• Nenhum resultado encontrado

Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) apoiado no ciclo PDCA: um estudo bibliográfico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) apoiado no ciclo PDCA: um estudo bibliográfico"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Jan, Fev, Mar 2016 - v.7 - n.1 ISSN: 2179-684X This article is also available online at:

www.sustenere.co/journals

Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) apoiado no ciclo PDCA: um estudo bibliográfico

As empresas já entendem que a busca pela qualidade em seus processos não é mais uma opção estratégica, mas questão de sobrevivência no mercado. A correta utilização das ferramentas de gestão de qualidade necessita de conhecimento sobre elas e resulta na perfeita execução da etapa de melhoria. Este trabalho tem como objetivo analisar 6 artigos científicos publicados nos últimos 5 anos em revista cientificas que trabalham a temática Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) apoiado no ciclo PDCA, mais especificamente, identificar nas amostras selecionadas qual o ponto de similitude de sucesso na aplicação da metodologia.

Palavras-chave: MASP; PDCA; Ferramentas da Qualidade.

Method of Analysis and Problem Solving (MASP) supported in the cycle PDCA: a bibliographic study

The companies already understand that the pursuit of quality in their process is no longer a strategic option, but a matter of survival in the market. The correct use of quality management tools require knowledge of them and results in the perfect execution of the improvement stage. This work aims to analyze six scientific articles published in the last five years in scientific journal that work the thematic analysis method and Troubleshooting (MASP) supported the PDCA cycle, specifically the identification of the samples selected which the success of similarity point in applying the methodology.

Keywords: MASP; PDCA; Quality Tools.

Topic: Teoria Geral da Admistração Reviewed anonymously in the process of blind peer.

Received: 08/09/2015 Approved: 13/02/2016

Luis Claudio dos Santos Bastos Júnior Universidade Federal de Sergipe, Brasil http://lattes.cnpq.br/9426245633389734 contato@grupodynami.com.br

DOI: 10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0001

Referencing this:

BASTOS JÚNIOR, L. C. S.. Método de Análise e Solução de Problemas (MASP) apoiado no ciclo PDCA: um estudo bibliográfico. Revista Brasileira de Administração Científica, v.7, n.1, p.6-13, 2016. DOI:

http://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2016.001.0001

(2)

INTRODUÇÃO

A Contemporaneidade elenca que as empresas estão cada vez mais competitivas, o mercado seleciona aquelas que se conseguem manter em um padrão de qualidade que atendem as necessidades dos clientes, por conseguinte, Um produto ou serviço de qualidade é aquele que atende perfeitamente, de forma confiável de forma acessível, de forma segura e no tempo certo das necessidades do cliente. Deste modo pode-se dizer que o produto ou serviço de qualidade é aquele projeto perfeito, sem defeito, baixo custo, segurança do cliente e entrega no prazo, no local e na quantidade certa (FERNANDES et al., 2012).

Considerando a empresa um sistema que compõem meios e processos diversos, é importante a consciência de que podem ocorrer erros no modo de fazer, gerando um problema, onde a solução, muitas das vezes, não está na experiência ou no profundo conhecimento e sim na gestão da qualidade e do controle de processos (TEIXEIRA et al., 2012).

Tendo como princípios básicos da qualidade total reconhecer que toda organização tem problemas e que cada um deles é uma oportunidade de melhoria para pessoas, processos, produtos e sistemas. Para cada problema tem como prioridade identificá-lo em função de risco, custo e benefícios para negócios, para assim estabelecer um projeto de análise e soluções (FERNANDES et al., 2012).

No universo da gestão da qualidade, uma das metodologias utilizadas para auxiliar os gestores na identificação dos problemas é o Método de Análise e Solução de Problemas (MASP). O mesmo tem como foco à identificação dos problemas e consequentemente elaboração de ações corretivas e preventivas de forma a eliminar ou minimizar os problemas detectados (FERNANDES et al., 2012).

Desta feita, o presente estudo buscou na literatura pertinente trabalhos acadêmicos que tratem do MASP apoiados no ciclo PDCA na resolução de problemas, tal procedimento visará identificar um ponto comum que seja um direcionamento para os gestores que almejam aplicar tal metodologia em suas empresas. Nesse sentido, o artigo traz nas próximas seções uma revisão teórica, uma metodologia que aponta os caminhos traçados e por fim as conclusões obtidas.

REVISÃO TEÓRICA

É fato que muitas das dificuldades na má prestação de serviço aos clientes das empresas são oriundas do processo de execução, e muitas vezes essas problemáticas não são de fáceis mensurações. Nesse sentido, a gestão dos processos dentro das organizações exige uma melhor definição de itens de controle e de verificação dos mesmos, são características utilizadas para avaliar os desejos subjetivos dos clientes transformando-as em grandezas mensuráveis a todos os envolvidos na empresa (MARIANI, 2005).

Por conseguinte, é valido estudar a metodologia para se chegar aquele objetivo final, ou seja, o administrador tem que procurar entender todos os passos que seus colaboradores executam naquela tarefa, a fim de encontrar pontos de possíveis melhoramentos. O método é uma palavra de origem grega composta pela palavra meta, que significa além de, e pela palavra hodos, que significa caminho. Portanto método significa ‘caminho para se chegar a um ponto além do caminho’ (CAMPOS, 1992).

(3)

Ampliando o estudo da problemática, alguns métodos surgem para melhor avaliar os processos nas organizações, dessa forma, o ciclo PDCA surge como uns dos mais relevantes. De acordo com Mariani (2005) o método PDCA é utilizado pelas organizações para gerenciar os seus processos internos de forma a garantir o alcance de metas estabelecidas, tomando as informações como fator de direcionamento das decisões.

A primeira fase corresponde ao PLAN (planejar) em que se definem as metas ideais (itens de controle) do processo analisado, estabelecendo-se os métodos para a sua consecução. A segunda etapa compreende o DO (executar) sendo necessários a educação e o treinamento das pessoas envolvidas, com a execução efetiva das ações planejadas. A terceira etapa é composta do CHECK (verificar) e tem por objetivo comparar a execução (a partir dos dados registrados) com o planejamento. Aqui se pode notar se os resultados propostos inicialmente foram ou não alcançados. A quarta etapa, ACT (agir) implica em ações corretivas;

nesta fase, a partir dos resultados alcançados, têm-se dois caminhos distintos a seguir: se a verificação mostrou que não foi possível atingir os resultados propostos, deve-se partir para o estudo de ações corretivas e a seguir retomar o método PDCA; porém se os resultados propostos foram atingidos, deve-se então padronizar o processo, assegurando assim sua continuidade (MARIANI, 2005).

O PCDA foi introduzido no Japão pós-guerra, idealizado por Walter Shewhart e divulgado por William Edwards Deming, que efetivamente o aplicou. O ciclo de Deming tem por princípio tornar mais claros e ágeis os processos envolvidos na execução da gestão, como, por exemplo, na gestão da qualidade, dividindo-a em quatro principais passos (FREITAS, 2009).

A metodologia PDCA é aplicada para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão, e pode ser utilizada em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independente da área de atuação (FREITAS, 2009).

O MASP foi estruturado segundo o PDCA, mas não pode ser existe alguns pontos de divergências entre tais metodologias (FREITAS, 2009). Metodologia de Análise e Solução de Problemas (MASP) é o PDCA em oito etapas; PLAN (planejar) inclui quatro etapas, sendo elas a ‘identificação do problema’, a ‘observação do problema’, a ‘análise das causas’ e a ‘elaboração do plano de ação’; em DO (executar) está a quinta etapa que é a execução do plano de ação; em CHECK (verificar) está a sexta etapa onde se verifica se o bloqueio foi efetivo, ou seja, se a causa do problema foi bloqueada; em caso negativo, retorna-se à etapa da ‘observação’.

Por fim, em ACT (atuar corretivamente) estão a sétima e a oitava etapas: a ‘padronização’, que vai prevenir contra o reaparecimento do problema e a ‘conclusão’, onde é recapitulado todo o processo de solução do problema para melhorias no futuro (MARIANI, 2005).

Desta feita, a qualidade é responsável por uma melhor produtividade, pois, processos que tem menos erros fazem aumentar a eficácia da empresa. Por conseguinte, a gestão da qualidade há tempos não é mais uma questão de escolha ou diferencial competitivo para as empresas. Nesse sentido, Hora e Costa (2009) define que nos tempos atuais a gestão da qualidade é uma questão de sobreviver ou não em um mercado competitivo, onde as empresas que a pratica adquirem a confiança e preferência do cliente.

É imperativa a adoção da filosofia, dos métodos e das ferramentas da qualidade como instrumentos de transformação gerencial da Administração. No contexto do controle da qualidade total, surge a Método

(4)

de Análise e Solução de Problemas, que a partir do ciclo PDCA, estrutura os passos a serem seguidos para abordar uma não-conformidade (HORA & COSTA, 2009). O MASP apresenta ser o método mais completo para solucionar problemas nas organizações, uma vez que seu roteiro de trabalho contém o ciclo PDCA, cunhado por Shewhart para fixar a sequência lógica: planejar, executar, verificar e agir (SAMPARA et al., 2009).

Segundo Sugiura e Yamada (1995), o MASP teve origem na fábrica da Komatsu Awatsu na cidade de Komatsu no Japão como um procedimento para a elaboração de relatórios, através dos quais as pessoas reportavam os resultados das melhorias que obtinham no âmbito da qualidade. Tais relatórios demonstravam a história do controle da qualidade obtido e as melhorias da qualidade. Posteriormente, esta

‘história de controle de qualidade’ foi incorporada ao manual dos círculos de controle de qualidade da empresa (FREITAS, 2009).

Em 1964, este manual foi assunto de um artigo na revista Hinshitsy Hanri (controle de qualidade), introduzindo os procedimentos do MASP ao público em geral. Este artigo recebeu prêmio japonês de literatura para o controle de qualidade em 1965. (FREITAS, 2009). Atendo-se à sua origem como uma ferramenta para criar relatórios mais facilmente, o primeiro uso do MASP foi para organizar os relatórios, tornando-se muito popular pela sua facilidade de uso e compreensão.

Na medida em que cada vez mais grupos passaram a escrever seus relatórios de acordo com o formato utilizado no MASP, descobriu-se que algumas partes faltavam em alguns relatórios e que partes sobravam. Ao se examinar melhor a questão, percebeu-se que as partes que faltavam eram, de fato, importantes e as que estavam sobrando eram irrelevantes. Desta forma, notou-se que os procedimentos do MASP serviam como uma diretriz excelente para as atividades atuais dos grupos e, através dele, as pessoas seriam capazes de apresentar relatórios melhores e também obter resultados melhores. Desta forma, adotou-se, então, o MASP como um método de solução de problemas (FREITAS, 2009).

A grande importância do MASP está no fato dele alimentar de fatos e dados, decisões, que muitas vezes são tomadas com base em ‘feeling’, ‘bom senso’, que, por diversas vezes terminavam sendo extremamente dispendiosas (FREITAS, 2009). O MASP visa o aprimoramento de serviços e produtos existentes, e, portanto, torna a organização mais lucrativa. O MASP pode ser utilizado de forma individual, setorial ou conjunto de setores, sendo uma metodologia extremamente prática que propicia a utilização de ferramentas de qualidade de forma ordenada e lógica, facilitando análise de um problema, determinando possíveis causas e elaborando um plano de ação para eliminar estas causas (FREITAS, 2009).

O objetivo deste método é aumentar a probabilidade de resolver satisfatoriamente uma situação onde um problema tenha surgido. A solução de problema é um processo que segue uma sequência lógica, começando pela identificação do problema, continuando pela análise e terminando com a tomada de decisão (FREITAS, 2009).

Segundo ARIOLI (1998), existem duas situações básicas que podem exigir tomadas de decisão:

Sempre que haja uma situação insatisfatória, um desvio do padrão de desempenho esperado ou de um objetivo estabelecido, e que se reconheça a necessidade de corrigir; Sempre que haja uma oportunidade de

(5)

melhoria ou que surjam alternativas de ação a escolher, independentemente da existência de uma situação insatisfatória.

O MASP é sinteticamente, uma maneira sistêmica de se tratar estas duas situações básicas, utilizando as ferramentas da qualidade (Pareto, histograma, cartas de controle entre outros), de uma maneira sequencial e padronizada com o seguinte ciclo: descrição, análise, providências, decisão, implementação, padronização e retro alimentação (YAMANE & SOUZA, 2007).

Freitas (2009) na utilização do MASP afirma que determinados elementos são de extrema relevância porque contribuem para efetividade do processo. São eles: os dados e as informações, onde os dois devem ser coletados; analisados; agrupados; estratificados; de maneira a se constituírem em informação. A pesquisa e a coleta de dados históricos devem anteceder a qualquer outra coleta, desde que eles sejam confiáveis e demonstrem não serem tendenciosos.

A forma de utilização do MASP é outra variável importante para efetividade das equipes nos projetos de melhoria. Sem a utilização de métodos estruturados as equipes podem fracassar na coleta de dados, na análise de dados, na busca de informação ou na formulação de teorias, prejudicando e complicando o atendimento da missão recebida; O trabalho em equipe: além das habilidades na utilização das ferramentas, os membros das equipes devem estar preparados para trabalhar em equipe e lidar com as diferenças de ponto de vista.

Um resumo das etapas da metodologia aplicada de MASP com foco na resolução de problemas é demonstrado a seguir: Problema: identificar o problema; Observação: apreciar as características do problema; Análise: determinar as causas principais; Ação: agir para eliminar as causas; Plano de ação:

elaborar uma solução para bloquear as causas mais prováveis; Verificação: confirmar a eficácia da ação;

Padronização: eliminar definitivamente as causas; Conclusão: recapitular as atividades desenvolvidas e planejar para o futuro (FREITAS, 2009).

METODOLOGIA

O presente estudo trata-se de pesquisa bibliográfica na literatura pertinente, onde a coleta dos trabalhos acadêmicos foi realizada através dos principais sistemas de busca científica: SciELO, Google Acadêmico e Capes. Tal procedimento de busca levou em consideração alguns critérios pré-definidos pelos autores, como: terem sido publicados nos últimos 5 anos; ter como temática central método de análise e solução de problemas apoiada no ciclo PDCA, estarem dentro das palavras-chave norteadoras da pesquisa.

Por conseguinte, após uma análise criteriosa, que objetivou apontar os trabalhos acadêmicos que mais possuíam os critérios estabelecidos. A amostra final é composta 6 artigos. O Quadro 01 evidencia com as características do material analisado.

(6)

Quadro 01:Características dos artigos selecionados.

Ano Tipo Titulo Palavras- Chave Autor (es)

2010 Artigo A utilização do MASP, através do ciclo PDCA, para o tratamento de problemas de altas taxas de mortalidade de aves em uma empresa do setor avícola

MASP; PDCA; Ferramenta da Qualidade e 5W2H.

FERREIRA et al.

2011 Artigo Utilização da metodologia de análise e solução de problemas na redução das perdas de água: um estudo de caso na SANEPAR

MASP; Ciclo PDCA; Perdas;

Saneamento.

PIECHINICKI et al.

2011 Artigo Aplicação do método de soluções de problemas (PDCA) em um sistema tratamento de efluentes de indústria frigorifica de aves

Lodos Ativados; Metodologia PDCA; Indústria Frigorifica de Aves.

CASTRO et al.

2013 Artigo Metodologia MASP e ciclo PDCA na criação de um plano de ação: estudo de caso de uma empresa de varejo calçadista

MASP; Ciclo PDCA, Plano de Ação; ferramentas da Qualidade.

LEUSIN et al.

2013 Artigo A influência da cultura organizacional na gestão de índices de defeitos e aplicação do método de análise e solução de problemas (MASP)

Qualidade; Administração da Produção; Cultura

Organizacional.

BARRETO

2014 Artigo A Importância da adoção do método de análise e solução de problemas (MASP) utilizando o ciclo PDCA na gestão em serviços de saúde

Gestão em Saúde;

Administração hospitalar;

Gestão da Qualidade.

MEIRELES, et al.

RESULTADOS

O Método para a Análise e Solução de Problemas é um método eficiente para alcançar melhorias, envolver os colaboradores e aperfeiçoar a tomada de decisões a respeito da qualidade em seus produtos e processos. Haja vista que a solução de problemas é possível através das análises do relacionamento entre características e causas de um problema, efetuando ações corretivas apropriadas.

Porém, esse processo de estratégia de soluções pode ser visto sob diversos ângulos, sendo importante entender as relações entre as causas atuais e as características do problema ou efeito (SAMPARA et al., 2009). Nesse aspecto, após uma análise dos artigos selecionados segue seus objetivos gerais, no intuito de ampliar a percepção do que foi proposto inicialmente nos trabalhos.

No artigo: A utilização do MASP, através do ciclo PDCA, para o tratamento de problemas de altas taxas de mortalidade de aves em uma empresa do setor avícola. Os autores analisaram que uma pequena empresa do setor de aves estava com problemas no alto índice de mortalidade dos animais, nesse sentido, com base nas ferramentas de qualidade foi desenvolvido um plano de ação para chegar às metas estabelecidas (FERREIRA et al., 2010).

O artigo: Utilização da metodologia de análise e solução de problemas na redução das perdas de água: um estudo de caso na SANEPAR, os autores demostram através do trabalho a utilização do Método de Análise e solução de problemas no combate a perda de água por parte da empresa de saneamento do Paraná.

Dessa maneira, concluiu-se a redução no desperdício de agua e redução nos custos do processo também foram observados (PIECHINICKI et al., 2011).

No artigo: Aplicação do método de soluções de problemas (PDCA) em um sistema tratamento de efluentes de indústria frigorifica de aves, os autores utilização da metodologia do PCDA para identificar problemas de um sistema de tratamento biológico em uma indústria frigorifica (CASTRO et al., 2011).

(7)

O artigo: Metodologia MASP e ciclo PDCA na criação de um plano de ação: estudo de caso de uma empresa de varejo calçadista. Teve como objetivo aplicar o método de análise e solução de problemas em uma empresa calçadista da cidade de Santa Maria (RS), com o intuito de melhorar o processo de troca de produtos (LEUSIN et al., 2013).

Já no artigo: A influência da cultura organizacional na gestão de índices de defeitos e aplicação do método de análise e solução de problemas (MASP). Apresenta a aplicação do método de análise e solução de problemas na gestão de sistema de armazenamento e movimentação de cargas em um armazém de baterias (BARRETO, 2013). Por fim, o artigo: A Importância da adoção do método de análise e solução de problemas (MASP) utilizando o ciclo PDCA na gestão em serviços de saúde traz uma proposta de aplicação das ferramentas de qualidade nos serviços de saúde. (MEIRELES et al.,2014)

Desta feita, os presentes trabalhos foram de fundamental importância para construção de uma análise da aplicação da metodologia em casos reais, nesse sentido, é valido elencar que um ponto comum citado nos trabalhos faz referência a não entender as ferramentas de qualidade apenas como um diferencial de mercado, mas, em um determinante de sobrevivência da empresa, já no tocante a conclusão dos referidos autores nota-se através do gráfico 01 a confluência do pensamento.

Gráfico 01: ponto comum citado nas amostras.

O gráfico 01 aponta que o envolvimento de todos na organização é umas das principais causas de sucesso de aplicação das ferramentas de qualidade, ou seja, como toda mudança gera incertezas e até insatisfação, o gestor tem que priorizar suas atenções em desenvolver um espirito de mudança organizacional e evidenciar as consequências de tal ação.

CONCLUSÕES

Logo, o presente trabalho norteou o Método de Análise e Solução de Problemas, apoiado no ciclo PDCA como de real eficácia para as organizações, trazendo luz as soluções e melhor entendimento dos problemas enfrentados pelas mesmas, ou seja, as causas das problemáticas tornam-se mais tangíveis. Sua utilização, aliada às ferramentas de qualidade, tem demonstrado ótimos resultados.

Dessa forma, todas as amostras selecionadas evidenciaram uma melhoria considerável nas soluções de problemas com a aplicação da MASP, além dessa evidencia o presente trabalho levantou que os artigos apontam para uma necessidade de um abarcamento de toda a organização. Nota-se que se as pessoas não forem evolvidas no processo fatalmente ele tende ao insucesso. Demostra-se a partir da resultante que as pessoas ainda são os principais atores de mudanças organizacionais.

(8)

Desta Feita, a presente pesquisa foi de valiosa importância para o aprofundamento da temática em questão, por conseguinte, aponta aos gestores das organizações que a implantação do MASP baseado no ciclo PDCA é significativa para as soluções de problemas e melhoria da qualidade, contudo, devem-se levar em consideração as pessoas no planejamento, elencando um treinamento especifico para toda organização.

REFERÊNCIAS

ARIOLI, E. E.. Análise e Solução de Problemas: o método da qualidade total com dinâmica de grupo. Rio de Janeiro:

Qualitymark, 1998.

BARRETO, A. R.. A influencia da cultura organizacional na gestão de índices de defeitos e aplicação do método de analise e solução de problemas (MASP). Revista Organização Sistêmica. v.3, n.2, 2013.

CAMPOS, V. F.. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). Belo Horizonte: Fundação Christiano Ottoni, 1992.

CASTRO, A. D. J.; PINHEIRO, A.; GINORIS, Y. P.. Aplicação do método de soluções de problemas (PDCA) em um sistema tratamento de efluentes de indústria frigorifica de aves.

Revista Ambiente e Água. v.6, n.1, 2011.

FERNANDES, E. S. G.. et al. MASP no controle de desperdício:

um estudo de caso em uma gráfica. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 32. Anais. Bento Gonçalves, 2012.

FERREIRA, L. M. L.; WANZELER, M. S.; SILVA, M. G.;

MOREIRA, B. B.. Ultilização do MASP, traves do ciclo PDCA, para o tratamento de problema de altas taxas de

mortalidade de aves em uma empresa avícola. In:

ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 30.

Anais. São Paulo: ENEGEP, 2010.

FREITAS, F. V. M.. Estudo sobre a aplicação da metodologia MASP em uma empresa transformadora de termoplásticos.

São Paulo: Faculdade de Tecnologia da Zona Leste, 2009.

HORA, H. R. M.; COSTA, H. G.. Tomada de decisão no MASP:

uma contribuição para decisões utilizando a matriz AHP. In:

Encontro Nacional de Engenharia de Produção. 24. Anais.

Salvador, 2009.

LEUSIN, M. E.; LEMOS, H. C. M.; RIOS, P. F.; HOSS, M..

Metodologia MASP e ciclo PDCA na criação de um plano de ação: estudo de caso de uma empresa de varejo calçadista.

In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO.

38. Anais. Salvador: ENEGEP, 2013.

MARIANI, C. A.. Método PDCA e ferramentas da qualidade no gerenciamento de processos industriais: um estudo de caso. Revista de Administração e Renovação, São Paulo, v.2, n.2, 2005.

PIECHNICKI, A. S.; KOVALESKI, J. L.; SOUZA, M. V.;

PIECHNICKI, F.; BARAN, L, R.. Utilização da metodologia de análise e solução de problemas na redução das perdas de água: um estudo de caso na SANEPAR. Revista de Engenharia e Tecnologia, v.3, n.2, 2011.

SAMPARA, E. J.; MATTIODA, R. A.; CARDOSO, R. R.. Análise de insumos e aplicação de sistemática de solução de problemas para geração de melhorias. IN: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 24. Anais.

Salvador, 2009.

SUGIURA, Y.. The QC storyline: A guide to solving problems and communicating the results. Tokyo: Asian Productivity Organization, 1995.

TEIXEIRA, J. F.. et al. Metodologia para análise e solução de problemas: conceito, ferramentas e casos sadia concordia S/A e albras alumínio brasileiro S/A. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 37. Anais.

Bento Gonçalves, 2012.

YAMANE, A. K.; SOUZA, L. G. M.. Aplicação do mapeamento de árvore de falhas (FTA) para melhoria contínua em uma empresa do setor automobilístico. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO. 37. Anais. Foz do Iguaçu, 2007.

Referências

Documentos relacionados

A disciplina Metodologia da Pesquisa, obrigatória para todas as áreas de concentração, deverá ser cursada após o aluno ter sido aprovado como aluno regular. Como

Para atingir o amplo objetivo, a presente pesquisa tem por objetivos específicos: x Promover uma reflexão sobre o ensino da Matemática com o uso das novas tecnologias como

Essas e outras indagações me nortearão nesta pesquisa para um diálogo dinâmico e atento sobre as imagens dos negros na cultura escolar, especialmente nos

Trata-se de apelação cível interposta pelo Banco BMG S.A., em face da sentença proferida pelo Juiz da 5ª Vara Mista de Patos, nos autos da Ação Declaratória de Inexistência

Population structure and allometry of Podocnemis unifilis (Testudines, Podocnemididae) in a protected area upstream Belo Monte dam in Xingu River, Brazil. Anais

Vai dizer-me que estamos arruinados ou que se vai separar da mãe, ou que vou ter dois irmãos gémeos (10), ou que este ano não podemos ir de férias, porque o avô está com uma

Estas sus- pensões têm ainda vantagem de se poder optar pelo modo Sport que tornam a suspensão mais firme, possibilitando comportamentos mais dinâmicos, que o Touareg aproveita

Seja B um elemento estruturante do tipo N4, Nd ou N8, dependendo da conectividade