como nutrientes do embrião.

c) A clara faz parte da célula do ovo, pois é depositada na passagem pelo oviduto, antes da produção da casca. d) Os ovos de granja originados de galinhas isoladas em gaiolas contêm ovócitos haploides.

10) (PUC-Minas) As bactérias podem ajudar a resolver problemas do lixo e do esgoto, lidando com suas diversidades metabólicas. Sobre essa informação, marque a afirmativa INCORRETA.

a) Nos aterros sanitários, as bactérias aeróbicas contribuem para a decomposição da matéria orgânica, produzindo gás metano e dióxido de enxofre, que são inofensivos à vida animal.

b) No processo de compostagem do lixo há decomposição aeróbia da matéria orgânica para formação do húmus, que poderá ser usado como adubo.

c) O tratamento do esgoto é fundamental para se evitar a transmissão de doenças bacterianas como a cólera, febre tifoide e a disenteria.

d) Após a separação de líquidos e sólidos do esgoto, a parte sólida é tratada por bactérias, que convertem a matéria orgânica em fertilizantes.

Referências

Documentos relacionados

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Considera-se que a interdisciplinaridade contribui para uma visão mais ampla do fenômeno a ser pesquisado. Esse diálogo entre diferentes áreas do conhecimento sobre

Excluindo as operações de Santos, os demais terminais da Ultracargo apresentaram EBITDA de R$ 15 milhões, redução de 30% e 40% em relação ao 4T14 e ao 3T15,

1) Médias das estimativas do consenso (Bloomberg); 2) Preço-alvo originalmente para as ADRs (conversão pelo dólar projetado para o final do ano);. Stock

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Apesar dos esforços para reduzir os níveis de emissão de poluentes ao longo das últimas décadas na região da cidade de Cubatão, as concentrações dos poluentes

Este estudo teve como objetivo examinar como se comportam estrategicamente as empresas da cidade de Getúlio Vargas/RS, frente ao problema empreendedor (mercado) e

Com o fim de contribuir para a diversificação do setor das tijoleiras cerâmicas, o ITC investiga a obtenção de produtos cerâmicos para aplicações de maior valor