• Nenhum resultado encontrado

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM

COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS DE CONSUMO

PROCESSOSELETIVO2016 EDITAL

A ESPM torna público que estarão abertas no período de 13 a 20 de outubro de 2015 as inscrições, ao processo seletivo para ingresso nos Cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo para ingresso em 2016.

Horário de Funcionamento da Secretaria: de 2ª a 6ª das 9h às 17h30.

ESPM - Campus Prof. Francisco Gracioso | Secretaria do PPGCOM (4º andar do bloco C) Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana - São Paulo / SP - CEP 04018-010

Tel: 5085-4689 Fax: 5085-4870

(2)

1. INTRODUÇÃO

Este Edital contém as normas do processo seletivo 2016 para os Cursos de Mestrado e de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (ingresso em março de 2016).

O Processo Seletivo prevê duas fases distintas: a) Inscrição

b) Seleção

2. DA INSCRIÇÃO

a) Etapa 1: A inscrição deverá ser feita primeiramente por meio de preenchimento de cadastro do candidato no site www.espm.br/ppgcom.

b) Etapa 2: Pagamento de taxa de inscrição no valor de R$ 167,00. A taxa pode ser paga por meio de internet banking, cartão Visa ou em qualquer agência bancária até o vencimento do boleto. Não haverá devolução da taxa de inscrição em hipótese alguma.

c) Etapa 3: Os documentos abaixo relacionados devem ser entregues na Secretaria do PPGCOM-ESPM com o comprovante de pagamento.

Documentos necessários (ORIGINAIS):

i. Projeto de pesquisa em cópia impressa e versão digital (upload pelo sistema de inscrição)

ii. Diploma de Graduação (Bacharelado) para o Mestrado ou certificado de conclusão do Curso de Graduação, com protocolo ou declaração da instituição de origem atestando que o diploma está em fase de registro.

a. (Não será aceita a inscrição de diplomados em cursos de curta duração [curso de Tecnólogo, bem como cursos sequenciais de graduação], cursos livres ou aqueles não reconhecidos pelo MEC).

iii. Diploma de Mestrado (acadêmico e profissional) para o Doutorado expedido por Instituição de Ensino Superior reconhecida, devidamente registrado ou certificado de conclusão do Curso de Mestrado, com protocolo ou declaração da instituição de origem atestando que o diploma está em fase de registro.

(3)

iv. Histórico Escolar da Graduação para o Mestrado e do Mestrado para o Doutorado. v. Documento de Identidade (Não aceitaremos carteira de motorista ou outro

documento que não seja o RG.) vi. CPF

vii. RNE, com validade atualizada, para os candidatos estrangeiros. Caso a vigência do documento esteja para expirar, é necessário comprovação de haver solicitado sua prorrogação ou renovação perante as autoridades competentes.

viii. Certidão de nascimento ou casamento; ix. Uma foto 3X4.

x. Cópia impressa do Curriculum Vitae do candidato, gerado na Plataforma LATTES do CNPq (http://lattes.cnpq.br).

xi. Documento comprobatório de aprovação em exame de proficiência em língua estrangeira emitido por instituição credenciada (de acordo com item 7 deste Edital), caso o candidato requeira isenção da realização de uma das provas de língua estrangeira.

3. DA SELEÇÃO

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para o mestrado e 8 (oito) vagas para o doutorado, que poderão ou não ser preenchidas, obedecendo-se aos critérios de seleção e classificação. O processo seletivo consiste das seguintes etapas, classificatórias e eliminatórias:

a. Avaliação da documentação.

b. Provas de língua estrangeira (inglês, francês ou espanhol), com consulta a dicionário. c. Prova escrita (sem consulta).

d. Prova oral e avaliação de projeto de pesquisa.

4. DAS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO DE MESTRADO E DOUTORADO

O curso de Mestrado Acadêmico tem duração de 24 meses, nos quais os alunos frequentam aulas semanais (período da tarde), atividades programadas, orientações e participam em grupos de

(4)

pesquisa. O aluno deverá cursar um mínimo de 26 créditos em disciplinas (obrigatórias e optativas) e 6 créditos em atividades programadas (regulares e complementares).

O curso de Doutorado tem duração de 48 meses, nos quais os alunos frequentam aulas semanais (período da tarde), atividades programadas, orientações e participam em grupos de pesquisa. O aluno deverá cursar um mínimo de 50 créditos para a conclusão do doutorado. Destes 24 serão cumpridos em disciplinas (12 em obrigatórias e 12 em optativas); 14 em atividades programadas; 12 em supervisão de tese. Desse total de 50 créditos o doutorando pode solicitar a revalidação de 12 créditos obtidos no mestrado, mediante protocolo específico (informado pela secretaria no ato da matrícula). Estas requisições serão avaliadas pela coordenação do PPGCOM e a deliberação final comunicada aos solicitantes ao final do primeiro semestre letivo.

5. BOLSAS

A política de atribuição de bolsas está estruturada do seguinte modo:

a) Bolsas concedidas por agências de fomento (Capes, CNPq e Fapesp) – cotas e solicitações individuais;

b) Bolsas oferecidas pela própria Instituição, para atuação junto ao PPGCOM e à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu (isenção total ou parcial da mensalidade).

A Comissão de Bolsas (Coordenador do Programa, representação docente e discente) conduz o processo seletivo, mediante os critérios regimentais. Acesse o link abaixo para consultar o regulamento:

(http://www2.espm.br/sites/default/files/pagina/regulamento_bolsas_de_estudo_2013.pdf).

6. DO PROJETO DE PESQUISA

O projeto de pesquisa deverá ser redigido em português e ter, obrigatoriamente, de 10 a 15 páginas digitadas em fonte Times New Roman corpo 12, entrelinhas 1,5, papel modelo A4 e margens de 3 cm, obedecendo às normas da ABNT.

O projeto deve respeitar à seguinte estrutura: a) Capa, contendo:

(5)

 Nome do candidato

 Linha de pesquisa selecionada b) Projeto, contendo:

 Resumo (8 a 10 linhas)  Palavras-chave (de 3 a 5)

 Introdução (contemplando: apresentação do tema e síntese do estado da arte da temática a ser investigada)

 Objeto de estudo  Objetivos da pesquisa

 Problemática a ser investigada

 Justificativa da relevância da pesquisa para a área da Comunicação, o PPGCOM-ESPM, e uma das linhas de pesquisa do programa

 Referencial teórico e metodologia  Referências bibliográficas.

O candidato optará pela inscrição em uma das duas linhas de pesquisa do PPGCOM, respeitando a compatibilidade de seu tema de pesquisa com as ementas relacionadas abaixo:

Linha: Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo Nesta linha agregam-se as investigações da interface comunicação/consumo dedicadas ao plano da recepção e aos contextos macrossociais a ela articulados. Estudando as diversas implicações da comunicação e do consumo no cotidiano, contempla reflexões sobre: recepção e audiências; educação; questões geracionais e de classe; novos sensórios, regimes de visibilidade, estetização e espetáculo; apropriações e ressignificações das tecnicidades; processos e ações socioculturais de engajamento característicos das culturas midiáticas e do consumo.

(6)

Linha: Lógicas da produção e estratégias midiáticas articuladas ao consumo Nesta linha alinham-se as pesquisas que tratam da interface comunicação/consumo a partir da análise das estratégias pertinentes ao plano da produção, aí incluídos seus sistemas e processos produtivos, bem como suas narrativas e redes simbólicas. Estudando as condições e lógicas de produção e suas relações com os processos comunicacionais e de consumo que caracterizam a sociedade contemporânea, contempla reflexões sobre: o mundo do trabalho e suas representações; a relação entre entretenimento, tecnologias e digitalização da cultura; as poéticas e narrativas concernentes ao campo da produção, em seus discursos e materialidades; as dinâmicas midiáticas e de consumo associadas à construção da identidade e da diferença.

Coordenação: Profa. Dra. Tânia Márcia Cezar Hoff

7. DA PROVA DE IDIOMA ESTRANGEIRO

Para o mestrado é exigida proficiência em um idioma estrangeiro (Inglês, Francês e Espanhol). Para o doutorado, a exigência é de dois idiomas estrangeiros. A prova constará de tradução, com consulta, e terá a duração de até 3 (três) horas.

No ato da inscrição pela internet, o candidato a mestrado deverá optar por um idioma estrangeiro e o candidato a doutorado deverá optar por um idioma estrangeiro diferente daquele em que obteve proficiência no mestrado. Os candidatos a doutorado deverão protocolar, junto à secretaria, no ato da inscrição no processo seletivo, o documento comprobatório de sua aprovação no exame de língua estrangeira do mestrado cursado.

Serão dispensados do exame de proficiência os portadores dos seguintes certificados:

a) Inglês: Cambridge Proficiency, ESLAT, Associação Alumni, Michigan Proficiency, TOEFL pontuação mínima 120 pontos e dentro do período de validade (2 anos).

b) Francês: DALF.

c) Espanhol: Centro Hispano-Brasileiro de Cultura e DELE do Instituto Miguel de Cervantes. Os estudantes estrangeiros (à exceção dos candidatos PEC-PG), além de uma das línguas estrangeiras consideradas neste Edital, deverão demonstrar proficiência em língua portuguesa (mediante entrega de projeto, realização de prova escrita e entrevista em português).

(7)

Para cada processo seletivo, serão elaboradas previamente pelo colegiado do PPGCOM ESPM quatro questões (doutorado) e oito questões (mestrado), uma para cada uma das obras indicadas na bibliografia do processo seletivo (relacionadas neste edital). No dia da prova, serão sorteadas duas destas questões, a serem respondidas pelos candidatos. A prova, sem consulta, terá duração de até 4 (quatro) horas.

9. DA MATRÍCULA

As matrículas dos candidatos selecionados serão efetivadas na sede da ESPM – Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, na secretaria do PPGCOM (4º andar do bloco C). Os candidatos aprovados que não puderem comparecer para efetivação da matrícula poderão ser representados por uma procuração específica com firma reconhecida em cartório, comprovante de recolhimento do valor da 1ª mensalidade. A matrícula será efetivada presencialmente, mediante agendamento (link a ser disponibilizado por e-mail). O agendamento é imprescindível para o candidato ser atendido.

10. DA MENSALIDADE / REAJUSTE

Para o mestrado: 24 parcelas de R$ 2.064,00. Para o doutorado: 48 parcelas R$ 2.400,00. O pagamento se dá através de boleto bancário com vencimento no quinto dia útil de cada mês.

11. BIBLIOGRAFIA DA PROVA DISSERTATIVA (obrigatória) MESTRADO

BACCEGA, Maria Aparecida (Org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008 (E-book versão espanhol: http://www.librosdecomunicacion.com/catalogo/comunicacion-social/comunicacion-y-culturas-del-consumo).

BACCEGA, Maria Aparecida (org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008. DOUGLAS, Mary e ISHERWOOD, Baron. O mundo dos bens. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009. GARCIA CANCLINI, Néstor. Culturas Hibridas. São Paulo: EDUSP, 2013.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1997.

(8)

MARTINO, Luiz C., HOHLFELDT, Antonio e FRANÇA, Vera Veiga. Teorias da Comunicação - Conceitos, Escolas e Tendências. São Paulo: Editora Vozes, 2011.

ROCHA, Rose de Melo e CASAQUI, Vander (Orgs.). Estéticas midiáticas e narrativas do consumo. Porto Alegre: Sulina, 2012.

ROCHA, Rose de Melo e OROFINO, Isabel (Orgs.). Comunicação, consumo e ação reflexiva: caminhos para a educação do futuro. Porto Alegre: Sulina, 2014.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.

DOUTORADO

BACCEGA, Maria Aparecida (Org.). Comunicação e culturas do consumo. São Paulo: Atlas, 2008 (E-book versão espanhol: http://www.librosdecomunicacion.com/catalogo/comunicacion-social/comunicacion-y-culturas-del-consumo).

JANOTTI JUNIOR, Jeder; MATTOS, Maria Ângela e JACKS, Nilda (Orgs.). Mediação & Midiatização. Salvador : EDUFBA ; Brasília: Compós, 2012.

(https://repositorio.ufba.br/ri/bitstream/ri/6187/1/MIDIATIZACAO_repositorio.pdf)

ROCHA, Rose & PERES NETO, Luiz (orgs). Memória, comunicação e consumo: vestígios e prospecções. Porto Alegre: Sulina, 2015.

SENNETT, Richard. A cultura do novo capitalismo. Rio de Janeiro: Record, 2006. (file:///C:/Users/rossana/Downloads/SENNETT,%20Richard.%20A%20Cultura%20do%20Novo%2 0Capitalismo.pdf)

12. DISPOSIÇÕES GERAIS

13. A inscrição do candidato implica a aceitação das normas e instruções para o processo seletivo, contidas neste Edital.

14. Não serão aceitas inscrições com documentação incompleta. 15. Não haverá revisão das decisões emitidas pela Banca Examinadora.

16. Os candidatos não aprovados ou não classificados poderão retirar os documentos entregues na inscrição até 15 de dezembro de 2015. Findo esse prazo, a documentação será descartada. 17. Todos os casos não contemplados por esse Edital serão resolvidos pela Banca Examinadora.

(9)

18. Membros da banca examinadora: professores doutores, Tânia Márcia Cezar Hoff (coordenadora do PPGCOM), João Anzanello Carrascoza (vice coordenador do PPGCOM), Denise Cogo; Gisela G. S. Castro, Luiz Peres Neto, Marcia Perencin Tondato, Maria Aparecida Baccega, Monica Rebecca Ferrari Nunes, Rosamaria Luiza (Rose) de Melo Rocha e Vander Casaqui.

19. Calendário do Processo Seletivo:

Evento Período

Pesquisa em comunicação e o PPGCOM-ESPM, workshop

opcional oferecido gratuitamente aos interessados. 25/9/2015 _ das 16h às 18h (6ª feira) Inscrição – etapa 1 (cadastro no site e pagamento boleto) 13 a 20 de outubro de 2015 Inscrição – etapa 2 (protocolo de projetos e documentos) 26 e 27 de outubro de 2015 Prova de idioma estrangeiro (classificatória e eliminatória) 9 de novembro de 2015 _ (9h às 12h)

Prova dissertativa (classificatória e eliminatória) 9 de novembro de 2015 _ (14h às 18h) Resultado parcial publicado no site (selecionados para a

prova oral) 10 de novembro de 2015 _ (período da tarde)

Prova oral e avaliação de projetos (classificatória e eliminatória)

16 e 17 de novembro de 2015 _ (período da manhã / tarde)

Resultado final publicado no site (aprovados no processo

seletivo) 18 de novembro de 2015 _ (período da tarde)

Matrícula dos candidatos aprovados (mediante agendamento _link a ser disponibilizado por e-mail.

23 e 24 de novembro de 2015 (das 9h às 17h30)

Início das aulas Março de 2016

Importante:

Nos dias da prova e da entrevista, o candidato deve apresentar-se ao local com pelo menos 20 minutos de antecedência. Não poderão realizar as provas os candidatos que não portarem o seu documento de identidade original, com foto. Cópia, ainda que autenticada, não será aceita. Os resultados serão divulgados no site do PPGCOM ESPM www.espm.br/ppgcom

(10)

São Paulo 10 de julho de 2015.

Profa. Dra. Tania Hoff

Referências

Documentos relacionados

É primeiramente no plano clínico que a noção de inconscien- te começa a se impor, antes que as dificuldades conceituais envolvi- das na sua formulação comecem a ser

2 - Quando um ministério der início ao estudo e preparação de uma alteração dos termos e condições de um contrato de parceria já celebrado, notifica por escrito o Ministro

c) Se 10% dos analfabetos trabalham por conta própria, quantos destes são alfabetizados?.. a) Complete a tabela abaixo, indicando em qual ponto o robô pára após se deslocar de

Depois, você precisará estimar quanto tempo levará para concluir cada tarefa e aplicar o. preço a

atendimento ao cliente, chamada tempo médio para resolver (MTTR, meantime to resolve), que representa o tempo decorrido a partir do momento em que você toma conhecimento do

Segundo a McKinsey & Co, as empresas cujos papéis de liderança são mais equilibrados entre homens e mulheres, têm maior predisposição para ter retornos financeiros

→ Os trabalhadores devem ter actividade independente aberta à data do requerimento e manter essa vinculação durante a atribuição do apoio e nos 30 meses subsequentes

Audição do Presidente do Conselho de Administração da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal e do Presidente do Conselho Diretivo do Fórum