• Nenhum resultado encontrado

70% dos acordos ficam abaixo da inflação e trabalhadores ficam com salário menor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "70% dos acordos ficam abaixo da inflação e trabalhadores ficam com salário menor"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

twitter.com/

diariosp

www.facebook.com/

diariosp

Ano 138 / N.º 45.313/ Publicidade: (11) 2337-7081

Fale com o Diário:

(11) 2337-7084

SIGA O DIÁRIO DE S. PAULO

www.spdiario.com.br

diário

de S.Paulo

APENAS R$

1,90

APENAS R$

1,90

EDIÇÃO NACIONAL

DOMINGO

11/04/2021

OLÁ,

Confira o novoPORTALdo Jornal Diário de SP em WWW.SPDIARIO.COM.BR

Bolsonaro chama

Doria de ‘patife’

e critica STF por

fechamento de igrejas

Irã lança novas

centrífugas em meio

às negociações para

EUA retomarem

acordo nuclear

70% dos acordos

ficam abaixo

da inflação e

trabalhadores ficam

com salário menor

Mundo

Política

Saúde

Economia

Abel Ferreira acertou detalhes

finais na equipe titular que

enfrentará o Flamengo

P10

Treinador fará alterações no

Timão diante do Bugre após duas

semanas de treinamentos

P11

Tricolor vence com

facilidade e lidera o

Grupo B

P12

Com cabeça na Libertadores, Peixe

vai a campo com garotos, tem gol

anulado e não sai do empate

P13

A população e o comércio têm seguido as regras, o que nos fez decidir pela liberação

de alguns setores de forma segura e seguindo os protocolos sanitários”

P5

Ilhabela ignora medidas de

Doria e permite abertura

de bares e restaurantes

Jovens com Covid-19 são maioria

nas UTIs pela primeira vez no Brasil

O número de pessoas sem comorbidades que

precisam de ventilação mecânica também saltou

P6

Palmeiras

Corinthians

São Paulo

Santos

Elenco faz último treino

em Brasília antes da

disputa da Supercopa

Mancini esconde as

mudanças, mas dará chance

a Vitinho no domingo

São Paulo dá show no

Morumbi e goleia o São

Caetano pelo Paulistão

Reservas do Santos ficam

no zero com Botafogo-SP

em retorno do Paulistão

Foto: Tempur

a/

iS

tock

O presidente Jair Bolsona-ro (sem partido) voltou a atacar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Em visita a São Se-bastião, no Distrito Federal, o mandatário disse que Do-ria é ‘patife’ e que proibir cultos é um ‘absurdo’. P2

Mais de 70% dos acordos de negociações salariais fecha-dos em fevereiro deste ano tiveram reajuste abaixo da in-flação, de acordo com dados levantados Dieese e divulga-dos pela Folha de S. Paulo. P5

Na esteira das negociações em Viena sobre a energia nu-clear iraniana, e as relações entre Teerã e as grandes po-tências, o Irã anunciou neste sábado (10) novos avanços em seu programa nuclear. P7

(2)

dia a dia

POLÍTICA

Bolsonaro chama Doria de

‘patife’ e critica STF por

fechamento de igrejas

Da Redação

O

presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a atacar o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) e o Supremo Tribunal Federal (STF). Em visita a São Sebastião, no Distrito Federal, o mandatário disse que Doria é ‘patife’ e que proibir cultos é um ‘absurdo’.

“Lamento os super-poderes que o STF deu aos estados e aos governadores para fe-char, inclusive, igrejas

de cultos religiosos. É um absurdo dos ab-surdos. Está valendo o decreto do governa-dor”, disse.

“Parece que essa patife de São Paulo quer que-brar o estado, queque-brar o Brasil, para depois me apontar como res-ponsável”, disparou, sem citar o nome do governador tucano. O capitão da reserva também que tenha as-pirações ditatoriais. “O pessoal que me acusa de ditador nunca viu uma palavra minha e um só gesto que eu fu-gisse da Constituição. Muitos que me acusam fogem.”

Ex-presidente brasileiro foi entrevistado por programa italiano

Segundo o presidente, proibir cultos religiosos é “absurdo dos absurdos”

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução G Mina

s Ger

ais

Lula pede ajuda à Itália para

‘governança global’ contra a Covid-19

Da Redação

O ex-presidente Luiz Iná-cio Lula da Silva fez um apelo nesta sexta-feira (9) ao governo italiano para ajudar na criação de uma “governança mundial” para combater a pandemia do novo coronavírus. Durante entrevista ao programa italiano Tg2 Post, o petista afirmou que “o Brasil tem um governo totalmente irresponsável” na gestão da emergência sanitária e “desrespeitoso com a população”.

“A Covid é um flagelo que deve ser enfrentado mun-dialmente. Já falei sobre isso a várias lideranças. Quero dizer também à Itália, que presidirá o G-20, e ao primeiro-ministro Mario Draghi, que crie uma

governança global para combater a pandemia”, afirmou Lula, garantindo que também falará com o papa Francisco.

No programa italiano, Lula voltou a criticar o atual chefe de Estado, Jair Bolso-naro, chamou ele de “ge-nocida” por seu comporta-mento e afirmou que deve enfrentá-lo nas próximas eleições presidenciais de 2022.

Segundo ele, se o país ti-vesse um governo respon-sável, que incentivasse o isolamento social e o uso de máscaras, a situação seria outra, mas ao invés disso as pessoas vão para a praia. “Só o Brasil não quer um lockdown porque temos um presidente genocida. É uma palavra forte mas estou me referindo a um presidente [Bolsonaro] que

está levando a população brasileira ao genocídio”, enfatizou Lula.

Atualmente, o território brasileiro vive o pior mo-mento da pandemia, com recordes diários de mortes e colapso no sistema de saúde pública. Desde o início da crise sanitária, o país acumula mais de 348 mil mortes e 13,3 milhões de casos de Covid-19. Para o líder da esquerda brasileira, a situação crítica vai continuar até que haja vacina para todos, mas os imunizantes não podem ser administrados pelo mercado.

Sobre uma possível can-didatura para disputas as próximas eleições presi-denciais, Lula garantiu que, “se as condições forem boas”, irá concorrer em 2022 contra Bolsonaro,

porque “a situação no Bra-sil piorou”.

“As condições de visa são críticas, nos anos do meu governo o Brasil foi dife-rente, os cidadãos tinham orgulho de seu país, as desigualdades eram meno-res”, acrescentou o petis-ta, que também acusou o ex-juiz federal Sergio Moro de condená-lo injusta-mente.

“Moro se enganou, men-tiu. Eu disse a ele: você quer me condenar porque cometi um crime gravíssi-mo, permiti que os pobres frequentassem as universi-dades, dei-lhes dignidade e direitos”, finalizou.

Segundo pesquisas eleito-rais, Lula aparece numeri-camente à frente de Bolso-naro nas intenções de voto no pleito de 2022.

(3)

DIÁRIO DE S. PAULO - DOMINGO/ 11 DE ABRIL DE 2021

3

Sob presidência da bolsonarista

Bia Kicis, CCJ da Câmara vota

quatro projetos em um mês

Da Redação

A

pós um mês sob a presidência da deputada bolso-narista Bia Kicis (PSL-DF), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) votou relatórios de quatro projetos de lei e analisou um recurso, segundo registros da Câmara dos Deputados.

Ferrenha defensora do presidente Jair Bolsonaro no Congresso, Bia Kicis as-sumiu o comando do CCJ em 10 de março e colecio-na atritos com integrantes da comissão, o que tem dificultado o andamento dos trabalhos.

A CCJ é considerada a mais importante comis-são da Câmara porque é responsável por verificar a constitucionalidade dos projetos apresentados. O colegiado analisa se as propostas estão de acordo com a Constituição e deci-de se deci-determinada maté-ria deve ser arquivada ou admitida.

Os quatro projetos ana-lisados pela comissão no primeiro mês de Bia Kicis eram de interesse da oposição, que, por isso, retirou a obstrução para que pudessem ser votados. Todos foram aprovados com orientação favorá-vel de siglas contrárias ao governo de Bolsonaro. Na última quinta-feira (8), a comissão chegou a votar 41 itens, mas todos relacionados às redações finais de projetos que já tinham sido analisados pela CCJ em 2019. Como se tratavam de textos já dis-cutidos, as redações foram votadas em bloco, dispen-sando análise individual de cada um deles.

‘Advogada de Bolsonaro’,

diz opositora

Segundo líderes e inte-grantes da comissão, a conduta da deputada tem prejudicado o andamento das votações.

Para o deputado Marcelo Freixo (PSOL-RJ), a CCJ será “muito prejudicada” pela presidência da depu-tada.

“Ela não tem postura

com-Para o presidente, a CPI foi feita para “perseguir” e “tumultuar” seu governo

Conduta da deputada trava sessões da mais importante comissão da Câmara,

afirmam adversários

Foto: Reprodução Foto: Gus ta vo S ale s / Câmar a dos Deput ados

CPI da Covid deveria investigar prefeitos e governadores também

Da Redação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse, neste sábado (10), que a CPI da Co-vid-19 não deveria investigar apenas o governo federal, mas também prefeitos e governa-dores. Segundo o presidente, muitos dos recursos envia-dos pelo governo federal não foram usados corretamente pelos estados e municípios. Bolsonaro também afirmou que a CPI é obra da esquerda, feita para “perseguir” e “tu-multuar” seu governo. “Não pode, por exemplo, essa CPI investigar prefeitos e governadores, onde alguns desviaram recursos. Eu man-dei o recurso pra lá, eu sou o responsável? então é uma

CPI feita pela esquerda para perseguir, para tumultuar (...) Eu conheço alguns senado-res, conversei com alguns, a ideia é investigar todo mundo, sem problema nenhum (...) a lei nasceu para todos”, disse Bolsonaro.

Na última quinta-feira feira (8), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, determinou que o Senado instale uma CPI para apurar possíveis omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19.

“Quer fazer justiça? Quem sumiu com o dinheiro, fui eu? Era pra preparar a rede hospitalar, quantos prepara-ram? Se é pra fazer CPI, é todo mundo”, completou Bolsona-ro neste sábado (10).

patível com a responsabi-lidade do cargo. A reação da oposição é proporcio-nal. Não queremos obs-truir, mas não podemos naturalizar os absurdos”, disse o deputado.

A deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS), afirma que a deputada tem tentado “tolher” as falas dos parlamentares e se comporta como advogada do presidente.

“Ela não pode tolher a pa-lavra de um parlamentar e se comportar como advo-gada do Bolsonaro e não como presidente da prin-cipal comissão da Câmara. Isso é inaceitável”, disse.

(4)

dia a dia

POLÍCIA

Dois policiais militares são

presos por homicídio qualificado

Da Redação

D

ois policiais

milita-res, de 27 e 31 anos, foram presos na tarde de sexta-feira (9), no 7° Batalhão da Polícia Militar de Soroca-ba (SP).

De acordo com o boletim de ocorrência de captura de pro-curado, registrado no Plan-tão Norte da Polícia Civil, os dois se entregaram de forma voluntária sob orientação de um advogado. Os policiais já haviam sido afastados por suspeita de envolvimento no crime, em julho de 2020. Segundo apurado pelo G1 e confirmado pela Polícia Civil, as prisões têm relação com o desaparecimento de Afonso Domingo Silva, em Tapiraí (SP), no dia 4 de julho. Ainda segundo a polícia, apesar de várias diligências e buscas te-rem sido realizadas, até hoje o corpo dele não foi encon-trado. Um terceiro suspeito segue foragido.

Em nota, a Polícia Militar in-formou que “cumpriu man-dado de prisão preventiva em desfavor aos dois policiais militares encaminhando-os ao Presídio Militar Romão Gomes e instaurou um In-quérito Policial Militar que é instruído pela Corregedoria da Polícia Militar”.

Porém, a corporação não informou a qual crime estão relacionadas as prisões.

Balada irregular tinha 77 pessoas sem máscara e em espaço pequeno na Zona Leste

de SP. Já no Centro, mais de 80 pessoas jogavam em bingo clandestino

Prisão ocorreu no 7° Batalhão da Polícia Militar, em Sorocaba (SP). As prisões têm relação

com o desaparecimento de Afonso Domingo Silva, em Tapiraí (SP), no dia 4 de julho

Foto: D

ivulg

ação

Foto: Moniele Nogue

ir

a/

TV TE

M

/Arquivo

Polícia e Procon fecham festa e bingo clandestinos em SP

Da Redação

Operações realizadas na madrugada deste sábado (10) pelo Procon em parceria com a Polícia Civil para conter a propagação do coronavírus na capital paulista fecharam um bingo clandestino e uma balada que estava operando irregularmente.

Eventos e aglomerações estão proibidas em todo o estado, que enfrenta colapso do sis-tema de saúde e explosão de casos de coronavírus. O bingo clandestino funcio-nava na rua Dona Veridiana, na Santa Cecília, Centro da capital.

Mais de 80 pessoas estavam jogando em maquininhas quando o local foi descoberto, por volta das 22h de sexta-fei-ra (9), sendo 36 homens e 58 mulheres, de diversas idades.

Jogos de azar são proibidos no país. Pela legislação brasilei-ra, são considerados jogos de azar aqueles que dependem exclusivamente da sorte dos participantes.

Foram apreendidas 50 máqui-nas de vídeo-bingo.

O responsável pelo local foi levado à delegacia e registrado um termo circunstanciado por contravenção por jogos de azar e descumprimento das medidas protetivas vigentes durante o período de pande-mia.

Festa clandestina em Guaia-nazes

Já na rua Mário Ferraz, em Guaianazes, na Zona Leste da capital, a operação conjun-ta localizou uma balada que estava irregularmente aberta e realizava festas noturnas. Mais de 77 pessoas, a maioria jovens, estavam no local - a maioria sem máscara.

Eles irão responder pelo crime previsto no artigo 268 do Código Penal, que é o descumprimento de medida sanitária preventiva. O depu-tado federal Alexandre Frota acompanhou a operação.. Ao entrarem, os policiais

constataram que ninguém observava o distanciamento social recomendado e sequer usavam máscaras de proteção. Além disso, o palco dos even-tos era um ambiente confi-nado de pequenas dimensões com parca ventilação.

Foram apreendidos equipa-mentos de som, máquinas de cartão e instrumentos musi-cais.

A Vigilância Sanitária e o Procon também autuaram o local, por estar aberto ilegal-mente.

Relembre o caso

Segundo o boletim de ocorrência do desapareci-mento, vizinhos e familiares de Afonso Domingo Silva encontraram no dia 4 de julho de 2020 móveis da casa revirados, sangue e cápsulas de calibre 380.

No mesmo dia, um acidente envolvendo uma viatura da PM foi registrado no quilô-metro 12 da vicinal José Wal-demar Mazer, na área rural de

Tapiraí. Dois policiais capota-ram o veículo e tivecapota-ram feri-mentos leves. Uma sindicân-cia foi instaurada para apurar a causa do acidente.

Ao mesmo tempo, a Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso do desa-parecimento e conseguiu levantar provas do envol-vimento dos dois policiais e ainda de uma terceira pessoa que continua foragida. Uma amostra de sangue

en-contrada no compartimento de preso da viatura que ca-potou era compatível com a de Afonso. No carro, a polícia ainda encontrou a coleira do cachorro pit bull que estava com a vítima no dia do crime. O objeto foi identificado por testemunhas que conheciam a vítima.

Além disso, uma imagem de segurança de um posto de combustíveis mostra o terceiro suspeito entrando na

viatura com os policiais antes do crime.

Na época, o 40º Batalhão da Polícia Militar do esta-do de São Paulo instaurou um inquérito para apurar o suposto envolvimento dos PMs feridos no acidente com o desaparecimento do jovem. As armas dos policiais foram apreendidas, além do estojo e projéteis encontrados perto da casa do jovem desapare-cido.

(5)

dia a dia

DIÁRIO DE S. PAULO - DOMINGO/ 11 DE ABRIL DE 2021

5

ECONOMIA

Ilhabela ignora medidas de

Doria e permite abertura

de bares e restaurantes

Da Redação

O

prefeito de Illabela (SP), Toninho Colucci, passou a permitir o atendi-mento presencial em bares e restaurantes, mesmo na fase vermelha do Plano SP do governo do estado.

Segundo o decreto de Ilha-bela válido para este fim de semana, bares e restauran-tes podem funcionar com até 35% da capacidade e distância de 1,5 m entre as mesas, desde que as re-servas sejam feitas previa-mente.

Salões de beleza e áreas comuns em hotéis também foram liberados, além do atendimento presencial em lojas de material de cons-trução com 35% da capaci-dade.

“Temos queda nos casos e óbitos na cidade, se compa-rados aos meses anteriores.

Dados do Dieese mostram que os reajustes salarias não estão repondo a alta da inflação

A população e o comércio têm seguido as regras, o que nos fez decidir pela liberação de alguns

se-tores de forma segura e seguindo os protocolos sanitários”, disse o prefeito Toninho Colucci (PL)

Foto: s

hut

ter

stock

Foto: Reprodução

70% dos acordos ficam abaixo da inflação

e trabalhadores ficam com salário menor

Da Redação

Mais de 70% dos acordos de negociações salariais fechados em fevereiro deste ano tiveram reajus-te abaixo da inflação , de acordo com dados levanta-dos pelo Departamento In-tersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e divulgados pela Folha de S. Paulo. Dados preliminares mostram que a situação se manteve em março.

Se os reajustes ficam abai-xo da inflação, na prática, o salário está encolhendo. Isso porque com a alta nos preços , sobretudo de alimentos, energia elétri-ca e transportes, o poder de compra do trabalhador fica menor. Em fevereiro, os salários perderam, em média 0,55%.

Somando aos cortes de

salários do ano passado, a renda do trabalhador brasileiro está bastante prejudicada. Entre abril e dezembro de 2020, 9,8 milhões de empregados participaram do programa de manutenção do empre-go, que cortou salários e jornadas, segundo o Minis-tério da Economia .

O índice mais utilizado para negociações salariais é o INPC que, nos últimos 12 meses, avançou 6,94%. Já a inflação , medida pelo IPCA , subiu 6,10% no mesmo período. Mesmo o INPC estando acima do IPCA, os acordos não têm conseguido alcançá-lo. Uma análise do Salariôme-tro, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), estima que 74% dos acordos ficaram abaixo do INPC em fevereiro.

Luís Ribeiro, responsável pelo Sistema de

Acompa-nhamento de Informações Sindicais do Dieese, avalia à Folha que a pandemia de Covid-19 prejudica as

negociações dos trabalha-dores. “A inflação alta é uma questão, mas com o quadro atual o pessoal está

priorizando [nas negocia-ções] outras discussões, como garantia de emprego e as questões sanitárias”. A população e o comércio

têm seguido as regras, o que nos fez decidir pela

liberação de alguns setores de forma segura e seguindo os protocolos sanitários”,

disse o prefeito Toninho Colucci (PL)

O governo deve informar

o Ministério Público pelo descumprimento do decre-to estadual.

(6)

dia a dia

SAÚDE

O número de pessoas sem comorbidades que precisam de ventilação mecânica

também saltou

Foto: Tempur

a/

iS

tock

Jovens com Covid-19 são maioria

nas UTIs pela primeira vez no Brasil

Da Redação

Pela primeira vez desde o início da pandemia de Co-vid-19, pessoas com menos de 40 anos são maioria nas Unidades de Tratamento Intensivo ( UTI ) no Brasil. Em março, a taxa bateu recorde, com 52,2% dos leitos ocupados por jovens, de acordo com dados da plataforma UTIs Brasileiras, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib). Além do aumento na taxa de jovens que ocupam as UTIs com Covid-19, também subiu o número de pacientes graves com necessidade de

ventila-ção mecânica que não têm comorbidades . 58,1% dos pacientes internados pre-cisaram de respiradores em março, um salto de quase 40% em relação ao patamar do final de 2020.

Atualmente, os pacientes sem comorbidades que são internados em UTIs representam um terço do total - até fevereiro, eram um quarto dos casos. Em entrevista à Folha de S. Paulo, Ederlon Rezende, coordenador da plataforma UTIs Brasileiras, diz que o novo quadro da pandemia no Brasil pode sugerir ao menos três conclusões. A primeira é que as novas variantes do novo

corona-vírus (Sars-Cov-2) de-vem ser mais agressivas. A segunda é que a falta de cuidados da população com relação ao distanciamento social pode estar prejudi-cando, sobretudo, os mais jovens. Por fim, também dá para concluir que a vacina-ção dos idosos tem ajudado a conter os casos mais gra-ves nessa faixa etária. Comparando com o período entre dezembro e feverei-ro, as internações em UTIs entre menores de 40 anos saltaram 16,5% em março, incremento que engloba milhões de pessoas. No mesmo período, as inter-nações em UTIs de pessoas acima de 80 anos

despen-Mortes de profissionais da

saúde por Covid despencam

após vacina, dizem estudos

Da Redação

L

evantamentos

preliminares de casos e mortes por Covid-19 entre profissionais de saúde mostram que a vacina-ção da categoria, iniciada em janeiro deste ano, começa a surtir efeito.

Não há estudos conduzidos apenas com imunizados, e os parâmetros de avaliação divergem entre diferentes instituições, mas o avanço da imunização traz alento e esperança a quem trabalha na linha de frente do combate à doença.

O Conselho Federal de Me-dicina (CFM), por exemplo, aponta uma queda de 83% no número de médicos mortos em março, na comparação com janeiro, período em que grande parte dos profissio-nais de saúde começou a ser vacinada. Em janeiro, 59 pro-fissionais morreram no país, confirme o CFM. Em feverei-ro, o número caiu para 24 e, em março, foram apenas 10. “São trabalhos muito iniciais, mas sinalizam um caminho

de melhora, como ocorreu em outros países”, diz Helena Carneiro Leão, vice-correge-dora do CFM.

Queda no número de casos

No Ceará, um levantamento da Escola de Saúde Pública do estado concluiu que a vaci-nação fez despencar os casos de infecção nos profissionais de saúde após a aplicação das duas doses da vacina Corona-Vac, impedindo que a segunda onda da pandemia se disse-minasse entre a categoria. Enquanto na população do estado foram notificados 32.768 casos entre 8 e 14 de março — 74,6% a mais do que no pico de 2020 —, entre os profissionais de saúde houve queda de 72%, com apenas 355 infecções registradas. No estado, 238 mil funcionários do setor (93,5% do total) já receberam as duas doses da CoronaVac.

Superintendente da Escola de Saúde Pública do Ceará, Marcelo Alcântara avalia que houve tempo para a imuni-zação ocorrer antes da nova onda, no fim de fevereiro. “Entre os profissionais de saúde não temos uma segun-da onsegun-da, e a única diferença

entre um grupo e outro é a vacinação. Isso é sinal de que a imunização funcionou mui-to bem,” diz ele.

Em alguns estados é possível observar que a disseminação da doença entre profissionais de saúde está menor do que na população em geral. Em Pernambuco, enquanto os casos confirmados de Co-vid-19 entre trabalhadores na saúde caíram 9% em março em relação a janeiro, na po-pulação em geral houve alta de 27%.

Na Bahia, os casos confir-mados no estado cresceram 25,8% em março, se com-parados a janeiro. Entre os profissionais de saúde, houve uma queda de 24,4%.

No Paraná, segundo dados da Secretaria de Saúde, em de-zembro de 2020 os profissio-nais de saúde representavam 3,4% dos casos positivos. No dia 31 de março, correspon-diam a 2,3% dos casos. No Hospital das Clínicas de São Paulo, onde mais de 20 mil funcionários foram vacinados, houve redução de casos, com efetividade de até 73,8%. Na terceira semana de janeiro, quando começou a

Levantamentos preliminares mostram que a vacinação da categoria, iniciada em

janeiro deste ano, começa a surtir efeito

Foto: P

ix

ab

ay

caram 42%.

“Embora os dados mos-trem que a vacina pode estar tendo o efeito espera-do entre os mais velhos já imunizados, eles também

revelam que, ao se acharem imbatíveis, os jovens, mui-tos sem qualquer comorbi-dade, são agora as maiores vítimas da epidemia”, afirma Ederlon à Folha.

imunização, foram registra-dos 16,2 mil novos casos de Covid-19 na cidade, enquanto no complexo hospitalar, hou-ve 51. Na última semana de março, os casos no município alcançaram 23,9 mil, mas no HC foram 46. Segundo o hos-pital, sem a vacina, o número poderia ter ultrapassado 175. No hospital Sírio Libanês, houve redução de 30% no absenteísmo — ausências ou afastamentos — de fun-cionários da linha de frente, por Covid-19 ou síndromes gripais, se comparados os pe-ríodos pré e pós imunização. “É uma redução sensacional, pois aumentamos a presença

de pacientes, de colaborado-res, e, ainda assim, reduzi-mos o afastamento”, afirma Octávio Augusto Camilo de Oliveira, Coordenador Médico da Saúde do Colaborador. Segundo ele, de janeiro para cá, o hospital ampliou o número de leitos dedicados a pacientes com Covid-19 e contratou 900 funcionários. Na Santa Casa de Araraquara, município paulista onde 93% dos casos são da variante bra-sileira P.1 do vírus, levanta-mento com 980 profissionais de enfermagem e apoio, ex-cluindo médicos e residentes, mostrou apenas dois casos desde 10 de março passado.

(7)

dia a dia

DIÁRIO DE S. PAULO - DOMINGO/ 11 DE ABRIL DE 2021

7

MUNDO

Novas centrífugas estão atualmente sendo testadas para verificar “estabilidade mecânica” mas

per-mitirão que o Irã dê um grande passo na direção de acelerar sua produção de urânio enriquecido

Foto: Reuter

s

Irã lança novas centrífugas em meio às

negociações para EUA retomarem acordo nuclear

Da Redação

Na esteira das negociações em Viena sobre a energia nu-clear iraniana, e as relações entre Teerã e as grandes po-tências, o Irã anunciou neste sábado (10) novos avanços em seu programa nuclear, sob o risco de complicar as discussões que serão retoma-das na quarta-feira (14) sobre a volta dos Estados Unidos ao acordo nuclear de 2015. Durante uma cerimônia oficial realizada por meio de videoconferência, o presi-dente iraninao Hassan Roha-ni lançou neste sábado (10) a produção de uma linha de 164 centrífugas IR-6. Elas são dez vezes mais poderosas do que os antigos IR-1s usados pelo Irã antes do acordo nu-clear de 2015. O Irã também lançou o comissionamento de 30 centrífugas IR-5. É importante ressaltar que a televisão iraniana mos-trou em suas imagens duas centrífugas gigantes do tipo IR9, cerca de 50 vezes mais potentes do que as IR-1s, as únicas que o Acordo de Viena permite que o Irã use para

fins de produção.

Essas novas centrífugas, ins-taladas no complexo nuclear de Natanz, no centro do Irã, estão atualmente sendo tes-tadas para verificar “estabi-lidade mecânica”, anunciou o presidente Rouhani, mas permitirão que o Irã dê um grande passo na direção de acelerar sua produção de urânio enriquecido. Como parte do acordo de 2015, o Irã se comprometeu a usar apenas centrífugas velhas e manter apenas 350 quilos de urânio pouco en-riquecido, lembra o corres-pondente da RFI em Teerã, Siavosh Ghazi. Com essas novas centrífugas, o estoque de urânio enriquecido do Irã já atingiu 5 m quilos.

Teerã também produziu 60 quilos de urânio enriquecido a 20%, o que está mais pró-ximo do limiar militar. Mas o presidente Hassan Rouhani repetiu durante a cerimônia organizada para o Dia Nacio-nal da Tecnologia Nuclear que o programa nuclear de seu país era puramente “pa-cífico”.

O Acordo de Viena está fra-gilizado desde que os Estados

Unidos o abandonaram uni-lateralmente em 2018, sob o governo do ex-presidente Donald Trump, restaurando uma avalanche de sanções econômicas e financeiras contra o Irã. Em resposta, Teerã começou a se livrar de seus compromissos assina-dos durante o acordo nuclear a partir de maio de 2019, e o ritmo se acelerou nos últimos meses.

Propostas “muito sérias” de Washington ao Irã

Os anúncios deste sábado podem complicar as nego-ciações de Viena esta semana entre a República Islâmica e os outros estados signatários do acordo de 2015 (Alema-nha, China, França, Grã-Bre-tanha e Rússia) sobre como reintegrar os Estados Unidos neste pacto concluído na Áustria.

O objetivo é chegar a um acordo entre Teerã e Wa-shington para o levantamen-to das sanções norte-ame-ricanas. Em troca, o Irã terá que voltar a limitar seu pro-grama nuclear novamente. Na sexta-feira (9), uma autoridade norte-americana disse, sob condição de

anoni-Ilha caribenha de San Vicente

fica coberta de cinzas após

erupção do vulcão La Soufrière

Da Redação

O

vulcão La Soufrière, que entrou em erupção na sexta--feira (9) no arquipélago caribe-nho de São Vicente e Grana-dinas, expeliu nuvens de cinzas por vários quiômetros e deixou um forte cheiro de enxofre pelo ar neste sábado (10).

A atividade vulcânica fez com que milhares de pes-soas fugissem em busca de lugares mais seguros. Casas, prédios e estradas ficaram cobertos. Cerca de 16 mil pessoas vivem em áreas que estão sob ordens de evacu-ação.

“A ilha de mais de 110 mil ha-bitantes parecia um paraíso invernal, apesar de coberta de cinzas”, escreveu o portal de notícias news784.com.

A visibilidade em algumas áreas era extremamente limitada, enquanto na capital Kingstown, no extremo oposto da ilha, a fumaça causou uma fina neblina de cinzas, segundo o portal “Os sanvicentinos acordaram com uma chuva de cinzas extremamente pesada e um cheiro forte de enxofre que agora avançaram para a capi-tal”, tuitou a agência local de emergências.

O primeiro-ministro Ralph Gonsalves informou neste sábado que não há forneci-mento de água em grande parte da ilha e que o espaço aéreo do país está fechado devido à fumaça. Cerca de 3 mil pessoas passaram a noite de sexta em abrigos.

“É uma grande operação que estamos enfrentando”, disse Gonsalves, à NBC News. Ele também disse que seu governo esteve em contato

com outros países que ofe-receram ajuda, entre eles a Guiana e a Venezuela.

La Soufrière

A erupção inicial de La Sou-frière, o vulcão mais alto de San Vicente e das Granadi-nas, expeliu cinzas quentes e fumaça para cerca de 6 mil metros de altura na manhã de sexta-feira.

Uma segunda erupção menor aconteceu ontem à tarde, gerando uma nuvem de cinzas de cerca de 4 mil metros de altura, segundo o centro de pesquisas sísmicas da Universidade das Índias Ocidentais.

La Soufriere, de 1.235 metros de altura, não entrava em erupção desde 1979, e sua maior erupção ocorreu há mais de um século, em 1902, quando mais de mil pessoas morreram.

Na sexta-feira (9) à tarde, todas as pessoas que habitam

Nuvem de cinzas expelida após várias explosões cobriu estradas, casas e prédios.

Cerca de 16 mil pessoas vivem em áreas que estão sob ordens de evacuação

Foto: RE U TER S/ Rober tson S. Henry

mato, que Washington havia feito indiretamente propostas “muito sérias” ao Irã para reativar o acordo e que os norte-americanos esperavam alguma “reciprocidade” da República Islâmica.

O novo presidente dos Esta-dos UniEsta-dos, Joe Biden, de-clarou que está pronto para entrar novamente no acordo e, portanto, suspender as sanções após as negociações. Por sua vez, o Irã se diz pronto para voltar à aplica-ção integral do texto, des-de que os Estados Unidos primeiro retirem todas as sanções que reimpuseram

ou instituíram contra Teerã, desde 2018.

Trocas “produtivas”

A União Europeia, que co-ordena as discussões entre o Irão e os seus parceiros, considerou “produtivos” os intercâmbios que acontece-ram esta semana em Viena. Segundo a Rússia, para “manter o ímpeto positivo das negociações”, diplomatas de países ainda signatários do acordo de Viena “vão se reu-nir novamente na próxima semana” na capital austríaca. Segundo Teerã, o encontro ocorrerá na quarta-feira, entre vice-chanceleres. a área vermelha de risco

fo-ram levadas para áreas mais seguras, informou a agência de gestão de desastres. As empresas Royal Caribbe-an International e Celebrity Cruises informaram em um comunicado que estão enviando dois navios para

ajudar nas tarefas de evacu-ação.

Os evacuados serão levados para abrigos em outras cida-des na cadeia de ilhas ou para outros territórios caribenhos que ofereceram ajuda, como Barbados e Santa Luzia, se-gundo a imprensa local.

(8)

nossa

opinião

Presidente

Editor-Chefe Elias Júnior

eliasjunior@spdiario.com.br

EDITORES

Comercial Tays Rosa

comercial@spdiario.com.br

Bancas Thiago Bernardo

bancas@spdiario.com.br

FALE COM O DIÁRIO

TEL. 11-2337-7081 DIRETORIA COMERCIAL TEL. 11-2337-7084 INTERIOR TEL. 17-3231-4441 CIRCULAÇÃO SEGUNDA À SEGUNDA TIRAGEM 31.500 EXEMPLARES Venda Avulsa Atendimento às bancas tel. 11-2337-7081 ATENDIMENTO AO LEITOR E ASSINANTE: TEL. 11-2337-7084 Doracy Moreira Kleber Moreira

Diretor

Editor de ArteMarcus Gouvea

marcus@spdiario.com.br

DiagramaçãoGabriel Moura

gabrielmoura@spdiario.com.br

DENÚNCIAS

redacao@spdiario.com.br

No Brasil da Cristandade, cuja

maioria optou lutar pelas

cau-sas espirituais, os dirigentes das

igrejas católica e protestante

(evangélica) ainda estão

ques-tionando a decisão - por 9

vo-tos contra 2 - dos ministros do

Supremo Tribunal Federal que

proibiu a presença dos fiéis nas

missas e cultos por causa do

aumento das contaminações e

mortes causadas pela pandemia

do mutante (variante) Corona

ví-rus (Covid 19), mesmo com elas e

todas demais religiões

cumprin-do tocumprin-dos os protocolos de

dis-tanciamento físico, uso de

más-cara no rosto e de álcool gel nas

mãos ...

No Brasil da Legalidade, cuja

maioria optou lutar pelas causas

politicas e sociais, é esperado que

boa pare do eleitorado esteja nas

ruas protestando contra o que

consideram um ataque à

gover-nabilidade da gestão Bolsonaro,

através do mando do Supremo

para que o Senado abra uma CPI

que apure possíveis crimes de

responsabilidade da Presidência

de República e do Ministério da

Saúde na condução das políticas

logísticas, médicas-hospitalares

e de vacinações. Os protestos

devem pedir que se é para ter

CPI visando a Presidência, que

tenha também também visando

governadores e prefeitos para os

quais o Supremo deu autonomia

para usar bilhões de Reais nos

combates à pandemia ...

Em tempo : não é de hoje que

cada vez mais o Supremo se

tor-nou um Poder acima do

Legis-lativo e do Executivo,

quebran-do os princípios de igualdade e

harmonia entre os 3 Poderes da

República Federativa do Brasil,

conforme reza a Constituição

Fe-deral de 1988. Por mais que pelas

ruas os brasileiros demonstrem

que são fortes nos combates, a

força da moral e do Espírito de um

povo pode e deve dar exemplo ao

mundo civilizado de que a ordem

e a lei são as nossas maiores

ar-mas, com DEUS sempre no

co-mando ...

Precisamos construir um plano

de recuperação econômica e

social sustentável para o Brasil

Passado um ano do início da pandemia do novo coronavírus, é inegável que a crise sanitária tirou do escuro e colocou sobre a mesa uma série de outras crises que assolam o povo brasileiro. Se antes nós, como sociedade - e o próprio Estado - não as queríamos ver, agora não temos opção. Precisamos enfrentá-las já! A realidade é que a desigualdade social é muito maior do que imaginávamos; a deficiência em nosso sistema educacional é muito mais grave do que acreditávamos; a destruição ambiental caminha para um ponto irreversível; a nossa economia sofre um dos maiores reveses das últimas décadas, com queda do PIB e quase 14 milhões de desempregados; o perigo que a nossa democracia corre é desesperadamente evidente; e a nossa sociedade, incluindo nos-sos “líderes”, parece mais preocupada nos embates das redes sociais, que muitas vezes priorizam a polarizam política e autopromoção, ao invés de buscar caminhos para a saída des-sas crises e que impeçam as altas diárias de mortos pela Covid-19.

É importante perceber que essa verdadeira crise civilizatória não é exclusividade do Brasil. Ao redor do mundo, podemos identificá-la em maior ou menor grau. E seu ponto mais crítico é sistematicamente negligenciado, combati-do com iniciativas internacionais pouco am-biciosas e, portanto, pouco eficientes: a crise ambiental e as mudanças climáticas, que têm relação direta com o aumento da desigualdade social do século XXI e o iminente colapso da economia ocidental.

A exemplo, o Brasil e os Estados Unidos an-davam de mãos dadas até o dia 20 de janeiro deste ano. Os dois países que tiveram o pior desempenho no combate à Covid-19 eram também os dois com uma agenda pró des-truição do meio ambiente e uma mentalidade desenvolvimentista do período pré Segunda Guerra Mundial. Não em todo o histórico recen-te, obviamenrecen-te, mas essa conjuntura atual se deve a mórbida afinidade entre o nosso atual presidente e o penúltimo deles. Com a saída de Donald Trump da Casa Branca, agora caminha-mos sozinhos como párias mundiais, enquanto os Estados Unidos reconfiguram a maioria de suas diretrizes de políticas públicas.

O presidente americano Joe Biden assumiu o Salão Oval e logo recolocou os EUA no Acordo do Clima de Paris, priorizou a vacinação e se dedicou à construção de um super pacote de recuperação econômica, com o fortalecimento de políticas sociais emergenciais. Aqui temos um presidente que dificulta o combate à pande-mia, trabalha pela destruição dos ecossistemas brasileiros, e age de forma indiferente ao colapso socioeconômico que vive o nosso povo. Os Estados Unidos e a Europa já perceberam que não existe uma “volta ao normal” e que o modelo anterior não mais funciona. A partir de agora só podem seguir em frente e a sobrevi-vência depende imperiosamente de uma re-tomada verde. Em suas comunidades, desen-volvem planos de recuperação com grandes investimentos em economia verde e de baixo carbono. Reavaliam suas matrizes energéticas e mudam a perspectiva sobre o que seriam políticas sociais eficientes. O que esses planos têm em comum em sua essência? A sustenta-bilidade.

A sustentabilidade não abrange apenas a

questão ambiental, é importante que se diga. A ex-senadora e ex-ministra Marina Silva, brasi-leira, autoridade internacional em sustentabili-dade, a destrincha em sete eixos interligados: Sustentabilidade econômica, social, ambiental, cultural, ética, política e estética. Precisamos nos perceber como uma sociedade complexa, inserida em um planeta com recursos limita-dos.

As políticas públicas estruturais que irão nos ajudar a sair das crises agravadas pela pande-mia, como a econômica e social, precisam obri-gatoriamente ser desenhadas sob um olhar transversal. Conectando as soluções para os desafios econômicos e sociais às realidades do adensamento urbano, transporte público, violência de gênero, das limitações do sistema de saúde, da perspectiva educacional, das mu-danças climáticas, das novas organizações so-ciais. Precisamos rediscutir o papel do Estado na vida das pessoas e entender qual é a visão mais estratégica para um desenvolvimento sustentável.

Enquanto políticos e partidos continuarem vivendo na lógica desenvolvimentista do pe-tróleo e gás, enxergando os setores indivi-dualmente um a um e a sociedade como uma grande massa, continuaremos sendo pária do mundo, mesmo quando Bolsonaro sair do Pa-lácio do Planalto. O mundo está entendendo que entramos no século XXI e os países estão buscando se adequar à nova realidade. O Brasil precisa fazer o mesmo.

A REDE Sustentabilidade não tem esse nome pela busca circunstancial de um “selo verde”. Temos esse nome porque a sustentabilidade é o cerne da forma como acreditamos que po-demos atingir altos níveis de desenvolvimento, sob todos os aspectos.

Nos últimos meses, a área de formação políti-ca da REDE, coordenada por mim e por Marina Silva, passou a fomentar um ciclo público de debates pelo sustentabilismo e democracia. Já recebemos personalidades como o filósofo e economista Eduardo Giannetti, que discor-reu sobre a ética nesses tempos insanos; o professor Eduardo Viola, para debater sobre a política ambiental global com a vitória de Joe Biden; e, mais recentemente, a pesquisadora Monica de Bolle, PhD, para discutir justamente os caminhos e descaminhos para uma recupe-ração econômica e social sustentável do Brasil, face à crise agravada pela pandemia.

Entendemos que é importante buscarmos o conhecimento, a experiência, a vontade e o compromisso político para construir, em con-junto com a sociedade, outras lideranças e partidos, um plano de recuperação econômica e social sustentável. Plano esse que aponte para o Brasil caminhos que permitam ultrapas-sar essa crise civilizatória e colocar o nosso país no século XXI, com justiça social, prospe-ridade econômica e preservação ambiental.

Giovanni Mockus

Gestor de políticas públicas, Porta-Voz (presiden-te) da REDE Sustentabilidade no Estado de São Paulo, Coordenador Legislativo no mandato da Líder da REDE na Câmara, Deputada Joenia Wa-pichana, primeira mulher indígena eleita para o parlamento e Coordenador Nacional de Formação Política do partido, junto com a ex-ministra Marina Silva. Foi candidato a Deputado Estadual pela REDE em 2018. É Líder RAPS e Líder Público da Fundação Lemann.

diário

de S.Paulo

Giovanni Mockus

(9)

Abel fala da

estratégia para o

Palmeiras vencer o

Flamengo: “Defender

bem e atacar melhor”

Mancini esconde

as mudanças,

mas dará chance

a Vitinho no

domingo

Técnico deu entrevista ao lado

de Ceni, técnico do rival, um dia

antes da final da Supercopa

P10

Treinador fará alterações no

Timão diante do Bugre após duas

semanas de treinamentos

P11

esportes

diário

de S.Paulo

São Paulo dá show no Morumbi e goleia o São Caetano pelo Paulistão

P12

SHOW DO TRICOLOR!

Foto: RE U TER S/ Mar celo Endelli

(10)

esportes

Foto: Ce sar Gre co\P alme ir as Foto: Luc as F igue iredo / C BF

Abel Ferreira acertou detalhes finais na equipe titular que enfrentará o Flamengo

Elenco faz último treino em Brasília

antes da disputa da Supercopa

O elenco do Palmeiras realizou na manhã deste sábado, no estádio Defelê, em Brasília, o último treino antes da disputa da Super-copa, neste domingo, contra o Flamengo, às 11h, no Mané Garrincha.

Alguns torcedores foram ao local para apoiar o time e puderam acompanhar os primeiros minutos da atividade. Na sequência, a comissão técnica pediu para que todos se retirassem. Após o aquecimento, o téc-nico Abel Ferreira comandou um treino tático, no qual acertou os últimos deta-lhes na equipe titular, como movimentações, marcação, posicionamento, entre ou-tros aspectos. No fim ainda houve trabalho de passes e

finalizações.

Uma provável escalação do Palmeiras para a partida é Weverton; Marcos Rocha, Luan, Gustavo Gómez e Viña; Felipe Melo, Zé Rafael (Patri-ck de Paula) e Raphael Veiga; Breno Lopes, Willian e Rony. O volante Danilo Barbosa e o atacante Gabriel Veron, que passaram por cronograma especializado para recupera-ção física, treinaram nor-malmente ao lado do estante do elenco.

Recuperado de uma lesão no tornozelo direito, Ga-briel Menino participou da atividade sem limitações e pode reforçar a equipe no duelo deste domingo. Luiz Adriano, que só sairá do isolamento da Covid após 0h deste domingo, e Lucas Lima, com lesão na coxa direita, estão fora do jogo.

por Andressa Zafalon

CLUBES DE SÃO PAULO

Técnico deu entrevista ao lado de Ceni, técnico do rival, um dia antes da final da Supercopa

Abel fala da estratégia para o Palmeiras vencer

o Flamengo: “Defender bem e atacar melhor”

Abel Ferreira concedeu neste sábado a entrevista coletiva antes da Supercopa entre Pal-meiras e Flamengo. Ao lado de Rogério Ceni, comandante do rival, o técnico não falou sobre a escalação do Verdão para o duelo, marcado para este do-mingo, às 11h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, mas disse qual a postura que deseja ver de sua equipe.

– Vamos ver quais os joga-dores que vão jogar. Esta competição calha no meio de uma Recopa, estamos prepa-rados para isso, mas não vou dizer quem vai jogar. Estamos preparados, sabíamos quan-do saiu o calendário e este sorteio. Amanhã teremos uma equipe competitiva, de caráter, que queira defender bem, mas atacar melhor – afirmou. O Verdão fez na quarta-feira a primeira partida com a equipe titular na temporada de 2021, contra o Defensa y Justicia (ARG), pela Recopa

Sul-A-mericana - o time venceu por 2 a 1 e joga por um empate na próxima quarta, também em Brasília (DF).

Com pouco tempo de treino, Abel considera que o principal entre as decisões será fazer pequenas correções táticas. – A qualidade deles (jogado-res) está lá, não sou eu que vou ensinar. Tem a ver com posicionamentos táticos que podemos alterar. Sabíamos dos jogos que tínhamos, es-tamos treinando todos juntos desde o dia 2. Alguns não sabem, mas temos jogadores que voltaram de férias no dia 2 deste mês, infelizmente temos de entrar a competir para decidir títulos e também acabamos de decidir outros. O que todos querem é estar nas decisões – falou Abel.

– O Palmeiras trabalhou muito para estar aqui por direito pró-prio. Pequenos ajustes, sei que nossos jogadores estarão me-lhores amanhã. Demos des-canso a eles, não tivemos as semanas todas para preparar

a equipe, mas em função de todos os jogos que tivemos, e o Palmeiras jogou todos os jogos que era possível (na tempora-da passatempora-da), queremos jogar finais. É para isso que estamos aqui – acrescentou.

Entre as análises antes da Supercopa há quem argu-mente que será o jogo de duas equipes com estilos bem diferentes. Enquanto o Flamengo tenta sempre jogar com mais posse, o Palmeiras teve sucesso na temporada passada muitas vezes com um jogo de transição rápida. Abel, contudo, não concorda com a ideia de que o Verdão atue apenas de uma forma. – Eu acho engraçado quando dizem isso, porque não colo-cam na equação o adversário. Contra um adversário de me-nor capacidade, vamos ter de assumir o jogo de que forma for. Costumo dizer que para ter uma boa dança precisa de um bom par. Posso dizer que jogamos conforme o jogo dita, pela qualidade do adversário. Se jogamos com um

adver-Infoesporte

sário de armas diferentes da nossa, que baixa a linha e nos dá a bola para contra-atacar, temos de assumir o jogo, por-que é o por-que gostamos, os dores gostam disso, os joga-dores cresceram jogando bola com ela no pé, não correndo atrás. É isso que procuramos fazer em cada jogo – disse. – Quando se joga contra o Defensa y Justicia, campeão da Sul-Americana, sabemos que as equipes argentinas são muito competitivas, com pressão em todos os

mo-mentos, logicamente vamos ter mais dificuldade em ter a bola. Agora, contra um time que não tem a mesma pressão na frente, vai ter mais espaço para jogar. E o futebol hoje é intensidade física e mental, e quem não perceber vai andar para trás. Queremos ter a bola, mas quero que os jogadores desfrutem da final, porque chegaram pelo trabalho que fizeram. É para desfrutar com responsabilidade. Ter o caráter, a personalidade para defender bem e atacar melhor – concluiu.

(11)

DIÁRIO DE S. PAULO - DOMINGO/ 11 DE ABRIL DE 2021

11

Treinador fará alterações no Timão diante do Bugre após duas semanas de treinamentos

Mancini esconde as mudanças, mas

dará chance a Vitinho no domingo

Foto: Rodr igo Coc a/ A g.Cor int h ians Foto: Rodr igo Coc a/ A g. Cor int h ians

O meia Vitinho será uma das novidades do Corinthians na partida de domingo, às 20h (de Brasília), diante do Guarani, no Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, na retomada do Paulistão. O jogo é válido pela 11ª rodada. Aos 21 anos, ele fará a sua estreia como titular na equi-pe profissional num mo-mento importante para a sua carreira.

Depois de receber sondagens do Red Bull Bragantino, viu a diretoria bancar a perma-nência e topar uma renova-ção de três temporadas. O contrato acabaria em 15 de março de 2022 e será válido até o início de 2025. O novo acordo foi noticiado polo “Meu Timão” e confirmado pelo ge. Ainda falta assinar. Se confirmada, será a segun-da participação de Vitinho no profissional, já que ele estreou na etapa final da partida diante do São Caeta-no, em março. Em entrevista coletiva, o técnico Vagner Mancini preferiu não

confir-mar a escalação.

– Não posso adiantar nada, até porque tenho mais um treino agora (à tarde), seria dar de bandeja o que o inimigo está esperando – brincou, ao ser questionado sobre Vitinho e Cauê, outro provável titular.

Um provável Corinthians tem Cássio, Fagner, Bruno Méndez, Gil e Fábio Santos; Gabriel, Ramiro (Otero) e Vitinho; Rodrigo Varanda, Gustavo Mosquito e Cauê (Jô).

Embora a diretoria tenha si-nalizado que não vai renovar os contratos de Jemerson, Cazares e Otero, o técnico disse que pretende utilizar os jogadores até o fim do con-trato, em 30 de junho. – São atletas do clube até junho. Independente do que vai acontecer, não cabe a mim. São atletas que vêm há meses tentando nos ajudar, não posso abrir mão. En-quanto forem atletas do clu-be, serão usados. Se algum tipo de renegociação interfe-rir, a diretoria vai executar o que tem de ser executado.

por Andressa Zafalon

Clube deve R$ 19,6 milhões só para o trio de defesa Cássio, Fagner e Gil

Corinthians dobra dívida em direitos de imagem,

mas diretoria promete: “Todos irão receber”

A dívida do Corinthians em relação aos direitos de imagem de seus atletas e ex-atletas terminou 2020 em alta, chegando à casa dos R$ 87,5 milhões, de acordo com a diretoria financeira do clube. Quase o dobro dos R$ 48,4 milhões devidos ao fim de 2019.

Observado apenas o que está divulgado no balanço do clube, o valor é ainda maior: R$ 121,4 milhões. Este valor, porém, engloba R$ 33,9 milhões de dívi-da com a empresa de Will Dantas, empresário do meia Pedrinho, e não diz respeito a direitos de imagem, mas

sim a direitos econômicos. São os 30% dos direitos econômicos da negociação do jogador com o Benfica, de Portugal, aos quais o agente tem direito. Deste montan-te, a diretoria financeira do Corinthians alega já ter pago R$ 12 milhões, restando R$ 21,9 milhões para serem quitados em parcelas de 2022 e 2023.

– Todos os jogadores que têm valores a receber no Corinthians, a primeira cer-teza é de que irão receber. Todos sabem, o clube nunca deixou de pagar. Atrasar não é o ideal, mas acontece, podemos parcelar... Temos uma forma de trabalho que damos muita satisfação a quem tem valores em

aberto. Acontece quando o salário atrasa. Tivemos três ou quatro meses e você não viu reclamação – disse o diretor de futebol do Corin-thians, Roberto de Andrade, quando questionado sobre o tema.

Para ele, o bom relacio-namento e a clareza entre diretoria e elenco facilitam o processo de paciência para receber os valores atrasados. Neste momento, o clube não tem pendências salariais com os jogadores do time profissional masculino. – Dar a satisfação é uma forma de pagamento tam-bém. É importante que em se tratando de salário as pessoas acompanhem o trabalho da diretoria,

Infoesporte

nosso do presidente (Duilio Monteiro Alves). Passamos para eles as movimentações para aumentar receitas. A

gente lida bem, eles têm confiança no que a gente fala – completou o diretor de futebol.

O Corinthians terá uma maratona pela frente. De-pois de visitar o Guarani no domingo, o Timão visita a Ferroviária em Araraquara na terça-feira. Dias depois, na sexta-feira, recebe o São Bento na Arena.

Mancini disse que cogitou levar a campo times

diferen-tes nos dois primeiros jogos, mas deve fazer mudanças apenas pontuais.

– Se eu disser que não pensei em jogar domingo e terça com times diferentes eu estaria sendo mentiroso. Eu pensei, sim, mas como tenho duas semanas de lastro de treino, talvez os jogadores

suportem jogar domingo e terça. Aí podemos mudar para sexta, já que deve ter jogo também no fim de se-mana. Tudo são suposições – afirmou o treinador. O Timão treina na tarde des-te sábado e inicia concentra-ção. A ida a Campinas será no domingo.

(12)

esportes

CLUBES DE SÃO PAULO

Tricolor vence com facilidade e lidera o Grupo B

São Paulo dá show no

Morumbi e goleia o São

Caetano pelo Paulistão

Gol de calcanhar, com tabela envolvente, de fora da área, de falta, de estre-ante... O São Paulo goleou o São Caetano por 4 a 1, na noite deste sábado, no Mo-rumbi, em jogo antecipado da 11ª rodada do Campe-onato Paulista, com um cardápio diversificado de jogadas. Arboleda, Rodrigo Nestor, Reinaldo, Daniel Alves e Eder marcaram para o Tricolor (Guilherme Castro fez o dos visitantes). É verdade que o Azulão, apesar do gol em falha de Volpi, é um time muito inferior tecnicamente em relação à equipe da capi-tal, mas os donos da casa fizeram bem o dever de vencer com facilidade um adversário que está pior na temporada.

Como fica?

A goleada deixa o São Paulo isolado na liderança do Grupo B, com 10 pontos, seguido pela Ferroviária, que tem sete e um jogo a menos. O São Caetano, ain-da sem vencer na competi-ção, é o lanterna do Grupo D, com apenas um ponto.

Primeiro tempo

O São Paulo dominou totalmente o São Caetano no primeiro tempo. Des-de muito cedo. Logo aos quatro minutos, o Tricolor abriu o placar com um gol de calcanhar de Arboleda. O zagueiro desviou com categoria um chute cruza-do de Reinalcruza-do. Com bom toque de bola, o time do Morumbi não deu espaço para o Azulão. E ampliou aos 20 minutos. Reinaldo fez boa tabela com Pablo e deu assistência para

Ro-drigo Nestor tocar na saída do goleiro. Muito melhor em campo, o São Paulo perdeu ótima chance de cabeça com Reinaldo, aos 26. Mas, aos 29, em chute cruzado de fora da área, o lateral-esquerdo marcou o terceiro do Tricolor. Na sequência, porém, o São Caetano diminuiu na pri-meira finalização. De fora da área, Guilherme Castro chutou forte, e Volpi falhou. O time do ABC paulista se animou e tentou pressio-nar o adversário em busca do segundo gol. Mas o São Paulo rapidamente retomou o controle do jogo. E, em bela cobrança de falta de Daniel Alves, aos 42, fez o quarto gol.

Segundo tempo

Com o placar resolvido ainda no primeiro tempo, o São Paulo voltou em

rit-mo menos acelerado para o segundo tempo. O São Paulo, sem mais nada a perder, ainda tentou se ar-riscar nos contra-ataques. Mas sem efeito. Somente aos 18, com Igor Gomes, o Tricolor chegou com perigo. Mas a bola explodiu no zagueiro. Depois, aos 19, o estreante Eder qua-se marcou. A zaga salvou também. Mais envolven-te, o Tricolor teve outra chance com Igor Gomes aos 23, mas o meia desper-diçou mandando por cima do gol. O São Paulo chegou novamente com perigo aos 30 minutos, quando Eder disputou bem a bola entre os zagueiros do São Cae-tano e chutou forte para fazer o quinto. No ataque até o último minuto, o Tricolor teve outras opor-tunidades de ampliar ainda mais a goleada, mas não

conseguiu.

Estreantes

O meia Benítez e o atacante Eder, autor do quinto gol do Tricolor, fizeram suas estreias com a camisa do São Paulo neste sábado. Os dois entraram no segundo tempo da vitória contra o São Caetano. Miranda, outro reforço que iniciou no banco, não entrou em campo.

Próximos jogos

O São Paulo volta a campo na segunda-feira, às 20h, de novo no Morumbi, para encarar o Red Bull Bragan-tino, em jogo antecipado da sétima rodada do Paulistão. E o São Caetano, pela quin-ta rodada, tem compromis-so na quarta-feira, contra o Novorizontino, às 20h, no estádio Anacleto Campa-nella, no ABC paulista.

Infoesporte Foto: Rubens C h ir i/ saopaulof c.ne t

(13)

DIÁRIO DE S. PAULO - DOMINGO/ 11 DE ABRIL DE 2021

13

Reservas do Santos ficam

no zero com Botafogo-SP

em retorno do Paulistão

Com cabeça na Libertadores, Peixe vai a campo com garotos, tem gol anulado e não

sai do empate; time de Ribeirão Preto, ao menos, deixa lanterna geral do torneio

Santos e Botafogo-SP retomaram o Campeonato Paulista na noite deste sá-bado com um empate por 0 a 0, na Vila Belmiro, em jogo adiantado da nona ro-dada do torneio. Apesar do placar em branco, os dois times tiveram chances de vencer e fizeram uma partida aberta – o Peixe de Ariel Holan entrou em campo com formação toda reserva, poupando titula-res para a Libertadotitula-res, e teve um gol de Luiz Felipe corretamente anulado no primeiro tempo, por impedimento. Valeu para ver o garoto Ângelo mais uma vez (dessa vez

discre-to) e dar minutos a outros jogadores que compõem o elenco alvinegro.

Como fica?

O Santos vai à segunda posição no Grupo D, com seis pontos em cinco jogos – o Guarani pode ultrapas-sar o Peixe neste domingo se ao menos empatar com o Corinthians. O Botafogo vai a dois pontos, em últi-mo no Grupo A, mas passa a lanterna geral do campe-onato para o São Caetano, que fica com apenas um. O que vem por aí?

Ariel Holan poupou todos os titulares do Santos porque decide a ida à fase de grupos da Libertadores nesta terça, contra o San

Lorenzo, em Brasília – o Peixe já venceu a par-tida de ida por 3 a 1, na Argentina. Nomes como Marinho e Soteldo estarão de volta ao time. Depois, volta a campo na sexta, pelo Paulistão, contra a Ponte Preta.

Primeiro tempo Os reservas do Santos mandaram nos primeiros 20, 25 minutos de jogo, tendo a posse de bola (ain-da que sem a veloci(ain-dade desejada por Ariel Holan) e chegando logo cedo ao gol, com Luiz Felipe, de cabeça – o lance, porém, foi anulado por impedi-mento após checagem do VAR. O Botafogo começou a investir em bolas

lon-gas e quase abriu o placar duas vezes com Richard, uma delas exigindo ótima defesa de John – a bola ainda tocaria no traves-são. A equipe do interior chegou com facilidade, aproveitando-se da baixa intensidade do Santos, e terminou melhor apesar do 0 a 0. Pelo Peixe, faltou mobilidade ao ataque. Ângelo, principal esperan-ça santista em campo, teve atuação discreta e apare-ceu só nos acréscimos, ao fazer fila nos marcadores do Botafogo, tabelar com Allanzinho, mas finalizar mal a gol.

Segundo tempo

Ariel Holan voltou com Vinícius Balieiro no lugar

do lateral-direito San-dro, tentando melhorar a qualidade do passe e a força ofensiva da equipe. Depois, com a entrada de Kaio Jorge (que fez sua estreia na temporada), o Peixe passou a pressionar mais. Chance clara, po-rém, não houve – quem chegou mais perto foi Lucas Venuto, em sua reestreia pelo Santos, que invadiu a área, mas se enrolou com Kaio Jorge na hora de chutar. No fim, o próprio Kaio teve sua chance de cabeça, mas tirou demais do goleiro. Copete e Renyer também entraram pelo Santos e pouco mudaram. O em-pate acabou justo para os dois lados. Infoesporte Foto: Iv an S tor ti/ Santos F C

(14)

Receitas

Chef Luiz Borba

Após as comemorações de Páscoa, que tal aproveitar as lascas e sobras dos

ovos de chocolate?

Ingredientes

200 g de chocolate meio amargo (60% cacau)

4 ovos

80 g de açúcar

1 colher de sopa Amaretto Dell’ Orso

1 colher rasa de chá de raspas de laranja Bahia

Sal rosa

Modo de Preparo

Pique o chocolate em pedaços médios para grandes. Em uma tigela, leve ao

banho-maria até que o chocolate derreta. Mexa bem. Espere esfriar e

reser-ve.

Lave bem a laranja com ajuda de uma bucha nova. Raspe em um ralador e

reserve.

Separe as claras das gemas, que devem estar em temperatura ambiente e

frescas.

Com a ajuda de um fouet, junte o licor às gemas.

Com o chocolate em temperatura ambiente, acrescente a mistura de gemas.

Na batedeira, bata as claras com uma pitadinha de sal rosa até que triplique

de tamanho.

Bata em velocidade baixa, ao espumar junte metade do açúcar,

aumentan-do a velocidade, adicione o restante até que fiquem firmes.

Adicione1/3 das claras batidas ao chocolate e bata com o fouet.

Adicione o restante das claras e as raspas da laranja Bahia à massa de

cho-colate. Mexa delicadamente com uma espátula, fazendo movimentos

cir-culares de baixo pra cima.

Disponha a massa em um refratário, ou taças. Leve à geladeira por três

horas.

Dica do Chef

Decore com raspas de laranja sobre amêndoas trituradas.

Pedacinhos de damascos desidratados também são uma ótima opção.

Em matéria anterior, ensinamos a fazer o pão rústico de cacau, que pode

ser usado para fazer uma bruschetta com a mousse. Deliciosa!!

Mousse de Chocolate Dell’ Orso

com Raspas de Laranja

Referências

Documentos relacionados

Extintores com carga de pó para extinção de incêndio ABC - indiretos Extintores com carga de espuma mecânica - pressurização direta e indireta Extintores com carga de água

Vale destacar, ainda, que, apesar de a ação de Saturnino de Brito em Passo Fundo ser mencionada pela historiografia especializada, não se dispõem de estudos aprofundados na

Na sua qualidade de instituição responsável pela organização do processo de seleção, o Secretariado-Geral do Conselho garante que os dados pessoais são tratados nos termos do

Mário Jabur Filho, conforme dispõe a legislação vigente, comunica que estarão abertas as inscrições para seleção dos candidatos para preenchimento de vaga para Médico

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

4 - Valores da Refl ectância Bidirecional (em fração, de 0 a 1) versus o comprimento de onda central da banda obtidos para a vegetação na imagem sem correção atmosférica e

devidamente assinadas, não sendo aceito, em hipótese alguma, inscrições após o Congresso Técnico; b) os atestados médicos dos alunos participantes; c) uma lista geral

Com base nos fatores considerados durante a pesquisa, pôde-se observar que o grupo Algar (através da universidade corporativa – UniAlgar), em seus 20 anos de