• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO FINAL

- Estágio Profissionalizante -

Mestrado Integrado em Medicina

Aluna: Catarina Henriques Afonso | nº 2014189

Regente: Professor Doutor Rui Maio

Orientador: Dr.ª Rita Machado

Lisboa Junho de 2020

(2)

“A melhor maneira de ser feliz é contribuir para a felicidade dos outros.”

(3)

Índice

Introdução ... 3

1. Atividades desenvolvidas ... 4

1.1 Estágio Profissionalizante ... 4

1.1.1 Estágio Parcelar de Cirurgia ... 4

1.1.2 Estágio Parcelar de Medicina Interna ... 5

1.1.3 Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia ... 5

1.1.4 Estágio Parcelar de Saúde Mental ... 6

1.1.5 Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar ... 6

1.1.6 Estágio Parcelar de Pediatria ... 7

1.2 Outras atividades que contribuíram para atingir os objetivos ... 7

2. Reflexão crítica ... 8

Bibliografia ... 11

Anexos ... 12

Anexo 1: Cronograma do Estágio Profissionalizante ... 12

Anexo 2: Trabalhos realizados ... 13

Anexo 3: Comprovativo de Dirigente do CNE ... 14

Anexo 4: Comprovativo de estudante avaliadora da A3ES ... 15

Anexo 5: Transcript of Records Erasmus ... 16

Anexo 6: Comprovativo de participação no Voluntariado Nacional em Férias ... 17

(4)

Introdução

O presente relatório visa descrever e analisar as atividades desenvolvidas no Estágio Profissionalizante. Este é um estágio de natureza profissional, realizado no 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, e pretende preparar o aluno para a sua profissionalização, em contexto de prática clínica, aplicando conhecimentos teóricos e práticos adquiridos em Unidades Curriculares de anos pregressos. O Estágio Profissionalizante é composto por Estágios Parcelares em seis especialidades distintas (Cirurgia, Medicina Interna, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental, Medicina Geral e Familiar, e Pediatria), em que o aluno, de forma tutelada, é integrado numa equipa de trabalho, na qual acompanha as atividades diárias desenvolvidas, de forma a adquirir autonomia gradual.

De acordo com o documento “O licenciado Médico em Portugal” [1], a educação médica pré-graduada deve ajudar o aluno a adquirir uma base de conhecimentos, competências e atitudes. Nesse sentido, e partindo de 3 vertentes de desenvolvimento essenciais para uma formação integral e equilibrada -saber-saber, saber-fazer e saber-ser - estabeleci para este estágio os seguintes objetivos gerais:

 Saber-saber (conhecimentos): adquirir uma base de conhecimentos sólida e coerente; conhecer o funcionamento das diferentes unidades de saúde de cada Estágio Parcelar.

 Saber-fazer (competências): adquirir competências sólidas e autonomia na prática clínica, nomeadamente na avaliação, diagnóstico e terapêutica das situações clínicas mais prevalentes; aperfeiçoar competências técnicas de procedimentos médicos e cirúrgicos simples.

 Saber-ser (atitudes): desenvolver aptidões de comunicação, empatia, humanismo e responsabilidade no contacto com o outro, nomeadamente com os doentes e seus familiares; saber comunicar adequadamente e trabalhar em equipa, nomeadamente com os colegas e com outros profissionais de saúde; adotar uma atitude proactiva perante o desenvolvimento das competências pessoais, nomeadamente no que se refere à integridade, responsabilidade e interesse pela valorização pessoal; desenvolver autonomia, capacidade de decisão e espírito crítico; desenvolver a identidade e responsabilidade profissional como futura médica. De uma forma geral o estágio permitiu consolidar conhecimentos anteriores e melhorar competências clínicas e sociais imprescindíveis ao exercício profissional futuro.

Este relatório apresenta uma componente descritiva (ponto 1) das atividades desenvolvidas durante o Estágio Profissionalizante, seguida de uma análise crítica e reflexiva de todo o estágio e ano letivo, incluindo referência a projetos futuros (ponto 2). Em anexo incluo o cronograma do ano letivo, e a referência a trabalhos realizados e outras atividades que se constituem como elementos valorativos.

(5)

1. Atividades desenvolvidas

Ao longo do ano letivo desenvolvi atividades no âmbito do Estágio Profissionalizante, e ainda outras atividades extracurriculares que me permitiram atingir os objetivos que defini.

1.1 Estágio Profissionalizante

O Estágio Profissionalizante é uma unidade curricular organizada por 6 Estágios Parcelares, em sistema de rotação nas várias áreas clínicas. Ao longo do ano letivo fiz 4 Estágios Parcelares em ambiente hospitalar e 2 “à distância”, devido à pandemia de Covid-19.

Neste ponto descrevo de forma sucinta os objetivos específicos e as várias atividades desenvolvidas ao longo de cada Estágio Parcelar. Sempre que considero pertinente faço algumas considerações sobre as mesmas.

1.1.1 Estágio Parcelar de Cirurgia (09/09/2019 – 31/10/2019)

Regente: Professor Doutor Rui Maio; Tutor: Dr. Miguel Allen; Hospital da Luz

Objetivos específicos: Adquirir e aprofundar conhecimentos teórico-práticos relativamente às

principais síndromes cirúrgicas; adquirir prática e autonomia de gestos cirúrgicos simples e técnicas mais comuns de pequena cirurgia.

Atividade assistencial: Durante 5 semanas, pude ir diariamente ao Bloco Operatório e observar

vários procedimentos cirúrgicos, participando como segunda ajudante em 7 cirurgias. Semanalmente acompanhei o meu tutor nas consultas externas, inteirando-me da abordagem e do acompanhamento dos doentes em pré e pós-operatório. No serviço de Internamento pude acompanhar o trabalho aí realizado, observando doentes no período pós-operatório, aos quais foi possível fazer exame objetivo, observar feridas cirúrgicas e respetivas trocas de pensos. Assisti às sessões clínicas do hospital, e estive presenta nas Consultas Multidisciplinares de Decisão Terapêutica (CMDT) de tumores Gastrointestinais e nas CMDT de patologia tiroideia. Durante duas semanas fiz estágio opcional de Medicina Intensiva na Unidade de Cuidados Intensivos. Elaborei um trabalho (anexo 2) que foi apresentado no minicongresso de cirurgia. O estágio teve ainda uma semana de sessões teóricas e teórico-práticas, incluindo o curso TEAM – Trauma Evaluation and Mangement.

(6)

1.1.2 Estágio Parcelar de Medicina Interna (04/11/2019 – 10/01/2020)

Regente: Professor Dr. Fernando Nolasco; Tutor: Dr.ª Ana Rodrigues; Hospital Curry Cabral - serviço de Medicina 7.2

Objetivos específicos: Desenvolver competências teóricas e práticas avançadas na área de Medicina

Interna ganhando autonomia na avaliação, diagnóstico e tomada de decisão terapêutica ao doente agudo e crónico; ganhar autonomia na realização de procedimentos médicos simples; contribuir para o trabalho da equipa em que fui integrada.

Atividade assistencial: Durante o período de estágio tive a meu encargo, diariamente, um a quatro

doentes, ficando responsável pela sua observação, avaliando as queixas e realizando o exame objetivo. Fiz também a redação dos diários clínicos, o pedido e interpretação de exames complementares e a realização de procedimentos simples, com ponderação no diagnóstico e na terapêutica. Tive oportunidade de realizar notas de admissão e notas de alta, de fazer pedidos de observação por outras especialidades e de estar presente na comunicação com os familiares dos doentes. Pude observar alguns procedimentos invasivos, tais como paracentese e toracocentese. No Serviço de Urgência foi possível contactar com vários doentes com situações clínicas mais agudas. Participei ainda nas aulas teórico-práticas lecionadas no serviço, nas sessões clínicas do serviço, e nos workshops de cariz teórico-prático. No final do estágio, apresentei um trabalho (anexo 2), e realizei uma avaliação oral através de discussão de um caso clínico.

1.1.3 Estágio Parcelar de Ginecologia e Obstetrícia (20/01/2020 – 14/02/2020)

Regente: Professora Doutora Teresinha Simões; Tutor: Dr.ª Alexandra Cordeiro; Hospital Lusíadas Lisboa

Objetivos específicos: Adquirir prática e autonomia na colheita de dados anamnésticos e na tomada

de decisões clínicas em Ginecologia e Obstetrícia; treinar gestos práticos do exame objetivo ginecológico e obstétrico.

Atividade assistencial: Nas consultas externas de obstetrícia e de ginecologia pude participar no

acompanhamento de grávidas, acompanhar a vigilância e rastreio normais em saúde da mulher, e observar e realizar exame ginecológico. Assisti ainda a consultas específicas de patologia do colo do útero, de endometriose, de infertilidade, e técnicas de Procriação Medicamente Assistida. Tive oportunidade de assistir a histeroscopias, histerossalpingografias, e ecografias obstétricas. No Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia assisti ao atendimento ambulatório de mulheres com queixas ginecológicas ou obstétricas agudas. No bloco de partos observei a assistência ao trabalho de parto normal e distócico e pude participar em 2 dos partos por via vaginal. No serviço de internamento acompanhei a observação de grávidas e puérperas. Semanalmente pude observar e participar em várias intervenções cirúrgicas no âmbito da Ginecologia e da Uroginecologia. Como parte integrante

(7)

do estágio, participei no workshop “The woman” na Maternidade Alfredo da Costa, e apresentei um trabalho à equipa médica do serviço (anexo 2).

1.1.4 Estágio Parcelar de Saúde Mental (17/02/2020 – 13/03/2020)

Regente: Professor Dr. Miguel Talina; Tutor: Dr.ª Raquel Ribeiro; Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca

Objetivos específicos: Desenvolver os conhecimentos e as capacidades de diagnóstico e intervenção

clínica em Psiquiatria e Saúde Mental; identificar sintomas de perturbação psiquiátrica e diferenciá-los do funcionamento psicológico normal do indivíduo.

Atividade assistencial: O meu estágio de Saúde Mental decorreu maioritariamente no Centro de

Saúde da Amadora, juntamente com a Equipa Comunitária da Amadora, no espaço da consulta de Psiquiatria, onde assisti a várias consultas de seguimento para acompanhar doentes com patologia psiquiátrica. Durante uma manhã estive também nas consultas de enfermagem, e participei num dia de visitas domiciliárias. No Serviço de Urgência pude acompanhar a avaliação de vários doentes com situações de psicopatologia aguda. Semanalmente estive presente na reunião do Serviço de Psiquiatria do hospital, juntamente com os profissionais das várias equipas envolvidas no serviço. Participei de seguida nas reuniões que ocorrem entre estas equipas e a equipa comunitária em que estava inserida. No contexto deste estágio, estive presente nos seminários teórico-práticos lecionados nos primeiros dias de estágio, e realizei uma história clínica.

1.1.5 Estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (16/03/2020 – 17/04/2020)

Regente: Professora Doutora Isabel Santos

Objetivos específicos: Praticar a adoção de uma abordagem centrada na pessoa; desenvolver

autonomia na gestão dos problemas de saúde mais frequentes na comunidade; desenvolver autonomia na decisão terapêutica; aplicar estratégias de promoção de saúde e prevenção da doença.

Atividades desenvolvidas: Devido à pandemia de Covid-19 este estágio foi realizado “à distância”

através da realização de trabalhos que visaram o cumprimento dos objetivos específicos. Assim, elaborei um portefólio que incluiu os seguintes trabalhos: resolução de um caso clínico através da descrição e identificação de problemas, descrição de exame objetivo e elaboração de um plano de atuação; análise de situação de uma prescrição de medicamento do caso clínico; visualização e análise descritiva de consultas videogravadas; realização de cursos online da Organização Mundial da Saúde; e realização de outros cursos online relevantes para a área da Medicina Geral e Familiar. Apresentei também um trabalho (anexo 2) no minicongresso que ocorreu na última semana do estágio.

(8)

1.1.6 Estágio Parcelar de Pediatria (20/04/2020 – 15/05/2020)

Regente: Professor Doutor Luís Varandas

Objetivos específicos: Consolidar conhecimentos sobre as principais patologias da criança e

adolescente; adquirir experiência na abordagem e comunicação com o doente pediátrico e com a sua família; aprofundar o conhecimento dos princípios gerais de atuação nas doenças mais comuns da criança e adolescente, incluindo situações de urgência e emergência.

Atividades desenvolvidas: Devido à pandemia de Covid-19 este estágio foi realizado à distância,

através da realização e apresentação de um trabalho de grupo sobre um tema da área de Pediatria, e através da realização de um artigo de revisão. Assim, apresentei o trabalho com o título “Abordagem da criança com proteinúria” (anexo 2), e escrevi um artigo intitulado “Convulsões febris: uma breve revisão” (anexo 2).

1.2 Outras atividades que contribuíram para atingir os objetivos

O Corpo Nacional de Escutas (CNE) é a maior organização de juventude de Portugal, estando associado ao Movimento Mundial Escutista, cuja missão é contribuir para a educação integral dos jovens [2]. Ser Dirigente do CNE envolve a frequência de um sistema de formação próprio que inclui o Percurso Inicial de Formação (baseado na aquisição de conhecimentos, competências e atitudes, através da frequência de formações, estágio e avaliações) e a Formação Contínua. Para terminar o Percurso Inicial de Formação é necessário elaborar um Relatório Final de Estágio. Este ano, após dois anos e meio de formação e estágio, tornei-me Dirigente do CNE (anexo 3). Como Dirigente tenho o cargo de Chefe de Unidade da Iª secção (onde estão integradas crianças dos 6 aos 10 anos) do Agrupamento 380 Calhariz de Benfica, razão pela qual pertenço também à Direção do Agrupamento. É também essencial para o meu trabalho voluntário como Dirigente do CNE os 17 anos de experiência que tenho no movimento, com o qual já realizei inúmeras atividades de voluntariado e atividades formativas.

A Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) é uma fundação cuja missão consiste em “ (…) garantir a qualidade do ensino superior em Portugal, através da avaliação e acreditação das instituições de ensino superior e dos seus ciclos de estudos, bem como no desempenho das funções inerentes à inserção de Portugal no sistema europeu de garantia de qualidade do ensino superior.” [3] Este ano fui aceite para participar nos processos de avaliação e nas respetivas Comissões de Avaliação Externa como Estudante Avaliador, após ter feito a candidatura, percurso formativo e submissão de um trabalho (anexo 4).

(9)

No primeiro semestre do 5º ano fiz Erasmus na Charles University, Faculty of Medicine in Pilsen (anexo 5). Lá pude contactar com uma realidade de ensino médico distinta da portuguesa.

Em 2017 participei no Voluntariado Nacional em Férias (VNF), um programa de voluntariado da Associação Nacional de Estudantes de Medicina, tendo estado duas semanas a ajudar na associação CASA- Centro de Apoio aos Sem Abrigo, na confeção e distribuição de alimentos às pessoas sem-abrigo da cidade de Lisboa (anexo 6).

Ao longo do meu percurso académico participei em várias atividades formativas, extracurriculares, direcionadas para a medicina, incluindo conferências, palestras e workshops. Este ano letivo procurei realizar atividades relacionadas com os estágios parcelares ou temas do meu interessa na área da saúde. A listagem das atividades em que estive presente encontra-se em anexo (anexo 7).

2. Reflexão crítica

Terminado o Estágio Profissionalizante, considero que as competências adquiridas permitiram atingir os objetivos definidos e que as minhas expectativas e objetivos de desenvolvimento pessoal e profissional foram correspondidas. Tendo em conta as competências nucleares que o estudante de medicina deve ter no final do curso [1], considero que os conhecimentos, valores, atitudes comportamentos profissionais, procedimentos práticos, e aptidões clínicas e interpessoais que adquiri permitiram-me ter os fundamentos para vir a ser uma médica empenhada nas bases científicas da Medicina, nos princípios éticos e na abordagem humanista, de modo a promover a saúde e o bem-estar das comunidades.

Ao longo deste estágio, pude consolidar os conhecimentos adquiridos em anos anteriores, e assim desenvolver autonomia na prática clínica, nomeadamente na avaliação, diagnóstico e terapêutica relativamente a situações clínicas mais prevalentes, e aperfeiçoar competências técnicas de procedimentos médicos e cirúrgicos simples. Pude também compreender melhor o funcionamento das diferentes unidades de saúde. Identificando as lacunas nos meus conhecimentos, pude perceber a importância de procurar uma atualização constante e assumir responsabilidade pela minha própria formação.

Com os vários estágios parcelares, pude adquirir e aprofundar conhecimentos teórico-práticos e competências relativamente às patologias mais específicas de cada área e à sua abordagem, assim como atingir os restantes objetivos gerais e específicos estipulados. Todos os estágios realizados estão incluídos nas áreas em que os alunos devem obrigatoriamente ganhar experiência [4]. No estágio de

(10)

disponibilidade de todos os médicos do serviço em participar na formação dos alunos. As várias atividades em que participei permitiram-me estar mais familiarizada com a prática das especialidades cirúrgicas, nomeadamente da Cirurgia Geral. Em Medicina Interna tive a possibilidade de ser integrada numa equipa médica na qual tinha funções específicas que me eram atribuídas com autonomia crescente, o que me permitiu adquirir, de forma gradual, conforto e confiança nas tarefas desenvolvidas, e lidar progressivamente com casos mais complexos. Assim, ganhei autonomia no acompanhamento de doentes no internamento, desde a sua admissão até à alta, e no Serviço de Urgência. Destaco a importância do acompanhamento que fiz de doentes que se encontravam em fim de vida e de doentes com situações sociais complexas. O estágio de Ginecologia e Obstetrícia permitiu-me tomar parte em diversas atividades representativas das múltiplas valências da área com vista à consolidação de conhecimentos e competências do foro ginecológico e obstétrico, e mostrou-me como é importante a relação empática nesta área. No estágio de Saúde Mental, pude estar em contacto com doentes em contexto de consulta e de urgência, com um leque variado de patologias psiquiátricas, em diferentes fases de evolução, aperfeiçoando e consolidando conhecimentos e técnicas de abordagem ao doente psiquiátrico. Destaco a excelente organização do serviço em que estive inserida, que tornou a aprendizagem muito estimulante, mais fácil e mais proveitosa. Em

Medicina Geral e Familiar e em Pediatria, o contexto de confinamento ajudou a desenvolver

trabalho autónomo, disciplina e criatividade, para poder atingir os objetivos estipulados. Ganhei também experiência na realização de artigos de revisão. Em todos os estágios foram determinantes para a minha aprendizagem não só as oportunidades de aprender praticando, mas também as sessões teórico-práticas e a realização e apresentação de diversos trabalhos. Para além disso, pude desenvolver o trabalho em equipa e aperceber-me dos seus benefícios, o que promoveu um sentido crescente de valorização da comunicação clara e do bom ambiente entre profissionais. As várias reuniões em que estive presente demonstram a relevância de uma boa articulação entre todos os profissionais de saúde e a importância da discussão dos casos clínicos em equipa. Para a minha formação foram igualmente importantes a vivência diária nos vários locais de trabalho, o contacto próximo com os vários profissionais de saúde, a observação da sua ética de trabalho e a procura do desenvolvimento pessoal e profissional. Esta integração foi valorativa para aperfeiçoar a comunicação interpessoal com os colegas e demais profissionais.

Realizei ainda outras atividades que me permitiram cumprir os objetivos de desenvolvimento pessoal expressos para este estágio. Todas as atividades formativas e educativas realizadas no âmbito do trabalho voluntário no CNE são bases essenciais para desenvolver as minhas características enquanto pessoa. Estas atividades têm-me ajudado a consolidar aptidões de comunicação, empatia, humanismo

(11)

e responsabilidade no contacto com o outro, a desenvolver comunicação e trabalho em equipa, a adotar uma atitude proactiva perante o desenvolvimento das competências pessoais, e a assumir autonomia, capacidade de decisão e espírito crítico. A formação na A3ES permitiu-me iniciar um trabalho que irá, acima de tudo, desenvolver a minha responsabilidade profissional. A participação no VNF ajudou-me a desenvolver humanismo e responsabilidade no contacto com o outro, promovendo a prática de uma Medicina mais humana. Participar no programa Erasmus permitiu-me ter uma educação médica mais abrangente com uma visão mais alargada sobre a prática da Medicina em diferentes países, nomeadamente tendo em conta que existem objetivos educativos particulares adaptados a cada país [4]. As várias atividades extracurriculares do foro médico em que participei permitiram-me desenvolver novos conhecimentos em relação a diversas áreas da prática clínica. Identifico algumas limitações ao longo deste estágio, nomeadamente em Cirurgia não ter tido oportunidade de estar no serviço de Urgência nem de praticar pequena cirurgia; em Saúde Mental não ter podido contactar com doentes de todas as valências do serviço, nomeadamente no internamento; em Medicina Geral e Familiar não ter podido desenvolver autonomia na realização de consultas e de procedimentos médicos simples; e em Pediatria não ter desenvolvido experiência na comunicação com o doente pediátrico e com a sua família. Estas duas últimas limitações deveram-se unicamente à situação de confinamento.

De modo a colmatar estas fragilidades, e inerentemente ao meu interesse pela formação médica ao longo da vida, estabeleço assim alguns projetos futuros. No Internato de Formação Geral pretendo: investir na prática de gestos médicos e cirúrgicos nomeadamente a pequena cirurgia; desenvolver experiência na prática de consulta e contacto com o doente pediátrico e familiares, tendo em mente a necessidade de aprendizagem constante; contactar com o trabalho de diversas especialidades que me suscitam interesse, compreendendo integralmente o trabalho realizado. Pretendo ainda continuar a investir na minha formação integral e contínua, mantendo os projetos em que estou inserida, de modo a ser cada vez melhor médica e melhor pessoa.

Em suma, o Estágio Profissionalizante, juntamente com as restantes atividades realizadas, permitiu atingir vários objetivos pessoais e profissionais, graças à ajuda, ao acompanhamento e ao apoio de todos os profissionais de saúde, em particular os médicos que pude acompanhar, que estiveram sempre muito disponíveis para ensinar, e aos quais estou muito grata. De uma forma global o Estágio Profissionalizante permitiu-me consolidar conhecimentos adquiridos nos anos anteriores e obter competências clínicas e sociais imprescindíveis ao exercício profissional futuro, tendo constituído uma experiência formativa basilar para a minha educação médica, profundamente enriquecedora do ponto de vista profissional e pessoal.

(12)

Bibliografia

1. Coordenação Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. (2005). O Licenciado Médico Em Portugal. Editorial do Ministério da Educação.

2. Scouts. Mission, Vision and Strategy. Acedido em junho 2020, de https://www.scout.org/vision. 3. A3es. Missão | A3ES. Acedido em junho de 2020, de

https://www.a3es.pt/pt/o-que-e-a3es/missao.

4. The Tuning Project (Medicine). (2007). Learning Outcomes/ Competences for Undergraduate Medical Education in Europe.

(13)

Anexos

Anexo 1: Cronograma do Estágio Profissionalizante

Estágio

Parcelar Regente

Período de

estágio Local Tutor

Cirurgia Professor Doutor Rui Maio

9/09/2019

31/10/2019 Hospital da Luz Dr. Miguel Allen Medicina Interna Professor Doutor Fernando Nolasco 4/11/2019 10/01/2020

Hospital Curry Cabral - serviço de Medicina 7.2 Dr.ª Ana Rodrigues Ginecologia e Obstetrícia Professora Doutora Teresinha Simões 20/01/2020 14/02/2020 Hospital Lusíadas Lisboa Dr.ª Alexandra Cordeiro

Saúde Mental Professor Doutor Miguel Cotrim Talina

17/02/2020 13/03/2020

Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca – Equipa Comunitária da Amadora Dr.ª Raquel Ribeiro Medicina Geral e Familiar Professora Doutora Isabel Santos 16/03/2020

17/04/2020 Não aplicável* Não aplicável*

Pediatria Professor Doutor Luís Varandas

20/04/2020

15/05/2020 Não aplicável* Não aplicável*

(14)

Anexo 2: Trabalhos realizados

1 - Trabalhos realizados no âmbito do Estágio Profissionalizante

Título Estágio parcelar Autores

“Animal lover: equinococose insólita” Cirurgia

Ana Mafalda Leal; Catarina Afonso; Patrícia Almeida; Paula Mesquita

“Discrasias hemorrágicas: coagulopatias” Medicina Interna

Catarina Afonso; Diogo Carvalho; Emanuel Noivo; Mariana Pais; Nuno Gouveia “Exercício físico no intenso no terceiro

trimestre da gravidez” Ginecologia e Obstetrícia Catarina Afonso “Queria iniciar um método contracetivo” Medicina Geral e Familiar Catarina Afonso

“Abordagem da criança com proteinúria” Pediatria

Beatriz Louro; Catarina Afonso;

Mariana Pais; Nuno Gouveia “Convulsões febris: uma breve revisão” Pediatria Catarina Afonso

2 - Outros trabalhos realizados

 “The participation of students in the Teaching Quality Assurance System – personal

experience, critical analysis and suggestions for improvement” – trabalho final para

candidatura a Estudante Avaliadora da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

 “Relatório Final de Estágio do Percurso Inicial de Formação” - trabalho final da formação que me permitiu ser Dirigente do Corpo Nacional de Escutas.

(15)
(16)
(17)
(18)

Anexo 6: Comprovativo de participação no Voluntariado Nacional em Férias

(19)

Anexo 7: Atividades formativas realizadas ao longo deste ano letivo e respetivos certificados

As atividades formativas, extracurriculares, em que participei ao longo deste ano letivo foram as seguintes:

 iMed Conference 11.0 – 2019 e Workshops iMed Conference: “Growing Up - Caring for Children and Teens”; “More than Words - Public Speaking by Speak and Lead” (anexo 7.1);  II Jornadas de Medicina Geral e Familiar (anexo 7.2);

 Palestra “Questões LGBT em pedopsiquiatria” (anexo 7.3);

 ESOR/Champalimaud ASKLEPIOS Symposium - Imaging Hallmarks of Cancer: Pancreatic Cancer - From Cell Biology to Treatment (anexo 7.4);

 21º Simpósio anual da Fundação Portuguesa de Cardiologia: “Dilemas na prevenção cardiovascular” (anexo 7.5);

 Congresso “12 topics in Rheumatology” (anexo 7.6);

 Webinar “Dealing with problems in health professions education during the Covid-19 pandemic” (anexo 7.7).

(20)
(21)
(22)
(23)

Anexo 7.4: Certificado de participação no simpósio “Imaging Hallmarks of Cancer: Pancreatic

(24)

Anexo 7.5: Certificado de participação no simpósio “Dilemas na Prevenção Cardiovascular”

(25)

Anexo 7.7: Comprovativo de participação no webinar “Dealing with problems in health

Referências

Documentos relacionados

Several limitations of this study should be considered when interpreting the results. Multiple measurements of exhaustion and organizational commitment over time would provide a

Através da leitura da tabela 2 podemos verificar a distribuição dos resultados brutos obtidos na PRP da criança em percentis. Ao analisar os resultados, percebeu- se que a criança

João da Cruz também permite afirmar que a própria alma unida ao Filho oferece ao Pai o próprio Espírito Santo que havia recebido: «E porque nesta dádiva que a alma faz a Deus,

As actividades iniciaram-se, assim, com uma explicação teórica do Dr. João Chumbinho que se reflectiu em considerações gerais acerca este tribunal. Com esta conversa

Através da análise dos resultados dos ajustes pelos cinco modelos utilizados, foi possível observar que o modelo de Smith foi o que melhor ajustou os dados das isotermas

O tempo de cultivo mais adequado para a produção de amilases pelo fungo Rhizomucor miehei (48 horas) é inferior ao tempo encontrado por Kunamneni, Permaul e

A classificação da OMS dos tumores do tecido linfático e hematopoiético das células linfóides, revista e atualizada em 2016, foi baseada numa compreensão mais profunda dos mecanismos

Partindo do objetivo principal do presente trabalho, que consiste em desmistificar a temática dos sistemas ERP, entendendo estes sistemas como um projeto real,