• Nenhum resultado encontrado

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP) EM UMA EMPRESA DE EXPORTAÇÃO DE PEIXES ORNAMENTAIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP) EM UMA EMPRESA DE EXPORTAÇÃO DE PEIXES ORNAMENTAIS"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

APLICAÇÃO DO MÉTODO DE ANÁLISE

E SOLUÇÃO DE PROBLEMAS (MASP)

EM UMA EMPRESA DE EXPORTAÇÃO

DE PEIXES ORNAMENTAIS

eriton carlos martins barreiros (UEPA )

eritonbarreiros@yahoo.com.br

RODRIGO FERNANDO PINHEIRO (UEPA )

rodrigopinheiro.eng@gmail.com

Lucas Araujo da Luz Sampaio (UEPA )

z3lucas@hotmail.com

Bernardo Moreira Vergara (UEPA )

bervergara2006@hotmail.com

Luiz Thiago Monteiro de Oliveira (UEPA )

luizthiagoengprod@gmail.com

O controle da qualidade é primordial para a excelência de um produto/serviço visando a satisfação do cliente, além de ser uma ferramenta que dá suporte para alcançar metas pré-estabelecidas. Esse artigo mostra a utilização do ciclo PDCA inttegrado à metodologia MASP, por intermédio de instrumentos de controle da qualidade, com o objetivo de solucionar o problema de perda de determinada espécie de peixe em uma empresa de exportação situada na Região Metropolitana de Belém - PA. A primeira ferramenta aplicada foi o desenvolvimento do gráfico de pareto com o intuito de visar qual o setor do processo exportação em que mais acontece essa perda de produto, e em seguida foi desenvolvido um brainstorming com os funcionários, do setor mais propício a perdas, para descobrir a principal causa das mortes da espécie observada. Com isso, foi desenvolvido um diagrama de Ishikawa, com a finalidade de mapear as possíveis causas da prioridade encontrada no brainstorming e criar um plano de ação para diminuir custos. A solução apresentada para o problema além de ser implantada pela empresa se mostrou satisfatória e ainda provou ser eficaz a outros problemas.

(2)

2 1. Introdução

O controle de qualidade vem se mostrando cada vez mais importante em todos os tipos de empresas, visto que o consumidor vem se tornando cada vez mais exigente em relação a qualidade do produto e/ou serviços. Por esse motivo, as empresas assumem a responsabilidade de satisfazer as necessidades e desejos dos clientes, adotando o fato que os clientes não mudam de fornecedor quando estão satisfeitos com o produto ou serviço que lhes é fornecido.

Slack (2009), diz que “bens e serviços de alta qualidade podem dar a uma organização considerável vantagem competitiva. Boa qualidade reduz custos de retrabalho, refugo, reclamações e devoluções e, mais importante, boa qualidade gera consumidores satisfeitos”. Outro obstáculo comum para as empresas é a forma na qual cada organização lida com os mais diversos problemas, os quais são caracterizados como processos indesejáveis. Nesse contexto, o Método de Análise de Solução de Problemas (MASP), com base no ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), se torna uma ferramenta fundamental para a análise desses problemas a fim de propor e implementar soluções eficientes e eficazes para equacionar e resolver problemas (FALCONI, 2004).

Segundo o Ministério da Pesca e Agricultura (MPA), somente em 2015 foram exportados US$ 605.706, o que corresponde a um crescimento de 29,7% se comparado a 2014, quando registraram US$ 467.011. Sendo o estado do Pará o responsável por boa pate da fatia desse mercado externo. Os principais mercados são China, Hong Kong, Taipei e Cingapura, que absorvem 80% dessas exportações.

Com o crescimento cada vez maior desse mercado, o presente artigo busca o melhor planejamento e estruturação em uma empresa líder em exportação de peixes ornamentais, situada na Região Metropolitana de Belém - PA (RMB). Para isso se fez a aplicação do ciclo PDCA integrado à metodologia MASP, utilizando ferramentas da qualidade, com o intuito de constatar causas e propor soluções para os reais problemas apresentados, visando solucionar um problema existente na empresa e, consequentemente, gerador de prejuízos.

2. Referencial teórico

2.1 Controle da qualidade total (TQC)

Atualmente, a concepção mais aceita na literatura sobre qualidade esta relacionada à adequação ao uso, ou seja, o melhor alinhamento existente entre as necessidades associadas aos requisitos básicos dos clientes e as ofertas de produtos e serviços pelas empresas. Apesar

(3)

3

de não existirem fórmulas certas para que as empresas ganhem e consolide vantagem competitiva, elas devem buscar implantar conceitos de qualidade na sua gestão, criando uma filosofia direcionada para atender ou superar as expectativas do mercado (CAVALCANTI et al, 2013).

Visando uma melhor administração de uma organização através da utilização de um conjunto de ações, métodos, ferramentas e procedimentos, o TQC, surgiu com a proposta de integração entre todos os setores e não somente do administrador de uma organização. Haja vista que, a qualidade deve ser medida durante todo o processo produtivo (TOLEDO et al, 2013).

Já Segundo Falconi (2004), Para que esse sistema possua uma elevada eficiência, alguns fatores chaves devem ser seguidos, entre elas:

 Orientação pelo cliente: produzir e fornecer serviços e produtos que sejam definitivamente requisitados pelo consumidor;

 Qualidade em primeiro lugar: conseguir a sobrevivência através do lucro contínuo pelo domínio da qualidade;

 Ações orientadas por prioridades: identificar o problema mais critico e solucioná-lo pela mais alta prioridade;

 Ação orientada por fatos e dados: falar, raciocinar e decidir com dados e com base em fatos;

 Controle de processos: uma empresa não pode ser controlada por resultados, mas durante o processo. O resultado final é tardio para se tomar ações corretivas;

 Controle da dispersão: observar cuidadosamente a dispersão dos dados e isolar a causa fundamental da dispersão;

 Ação de bloqueio: Tomar ação preventiva de bloqueio para que o mesmo problema não ocorra outra vez pela mesma causa.

2.2 Metodologia PDCA

Conhecido também como Ciclo Deming, o mesmo consiste em um método gerencial de tomada de decisões para garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência de uma organização. Quando o processo está fora de controle, a necessidade de organizá-lo é fundamental (SOUSA et al, 2014).

Sousa et al. também diz que PDCA é a sigla das palavras em inglês que designam cada etapa do ciclo: “Plan”, planejar; “Do”, fazer ou executar; “Check”, checar ou verificar; e “Action”, agir de forma corretiva.

(4)

4

 Planejamento (P): Nesse primeiro momento é essencial consolidar as metas a ser atingidas. Sejam longo ou em curto prazo, para planos que aparentam ser viáveis ou muito improváveis, é de extrema importância manter o foco no ciclo, algo que se deseja alcançarem meio ao processo trazendo benefícios na ultima etapa;

 Execução (D): Efetuar as ações necessárias, que incluem executar as tarefas exatamente como foi previsto na etapa de planejamento e coletar dados que serão utilizados na próxima etapa de verificação do processo;

 Verificar (C): Monitorar e medir os processos e produtos em relação às metas definidas;

 Atuação Corretiva (A): Nessa etapa, já possuímos todos os dados e resultados necessários para avaliar se houve ou não sucesso nas metas traçadas. Caso o objetivo tenha sido conquistado, torna-se padrão o plano desenvolvido. Se o plano foi um fracasso, descobrir sobre as razões de não ter alcançado a meta, e buscar corrigir as falhas em um novo ciclo.

Na utilização do ciclo PDCA é primordial a utilização do uso de ferramentas da qualidade:

 Brainstorming: Técnica de recolha de informação com o objetivo de explorar novas ideias ou soluções para problemas de qualquer índole;

 Estratificação: Separação de um grupo de dados em determinadas classes, dependendo dos fatores desejados;

 Pareto: Gráfico de colunas ordenadas em ordem decrescente, apontando a frequência com que ocorre cada categoria, auxiliando na seleção da categoria a ser estudada;

 5W2H: Plano de ações gerado através de questionamentos, objetivando a solução dos pontos críticos de um problema.

2.3 Metodologia de análise de solução de problema (MASP)

Segundo Santos et al. (2010) a metodologia MASP é uma ferramenta completa para resolução de problemas, pois é um desdobramento do PDCA, a qual busca a melhoria continua de cada etapa do processo relacionando o conhecimento gerencial com o conhecimento técnico, o que proporciona foco na padronização e a busca pelas causas dos problemas até a solução destes, mantendo a organização sempre atuante em busca da melhoria de todo o sistema.

É através da implantação do MASP que se podem identificar as causas dos problemas levantados com base em fatos e dados que serão buscados na organização, através de etapas

(5)

5

sequenciais da aplicação das ferramentas. Isso irá permitir que o problema seja resolvido no menor tempo possível, destacando quais causas que devem ser atacadas primeiro, quais são as causas básicas e como são identificadas através da análise dos processos e assim permitir que o planejamento das decisões a serem tomadas seja feito de forma criteriosa, garantindo a solução efetiva (ROCHA, 2011).

Portanto, para que não se tenha surpresas, como implantações de resoluções inadequadas e tomada de decisões com base em opiniões e não em fatos, é necessário que se sigam uma sequência de oito etapas, conforme ilustra a Figura 1, para aplicação do MASP na ordem correta em que se definem, partindo do problema para a solução tendo assim uma aplicação eficiente da ferramenta. (SANTOS et al. 2012).

Figura 1 - Etapas da metodologia MASP integrado ao ciclo PDCA

Fonte: Falconi (2004)

3. Metodologia

De acordo com o proposto por Silva e Menezes (2005) esta pesquisa é classificada como aplicada, quantitativa, exploratória e estudo de caso. Entende-se como aplicada, pois, tem o objetivo de produzir conhecimento e aplicar os resultados, obtidos por meio de verificação das ferramentas da qualidade envolvidas na análise realizada em um setor especifico, porém fundamental para o restante da empresa. É quantitativa, pois todas as informações obtidas foram traduzidas em números relacionados a alguns custos, além da elaboração de dados estatísticos que auxiliaram em uma melhor visualização dos problemas e consequentemente

(6)

6

uma eficaz tomada de decisão. Exploratória, pois envolveu levantamento bibliográfico e entrevistas com pessoas que tiveram experiências práticas com o problema pesquisado. E finalmente, estudo de caso, pois visa analisar as formas que a empresa busca atualmente para setor em estudo, além de propor melhorias a partir de ferramentas da qualidade (SILVA e MENEZES, 2005).

Pretendendo organizar e esclarecer o processo presente, seguiu-se o cronograma de atividades fundamentado pela disciplina. A construção do plano deu-se a partir de orientações periódicas com professor, que auxiliava na estruturação do estudo.

Figura 2 - Cronograma de atividades

1 2 3 4 1 2 3 4 1 2 3 4

Definição do problema ou oportunidade de melhoria; Elaborar o histórico do problema;

Mostrar perdas atuais e ganhos viáveis; Nomear responsáveis;

Caracterizar o problema por meio da coleta de dados;

Descobrir as características do problema por meio de observação; Elaborar um cronograma;

Definir causas fundamentais;

Escolher as mais prováveis (hipóteses); Analisar as hipóteses;

Elaborar estratégia de ação para bloquear as causas fundamentais; Elaborar o plano de ação e o orçamento;

Análise e aprovação por parte da empresa; Aplicação da estratégia: pré-instalação; Aplicação da estratégia: pós-instalação; Análise dos resultados.

JULHO

ATIVIDADE MAIO JUNHO

Fonte: Autores (2015)

4. Resultados e discussões

Com base na metodologia MASP, iniciou-se a identificação do problema através da contabilização do número de perdas da espécie X por setor da empresa, por meio de quantificação no período de duas semanas da empresa em estudo. As informações obtidas destes registros serviram para evidenciar as hipóteses já relatadas pelos colaboradores da empresa, hipóteses que demostram o setor do Recebimento como o mais crítico no que diz respeitos às perdas na instalação.

Para explicitar a relevância que este setor possui no âmbito problemático, foi feita uma estratificação de todas as perdas da espécie X em questão, com o auxilio do gráfico de Pareto, explicitado na figura a seguir:

(7)

7

Figura 3 - Diagrama de Pareto

Fonte: Autores (2015)

Através deste gráfico, evidencia-se que a área do Recebimento destaca-se pela quantidade de perdas da espécie X.

4.1 Análise de cenários

Após a definição do setor mais critico, foram mapeadas as principais causas para as perdas do peixe da espécie X. Com o intuito de verificar as possíveis causas de perdas na instalação,

utilizou-se da ferramenta brainstorming, resultando nos seguintes tópicos: Tabela 1 - Brainstorming

Brainstorming

1 Perda de peixes, pois os mesmos saltam das basquetas (Espécie do estudo)

(8)

8

Fonte: Autores (2015)

Concluída a análise das possiveis causas das perdas no recebimento, foram debatidas juntamente ao corpo técnico da empresa a quantidade de perdas mapeadas no gráfico de Pareto (Recebimento = 1272), obtendo o parecer técnico de que a causa principal das perdas foram em decorrência dos peixes da espécie X saltarem para fora das basquetas, priorizou-se a causa 1 (Perda de peixes, pois os mesmos saltam das basquetas), listada no brainstorming como a de maior importância.

Posteriormente foi construído um diagrama de Ishikawa, com a finalidade de mapear as possíveis causas da prioridade encontrada no brainstorming, demonstrado na figura 3.

Figura 4 - Diagrama de Ishikawa

Fonte: Autores (2015)

Após a discussão das possíveis causas de pulo dos peixes, constata-se que a principal falha encontrada é a falta de telas nas superfícies das basquetas de recebimento, as quais impediriam o pulo dos peixes da espécie X para fora das mesmas, e consequentemente provocando a sua perda. A partir disso, foi realizado um plano de ação, com a finalidade de resolver o problema através da solução mais viável possível.

3 Falta de local adequado para depositar os peixes na chegada

4 Falta de local adequado para depositar os materias e resíduos utilizados no processo do recebimento

5 Quantidade de carga recebida por dia (alta quantidade)

6 Problemas com horário das chegadas

7 Estado das embalagens enviadas pelos fornecedores

8 Falta de identificação das espécies no recebimento

9 Falta de água no recebimento

10 Falta de qualificação para o classificador do recebimento

11 Atraso na chegada das cargas, maioria das vezes causado pela transportadora

(9)

9 4.2 Plano de ação

Para a etapa Planejamento do ciclo PDCA, utilizou-se da ferramenta 5W1H para a construção do plano de ação, onde constarão as atividades que devem ser executadas, assim como a justificativa da sua execução, a maneira que será implantada, quem será o responsável, qual o período e onde deve ser executado.

Tabela 2 - Plano de ação (5W1H)

O quê? Por quê? Como? Quem? Quando? Onde?

Evitar que os peixes pulem das basquetas de Recebimento Para evitar as perdas constantes desse setor Instalação de telas protetoras nas basquetas Mão-de-obra terceirizada (costureira) Jun./2015 No setor de Recebimento Treinamento dos funcionários responsáveis pelo Recebimento Aprendizado da correta utilização das telas Demonstração da instalação das telas

Setor de RH Jun./2015 No setor de Recebimento

Fonte: Autores (2015)

Através do plano de ação construído, foram definidos os custos relativos à sua aplicação, explicitados no tópico seguinte.

4.3 Viabilidade do plano

Para analisar a viabilidade do plano de ação, é necessária a quantificação do custo da perda da espécie X para relacionar com o custo da solução. Com isso, primeiramente realizou-se os cálculos da solução e dos prejuízos, dispostos a seguir.

Tabela 3 - Cálculo dos custos do plano

Material/Serviço Quantidade/Valor

Tela 131

Mão de Obra R$ 327,50 Total Gasto em Plástico R$ 118,60 Total Gasto em Linha R$ 15,00 Metros de Tela (m²) R$ 126,00 Total R$ 587,10 Custo total da solução proposta para a

fabricação das 131 telas

Fonte: Autores (2015)

(10)

10

Qtde Perdida 1272

Preço de Compra R$ 0,18

Total 228,96

Prejuízos do período estudado (1 a 15 de maio)

Fonte: Autores (2015)

A partir das tabelas, percebe-se que a resolução do problema é bastante viável, pois o custo da solução é compensado em aproximadamente um mês.

É importante enfatizar que a solução encontrada também é aplicável a outras espécies, as quais por terem custos mais elevados na sua compra necessitam de vigilantes exclusivos, que esteja disponivel durante duas horas por dia, cujo objetivo é prevenir a sua perda em caso de pularem da basqueta. Como exemplo, o custo de um vigilante com outra espécie Y, é R$ 57,28 durate o peíodo estudado, podendo o mesmo ser realocado para outros serviços.

Em relação ao treinamento dos funcionários que manejarão as telas, por pedido da empresa, os valores dos salários não puderam ser divulgados. Portanto, o cálculo do custo para o treinamento será definido como horas/trabalho, ou seja, horas que o funcionário deixa de trabalhar para realizar o treinamento. Assim, como existem quatro funcionários atuantes na área de Recebimento, e considerando que o setor de RH determinou 1h para o aprendizado, o custo será de 4 horas/trabalho. Da mesma maneira que a fabricação das telas, este custo será compensado posteriormente.

4.4 Aplicação do plano

Mediante o baixo custo e facilidade da solução proposta (Instalação de Telas nas basquetas), a empresa em estudo mostrou-se empenhada e aderiu à proposta oriunda do plano de ação, observa-se a aplicação das telas na figura 4 a baixo:

(11)

11

Fonte: Autores (2015)

Após a instalação das Telas nas basquetas foram observadas as perdas da espécie X em estudo, verificou-se, mediante a comparação dos periodos estudados pré-instalação (1 a 15 de Julho) e pós-instalação (21 a 27 de Julho), uma redução considerada no número de perdas da mesma e valor de compra da espécie X, como demonstrado nos Gráfico 1 e 2, respectivamente, a seguir:

Figura 6 - Redução da Qtde de Perdas da espécie X

Fonte: Autores (2015)

(12)

12

Fonte: Autores (2015)

5. Conclusão

Este artigo utilizou da metodologia MASP em conjunto ao ciclo PDCA, com a finalidade de tratar o problema da elevada taxa de mortalidade de peixes em uma empresa do setor de exportação de peixes ornamentais.

Através das ferramentas da qualidade, e com a correta utilização do MASP, torna-se prático definir os passos necessários para chegar a uma solução de qualquer problema que possa ocorrer na empresa em estudo. Com isso, se verificou que o problema era gerado por uma falta de materiais, necessários para evitar a morte dos peixes.

Observa-se que em um curto período a solução apresentou um resultado representativo, reduzindo em 73% as quantidades perdidas e, consequentemente o valor dessas perdas. Logo, a solução se pagaria em aproximadamente 3,5 semanas, levando em consideração que 73% de redução equivalem à R$ 166,32 em 1 (uma) semana de observação, como a solução custou R$ 587,10, divide-se este valor pela redução (R$587,10 / R$ 166,32 = 3,53 Semanas).

Neste artigo, é importante ressaltar que a solução encontrada mostrou-se simples, com um retorno do investimento rápido (um mês), a qual pode ser aplicada a espécies além da estudada. No entanto, para uma contínua melhoria do processo, o estudo pode abranger outros setores da empresa, como o setor da Área 3, o qual possui 434 perdas durante o período estudado.

(13)

13

Finalmente, é relevante a continuação da metodologia MASP na empresa, além de programa-la como um padrão em todos os setores, tanto do setor administrativo quanto das outras áreas, procurando sempre a máxima eficiência operacional.

REFERÊNCIAS

CAVALCANTI, A. M; CAVALCANTI FILHO, A. M; AQUINO, J. T; OLIVEIRA, M. R. G; MECCHI, T. M. L. Análise da Percepção da Qualidade dos Serviços de Transportes Aéreos: um estudo de caso. SIMPEP, 2013.

FALCONI, V.C. TQC: Controle da Qualidade Total (no estilo Japonês). São Paulo: Bloch Editores, 8. ed. 2004.

ROCHA, Aline Araruna da; FONTES, Cristiano Hora de Oliveira; BANDEIRA, Anselmo Alves. Aplicação

da MASP para melhoria dos índices de produtividade e eficiência em linhas de produção: um estudo de caso em uma indústria de bebidas. Anais XXXI Enegep 2011, Belo horizonte.

SANTOS, Osmildo Sobral dos; PEREIRA, Julio Cesar Silveira; OKANO, Marcelo Tsuguio. A implantação da

ferramenta da qualidade MASP para melhoria continua em uma indústria vidreira. Anais XV Simpoi

2012, São Paulo.

SANTOS, Felipe Horacio do Carmo; CHRISTO, Eliane da silva; MOTTA, Eduardo Amorim. Roteiro de

aplicação do MASP no processo de laminação a frio e analise de suas principais implicações. Anais XVII

Simpep 2010, Bauru – São Paulo.

SILVA, Edna Lucia da; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração de dissertação. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2005.

SOUSA, taelen de jesus ferreira; DIAS, Nayana Teixeira; JUNIOR, Ney Teixeira de Lacerda; SILVA, Jonas de Sousa. Utilização do MASP, através do ciclo PDCA para a criação de um plano de ação: Estudo realizado

em uma fabrica de calçados de segurança. In Enegep XXXIV. Curitiba 2014, Anais.

SLACK, N; CHAMBERS, S; JOHNSTON, R. Administração da produção. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2009. TOLEDO, J.C et al. Qualidade: Gestão e Métodos. Rio de Janeiro: LTC, 2013.

Referências

Documentos relacionados

Para atingir o amplo objetivo, a presente pesquisa tem por objetivos específicos: x Promover uma reflexão sobre o ensino da Matemática com o uso das novas tecnologias como

Por fim, o artigo: A Importância da adoção do método de análise e solução de problemas (MASP) utilizando o ciclo PDCA na gestão em serviços de saúde traz uma proposta

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

Seu fogão possui um sistema de segurança que interrompe automaticamente a passagem de gás, caso a chama do forno ou do grill se apague ou não seja acesa da maneira correta.. Para

Essas e outras indagações me nortearão nesta pesquisa para um diálogo dinâmico e atento sobre as imagens dos negros na cultura escolar, especialmente nos

A disciplina Metodologia da Pesquisa, obrigatória para todas as áreas de concentração, deverá ser cursada após o aluno ter sido aprovado como aluno regular. Como

Segundo Campos (2004), o MASP (Método de Análise e Soluções de Problemas), com base no ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action), é uma ótima ferramenta para a analisar

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para