• Nenhum resultado encontrado

Panorama Internacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Panorama Internacional"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Panorama Internacional

O final do primeiro semestre começa com o que aparenta ser o final do ritmo de paz nos mercados, com novas ameaças ao cenário internacional se aproximando. Com Brexit e eleições norte-americanas, ao contrário dos últimos meses, o cenário geopolítico voltará para o centro das atenções.

O grande destaque do mês de junho deve ser a votação do Referendo do Reino Unido, ou “Brexit”, que determinará sua permanência ou não na União Europeia no dia 23 de junho. A população está bem dividida. Apesar de pesquisas recentes mostrarem um aumento do número de pessoas dispostas a votar pela saída (43%), ainda há uma parcela relevante de indecisos (11%) que, na nossa opinião, tendem a votar por uma postura mais conservadora na última hora, que seria permanecer no bloco. De qualquer forma é esperado um período de instabilidade nos mercados conforme a data se aproxime.

Caso vença a opção de sair, as atenções se voltam para o processo de exclusão, se a postura será muito dura, rompendo todos os acordos do Reino Unido, o que prejudica a economia da zona do euro como um todo, mas passa uma postura dura desincentivando outros países da região a tomarem o mesmo rumo. Se a negociação for branda, e o Reino Unido consiga sair do bloco sem muitas sanções, a União Europeia estaria incentivando outros países da região a fazerem o mesmo. O que acarretaria em mais instabilidade nos mercados europeus.

Outro foco das atenções será a reunião do Fed, para a qual o mercado elevou a probabilidade de elevação de juros. A mudança de postura de seus dirigentes, se colocando mais favoráveis a aumentar a taxa de juros no curto prazo, provocaram essa alteração nas expectativas. A reunião de junho pode até não contemplar essa alta, mas merece atenções, pelo passado recente, onde a instituição utilizou a reunião de outubro do ano passado para deixar claro que subiria os juros na reunião seguinte. Assim a data seria usada para preparar o terreno para a reunião de julho e poderia influenciar o preço dos ativos no mercado.

Ainda nos Estados Unidos, o mercado permanece atento a ascensão de Donald Trump como candidato Republicano para o posto de presidente dos Estados Unidos. Sua postura ‘polêmica’ parece que não foi impeditivo para que ele, inclusive, ultrapasse Hillary Clinton em pesquisas recentes. Uma das consequências que Trump pode causar, ao se mostrar forte nas pesquisas, é a piora das expectativas econômicas, travando investimentos e impactando o crescimento americano de 2017.

A situação da economia chinesa segue demandando cautela, com a desaceleração em curso, e o mercado muito volátil. O excesso de crédito estimulado pelo governo começa a dar sinais de esgotamento. A pergunta agora é: como o governo irá lidar com uma possível onda de “empréstimos ruins”? Se vai socorrer, dando um sinal negativo, mas evitando consequências mais profundas sobre a economia real, ou se irá aceitar o choque no mercado de crédito.

(2)

2016 Outlook

Economy

Equities

Fixed Income

Commodities

FX

12-month forecasts 12-month forecasts 12-month forecasts 12-month forecasts 12-month forecasts

Crescimento americano 1.6% (2016) 2.0% (2017) S&P 500 1% 10Y Treasury 1.90% Petróleo (Brent Crude) 50 Dolar /Real 3.50 Taxa de desemprego americana 5% (2016) 5% (2017) MSCI World 2-3% 30Y Treasury 2.4% Ouro 1,300 Euro/ Dolar 1.15 Inflação americana (CPI Core) 1.5% (2016) 1.8% (2017) Comentários Fed Fund Rate 0.75-1.00 Comentários Comentários As perspectivas mundiais de crescimento continuam discretas e sendo revistas para baixo. De uma maneira geral, preferimos investimentos em ações de empresas de alta qualidade e com baixa variabilidade de rendimentos que podem ser encontradas em diversos setores da economia. Em relação ao mercado de ações americano, os preços já parecem bem esticados em nossa opinião. Petróleo continua em recuperação, atingindo a máxima do ano. O mercado parece ter entendido que a demanda permanecera elevada e que a oferta americana já começa a diminuir O preço do ouro subiu recentemente devida a forte aversão a risco dos mercados,. Mas esse tipo de investimento deve ser enxergado como tático e de curto prazo, na nossa visão, devido ao alto custo de

carregamento.

No momento atual, a cotação do dólar em relação ao Real depende muito mais da evolução das politicas econômicas brasileiras dos que que das americanas. Com um cenário politico bem agitado, a volatilidade deve permanecer alta. Piores resultados econômicos e questões politicas relevantes na Europa podem voltar a aumentar a volatilidade do preço do euro contra o dólar americano. Crescimento global 3.3% Comentários Com a recente recuperação do preço do petróleo, o mercado de High Yield já apresenta uma recuperação. Mas o mercado continua direcionando seu fluxo para ativos de alta qualidade versus ativos de baixa qualidade. O que aumenta ainda mais a compressão dos juros pagos por esses papeis. Para clientes que têm mais apetite a risco, alguns ativos de renda fixa de paises emergentes ainda apresentam relações favoráveis de retorno/risco. Comentários O crescimento global continua lento. Entre os países desenvolvidos, os EUA tentam começar um ciclo de aperto monetário na contramão dos outros países do grupo, mas encontram dificuldade. Na China a preocupação aumenta sobre a real capacidade do governo de reequilíbrio económico. Os países emergentes comecam a se recuperar com valorizacao das

(3)

Especial: Trump

Por que Trump é um forte candidato a presidência dos EUA?

Primeiramente, o mercado foi surpreendido com a candidatura do Donald Trump como candidato a presidência dos EUA pelo partido republicano. E recentemente, o mercado foi surpreendido por uma corrida presencial muito mais apertada do que o esperado. Segundo a CNN, Hillary Clinton tem uma média de 45% de apoio, enquanto Donald Trump uma média de 43%.

De fato, durante os meses de março e abril, as sondagens indicavam Clinton bem a frente de Trump, com uma diferença de dois dígitos entre os candidatos. Para a maioria dos estrangeiros e para muitos americanos é difícil de entender porque um homem tão“polêmico”, para ser gentil, conseguiu ganhar tanto espaço na política americana. Segundo pesquisa do Gallup, uma pesquisa feita em maio desse ano mostrou que as 3 principais insatisfações dos americanos são: a economia, o governo e o desemprego. Até ai, nenhuma novidade. O que preocupa é o quanto as pessoas estão chateadas com esses temas.

De fato, apesar dos mercados enxergarem com bons olhos a recuperação, lenta é bem verdade mas mesmo assim presente, da economia americana, o americano médio não está nada feliz. A sensação de riqueza do americano diminuiu bastante nos últimos anos. Segundo o Pew Research Center, 83% das famílias de classe média nos EUA viram sua renda, ajustada a inflação, diminuir de 1999 a 2014. As crises no mercado de ações americanos de 1998-2000 e 1998-2000-2002 impactaram significativamente as economias da classe média americana. E a crise no mercado imobiliário americano em 2008 exacerbou a dizimação de suas economias. Segundo o Employee Benefit Research Institute, 54% dos Americanos adultos não tem 25 mil dólares em economias no Banco. Isso explica porque, segundo o Bureau of Labor Statistics, 27% dos americanos pretendem continuar trabalhando depois dos 65. Mas se engana quem pensa que o americano pretende trabalhar mais tempo porque pretende viver mais, já que, segundo estudo da Stanford University, os 5% americanos mais ricos aumentaram sua expectativa de vida em 3 anos nos últimos 14 anos, enquanto os 5% mais pobres não tiverem nenhum acréscimo na expectativa de vida.

Sendo assim, é fácil de entender porque o americano de classe média, sem muita instrução, está bastante chateado e enxerga em Donald Trump uma“salvação” por trás da palavra “mudança”.

O mercado financeiro parece ainda duvidar da capacidade de Trump levar as eleições e espera uma continuidade da política econômica atual, com a eleição da Hillary para presidência dos EUA. Então, uma possível eleição do Trump, impactaria negativamente os mercados por causa da ruptura e da falta de definição da nova política econômica.

(4)

Indicadores

UNDERWEIGHT NEUTRAL OVERWEIGHT

Fixed Income (Renda Fixa) Cash

(Dinheiro líquido)

Atual Atual Anterior High Grade

(Crédito de primeira linha))

Atual Atual Anterior High Yield

(Crédito de alto retorno)

Atual Anterior Equities (Ações)

EUA Atual AtualAnterior Atual Desenvolvidos Atual AtualAnterior

Emergentes AtualAnterior Atual Alternatives (Alternativos)

Alocação Tática

Índices de Mercado Mês Ano 1 ano 3 anos 5 anos

S&P 500 EUA 1.53 2.59 -0.50 28.59 55.89

MSCI World All Cap Mundo 0.31 1.08 -5.69 14.41 24.09

Euro Stoxx 50 Europa 1.16 -6.25 -14.21 10.61 7.04

MSCI EM Mercados Emergentes -3.90 1.68 -19.59 -19.97 -30.87

Barclays Global Aggregate Investment Grade -0.11 7.63 7.54 1.80 1.40

Barclays Global High Yield High Yield 0.77 8.29 2.01 3.29 5.47

USD/BRL Dolar/Real 2.77 -7.91 14.37 19.04 17.88

Source: Bloomberg & Morningstar Date: 05/31/2016

(5)

Algumas alternativas de Investimentos

1- Investimento em títulos Argentinos

Enxergamos alguns títulos de renda fixa Argentinos de 10 anos que hoje negociam acima de

7% podendo chegar a 6%, favorecendo o preço dos ativos. Acreditamos que o rali será

impulsionado pelo valor relativo, em relação a outros ativos mundiais (vide gráfico abaixo), e a

precificação da melhora do rating dos papeis daqui para frente.

(6)

2- Apostas na queda do SPY

O SPY (ETF do índice S&P500) andou bem rápido nos últimos dias e agora atingiu uma

resistência que, desde maio do ano passado, vem sendo respeitada (por volta de 209.90 / 210).

Pelo menos 5 vezes chegou a essa resistência, perdeu forca e voltou a cair. Tem sido assim nos

últimos 12 meses.

Isto somado a baixos lucros e uma possível alta dos juros nos fazem sugerir uma operação que

se beneficie de uma eventual queda do principal Índice de ações americano.

(7)

Warning:

This material has been prepared by individual traders or sales personnel of XP Securities and not by any member of a research department of XP Securities or affiliated companies. It is intended only to provide observations and views of these traders or sales personnel, which may be different from, or inconsistent with, the observations and views of research department analysts of XP Securities or affiliated companies, other XP Securities traders or sales personnel, or the proprietary positions of XP Securities or affiliated companies. Observations and views expressed here in may be changed by the trader or sales personnel at anytime without notice. XP Securities accepts no liability for loss arising from the use of this material and/or of any information contained in this material.

This material does not purport to contain all of the information that an interested party may desire and, in fact, provides only a limited view of a particular market. It is not investment research, or a research recommendation, as it does not constitute substantive research or analysis. The information provided is not intended to provide a sufficient basis on which to make an investment decision and is not a personal recommendation. While it has been obtained from or based upon sources believed by the trader or sales personnel to be reliable, each of the trader or sales personnel and XP Securities does not represent or warrant its accuracy or completeness and is not responsible for losses or damages arising out of errors, omissions or changes in market factors.

This material is provided for informational purposes and does not constitute an invitation or offer to subscribe for or purchase any of the products or services mentioned. The information in this commentary is from public sources that are believed to be accurate, may change at anytime and is for informational purposes only. It is not intended to be an offer, recommendation or solicitation to buy, sell or hold any security. Investment decisions should be made after consulting with your investment professional. This information may be an interpretation and is not guaranteed by XP Securities. Past performance is no guarantee of future returns. Investors may experience an investment gain or loss.

Referências

Documentos relacionados

Um dos sistemas de aquecimento de fluidos mais utilizados na indústria é o trocador de calor, inclusive na indústria petroquímica, como é o caso do LAMP, um sistema com

17 Alta Gerência CUIDADO PARA NÃO AUMENTAR A CRISE PARA VOCÊ Luiz Marins?. 18 Alta Gerência DÊ UM SHOW

Outra desvantagem da utilização de modelos veículo seguidor existentes para a representação de ônibus é a não consideração da ocupação do veículo (relativo à massa), nem

diferentes tempos correspondem em cada caso as diferencias de espessura e área de contato das gotículas..

Os dados levantados mostraram que a escola possui uma organização administrativa considerada “satisfatória”, porém,precisando melhorar em vários aspectos como,

O sistema descrito pelo modelo de três estados foi investigado por meio de continuação paramétrica com os novos parâmetros e na faixa para os casos em que o modelo de

A avaliação do comportamento das infecções hospitalares através do tempo permite a identificação de surtos, por meio da curva endêmica de infecção hospitalar na unidade de

Interpelação Parlamentar ao Governo Regional: Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social Senhora