• Nenhum resultado encontrado

Teste de Prevenção e Terapêutica UP1 14/10/2013 (16,30 horas) 1. Entre o tipo de estudos epidemiológicos observacionais assinale a resposta incorreta:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Teste de Prevenção e Terapêutica UP1 14/10/2013 (16,30 horas) 1. Entre o tipo de estudos epidemiológicos observacionais assinale a resposta incorreta:"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1

Teste de Prevenção e Terapêutica UP1 – 14/10/2013 (16,30 horas)

1. Entre o tipo de estudos epidemiológicos observacionais assinale a resposta incorreta:

a) Os estudos descritivos são realizados sempre depois dos estudos analíticos. b) Os estudos descritivos não respondem geralmente à pergunta porquê.

c) Nos estudos descritivos costuma fazer-se primeiro a colheita de dados e depois a sua análise.

d) A formulação das hipóteses do estudo surgem geralmente depois da realização dum estudo descritivo.

e) Os estudos descritivos exprimem-se por taxas globais ou específicas. 2. Ao realizar um rastreio sobre uma doença assinale a resposta incorreta:

a) Um teste de rastreio não pretende ser um “diagnóstico”; é necessário confirmar o diagnóstico posteriormente.

b) Medindo a precisão e a exatidão do teste estuda a validade do mesmo teste. c) Define a sensibilidade do teste que é a capacidade do teste distinguir aqueles

que têm a doença e aqueles não têm a doença, ou seja, a capacidade do teste para identificar corretamente aqueles que têm a doença.

d) Define a especificidade que é a capacidade do teste identificar corretamente aqueles que não têm a doença e aqueles não têm a doença

e) Pretende fazer o rastreio com um teste sensível porque é o que é aquele que identifica uma elevada proporção daqueles que realmente têm a doença, e portanto, produz poucos falsos negativos.

3. Sobre o Valor Preditivo Positivo de um teste assinale a resposta incorreta:

a) Representa a probabilidade da pessoa estar doente se o teste realizado for positivo.

b) O seu valor depende da prevalência da doença.

c) Representa a probabilidade de a pessoa não ter a doença se o teste for negativo. d) Calcula-se dividindo os verdadeiramente positivos sobre o total de positivos. e) Além da prevalência da doença o seu valor depende da sensibilidade e da

especificidade do teste utilizado.

4. Sobre o processo de amostragem assinale a resposta incorreta:

a) Baseia-se na amostra que é todo o conjunto não vazio e com menor número de elementos do que a população total

b) Parte da “população” que, do ponto de vista estatístico, é um conjunto de elementos que têm uma determinada caraterística comum.

(2)

2

c) É o método que retira da população uma amostra que, depois de analisada,

pretende inferir os seus resultados sobre a população donde foi retirada. d) Tem como modelo de referência o recenseamento ou o censo.

e) É a parte da estatística que estuda os processos de seleção das amostras.

5. Nas técnicas de amostragem assinale a resposta incorreta sobre uma amostra sistemática.

a) Exige que os elementos da amostra sejam numerados.

b) Exige que haja um “número de arranque” escolhido, por exemplo, pelo método da “amostra aleatória simples”.

c) Exige que se calcule a “razão da progressão”.

d) Os elementos da amostra são extraídos da população de acordo com uma progressão aritmética cuja base é escolhida ao acaso e cuja razão é calculada de modo a cobrir totalmente a população.

e) Consiste em decompor a população em grupos homogéneos chamados estratos (em que cada unidade pertence a um e um só estrato) e extrair uma amostra aleatória, separadamente de cada estrato.

6. Assinale a resposta incorreta sobre a prevenção quaternária:

a) Visa detectar indivíduos em risco de sobretratamento. por forma a protegê-los do intervencionismo médico inapropriado.

b) Pretende capacitar os utentes enquanto consumidores de cuidados de saúde. c) A sua pertinência resulta dos custos crescentes em saúde, decorrentes quer do

envelhecimento da população, quer da inovação tecnológica hospitalar.

d) Está relacionada com a sobrestimação de situações patológicas na população em geral e na “medicalização” dos fatores de risco.

e) Tem como base a as recomendações clínicas após a utilização muito eficiente da pouca qualidade do ato médico.

7. Sobre a prevenção das doenças crónicas assinale a resposta incorreta: a) Tem como fatores de risco comuns modificáveis a idade e a hereditariedade. b) As relações entre os fatores de risco e as principais doenças crónicas são

similares em todas as regiões do mundo.

c) As determinantes socioeconómicas, culturais e políticas ou ambientais estão relacionadas com a globalização, a urbanização e o envelhecimento.

d) Tem como fatores de risco comuns modificáveis, por exemplo, a dieta pouco saudável, a inatividade física e o consumo de tabaco.

e) Tem como fatores de risco intermediários, por exemplo, a pressão sanguínea e/ou a glicemia elevadas, assim como o aumento dos lípidos no sangue e a obesidade.

(3)

3

8. Assinale a resposta incorreta sobre a saúde:

a) Nas determinantes da saúde tem-se em linha de conta, entre outros fatores, as caraterísticas individuais, os estilos de vida, o ambiente socioeconómico e os sistemas de saúde.

b) No sistema de saúde a acessibilidade aos cuidados de saúde e às tecnologias disponíveis não são tidos em consideração na análise das determinantes da saúde. c) No oposto da saúde, alguns autores diferenciam os termos “doença”, “disfunção

fisiológica/psicológica” e “indisposição”. d) Nas determinantes da saúde

e) É definida pela OMS como um estado completo de bem estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doença ou enfermidade.

9. Sobre a história natural da doença assinale a resposta incorreta:

a) O nível de prevenção primária coincide com o estadio de susceptibilidade da doença.

b) Podemos intervir no estadio de susceptibilidade da doença através da promoção geral da saúde e da proteção específica.

c) No estadio da doença pré-sintomática devemos utilizar a prevenção terciária. d) No estadio da doença pré-sintomática a prevenção secundária usa como medidas

de intervenção a deteção precoce e o tratamento imediato.

e) No estadio da doença clínica que evolui para a cura ou para a incapacidade, a prevenção é terciária.

10. Sobre a prevenção em saúde assinale a resposta incorreta:

a) A prevenção primária da doença faz-se através da alteração da susceptibilidade ou da redução da exposição de indivíduos susceptíveis.

b) A prevenção secundária da doença é aplicada nos estadios pré-clínicos e clínicos, mediante a detecção e tratamento precoce da doença.

c) A prevenção terciária da doença é aplicada nos estadios de doença avançada ou incapacidade.

d) A prevenção terciária da doença aplica-se quando é preciso aumentar a incapacidade e as tentativas para restabelecer uma função eficaz (reabilitação). e) A prevenção quaternária protege do intervencionismo médico inapropriado.

(4)

4

11. Indique a correta ordem decrescente do grau de evidência científica dos estudos

mencionados (assinale a opção correta):

a) Ensaios clínicos prospetivos, controlados e aleatorizados > Revisões sistemáticas > Estudos observacionais prospetivos > Estudos observacionais retrospetivos. b) Meta-análises > RCTs > Estudos caso controlo > Opiniões de autoridades e

peritos.

c) Revisões sistemáticas > Ensaios clínicos aleatorizados > Estudos observacionais retrospetivos > Estudos observacionais prospetivos.

d) Meta-análises > RCTs > Revisões sistemáticas > Estudos coorte.

e) RCTs > Meta-análises > Revisões sistemáticas > Estudos observacionais prospetivos.

12. Qual das seguintes patologias não é passível de automedicação? (assinale a opção correta)

a) Amigdalite.

b) Candidíase balânica.

c) Candidíase oral recorrente com diagnóstico médico prévio. d) Micose interdigital.

e) Odontalgia.

13. Na presença de uma suposta infeção bacteriana grave assinale a opção correta: A. Deve ser iniciada uma antibioterapia empírica antes da identificação do

microrganismo causal da infeção.

B. Deve procurar-se identificar o microrganismo causal da infeção e a sua sensibilidade aos anti-infecciosos mesmo quando existe forte suspeita do agente causal.

C. A colheita da amostra biológica para identificação do microrganismo causal deve ser feita logo após o início da antibioterapia.

D. A existência de neutropenia após o início da infeção bacteriana constitui um factor de bom prognóstico.

E. Após o conhecimento da bactéria causal da infeção deverá, em geral, ser seleccionado um antibiótico de espectro de ação mais estreito.

a) A e E são falsas. b) B e D são falsas. c) C e D são falsas. d) Apenas A é falsa. e) Apenas C é falsa.

(5)

5

14. Qual a terapêutica farmacológica que pode ter utilidade no tratamento da colite pseudomembranosa (Clostridium difficile) induzida pela antibioterapia? (assinale a opção correta):

a) Atropina por via subcutânea. b) Gentamicina por via oral. c) Loperamida por via oral. d) Metronidazol por via oral. e) Vancomicina por via endovenosa.

15. Tendo em vista diminuir a toxicidade associada à teofilina, qual a situação em que a dose deste princípio ativo deverá ser reduzida num doente asmático? (assinale a opção correta):

a) Amoxicilina utilizada no tratamento de sinusite.

b) Ceftazidima utilizada no tratamento de infeção do trato respiratório.

c) Claritromicina utilizada no tratamento de infeção pelo Mycoplasma pneumonia.

d) Doxiciclina utilizada no tratamento de infeção genital.

e) Gentamicina utilizada no tratamento de infeção por Pseudomonas aeruginosa.

16. Os sais de cálcio e de alumínio inibem a absorção intestinal de que antibiótico? (assinale a opção correta):

a) Amoxicilina b) Azitromicina c) Dicloxacilina d) Doxiciclina e) Linezolida

17. No âmbito da identificação dos doentes com sépsis, qual não constitui um critério de presunção de infeção? (assinale a opção correta):

a) Cefaleias + vómitos.

b) Diminuição aguda do nível de consciência c) Dor abdominal ou icterícia

d) Hemorragia digestiva ativa e) Tosse + dispneia ou dor pleurítica.

(6)

6

18. No âmbito da identificação dos doentes com sépsis, qual não faz parte dos critérios de Síndrome da Resposta Inflamatória Sistémica (SIRS)? (assinale a opção correta):

a) Frequência cardíaca > 90 bpm. b) Frequência respiratória > 20 cpm. c) Temperatura corporal < 36ºC. d) Temperatura corporal > 38ºC.

e) Tensão arterial sistémica < 90 mm Hg.

19. Qual o antibiótico de escolha num doente com sépsis e suspeita de infeção nosocomial por Pseudomonas aeruginosa? (assinale a opção correta)

a) Azitromicina. b) Ceftazidima. c) Ceftriaxona. d) Linezolida. e) Moxifloxacina.

20. Qual o antifúngico que deverá ser empiricamente selecionado se houver suspeita de infeção fúngica sistémica que conduza a sépsis em paciente neutropénico, criticamente doente e clinicamente instável? (assinale a opção correta)

a) Anfotericina B. b) Fluconazol. c) Itraconazol. d) Nistatina. e) Voriconazol.

Referências

Documentos relacionados

Se você permanecer em silêncio e não der nenhuma informação, o Serviço de Imigração talvez não tenha nenhuma prova que você esteja aqui ilegalmente, eles talvez não

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

A tem á tica dos jornais mudou com o progresso social e é cada vez maior a variação de assuntos con- sumidos pelo homem, o que conduz também à especialização dos jor- nais,

Compreensão e elaboração da lógica das situações por meio de: raciocínio matemático (que envolvam, entre outros, conjuntos numéricos racionais e reais -

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

segunda guerra, que ficou marcada pela exigência de um posicionamento político e social diante de dois contextos: a permanência de regimes totalitários, no mundo, e o

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação