• Nenhum resultado encontrado

CONSENTO - [Fungicida]

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONSENTO - [Fungicida]"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Batata Tomate Produto aplicável nas culturas

Fenamidona Propamocarbe Princípio ativo REGISTRO COMPOSIÇÃO CLASSE TIPO DE FORMULAÇÃO EMPRESAS Você está em: Home »

CONSENTO ® - [Fungicida]

Registrado no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/MAPA sob nº 00409

Propyl-3-(dimethylamino) propylcarbamate hydrocloride

(CLORIDRATO DE PROPAMOCARBE) ...375 g/L (37,5 % m/v) (S)-1-anilino-4-methyl-2-methylthio-4-phenyl imidazolin-5-one (FENAMIDONA) ...75 g/L (7,5 % m/v)

Ingredientes inertes...670 g/L (67,0 % m/v)

Fungicida sistêmico e de efeito translaminar, dos grupos Carbamato e Imidazolinona.

Suspensão Concentrada

REGISTRANTE

Bayer S/A (*) - Rua Domingos Jorge, 1100 - São Paulo/SP - CEP 04779-900 CNPJ: 18.459.628/0001-15 - Registrada na Secretaria de Agricultura de São Paulo sob nº. 663 (*) Importador do produto formulado

FORMULADORES

Bayer S/A - Estrada da Boa Esperança, 650 - CEP 26110-100 - Belford Roxo/RJ - Fone: 0800-0115560 - CNPJ: 18.459.628/0033-00 - Certidão expedida pela FEEMA n º IN000113

FMC Química do Brasil Ltda. - Av. Dr. Antônio Carlos Guillaumon, 25

Distrito Industrial III - CEP 38001-970 - Uberaba, MG - CNPJ: 04.136.367/0005-11 - Certificado expedido pelo IMA nº. 701-2530/2006

Iharabras S. A . Indústrias Químicas. Av. Liberdade, 1701 CEP 18087170 Sorocaba/SP -CNPJ: 61.142.550/0004-82 Certificado expedido pela CDA/SP nº 708

Servatis S.A. - Rod. Presidente Dutra Km 300,5 - Parque Embaixador - CEP 27537-000 Resende/RJ CNPJ: 06.697.008/0001-35 - Licença de Operação expedida pela FEEMA n° FE-009203

Sipcam Isagro Brasil S.A. Rua Igarapava, 599 Distrito Industrial III CEP 38102970 -Uberaba/MG - CNPJ: 23.361.306/0001-79 - Certificado expedido pelo IMA n° 701-332/2004 Bayer CropScience AG - Alte Heerstrasse - Building A 603 - D-41538 - Dormagen, Alemanha Bayer CropScience S.A. - 1 Avenue Edouard Herriot BP 442 - F-69656 - Villefranche-sur-Saône, França

Bayer S.A. Camino de la Costa Brava, s/nº Zarate CEP: 2800, Prov. de Buenos Aires -Argentina

Bayer S.A. - Km 29.5 - Carretera al Pacífico - Amatitlán, Guatemala

Bayer CropScience S.A. - Carrera 50, Calle 8 Carretera Vieja Soledad - Soledad - Atlântico, Colômbia

FABRICANTE DO PRODUTO TÉCNICO

CLORIDRATO DE PROPAMOCARBE:

Bayer CropScience A.G - Halchtersche Strasse - 33 - D-38304 - Wolfenbuettel, Alemanha Bayer CropScience A.G - Chemiepark Knapsack - D-50351 - Hürth, Alemanha

FENAMIDONA:

Isochem S.A - Chemin de la Loge - F-31078 - Toulouse CEDEX 4, França

Hikal Ltd. Plot nº T 21 MIDC Industrial Area Taloja Dis: Raigad 410208 Maharashtra -Índia

(2)

AVISO

CLASSIFICAÇÃO TOXICOLÓGICA

CLASSIFICAÇÃO DO POTENCIAL DE PERICULOSIDADE AMBIENTAL INSTRUÇÕES DE USO

NÚMERO, ÉPOCA E INTERVALO DE APLICAÇÃO

MODO DE APLICAÇÃO / EQUIPAMENTO

INTERVALO DE SEGURANÇA

INTERVALO DE REENTRADA DE PESSOAS NAS CULTURAS E ÁREAS TRATADAS

LIMITAÇÕES DE USO

ANTES DE USAR O PRODUTO LEIA O RÓTULO, A BULA E A RECEITA, CONSERVANDO-OS EM SEU PODER.

É OBRIGATÓRIO O USO DE EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL. PROTEJA-SE. É OBRIGATÓRIA A DEVOLUÇÃO DA EMBALAGEM VAZIA.

AGITE BEM ANTES DE USAR

Lote, Data de Fabricação, Data de Vencimento: Vide embalagem Conteúdo: Vide rótulo

Indústria Brasileira

II - ALTAMENTE TÓXICO

II – PRODUTO MUITO PERIGOSO AO MEIO AMBIENTE

O produto deve ser aplicado preventivamente. Se as condições climáticas forem favoráveis à infecção e incidência das doenças, iniciar as aplicações a partir da fase vegetativa em batata e tomate, com intervalos de 7 dias entre aplicações. Se forem necessárias mais de 3 aplicações consecutivas, deve-se adotar a alternância com fungicidas de mecanismos de ação diferentes de Consento. Dentro de um mesmo ciclo da cultura fazer no máximo 6 aplicações de forma alternada de Consento.

A dose recomendada deve ser diluída em água e aplicada na forma de pulverização terrestre com pulverizadores tipo costal, tratorizados ou pistolas, em área total até que se obtenha cobertura uniforme do produto nas partes da planta que necessitam ser protegidas com a calda fungicida.

Na cultura da batata, recomenda-se o volume de calda de 1.000 L/ha. Na cultura do tomate, recomenda-se o volume de calda de 600 a 800 L/ha para as primeiras aplicações até o início de florescimento, e de 800 a 1.000 L/ha para as demais aplicações a partir da fase de florescimento.

Tamanho da gota: em torno de 60 micras. Densidade das gotas: mínimo de 80 gotas/cm2. Pressão de trabalho: 120 a 150 libras/pol2.

Condições de aplicação: Usar preferencialmente bicos de jato cônico da série D (D2 a D6) ou que permitam liberar o tamanho de gotas e volume de calda indicado. A velocidade de trabalho do trator em torno de 6 km/hora.

Condições climáticas: O diâmetro de gotas deve ser ajustado para cada volume de aplicação (L/ha) para proporcionar a adequada densidade de gotas, obedecendo ventos de até 10 km/hora, não aplicar se a temperatura for superior a 27 °C e umidade relativa menor que 60% visando reduzir ao máximo perdas por deriva ou evaporação.

Batata ...7 dias Tomate...7 dias

Não entre na área em que o produto foi aplicado antes da secagem completa da calda (no mínimo 24 horas após a aplicação). Caso necessite entrar antes desse período, utilize os equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados para o uso durante a aplicação.

Fitotoxicidade para as culturas indicadas:

O produto não é fitotóxico para as culturas de batata e tomate nas doses e condições recomendadas.

Outras restrições a serem recomendadas:

Para prevenir o aparecimento de fungos resistentes, deve-se realizar no máximo 3 aplicações consecutivas de Consento por safra. Se forem necessárias mais de 3 aplicações consecutivas,

(3)

INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL A SEREM UTILIZADOS

INFORMAÇÕES SOBRE OS EQUIPAMENTOS DE APLICAÇÃO A SEREM UTILIZADOS

RECOMENDAÇÕES PARA O MANEJO DE RESISTÊNCIA

MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS

SAÚDE HUMANA

PRECAUÇÕES GERAIS

PRECAUÇÕES NO MANUSEIO

PRECAUÇÕES DURANTE A APLICAÇÃO

deve-se adotar a alternância com fungicidas de mecanismos de ação diferentes de Consento. Dentro de um mesmo ciclo da cultura fazer no máximo 6 aplicações de Consento. Também é importante respeitar as épocas, as doses e os intervalos de aplicação recomendados.

Observar as recomendações quanto ao uso dos equipamentos indicados nas diferentes fases do item “PRECAUÇÕES DE USO E RECOMENDAÇÕES GERAIS”.

Vide modo de aplicação.

Para as culturas que, durante o ciclo, exigem um elevado número de aplicações, recomenda-se: Realizar no máximo 6 aplicações, porém de forma alternada com outros mecanismos de ação; Realizar a rotação de fungicidas com mecanismos de ação distintos, visando prevenir o aparecimento de fungos resistentes e prolongar a vida útil dos fungicidas na agricultura; Utilizar o fungicida somente na época, na dose e nos intervalos de aplicação recomendados na bula;

Incluir outros métodos de controle de doenças (ex. resistência genética, controle cultural, biológico, etc.) dentro do programa de Manejo Integrado de Doenças (MID) quando disponíveis e apropriados;

Consultar um Engenheiro Agrônomo para o direcionamento das recomendações locais para o manejo de resistência.

Recomenda-se, de maneira geral, o manejo integrado das doenças, envolvendo todos os princípios e medidas disponíveis e viáveis de controle.

O uso de sementes sadias, variedades resistentes, rotação de culturas, época adequada de semeadura, adubação equilibrada, fungicidas, manejo da irrigação e outros, visam o melhor equilíbrio do sistema.

DADOS RELATIVOS À PROTEÇÃO DA SAÚDE HUMANA

PRECAUÇÕES DE USO E RECOMENDAÇÕES GERAIS QUANTO A PRIMEIROS SOCORROS, ANTÍDOTO E TRATAMENTO:

ANTES DE USAR O PRODUTO, LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES

PRODUTO PERIGOSO.

USE OS EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL COMO INDICADO

Produto para uso exclusivamente agrícola.

Não coma, não beba e não fume durante o manuseio e aplicação do produto.

Não manuseie ou aplique o produto sem os equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados.

Os equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados devem ser vestidos na seguinte ordem: macacão, botas, avental, máscara, óculos, touca árabe e luvas.

Não utilize equipamentos de proteção individual (EPI) danificados. Não utilize equipamentos com vazamentos ou defeitos. Não desentupa bicos, orifícios e válvulas com a boca.

Não transporte o produto juntamente com alimentos, medicamentos, rações, animais e pessoas.

Caso ocorra contato acidental da pessoa com o produto, siga as orientações descritas em primeiros socorros e procure rapidamente um serviço médico de emergência.

Ao abrir a embalagem, faça-o de modo a evitar respingos.

Utilize equipamento de proteção individual - EPI: macacão com tratamento hidrorrepelente com mangas compridas passando por cima do punho das luvas e as pernas das calças por cima das botas; botas de borracha; avental impermeável; máscara com filtro combinado (filtro químico contra vapores orgânicos e filtro mecânico classe P2); óculos de segurança com proteção lateral e luvas de nitrila.

Manuseie o produto em local aberto e ventilado.

(4)

PRECAUÇÕES APÓS A APLICAÇÃO

PRIMEIROS SOCORROS

Não aplique o produto na presença de ventos fortes e nas horas mais quentes do dia. Verifique a direção do vento e aplique de modo a não entrar na névoa do produto.

Aplique o produto somente nas doses recomendadas e observe o intervalo de segurança (intervalo

de tempo entre a última aplicação e a colheita).

Utilize equipamento de proteção individual - EPI: macacão com tratamento hidrorrepelente com mangas compridas passando por cima do punho das luvas e as pernas das calças por cima das botas; botas de borracha; máscara com filtro combinado (filtro químico contra vapores orgânicos e filtro mecânico classe P2); óculos de segurança com proteção lateral, touca árabe e luvas de nitrila.

Sinalizar a área tratada com os dizeres “PROIBIDA A ENTRADA, ÁREA TRATADA” e manter os avisos até o final do período de reentrada.

Caso necessite entrar na área tratada com o produto antes do término do intervalo de reentrada, utilize os equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados para o uso durante a aplicação.

Mantenha o restante do produto adequadamente fechado em sua embalagem original em local trancado, longe do alcance de crianças e animais.

Antes de retirar os equipamentos de proteção individual (EPI), lave as luvas ainda vestidas para evitar contaminação.

Os equipamentos de proteção individual (EPI) recomendados devem ser retirados na seguinte ordem: touca árabe, óculos, avental, botas, macacão, luvas e máscara.

Tome banho imediatamente após a aplicação do produto.

Troque e lave as suas roupas de proteção separado das demais roupas da família. Ao lavar as roupas utilizar luvas e avental impermeável.

Faça a manutenção e lavagem dos equipamentos de proteção após cada aplicação do produto. Fique atento ao tempo de uso dos filtros, seguindo corretamente as especificações do fabricante.

Não reutilizar a embalagem vazia.

No descarte de embalagens utilize equipamento de proteção individual - EPI: macacão com tratamento hidrorrepelente com mangas compridas, luvas de nitrila e botas de borracha.

- Ingestão :

Procure logo um serviço médico de emergência levando a embalagem, rótulo, bula e/ou receituário agronômico do produto.

Se engolir o produto, não provoque vômito. Caso o vômito ocorra naturalmente, deite a pessoa de lado. Não dê nada para beber ou comer.

- Olhos :

Em caso de contato, lave com muita água corrente durante pelo menos 15 minutos. Evite que a água de lavagem entre no outro olho.

- Pele :

Em caso de contato, tire a roupa contaminada e lave a pele com muita água corrente e sabão neutro.

- Inalação: Se o produto for inalado (“respirado”), leve a pessoa para um local aberto e ventilado. A pessoa que prestar socorro deve proteger-se da contaminação, usando, por exemplo: luvas e avental impermeáveis.

(5)

TRATAMENTO MÉDICO DE EMERGÊNCIA/ANTÍDOTO

(6)

MECANISMOS DE AÇÃO, ABSORÇÃO E EXCREÇÃO

EFEITOS

PRECAUÇÕES DE USO E ADVERTÊNCIAS QUANTO AOS CUIDADOS DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE

INSTRUÇÕES DE ARMAZENAMENTO DO PRODUTO, VISANDO SUA CONSERVAÇÃO E PREVENÇÃO CONTRA ACIDENTES

colinesterase, administrar atropina. Para outras informações: vide bula.

MECANISMO DE AÇÃO, ABSORÇÃO E EXCREÇÃO PARA ANIMAIS DE LABORATÓRIO:

Testes realizados em animais de laboratório mostraram que o CLORIDRATO DE PROPAMOCARBE é rápidamente absorvido pelo trato gatrointestinal, sendo metabolizado. O produto é eliminado via urina (92%) e via fezes (2%) em 24 a 72 horas. O produto não se acumula nos tecidos e órgãos.

Em um estudo de metabolismo realizado em animais de laboratório, a FENAMIDONA foi relativamente bem absorvida e intensamente metabolizada por reações de fase I (oxidação, redução e hidrólise) e reações de fase II (conjugação). A eliminação foi relativamente rápida, sendo a maior parte da dose administrada excretada por via biliar e em menor intensidade pela via urinária.

Após 168 horas após o tratamento, a recuperação da radioatividade nos tecidos dos animais foi menor que 1%. O produto não se acumula nos tecidos e órgãos.

- EFEITOS CRÔNICOS:

Cloridrato de Propamocarbe - Em estudos toxicológicos de longa duração, a principal alteração observada em ratos e camudongos foi uma redução no ganho de peso corporal. Outra alteração observada foi a vacuolização de células do plexo coróide do cérebro e de glândulas lacrimais de ratos e a vacuolização de células das glândulas lacrimais de cães. Em um estudo de neurotoxidade em ratos, a substância provocou um decréscimo na atividade motora de fêmeas. O Nível Sem Efeito Adverso (NOAEL) para efeitos comportamentais é de 200 mg/kg.

Fenamidona - Em estudos toxicológicos de longa duração, nos quais houve exposição à fenamidona em diferentes concentrações, os animais apresentaram redução de consumo alimentar, menor ganho de peso, diminuição da atividade motora, postura curvada e hipercolesteolemia.

Aumento de peso do fígado foi observado em ratos e cães.

Foi observada uma tendência transitória e reversível a valores menores nos parâmetros de eritrócitos, tais como contagem de células vermelhas e concentrações de hemoglobina e uma diminuição transitória das atividades das enzimas do plasma.

- EFEITOS AGUDOS:

Efeitos agudos (Resultantes de ensaios com animais - Produto Formulado) DL50 oral: > 2000 mg/kg

DL50 dérmica: > 2000 mg/kg CL50 inalatória: > 5,59 mg/L/4h

Irritação Dérmica: o produto mostrou-se levemente irritante à pele, causando eritema e edema na pele de um coelho.

Irritação Ocular: o produto causou hiperemia e quemose de intensidade leve à severa nos olhos de coelhos. Descarga purulenta também foi observada. Todos os sinais regrediram após 5 dias. Sensibilização Cutânea: o produto mostrou-se não sensibilizante à pele de cobaias.

Este produto é Muito Perigoso ao Meio Ambiente (CLASSE II) Este produto é ALTAMENTE PERSISTENTE ao meio ambiente.

Este produto é ALTAMENTE MÓVEL, apresentando alto potencial de deslocamento no solo, podendo atingir principalmente águas subterrâneas.

Evite a contaminação ambiental - Preserve a Natureza. Não utilize equipamento com vazamento.

Não aplique o produto na presença de ventos fortes ou nas horas mais quentes. Aplique somente as doses recomendadas.

Não lave as embalagens ou equipamento aplicador em lagos, fontes, rios e demais corpos d’água.

Evite a contaminação da água.

A destinação inadequada de embalagens ou restos de produtos ocasiona contaminação do solo,da água e do ar, prejudicando a fauna, a flora e a saúde das pessoas.

Mantenha o produto em sua embalagem original, sempre fechada.

O local deve ser exclusivo para produtos tóxicos, devendo ser isolado de alimentos, bebidas, rações ou outros materiais.

(7)

INSTRUÇÕES EM CASO DE ACIDENTES

EMBALAGENS

A construção deve ser de alvenaria ou de material não comburente. O local deve ser ventilado, coberto e ter piso impermeável. Coloque placa de advertência com os dizeres: CUIDADO VENENO.

Tranque o local, evitando o acesso de pessoas não autorizadas, principalmente crianças. Deve haver sempre embalagens adequadas disponíveis, para envolver embalagens rompidas ou para o recolhimento de produtos vazados.

Em caso de armazéns, deverão ser seguidas as instruções constantes da NBR 9843 da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.

Observe as disposições constantes da legislação estadual e municipal.

Isole e sinalize a área contaminada.

Contate as autoridades locais competentes e a Empresa BAYER S.A. - telefone de Emergência: 0800-0243334.

Utilize equipamento de proteção individual - EPI (macacão impermeável, luvas e botas de borracha, óculos protetores e máscara com filtro).

Em caso de derrame, estanque o escoamento, não permitindo que o produto entre em bueiros, drenos ou corpos d’ água. Siga as instruções abaixo:

Piso pavimentado: absorva o produto com serragem ou areia, recolha o material com o auxílio de uma pá e coloque em recipiente lacrado e identificado devidamente. O produto derramado não deverá ser mais utilizado. Neste caso, contate o registrante através do telefone indicado no rótulo para sua devolução e destinação final.

Solo: retire as camadas de terra contaminada até atingir o solo não contaminado, recolha esse material e coloque em um recipiente lacrado e devidamente identificado. Contate a empresa registrante conforme indicado acima.

Corpos d’água: interrompa imediatamente a captação para o consumo humano ou animal, contate o órgão ambiental mais próximo e o centro de emergência da empresa, visto que as medidas a serem adotadas dependem das proporções do acidente, das características do corpo hídrico em questão e da quantidade do produto envolvido.

Em caso de incêndio, use extintores de água em forma de neblina, CO2 ou pó químico, ficando a favor do vento para evitar intoxicações.

PROCEDIMENTOS DE LAVAGEM, ARMAZENAMENTO, DEVOLUÇÃO, TRANSPORTE E DESTINAÇÃO DE EMBALAGENS VAZIAS E RESTOS DE PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO: EMBALAGEM RÍGIDA LAVÁVEL

Durante o procedimento de lavagem o operador deverá estar utilizando os mesmos EPI’s equipamentos de Proteção Individual - recomendados para o preparo da calda do produto.

ARMAZENAMENTO DA EMBALAGEM VAZIA:

Após a realização da Tríplice Lavagem ou Lavagem Sob Pressão, esta embalagem deve ser armazenada com a tampa, em caixa coletiva, quando existente, separadamente das embalagens não lavadas.

O armazenamento das embalagens vazias, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, ou no próprio local onde guardadas as embalagens cheias.

DEVOLUÇÃO DA EMBALAGEM VAZIA:

No prazo de até um ano da data da compra, é obrigatória a devolução da embalagem vazia, com tampa, pelo usuário, ao estabelecimento onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida no ato da compra.

Caso o produto não tenha sido totalmente utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro de seu prazo de validade, será facultada a devolução da embalagem em até 6 meses após o término do prazo de validade.

O usuário deve guardar o comprovante de devolução para efeito de fiscalização, pelo prazo mínimo de um ano após a devolução da embalagem vazia.

TRANSPORTE:

As embalagens vazias não podem ser transportadas junto com alimentos, bebidas, medicamentos, rações, animais e pessoas.

EMBALAGEM SECUNDÁRIA (CAIXA DE TRANSPORTE - NÃO CONTAMINADA)

ESTA EMBALAGEM NÃO PODE SER LAVADA

ARMAZENAMENTO DA EMBALAGEM VAZIA:

O armazenamento da embalagem vazia, até sua devolução pelo usuário, deve ser efetuado em local coberto, ventilado, ao abrigo de chuva e com piso impermeável, no próprio local onde guardadas as embalagens cheias.

(8)

DESTINAÇÃO E EFEITOS

PRODUTOS IMPRÓPRIOS PARA UTILIZAÇÃO OU EM DESUSO

TRANSPORTE DE AGROTÓXICOS, COMPONENTES E AFINS

Nova Busca

DEVOLUÇÃO DA EMBALAGEM VAZIA:

É obrigatória a devolução da embalagem vazia, pelo usuário, onde foi adquirido o produto ou no local indicado na nota fiscal, emitida pelo estabelecimento comercial.

TRANSPORTE:

As embalagens vazias não podem ser transportadas junto com alimentos, bebidas, medicamentos, rações, animais e pessoas.

DESTINAÇÃO FINAL DAS EMBALAGENS VAZIAS:

A destinação final das embalagens vazias, após a devolução pelos usuários, somente poderá ser realizada pela Empresa Registrante ou por empresas legalmente autorizadas pelos órgãos competentes.

- É PROIBIDO AO USUÁRIO A REUTILIZAÇÃO E A RECICLAGEM DESTA EMBALAGEM VAZIA OU O FRACIONAMENTO E REEMBALAGEM DESTE PRODUTO.

EFEITOS SOBRE O MEIO AMBIENTE DECORRENTES DA DESTINAÇÃO INADEQUADA DA EMBALAGEM VAZIA E RESTOS DE PRODUTOS:

A destinação inadequada das embalagens vazias e restos de produtos no meio ambiente causa contaminação do solo, da água e do ar, prejudicando a fauna, a flora e a saúde das pessoas.

Caso este produto venha a se tornar impróprio para utilização ou em desuso, consulte o registrante através do telefone indicado no rótulo para sua devolução e destinação final. A desativação do produto é feita através de incineração em fornos destinados para este tipo de operação, equipados com câmaras de lavagem de gases efluentes e aprovados por órgão ambiental competente.

O transporte esta sujeito às regras e aos procedimentos estabelecidos na legislação específica, que inclui o acompanhamento da ficha de emergência do produto, bem como determina que os agrotóxicos não podem ser transportados junto de pessoas, animais, alimentos, rações, medicamentos ou outros materiais.

Referências

Documentos relacionados

Quanto à organização associativa, as Colônias de Pesca, onde são agrupados os pescadores artesanais, são estruturas deficientes na sua organização,

b) ‘Estado de conservação’ o estado do edifício ou habitação determinado nos termos do disposto do Decreto-Lei n.º 266-B/2012, de 31 de dezembro.  A comprovação

Ficaram então (re)definidos: as prioridades de atuação de cada esfera de governo; papel, objetivos e instrumentos do apoio da União aos estados e municípios na educação;

Notou-se ainda que o aumento da velocidade de corte de 50 para 70 m/min na condição MQL resultou na redução dos valores de todas as variáveis monitoradas (força de corte,

2 aproximadamente 15 adolescentes e jovens do Assentamento Contestado – onde residem integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no município da

--- --- --- O Senhor Deputado Jorge Ramalho disse que provavelmente houve uma Comissão da Assembleia Municipal que terá colaborado na elaboração destes Estatutos e referiu

6ª Estudo e criação de história em quadrinhos com os personagens do Maurício de Souza, com o tema Patrimônio ( criação de HQ em Língua Inglesa também); criação

Título: Georreferenciamento e Genotipagem de Mycobacterium tuberculosis isolados de pacientes atendidos na cidade de Goiânia-GO pelo método de MIRU-VNTR.. Palavras-chave: