• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO PÚBLICO 02/2016 MUNICÍPIO DE PALMEIRA D OESTE

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO PÚBLICO 02/2016 MUNICÍPIO DE PALMEIRA D OESTE"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

CONCURSO

PÚBLICO

02/2016

M

UNICÍPIO DE

P

ALMEIRA

D’O

ESTE

CADERNO DE PROVA

PROVA 2

CARGO

PSICOPEDAGOGO

NOME:_________________________________________ Nº INSCRIÇÃO

ASSINATURA: ______________________________

(2)
(3)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Psicopedagogo – P2 2

ANTES DE INICIAR A PROVA, LEIA AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

Aguarde a ordem do fiscal para iniciar a prova.

Você está recebendo o Cartão de Respostas, este Caderno de Prova e o Gabarito do

Candidato, certifique-se de que está tudo correto.

Este caderno contém 40 (quarenta) QUESTÕES OBJETIVAS, com 5 (cinco)

alternativas cada, sendo somente 1 (uma) a correta.

Confira no Cartão de Respostas seu nome e número de inscrição, tendo qualquer

divergência comunique o fiscal de sala.

No Cartão de Respostas, você deve preencher apenas um campo referente ao número

do seu caderno de Prova, com caneta esferográfica azul ou preta, sem ultrapassar a

borda.

Exemplo:

No Cartão de Respostas, você deve preencher apenas uma alternativa de cada

questão, com caneta esferográfica azul ou preta, sem ultrapassar a borda.

Exemplo:

A questão não assinalada, assinalada em mais de uma alternativa, emendada, rasurada,

borrada, ou que vier com outra assinalação que não a prevista será considerada nula.

O Cartão de Respostas deve ser assinado, sem amassá-lo, dobrá-lo ou rasurá-lo, pois

em hipótese alguma será substituído.

A prova terá duração de 4 (quatro) horas.

A saída definitiva do candidato da sala será permitida depois de transcorrida uma hora

do início da prova.

Os 3 (três) últimos candidatos que ficarem na sala terão que aguardar até que todos

terminem, para lavrar a ata de fechamento dos envelopes.

Ao sair, você entregará ao fiscal da sala o Cartão de Repostas e este Caderno de

Prova, podendo somente levar consigo o Gabarito do Candidato.

(4)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Psicopedagogo – P2 3

LÍNGUA PORTUGUESA

A charge de Tacho foi publicada originalmente no Jornal NH (Rio Grande do Sul) e retrata um assunto bastante discutido atualmente. Sobre ela responda às questões 1 e 2:

(Disponível em: <http://www.chargeonline.com.br>. Acesso em 07/10/2016)

1- A palavra "desnorteados" sofreu o(s) mesmo(s) processo(s) morfológico(s) que também ocorre(m) em:

a) Carinhosos. b) Recompor. c) Passatempos. d) Desfeitos. e) Debate.

2- Ao trocarmos o "SE O SUL" do início da charge por "CASO O SUL", como ficaria a nova construção?

a) ... se separar do Brasil. b) ... se separe do Brasil. c) ... separe-se do Brasil. d) ... seje separado do Brasil. e) ... separar-se-á do Brasil.

As questões de 3 a 10 referem-se aos textos I e II. Leia-os atentamente.

TEXTO I

Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.

E uma banana pelo potássio.

E também uma laranja pela vitamina C.

Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes. Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água. E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.

Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também. Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso. Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem. O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.

Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.

Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia...

E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax. Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia. Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito. As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma). E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando. Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações. Ah! E o sexo! Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo – e nem estou falando de sexo tântrico. Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta são 29 horas por dia. A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo! Por exemplo, tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos junto com os seus pais. Beba o vinho, coma a maçã e a banana junto com a sua mulher... na sua cama. Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir. É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal... Tchau! Viva a vida com bom humor!!!

(VERÍSSIMO, Luís Fernando. Exigências da vida moderna. Disponível em

<http://jornalismoantenado.blogspot.com.br/2010/02/exigencias-da-vida-moderna.html>. Acesso em: 01/10/2016.)

TEXTO II

Manter-se saudável e ativo é uma das grandes alegrias da vida. É importante sentir-se bem sempre, porém para manter a saúde é preciso cuidar dela diariamente. Assim, recomendam-se pequenos cuidados para que seu corpo e mente permaneçam em equilíbrio por muito mais tempo.

1. Beba água: A água faz muito bem ao organismo, ela atua em todas as funções do corpo hidratando-o e permitindo que a temperatura seja mantida. Por isso, é fundamental que adultos bebam pelo menos 2 litros da água por dia para garantir um bom funcionamento de seu organismo.

(5)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Psicopedagogo – P2 4

2. Alimentação: Comer é fundamental para manter a saúde do corpo, no entanto, a ingestão de bons alimentos faz toda a diferença. O consumo diário de legumes e verduras precisa ser incentivado desde a infância, eles atuam de forma importante para manter o bom funcionamento do organismo. Os grãos, as carnes e as frutas também devem fazer parte das refeições, pois fornecem nutrientes que o corpo precisa para funcionar corretamente. É importante também consumir os alimentos com moderação para se ter uma vida saudável.

3. Exercícios físicos: Gostar de praticar exercícios físicos não é unanimidade, infelizmente. No entanto, é preciso incluí-lo nos hábitos diários de saúde. Afinal, "É melhor prevenir do que remediar". Sendo assim, mesmo que você não goste muito de praticá-los, faça isso pensando em sua saúde e bem-estar ao longo dos próximos anos. O importante é adquirir o hábito de praticar exercícios sempre.

4. Descanso: Ter momentos de relaxamento e um bom período de sono também auxiliam no bom andamento da saúde. Porém, com a vida corrida que muitas pessoas levam atualmente, esses momentos ficam cada vez mais escassos. Para começar você pode ter uma hora para dormir. Estipule com base no seu tempo de sono. Separe pelo menos algum momento na semana para momentos de lazer. Passeie, encontre amigos, faça uma caminhada, vá ao cinema, enfim, faça algo que goste. Dê esse presente para você mesmo.

5. Faça exames pelo menos uma vez por ano: Procure seu médico para exames de rotina, desta forma você poderá também prevenir o aparecimento de algumas doenças. Defina um mês em sua agenda e a cada ano, faça uma visita a seu especialista para um controle de sua saúde. Cuide de sua saúde, ela é indispensável para uma vida feliz!

(FINHOLDT, Renata. 5 cuidados básicos com a saúde para ter uma vida plena! Disponível em <http://familia.com.br>. Acesso em 04/10/2016.)

3- Sobre os dois textos podemos afirmar:

I. Ambos retratam as necessidades e preocupações com o "cuidar-se".

II. Em I, a veia literária do autor fica explícita devido ao gênero textual escolhido: a crônica.

III. O texto II poderia ser resumido em breves tópicos para ser colocado, em forma de cartaz, em postos de saúde. IV. O texto I pode ser considerado incompleto, pois não

alerta sobre a necessidade de procurar um médico para exames de rotina.

V. A diferença entre ambos reside, principalmente, no objetivo textual: o primeiro visa ao entretenimento, enquanto o segundo, ao aconselhamento.

VI. Em I, o autor chega à conclusão de que não temos horas suficientes no dia para realizar tudo o que é necessário para se ter uma vida saudável, por isso devemos descartar algumas "tarefas" diárias.

São verdadeiras:

a) I, II, III e V. b) I, IV, V e VI. c) Todas.

d) Apenas II e III.

e) Apenas III e VI.

4- Um dos recursos estilísticos bastante utilizado por Veríssimo no texto I é a ironia (figura por meio da qual se diz o contrário do que se quer dar a entender). As expressões abaixo comprovam esse uso, exceto:

a) "...que ninguém sabe bem o que é..." (linha 9)

b) "Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem." (linha 13)

c) "Fibra suficiente para fazer um pulôver." (linha 18)

d) "Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia..." (linha 29)

e) "Ainda bem que somos crescidinhos..." (linha 52)

5- Se, na expressão "É melhor prevenir do que remediar" (texto II), trocássemos o início "é melhor" por "é preferível", como ficaria a nova construção da frase de acordo com a norma culta da língua:

a) ... prevenir do que remediar. b) ... prevenir que remediar. c) ... prevenir a remediar.

d) ... mil vezes prevenir do que remediar. e) ... prevenir à remediar.

6- Nas frases selecionadas (do texto I) temos um caso de termos parônimos - palavras com escrita e pronúncia parecidas, mas com significado diferente: "Uma xícara de chá verde sem açúcar..." e "... mastigar pelo menos cem vezes cada garfada". Sabendo disso, assinale a alternativa em que o termo entre parênteses não completa corretamente o sentido da frase:

a) Diversos estudos afirmam que fazer uma breve (sesta) aumenta a produtividade no trabalho no período da tarde. b) A (cidra) é uma bebida alcóolica à base de maçã muito

produzida e consumida na Inglaterra.

c) A blusa nova ficou (destinta) na primeira lavagem.

d) Motoristas (insipientes) causam diversos acidentes nas rodovias do nosso país anualmente.

e) O artista (atuava) na peça representando um policial que adorava (autuar) em flagrante.

7- Na frase selecionada (texto I), qual é a função das palavras em destaque?

"... um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o

que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão)."

a) Conjunção; partícula de realce; conjunção causal.

b) Pronome relativo; partícula de realce; conjunção integrante.

c) Pronome interrogativo; conjunção concessiva; preposição. d) Conjunção integrante; preposição; partícula expletiva. e) Pronome relativo; pronome substantivo; partícula

expletiva.

8- Ao passarmos a frase "Separe pelo menos algum momento na semana para momentos de lazer. Passeie, encontre amigos, faça uma caminhada, vá ao cinema,

(6)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Psicopedagogo – P2 5

enfim, faça algo que goste." para a negativa, teremos as seguintes formas verbais no imperativo:

a) Não separes; não passeia; não encontra; não faças; não vá; não faças.

b) Não separa; não passeie; não encontra; não faze; não vai; não faze.

c) Não separe; não passeia; não encontres; não faça; não vai; não faça.

d) Não separas; não passeie; não encontre; não faça; não vás; não faça.

e) Não separe; não passeie; não encontre; não faça; não vá; não faça.

9- Da frase a seguir, criada a partir da leitura dos textos, foram retirados os acentos indicativos de crase. Quantos

acentos seriam necessários (incluindo os casos

facultativos) para que fique de acordo com a norma culta da língua?

Aspirando a saúde e a longevidade, os autores mostram, cada um a sua maneira, o que devemos fazer e o quanto custa as pessoas ter uma vida saudável e adequada a atual

vida social. a) 2. b) 3. c) 4. d) 5. e) 6.

10- As conjunções destacadas nas frases abaixo podem ser trocadas, respectivamente, por qualquer uma das citadas nas alternativas sem que causem alteração de sentido, exceto:

I. "... não lembro bem para o que, mas faz bem". (texto I) II. "E você deve cuidar das amizades, porque são como uma

planta". (texto I)

III. "No entanto, é preciso incluí-lo nos hábitos diários de saúde". (texto II - 4º parágrafo)

a) I. que; II. que; III. portanto. b) I. porém; II. pois; III. todavia. c) I. entretanto; II. que; III. contudo.

d) I. só que; II. uma vez que; III. entretanto. e) I. no entanto; II. visto que; III. apesar disso.

MATEMÁTICA

11- Suponhamos que os estudantes de certa escola recém inaugurada sejam estimados, para daqui a X anos, pela função f(x)

152x

100. Daqui a dois anos, a quantidade de alunos na escola será de:

a) 1925. b) 1500. c) 1825. d) 1900. e) 1475.

12- Um caminhão com capacidade para transportar T toneladas, faz a distribuição de ração em três granjas: X, Y e Z. Partindo com a capacidade total de carga, deixou

20 7 do total em X. Se em Y deixou 15 3 do que restou e em Z as últimas 13 toneladas, então T é:

a) 23 < T < 26. b) 15 < T < 22. c) 27 < T < 30. d) 30 < T < 33. e) 35 < T.

13- A média dos preços de 20 marcas de carro de uma montadora X era de R$ 45.000,00. Quando uma das marcas foi substituída por um novo lançamento com valor de R$ 32.000,00, essa média passou a ser de R$ 44.000,00. Nessas condições, é correto afirmar que o preço do carro que foi substituído era de:

a) R$ 32.000,00. b) R$ 38.500,00. c) R$ 52.000,00. d) R$ 48.200,00. e) R$ 42.500,00.

14- Quatro irmãos abriram uma sorveteria. O primeiro irmão investiu R$ 20.000,00, o segundo R$ 15.000,00, o terceiro R$ 8.000,00 e o quarto R$ 12.000,00. Os irmãos

combinaram que os lucros ou prejuízos que

eventualmente viesse ocorrer seriam divididos em partes proporcionais aos capitais por eles empregados. Nos primeiros três meses, houve um prejuízo de R$ 30.250,00. De acordo com essas informações, assinale a alternativa correta:

a) Os quatros irmãos pagaram nestes três primeiros meses R$ 7.562,00 cada.

b) Os irmãos pagarão R$ 11.000,00, R$ 8.250,00, R$ 4.400,00 e R$ 6.600,00 cada, respectivamente de acordo com a ordem de investimento inicial.

c) Os irmãos pagarão R$ 10.000,00, R$ 9.250,00, R$ 4.400,00 e R$ 6.600,00 cada, respectivamente de acordo com a ordem de investimento inicial.

d) O primeiro irmão pagará R$ 15.000,00 e os outros irmãos R$ 5.083,33 cada.

e) Os irmãos pagarão R$ 11.000,00, R$ 8.250,00, R$ 5.400,00 e R$ 5.600,00 cada, respectivamente de acordo com a ordem de investimento inicial.

15- Considere que uma pessoa decida investir R$ 1.000,00 durante um ano, e que foram apresentados em três instituições diferentes, os seguintes juros compostos:

● Instituição A: 3% ao mês. ● Instituição B: 40% ao ano. ● Instituição C: 22% ao semestre. ● Instituição D: 6% ao bimestre. ● Instituição E: 9% ao trimestre.

(7)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Psicopedagogo – P2 6

Sabendo-se que (1,03)12 = 1,4626 e (1,06)6 = 1,4185, a instituição que oferece maior rentabilidade é:

a) Instituição A. b) Instituição B. c) Instituição C. d) Instituição D. e) Instituição E.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

16- Considerando a história da alfabetização há um período em que os educadores consideram que a

alfabetização depende exclusivamente do

amadurecimento de certas habilidades infantis

(capacidades motoras, perceptivas e discriminatórias). Dessa forma, a possibilidade de escrever está vinculada ao exercício mecânico de desenhar ou reproduzir letras. Com o passar do tempo outras propostas, estudos e pesquisas surgiram e dizem de outros aspectos, características e possibilidades da alfabetização.

Considerando os avanços e contribuições que

aconteceram ao longo do tempo, sobre o processo de alfabetização, considerando cada período histórico analise as asserções abaixo:

I- Na década de 80 eram destaque os trabalhos de Emília Ferreiro e Ana Teberosky e o conceito de alfabetização foi ampliado pelos estudos da psicogênese da aquisição da língua escrita.

II- O desenvolvimento da alfabetização pode ocorrer em um ambiente social. Mas as práticas sociais assim como as informações sociais, são recebidas passivamente pelas crianças.

III- No desenvolvimento de sua teoria, Emília Ferreiro (1985), toma como base os seguintes princípios: a criança é um ser inteligente e ativo na construção do conhecimento; e na alfabetização, o processo de elaboração cognitiva é consequência necessária do ensino sistemático promovido pela escola.

IV- Com o passar do tempo o processo de alfabetização passou a designar também domínios dos conhecimentos que possibilitam o uso de habilidades nas práticas sociais de leitura e escrita.

A alternativa que apresenta todos os itens, citados anteriormente, que estão corretos:

a) I e II. b) I e IV. c) I, II e III. d) I e III. e) II, III e IV.

17- Um dos documentos sobre Temas Transversais, da Secretaria de Educação Fundamental do Brasil (1997), discorre que “Eleger a cidadania como eixo vertebrador da educação escolar implica colocar-se explicitamente

contra valores e práticas sociais que desrespeitem aqueles princípios, comprometendo-se com as perspectivas e decisões que os favoreçam. Isso refere-se a valores, mas também a conhecimentos que permitam desenvolver as capacidades necessárias para a participação social efetiva. Uma pergunta deve então ser respondida: as áreas convencionais, classicamente ministradas pela escola, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História e Geografia, não são suficientes para alcançar esse fim? A resposta é negativa. Dizer que não são suficientes não significa absolutamente afirmar que não são necessárias. É preciso ressaltar a importância do acesso ao conhecimento socialmente acumulado pela humanidade. Porém, há outros temas diretamente relacionados com o exercício da cidadania, há questões urgentes que devem necessariamente ser tratadas, como a violência, a saúde, o uso dos recursos naturais, os preconceitos, que não têm sido diretamente contemplados por essas áreas. Esses temas devem ser tratados pela escola, ocupando o mesmo lugar de importância.” (BRASIL, 1997, p.23)

Considerando no trecho colocado acima e quanto aos Temas Transversais, analise:

I - A relação educativa é uma relação política, por isso a questão da democracia se apresenta para a escola da mesma forma que se apresenta para a sociedade.

PORQUE

II - Essa relação se define na vivência da escolaridade em sua forma mais ampla, desde a estrutura escolar, em como a escola se insere e se relaciona com a comunidade, nas relações entre os trabalhadores da escola, na distribuição de responsabilidades e poder decisório, nas relações entre professor e aluno, na relação com o conhecimento.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e) As asserções I e II são proposições falsas.

18- Os Temas Transversais são eleitos a partir de alguns critérios pré-estabelecidos e com isso, “muitas questões sociais poderiam ser eleitas como temas transversais para o trabalho escolar, uma vez que o que os norteia, a construção da cidadania e a democracia, são questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida social.” (BRASIL, 1998, p.25). Levando em conta esta perspectiva dos Temas Transversais, analise as assertivas seguintes:

(8)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Psicopedagogo – P2 7

I - Dos critérios estabelecidos para definir os Temas Transversais estão apenas: Urgência social, Abrangência nacional, Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.

II - Por serem questões sociais, os Temas Transversais têm natureza diferente das áreas convencionais. Tratam de processos que estão sendo intensamente vividos pela sociedade, pelas comunidades, pelas famílias, pelos alunos e educadores em seu cotidiano.

III - São questões urgentes que interrogam sobre a vida humana, sobre a realidade que está sendo construída e que demandam transformações macrossociais e também de atitudes pessoais, exigindo, portanto, ensino e aprendizagem de conteúdos relativos a essas duas dimensões.

IV - Ainda que sejam complexos os Temas Transversais, todas as áreas de ensino podem, inclusive isoladamente, explicá-los, o que exemplifica que a problemática dos temas transversais não atravessa diferentes campos do conhecimento.

Assinale a alternativa que apresenta todas as assertivas corretas:

a) I. b) I, II. c) I, III e IV. d) II, III e IV. e) II e III.

19- A Declaração de Salamanca (1994) discute Sobre Princípios, Políticas e Práticas na Área das Necessidades Educativas Especiais. Este documento foi elaborado “reafirmando o direito à educação de todos os indivíduos, tal como está inscrito na Declaração Universal dos Direitos do Homem de 1948, e renovando a garantia dada pela comunidade mundial na Conferência Mundial sobre Educação para Todos de 1990 de assegurar esse direito, independentemente das diferenças individuais”.

Levando em conta a Declaração de Salamanca (1994) e sobre o processo inclusivo no contexto escolar, leia as asserções abaixo e assinale a incorreta:

a) É facultativo as instituições (pública ou privada), promover para seus profissionais possibilidades para estes aprimoramentos.

b) Foi também proclamado pela Declaração de Salamanca que as escolas regulares, seguindo esta orientação inclusiva, constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórios, criando comunidades abertas e solidárias, construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos; além disso, proporcionam uma educação adequada à maioria das crianças e promovem a eficiência, numa óptima relação custo-qualidade, de todo o sistema educativo.

c) Para uma inclusão efetiva de alunos com necessidades educacionais especiais em uma classe regular envolve mudanças no programa pedagógico e estrutura curricular, que devem ser individualizadas dentro do projeto escolar,

com a finalidade de atender as demandas e singularidades (habilidades e limitações) dos alunos.

d) É um dos apelos da Declaração de Salamanca que se encoraje e facilite a participação dos pais, comunidades e organizações de pessoas com deficiência no planeamento e na tomada de decisões sobre os serviços na área das necessidades educativas especiais.

e) De acordo com a Declaração de Salamanca foi proclamado que cada criança tem o direito fundamental à educação e deve ter a oportunidade de conseguir e manter um nível aceitável de aprendizagem.

20- Sobre gestão escolar é possível que “a gestão democrática na escola pública é concebida como um instrumento metodológico que a escola vem realizando com toda a equipe gestora e comunidade escolar de forma participativa e objetiva com a finalidade de construir um processo democrático dinâmico e contínuo de esforço e coletividade visando à autonomia de todos os integrantes da Instituição escolar. Percebe-se que por intermédio da participação ocorre uma participação na aplicabilidade dos recursos financeiros, a execução e avaliação das ações pedagógicas, contribuindo para melhoria do ensino

aprendizagem dos discentes.” (BARBA, LIMA,

NOBREGA, BELARMINO, 2009, p.129). Tomando como base este texto, analise as asserções abaixo:

I - A Escola autônoma não é uma escola sem regras ou sem controle do Estado, ela é uma escola autônoma que se deseja caminhar para se tornar cidadã e necessita compreender que a sua autonomia não se limita a estabelecer normas e regras pelas quais será gerida, de forma democrática com a participação de todos os atores envolvidos em suas ações educacionais.

PORQUE

II - Essas regras e ações estarão sujeitas a uma lei maior: a Constituição Federal e a LDB vigente, além das normas do Conselho Nacional (CNE) e do Conselho Estadual de Educação – CEE de seu Estado.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e) As asserções I e II são proposições falsas.

21- O autor Lev S. Vygotsky (1896-1934) trouxe em sua teoria um novo olhar para o desenvolvimento das crianças. As pesquisas de Vygotsky enfatizam o processo

(9)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Psicopedagogo – P2 8

histórico-social e o papel da linguagem no

desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio. Para o teórico, o sujeito é interativo, pois adquire conhecimentos a partir de relações intra e interpessoais e de troca com o meio, a partir de um processo denominado

mediação. Diante disso, analise as afirmativas abaixo:

I- Vygotysk sempre considerou o homem inserido na sociedade e, sendo assim, sua abordagem sempre foi orientada para os processos de desenvolvimento do ser humano com ênfase da dimensão sócio-histórica e na interação do homem com o outro no espaço social.

II- De acordo com Vygotsky, a Aprendizagem é um momento necessário e universal para o desenvolvimento, na criança, sendo uma característica humana não natural, mas sim formada historicamente.

III- Vygotsky apresenta uma abordagem sócio-interacionista, a qual buscava caracterizar os aspectos tipicamente humanos do comportamento e elaborar hipóteses de como as características humanas se formam ao longo da história do indivíduo.

IV- Vygotsky et. al. (1988) acredita que as características individuais e até mesmo suas atitudes individuais estão impregnadas de trocas com o coletivo, ou seja, mesmo o que tomamos por mais individual de um ser humano foi construído a partir de sua relação com o indivíduo.

A alternativa que apresenta todos os itens que estão corretos:

a) I. b) I e II.

c) I, II, III e IV. d) II, III e IV. e) II e IV.

22- De acordo com Piaget, em uma reflexão construtivista o desenvolvimento e a aprendizagem são conceitos que se inter-relacionam, sendo a aprendizagem a alavanca do desenvolvimento. Esta perspectiva pode ser considerada como maturacionista, no sentido de que ela preza o desenvolvimento das funções biológicas – que é o desenvolvimento - como base para os avanços na aprendizagem. Já na chamada perspectiva sócio-histórica de Vygotsky, a relação entre o desenvolvimento e a aprendizagem está atrelada ao fato de o ser humano viver em meio social, sendo este a alavanca para estes dois processos. Isso quer dizer que os processos caminham juntos, ainda que não em paralelo.

A partir das teorias de Piaget e Vygotsky sobre o desenvolvimento humano e aprendizagem, leia as asserções abaixo e analise:

I- A relação entre desenvolvimento e aprendizagem proposta por Vygotsky pode ser entendida a partir da compreensão da Zona de Desenvolvimento proximal, a qual se dá como a distância ente a capacidade de resolver problemas de maneira independente e a capacidade de

solucionar problemas com ajuda de um parceiro com maior experiência.

II- Piaget considera o desenvolvimento humano a partir de períodos, os quais têm os seguintes nomes: sensório-motor; pré-operatório; operações concretas; operações formais. O Período pré-operatório de 2 anos a 7 anos tem como marca o aparecimento da função semiótica, isto é, o início da linguagem. Considera-se por essa concepção que a linguagem é anterior a inteligência, assim a linguagem é condição necessária, mas não suficiente ao desenvolvimento.

III- A partir dos 12 anos, de acordo com Piaget está o Período das operações formais em que a criança amplia as capacidades da fase anterior e consegue raciocinar sobre hipóteses, ainda que não consiga formar esquemas de conceitos abstratos.

IV- Vygotsky dividiu o desenvolvimento humano em quatro fases, e cada um tem formas de organização mental diferentes, que possibilitam maneiras semelhantes do indivíduo se relacionar com a realidade que está a sua volta.

V- Para Vygotsky, não é suficiente ter todo o aparato biológico da espécie para realizar uma tarefa se o indivíduo não participa de ambientes e práticas específicas que propiciem está aprendizagem.

Assinale a alternativa que apresenta todas as assertivas corretas:

a) I e II. b) I e V. c) I, II e IV. d) II, III e IV. e) I, III e V.

23- O autor Jean Piaget (1896-1980) foi um estudioso do desenvolvimento humano, e do desenvolvimento do conhecimento. No que se refere a concepções de aprendizagem suas pesquisas trazem contribuições para o que é conhecido como psicologia genética. Levando em conta os estudos e a linha teórica de Piaget, pode-se dizer que está incorreto afirmar que:

a) A epistemologia genética de Piaget é definida como uma pesquisa essencialmente interdisciplinar, a qual tem como propósito estudar a significação dos conhecimentos, das estruturas operatórias.

b) Para Piaget as estruturas operatórias correspondem uma parte a história e ao funcionamento em uma ciência determinada e outra parte ao aspecto lógico, como também a sua forma psico-genética ou a suas relações com as estruturas mentais.

c) A ideia central da teoria de Piaget é de que o conhecimento procede de uma experiência única com os objetos, como uma programação inata pré-formada do sujeito.

d) De acordo com a teoria de Piaget, podemos entender que o conhecimento se dá por construções sucessivas com elaborações constantes de estruturas novas.

(10)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Psicopedagogo – P2 9

e) A teoria de Piaget traz o entendimento que as formas primitivas da mente, biologicamente constituídas, são reorganizadas pela psique socializada, ou seja, existe uma relação de interdependência entre o sujeito conhecedor e o objeto a conhecer.

24- Na tentativa de melhor transmitir ensinamentos, saber o que é o conhecer pode auxiliar no processo ensino-aprendizagem. Todorov, Moreira, Martone (2009, p.290) esclarecem que: “conhecer é comportar-se de forma produtiva”. Para saber o que outra pessoa conhece sobre algo é preciso que ela se comporte e produza desempenhos adequados quanto àquele assunto. Além disso, de acordo com Skinner (1968-1972), ensinar

consiste em um arranjo de contingências de

reforçamento, a partir do qual o comportamento tem condições de mudar. Com isso, está correto dizer que:

a) Ainda sobre o ensinar, o arranjo de contingências, deve ocorrer em um processo por aproximações sucessivas, dos comportamentos mais complexos para os mais simples. b) Se os professores sabem sobre o assunto que ministram,

sem necessariamente utilizar tais conteúdos na prática, não há dificuldades em se saber qual deve ser o objetivo ou comportamentos que devem ser aprendidos.

c) Quando se propõe o “arranjo de contingências” percebe-se a não necessidade de planejamento do ensino, o que permitirá agilidade e otimização das mudanças comportamentais que se deseja.

d) Um exemplo de que se conhece algo é fazendo uma tarefa, elaborando uma redação, resolvendo um problema, entre outros.

e) É relevante pontuar que de acordo com os princípios da Análise do Comportamento não se deve levantar o que é ou não reforçador para cada pessoa, apenas deve-se estabelecer os reforçadores para que o processo de ensino seja efetivo.

25- De acordo com a Constituição Federal do Brasil (1988) Art. 214: A lei estabelecerá o plano nacional de educação, de duração decenal, com o objetivo de articular o sistema nacional de educação em regime de colaboração e definir diretrizes, objetivos, metas e estratégias de

implementação para assegurar a manutenção e

desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis, etapas e modalidades por meio de ações integradas dos poderes públicos das diferentes esferas federativas que conduzam a:

I - Erradicação do analfabetismo.

II - Universalização do atendimento escolar. III - Melhoria da qualidade do ensino.

IV - Formação para o trabalho.

V - Promoção humanística, científica e tecnológica do País.

VI - Estabelecimento de meta de aplicação de recursos privados em educação como proporção do produto interno bruto.

A alternativa que apresenta todas as assertivas, citadas anteriormente, estão corretas:

a) I e II.

b) I, II, III, IV e V. c) I, III e VI.

d) II, III, IV e VI. e) I, II e IV.

26- Pode-se dizer que a prova constitui um dos instrumentos capazes de oferecer subsídios ao professor, para que ele possa entender como está se processando a organização do conhecimento e o desenvolvimento do pensamento do aluno. É possível compreender então, que quando acontece a prova o aluno pode reorganizar seus conhecimentos, em outra dimensão e com outras metas. A partir disso, analise as afirmações abaixo:

I - A prova operatória estabelece outra relação com o ensino e a aprendizagem, a dimensão contextual, interpretativa e propositiva, a qual permitirá ao professor diagnosticar se a partir da apropriação dos conteúdos básicos, o aluno consegue operar com as questões.

PORQUE

II - A prova operatória constitui-se de perguntas sem problemas pré-estabelecidos, exigindo habilidades cognitivas diferenciadas. Entre outras coisas, neste modelo pretende-se verificar se o aluno a partir das proposições feitas consegue compreender, interpretar, argumentar, enfim, desenvolver operações mentais mediadas por bases de raciocínios mais complexos.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c) As asserções I e II são proposições falsas.

d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

e) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

27- De acordo com Ronca (1991) a prova é como um reflexo da aula, assim como a aula é reflexo da prova. Isto é, para se ter uma prova operatória é necessária uma aula problematizadora. Dessa forma, a aula deve ser um

espaço de mediação entre professor e alunos,

multifacetado e dinâmico. A aula problematizadora se constitui na busca de experiências significativas, associadas às motivações subjetivas, que articuladas entre

(11)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Psicopedagogo – P2 10

um determinado saber particular e o contexto mais amplo, possibilitam a apropriação do conhecimento como construção. Cabe dizer ainda que para a formulação da prova operatória é necessário seguir algumas etapas. Diante disto, analise as assertivas abaixo:

I - Entende-se que uma aula problematizadora envolve uma aprendizagem movida pela investigação, pela compreensão ética, pelo raciocínio lógico e crítico da realidade circundante.

II - Observamos que existe uma relação íntima entre a aula problematizadora e a prova operatória, ambas encontram-se ligadas à concepção, visão que o professor tem de mundo, de homem e de sociedade.

III - Uma das etapas de formulação da prova operatória é a - apresentação de um tema: exige a expressividade escrita em forma de redação de temas mais amplos.

IV - Outra das etapas de formulação da prova operatória é a formulação de questões objetivas e perguntas: constituída da proposição de perguntas mais complexas, sem necessariamente serem centradas em pré-requisitos do conteúdo abordado para a continuação da aprendizagem.

Assinale a alternativa que contém as assertivas corretas:

a) III e IV. b) I, II e IV. c) I, III e IV. d) I, II e III. e) II, III, IV.

28- Na Constituição Federal do Brasil (1988), o Capítulo III trata “da educação, da cultura e do desporto”, sendo especificamente na Seção I o assunto “a educação”, levando em conta os artigos 209 a 212, seguem as seguintes asserções:

I - O ensino é livre à iniciativa privada, atendidas as seguintes condições: I - cumprimento das normas gerais da educação nacional; II - autorização e avaliação de qualidade pelo Poder Público.

II - Serão fixados conteúdos mínimos para o ensino fundamental, de maneira a assegurar formação básica comum e respeito aos valores culturais e artísticos, nacionais e regionais. Nesta perspectiva, o ensino religioso, é obrigatório e constituirá disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental.

III - O ensino fundamental regular será ministrado em língua portuguesa, assegurada às comunidades indígenas também a utilização de suas línguas maternas e processos próprios de aprendizagem.

IV - A União aplicará, anualmente, nunca menos de dez, e os Estados, o Distrito Federal e os Municípios vinte por cento, no mínimo, da receita resultante de impostos, compreendida a proveniente de transferências, na manutenção e desenvolvimento do ensino.

V - A União organizará o sistema federal de ensino e o dos Territórios, financiará as instituições de ensino públicas federais e exercerá, em matéria educacional, função redistributiva e supletiva, de forma a garantir equalização de oportunidades educacionais e padrão mínimo de qualidade do ensino mediante assistência técnica e financeira aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios.

Assinale a alternativa que apresenta todas as assertivas corretas:

a) I e II. b) I, II e III. c) II, III e IV. d) II e V. e) I, III e V.

29- A Resolução CNE/CEB no 2, de 11 de setembro de

2001, institui diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Esta Resolução, então, determina diretrizes sobre a Educação para alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), na educação básica, em todas as suas modalidades e etapas. Considera-se, na perspectiva dessa resolução, que o atendimento escolar dos alunos com NEE deve ter início no ensino infantil, nas creches e pré-escolas, assegurando-lhes os serviços de educação especial sempre que se evidencie, mediante avaliação e interação com a família e a comunidade, a necessidade de atendimento educacional especializado.

A partir disso, analise as afirmações abaixo:

I - Os sistemas de ensino devem matricular todos os alunos, cabendo às escolas organizar-se para o atendimento aos educandos com necessidades educacionais especiais, assegurando as condições necessárias para uma educação de qualidade para todos.

PORQUE

II - Aos sistemas de ensino é facultativo um setor responsável pela educação especial, dotado de recursos humanos, materiais e financeiros que viabilizem o processo de construção da educação inclusiva.

Acerca dessas asserções, assinale a opção correta:

a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

d) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

(12)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Psicopedagogo – P2 11

30- De acordo com a Resolução CNE/CEB no 2, de 11 de

setembro de 2001 o atendimento escolar dos alunos com necessidades educacionais especiais tem assegurado os serviços de educação especial mediante avaliação e interação com a família e a comunidade, a necessidade de atendimento educacional especializado.

Levando em conta tal resolução e questões de educação especial, analise as assertivas abaixo:

I - O atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais deve ser realizado em classes especiais, separadas do ensino regular, em qualquer etapa ou modalidade da Educação Básica.

II - Consideram-se educandos com necessidades educacionais especiais os que, durante o processo educacional, apresentarem, por exemplo: dificuldades de comunicação e sinalização diferenciadas dos demais alunos, demandando a utilização de linguagens e códigos aplicáveis; altas habilidades/superdotação, grande facilidade de aprendizagem que os leve a dominar rapidamente conceitos, procedimentos e atitudes.

III - Para a identificação das necessidades educacionais especiais dos alunos e a tomada de decisões quanto ao atendimento necessário, a escola deve realizar, com assessoramento técnico, avaliação do aluno no processo de ensino e aprendizagem.

IV - Como modalidade da Educação Básica, a educação especial considerará as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características bio-psicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pautará em princípios éticos, políticos e estéticos de modo a assegurar, entre outras determinações: a dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.

A alternativa que apresenta todos os itens, citados anteriormente, que estão corretos:

a) II, III e IV. b) I, II e III. c) I, III e IV. d) I e IV. e) I e II.

31- O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) dispõe sobre a proteção integral de crianças e adolescentes e completou 26 anos de existência em 13 de julho de 2016. O ECA está determinado pela Lei 8069/90 e dispõe dos direitos expostos abaixo, exceto:

a) A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata a Lei 8069/90, assegurando-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.

b) A criança e o adolescente têm direito a proteção à vida e à saúde, mediante a efetivação de políticas sociais públicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condições dignas de existência.

c) É dever exclusivo do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

d) É assegurado a todas as mulheres o acesso aos programas e às políticas de saúde da mulher e de planejamento reprodutivo e, às gestantes, nutrição adequada, atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério e atendimento pré-natal, perinatal e pós-natal integral no âmbito do Sistema Único de Saúde.

e) Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.

32- O Conselho Tutelar tem determinações que se encontram na Lei 8069/90, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), considerando este fato, analise as afirmativas abaixo e assinale a correta:

a) As entidades de atendimento são responsáveis pela manutenção das próprias unidades, assim como pelo planejamento e execução de programas de proteção e sócio-educativos destinados a crianças e adolescentes, entre outras de: qualidade e eficiência do trabalho desenvolvido, atestadas pelo Conselho Tutelar, pelo Ministério Público e pela Justiça da Infância e da Juventude.

b) Os dirigentes de estabelecimentos de ensino fundamental comunicarão ao Conselho Tutelar os casos de: maus-tratos envolvendo seus alunos; no entanto, não cabe neste padrão de denúncia a reiteração de faltas injustificadas e de evasão escolar, esgotados os recursos escolares, assim como elevados níveis de repetência.

c) As entidades governamentais e não governamentais deverão proceder à inscrição de seus programas, especificando os regimes de atendimento, no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o qual manterá registro das inscrições e de suas alterações, do que fará comunicação apenas ao Conselho Tutelar. d) Os casos de suspeita ou confirmação de castigo físico, de

tratamento cruel ou degradante e de maus-tratos contra criança ou adolescente é facultativo comunicar ao Conselho Tutelar da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

e) As entidades não-governamentais é facultada a necessidade de serem registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, o qual comunicará o registro ao Conselho Tutelar e à autoridade judiciária da respectiva localidade.

(13)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Psicopedagogo – P2 12

33- A Lei 9394/96 estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e diz que a educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. De acordo com esta determinação, analise as assertivas abaixo:

I - O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos 4 (quatro) aos 17 (dezessete) anos de idade, organizada da seguinte forma: a) pré-escola; b) ensino fundamental; c) ensino médio.

II - É facultado ao Estado ofertar o atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino.

III - O acesso à educação básica obrigatória é direito público subjetivo, podendo qualquer cidadão, grupo de cidadãos, associação comunitária, organização sindical, entidade de classe ou outra legalmente constituída e, ainda, o Ministério Público, acionar o poder público para exigi-lo. IV - É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das

crianças na educação básica a partir dos 3 (três) anos de idade.

A alternativa que apresenta todos os itens, citados anteriormente, que estão corretos:

a) III e IV. b) I, II e III. c) I, II e IV. d) II e IV. e) I e III.

34- O código de ética do psicopedagogo reformulado pelo conselho nacional e nato do biênio 95/96 tem como propósito de estabelecer parâmetros e orientar os profissionais da psicopedagogia no Brasil quanto aos princípios, normas e valores para conduta profissional adequada. Levando em conta este código de ética, assinale a alternativa incorreta:

a) A psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana; seus padrões normais e patológicos, considerando a influência do meio - família, escola e sociedade - no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da psicopedagogia.

b) A intervenção psicopedagógica nem sempre é da ordem do conhecimento relacionado com o processo de aprendizagem.

c) A Psicopedagogia é de natureza interdisciplinar. Utiliza recursos das várias áreas do conhecimento humano para a

compreensão do ato de aprender, no sentido ontogenético e filogenético, valendo-se de métodos e técnicas próprios. d) O psicopedagogo deve participar e refletir com as

autoridades competentes sobre a organização, implantação e execução de projetos de Educação e Saúde Pública relativo às questões psicopedagógicas.

e) É dever fundamental dos psicopedagogos, entre outros, manter-se atualizado quanto aos conhecimentos científicos e técnicos que tratem o fenômeno da aprendizagem humana.

35- A Análise do Comportamento é uma ciência que tem como base a filosofia de B. F. Skinner (1904-1990). Para Skinner (1978, p.132) “Educação é uma importante função da cultura – possivelmente, no fim das contas, é a mais importante ou única função. Uma cultura como um ambiente social, deve transmitir-se para seus novos membros”. Dessa forma, entendemos que Skinner (1978) considera a Educação é uma estrutura social que pode garantir o futuro das culturas e das pessoas. A partir disso, a Análise do Comportamento traz contribuições para a Educação, nos aspectos de ensino-aprendizagem, formação de professores, entre outros. Levando em conta o que exposto acima, analise as assertivas abaixo:

I- No processo de ensino-aprendizagem acontece o uso de reforços naturais, a princípio, e ao longo do caminho deve ser substituído, gradualmente por reforços arbitrários.

II- O objetivo final do processo de substituição de reforços arbitrários a reforços naturais é de instalar comportamentos que levem a hábitos de estudo e realização das atividades, que direcionem para a aprendizagem.

III- Para que haja contingências educacionais adequadas é preciso estabelecer condições para que o comportamento-objetivo apareça, e receba consequências que favoreçam o seu reaparecimento em condições similares.

IV- Um dos processos de aprendizagem ou aquisição de comportamentos acontece por modelagem, que ocorre pelo procedimento de reforçamento diferencial em aproximações sucessivas (gradualmente) com objetivo de uma nova resposta.

Assinale a alternativa que apresenta todas as assertivas corretas:

a) II, III e IV. b) I, II e III. c) I, II e IV. d) I e II. e) I, III e IV.

(14)

Concurso Público Município de Palmeira D’Oeste – Psicopedagogo – P2 13

RACIOCÍNIO LÓGICO

36- Para ir à faculdade, Maria que não tem automóvel, tem duas alternativas para chegar à faculdade: Van escolar ou moto táxi. A probabilidade de ir de Van escolar é de 45% e a de ir de moto táxi são 55%. Optando pela Van escolar, a probabilidade de chegar atrasada é de 20% e optando por ir de moto táxi a probabilidade de atraso é de 8%. Sabendo-se que Maria chegou a tempo na faculdade, pode-se afirmar que a probabilidade de ela ter ido de moto táxi é de aproximadamente:

a) 48%. b) 51%. c) 58%. d) 57%. e) 55%.

37- Em um triângulo retângulo, a hipotenusa é

3 4

do cateto maior. O cateto menor é

3 1

da hipotenusa. Sabendo que a área desse triângulo é 288 cm2, então o perímetro

em cm é: a) 96. b) 136. c) 112. d) 124. e) 100.

38- Três amigos, Gil, Beto e Pedro foram ao veterinário e disseram que cada um deles tinha um animal de estimação diferente um do outro. Um era dono de uma calopsita, outro de um gato e o terceiro era dono de um jabuti. O veterinário perguntou quem era dono de cada um dos animais. O dono da calopsita respondeu: “Gil é dono do jabuti”. O dono do jabuti falou: “Eu sou o Beto”, e dono do gato disse: “Pedro é dono do jabuti”. Como todos da cidade, inclusive o veterinário sabiam que Gil sempre diz a verdade, ele foi capaz de identificar corretamente quem era cada pessoa e seu animal de estimação. Os animais de estimação de Gil, Beto e Pedro eram respectivamente:

a) Jabuti, calopsita e gato. b) Calopsita, gato e jabuti. c) Jabuti, gato e calopsita. d) Gato, calopsita e jabuti. e) Calopsita, jabuti e gato.

39- Se João liga para Cláudia, então Cláudia vai ao teatro. Se Cláudia vai ao teatro então Beatriz vai ao restaurante. Se Beatriz vai ao restaurante, então Paulo fica em casa. Porém, Paulo não fica em casa, assim podemos concluir que:

a) Beatriz não vai ao restaurante e Cláudia vai ao teatro. b) Paulo não fica em casa e Beatriz vai ao restaurante. c) Paulo não fica em casa e João liga para Cláudia.

d) Cláudia vai ao teatro e Beatriz vai ao restaurante.

e) Beatriz não vai ao restaurante e João não liga para Cláudia.

40- Realizada uma pesquisa sobre as mulheres de 25 a 35 anos no ano de 2016, o resultado pode ser demonstrado no diagrama abaixo. Assim, podemos concluir que:

a) Todas as mulheres que possuem carro próprio possuem casa própria.

b) Todas as mulheres que possuem casa própria trabalham no período integral.

c) Algumas mulheres que têm filhos possuem carro próprio. d) Todas as mulheres que possuem carro próprio trabalham

no período integral.

e) Algumas mulheres que trabalham no período integral têm carro.

Referências

Documentos relacionados

Índice de ilustrações Ilustração 1: Teclado ABNT...6 Ilustração 2: Teclado USA...6

Esse fenômeno pode indicar uma maior procura de informações em meios mais tradicionais pela faixa etária mais velha, pois a maioria, provavelmente, já está circulando

que instituiu a Comunidade Europeia, em obediência ao primado do direito comunitário estipulado no nosso ordenamento jurídico no n.º 4 do artigo 8.º da Constituição

O objetivo desta pesquisa é verificar a importância da manutenção da higiene oral de pacientes internados em unidade de terapia intensiva com o foco em quatro unidades intensivas

A conclusão obtida foi que há divergências entre o planejado e o executado, isso, conforme os autores Lyra, Lock e Maior (1998), indica que houve falhas na previsão ou

Conclusão : Observou-se, então, que os pacientes com fratura mandibular, atendidos no Pronto Socorro Municipal de Pelotas, Rio Grande do Sul, geralmente são homens, na faixa etária

[Periodontal disease and its complications in cats of a shelter in the Central Region of RS.] Doença periodontal e suas complicações em gatos de um abrigo na Região Central do

A primeira recomendação foi formulada com base no Método das Duas Mãos, detalhando a sequência que cada mão faz no processo de mistura, assim foi encontrado o