• Nenhum resultado encontrado

Sobre o comportamento de duas linhagens de Schistosoma mansoni Sambon 1907: proposição para método de estudo quantitativo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2017

Share "Sobre o comportamento de duas linhagens de Schistosoma mansoni Sambon 1907: proposição para método de estudo quantitativo."

Copied!
26
0
0

Texto

(1)

SO BR E O C O M P O R T A M E N T O D E D U A S L I N H A G E N S D E SC H I ST O SO M A M A N SO N I SA M B O N , 1 9 0 7 . Pr oposição para m é t odo de e st udo quant it at ivo. *

Lu i z A. Magal hães” José F. de Car v al h o ** *

De p o i s d e t e cer em com ent ár i os so b r e as r e l a çõ e s p a r a si t o - h o sp e d e i r o , o s a u t o r e s p r o ­ p õ e m u m m é t o d o p a r a o e st u d o q u a n t i t a t i v o d e d u a s l i n h a g e n s d e Schi st osom a mansoni. A p ó s a p r o p o si ç ã o d o m é t o d o e su a a p l i ca çã o , o s a u t o r e s c o n c l u e m q u e a l i n h a ge m m i n e i r a d e S. m ansoni é m a i s p a t o gê n i c a d o q u e a l i n h a g e m p a u l i st a d o m e sm o t r e m a t ó d e o

T N T RODU ÇÃO

Cert os de t erm os ingr essado na época da quant ificação dos f enôm enos biol ógicos, propu- semo-nos est udar duas linhagens de u m parasit a que apresent asse grande int eresse em saúde pública.

Railliet 19 em 1895 escreveu " . . . Em verda­ de, t em os p or const ant e que o par asit ism o com por t a quase sem pr e m odal idade t al que a ação d o parasit a se encont r e equi li br ada pela resist ência d o hospedeir o. Mas est a har m onia biol ógi ca é logo r om pi da q uand o m odi f i cações desvant aj osas vêm produzi r-se na const i t ui ção dest e últ im o. Apar ecem ent ão as per t urbações f unci onai s que car act er izam as d o e n ça s p a r a si t á ­ r i a s".

Percebemos, pela leit ura d o t ext o acima, que os par asit ol ogi st as dos f i ns do século passado j á t i nham com pr eendi do a bilat eralidade d o f enô­ meno parasit ár io no sent i do de que à ação do parasit a cont r apõe-se a reação d o hospedeiro.

A ação d o parasit a e a reação d o hospedeir o podem ser, pois, consi deradas f or ças oponent es de um sist ema.

Par t indo d o f at o de que os parasit as, para que t enham im por t ânci a médica, devem ser de

algum m odo lesivos ao seu hospedeiro, adm i t i­ m os que cert as t r ansf orm ações observáveis no hospedeir o possam ser int er pret adas com o f r ut o de at ivi dade d o parasit a, sendo f r eqüent ement e m ensuráveis em unidades de nocividade.

Cr em os ser possível exp r i m i r em núm er os as lesões pr oduzi das no hospedeir o por quant i dade det erm inada de parasit as, consi der ando o núm e­ ro de lesões em f unção d o núm er o de parasit as. À quant i dade de lesões que um parasit a pr oduz em um t em po predet erm inado e sob condições cont r olávei s em labor at ório, convenci onam os cham ar de gr a u d e n o ci v i d a d e .

Nessas ci rcunst ânci as, t orna-se ób vi o que a sobrevivênci a d os hospedeir os será f unção do grau de noci vidade p r od uzi do pel os parasit as.

Mediant e a análise dest as f unções j ulgamos possível obt er núm er os que seriam ut i li zados na pret endi da mensuração.

C O N SI D E R A Ç Õ E S G E R A I S

Dur ant e o processo evolut ivo, alguns seres vi vos adapt aram-se por seleção nat ural ao para­ sit ismo. Est a f or m a de vi da poder ia ou não ter evol u íd o para um par asi t i sm o obri gat óri o, de­ pendendo est a alt ernat iva de um conj unt o de

* Tr abalho realizado com o au x i l i o d o Consel ho Naci onal de Pesquisas (CNPq ) * * Inst i t ut o de Bi ologi a da U N ICA MP. Caixa Post al 1170. Cam pinas SSo Paulo. * * * Inst i t ut o de Ciências Mat em át icas de SSo Carlos, USP, São Carlos, SP.

(2)

1 70 Rav. Soc. Bras. Me d. T r op. V O L . X - N P 4

sit uações, as quais p od er íam os r esum ir da se­ guint e maneira: o parasi t i sm o obr i gat ór i o seria inst alado a medida em que as condi ções f or neci­ das pelo ambient e de vi da livre ao parasit a nSo permit isse a sobrevivênci a da espécie e, sempre que as novas ci rcunst ânci as f or necidas pelo parasi t ism o propiciassem m eios a um a m elhor adapt ação hospedeiro-parasit a.

A int eração se r d e v i d a l i v r e — e c o ssi st e m a dependeria, ent ão, da adapt abi lidade d o ser vi vo e de f at ores mais ou m enos variáveis d o ambient e; porém, de um m od o geral, poder ía­ m os consi derar apenas um a variável adapt at iva: o se r v i v o. Di zem os ist o, consci ent es de que, nas relações se r v i v o - e co ssi st e m a , ent r am em j ogo var iados f at ores, incl usi ve os relaci onados com out r os seres vi vos par t ici pant es da biocenose. Ent r et ant o para f i ns de est udo, a adapt ação ao ambient e é m ui t o mais f ácil de ser not ada no ser de vi da livre par t icular m ent e consi derado, que na respost a d o conj unt o da biocenose t omada com o um t odo.

Na int eração p a r asi t a — h o sp e d e i r o , as variá­ veis adapt at ivas passam não só a corr er p or cont a do parasit a c om o t am bém p or part e d o hospedeiro. Ter íam os nest e segundo caso, um ambient e para o ser vi vo parasit a m ui t o mais dinâm ico sob o p ont o de vi st a adapt at ivo, em bor a que, subm et i do a um pr ocesso de homeost ase. Sobr em aneir a é de se not ar, que a reação pr om ovi da pel o hospedeir o é, em grande part e, dir i gi da cont r a o parasit a, reação t ão evident e, que por vezes p od er íam os m edí-l a at ravés de m odi f i cações obser vadas no or ganis­ m o do hospedeiro.

Considerando-se os conj unt os p a r a si t a

e co ssi st e m a e p a r a si t a — h o sp e d e i r o com o grandes sist emas f or m ados p or doi s sist emas menores, quais sej am, os or gani sm os vi vos e o ecossist ema, t er íam os sist emas que passar iam a f uncionar em int er ação e em int erdependência, est ando suj eit a às resul t ant es dest es sist emas a sobrevivência do hospedeir o e d o parasit a.

Exp ost os t ais f at os, p od er íam os sup or que seria mais sim ples o est udo quant i t at ivo das condições de sobrevivênci a de um a espécie de ser vi vo não parasit a, em vi r t ude de usar m os no present e caso, um a só variável adapt at iva. En ­ t ret ant o, os f at ores ligados ao e c o ssi st e m a são t ão num er osos e com pl exos e ao m esm o t em po a variabil idade t ão di f íci l de ser medida, que a obt enção de um m odel o repr esent at ivo da dinâm ica se r d e v i d a l i vr e — e co ssi st e m a , só f oi prat icável em p oucos casos.

Já n o sist em a p a r a si t ah o sp e d e i r o , pela

li m it ação d o am bient e d o ser parasit a e pel o m ai or núm er o de i nf or m ações obt i das at ravés d o com por t am ent o do or gani sm o d o hospedei­ ro, seria possível, dent r o de cert os limit es, obt er m os dados que possibil i t assem a m ai or com pr eensão d o f enôm eno parasit ário, t or nan­ do realizável o cál culo de const ant es e variáveis. De acor do com est e m odelo, p od er íam os obt er um a maneira de avaliar quant i t at ivam ent e o f enôm eno par asit ár io est udado.

A f i m de que pudéssem os est abelecer cr i t é­ r i os para as diversas variáveis que ent r am na elabor ação d o nosso m odelo, necessi t aríam os lim it á-los dent r o de cert os conceit os, que neces­ sar iament e não t eriam que concor dar com os concei t os clássicos adot ados, por não corr es­ ponder em est es a um cr i t ér io d ef i ni do sob o pont o de vist a em que nos col ocam os.

A def i nição adot ada para par asit a e hospe­ deiro, é con t u d o clássica e pr econizada por Pavl ovsk y1 4 :

" P A R A SI T A - é um a espécie bi ol ógi ca que vive às expensas de out ra, biol ógi ca e ecologica­ ment e, int im am ent e conect ada c om ela".

"H O SP E D E I R O — é o ser vi vo que alberga em seu or gani sm o ou t r o ser vi vo, em perf eit a int er ação com ele, f at o indispensável para a sobrevivênci a d o albergado, havendo ent re eles um ín t i m o cont at o e vi vendo o parasit a às expensas do pr i m ei r o".

O f at o d o ser vi vo parasit a obr i gat ór i o necessit ar para sua sobrevivênci a d o ínt i m o cont at o com o hospedei r o signif ica que o hospedeir o sem pre lhe f ornece algo: aliment o, calor, espaço, et c. Pod er íam os avent ar a hi pót e­ se de que o parasi t a ret ira d o hospedeir o det erm inada subst ância indesej ável a est e, f at o indi spensável à sobrevivênci a d o hospedeir o. Est e f at o parece-nos, nunca f oi obser vado na nat ur eza e, m esm o assim, não excl ui r ia a ut i li zação p or part e d o parasi t a de out ras propriedades d o hospedeir o, quant o m ai s não f osse d o espaço ocup ad o pel o parasit a. É t am bém p ouco pr ovável, sob o p on t o de vist a da evol ução, que um ser de vi da livre se t enha t or nad o parasit a, em conseqüênci a de possui r a propri edade de ret irar det erm inada subst ância do or gani sm o de seu f u t u r o hospedeir o, subs­ t ância lesiva ao hospedeir o. Acr ed i t am os que est e m ecani sm o não se enquadr a dent r o do cr it ério que t eria selecionado as espécies exi s­ t ent es, ou pel o m enos, t or na est e event o m u i t ís­ si m o p ouco provávçl.

(3)

V O L . X - N P 4 Rev. Soc. Bras. Me d. T r op. 171

Por out r o lado, sabem os que al guns parasit as danif icam o hospedeir o p or vár ios m ecanism os, com o por exem plo, at ravés da ação de t oxinas, ações alergisant es, im unit árias, mecânicas, et c.

O pr ej uízo decor rent e da aç i o d o parasit a sobre o hospedeir o é t r aduzi do at ravés de um Gr au d e No ci v i d a d e .

Com o por exem pl o, n o caso de açSo espolia- t iva p oder íam os m edir o Gr a u d e N o c i v i d a d e mediant e as m udanças observadas n o hospedei­ ro, em vi rt ude da ret irada de at r ib ut os de seu organi sm o, com o ocorr e n o caso da anemia ancilost omót ica.

Out r o m ecani sm o de noci vid ade seria igual­ ment e f or neci do pela com pet i ção ent re hospe­ deiro e parasit a, vi sando à ut i li zação de subst ân­ cias necessárias a am bos.

Vem os assim, que o t er m o noci vid ade aqui ut i li zado é de sent i do bem am plo, send o sempre usado com o si gni f i cado de t r aduzi r o m al ef íci o causado pel o parasit a ao hospedeiro.

Denom i nam os Gr a u d e N o c i v i d a d e ao m ai or ou m enor m al ef ício causado pel o parasit a ao hospedeiro.

Necessariam ent e a ret irada de at r ib ut os d o hospedeiro pel o parasit a n8o causar ia d ano percept ível ao hospedeiro. É, ent ret ant o, l ógico raciocinar-se que, quant o m ai or a q uant i dade de at ribut os ret irados, mais o hospedeir o sent irá o parasit ismo, havendo assim, um limit e em que a vida do hospedeir o não seria mais possível, t al o m al ef ício pr ovocado pel o parasit a. Em out r as palavras, d i r íam os que, em se t endo um gr upo de hospedeir os par asit ados p or det er m inado núm er o de parasit as, aci m a de det er m inado limit e, o grau de noci vid ade det erm inar ia um a di m i nui ção d o núm er o de hospedeir os que

sobreviver iam um t em po t.

Por out r o lado, pel o f at o de ad m i t i r m os um parasit a obri gat óri o, t er íam os que concor dar que esse parasit a só sobreviveri a m ediant e um a quant i dade m íni m a de at r ib ut os ret i rados do hospedeiro, p r ovocand o dest e m od o um grau m ín i m o de noci vidade.

Em out ras palavras, cada parasit a seria res­ ponsável por um grau de nocividade. O grau de noci vidade resul t ant e da ação de um det erm ina­ do núm er o de parasit as seria o resul t ado do conj unt o dos graus de noci vidade de cada parasit a. O G r a u d e N o c i v i d a d e est aria assim r elaci onado ao núm er o de parasit as que conse­ gui ssem sobreviver no or gani sm o d o hospedeir o

em um t em po t.

O grau de noci vid ade seria conseqüênci a não só d o núm er o de parasit as albergados por

hospedeiro, com o t am bém da pat ogenici dade apresent ada pela li nhagem est udada.

Ter íam os ent ão o seguint e r aciocínio: a per cent agem de sobrevivênci a obser vada em

vári os lot es de hospedeir os num t em po t varia­

ria em relação inversa com o Gr a u M é d i o d e

N o c i v i d a d e encont r ado em cada lot e, e a média

do núm er o de parasit as sobrevivent es p or lot e

de hospedeiros, após decor r i d o um t em po t ,

variar ia em relação diret a com o Gr a u M é d i o d e

N o c i v i d a d e encont r ado nos lot es cor r esponden­

t es de hospedeiros.

Havendo um a int er ação par asit a-hospedeir o e send o o G r a u d e N o c i v i d a d e a expressão do m al ef íci o causado ao hospedeir o pelo parasit a, é evident e que o G r a u d e N o c i v i d a d e é o m esm o para o conj unt o parasit a-hospedeiro. Ist o é, em d et er m inado m om ent o, e sob det erm inadas condições, o parasit a e o hospedeir o est ão

suj eit os as conseqüênci as de um m esm o Gr a u d e

No ci v i d a d e .

Podem os e xp r i m i r est es r aci ocíni os mediant e as expressões GN = f ( NP) e IS = f ( GN) ; ist o é, o grau de noci vid ade encont r ado nos hospedeir os é f unção d o núm er o de parasit as obt i d os nest es m esm os hospedeir os e o índice de sobrevivênci a d os hospedei r os é f unção d o grau de noci vidade pr ovocad o pel os parasit as nest es m esm os hospe­ deiros.

Not e-se que, no modelo, GN e NP são variáveis aleat órias que, espera-se, são depen­ dent es. Tem sent i do as variáveis aleat órias condicionais:

G N y - ( GN/ NP = y) NPX = (NP/ GN = x)

Ad m i t i m os que, casualm ent e, NP "p r e c e d e " (é causa de) GN. Assi m , a regressão E( GN/ NP = y) é um caso com um , ao passo que E( NP/ GN = x) é um pr oblem a de discr i m inação bem def i ni do c om o t écnica est at íst ica. Por t ant o, não há problem a t écni co em se usar E( NP/ GN = x), que será f eit o para f i ns de apresent ação gráf ica, mais adiant e. Ai nda, em f avor dest e em prego, t em os em m ent e que causa e ef eit o não se apresent am sem pr e nest a ordem, se adm i t i m os que exist e reali ment ação (f eed-back) nest e f e­ nôm eno.

A expressão gráf ica da f unção GN = f (NP) é dada col ocando-se o grau de noci vid ade (GN) nas or denadas e o núm er o de parasit as que sobreviver am a experi ência (NP) nas abcissas (Gr áf i co 1). A f unção obt i da p or est e gr áf ico é

válida dent ro de um t em po t , para espécies

(4)

den-172 Rev. Soc. Bras. Me d. T r op. V O L . X - N P 4

t ro de cert os limit es dados peios m eios de A f unção IS - f ( GN) poder i a represent ai-se

primeira r segunda or dem ( Zh d an ov) 2 6 . graf icament e com o apresent ado no Gr áf i co 2.

G R Á F I C O N ; 1

P r e v i sã o d a e x p r e s s ã o g r á f i c a d a f u n ç ã o

GN = f ( N P)

G R Á F I C O N - 2

P r e v i s ã o d a e x p r e s s ã o g r á Yi e a d a f u n ç ã o

i s = f ( GN)

G N "

(5)

V O L . X - N P 4 Rev. Soc. Bras. Me d. T rop. 1 73

Os pont os, ob t i d os para o t r açado das f unções, seriam f or neci dos pelas dif er ent es rela­ ções ent re o Gr a u d e N o c i v i d a d e e a per cent a­ gem média de sobrevivênci a d o hospedeir o e o núm er o m édio de parasit as que sobrevivessem o per f odo da experiência.

Sabem os que o índice de sobrevivênci a da população de parasit as deverá ser inversament e pr opor ci onal a concent r ação populaci onal por área. Em vi rt ude desse f at o, q uand o nos ref eri­ mos ao parasit a, evit am os assinalar o índice de sobrevivência f or necendo o núm er o m édio de parasit as que nas condições da experi ência, de­

t ermina um grau de noci vidade em um t em po t.

Na nat ureza o grau de inf ecção de cada es­ pécime de hospedeir o por det er m inado para­ sit a varia dent r o de li m it es bast ant e am plos, que cert ament e poderão ser r est r i ngidos em labor a­ t ório, mediant e a t ent at iva de uni f or m i zação das condições ambient es.

É de se esperar t am bém que a noci vidade det er mi nada p or um úni co grau de inf ecção varie dent r o de cert a f aixa. Essa vari abil idade est aria na dependênci a de f at or es i m unol ógi cos e hom eost ásicos, p r ópr i os de cada organism o, or i undos, alguns, de det erm inant es genét icos int ra-específ icos.

Al ém do Gr a u d e N o c i v i d a d e out r as causas poderão ainda i nf l ui r na per cent agem de sobre­ vivência d o hospedeiro. Ent r et ant o, adm i t i m os que, apesar dest es f at ores const i t uír em um m ot i vo de i nexat idão d o nosso m odelo, haverá um a grande relação ent re o G r a u d e N o c i v i d a d e

( G N ) e a percent agem de sobrevivênci a dos

hospedeir os e o núm er o de parasit as sobr eviven­ t es, mais ainda se no laborat ór io, t r at arm os de eliminar, t ant o quant o possível, as causas prová­ veis que poderi am i nf lui r indesej avelment e so­ bre a experiência.

Q. f at o de consi der ar m os o G N f r ut o da ação do núm er o de parasit as sobrevivent es no per ío­ do da experiência, f az com que desdenhem os a ação noci va d os parasit as que morressem no decur so da experiência. Em se t rat ando de parasit as longevos, admit e-se que os que sobre­ vivessem a et apa da f ixação n o hospedeiro, et apa est a cr ít i ca à sobrevivênci a dos mesmos, t eriam gr ande chance de per manecerem vi vos at é o f im da experiência, levando-se em consi de­ ração não ser est e p er íod o demasiadament e longo.

Mediant e o est udo da f unção GN =■ f (NP), poderem os adm i t ir que sua represent ação gráf i­ ca nada mais seria que a expressão da média da int ensidade de parasit ismo, del im it ada pela mé­ dia do núm er o de parasit as sobrevivent es e pelo y a u m édi o de nocividade, causados por eles pr ópr ios.

A int ensidade de parasi t i sm o de um det er­ m i nado núm er o m édio de parasit as seria f or ne­ ci do na represent ação gráf ica da f unção GN

= f ( NP) pelo ângul o a. Nas condições da expe­

riência a int ensidade média de par asit ism o seria

dada pela r e l a ç ã o ^ - , ou para um det erm inado

núm er o de parasit as ela poderi a ser expressa pel o grau m édio de noci vidade (Gr áf i co 3).

G R A F I C O N : 3 Re p r e se n t a ç ã o g r á f i c a do ân gu l o

(6)

1 74 Re v. Soc. Bras. Me d . T r op. V O L . X - N P 4

Poder em os def i ni r a In t e n si d a d e d e Pa r asi t i s­

m o M á x i m o c om o a m ai or capacidade d o para­

sit a est udado em lesar o hospedeir o, nas cond i ­ ções da experiência, ist o é, o m ai or val or num é­ rico de

NP

Sabem os que o núm er o de parasit as p or hos­ pedeiro é l i m it ado por vár i os f at or es inerent es a própria população de parasit as e ao hospedeiro. Em vi r t ude dest es e de out r os f at os, acima de det erm inado lim it e não haverá a m encionada relação GN/ NP.

Ent ret ant o, dent ro de lim it es a serem est abe­ lecidos poderem os adm i t ir um a relação diret a

ent re o G r a u d e N o c i v i d a d e M é d i o e o núm er o m édio de parasit as. Concor d am os que a I n t e n si ­ d a d e M é d i a d e Pa r a si t i sm o est á diret am ent e re­ lacionada com o Gr a u M é d i o d e N o c i v i d a d e e é li m it ada pela resist ência of erecida pelo hospe­ deiro, m anif est ada p or m ecani sm os de def esa (Gr áf i co 4).

Im agi nam os que se f osse possível durant e mil har es de anos acom p anhar m os as relações hospedeiro-par asit as t r aduzi das at ravés da f u n ­ ção GN = f (NP), mant endo-se const ant e o n ú ­ m ero de parasit as ut i l i zados nas sucessivas expe­ riências p or um a i nf i nidade de gerações, t er ía­ mos, hipot et icam ent e, a obt enção d o Gr áf i co t eór i co 5.

G R Á F I C O N - 4

Re si st ê n c i a o f e r e c i d a pe lo h o sp e d e i r o a

n o c i v i d a d e p r o v o c a d a pe lo p a r a si t i sm o

Im aginemos um anim al de vi da livre que gradat ivament e f osse, por m ecani sm os de c om ­ pet ição e seleção nat urais, adapt ando-se a vi da parasit ária.

(7)

V O L . X - N P 4 Re v. Soc. Bras. Me d. T r op. 1 75

A ausência t em por ária dos m ecani sm os espe­ cíf icos de def esa d o hospedeiro, explicaria a maior int ensidade da def lexão inicial.

Com a or ganização dos m ecani sm os de def e­ sa do hospedeir o haveria um a queda da noci vi ­ dade t r aduzida em m enor quant i dade de lesões produzi das pelo parasit a.

Não t ardaria, porém, que os parasit as das gerações post eriores encont r assem novos pr o­ cessos de agressão, p r od uzi nd o nova def lexão, ainda que mais at enuada.

Com o est abelecemos por p r i ncíp i o que o número de parasit as seria o m esm o dur ant e a inf inidade de sucessivas inf ecções, as variações

de noci vidade decor reriam da capacidade que cada conj unt o de gerações de parasit as p ossuís­ se de lesar o hospedeiro.

Do conj unt o de r aci ocíni os acima expost os, acham os que com o decor rer do t empo, para um a mesm a espécie de parasit a e hospedeiro, o ângul o <*, que t raduz, com o vi m os ant eri orm en­ te, a int ensi dade do parasi t i sm o p r od uzi do por um det er m inado núm er o m édio de parasit as, t enderia a dim inuir . Em vir t ude dest e f enôm eno p oder íam os pensar que quant o mais adapt ados f ossém os seres vi vos ao parasit ismo, m enor seria o valor d e», ist o é, m enor seria a noci vida­

de dest es parasit as (Gr áf i co 6).

G R A F I C O N - 5

t x p r e s s ã o g r á f i c a t e o n c a d a f u n ç ã o G N : : f ( t ) m a n t e n d o - s e c o n s t a n t e N P

t = r n i l h õ e s d e a n o s

G R A F I C O N - 6

E x p r e s s ã o g r á f i c a d a f u n c á o G N = f ( N P)

(8)

176 Re v. Soc. Bras. Me d. T rop. V O L . X - N P 4

O exame d o gr áf ico t eóri co represent at ivo da f unção GN = f (t ) mant endo-se const ant e NP, f az-nos imaginar que, após o est abel ecim ent o do equi l íbr i o hospedeiro-parasit a, a ret irada abrupt a do f at or parasit a, poder ia acarret ar um desequil íbri o no sist ema, pois os m ecani sm os de def esa do hospedeir o poderi am agir em det ri­ ment o dele próprio.

No t raçado t eóri co da f unção GN = f (t ) (m ant endo-se NP const ant e), levam os em cont a as f orças de def esa d o hospedeir o e as f orças de def esa do parasit a cont rári as às d o hospedeir o, que t enderiam sempre a um grau m édio de

noci vidade mais elevado, u ni d os a f at ores or i u n ­ dos da adapt ação d o hospedeir o à sua nova ci rcunst ânci a or ient ada n o sent ido de supr i r condições de sobrevivênci a a ele m esm o e t am ­ bém ao parasit a.

Pela represent ação da previsão gráf ica da f unção IS = f ( GN) onde IS é o índice m édio percent ual da sobrevivênci a de lot es de hospe­ deiros, ver i f i cam os que a per cent agem m áxim a de sobrevivênci a possível (PS J 100) édet er m i nada por um valor m édio d o grau de noci vi da­ de. Ab ai x o dest e valor não t er íam os m ani f est a­ ções pat ogênicas capazes de det erm inai mort ali dade dos hospedeir os (Gr áf i co 7)

G R Á F I C O N - 7

D e t e r m i n a ç ã o d o p o n t o S n a r e p r e se n t a ç ã o

d a f u n ç ã o I S = f ( G N )

G N

i l

' ►

(9)

V O L . X - N P 4 Re v. Soc. Brat . Me d. T r op. 177

0 p ont o det er m inado na f unção IS = f ( GN) Com o as repr esent ações gráf icas de GN

pelo val or IS = 100, cham ar em os de S. O p ont o = f (NP) e IS = f ( GN) são relat ivas ao mesm o

S det er mina no ei x o das or denadas o valor f enôm eno par asit ár io e a escala d o grau de

médio m áx i m o d o grau de noci vidade que não noci vidade é idênt ica para as duas f unções,

po-provoque m odi f i cação da percent agem de so- der em os expr im f -las c om o repr esent ado no

Grá-brevivência d os lot es d os hospedeir os. f i co 8.

G RÁFICO N ! 8 G RAFICO N: 9

Re p r e se n t a ç ã o g r á f i c a d a s f u n ç õ e s G N = f ( N P ) e I S = f ( G N ) D e t e r m m » c â o d a f a i x a T b e d o p o n t o S

c o m e sc a l a c o m u m d e g r á u de n a t i v i d a d e

Sab em os que quand o m ant em os l i nhagens de parasit as em labor at óri o, p or r epiques sucessi­ vos ut i li zando-se para ist o lot es de hospedeir os, se a percent agem de sobrevivênci a d os hospedei­ ros p or lot e f or m ui t o baixa, haverá um a per da m ui t o gr ande de parasit as, pr ej udi cando a ma­ nut enção da linhagem.

Se p or out r o lado a quant i dade de parasit as por hospedei r o f or m ui t o pequena, haverá gr an­ de dif i culdade na obt enção d o mat erial para os repiques. É, poi s, de conveni ênci a o est abeleci­ m ent o de li m it es m ín i m o s de sobrevivênci a d os

hospedeir os e de núm er o de parasit as por hos­ pedeiro a obt er após d ecor r i do o p er íod o da experiência.

Poder em os calcular a quant i dade de inócul o de m od o que o núm er o m édi o de parasit as por hospedeir o mant enha-se acim a de um det er mi­ nado lim it a m ín i m o arbit rado.

Escolhendo-se p or exem pl o, o lim it e m ín i m o

m édi o A de parasit as a ser em obt i dos após

(10)

178 Rev. Soc. Bras. Med. T r op. V O L . X - N P 4

Est e grau m édio de noci vidade a det er mi nar á

um índice m édio de sobrevivênci a dos hospedei­ ros que será o lim it e m áx i m o m édio de hospe­ deiros sobrevivent es no f inal da experiência.

Arbit rando-se o limit e m édio m ín i m o de so­

brevivent es hospedeir os em B ', est e valor corr es­

ponderá ao grau m édio de noci vidade b que por

sua vez cor responder á a um lim it e m áx i m o mé­

dio do núm ero de parasit as B.

Nos limit es est abelecidos para a exper iência

o grau m édio de noci vidade variará de a a b.

Convencionam os cham ar o segm ent o a b de f ai­

xa de nocividade.

Os valores alcançados de GN dent ro d os mes­ mos limit es est abelecidos, serão t ant o maiores quant o mais virulent a f or a linhagem d o parasi­ ta est udado.

0 pont o S corr esponderá a um GN (não capaz de pr oduzi r m or t al idade nos hospedeir os) que por sua vez cor r esponderá a um valor- S' que será o núm er o m édio m áx i m o de paráslt as que no p er íod o da exper iência não pr oduzi r á mort alidade aos hospedeiros.

Al ém da ut ilidade prát ica dest as det erm ina­ ções na m anut enção das cepas, est es pont os servirão para o est udo com par at i vo d o com por t ament o de duas li nhagens dif er ent es de parasi­ t as pert encent es a um a mesma espécie.

A p l i c a ç ã o d o m é t o d o p r o p o st o : Escolha do parasit a e do hospedeir o.

Ao escolherm os o Sc h i st o so m a m a n so n i

Sam bon, 1907, para os nossos ensaios, f izemo- lo por diversos m ot ivos:

19) Por que j á há al guns anos vín h am os de­ senvolvendo um a linha de pesquisas or ient ada para o est udo dest e hel m i nt o e de seus hospe­ deiros int er mediár ios, adquir i ndo, dest a f orma, prát ica na m anut enção dessas espécies em labo­ rat ório, e col ocando-nos t am bém a par da vast a bibli ogr af i a sobre o assunt o;

29) Por j ulgarm os que os dados ob t i d os nas exper im ent ações com aquele t r em at ódeo seriam f acilment e aplicáveis à execução d o nosso plano;

39) Por que o S. m a n so n i apresent a li nhagens dist int as. Ao que t udo indica, essas linhagens possuem com por t am ent o dif erent e, t ant o no que diz respeit o às suas relações com os hospe­ deir os int er mediários, c om o t am bém com os def init ivos.

Paraense & Cor r êa13 em 1963 ref eriram a

exist ência de duas linhagens de S. m a n so n i .

Com a descobert a dos f ocos de esqui st ossom ose

em Sant os p or Mour a, em 1 9 4 5 1 1 e no Vale do Ri o Par aíba em São Paulo p or Piza & col., em 1 9 5 9 17 e em out ras localidades do m esm o est a­

do f icou evident e não só a i m por t ânci a dest a

parasit ose no sul d o Brasil, com o t am bém a diversidade de com por t am ent o de várias p op u ­ lações de helm int o.

Escolhem os, p or est es m ot ivos, duas li nha­

gens de S. m a n so n i: a primeira, or i unda de

população de Bi o m p h a l a r i a gi a b r a t a 2(> de Belo

Hor izont e; a segunda provenient e de B i o m p h a ­

l ar i a t e n a go p h i i a do Val e do Ri o Par aíba2 s . Um a vez escolhida as duas linhagens do para­ sit a, rest ava escolher o hospedei r o def i nit ivo. Dent r e os hospedeir os def i nit ivos do S. m a n so n i é, sem dúvida o cam u n d on go7 que apresent a melhores vant agens, t ant o pela f acilidade de sua m anut enção em labor at ório, com o t am bém por sôf rer um a pat ogenia esqui st ossom ót i ca sem e­ lhant e à encont r ada no h om e m 1 ’ 6' l 0 , n .

As duas li nhagens do verm e f or am , por t ant o, obt i das e m ant idas em labor at óri o, m ediant e passagens sucessivas, ut i li zando-se com o hospe­ deiro def i nit ivo cam und ongos alb i nos e, com o hospedeir os int er medi ários, as duas espécies de pl anor bídeos supr a m enci onados e or i gi nal m en­ te responsáveis pela m anut enção dos respect ivos f ocos na nat ureza.

Com o cr i t ér io para det erm inação do Gr a u d e

N o c i v i d a d e escolhem os a quant i dade de granu-

lom as hepát i cos obser vados nos cam und ongos inf ect ados após o decur so de 60 dias da inf ec­ ção.

Est a det er m inação par eceu-nos adequada, pois é f at o not ór i o o i m port ant e papel dest as lesões na pat ogenia da esqui st ossom ose e sua est reit a relação com o núm er o de parasit as.

Tam bém det er m inam os o índice de sobr evi­ vência apresent ado pel os cam und ongos inf ect a­ dos por dif erent es quant i dades de cercárias e o núm er o de esqui st ossom as sobrevivent es, após o m esm o p er íod o de duração da experiência.

M A T E R I A L E M ÉT O D O S

1. Det er m i nação da per cent agem de sobr evi ­

vência de cam und ongos al bi nos i nf ect ados por núm er os de pré-f ixados de cercárias de duas linhagens de S. m a n so n i .

For am ut ilizadas, na present e experiência, cercárias das duas linhagens de S. m a n so n i , aci­ ma ref eridas.

(11)

V O L. X - N P 4 Rev. Soc. Bras. Med. T r op. 179

Dest a maneira, pr ocur am os assegurar m ai or probabili dade de dist r i buição igual de vermes machos e f êmeas, por lot es de cercárias ut i li za­ das.

Usam os cam undongos al bi nos or i und os do biot ério da Faculdade de Medi cina de Ribeir ão

Pret o. For am inf ect adas pela cauda 275 fêmeas, pesando cada um a ent re 14 e 16 gramas. Tais f êmeas f or am d i st r i buídas em lot es, ut ilizando- se, respect ivament e, 200, 100, 60, 30 e 10 cercárias por cam undongo, em cada lot e (Tabe­ las I e II).

T A B E L A I

Sobr evivência de Cam und ongos por Núm er os Ut i li za­ dos de Cercárias de S. M a n so n i da Li nhagem de Belo

Hor i zont e

Núm ero de Cercárias

Núm er o de Cam undongos

Inf ect ados

Indi ce de Sobr evivênci a dos Cam und ongos ( ') 2 0 0.

1 0 0. 6 0. 30.

1 0.

13 103 26 10

6

15. 4 19. 4 30, 8 60, 0 1 0 0 , 0

(1) Dados em percent agem

T A B EL A II

Sobr evivênci a de Cam und ongos por Núm er os Ut il iza­ dos de Cercárias de S. M a n so n i da Li nhagem de São

José d os Cam pos

Núm er o de Indi ce de

Núm er o de

Cercárias Cam undongosInf ect ados Cam undongos ( 1)Sobr evivênci a dos

200 --- 8 25

100 --- 73 28, 8

60 --- 22 59

30 --- 8 75

10 ___ 6 100

(1) Dados em percent agem

A part ir da inf ecção, os c am und ongos f oram i nspecionados diariam ent e e os que m or reram f or am r ecolhi dos e im ediat am ent e necr opsiados a f im de se const at ar a posit ividade ou negat ivi- dade de inf ecção esquist ossom ót ica.

A o f im de 60 dias, cont ados a part ir da dat a da inf ecção, det er m inam os as percent agens de sobrevivência dos cam undongos, para cada li­ nhagem do parasit a e para cada dose de cercá­ rias.

T od os os roedor es sobrevivent es f or am sacr i­ f i cados para veri f i cação da inf ecção.

2. Est ud o da relação ent re o núm er o de

parasit as adult os e o núm er o de granul om as hepát icos.

Est a experiência, c om o a ant erior, f oi reali­ zada ut i li zando-se os m esm os hospedeir os e as

mesm as linhagens de 5. m a n so n i e envolveu o

est udo de duas variáveis, a saber:

a) Núm er o de S. m a n so n i adult os sobr evi­

vent es após p er íod o de 6 0 dias de infecção. b) Núm er o de granul om as hepát i cos em ca­

m und ongos de l abor at ór i o inf ect ados p or S.

m a n so n i .

a) Pr i m e i r a var i ável :

Ut i l i zam os f êmeas de cam und ongos albinos pesando ent re 14 e 16 gramas cada uma, prove­

nient es d o biot ér io da Faculdade de Medicina de Ri bei r ão Pret o. Separ ados em lot es, f or am inf ect ados pela cauda com os mesm os núm eros de cercárias da experi ência ant erior. Ap ós 60 dias cont ados a part ir da dat a da inf ecção, f o­ ram sacrif icados e deles f or am ret irados os

exemplares de S. m a n so n i pelo m ét odo de per-

f usão dos vasos mesent éricos e hepát icos2' 2 s com plem ent ado por esmagament o do f ígado ent re lâm inas de vi d r o5' 21.

b) Se g u n d a var i ável :

Pr ocur am os det erm inar não só o número de granul om as hepát icos por cam undongo, com o t am bém a exist ênci a de relação ent re a quant i­ dade de granul om as e a de helm int os infect an- t es (pri m eir a variável).

Ap ó s a per f usão para colet a dos helmint os adul t os, os f ígados dos cam undongos f oram subm et i dos à cont agem de granulomas, empre­ gando-se o m ét od o descri t o por Pellegrino & Brener, em 1 9 5 6 15 e por Brener, Pellegrino & Oliveir a em 1 9 5 6 1.

RESU L T A D O S

1. Det erm i nação da per cent agem de sobrevi­

vência de cam und ongos al bi nos inf ect ados por núm er os pré-f ixados de cercárias de duas linha­ gens de S. m a n so n i .

(12)

180 Rev. Soc. Bras. Me d. T r op. V O L . X - N P 4

Os cam undongos nest a exper iência f oram convenci onalm ent e consi der ados com o exp os­ t os à mor t alidade p or ação exclusiva da inf ec­ ção esquist ossom ót ica, dada a int ensi dade dela para est es pequenos animais.

O processo ut i li zado para a com par ação f oi o "t est e de m or t alidade di f er enci al ", descri t o por Cramér.

Apli cando-se est e t est e aos r esul t ados da ex­ periência, conclui-se, ao nível de 5%, pela não- aceit ação da hipót ese de igual dade de sobr evi­ vência para doses idênt icas de cercárias das duas linhagens.

Realment e, a sim ples inspecção dos result a­

dos most ra que a linhagem de S. m a n so n i de

Belo Hor izont e f oi mais lesiva para os cam un­ dongos inf ect ados do que a cepa desse helm int o de São José dos Campos.

2. Est udo da relação ent re o núm er o de

parasit as adult os e o núm er o de gr anul om as hepát icos.

T A B E L A III

Núm ero de £ M a n so n i Ad u l t os Sobr evivent es após 60

dias de Inf ecção de Cam und ongos p or Núm er o Ut ili za­ do de Cercárias da Li nhagem de Belo Hor i zont e

Núm ero de Cercárias e N ?

de Ordem do Cam undongo Núm er o de Helm int os

1° 18

200 7 ° 15

39 24

Média ... 19, 0

1° 17

70- 18

100 I*> 19

49 16

RO 18

Médi a ... 17, 6

19 . 8

29 10

30 12

49 14

60 89 . 6

69 10

79 14

80 12

Média ... 10, 8

19 9

30 29

39

3 6

49 12

Média ... 7, 3

19 4

10 29 2

39 6

Médi a . . . 3, 7

a) Núm er o de S. m a n so n i adult os sobr evi­

vent es após p er íod o de 6 0 d ias de inf ecção. Os resul t ados est ão t r anscri t os nas Tabel as III e IV.

T A B E L A IV

Núm er o de S. M a n so n i Ad u l t os Sobr evi vent es após 60

dias de Inf ecção de Cam und ongos Al b i n o s por Núm e­ ro Ut i li zado de Cercárias da Li nhagem de São José d os

Cam pos Núm er o de Cercárias e N9

de j Ordem d o Cam und ongo Núm er o de Helm int os

19 . 18

200 29 . 14

39 . 10

Média 14, 0

19 . 11

29 . 15

100 39 . 9

49 . 12

59 . 15

Média ... 12, 4

19 . 10

6 0 29 . 6

39 . 9

49 . 8

Média ... 8, 3

19 . 2

30 29 . 7

39 . 4

Média ... 4, 3

19 . 2

10 29 . 1

39 . 2

Médi a . . . 1. 0

A s cercárias a que f or am exp ost os os cam un­ dongos e os parasit as adul t os deles ob t i d os nes­ t a experi ência devem ser consi der ad os com o um a mesm a população, suj eit a à m or t ali dade no t em po ent re a exposi ção e o sacr i f íci o d os roe­ dores.

A s capacidades de desenvolvim ent o das cer­ cárias das duas cepas podem , ent ão, ser com pa­ radas at ravés d o t est e de m ort ali dade dif erencial supr a ut i l i zado n o est udo da sobrevivênci a do hospedeir o.

Feit os os cál culos per t inent es, concl ui -se, ao nível de 1%, pela não rej eição da hipót ese de igualdade das capaci dades de desenvolvim ent o

d o S. m a n so n i das cepas est udadas.

b) Núm er o de gr anul om as hepát i cos em ca­

(13)

V O L . X - N P 4 Re v. Soc. Bras. Me d. T r op. 181

Os r esul t ados est ão cont i d os nas Tabelas V e VI.

Conf or m e verem os mais adiant e, a relação ent re o grau de noci vid ade e o núm er o de parasit as t em aspect o hiperbóli co. Tom ando-se a relação ent re os logar i t im os dessas duas quan­ t idades, t r ansf or m am os aquela f or m a f uncional na de um a reta.

A com par ação ent re as duas cepas pode, com essa t r ansf orm ação, ser f eit a at ravés da análise de variância de m odel o regressivo.

Os result ados d os cál culos est ão enum er ados no it em da "An á l i se est at íst i ca d os resul t ados das exper i ências", onde se concl ui , no sub-it em "p ar al el i sm o", que as cepas dif erem signif icat i­ vament e ao nível de 5%. (F = 14, 41 cont r a o valor t eóri co Fo,9s ( 1 :34) =4 , 1 3 .

T A B E L A V

Núm ero de Gr anul om as Hepát i cos Present es após 60 dias da Inf ecção por Núm er o Conheci d o de Cercárias da Li nhagem de Belo Hor i zont e

Núm er o de Cercárias e Núm er o de Or dem do

Cam und ongo

Núm er o de Gr anul om as

1° 4. 320

200 5® 2. 106

39

Média

2. 457 2. 961

1° 9 7 2

?o 1. 674

100 39 2. 063

49 1. 944

59

Médi a . . . .

2. 106 1. 750

19 8 1 0

7 ° 7 S6

3 9 . 1 . 1 3 4

60 49 . 1. 620

RO 540

69 1. 080

79 1. 080

89

Média . . . .

1. 566 1. 073

19 216

30 ?o 810

39 864

49

Média . . . .

972 716

19 108

10 7 o 108

39

Médi a ...

43 86

T A B E L A VI

Núm er o de Gr anul om as Hepát icos Present es após 60 d a s da Inf ecção p or Núm er o Conheci do de Cercárias da Li nhagem de São José dos Cam pos

Núm er o de Cercárias e N9

de Ordem do Cam undongo Núm er o de Gr anulom as 19 ...

200 29 . . . . 39 ...

Média 19 ... 29 ...

100 % : : : : : : : : 59 ... Média 19 ... • « % : : : : : : : :

49 ... Média 19 ... 30 29 . ... 39 ... Média 19 ... 10 29 ... 39 ...

918 702 1. 836 1. 152 810 594 756 1. 188 1. 242 6 48 756 702 540 324 270 378

9 1 8

662

324

Ut i l i za çã o d o s d a d o s n u m é r i c o s f o r n e c i d o s p e ­ l as e x p e r i ê n ci as.

Ba se s p a r a o s c á l c u l o s d a s d i v e r sas r el ações.

Com os dados ob t i d os nas experi ências ant e­ ri orm ent e assinaladas, cal culam os várias relações ent re os graus de nocividade, os índi ces de so­ brevivência dos hospedeiros, o núm er o de cer­ cárias inf ect ant es e o núm er o de parasit as adul­ t os ob t i d os p or perf usão.

Com o f i cou ant eri orm ent e convenci onado, d enom i nam os grau de noci vidade de um a li nha­ gem d o parasit a ao núm er o m édio de gr anul o­ mas hepát i cos causados, no hospedeir o, por de­ t er m i nado núm er o de parasit as adult os.

(14)

182 Re v, Sòc. Brat . Mad . T r op. V O L . X - N P 4

T A B E L A V I I

Dados para o Cálc ul o da Rel ação: In d i ca Par cant ual de Sobr evivência d o Hosp ed eir o — Gr au de Noci vi d ad e da

Li nhagem d o Parasit a de Bel o Hor i zont e.

.- . . . . . . . Nú m e r o de Gr anu l om as h H t o d e Sob r e vi vê n c i a Hep 4t i co, , m , n d i v íd u o t do Lot e de Hosp ed e. r o. d o s Dl f t r e n t „ ^

de Hosp e d ei r os

. . . .. . . 4 . 3 2 0 15 . . . .. . 2. 1 0 6 . . . .. . . 2. 457

. .. .. .. 9 7 2 . .. .. .. 1. 674 19 . . . .. . . 2. 0 6 3 . .. . . 1. 944 2. 106

. .. .. .. 8 1 0 . .. .. .. 7 5 6 . .. .. .. 1. 134 31 . .. .. .. .. .. .. .. .. . . . .. . . 1. 620 . .. .. .. 5 4 0 . .. .. .. 1. 080 . .. .. .. 1. 080 1. 566

....

^ 2 1 6

6 0 . . . 8 1 0 . . .. .. . 8 6 4 . .. .. .. 9 7 2

. .. .. .. 108

100 . . . .. .. .. 108

4 3 (1) Em per cent agem T A B E L A I X Dedos para o Cálculo da RelaçSo: Núm er o de Parasit as Ad u l t os da Li nhagem de Belo Hor i zont e — Núm er o de Gr anul om at Hepát i cos no Hospedeir o Núm er o de Parasit as Núm er o de Gr anul om as Hepát i cos 24 . . . 4. 320 19 . . . 2. 106 18 . . . 2. 457 18 . . . 2. 106 18 . . . 1. 944 17 . . . 1. 674 16 . . . 9 72 16 . . . 2. 106 14 . . . 1. 620 14 . . . 1. 566 12 . . . 1. 134 12 . . . 972

12 . . . 1. 080 10 . . . 8 1 0 10 . . . 1. 080 9 . . . 864

8 . . . 756

6 . . . 5 40 5

. . . .

8 10 5 . . . 108

4 . . . 108

3 . . . 216

2 . . . 4 3 T A B E L A V I I I De d os per a o Cál cul o d a Rel açSo: ín d i ce Per cent ual de Sobr evivência d o Hosp ed ei r o — Gr au d e Noci vi d ad e da Li n hage m d o Parasit a de Sá o José d os Cam p os ín d i ce d e Sob r evivência d o Lot e de Hosp ed eir os (*) Nú m e r o de Gr anu l om as Hep át i cos em In d i v íd u o s d os Dif er ent es Lot e s de Hosp e d ei r os 28 7 5 100 9 1 8 70 2 1. 836 8 1 0 6 9 4 7 5 6 1. 188 1. 242 6 4 8 7 8 6 70 2 5 4 0 3 2 4 2 7 0 2 7 8 0 0 0 T A B E L A X Dedos para o Cál cul o da RelaçSo: Nú m e r o de Parasit as Ad u l t os da Li nhagem de SSo José d os Cam p os — Núm er o de Gr anul om as Hepát i cos no Hospedei r o Núm er o de Parasit as 1 Núm er o de Gr anul om as . Hepát icos 18 . . . 1. 856 16 . . . 1. 188 15 . . . 1. 242 14 . . . 9 1 8 12 . . . 8 1 0 11 . . . 756

10 . . . 702

10 . . . 756

9 . . . 594

9 . . . 708

8 . . . 648

7 . . . 3 78 6 . . . 5 40 4 . . . .. . . . .. . .. . .. . .. . .. . .. 3 24 2 . . . 270

2 . . . 0

1

. . . .

1

(15)

V O L. X - N P 4 Rev. Soc. Bras. Me d. T r op. 183

A n á l i se Est a t í st i c a d o s Re su l t a d o s d a s Ex p e ­ r i ênci as.

Os dados obt i dos das exper iências f or am usa­ dos para a com par ação da parasit ose nas duas linhagens consideradas. Os m odel os adot ados não vi sam a f or m ul ação mat em át ica d os f enô­ menos pesquisados, mas t ão som ent e a f or necer aproxi m ações razoáveis que t om em as duas li­ nhagens quant i t at ivam ent e comparáveis.

Int eressa ao est udo a análise com parat i va das seguint es relações ent re:

1) índice de sobrevivênci a do hospedeir o e grau de nocividade; IS = f (GN);

2) núm er o de parasit as e núm er o de cercárias inf ect ant es; NP = f (NC);

3) grau de noci vidade e núm er o de parasit as; GN = f (NP); e um a relação ligada às ant eriores será usada t am bém:

4) índice de sobrevivênci a dos hospedeir os e número de parasit as; IS = f (NP).

Para a análise f ar em os p r im ei r o um aj ust a­ ment o e depoi s com par ar em os as f unções obt i ­ das em cada it em, das duas linhagens.

Para o aj ust am ent o f or am pr op ost os t rês m o ­ delos:

1) e x p o n e n c i a l , d o t i p o y = a e bx e = 2, 7 1 8 2 8 . . .

2) hiperbólico, do t i po y = ax b

3) pol i nom ial, d o t i p o y = a + bx + c x 2+ d x 3 A priori, sent im o-nos i ncli nados ao em prego da hipérbole, que j á é de em pr ego usual, pelo menos para relações d os t i pos IS = f (GN) e IS = f (NP). Não conf i ant es na seleção a priori, é que resol vem os aj ust ar os d oi s out r os m odel os e com pará-l os com o hiperból ico.

Ut il i zou-se nos cál culos o pr ogram a Regres­ são Passo a Passo ( "St e p w i se Regr essi on"), no Com put ador IBM- 1 1 3 0 d o Cent r o de Com p u ­ t ação da Uni versi dade Est adual de Cam pinas. Est e progr am a cal cula os coef icient es dos aj us­ t am ent os e t est a a signif icância da dependência ent re as variáveis. Em part icular, no p ol i nôm i o em nenhum caso o t erm o x 3 t eve coef icient e signif icat i vam ent e dif erent e de zero.

Com par ados os r esul t ados d os aj ust ament os, na grande m ai ori a das f unções a hipér bole reve­ lou-se mais adequada, pois f or neceu coef icien­ t es de corr elação maiores d o que as out ras f or ­ mas f unci onai s e d o m esm o m od o q uant o ao valor de F que t est ava a signif icância d o aj ust a­ ment o.

Const am da Tabel a X V I I os resul t ados dos aj ust am ent os segundo a hipérbole y - ax b, e os valores de p (l og y, l og x), est im at iva d o coef i ­

cient e de cor relação, F, valor que t est a a signif i­ cância da dependência e o núm er o de graus de liberdade usados n o t est e.

Convém lem brar que os aj ust ament os na ver­ dade, são f eit os com os logar i t m os das variáveis. Os coef icient es de corr elação e o t est e concer­ nem a essas var iáveis t ransf orm adas. Onde ocor ­ reram valores obser vados nulos, est es f oram re­ t i rados d o cálculo, por m ot i vos óbvios.

Co m p a r a çã o e n t r e a s ce p a s

A f im de com par ar as cepas de S. m a n so n i de Belo Hor i zont e e de São José d os Cam pos, para ef eit os d o present e t rabalho, com par am os as e x p r e ssõ e s I S = f ( G N ) , G N = f (NP) e NP = f ( NC) u t i l i zando o m odel o regressivo para a análise da variância, t r abalhando sempre com os logarit mos.

Com par ação de IS = f (GN)

Os resul t ados da análise est ão cont i dos na Tabel a X V I I I , e m ost r am que:

19) as ret as podem ser consideradas paralelas ( F = 1, 52);

29) as ret as t êm o m esm o coef icient e linear ( F = 1, 15);

logo, as ret as não dif erem signif icat i vam en­ te, ist o é, podem ser consideradas idênt icas as f unções IS = f ( GN) de am bas as cepas.

Os valores da aj ust ant e IS = f ( G N ) encon- t ram-se nas Tabel as X X e XXI.

Com par ação de GN = f (NP)

Os result ados cont i d os na Tabela XIX, de p r ont o dão resul t ado signif icat i vo no it em para­ lelismo. Logo, as f unções GN = , f (NP) dif erem signif icat ivament e.

Os valores da aj ust ant e GN = f (NP) encon- t ram-se nas Tabelas X X I I e X X I II.

Com par ação de NP = f (NC)

Já f oi f eit a um a t ent at iva de com parar est a relação para as duas cepas, quand o apli cam os o t est e de m ort ali dade dif erencial, cuj o resul t ado f oi si gnif icat i vo a 1 % e não-signi f icat i vo a 5%, dei xando-nos um a f ai xa de decisão que Cram ér recom enda sej a cor r obor ada p or out r os ar gu­ ment os.

(16)

184

T A B E L A X I

Re v. Soc. Bras. Me d. T rop. V O L . X - N P 4

T A B E L A X I I I

Dados para o Cálculo da Relação: Núm er o de Cercárias Inf ect ant es da Cepa de Belo Hor i zont e — Núm er o de Parasit as Ad ul t os Obt i dos por Perf usão Vascular dos

Hospedeiros Núm er o de Cercárias

Inf ect ant es Núm er o de Parasit as

2 0 0

18 15 24

1 0 0

17 18 19 16 18 60 8 10

12

14 6 1 0 14

12

30 9 3 5 12 10

Dados para o Cál cul o da Relação: Indi ce Percent ual de Sobr evi vênci a d os Hospedei r os — Núm er o de Parasit as dB Cepa de -Belo Hor i zont e Ob t i dos por Perf usão dos

Vasos Mesent éri cos d os Hosp edei r os Indi ce Percent ual de

Sobr evi vênci a dos

d os Lot es dos Hospedei r os Núm er o de Parasit as

15 18 15 24 19 17 18 19 16 18 31 8 1 0 12 14 6 1 0 14 1 2 6 0 9 3 5 1 2

1 0 0

T A B E L A X I I

Dados para o Cálculo da Relação: Núm er o de Cercárias Inf ect ant es de São José d os Cam p os — Núm er o de Parasit as Ad u l t os Obt i dos por Per f usão Vascul ar d os

Hospedei ros Núm ero de Cercárias

Inf ect ant es Núm er o de Parasit as

18 200 . . . .. . . 14 10 11 15 100 . . . .. . . 9 12 15 10 0 0 . . . 6 9 8 2 3 0 . . . 7 4 0 10 . . . 1 2

T A B E L A X I V

Dados para o Cálculo da Relação: Indi ce Percent ual de Sobr evi vênci a d os Hospedei r os — Núm er o de Parasit as da Cepa de SSo José d os Cam p os ob t i d os p or Perfusão

d os Vasos Mesent éri cos d os Hospedei r os Indi ce Percent ual de

Sobr evi vênci a d os Lot es de Hospedei r os

Núm er o de Parasit as

(17)

V O L . X - N P 4 Re v. Soc. Bras. Med. T rop. 185

pont o na ret a x = 0 (F = 12, 97).

Assi m , som os levados a concl ui r pela não- aceit ação da hipót ese de que as relações NP = f ( NC) são iguais para as duas cepas.

Os valores da aj ust ant e IS = f (NP) encon­ t ram-se nas Tabel as X X V I e X X V I I .

D ISCU SSÃ O

D o d e se n v o l v i m e n t o d a s ce r cá r i a s

No est udo da corr el ação ent re o núm er o de cercárias que penet r am nos cam und ongos e o núm ero de verm es adult os p or hospedeir o, veri­ f icam os que, de um a m aneir a geral, o núm er o de vermes encont r ados em cam und on gos sobr e­ vivent es após 6 0 dias cont ados a part ir da dat a da inf ecção, é m ai or nos ani m ai s i nf ect ados por dose t am bém m ai or de cercárias.

Ap ó s a penet r ação das cercárias pelo t egu- ment o, est as f or m as larvares sof rem , evident e­ ment e, os ef ei t os de um processo de def esa orgânica n o hospedeir o dur ant e o qual m uit as são dest ruídas. Clegg & Sm i t her s4 , em 1968, concl uem que a m ai or barreira à penet r ação das cercárias é o t eci do dér m i co d o hospedeir o. As que conseguem sobreviver a est a barreira, pr ova­ velment e, ai nda t erão que vencer out r as et apas at é seu com pl et o desenvolvim ent o.

Brener, em 1 9 6 2 * j á havia ver i f i cado que cam und ongos subm et i d os a inf ecção per cut ânea com 100 cercárias de Bel o Hor izont e, apresen­ t avam, ao f inál da experi ência, a recuper ação de 18, 5% dos vermes. Para as m esm as Quant i dades de cercárias de mesm a origem , obt i vem os o com pl et o desenvol vim ent o de 17, 6%. Apesar d o núm er o de verm es nos 5 0 0 cam und ongos ut i l i ­ zados p or Brener t er var iado de 1 a 73, a grande m ai ori a d os cam und ongos apresent ou um a i n­ f ecção de 11 a 25 vermes.

Warr en & Pet ers1 4 , em 1967 ref eri ram var ia­ ções na capacidade de penet r ação e d o desen­ vol vi m ent o d os hel m i nt os em cam und ongos subm et i d os a dil ui ções dif er ent es de cercárias. Esses aut ores veri f i caram que q uant o m ai or a dil ui ção m enor a penet r ação e m at uração das larvas. A m at uração de 4 0 cer cár ias d i l u íd as em 5, 100 e 4 0 0 ml de água e col ocadas em cont at o com a cauda de cam und ongos f orneceu valor es apr oxi m adam ent e de 40, 3 0 e 2 0 % respect iva­ ment e. A li nhagem por aqueles aut ores ut i lizada f oi a de Por t o Rico.

Em nossos t r abalhos ut i l i zam os cercárias d i ­ l uíd as em 5 ml de água.

Para a cepa brasileira, War r en23 encont r ou um índi ce de desenvol vi m ent o de cerca de

27 , 2 % ut i l i zando 4 0 cercárias por cam undongo. Em nossas experi ências obt i vem os um índice de desenvolvim ent o dos hel m i nt os m ui t o p r óxi ­ m o aos encont r ados p or Warren. Assi m é que para a li nhagem de Belo Hor izont e, ut ilizando- se 3 0 cercárias por cam undongo, o índice de desenvolvim ent o d os hel m i nt os f oi de 24, 3%.

Ver if icou-se que quant o m ai or o núm er o de cercárias ut ilizadas, m enor o índice de desenvol ­ vi m ent o das mesmas.

D o n ú m e r o d e g r a n u l o m a s h e p á t i co s

Quant o ao núm er o de gr anul om as encont r a­ dos no f ígad o após 60 dias cont ad os da dat a da inf ecção, nossos r esul t ados f or am semelhant es aos de Brener. Brener ut i l i zou a cepa mi neira i nf ect ando cada cam und ongo com 100 cercá­ rias. Ap ó s o 529 dia da dat a da inf ecção, con­ t ou em média 2295 gr anul om as por f ígado. Para 100 cercárias da mesm a linhagem, encon­ t ram os um a média de 1750 granulom as.

Com relação a cepa de São José d os Cam pos, não encont r am os dados na lit erat ura.

Para am bas as linhagens houve corr elação posit iva ent r e o núm er o de parasit as adult os e o núm er o de gr anul om as hepát i cos por cam un­ dongo.

A li nhagem de Bel o Hor i zont e apresent ou núm er o de gr anul om as signif icat i vam ent e mai or d o que a li nhagem paulist a.

Sabendo-se que a f or m ação dos granul om as hepát i cos é decorr ência da presença de ovos de

£ m a n so n i naquele ór gão, o m ai or núm er o de

gr anul om as encont r ados na linhagem mineira, poder i a ser decorr ência d os seguint es f at ores:

Mai or ovi p osi ção das f êmeas de S. m a n so n i da li nhagem mineira;

Mai o r quant i dade de f êmeas da linhagem de Belo Hor i zont e obser vados dent re os helm int os assinalados;

Di f er ent e di st r i bui ção dos ovos no organis­ m o d o hospedeir o para as duas cepas est udadas. Ten d o em vi st a nossos est udos ant erior es9 , em que assinalam os, nas condi ções da experi ên­ cia, a mesm a relação ent re m achos e f êmeas nas duas li nhagens, d ei xam os de discut i r aqui a se­ gunda hipót ese.

(18)

ri-1 86 Re v. Soc. Bras. Me d. T r op. V O L X - N P 4

T A B E L A X V

Dados para o cálculo da relaçSo: (ndice per cent ual de sobrevivência d os hospedeir os por gr upo de cam un­ dongos inf ect ados — núm er o de cercárias inf ect ant es dB CEPA de Belo Hor i zont e

T A B E L A XV I

Dad os para o cálculo da relaçSo: Indi ce per cent ual de sobrevivência d os hospedei ros por gr upo de cam un­ dongos inf ect ados — núm er o de cercárias inf ect ant es da CEPA de SSo José d os Cam pos

Núm er o de Cercárias Inf ect ant es

índi ce Percent ual de Sobr evi vênci a d os Hosp edei r os por Gr upo

de Cam und ongos Inf ect ados

Núm er o de Cercárias Inf ect ant es

Indi ce Percent ual de Sobr evi vênci a dos Hospedei r os por Gr up o

de Cam und ongos Inf ect ados 2 00 . . . 1 5 , 2 %

100 . . . 1 9 , 4 % 60 . . . 30, 7 % 30 . . . 60, 0 %

10 1 0 0 ,0 %

200 . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 25, 0 % 100 . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 8, 7 %

6 0 . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 6 9 , 9 % 3 0 . . . 75, 0 %

1 0 1 0 0,0%

T A B E L A X V I I

Result ados d os Aj ust am ent os (y = ax b )

Ti p o de f unção

e cepa a b f>

F

Test e ( 1) 0.1. (num. )

g.l. (dens. )

IS - f ( GN) B H . . . 860, 10 - 0, 4826 -0, 8721 66, 7 1 21

SJ 3854, 30 - 0, 6954 -0, 7697 18, 9 1 13

GN= f {NP) B H ... 21, 266 1, 6040 0, 9299 134, 33 1 21

SJ 112, 679 0, 8312 0, 9264 78, 65 1 13

IS ~ f (NP) B H . . . 219, 64 . , -0, 8222 -0, 8614 60, 417 1 21

SJ ... 130. 69 -0, 5348 -0. 8381 35, 416 1 13

N P= f ( NC) B H . . . 0, 802 0, 6289 0, 8480 53, 775 1 21

SJ 0, 264 0, 7993 0, 8986 62, 912 1 13

(1) O t est e, f eit o pel o (F) indi ca dependênci a f uncional ent re as variáveis; se F < Fo. as var iáveis não guardam relaçSo ent re si. Fq é o val or cr it i co, d ad o p or F 0 (1, 21) = 4, 35 e Fq (1, 13) = 4, 75; ao nível de 5%. Tod os

os val ores encont r ados são signif icat ivos.

T A B E L A X V I I I Anál i se de Var i ânci a

IS = f (GN)

Font e de Som a d os qua- Gr aus de li- Quadr ado p

variação dr ados berdade m édi o

Hori zont ali dade . .. .. .. .. . 8, 429698 1 8, 42 9 69 8 88, 22

Ent r e b e b . . .. . . .. 0, 109557 1 0, 109557 1, 15

Paralelismo . . .. .. .. .. 0, 145223 1 0, 145223 1, 52

Desvio em t or no das

ret as de regr essão 3, 248700 3 4 0, 09 5 55 0

(19)

V O L . X - N P 4 Re v. Soc. Bras. Me d. T r op. 187

T A B E L A X I X Análi se de Var i ânci a

GN = f (NP)

Font e de variação

Som a d os qua­ drados

Gr aus de li­ berdade

Quadr ado

m édio F

Hor i zont ali dade . . . 25, 565463 1 25, 565463 202, 95

Ent re b e b . . . 0, 021264 1 0, 021264 0, 17

Paralelismo . . . .. . . .. . 1, 815672 1 1, 815672 14, 41

Desvi o em t or no das

ret as de regr essão. . .. . . .. 4, 282920 34 0, 125968

Tot al 31, 685319 37

F( 1, 34) = 4 , 1 3 0, 95

T A B E L A X X

Valores da Aj ust ant e IS =( GN) (1) Li nhagem de Belo Hor i zont e

Gr aus de nocividade Percent agem de

( GN) (2 ) Sobr evi vênci a ( IS)

4. 320 . . . 15, 2 2. 457 . . . 19, 9

2. 106 21, 3

2. 053 . . . 21, 5 1. 944 . . . 22, 2 1. 674 . . . 23, 8 1. 620 . . . 24, 3 1. 566 . . . 24, 8 1. 134 . . . 28, 8 1. 080 . . . 29, 4 9 72 . . . 31, 2 8 64 . . . 32, 2 8 1 0 . . . 33, 8 7 56 . . . 36, 2 5 40 . . . 41, 3 2 16 . . . 64, 1 108 . . . 90, 0

(1) IS = 8 6 0 , 1 0 ‘ G N ‘ ° '4 8 í 6 (2) Núm er o de gr anul om as hepát icos

T A B E L A X X I

Valor es da Aj ust ant e IS = f ( GN) (1) Li nhagem de São José d os Cam pos

Gr aus de nocividade Percent agem de

( GN) (2 ) Sobr evivênci a (IS)

1. 836 . 20, 9

1. 242 . 27, 4

1. 188 . 28, 2

9 1 8 . 33, 8

8 1 0 . 37, 0

756 . 38, 5

702 . 40, 4

648 . 42, 9

594 . 45, 6

540 . 48, 9

3 7 8 . 62, 8

324 . 69, 4

270 79, 0

(20)

188 Rev. Soc. Bras. Med. Trop. VOL. X - NP 4

T A B E L A X X I I T A B E L A X X V

Val or es da Aj ust ant e GN = f ( NP) (1) Linhagem de Belo Hor i zont e

Gr aus de nocivid ade ( GN) (2)

Nú m e r o de parasi t as ( NP)

4. 320 . . . .. . . .. . . . .. . 27, 4 2 4 5 7 . .. . .. . .. . .. . . .. . .. . . 19, 3 2. 106 . .. . .. . .. . .. . . .. . .. . . 17, 5 2. 053 . .. . .. . .. . .. . . .. . .. . . 17, 3 1. 944 . . .. . .. . .. . .. . .. . .. . . 16, 6 1. 674 . . . 15, 2 1. 620 . . . 14, 9 1. 566 . . .. . .. . .. . .. . .. . .. . . 14, 6 1. 134 . . .. . .. . .. . .. . .. . .. . . 11, 8

1. 080 11, 6

9 7 2 . . . 10, 8 8 6 4 . . . 10, 1 8 1 0 . . .. . .. . .. . .. . .. . .. . . 9, 7 756 . . .. . .. . .. . .. . .. . .. . .. . .. . 9,1 5 4 0 . .. . .. . .. . .. . . .. . .. . . 7, 5 216 . .. . .. . .. . .. . . .. . .. . . 4, 3 108 . .. . .. . .. . .. . . .. . .. . . 2, 7 4 3 . . . 1, 6

(1) NP = 0 , 1 4 9 4 ’ GN ° - 62344 (2) Núm er o de gr anulom as hepát i cos

T A B E L A X X I I I

Val or es da Aj ust ant e G N f ( NP) (1) Lin hagem de São José d o s Cam p os

Gr aus de nocivid ade ( GN) (2)

Núm er o de parasit as ( NP)

1. 836 . . . 28, 8 1. 242 . . .. . .. . .. . .. . .. . .. . . 18, 0 1. 188 . . .. . .. . .. . .. . .. . .. . . 17, 0 9 1 8 . . . .. . . .. . . . .. . 12, 4 8 1 0 . . . 10, 7 7 5 6 . . . .. . . .. . . . .. . 9, 9 7 0 2 . .. . .. . .. . .. . .. . .. . .. . .. . . 9, 0 6 4 8 . . . .. . . .. . . . .. . 8. 2 594 . . . .. . . 7, 3 5 40 . . . .. . . 6, 6 3 7 8 . . . .. . . 4, 3 3 2 4 .. . . 3, 6 270 . . . .. . . 2, 9

(1) NP = 0 , 0 0 3 3 'G N 1' 20308 (2) Núm er o de gr anul om as hepát icos

T A B E L A X X I V

Val or es da Aj ust ant e NP = f ( NC) Li nhagem de Bel o Hor i zon t e

Núm er o de cercár ias

Inf ect ant es Nú m e r o de par asit as

200

1 0 0 6 0 30

10

22, 45 14. 50 10. 50 6, 80 3, 40

Val or es da Aj ust ant e NP = f ( N C ) Li nhagem de São José d o s Cam p os

Nú m e r o de cercár ias

inf ect ant es Nú m e r o de parasit as

2 0 0 1 0 0 6 0 30

10

18, 30 10, 50 7. 00 4. 00 1, 70

T A B E L A X X V I

Val or es da Aj ust agem IS = f (NP) Li nhagem de Bel o Hor i zont e

Núm er o de parasit as

Ind ice Per cent ual de Sob r evi vênci a d os

Hosp edei r os

18 . . . 20, 4 15 . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. 23, 7 24 . . .. . . 16, 1 17 . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. 21, 4 18 . . . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 20. 4 19 . . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 19, 5 16 . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. 22. 5 18 . . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 20, 4 8 . . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 39, 7 10 . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. 33, 1 12 . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. 28, 5 14 . . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 25, 1 6 . . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 50, 3 10 . . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 33, 1 14 . . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 25, 1

12 28, 1

9 . . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 36, 1 3 . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . . .. .. .. .. .. .. 89, 0 5 .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 58, 5 12 .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. . 28, 5 4 . . .. . .. . .. . .. . .. . .. . .. . .. . .. . .. . .. . .. . 70, 3 2 . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. 124, 22 5 . .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. .. 58, 5

T A B E L A X X V I I

Val or es da Aj ust ant e IS - f ( NP) Li nhagem de São José d os Cam p os

Nú m e r o de parasit as

Ind ice Per cent ual de Sob r evi vênci a d os

Hosp edei r os

Referências

Documentos relacionados

Esta dissertação pretende explicar o processo de implementação da Diretoria de Pessoal (DIPE) na Superintendência Regional de Ensino de Ubá (SRE/Ubá) que

To determine the distribution of freshwater snails carrying trematode larvae, particularly those acting as intermediate hosts of Schistosoma mansoni Sambon, 1907 vectors..

campos com as informações do participante, caso seja um servidor do município o usuário seleciona qual empresa (PMU, DMAE, FUTEL, etc.) o par- ticipante faz parte, sendo da própria

ABSTRACT: The main goal of this study was to analyze the environmental profile of MDF panel manufacturing in the Brazilian industry in terms of energy, emissions and dependence

E studo anátom o-clínico de um caso de forma toxêm ica da esquistossom ose m ansoni que evoluiu para a forma hepatesplênica em 130 dias (fibrose de Symmers).. E studo

O lúdico tem sido utilizado como instrumento educacional desde a pré-história onde o homem primitivo se utilizava de rituais, que muito se assemelham as brincadeiras de

RESUMO: Foi estudada a ação patogênica das linhagens de Schistosoma mansoni dos municípios de Belo Horizonte, MG e de São José dos Campos, SP (Brasil) observando maior

Morphological study of adult male worms of Schis- tosoma mansoni Sambon, 1907 by confocal laser scanning microscopy. Schistosoma mansoni : The Parasite Sur- face in Relation to