• Nenhum resultado encontrado

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO: ENGENHARIA DE SOFTWARE E REDES DE COMPUTADORES CADERNO DO ALUNO. Ano Letivo de 2013

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "MESTRADO PROFISSIONAL EM ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO: ENGENHARIA DE SOFTWARE E REDES DE COMPUTADORES CADERNO DO ALUNO. Ano Letivo de 2013"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

COORDENADORIA DE ENSINO TECNOLÓGICO - CET

MESTRADO PROFISSIONAL EM

ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO:

ENGENHARIA DE SOFTWARE E REDES DE

COMPUTADORES

CADERNO DO ALUNO

Ano Letivo de 2013

COORDENADORIA DE ENSINO TECNOLÓGICO - CET

(2)

COORDENADORIA DE ENSINO TECNOLÓGICO

CORPO ADMINISTRATIVO

Coordenador: Eduardo Luiz Machado

Secretaria de Alunos: Adilson Feliciano do Nascimento Andréa de Oliveira Valero

Marisa Regina de Oliveira Mary Yoshioka Pires de Toledo

Suporte Técnico: Bruno Damião Francisco da Silva

Bibliotecária: Andréia Longuinho da Silva

Maria Natalina de Almeida Martins

Financeiro: Lindomar Guedes

MESTRADO PROFISSIONAL "ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO"

Coordenador do Curso: Mário Yoshikazu Miyake

CET / IPT

Av. Prof. Almeida Prado, 532 - Prédio 56 - Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira” - Butantã - São Paulo - SP - CEP 05508-901

Telefones: (11) 3767-4068/ 3767-4673 Fax: (11) 3719-2449

(3)

Horário de Atendimento da Secretaria de Alunos:

 De 2as às 6as feiras, das 9h00 às 21h30.

Horário das Aulas:

 De 2as às 5as feiras, das 19h00 às 22h30, com intervalo das 20h45 às 21h00 (aulas eventuais às 6as feiras e sábados).

Horário de Atendimento do DAIT / Biblioteca:

 De 2as às 5as feiras, das 09h00 às 21h30. Às 6 as feiras, das 9h00 às 16h30 Telefone: 3767-4925, Prédio 1 – 1º andar

Financeiro: De 2as às 6as feiras, das 9h00 às 16h30

Telefone: 3769-6918, e-mail guedes@fipt.org.br, Prédio 11 – 1º andar

 Informações acadêmicas - mestrado@ipt.br

 Dúvidas de acesso ao site do mestrado e/ou senha: suporte@ipt.br;  Site: www.ipt.br

 Homepage: www.ipt.br/mestrados  Portal do aluno: www.serpi.ipt.br

(4)

1 INTRODUÇÃO

A atualização de profissionais é uma exigência crescente no atual mercado de trabalho. No entanto, os cursos isolados de atualização tecnológica não têm conseguido dar aos profissionais uma formação sólida, com visão abrangente de uma área de conhecimento como a da Engenharia de Computação.

O Mestrado Profissional em Engenharia de Computação visa à formação de mão de obra com finalidades profissionais e vocacionais, diferenciando-se dos programas de mestrado acadêmicos, tradicionalmente destinados a formar docentes e pesquisadores.

Os cursos de mestrado profissional são cursos de pós-graduação stricto sensu, como os acadêmicos, tendo que satisfazer todos os requisitos da Capes, incluindo a Dissertação.

2 OBJETIVOS

O Mestrado Profissional em Engenharia de Computação visa:

 Capacitar e atualizar profissionais em Engenharia de Computação, com as seguintes áreas de concentração: Engenharia de Software e Redes de Computadores;

 Colocar o participante a par da cultura tecnológica e de conhecimentos na área de concentração escolhida;

 Prover aos profissionais fundamentos metodológicos, visões abrangentes e práticas profissionais atualizadas.

3 ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO CURSO

O Mestrado profissional em Engenharia de Computação possui áreas de concentração que são domínios de especialização abrangentes que refletem os núcleos temáticos abordados no curso, a saber: Engenharia de Software e Redes de Computadores.

O aluno deve optar por uma das áreas, já no processo de seleção, e deverá cursar a área para a qual foi selecionado. Mudança posterior de área só poderá ser efetuada mediante aprovação da coordenação do curso.

Cada área de concentração define um conjunto de disciplinas obrigatórias e outro de disciplinas eletivas.

Excepcionalmente, o aluno poderá ser dispensado de cursar disciplina obrigatória por ter conhecimento prévio de seu conteúdo. Esta dispensa deverá ser aprovada pelo coordenador do curso e não implica em obtenção de créditos, devendo ser substituída por disciplinas optativas.

Entre disciplinas obrigatórias e eletivas, o aluno deverá cursar, no mínimo, oito disciplinas. O aluno poderá cursar disciplina optativa de outra área, desde que autorizado pela coordenação do curso.

(5)

Visando aprofundar o conhecimento dos alunos nos temas da área, as disciplinas optativas, agrupadas em núcleos temáticos, apresentam conteúdos voltados à especialização nos temas de interesse, fornecendo os subsídios necessários para a definição da linha de pesquisa e elaboração do trabalho de dissertação. Aconselha-se que o aluno, ao escolher as disciplinas optativas, faça opções, preferencialmente, dentro de um núcleo temático.

Os alunos ingressantes no 3º quadrimestre de 2008 serão aceitos como alunos especiais até que tenham demonstrado capacidade para cumprir todos os requisitos para obtenção do título de Mestre.

O Aluno especial deve satisfazer as seguintes condições para ser aprovado como aluno regular:

• Ter cursado, no mínimo, seis disciplinas em, no máximo, quatro quadrimestres, tendo aproveitamento médio mínimo B nessas disciplinas;

• Ter aprovação formal de orientação de docente credenciado pelo IPT;

• Os créditos das disciplinas cursadas, como aluno especial, serão validados na mudança para aluno regular, desde que obtidos até dois anos da data da mudança de status.

Após a mudança para aluno regular, a vida acadêmica do aluno será regida pelo Regimento da Pós-Graduação que estava em vigor na data de ingresso no Programa como aluno especial.

4 INFRA-ESTRUTURA

Além do acesso às instalações da CET, é possibilitada ao aluno, a utilização do DAIT/Biblioteca durante suas atividades discentes (para maiores informações consultar Regulamento do DAIT), assim como o acesso às instalações laboratoriais do IPT, quando necessário, conforme regras estabelecidas pelos Laboratórios

5 EXAME DE PROFICIÊNCIA LÍNGUA ESTRANGEIRA

A aprovação no Exame de Proficiência em Língua Estrangeira é um pré-requisito do Exame de Qualificação. Os alunos de Engenharia de Computação estão, desde maio de 2002, fazendo o exame de proficiência em língua inglesa no ingresso.

6 METODOLOGIA DE PESQUISA E ACOMPANHAMENTO DA DISSERTAÇÃO

A disciplina Metodologia da Pesquisa é dirigida aos alunos que já definiram tema da Dissertação e orientador, devendo ser cursada após o aluno ter sido aprovado como aluno regular. No final, o aluno deverá ter um projeto de pesquisa definido para a sua Dissertação. O aluno que tiver concluído todos os créditos de disciplinas ou estiver desenvolvendo sua Dissertação, deve se matricular, todo quadrimestre, em Seminário de orientação e participar das atividades que forem definidas pela coordenação do curso.

(6)

6 DISSERTAÇÃO

O aluno deverá apresentar, para conclusão do Curso, Dissertação, que deverá abordar, preferencialmente, temas relacionados à sua prática profissional. O tema de tal trabalho deverá ser definido de comum acordo com o orientador, que acompanhará o seu desenvolvimento até a defesa final.

O Exame de Qualificação é uma etapa obrigatória da Dissertação e deverá ser realizado pelo menos 8 meses antes do prazo máximo de 36 meses. Nesta fase, o aluno deve apresentar o andamento do seu trabalho, contendo basicamente:

• Definição do problema e Metodologia; • Revisão bibliográfica;

• Estrutura da Dissertação com cronograma de atividades e resultados esperados.

Tanto o exame de qualificação como a defesa da dissertação são realizados perante uma banca de três docentes, sendo o orientador parte obrigatória da banca.

A redação da Dissertação deve seguir orientações do Guia para Elaboração de Dissertação, fornecido pela CET.

Adicionalmente, o trabalho de pesquisa do aluno deve propiciar a elaboração de artigos para seminários, congressos e revistas técnicas, importantes para a avaliação da produção intelectual do corpo discente pela Capes.

7 ÁREAS DE CONCENTRAÇÃO

7.1 Área de concentração em Engenharia de Software

Desenvolvimento de software é uma tarefa cada vez mais complexa, tendo apresentado, nos últimos cinqüenta anos, evolução expressiva em metodologias e ferramentas de desenvolvimento e testes. Softwares são utilizados em aplicações corporativas tradicionais e em novos usos como aparelhos celulares, automóveis, jogos, aparelhos eletro-eletrônicos etc. O uso crescente da Internet, em escala mundial, cria novas necessidades de software e metodologias adequadas ao desenvolvimento rápido de aplicações. A qualificação da mão de obra, insumo crítico na nova indústria de software globalizada é uma atividade prioritária para o país e condição necessária para que as empresas brasileiras possam competir no país e no exterior.

A área de Engenharia de Software agrega um conjunto de disciplinas obrigatórias e eletivas que tratam do conhecimento, dos métodos e das práticas relativos ao desenvolvimento de software, em todas as suas fases – análise de requisitos, especificação, modelagem, projeto, implementação, testes, validação, manutenção e evolução. Além dos aspectos teóricos e metodológicos, as disciplinas abordam, de forma pragmática, as atividades envolvidas no processo e gerência do desenvolvimento visando à produção de software de qualidade.

(7)

As disciplinas obrigatórias provêem um núcleo de conhecimento necessário à área, abordando os aspectos conceituais e metodológicos básicos e a inserção da Engenharia de Software e utilização das tecnologias mais recentes nas organizações. Sendo a elaboração da dissertação um dos principais objetivos do programa, a disciplina de Metodologia da Pesquisa prepara o aluno para desenvolver e organizar seu trabalho de dissertação segundo o método científico e padrões de documentação adequados.

Disciplinas Obrigatórias:

• Engenharia de Software

• Tecnologias da Informação e Organizações • Metodologia da Pesquisa

Disciplinas Optativas:

• Arquitetura de Software

• Bancos de Dados e Datawarehouse • Engenharia de Requisitos

• Processos de desenvolvimento de Software com Ênfase em UP e Modelos Ágeis

• Qualidade e Melhoria do Processo de Geração de Software • Teste de Software

• Arquitetura Orientada a Serviços • Sistemas Web

• Interação Homem-Computador e Usabilidade • Segurança da Informação

• Sistemas Baseados em conhecimento: conceitos e Desenvolvimento • Governança de TI

7.2 Área de concentração em Redes de Computadores

A interligação de sistemas computacionais em redes já é realizada há bom tempo, como as que grandes empresas utilizam para se conectar com seus principais fornecedores e clientes, através de redes dedicadas EDI.

A crescente disponibilidade de infra-estruturas de comunicação mais rápidas e baratas permite que empresas aumentem suas ligações internas e externas, com ganhos expressivos em eficiência operacional e redução de custos.

Redes de comunicação sem fio são, hoje, uma das áreas de maior crescimento, ativando o mercado de equipamentos e novos serviços baseados na mobilidade e na localização espacial. Questões de segurança crescem em importância com o uso crescente de redes. A área de concentração em Redes de Computadores tem dois núcleos temáticos.

(8)

O núcleo de Projeto e Gestão de Redes capacita o aluno em concepção, implementação e administração de redes com e sem fio, oferecendo uma visão ampla dos aspectos estruturais e funcionais dessas redes.

A crescente preocupação com segurança da informação e, em especial, em redes de computadores, torna necessária a formação de profissionais treinados nas técnicas e métodos para prevenção e combate ao crime e à ação de “hackers”. O núcleo de Segurança de Redes se destina a esses profissionais.

Disciplinas Obrigatórias:

1. Redes de Computadores e Aplicações 2. Segurança da Informação

3. Governança de TI

4. Protocolos TCP/IP a Roteamento 5. Redes Locais e Redes sem Fio 6. Sistemas de Proteção de Perímetro 7. Gerenciamento de Redes

8. Metodologia da Pesquisa

As disciplinas são quadrimestrais e os períodos do ano letivo em que vão ser oferecidas são divulgadas nas datas definidas pela Secretaria de Pós-Graduação.

O aluno deverá cursar, inicialmente, disciplinas obrigatórias de sua área que são pré-requisitos para as disciplinas optativas. A disciplina Metodologia da Pesquisa, obrigatória para todas as áreas de concentração, deverá ser cursada após o aluno ter sido aprovado como aluno regular. Como as disciplinas eletivas são oferecidas, em geral, uma vez ao ano, o aluno deverá estar atento aos períodos de oferecimento destas.

A matrícula, em cada quadrimestre, é realizada de forma escalonada. A preferência é das turmas mais antigas.

O aluno regular deverá se matricular e freqüentar a atividade Seminário de Orientação a cada quadrimestre, até a conclusão da sua dissertação.

(9)

CORPO DOCENTE

Nome do Professor e-mail

Adilson Eduardo Guelfi guelfi@lsi.usp.br Alexandre José Barbieri abarbieris@hotmail.com

Antonio Luiz Rigo rigo@mundoafora.com.br

Edit Grassiani Lino de Campos edit@linodecampos.net

Fernando Antônio de Castro

Giorno fgiorno@gmail.com Geraldo Lino de Campos geraldo@linodecampos.net José Eduardo Zindel Deboni deboni@uol.com.br

Marcelo Novaes de Rezende marcelonr@hotmail.com

Mario Yoshikazu Miyake mymiyake@ipt.br

Paulo Sérgio Muniz paulo.muniz@poli.usp.br Reginaldo Arakaki reg@pcs.usp.br Wagner Luiz Zucchi wzucchi@lps.usp.br

(10)

REGRAS DE CONDUTA Obrigações do aluno

• Efetuar a matricula online em todos os quadrimestres durante a permanência

no curso, no período determinado pelo calendário.

• Estar ciente das informações constantes nas cláusulas do contrato firmado com a FIPT e do Regimento da Pós-graduação – Mestrado Profissional

• O acesso às dependências do IPT:

• Até às 16:30h – acesso pela portaria principal (estátua)

• Após às 16:30h – acesso pela Portaria 4 (próximo ao prédio 56) desde que munidos do crachá de identificação e do selo adesivo do veículo.

• Respeitar o limite de velocidade de 30 km.

• Acompanhantes deverão obrigatoriamente ser identificados na portaria principal, não • sendo permitida a entrada pelo outro portão.

• Conforme a Instrução Normativa nº 27 do IPT é proibida a entrada de crianças menores de 7anos, mesmo acompanhadas.

• Proibido comer/beber na sala de aula.

• Proibido o uso da internet durante as aulas, salvo quando permitido pela disciplina. • Proibido o uso do celular em sala de aula.

Disponibilidade ao aluno:

• Rede wireless

• Biblioteca no prédio 1 – 2º andar • Sala de estudo – 1º andar

• Auxílio de 50% no valor da inscrição para eventos científicos • Estacionamento

Todas as solicitações referentes à vida acadêmica do aluno (solicitações de declaração, histórico escolar, trancamento, cancelamento de disciplinas ou do curso) deverão ser encaminhadas para a secretaria acadêmica mediante preenchimento de formulário específico. Qualquer dúvida entrar em contato através do e-mail mestrado@ipt.br

(11)

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL

PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL

CALENDÁRIO 2013 – INTERNO

CALENDÁRIO DE AULAS INICIO TERMINO

1º Quadrimestre 28/01/2013 10/05/2013 2º Quadrimestre 20/05/2013 30/08/2013

Recesso Escolar 08/07/2013 12/07/2013

3º Quadrimestre 09/09/2013 20/12/2013

CALENDÁRIO DE MATRICULAS

DISCENTE INICIO TERMINO

1º Quadrimestre/2013 26/11/2012 30/11/2012 2º Quadrimestre/2013 15/04/2013 21/04/2013 3º Quadrimestre/2013 19/08/2013 25/08/2013 1º Quadrimestre/2014 25/11/2013 01/12/2013

Referências

Documentos relacionados

Os parâmetros observados neste estudo foram a presença das alterações ungueais relacionadas no Quadro 2, presentes em qualquer unha das mãos ou dos pés, sendo classificadas

Muito embora este estudo tenha incluído um número relativamente pequeno de casos, a análise multivariada confirmou o impacto prognóstico independente dos fatores idade e

Entretanto, para integrar o brincar na educação da criança é preciso incluir atividades lúdicas no seu cotidiano, estimulando o desenvolvimento integral da mesma e oferecendo a ela

E é justamente por uma doença respiratória, sistema do qual a boca faz parte, que a personagem morre, sendo a boca um dos primeiros objetos da sexualidade

Nesse sentido, entende-se que escola deveria procurar desenvolver um trabalho baseado em brincadeiras, incentivando as crianças por meio do brincar, pois seria um passo

Kulčar 40 , encontrou benefícios semelhantes (Tabela 3) e, além disso, ao acompanhar os membros permanentes do grupo por um período de 10 anos, constatou uma

A origem do nome Açaí é que nós justamente tivemos o trabalho né, foi o processo foi feito com o SEBRAE né, foi dado as aulas pra nós, aí então, lá no curso ela pediu pra

A função gerente de obras torna-se cada vez mais necessária na construção civil, pois o setor está cada vez mais desenvolvendo e aprimorando a área de coordenação