• Nenhum resultado encontrado

Saúde e trabalho de mulheres profissionais de enfermagem em um hospital público de Salvador, Bahia.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Saúde e trabalho de mulheres profissionais de enfermagem em um hospital público de Salvador, Bahia."

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

SAUDE E TRABALHO DE MULHERES PROFISS IONAIS DE ENFERMAGEM EM UM HOSPITAL PUBLICO DE SALVADOR,. BAH IA*

Estela Mria Leao de Aquino ** Maria Jenny Silva Araujo* * * Geice Maria d e Souza Menezes* * * * Lilian d e Fatima Babosa Marinho+

RESUMO: 0 trabalho de Enfermagem, desenvolvido essencialmente por mulheres, envolve numerosos fatores de risco para a saude. Apesar disso, no Brasil, os estudos sobre a saude desse grupo ocupacional praticamente inexistem. Este estudo transver­ sal pretendeu diagnosticar as condi:oes de saude e trabalho de enfermeiras e a uxiliares de enfermagem em un grande hospital publico. Foram realizadas entrevis­ tas e medidas de peso, altura e pressao aterial no proprio local de trabalho, em 497 trabalhadoras. Especialmente nas auxiliares, foram encontradas altas prevah�ncias de problemas agudos (45%), e cronicos como dores de coluna (71 %) , varizes (57,5%), h ipetensao aterial (24,9%) , transtomos menta is (36,7%), obesidade (1 6%), proble­ mas digestivos (34,5%) e respiratorios (31 %) . Ambos os grupos apresentam excessi­ vas jornadas de trablho proissional. Contudo, as auxiliares sao duplamente penaliza­ das pelo acumulo de trabalho domestico, 0 que contribui para suas piores condicOes

de saude.

ABSTRACT: Nusing work is developed mainly by women and includes many risk factors for several diseases. Nevetheless, in Brazil, the studies about health conditions of the occupational group are almost inexistent. This cross-sectional study was carried out in order to investigate the health and work conditions of R.N. and auxiliary nurses of a public hospital. The data collection included interviews and measures of weight, height and blood pressure, in 495 employed nurses and auxiliary nurses. Specially among the auxiliary nurses, the results revealed very high prevalences of acute (45%) and chronic conditions, such as backache (71 %) , varices (57,5%) , arterial hypertension (24,9%) , mental disorders (36,7%) , obesity (1 6%) , digestive (34,5%) and respiratory problems (31 %) . Both groups have too long a professional workday. However, the auxiliary nurses are overloaded by homework, that contribute to wosen their health conditions.

1. INTRODU;Ao

A atividade de enfermagem tem sido desenvolvi­ da, tradicionalmentc, por mulheres. Antes, executada

nos lares, como e ncargo domestico e, depois, nos hospitais medievais, em nome da caridade crista, a enfemlagem se estruturou como proissao, dento dos marcos do capital ismo, mantendo essa distin�ao

Trabalho apresenlado no 45° Congresso Brasileiro de Enfennagem -R ecife -I'E, 28 de novembro a � de dezembro de 1 993 •• Medica. Meslre em M edicina Social ( I M S/UERJ DOllloranda em Sailde P ilbl ica ( DM P/U FBA). Professora assislenlc (IMSIUERJ)

e pesqllisadora do Nilc1eo de Estlldos M lIlher e Saildc ( M U S U FBA).

••• Enfenneira, Mestre em S ailde Comllnitaria (UF BA). Professora Adj llnta da Eseol a de Enfennagem (UFBA). Coordenadora da Comissao de l'ubl iea9oes e DivllIga910 (ABEN-Nacional).

** .. Medica, mestranda em Sailde Comlln ihiria (UFBA). Pesqllisadora (MUS UFBA) + Enfenne ira, mestnmda em Sallde Comllnitaria (UFBA). Pcsqllisadora (MUSAlUFBA).

(2)

de genero, onde a ate de cuar tomou-se monop6lio de elites masculinas, separada dos cuidados dietos aos pacientes, execidos por mulheres, de modo su­ boriado aos primeiros.(9)

Ao institucionaliar-se em meados do seculo X, outra caacterisica marcante da nova proissao foi a reproduQ30 de uma divis30 social do tabalho, pretensamente atraves de uma divisao tecnica, onde as aividades de ensino e de suervisao eam exerci­ das elas ladies nurses, povenientes de familias aris­ tocnticas, e as atividades de cuidado direto ao pacien­ te execuadas pelas nurses, de nivel socio-ecOnOmico iferior.(3) Essa divisao permanece, atualmente, pela separa930 as fun90es "mais i ntelectuais" - a cargo das enfermeiras - das atividades manais, realiadas pelas auxiliares.(l9)

A poissao de enfemlagem esteve sempre mar­ cada por conteudos fortemente ideol6gicos, onde as especicidades de genero sao natralizadas. atri­ buindo-se a predominancia feinina a uma aptidao "inaa" das mulheres para cuidar dos outros. a qual supostamente faltaia aos homens.(34) Por outro lado, encontra-se emleada pelo discurso eligioso, onde sao enfatizados 0 devotamento, 0 idealismo, 0 altmis­ mo e 0 desprendimento material.( 1 5)

Estudos nacionais(3, 1 5) apontam para a persisten­ cia de uma vi sao idealizada da proissao pelas enfer­ meiras, que se conta poe a dura ealidade de um trabalho mal remunerado, com excessiva carga de atividades. A analise das condiQoes de tabalho de enfermagem revestem-no de caacteristicas especii­ cas, pois alem de se relacionar com a doenQa e com a morte, e parte de um sistema que assegura a continui­ dade da produQao e detemlina a queba da continui­ dade no tabalho realizado individualmente, 0 que deine 0 trabalho or tumos. Estudos realiados em outras categorias proissionais evidenciam que as jor­ nadas otativas causam altera90es do sono, distubios nevosos e digestivos, alem de desorganizarem a vida familiar e social das trabalhadoras. No caso da enfer­ magem, a exosiQao a fatores de risco mecanicos e ambientais especiicos, e ainda agravada pelos recur­ sos materiais insuficientes e inadequados, que ocasio­ nam condiQoes inseguras no trabalho.(4.5)

Apesar disso, os estudos sobre condiQoes de sau­ de desse gruo ocupacional, ainda que razoavelmente freqientes em outros paises(6. 1 1 . 1 7. 2 1, 23. 24. 29. 30. 3 1 . 32), no Brasil, sao raros e inespecificos. Os existentes, em geral, refeem-se aos iscos otenciais de insalu­ bridade ou ao absenteismo por motivos de saude do pessoal que trabalha em hospitais.(25.26. 33,35)

Aenas a decada de 80, a efermagem brasileia come90u a discutir sua pntica como trabalho, acom­ panhando 0 processo de discussao da crise do setor saMe que evoluiu a partir da decada de 70.(3,4,5, 15,19)

E

sses pimeiros estudos ten em comum a efase em caracteiar a pntica de enfemgem como trabalho e conferir-le, dessa forma, visibilidade social. A constataQao da carencia de investigaQoes sobre as condiQoes de trabalho ten neecido destaque em congessos e f6mns da enfemagem, onde se aontou a urgencia na realiaQao de estudos que deem conta de suprir essa lacuna.

E

povavel, portanto, que dessa aparente "invisi­ bilidade " do tabalho de enfermagem, decora 0 fato de que seus efeitos sobre a saude aenas comecem a ser investigados.

o estudo sobre as condiQoes de saude desse gmpo poissional, deve levar em consideaQao a complexi­ dade das relaQocs entre saude e trabalho, que extrao­ lam a visao tadicional da saude ocupacional, rest ita ao trabalho industrial e a uma ViS30 limitada ao am­ biente de tmbalho .

D o onto d e vista estrito, os agravos a saude relacionados ao trabalho sao classiicados em dois gmpos: no primeiro, incluem-se aqueles que tradu­ zem mptra abmpa do equilibrio entre as condi90es e 0 ambiente de trabalho e a saude do trabalhador, como os acidentes do tmbalho e as intoxicaQoes agu­ das de origem pofissional. 0 segundo gmpo inclui agravos de canter cronico : a doen9a pofissional tipica, definida como aquela inerente ou eculiar a detcmlinado ramo de atividade e constante da rela9ao organizada c 10 Ministerio da Previdencia e Assisten­ cia Social, c l )

Um outro gmpo e constituido elas "doenQas relacionadas com 0 trabalho ", definida s pela Organi­ za930 Mundial de Saude como "agravos outros que, em adiQ30 a doen9as profissionais legalmente desco­ nhecidas, ocorem em trabalhadoes quando 0 a m­ biente ou as condi90es contribuem signiicativamente pra a ocorrencia de doenQas, porem em graus varia­ dos de magnitude ','.( I ) Neste gmpo, 0 Comite de Esecialistas da OMS inclui:

- disttirbios compotamentais e doenQas psicos­ somaticas;

- hipetensao aterial:

doen9a isquemica do cora930 :

doenQas espirat6rias cronicas nao especiicas (bronquite cronica, enisema, asma bronquica);

(3)

doen;as do aparelho locomotor (Iombalgias, ar­ talgia de o mbro e pesco;o, etc);

- cance;

atopia (dematites, inite, asma bronquica, etc).

Pode-se, ainda, mencionar grupos de problemas atibidos a organiza;ao do trabalho no modo de produ;ao capitalista, discutidos or auto res como DEJOURs(8) e LAURELL & NOREGA(1 4), como 0 envelhecimento pecoce, a sindome da fadiga patolo­ gica, os distbios do sono e da sexualidade, 0 estesse conico.

No presente estudo, de carater exploratorio, pe­ tendeu-se conhecer as condi;oes de trabalho e de saude de proissionais de enfe111agem, de modo a ermitir 0 levantamento de hi6teses para futuras anilises.

Entretanto, eleger como obj eto de estudo un grupo proissiona l, constituido quase exclusivamente or mulheres, implica na necessidade de contemplar as especiicidades do trabalho feminino, em especial, no que diz reseito a incorpora;ao do trabalho domes­ tico , j a que sua inse;ao profissional nao as libea das un;oes tradicioais de cuidado da casa e dos ilhos. Assim, aIem de caracteristicas gerais da popula;ao estudada e de aspectos elativos ao trabalho proissio­ nal, foram Ievantadas infon113;oes sobre 0 trabalho que exercem na esfea domestica, sej a quanto a ex­ tensao e a natureza das atividades. Os resultados aqui apresentados sao os primeios obtidos, j a que 0 traba­ Iho de campo da investiga;ao foi recentemente encer­ ado e 0 banco de dados e ncontra-se em fase de constitui;ao. Entetanto, por entender a relevancia do presente evento para os desdobramentos decorren­ tes do mais amplo uso dos resultados dessa pesquisa, foram priorizados alguns dados para apresenta;ao. de modo a pemutir um diagnostico preliminar da situa­ ;ao de tabalho e saude desse grupo.

2. METODOLOGIA

Foi desenvolvido urn estudo de caso em um dos maiores hospitais Pllblicos de Salvador-Ba * 0 estu­ do, de corte transversal, envolveu a entrev ista de todas as profissionais de enfennagem de i nidas como elegiveis, atraves de questiomirio de perguntas

fecha-das, alem de medidas de pressao arteial sanguinea (PAS), peso e altura. Foram consideradas elegiveis todas as proissionais de enfermagem do quadro per­ manente da institui;ao, lotadas no hospital escolhido, sendo excluidas as afastadas por motivos pessois, em licen;a-premio, a disposi;ao de outros orgaos ou deslocadas de fun;ao . Aquelas afastadas paa trata­ mento de saude, Jicen;a mateidade ou ferias foram consideradas elegiveis, sendo entrevistadas no retor­ no ou, excepcionalmente, no doUcilio.

A medida de PAS envolveu duas tomadas a mesma ocasiao (no inicio e ao inal da entrevista), sempre na posi;ao sentada, no bra;o direito a alura do coa;ao . Foram consideados casos de hipertensao arterial aquelas mulheres que apesentaram, ao exa­ me, PAS maior ou igual a 1 60/95 mmHg.

A leitura do peso foi feita com aiJio de balan;a de mola portatil, eletrica, com caJibagem automatica e ala precisao. A altua foi aferida por estadi6meto i ndefo111avel, com a mulher em e, ereta e com os pes descal;os. Foranl cIassificadas como casos de obesidade aquelas que apresentaa m indice de Massa Coporea (IMC = peso/aJtura2) igual ou maior que 3 0 . Considerou-se como sobreeso, aquelas cuj o IMC era inferior a 30 e igual ou maior que 2 5 . sendo normais os valores inferiores a essa faixa.

o questiomiio foi compos to dos seguintes blocos de variflVeis: caracteristicas socio-demogicas ; tra­ balho proissional e domestico ; saude. Na parte rela­ tiva a sallde, foram investigados problemas agudos ou agudiza;ao de problemas cr6nicos ocorridos nos ul­ timos quinze dias a nterioes ao momenta da entevis­ ta; problemas crolucos com e sem diagnostico clinico anterior (pressao alta e outros problemas cardio-vas­ culares; diabetes; problemas digestivos e renais ; aler­ gias: varizes e dor na coluna; problemas menais, tio ansiedade e depressao) . Para investigar os poblemas mentais, utilizou-se 0 Self Report Questionnaire -SRQ-20 - um instrumento auto-aplicado, de escala bimodal (silnao), j a testa do no Brasil e aplicado anteriormente por PIT A,(25) em popula;ao de traba­ lhadores de sallde em um hospital geral de Sao Paulo.

As entrevistas e medidas objetivas foram efetua­ das por pessoas do sexo feminino, para facilitar a i ntcra;ao com as entrevistadas. Foram realizadas 495 entrcvisuls em qualro meses de tabalho de campo,

Por razoes die;. principalm!ntc para evitar a estigmatiza"io da popula9io !studada. nat> seni identiieado 0 hospital onde se efetuou a investiga"io.

(4)

Grafico 1 - Distribuiyao por Idade de Enfermeiras e Auxiliares

7 0 60 50 .0 30 20 10 0 10 20 30 .0 50 60 70

Gratico 2 - Distribuiyao de Enfermeiras e Auxiliares Segundo Cor da Pele*

Pa rda c l a r a

4 4 , 3

E N F E.RM E I RAS

( N =9 4 )

B r a n ca 39,8

AU X I I A R E S

( N =3 9 7 )

Pa r d a c l B r a

38,3

N e g r a 2 0,.7

Pa r d a e s c u r a

1 2, 5 Pa r d a e s c u r a 3 4 , 6

• Auto -referida

Grafico 3 - Distribuiyao por Situayao Conjugal Segundo Grupo Ocupacional

.

7 0 ---,

60 · · · ·56;5· · ·

Casada

Soltelra Separadao

n'ermeiras

Auxiliar]

• Inclul d • • qul tadaa • d i vorc ladaa

248' R. Bras. Enferl. Brasilia, v. 46, n. 3/4, 245-257, jul.ldez. 1 993

Vluva

(5)

Gratico 4 - Distribuiy80 por Chefe de Familia Segundo Grupo Ocupacional

% 3 5

31,7 30

25 22,

20

1 5 14,9 ... 12,8 14,9 .. .

1 1,7 1 0

5

M a r i d o A m b o s O u t ro s M o r a s i

A p rop r i a P a i S e m c h e fe

HH E n fe r m e i r as

onde foram adotados procedimentos paa um rigoro­ so contole de qualidade . Obteve-se um alto grau de colabora;ao, principalmente considerando-se que as entrevistas foram realizadas em ambiente de trabalho. sendo a participa;ao de 95% do total de elegiveis, em ambos os gmpos proissionais.

o processamento de dados foi feito em micro­ computador PC-AT, sendo esses primeios resltados obtidos pelo uso do pacote Epi-Info (CDCUSA).

3. RESULTADOS

3.1 Caracteristicas socio-demograficas

A popula;ao estudada e comosta de 1 9% de enfem1eiras e 81 % au"iliares de enfermagem, as quais i nclue m antigas atendentes quase todas reclas­ sificadas apos treinamento na propria institui:ao .

As meias de iade foam, esecivamente, de 35, 1 e 38,3 aos, sedo que 55,3% s enfenneas e 4 1 ,4% s aL�aes tem enre 30 e 39 anos (Gico 1 ).

Em rela:ao a cor da pele (auto-referida). consla­ ta-se que mais da metade das auxiliares foam classi­ icadas como sendo de cor parda escua e negra. com na parcela muito restrita (6.3%) de brancas (GrMi­ co 2). De modo oosto. uma propor:ao expressiva de enfermeiras rerere ser de cor banca (39.8%) ou parda clara (44,3'Yo). com uma popor:ao mini ma de negras

I Au x i l i a res

(3 ,4%).

C H E F E D E

FAMILIA

Ente a s enfem1eiras, un alto ercentual (39,4%) e constituido de mulheres solteiras, quase equivalente ao de casadas* (44,6%) . Das demais, 1 2,8% sao se­ paradas, desquitadas ou divociadas e 3 ,2%, viuvas. Entre as auxiliares (Grlleo 3 ), apenas 22,7% sao solteiras. Das que possuem companheiro (56,5%), as casadas corresponderam a 3 8,5% do total de mulhe­ res, enquanto 1 8% tem uniao consensual. As popor­ :oes de casamentos desfeitos ( 1 6,3%) e de viuvas

(4,5%) foam um pouco superioes as das enfermei­ ras . Tambem em ela:ao a experiencia de mateida­ de foam grandes as dfeen;as: tem ilhos 55,3% das enfem1eiras e 73 ,9% das auxiliaes. (Grllco 3 )

E

i nteessante que 30,8% das auxiliares sao che­ fes de familia conta apeas 1 6.0% das enfermeias (Gruico 4). Em contrapartida, as enfemeias expres­ sam rela:oes de coabia:ao mais igliiias com propor:oes mais altas de ausencia de chefe ( 1 1 , 7%), ou de casais onde ambos sao chefes ( 1 4,00) (Gi­ co 4).

3.2. Trabalho

As trabalhadoas d e enfermagem estudadas tem dois padroes claos e distintos quanto a qualiica;ao profissional. As a:i liares de enfe1agem, que

(6)

Grafico 5 - Dura;ao Semanal do Trabalho Domestico e Profissional de Enfemeiras

Horas

0-9

10-19

20-29

30-39

40-49

50-59

60+

! I :

TRAB,PRO

� 9

: : : ' .f��

• 31,2

TRAB.OOM .

% 50 40 30 20 1 0 o 1 0 2 0 3 0 4 0 5 0 6 0

Grlfico 6 -Dura;ao Semanal do Trabalho Domestico e Proissional de Auxiliares de Enfermagem

Horas

0-9

10-19

20-29

30-39

40-49

50-59

60-I

I

I

TRAB.PROF m,9

40 30 2 0

24,8 LL''''",,''

"��

1 0 o 1 0

. . .

TRABjOOM;

2 0 30 40 5 0

Grlfico

7

- Distribui;ao por Tumo de Trabalho Segundo Grupo Ocupacional

I

40

33,S

31,1 30

20

1 0

o E-EfI __

J.:l7,1

'±",,-;_ :L

Manha (M) Tarde (T)

250 R. Bras. Enferll. Brasi l i a. v . 46. 11. 3;4. 245-257. jul.ldez. 1 993

(7)

- -

---Grafico 8 - Atividades Fisicas Segundo Tipo em Enfermeiras e Auxiliares

a.r Trab.ot. Trab.do.

I

W -- A Modardo D _0

I

E N F E R M E I RAS

me�anm a tabalhar cedo, gealmente como atenden­ tes, apresentam uma trajet6ria de pogressiva qualii­ ca�ao, como e possivel visualiar-se no Quado 1 . Vma pacela minoiaria (7,5%) permanece ainda como atendente, tendo a grande maioria (87,7%) ni­ vel maximo de qulifica�ao de auxiliar de enfemla­ gem. Vma pequena proor�ao (4,8%) ten curso tec­ nico de enfermagem, emboa permane�am enquada­ das como auxiliares.

Quadro 1 - Cursos de Enfermagem e Nivel

Maximo de Qualiicayao de Auxiliares

NiVEL MAxIMO 1 OUTROS CU RSOS %

Atendente de Enfermagem ..

Atendente 4,8

Atendente + outros cursos 2,7

Auxiliar de Enfermagem 87 7

Atendente + auxiliar 50,4

Atendente + auxiliar + outros 5,5

Auxiliar 27,0

Auxiliar + outros 4,8

Tecnico de Enfermagem Auxiliar + tecnico

Auxiliar + tecnico + outros Tecnico

Atendente + Auxiliar + Tecnico

l

1 ,7 0,3 1 ,0 1 ,8

As enfemeias, em sua maio ria, en aeas 0 cuso de gadua�ao, e aenas uma ente as noventa e qatro entevistadas ia 6s-gadua�ao senso estrito, com cuso de mesado. Das delas esavam, esectivamen­

e, fazendo cso de medicina e ciencias biol6gicas.

L .. , Trbpot. Treb.doll.

I

W -- A Mdarda D ....

I

AU X I L IARES

Ambos o s grupos ocupacionais cracterizam-se por uma carga de trabalho poissional bastante ex­ press iva (Gricos 5 e 6). Isso se expressa tanto em rela�ao a existencia de mais de uma atividade egular remuneada (59,6% das enfermeins e 5 3 ,0% das aLxiliares), quanto na carga hoiria semanal (com medias de 46,6 hoas para as efermeins e 45,7 hons para as auxiliares).

Contudo, as diferen�as sao marcantes quanto ao

regime de tumo e 0 tipo de atividade que desenvol­

ven em sua segundajoada, demonsrando a rela�ao

entre 0 tipo de inser�ao econ6mica e a qualiica�ao

profissional. Assim, as enfermeins sao mais nume­

osas em tumos de seis hons (7 1 , 2%), sendo sua

maior presel9a no hospital estudado pela maha

(45,7%) . A op�ao pelo esquema de plantao se da

quase exclusivamente pelo tumo notumo (26,6%).

Em sua ql1ase toalidade (92,9%), as enfermeiras ten

como outra atividade um emprego hospitalar ou a

aea de saude, provavelmente em uma segundajoa­

da diana de seis hons, o tumo a arde. (Grllco 7)

As alies esao eis em plntes de doe hos, sejm dimos (33 ,5%) ou otmos (3 1 , 1 %). Alem desse empego, muias ossuem aividades vias, pte as qis infonais, como a costa e 0 artesaato, o ensino pticular, a vena de confe�6es, bjuteias e podutos de elea, aividades de nicue e celeieia. Tambem em rela:ao ao esfor:o isico no tnbalho profissional, acentuam-se as dJeen�as. Enqunto

7 1 ,3 % das enfenneias submetem-se a esfor:o isico modeado (caminham muito, mas oo caegam eso), a quase totalidade as alLxiliaes ten esfor:o isico

eado (46,4%), ou modeado (49,6%) (Gico 8).

(8)

Grafico 9 - Sobrecarga Domestica* Segundo Tipo de Atividade e Gru po Ocupacional

Crianca L i m pe7.a C0. i n h a r Lavar

1 -· - -- -- -··- --- --. - --- . . . - -. - - -,

I ::J Enfe r m e l ras :'�_'l A u x i l l ares

I

, I

• Fa z I n tel ramente au fica com a malor p a r te

Passar

TlPO

Gratico 1 0 - Prevah�ncia de Sobrepeso e Obesidade em Enfermeiras e Auxiliares

N o r m a l 7 9 %

E N F E R M E I R A S

( N =94 )

O b e s i d a d e 5 % Sobr ep eso

1 6 %

N o r m a l

4 3

A U X I L I A R E S

( N = 4 00)

O b e s i d a d e

1 6 %

S o b r e p e s o 4 2 %

Gratico 1 1 - Preva lencia d e Hipetensao Arterial e m Enfermeiras e Auxiliares

E N F E R M E I R AS

( N =9 4 )

N o r m a l

86, 0%

H i p e r te n s ao

1 4 , 0%

252 ? Hm.'. I,'/mll. Brasilia_ \' . t). n . \ '4. 245-2 57. jul/do . . I (J')\

,\ U X I L 1 A R E S

( N =400)

N o r m a l

7 5 ,

1 %

__ -�

(9)

Grlfico 1 2 - Problemas de Saude nos Ultimos 1 5 Dias Segundo Grupo Ocupacional

N ao 4 4 , thl

,-.

E N F E R M E I R AS

( N =94 )

S i m

55 3;}

N ao 55,0%

AU X I L I AR E S

( N =4 00)

S i m

4 5,0%

Grafico 1 3 - Problemas Mentais Menores* Segundo Grupo Ocupacional

N a o

79, 8%

E N F E R M E I R AS

( N =9 4 )

Si m

�2

0 2%

Nao

63, 3%

AU X i L i AR E S

( N = 4 00)

111�

S i m

;;

36, 7%

*tipo ansiedade e depressao

Quando anlisado 0 trabalho domestico, as dis­ i�5es sao ainda mais expessivas (Gico 5 e 6). As efermeiras ten, em media, 1 3 ,9 hoas semanais de atividades de cuidado da casa e dos ilhos, enquanto as auxiliares ten, praticamente, 0 dobro, com 24,2 oras. Tambem 0 esfo9o desenvolvido nesse tio de atividade e paa as enfermeiras leve (42,6%) ou mo­ derado (47,9%), enquanto paa as auxiliaes e, em sua maioria, moderado (5 1,6%) ou pes ado (30,9%) (Gi­ ico 8).

Se alisadas as atividades desenvolvidas no ta­ balho domestico, ica evidente que, ainda que 0 cui­ dado das cria�as seja uma incumbencia das mulhe­ es de ambos os grupos, as liferen;as quanto as demais sao bastante marcantes (Gfico 9). As auxi­ lires, pelo fato de teem uma atividade profissionl com grande carga hoiria semanal, oo sao oupadas em absoluto das tarefas de casa. Quando nao estao no hospital, grande parte delas realiza inteiranlente, ou a maior parte, das atividades de limpeza (48,5%), cozi­

a (64, 1 %), alem de lavar e passar (4 1 ,2% e 36,5%). As enfermeiras contam com outras formas de aoio, especialmente as empregadas domesticas, que as

li-beram em sua maioia dessas tarefas. (Grico 9).

3.3 Saide

As marcantes diferen;as observadas vao se rele­ tir no padrao de adoecimento de ambos os grupos, com pioes condi;6es de saude para as auxiliares de enfermagem.

Esse grupo apesentou altissimas prevalencias de obesidade ( 1 6%) e sobrepeso (42%), se comparadas aqueJas identiicadas entre as efermeiras (resecti­

vmente, 5% e 16%) (Grico 10).

Em anlbos os grupos, mas especialmente entre as axiliares, a pevalencia de hipertensao teial foi muito alta (Grico 1 1), pincipalmente considean­ do-se as medias de idade.

A morbidade aguda referida (Gico 1 2) foi, tambem, muito elevada com prevalecia de proble­ mas de saude nos ultimos quinze lias de 55,3% entre as enfemeiras e de 45,0% entre as auxiliaes.

A referencia de problemas de saude cr6nicos foi, em ambos os grupos, especialmente freqiente qunto

(10)

t ocorecia de dor na coluna, varizes, pessao alta, poblemas digestivos e alergicos, respirat6rios e de pele (Quadro 2). Ainda que, a maior parte desses teha ocorido de modo tao freqiente ente enfenei­ as e axilires, ressalte-se a dor na coluna, as varizes e a pressao alta que foram ais prevalentes nos rela­ tos s auxiliares de enfenagem.

Quadro 2 -Prevah�ncia de Problemas Cronicos de Saude Referidos por Enfermeiras e Auxiliares

PROBLEMA PREVALENCIA (%)

Enfermeiras Auxiliares

Pressao Alta 38,3 48,9

Infarto do cora9aO' 1 ,0

Insuici�ncia cardfaca' 1 ,3

Angina' 2,1 1 ,8

Derrame cerebral' 0,8

Outras doen9as do cora9aO' 5,3 5,0

Diabetes 1 ,1 1 ,0

Jlcera digetiva' 1 ,1 4,3

Doen9a renal' 5,3 2,8

Varizes 45,7 57,5

Alergia de pele 20,2 25,5

Dor na coluna 50,0 71 ,0

Rinite, sinusite,

bronquite ou asma 36,2 31 ,0 Problemas digetivos 36,2 34,5

, Com diagn6stico medico

Mais ainda, os problemas mentais tio ansiedade e depressao, foam quase duas vezes mais freqiientes nas auxilires (Gico 1 3 ) .

4. DISCUSSAO

A carga horaria contratal da popula�ao estudada e de rinta horas semanais. Contudo, as cargas hora­ rias medias de trabalho poissional, de un modo geal, esultntes da existencia de mais de uma ativi­ dade emunerada, sao supeiores iclusive ao limite de quarenta e qualro horas estabelecido na Constitui-9ao brasilei� para os tabaladores en geal.

Por outro lado, a anlise dajoaa semanal nao pode deixar de considerar as horas dispendidas en aividades domesticas, 0 que eleva a media laboal paa 60,5 horas nas enfeneiras e para 70,6 hoas nas auxiliares de'enfenagem.

Acescente-se, que para uma expessiva propor-9ao das auxiliaes de enfemmgem, tanto a atividade proissional quanto a domestica sao consideradas pe­ sadas (46,4% e 30,9%, espectivanlente), 0 que ode contribuir para 0 aparecimento de fadiga cr6nica, desgaste isico, alem de patologias especiicas.

o limite maximo da jomada de trabalho das

tabalhadoras de enfeagem de 30 horas seanais e

reivindica9aO constante da categoria, e aualmente esta proposto en projetos de lei, tramiando no Con­ gesso Nacional. Embora esa lnita9ao signiique inegavelmente na conquista, e necessario que se atente paa 0 fato de que, nuna proissao mal emu­ nerada e exercida pedominantemente por mulheres, podea signiicar apenas a ossibilidade de conciliar ais facilmente os varios empregos e 0 trabalho domestico, caso ao seja acompanhada de outras conquistas como gnhos salaiais reais, existencia de equipamentos coletivos e maior participa9ao dos ho­ mens nas atividades domesticas.

Obseva-se ainda, que emboa a popula;ao esu­ dada perten;a a un mesmo grupo proissional, suas rela90es com 0 trabalho sao peneadas or questoes de cia sse e de genero.

Nao existe dferen;a signicativa entre enfenei­ ras e auxiliaes quanto t carga horaria de trabalho semanal media e t ocorrencia de mais de uma aivi­ dade remunerada. Todavia, em alguns asectos a

difere19as expressivas ente enfemleiras e aLxiliares.

A distribui;ao nos diferentes tumos relete as caracteristicas da organiza;ao do trabalho en enfer­ agem, pelas quais, por exemplo, as enfeneiras realiam atividades predominantemente administra­ tivas, que sao concentradas no tumo da manha.

Unm outra difere19a diz reseito a ocorrencia de ativiades isicas consideradas pesadas, sejam do­ mesticas ou poissionis, que e signiicativnente maior paa as auxiliaes de enfenagem. Isto relete nao s6 a divisao de trabalho existente (trabalho inte-. lectual X tabalho manual), como a grande Iimita9ao das auxiliares de efermagem de aquisi9ao de equi­ pnentos domesticos, ben como de contar con os sevi90s de empegada domestica.

Em rela9ao a sobecarga domestica, esta nao s6 e maior para as auxiliaes de enfenagem, como foi dito anteriormente, como e mais unifonemente dis­ tribuida ente as diferentes atividades (cui dar de cian9as, Iimpea, cozinha, lavar e passar). Diferen­ temente, as enfeneiras ten a sobecarga concentraa no cuidado de criaIWaS, que ocorre em propor9ao similar as auxiliaes, revelando que esta atividade e fortemente associada a condi9aO de mulher, mesmo em difeentes classes sociais.

Qanto (\ saude, 0 grupo ocupacional estudado caracteria-se por altas pevalencias de problemas de saude agudos e cr6nicos.

Os valores obsevados na mobidade referida

(11)

odeiam ser explicados, tao so mente, por uma per­ ce�ao mais acentuada dos sintomas e uma maior proensao a valoiza-Ios, decorrente da propria inser­ �o proissional. Sedo comosto exclusivamente de mulhees, descritas como mais propensas que os ho­ mens a perceber e relatar seus prob lemas de saUde(22), o grupo estudado, alem disso, enconta-se exosto a

inteso processo de medicalia�ao. Todavia, os altos

valores igualmente obtidos s mensura�es objeti­ vas de pres sao arterial sanguinea, eso e altua, sujei­ as a igoroso contole de qualidade, atestam a gravi­ ade as condi�oes de saUde do grupo estudado, efor�ndo as hip6teses de associa�ao real da ocor­ encia de den�as ao trabalho que este exerce. Isso se acenua ao considerar-se 0 efeito de sele:ao de popu­ la�oes trabalhadoras - tambem chamado de " efeito do tabalhador sadio" - elo qual pessoas sadias tende­ riam a ser mais aptas a obter e a manter uma inser�ao

proissioal. Some�se a is so tambem, 0 fato de que, sendo proissionais de saude, seria esperado que aPe­ sentassem melhoes condi�oes de prevenir, diagnos­

ticar e tratar seus problemas, tendo como resuItado n padiio mais sadio do que a popula�ao em geal.

A prevalencia de hipetensao arterial e alta tanto em enfemeias quanto em auiliares. Mas ente essas Ultimas ode ser considerada alarmante, principal­ mente se levado em conta que essas mulheres encon­ tram-se em idade reprodutiva, com media emria ela­

tivamente baixa.

Os resultados sao, entretanto, cosistentes com obseva�oes anteiores de que existiria uma associa­ �ao inversa entre a ocorrencia da doen�a e a situa�ao' socio-economica(7, 36). A exemplo do obseVado en­ tre as auxiliares e as enfermeiras; estudo realiado em

Volta Redonda( l2), com popula�ao industrial mascu­

lia, identiicou maior pevalencia de hipetensao aterial enre os trabalhadores nio especialiados, com meores salarios.

A obesidade -fator de risco para aquela doen�a bastante bem estabelecido - revelou-se tambem muito

freqiente entre as auxiliares, sedo consistente com a maior prevalencia de hiertesao nesse grupo.

E

interessante ressaltar que essas mostram-se tao seden­ taias quanto as enfermeiras. Todavia, sendo suas atividades isicas no tabalho - tanto proissional como domestico - mais pesadas que as das ultimas, provavelmente as difere�as no padrao de obesidade

e sobepeso devam ser explicadas or dietas inapro­

priadas das primeias. Aqui, cabe notar que 0 trabalho

or tuos principalmente 0 notumo, mais feqiente

entre as auxiliares, ten sido descrito como associ ado

a distUbios alimentares, que contibuiiam aa a ocorrencia de problemas digestivos e nutricioais.

Outra liha de estudos ten prcuado investigar o estesse ocupacional e sua ela�ao com doen�as como a hipetensao aterial e os trnstomos mentais. Aida que ao haja consenso quanto aos mecanismos que determinam a eleva�ao da pressao aterial, a rela�ao entre 0 estresse ocupacional e a hipertensao aterial enconta-se ben docnentada a literatua.

No Basil, IBEIRO e colaboadoresC2>, em es­ tudo ealizado o municipio de Sao Paulo, encontra­

m difeen�as signiicativas ente grupos ocupacio­ nais, com as pevalecias mais altas entre tabalado­ res de empresas joalisticas e publicitrias (2 1,0%),

de setores de transporte publicos ( 18,9%), de setoes bancios e secuiiios ( 18,6%) e de industrias me­ talfugicas ( 1 7,3%). As dfere�as foram atribuidas a fatoes ligados 1 organiza�ao do tablo, ao ritmo, 1

dua�ao do tabalho e ao estresse ineente a algumas

dessas ocupa�oes. De fato, estudo eseciico em gru­

po de muleres tbalhadoas de diversos setoes da economia, encontrou associa�ao positiva entre eleva­

�ao de pressao aterial e 0 numeo diaio e semaal

de oras trahalhadas(28).

No presente estudo, essas analises preliminaes atestam joadas de trabalho extremamente longas, com difere�as signiicativas ente auxiliaes e enfer­ meias, principalmente no trabalho domestico.

As pessoes decorrentes do tabalho nao se res­ tringem, potanto, ao ambito pro6ssional, mas esul­ tam do proprio esfor�o de concilia�ao entre as ativi­ dades remuneradas e as domesticas relizadas de modo gratuito paa toda a failia.

Essas condi�Oes de vida e de trabalho certamente vao amb6m se reletir na ocorecia de trnstomos

mentais tio ansiedade e depressao, que foi especial­

mente freqiente entre as auxiliares de enfeagem. Estudos realiados em diversas categorias prois­

sioais, utiliando diferentes metodologias, ten evi­ denciado a associa�ao ente a ocorencia de distlbios psiquicos e aspectos como jomadas prolongadas, in­ tensidade do ritmo de tabalho, insuiciencia de pau­ sas, conteudo de arefas de pouco signicado( IO). Un estudo realizado com mulheres, a Regiao Metropo­

Iitana de Salvador, mostrou, entre outos fatores, a extensao da jomada de trabalho e 0 numero de ativi­ dades simultaneas ao trabalho, como associados a prevlencia de distlbios mentais.(2)

A prevalencia de transtoos mentais, identiica­ da pelo SRQ-20 em dferentes paises e em popula�oes

(12)

diversas, ten variado com 0 tipo de opula;ao estu­ dada, sendo os mais bixos valores encontrados em gruos eseciais de trabalhadoes e os mais altos em usmiios de sevi;os de saude. Os esudos de base populacional geralmente apresentam valoes inter­ medianos aos dois grupos.(16)

No presente estudo, as enfermeirs apresentaam uma prevalencia semelhante as econtradas em ou­ tros upos de tabaladores, inclusive de hospitais, que se situam em tomo de 20%(25). As auxiliaes, todavia, apesentaram valor ben mais elevado, apro­ ximado-se dos identiicados entre usunos de sevi­ ;os de saude, os quais costituem gupos seleciona­ dos, pois geralmente a demanda or aten;ao e moti­ vada pela erce;ao de poblemas(16).

As joadas extensas de trabalho, envolvendo grande esfor;o fisico, no ambito proissional (para ambos os guos) e domestico (pa as auxiliares) provavelmente vlo se reletir nas altas prevalencias de dor na coluna, ak:m de intensa fadiga cronica.

As fec;oes do apaelho locomotor em trabalha­ dores ten sido descritas em diversos estudos,

repre-sentando, em 1 983, a terce ira causa de aosentadoria por invalidez, o Brasil.( l8) Entre essas fec;oes, a ampla maioria constiui-se de poblemas de coluna. Vma de suas manifesa;oes mais comuns, a dor lom­ bar, costuma ter causa ineseciica, estado associaa a poblemas ergonoicos ou traumaticos.(l3) Apare­ ce com frequencia mais elevada em tabalhadores

que, como 0 upo estudado, execem atividades pe­

sadas, de ritmo intensivo e em condi;oes antiergo­ nomicas, estando ben documentada a imporincia do esfor;o de lexlo, principal mente pela posi;lo incor­ reta de erguimento de pesos. (20)

Os pesentes esultados aontam paa a necessi­ dade do aproundamento a analise, no sentido de testar as hip6teses aqui indicadas. De qualquer forma, essas primeiras interpreta;oes sugerem a conjuga;ao de difeentes fatores, intrinsecamente relacionados a condi;lo feminina das proissionais estudadas, que estaiam deteminando pessimas condi;oes de saude. As quest5es de geneo se aticulam as de classe, coniguando uma situa;ao paticulalente gave para as auxiliaes de enfermagem.

REFERENCIAS BI BLIOGRAFICAS

1 . ABRASCO. Associa9io Brasileira de Saude Coletiva. SO/ide e Trabalho: desafio para wna politica. Rio de Janeiro : ABRASCO, 1 99 1 .

2. AGUIAR,W.M. Condi:oes de trabalho feminino e transtor­

nos mentais. (Disseta9io de Mestrado em Saude

Comu-nitaria) Salvador: DMP/UFBA, 1 988.

3 . ALMEIDA,M.C.P. & ROCHA,J. S.Y. 0 saber da enfer­ magem e sua dimensio pratica. S ao Paulo : Cortez, 1 986. 1 2 8 p.

4. AL VES,D.B. Mercado e condi:oes de trabaiho na enfer­ magem. Salvador: Grilca Central Uda. , 1 987. p. 108. 5. . Condi90es de trabalho na enfenagem -

aspec-tos teoricos. In: 39° Congresso Brasileiro de Enfer­ magem. 23 a 27 de novembro de 1 987. A nais .. . Salvador:

1988. 1 04 p.

6. BECKER-CARUS.C. et al. Stress and situation speciic cop­ ing behavior in intensive care unit nursing staf. Work and

stress 3 (4): 3 5 3-8, 1 989.

7. COSTA, E . A. Hipetensio arterial como problema de massa no Brasi l : Cracteres epidemiologicos e [atores de risco.

Ciencia e Cuilllra; v. 35, n. 1 1 , p. 1 642-9, 1 983. 8. DEJOURS,C. A 10llcllra do trabalho: est lido de psicopatolo­

gia do trabalho. Sao Paulo: Obore, 1 987, 1 63 p. 9. EHRENREICH,B. & ENGLlSH,D. Bruj as, comadronas y

enfeneras. In: Enfermedad y sociedad. Medellin: s.e, 1 979. p. 1 48-7 1 .

1 0 . FERNANDES,S . R. P. Trabaiho informatizado e dist/�rbios psico-emocionais: estudo seccional em tres empresas de processamento de dados em alvador. Bahia. Disser­ ta9ao de Mestrado em Saude Comunitaria (DMPIUFBA). Salvador, 1 992.

1 1 . GRAY-TOFT,P. & ANDERSON,J.G. Stress among hospital nursing staf: its causes nd efects. Soc.Sci.Med. 1 5 A:639-47, 1 9 8 1 .

1 2. KLEIN,C.H. & ARAUJO,J. W.G. Fumo, bebida alcoolica, migrayao, instruyaO, ocupayio, agregayao familiar e pressao aterial em Volta Redonda. Rio de Janeiro.

Cad. SaMe P,iblica (RJ), v. 1 , n. 2, p. 1 60-76, 1 985.

1 3 . KNOPLlCK,J. A importancia das dores na coluna na pnitica medica e na industria. Rev.Bras.Sazide Ocupac. v. 9, n. 36, p. 7 1 -4, 1981 .

1 4. LAURELL,A.C. & NORIEGA,M . Processo de produ:io e

sO/ide: trabaiho e desgaste operario. Sao Paulo: Hucitec,

1 989.

1 5. LOPES,M.J.M. 0 trabalho da enfemleira: nem publico, nem privado, feminino, domestico e desvalorizado. Rev. Bras. Enfernl. Rio de Janeiro, v. 4 1 , n. 3/4, p. 2 1 1 -7, 1 988. 1 6. M ARI,J. Minor pschiatric morbidity in three primary medi­

cal care clinics in the city ofSio Paulo. Iles is (Doctor of Phi losophy), University of London - Institute of Psychia­ try, London, 1 986.

1 7. MCGRATH,A. et alii. Occupational stress in nursing. fnt. .

Nllrsing Studies 26(4): 343-358, 1 989.

1 8. M EDINA,M.C.G. A aposentadoria por invalidez no Brasil.

(DissertayaO de Mestrado). Sao Paulo : USP, 1 986 1 9. MELO,C. Divisio social do trabalho em enfermagem. Sao

Paulo: Cortez, 1 986. 94 p.

20. MENDES,R. 0 impacto dos efeitos da OCUpayaO sobre a satlde de trabalhadores. I. Morbidade. Rev.Sazide pub/. v. 22, n. 4, p. 3 1 1 -26, 1 988.

2 1 . MORGAN,S . L. & DA VIS,R. Occupational hazrds : nursing service personel . Prof Safety 34(8): 9- 1 1 , 1 9 89.

(13)

22. NATHANSON,C.A. Sex, il lness and medical care. A review of data, theory and method. Soc. ci.le. ; I \ : 1 3-25, 1 977. 23. OWEN, B. D. The magnitude of low back problem in nursing.

West.J.Nurs.Research l J (2): 234-242, 1 989.

24. PARKES,K. R. Occupational stress among student nurses - 1 . A comparison o f medical and surgical wards. Nursing Times 76(25): 1 1 3 -6, 1 980.

25. PITA,A. Hospital. dar e morte COIlIO " oficio ". 2' ed. Sao Paulo: Hucitec, 1 99 1 .

26. POSSO,M.8.S. Asfontes potenciais de riscosfisicos e quimi­ cos sobre os membros da eqllipe cinirgica. Tese de dou­ torado. Escola de enfennagem da USP. Sao Paulo, 1 988. 27. RIBEIRO,D. et al. Hypertension and economic activities in

Sao Paulo, Brazil. Hypertension; 3 (supI.2): 233-7, 1 98 1 . 28. Hypetension among female workers in Sao Paulo, Brazil. Predictors and joint eects. Hypertension, Supp.V,5 (6): V- I 44-8, 1 983.

29. THIERNEY,D., ROMITO,P. & MESS ING,K. She ate not the bread of the idleness: exaustion is related to domestic and salaries working conditions among 539 Quebec Hospital Workers. Women and Health 1 6( 1 ): 2 1 -42, 1 990.

30. TOPF,M. Noise-induced occupacional stress and health in crit ical care nurses. Hospital topics 66( 1 ): 30-4, 1 988.

3 1 . TRIOLO,P . K . Occupational health hazards of hospital stafl

nurses. Part I: Overview and psych. . . A m.Ass. Dc­

cllp.Health N urses J. 37(6); 232-7, 1 989.

32. Occupational health harzards of hospital staff nurses. Pat iI : Physical, Chemical. Am.Ass. Dccllp. Health Nurses J. 37(7): 274-9, 1 989.

3 3 . VALTORTA,A., SIDI,E. & B I ANCHI , S . C . L . Estudo do ab­ sentcismo medico num hospital geral de rande porte.

Rev.Bas.Smide DCI/pac. , v. 1 3 , n. 5 1 , p. 5 5-6 1 , 1 985.

34. W AINERM AN.C . H . & GELDSTEIN , R . N . Genero y voca­

cion entre auxil iares de enenncria. Medicina y Sociedad;

1 4 ( 1 ), 1 99 1 .

3 5 . W AKAMA TSO,C.T. e t alii. Riscos d e insalubridade para 0

pessoal de hospital. Rev.Bras.Smide DCllpac. , v. 1 4, n. 5 3 . p. 52-60, 1 986.

36. W INGARD,D. L. 'nle sex difrerential in morbidity, motality and lifestyle. Ann.Rev.Public Health; 5: 433-58, 1 984.

Recebido para publica;ao em 28. 1 1 . 93

Referências

Documentos relacionados

As resistências desses grupos se encontram não apenas na performatividade de seus corpos ao ocuparem as ruas e se manifestarem, mas na articulação micropolítica com outros

Apesar de existirem diversas ferramentas computadorizadas de apoio ao ensino de programação, como foram citadas algumas, nenhuma delas oferece um processo de

Este trabalho reflete o estudo de dez currículos de especialização em Gestão de Serviços de TI, sendo cinco de outros países e cinco nacionais, partindo da hipótese

Destaca-se, também, a intensa utilização desse sistema de ensino pelas empresas, o que caracteriza o que se chama de Educação a Distância Corporativa. É visível o

Martins e De Luca (1994) mencionam que o passivo ambiental é toda a agressão que se pratica ou praticou contra o meio ambiente. Uma empresa possui um passivo ambiental quando

O Documento Orientador da CGEB de 2014 ressalta a importância do Professor Coordenador e sua atuação como forma- dor dos professores e que, para isso, o tempo e

O Boletim Brasileiro de Avaliação de Tecnologias em Saúde (BRATS) é resultado de um esforço conjunto da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), da Agência Nacional

Biólogo, mestre em ciências (Biologia celular e molecular) pelo instituto oswaldo cruz (ioc/Fiocruz) e egresso do curso técnico de Pesquisa em Biologia Parasitária do mesmo