• Nenhum resultado encontrado

Habitar Calabar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Habitar Calabar"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Equipe

UNIVERSIDADE

FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ARQUITETURA POLITÉCNICAESCOLA

RESIDÊNCIA EM ARQUITETURA, URBANISMO E ENGENHARIA

ESPECIALIZAÇÃO EM ASSISTÊNCIA TÉCNICA PARA HABITAÇÃO E DIREITO À CIDADE

CALABAR / ALTO DAS POMBAS

DIREITO Á CIDADE

TRABALHO FINAL ORIENTADO

AUTORES: ADELAIDE LUNA,

GABRIELA METZKER,

PAOLO GIOVANNI,

THAÍS SALES,

STEFANO PISANU

DATA: DEZ/2014

01/06

CALABAR

ALTO DAS POMBAS

DECLIVIDADE

<10% 10-15% 15-20% 20-30% 30-40% >40%

20 m 30 m 40 m 50 m 60 m

TOPOGRAFIA

LEGENDA

AS COMUNIDADES CALABAR - ALTO DAS POMBAS

Em Salvador, a publicação da Lei Municipal no. 3293 de 23 de setembro de 1983, deu partida as primeiras ações de regularização fundiária em áreas de habitação popular no município, estabelecendo normas de uso e alienação de bens imóveis de propriedade munici-pal.

A Constituição Federal de 1988, incluiu um capítulo sobre política urbana, no qual trata de instrumentos de reforma e de uma nova política habitacional, com parâmetros que passaram a considerar a função social da cidade e a existência de áreas informais que carecem de equipamentos públicos e de serviços essenciais.

CALABAR – Breve Histórico

O Calabar está situado num vale sobre um dos coletores do Rio do Seixas, seus limites não são precisos porque na medida em que a aclividade aumenta, suas bordas se fundem a favela do Alto das Pombas, encravada numa colina, aparente-mente, formando um só tecido.

A localização da comunidade do Calabar é uma das mais privilegiadas da cidade de Salvador, vizinha de bairros tradicionais como Barra e Ondina, mas mesmo se encontrando tão próxima, infelizmente, não conta com a infraestrutura dos bairros do seu entorno.

O início de sua ocupação ocorreu nas décadas de 1940 a 1950, no entanto, existem duas versões sobre seu apareci-mento. A primeira diz que no local era uma antiga fazenda, a Fazenda São Gonçalo, e nela algumas pessoas passaram a construir suas moradias, uma versão mais simples e comum ao surgimento de vários bairros de Salvador.

A outra versão, contada pelo historiador Cid Teixeira, diz que o local teve início ainda no período escravista brasileiro, período esse que só teve seu fim em 1888. Tem sua origem como um quilombo, feito por escravos oriundos do norte da Nigéria de uma área chamada Kalabari, que aqui, fugiram de seus senhores.

A despeito das histórias que circulam sobre o apareci-mento mais antigo do local, foi nas décadas de 1950 a 1960 que o Calabar passou a ter a configuração espacial que hoje possui, quando a comunidade recebeu uma população muito maior, vinda de levas de famílias expulsas de outros lugares da cidade e de famílias do interior do estado, motivadas pelo êxodo rural a se estabelecer na capital baiana em busca de melhores condições de vida e novas oportunidades de trabalho.

CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE - CALABAR

Hoje, a área do Calabar constitui-se em Zona Especial de Inter-esse Social do tipo I (ZEIS I), segundo o PDDU (2008), mas ainda não foi regularizada com legislação urbanística específica. Embora já tenha sofrido algumas intervenções públicas refer-entes ao saneamento básico, conforme relatado, a comunidade ainda não possui infraestrutura adequada de esgotamento sanitário, abastecimento de água e coleta de lixo. O Calabar já possui equipamentos público-comunitários, ainda que não atendam em número e qualidade a todos os moradores, a saber: Posto de Saúde da Família; Escola pública; Praça/Largo; campo de futebol; centro comunitário, biblioteca e ONG.

É habitada por aproximadamente 20 mil pessoas (incluindo Calabar e Alto das Pombas, em mais de 5.300 domicílios (IBGE, 2000). Possui duas entradas, uma na Avenida Centenário (Barra – bairro nobre), outra em Ondina.

O Calabar possui atualmente alguns projetos educati-vos e de melhoria da vida da população, em parceria com a UFBA, com a Fundação José Silveira e com a Avante. Na comu-nidade existem atividades de educação ambiental, de capoeira, teatro, dança e uma biblioteca comunitária que é organizada por jovens moradores e por lideranças locais. Na biblioteca ocorrem projetos de leitura, contação de histórias, oficinas de artesanato, além do sistema de empréstimos de livros, apresen-tação de poetas e diversas ações de cunho educativo.

No Calabar as áreas de convivência da comunidade são pequenas e em número reduzido. Há uma pequena praça onde está instalada a Base Comunitária, e uma quadra de esportes, onde, geralmente, ocorrem eventos musicais, culturais e esportivos no bairro (apresentação de artistas, grupos de capoeira, de dança, de teatro, de música, jogos, etc), há, ainda um largo em frente a Cooperativa de Costura, onde funcionam alguns bares, com piso elevado, mesas, cadeiras e sombreiros.

A religiosidade da população é expressa através da presença de várias igrejas de cunho evangélico (Igreja Batista Monte Sião, Igreja do Evangelho Quadrangular, Igreja Deus Conosco e Igreja Universal do Reino de Deus), grupo espírita e o candomblé Ilê Axé Ejá Omi.

Quanto ao atendimento de saúde, a população conta com uma Unidade de Saúde da Família (USF), reformada e rein-augurada recentemente, e com 10(dez) Agentes de Saúde da Família, moradores da comunidade, que sobre a coordenação de uma enfermeira, prestam atendimento domiciliar através de visitas periódicas, orientação e acompanhamento do desen-volvimento de crianças, mulheres grávidas e assistência a idosos.

A economia do bairro é movimentada pelo comércio local que é composto de diversos tipos de produtos e serviços, como: copiadora, lan house, bares, restaurantes de comida caseira, mercadinhos, padarias, marcenaria, barracas de frutas, barracas de produtos de limpeza, barracas de produtos veter-inários e venda de pássaros, bancas de peixe, cooperativas de artesanato e costura, além de lojas de roupas femininas, ofici-nas e diversos ambulantes, estes últimos vem tendo apoio do Programa Vida Melhor que não só cadastra, como acompanha e qualifica esses pequenos empreendedores.

ALTO DAS POMBAS – Breve Histórico

O Alto das Pombas é um bairro predominantemente residencial, embora, grande parte dos estabelecimentos com-erciais estejam localizados em sua via principal, a Rua Teixeira Mendes. Entre seus principais equipamentos públicos estão a Unidade de Saúde, a Escola Municipal Tertuliano de Góes e a Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima.

Possui, segundo o IBGE, uma população de cerca de 3793 habitantes, o que corresponde a 0,16% da população de Salvador, concentra 0,15% dos domicílios da cidade, estando 25,96% dos chefes de família situados na faixa de renda mensal de 0,5 a 1 salário mínimo. No que se refere à escolaridade, constata-se que 34,40% dos chefes de família têm de 4 a 7 anos de estudos.

Localizado na Federação, faz fronteira com o Calabar é, também um dos bairros populares localizados numa região nobre da cidade. O nome do bairro, segundo relatam alguns moradores, se deve ao fato de que muitos caçadores procura-vam o local, que fica num alto, para caçar pombos. O bairro possui uma única entrada para carros, sendo que as demais ruas possuem saídas para o Calabar e Sabino Silva, apenas para pedestres. O largo situado no Alto das Pombas é famoso por ser espaço de lazer, samba, culinária e mobilização política das entidades comunitárias.

Ambos os bairros tem como vizinho o Cemitério do Campo Santo, aliás, os terrenos ocupados por eles, pertencem à Santa Casa de Misericórdia que administra o cemitério.

As declividades encontradas nos territórios, mesmo aquelas mais críticas verificadas nas proximidades do cemitério e na região limite entre as comunidades, não se constituem impedi-mento para a ocupação. Todavia, pelo adensaimpedi-mento e fragili-dade das estruturas construtivas, a permanência dessas habita-ções sobre taludes e adjacentes aos cortes, quase ortogonais, realizados nos mesmos, são causas de riscos frequentes.

MAPA DE DENSIDADE

SINOPSE DO CENSO 2010-IBGE

DIAGNOSTICO SÓCIO-ESPACIAL

DIAGNOSTICO MORFOLÓGICO

Podemos constatar que a localidade apresenta alta densidade se comparada com o seu entorno, embora as edificações, na sua grande maioria, não ultrapassem o número de três pavi-mentos. Uma possível razão para essa alta densidade é a redu-zida quantidade de espaços públicos, principalmente, de vias públicas de maior porte, assim como a alta quantidade de moradores nos domicílios.

MAPA DE ACESSIBILIDADE

A maioria das vias das comuni-dades não são corroçáveis, constituidas de travessas e escadarias. Muitas necessi-tam de requalificação da pavimentação e equipamentos de segurança como: corrimão e sinalização. A situação dificulta a mobilidade dos moradores da área e a chegada de serviços, tipo coleta de resíduos e abastecimento do comér-cio local.

Pela Centenário, a Rua Nova do Calabar apresenta trecho carroçável, nas suas com caixa reduzida, sem passeio. Na outra extremidade, com acesso por Ondina, outro trecho de via carroçável, também de caixa de rua reduzida. Pelo Alto das Pombas, a Rua Teixeira Mendes, também apresenta a configuração carroçável, com caixa de rua um pouco maior, mas com passeio apenas de um lado.

As escadarias tem grande importância para a mobilidade das comunidades, ligando as mesmas e representando a única alternativa de muitos moradores de acessarem suas moradias.

MAPA DE USO

Os usos encontrados nas comuni-dades são: residencial em sua maioria nas vias de pedestres, e nas vias carroçáveis encontramos os usos comer-cial, misto e de serviços (escolas, posto de saúde, base de segurança, e áreas de lazer).

Os usos verificados, na sua grande maioria, estão em conformidade com a legislação vigente para o local.

MÉDIA DE MORADORES POR DOMICILIO

Em relação ao seu entorno, a localidade apresenta um número expressivo de moradores por domicílio, em decorrência da elevada densidade demográfica.

PESSOAS RESIDENTES

As comunidades do Calabar e Alto das Pombas situam-se em uma região central da cidade, cercada de vários bairros nobres com forte pressão do mercado imobiliário. Constituídas pela classe popular, que traz consigo uma história de organização e resistência do povo de baixa renda para permanecer em um local nobre da cidade, cercada de bons serviços, lazer e boa qualidade de transporte. Estes fatores certamente influen-ciaram no número elevado de residentes no local, aproximada-mente 16.400, somatório das duas comunidades em território com área aproximado de superfície de 22ha.

O Calabar está situado em um vale por onde passa um riacho totalmente embutido.

As diferenças de cotas, de até 40m de desnivel, causam dificul-dades de acessibilidade e, por essa razão, somente através de escadarias e rampas é possível a ligação com os bairros vizinhos.

Em situação de chuva, recebe as águas das cumeadas localiza-das ao redor, onde situa-se também a comunidade do Alto localiza-das Pombas e outros bairros nobres.

Essa relação topográfica “monte - vale” se reflete ainda nos aspectos econômicos, de saneamento básico e infrastruturais.

Vista das cumeadas adjcentes o vale do Calabar

Fonte: Equipe Calabar Residência AU+E

Vista do Largo do Pinga no Calabar

Fonte: Equipe Calabar Residência AU+E

CALABAR ALTO DAS POMBAS

ÁREA CONSTRUÍDA

LEGENDA

RUAS CARROÇÁVEIS

VIELAS

ESCADARIAS

PERÍMETRO

DAS COMUNIDADES

N N N N N N N N N N 0 10 30 60 120 ESCALA 0 10 30 60 120 ESCALA

(2)

Equipe

METODOLOGIA DE

APROXIMAÇÃO COMUNITÁRIA

Para dar início ao desenvolvimento das atividades de campo, que posteriormente se desdobrariam em projetos para a comunidade, buscou-se o contato com as lideranças locais. A intenção era, primeiramente, conhecer a área a ponto de obter informações que possibilitassem a elaboração mais detalhada de um diagnóstico da Comunidade escolhida. A partir daí, seria veri-ficada a possibilidade de dar seguimento aos Planos de trabalho (projeto) propostos anteriormente por cada residente (membro da Residência AU+E/UFBA).

As reuniões propostas como forma de aproximação inicialmente não surtiram o efeito desejado tanto em número de pessoas dispostas a comparecer, quanto em qualidade do con-tato, ou seja, havia um descrédito da população local com a insti-tuição que alicerça essa iniciativa. Dessa maneira, foi fundamental remodelar a forma de aproximação, a partir do entendimento e aceitação da presença da equipe pelos membros da comunidade, e das necessidades sociais e educacionais demandadas pelo local. A nova estratégia criada foi o Consultório de Arquitetura e Engenharia, com o propósito de prestar Assistência Técnica nas questões que envolvem construção, reforma, manutenção, prevenção e regularização de habitações da população do Cala-bar e extensivamente a comunidade que faz limite a mesma, o Alto das Pombas.

FLUXOGRAMA DA ATIVIDADES DA RESIDÊNCIA TÉCNICA NA COMUNIDADE CALABAR/ALTO DAS POMBAS

DE ABRIL A NOVEMBRO DE 2014

INÍCIO DAS ATIVIDADES DE CAMPO ESCOLHA DA COMUNIDADE (CALABAR/ALTO DAS POMBAS) LOCAL DE CONSULTAS: BIBLIOTECA COMUNITÁRIA DO CALABAR RECONHECIMENTO DA ÁREA (ANÁLISE DO ENTORNO) PROCESSO PARTICIPATIVO FLUXOS E DESLOCAMENTO (ACESSO) ATUALIZAÇÃO DE MAPAS E DIAGNÓSTICO ENTREVISTAS SOLICITAÇÃO DE VISITAS OFICINAS VISITAS EM DOMICÍLIO ANÁLISE DA HABITAÇÃO LEVANTAMENTO DE ESPAÇOS LIVRES TOPOGRAFIA VIZINHANÇAS ESTRUTURA EXISTENTE INST. HIDROSSANITÁRIA INST. ELÉTRICAS TENTATIVAS DE APROXIMAÇÃO REUNIÕES DIFICULDADES E INSUCESSO INSTALAÇÃO DO CONSULTÓRIO DE ARQUITETURA E ENGENHARIA ANÁLISE DOS DADOS

HISTÓRICOS E SÓCIOECONÔMICOS

CONHECIMENTO DE DEMANDAS HABITACIONAIS CONHECIMENTO DE

DEMANDAS POR ESPAÇOS COLETIVOS

CONHECIMENTO DE DEMANDAS POR MELHORIA

EM INFRAESTRUTURA (DRENAGEM, SANEAMENTO

BÁSICO, ÁREAS DE RISCO)

APROXIMAÇÃO DOS “RESI-DENTES” COM OS

MORA-DORES

PERCEPÇÃO DA LÓGICA DE CONSTRUÇÃO E

APROPRIA-ÇÃO DO TERRITÓRIO

RESPOSTA AOS CASOS ATENDIDOS NO CON-SULTÓRIO (ENTREGUES AOS MORADORES) RELATÓRIOS DE ENCAMINHAMENTO A ÓRGÃO PÚBLICO PROJETOS RELATÓRIOS COM SUGESTÃO DE SOLUÇÃO PERCEPÇÃO DA NECESSI-DADE DE ELABORAÇÃO DE LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA PARA A LOCALIDADE DRENAGEM VEGETAÇÃO

DIRETRIZES PARA ZEIS CALABAR/ALTOS DAS POMBAS: CONSTRUÇÃO DO

PLANO DE BAIRRO

REFORMA DE UNIDADES COMERCIAIS PARA CRIAÇÃO DE NOVOS ESPAÇOS DE USO

COLETIVO

SOLUÇÕES VIÁVEIS PARA MELHORIA DO SANEA-MENTO BÁSICO LOCAL

MELHORIAS HABITACIONAIS E REQUALIFICAÇÃO DE TRECHOS

DO ESPAÇO URBANO

GUIA PARA IMPLANTAÇÃO DE CONSULTÓRIO DE ASSISTÊNCIA

TÉCNICA EM ARQUITETURA, URBANISMO E ENGENHARIA EM

OCUPAÇÕES INFORMAIS

CAMINHOS DESDOBRAMENTOS

ORIGEM DAS PROPOSTAS INDIVIDUAIS LEGENDA

PROPOSTA INDIVIDUAL DE CADA RESIDENTE THAÍS SALES

STEFANO PISANU

ADELAIDE LUNA

PAOLO GIOVANNI CONSTANÇA GABRIELA

O Consultório de Arquitetura e Engenharia

A exemplo da Residência Médica para alunos do curso de Medicina que prestam atendimento nos consultórios médicos dos hospitais ou se mantém albergados, como plantonistas, nos ambulatórios e pronto-socorros, atendendo a todos os pacien-tes que para ali acorrem por livre iniciativa, nas chamadas con-sultas eletivas, assim, também, o Consultório de Arquitetura e Engenharia, foi idealizado. Para a consolidação do mesmo, decidiu-se por manter uma unidade permanente de atendimento na comunidade, de modo a manter a equipe técnica durante dois dias fixos da semana para atender a demanda de clientes. Foi con-cedida à equipe autorização para utilizar um espaço anexo a sala principal da Biblioteca para a realização de tais atendimentos.

Dessa forma, o Consultório de Arquitetura e Engenharia presta atendimento aos moradores do Calabar/Alto das Pombas sobre questões referentes a reforma e construção de habitação, problemas com infiltração de água, umidade e rachaduras, bem como problemas decorrentes da ocupação irregular do território. Os residentes do Consultório fornecem não apenas orientações para solucionar pequenos problemas da edificação, mas também projetos de reforma ou mesmo de construção de uma nova moradia. No último mês de atendimento, os relatórios, contendo o encaminhamento ou a solução de cada caso, começaram a ser devolvidos aos moradores.

Além de promover a aproximação entre Residentes e Comunidade, o Consultório funcionou como forma de reconhe-cimento do território em questão, uma vez que, acompanhados pelos próprios moradores, os residentes percorrem diversas ruas, becos e escadarias e tem acesso a inúmeras moradias

Oficina Direito à Cidade

Após 6 meses de atendimentos no Consultório de Arquitetura e Engenharia, foi constatada a necessidade de uma oficina para discutir temas importantes para a comunidade e para informar sobre os problemas mais recorrentes que foram obser-vados ao longo dos meses. A divulgação da Oficina, entitulada Oficina Direito à Cidade, foi feita pelos próprios residentes através da distribuição de panfletos e cartazes para os mora-dores e através das redes sociais (facebook).

Os temas tratados foram: Reforma Urbana

Estatuto da Cidade e seus instrumentos Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Zonas Especiais de Interesse Social

Controle e Ordenamento do Solo

Apesar de poucos moradores, em relação ao que se desejava, terem comparecido à Oficina, o encontro foi proveitoso. Os que compareceram mantiveram-se atentos às explicações, expres-saram suas dúvidas e participaram dando opinião na dinâmica final, que colheu informações importantes para o desenvolvi-mento dos projetos dos Residentes.

MAPA DE PROJETOS FINAIS DOS

RESIDENTES

O mapa localiza as áreas de intervenção da proposta individual de cada Residente (descritas nos blocos finais do diagrama ao lado). Estas áreas, bem como o projeto específico desenvolvido para cada uma delas, foram escolhidos tendo como ponto de partida o que anteriormente havia sido colocado nos planos de trabalho individuais, então redefinidos com base no conhecimento adquirido ao longo dos meses de atividades práti-cas na Comunidade.

CASOS ATENDIDOS NO CONSULTÓRIO DE ARQUITETURA E ENGENHARIA

O mosaico de fotos mostra casos atendidos no Consultório e caminhos percorridos através desse atendimento. As questões mais recorrentes foram: a possibilidade de construção de um novo pavimento; desenho do layout interno da casa; questões de infiltração; exposição de ferragens; problemas de alagamento interno da casa; problemas decorrentes de conflitos de vizinhança. O mapeamento e a descrição mais detalhada dos casos atendidos estão contidos no Trabalho individual final da Residente Gabriela Metzker, e do Caderno de conclusão do trabalho em equipe.

Atendimento Consultório de Arquitetura e Engenharia

Oficina Direito à Cidade

N

(3)

LEGENDA:

FONTE: ORTOFOTO 2010

FONTE: BASE SICAR ANO 2002

CORRESPONDEM ESCALA: 1/1000 EP SOCIAL RAU+E EP

HABITAR CALABAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE ARQUITETURA

ESCOLA

TRABALHO FINAL ORIENTADO

CALABAR / ALTO DAS POMBAS

DA RUA NOVA DO CALABAR

AUTOR: ADELAIDE LUNA

DATA: 12/12/2014

03/06

LEGENDA: USO RESIDENCIAL USO COMERCIAL USO MISTO USO INSTITUCIONAL

RUA NOVA DO CALABAR

OBJETIVO:

JUSTIFICATIVA:

METODOLOGIA

DO GRUPO

Durante o desenvolvimento do trabalho houve dificuldade de

aproveitamento das metodologias propostas pelo grupo, a tentativa

de promover na comunidade do Calabar oficinas de sem

houve a necessidade de utilizar uma forma de acesso aos

moradores diferente das praticadas em desenvolvidas em

comunidades.

O de projeto, criado por um membro da equipe, passou a

ser utilizado como metodologia de tendo 02 dias na

semana para consulta aos arquitetos que se encontravam instalados na

biblioteca local, tirando sobre reforma, e melhoria do

A partir da do de projetos os moradores

a se interessar pelo trabalho de sendo

que das consultas apenas 01 morador da Rua Nova do Calabar - de

escolhida, se interessou em elaborar o projeto da melhoria habitacional, objeto de trabalho da residente.

Como o de projetos em tempo o

resultado para as melhorias habitacionais, houve a

necessidade de aplicar outra metodologia, sendo escolhida visitas domiciliares e a partir desse momento a residente leva a campo, uma assistente social e estudantes de arquitetura e engenharia que fazem

parte do quadro de do da

SINDEC-PMS, local onde a residente desenvolve em

projetos de de Interesse Social, para vivenciar em campo as

necessidades de uma comunidade, adquirindo

INDIVIDUAL

VISITAS DOMICILIARES;

BOTTOM-UP;

Assim como a a e a a moradia como essencial para a vida, porque concretizar cada um desses direitos, sem uma

nas grandes cidades brasileiras, mais de 50% da ativa tem ganhos inferiores a 03 renda insuficiente para adquirir

no mercado formal, a encontrada para essa faixa da tem sido a busca de alternativas de moradia na informal, sobretudo

pelo famoso no momento em que o terreno foi adquirido ou ocupado, chamam-se os familiares, os amigos, o pedreiro conhecido, os

vizinhos, juntam-se os e, em pouco tempo, o alicerce, as paredes, o teto para abrigar o sonho do morador. o da

acabam sendo obra do improviso, feitas sem dialogar com o planejamento urbano e a realidade ambiental de cada localidade, trazem problemas

para o individual e o coletivo na medida em que seus produtores desconhecem os principais de conforto, e mesmo de custo para se

A cidade de Salvador apresenta em sua malha urbana variadas que atestam profundas desigualdades socioespaciais, reflexo do processo de

e que marcou a maioria das brasileiras desde a segunda metade do passado. perceber que a cidade

formal concentra nos seus projetados as camadas de renda mais alta; tendo no seu entorno a cidade informal caracterizada por em

Com o advento da Lei de de 24 de dezembro de 2008, que altera a Lei 11.124/2005 sobre o Sistema Nacional de

de Interesse Social - SNHIS, cria o Fundo Nacional de de Interesse Social - FNHIS e institui o Conselho Gestor do FNHIS), surge um marco

legal para assegurar o direito das de baixa renda a e gratuita para o projeto e a de de interesse social. Esse

direito parte integrante do direito social a moradia previsto no art. da Federal. disso, a Lei de estabelece diretrizes

gerais da urbana, consoante o Estatuto das Cidades, onde no inciso caput v, do art. regulamenta a CF-88, tratando a e

gratuita para as comunidades e grupos sociais menos favorecidos.

OBJETIVO GERAL:

PRESTAR PARA PROJETOS DE MELHORIAS

HABITACIONAIS E URBANA DA

E EM UMA DE

ELABORAR PROJETO LICENCIADO DAS

INCLUIR O TRABALHO DO CALABAR NAS METAS DE 2014 DO

DAR CONTINUIDADE AO TRABALHO DE

QUALIFICAR A POSSIBILITANDO A DE

TRABALHO E RENDA;

QUALIFICAR DE MELHORIAS

URBANISTICAS;

FUTURAMENTE UTILIZAR O TRABALHO COMO INSTRUMENTO

PARA O SETOR NO SENTIDO DE CONTRIBUIR PARA A

DO LOCAL:

PRECARIEDADE HABITACIONAL ONDE SE FAZ PRESENTE A

E A EM QUASE

SUA TOTALIDADE, SEM NENHUM TIPO DE ACOMPANHAMENTO

ADEQUADO;

GRANDE PERCENTUAL DOS MORADORES LOCAL DE

RECURSOS FINANCEIROS PARA A DE

PROFISSIONAIS HABILITADOS;

OPORTUNIDADE DE PROPORCIONAR

DO OBJETO:

PROXIMIDADE DA RESIDENTE COM TRABALHOS DE MELHORIAS

RESIDENTE SER MEMBRO DA CAPHIS;

DA RESIDENTE NO TRABALHO DE E

A Rua Nova do Calabar, inserida na ZEIS Calabar/Alto

das Pombas, uma via local de pedestres que faz a da

comunidade, da Av. no bairro da Barra a Rua

Sabino Silva, bairro de Ondina.

Com largura de 2,00m em quase toda sua ao

longo encontramos vias (escadarias) que acesso ao Alto

das pombas e a Rua Ranulfo Alves Jd. Apipema.

O aqui realizado abrangeu a Rua Nova do Calabar

admitindo uma faixa de 30m para cada lado, partindo do seu eixo.

de visita ao local foram levantados quantidade de quantidade de unidades, os usos e gabarito das

existentes nas vias, de

Foram levantadas 432 com usos residencial,

comercial, misto e institucional; 650 unidades, onde 621

28 e 01 institucional; variando de 01 a

Foi encontrada 01 casa em estado de sendo que

habitada;

Quanto ao tempo de moradia, 1% moradores novos que

residem a menos de 5 anos; 4% filhos ou netos de antigos

moradores que residem a menos de 10 anos; 22%

moradores que residem de 10 a 30 anos; 73% moradores

com forte adensamento das

caracterizada por em permanente

tecnicamente desassistidas,

implantadas em lotes muitas delas com acesso

por acessibilidade restrita principalmente para

os portadores de necessidades especiais e idosos,

deficiente, carente de de lazer

e esporte, e abertos, de infraestrutura e de

equipamentos urbanos, demonstrando que somente

o ambiente necessita de melhorias

habitacionais, mas o urbano onde

inseridas carecem de que possam garantir uma

melhor qualidade de vida da comunidade.

a necessidade de haver uma com

que possam nortear

a de projetos apenas nessa ZEIS como

nas demais, que o perfil das seguem

estabelecidos para zonas Residenciais.

perceber que, nas ZEIS a informal, os

problemas e se repetem portanto, tratar as

isoladamente pouco eficiente num contexto

como esse. que o urbano seja

colocado em pauta como demanda real dos

moradores, para que se corrijam suas e seja

ordenar e orientar o crescimento das

Rua Nova do Calabar

LEGENDA:

APENAS 1 PAVIMENTO 2 PAVIMENTOS 3 PAVIMENTOS 4 PAVIMENTOS

QUANTIDADE DE PAVIMENTOS

LEGENDA:

MENOS DE 5 ANOS MENOS DE 10 ANOS ENTRE 10 a 30 ANOS MAIS DE 30 ANOS

TEMPO DE MORADIA

LEGENDA:

USO RESIDENCIAL USO COMERCIAL USO MISTO

USOS

(4)

RUA DO RIACHO

2798

2798

RUA PAULA NEY

RUA NOVA DO CALABAR

0.73x2.10 0.76x2.10 H= 1.10m 0.77X1.04 H= 1.00m DESCE QUARTO + 2.97 SALA + 2.97 COZINHA + 2.95 WC + 2.95

LEGENDA:

0.80x2.10 0.80x2.10 2.00x2.40 H= 1.10m 0.77X1.20 H= 1.20m 0.76x2.10 +0.22 +0.16 SOBE VARANDA SALA +0.22 QUARTO +0.20 COZINHA +0.20 COZINHA 0.80 x 2.10 0.80 x 2.10 0.70 x 2.10 0.70 x 2.10 0.60 x 2.10 Sobe QUARTO QUARTO COZINHA SALA VIZINHO 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 VIZINHO ACESSO ACESSO VIZINHO VIZINHO LIMITE DO TERRENO GRADIL H: 1.43m MURETA H: 1.20m 14 15 VARANDA 2.00 x 0.75 H: 1.70 1.75 x 0.75 H: 1.70 1.00 x 0.50 H: 1.80 + 0.16 + 0.20 + 0.22 + 0.20 + 0.22 + 0.22 + 0.22 1.50 x 1.00 H=1.10 COZINHA QUARTO QUARTO SALA 0.70 x 2.10 0.70 x 2.10 0.70 x 2.10 0.60 x 2.10 0.80 x 2.10 Desce 1.50 x 0.50 H: 1.70 2.00 x 0.50 H: 1.70 0.80 x 0.50 H: 1.80 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 MURETA H: 1.20m + 2.91 + 2.95 + 2.97 + 2.95 + 2.97 + 2.97 + 2.97 1.50 x 1.00 H=1.10 DESC. VARANDA SOBE DESCE QUARTO 01 QUARTO 02 0.70 X 2.10 0.60 X 2.10 0.70 X 2.10 CIRC. VERTICAL VARANDA H=1.10 1.00 X 1.00 H=0.95 1.25 X 1.25 H=2.25 0.45 X 0.45 0.60 X 2.10 SOBE SOBE SALA VARANDA COZINHA H=2.10 H=2.10 H=1.10 0.80 X 1.00 H=1.70 0.70 X 0.40 0.80 X 2.10 0.70 X 2.10 0.80 X 2.10 H=0.90 1.20 X 1.05 0.60 X 2.10 CIRC. VERTICAL CIRC. VERTICAL VARANDA CIRC. D D COZINHA 1.00x2.10 S SANIT. PLAYGORUND 0.60x2.10 0.80x2.10 1.00x1.00 H=1.10 ALVENARIA H=1.20 0.60x0.45 H=1.65 1.80x1.00 H=1.10 1.20x1.00 H=1.10 1.20x1.00 H=1.10 CIRC. D ACESSO 0.00 0.00

RUA NOVA DO CALABAR

VIZINHO VIZINHO 0.80x0.80 01 02 03 04 +0.72 +0.82 VIZINHO VIZINHO +0.80 +0.80 +0.80 1716151413121110 0102030405060708 09 01 02 03 04 05 06 07 RAMPA MURO H=2.20m MURO H=2.20m MURO H=2.20m 0.00 +0.72

RUA NOVA DO CALABAR

ACESSO D D D ACESSO ACESSO VIZINHO SANIT. SANIT. SANIT. KITNET SANIT. CIRC. D 1.50x1.00 H=1.10 0.60x0.45 H=1.65 0.60x0.45 H=1.65 1.20x1.00 H=1.10 1.50x1.00 H=1.10 1.20x1.00 H=1.10 KITNET KITNET KITNET 0.70x2.10 0.70x2.10 0.60x2.10 0.60x2.10 0.70x2.10 0.70x2.10 0.60x2.10 0.60x2.10 0.60x0.45 H=1.65 0.60x0.45 H=1.65 +6.48 +6.48 +6.48 +6.48 +6.48 +6.46 +6.46 +6.46 +6.46 1716151413121110 0102030405060708 09 +3.03 +3.03 +3.05 +3.05 +3.05 +3.05 +3.05 +3.05 QUARTO CASAL QUARTO SOLTEIRO HALL DE ACESSO SOBE CLOSET 0.70 x 2.10 .60 x 2.10 0.70 x 2.10 2.00 x 0.60 H=1.80 1.10 X 2.10 0.60 x 0.60 H=1.50 0.80 X 2.10 1.50 X 1.40 H=1.20 1.20 X 2.10 COZINHA H=1.10 BANCADA 1.00 X 1.00 H=1.10 SALA +3.05 ACESSO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 JARDIM UNIDADE 01 .80 x 2.10 -4.10 1.20 x 1.20 H=1.00 DESCE GUARDA-CORPO H=1.10 QUARTO CASAL

QUARTO SOLTEIRO HALL DE

ACESSO SOBE CLOSET 0.70 x 2.10 .60 x 2.10 0.70 x 2.10 2.00 x 0.60 H=1.80 1.10 X 2.10 1.20 x 1.20 H=1.00 0.60 x 0.60 H=1.50 0.80 X 2.10 1.50 X 0.60 H=1.50 COZINHA H=1.10 BANCADA 1.00 X 1.00 H=1.10 +0.13 +0.13 +0.05 +0.15 +0.15 +0.15 SALA +0.15 +0.15 ACESSO 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 +0.00 JARDIM -4.10 UNIDADE 01 .80 x 2.10 1.20 X 2.10 QUARTO QUARTO QUARTO SANIT. SOBE DESCE COZINHA QUARTO SALA SALA SOBE VARANDA 06 07 08 09 10 11 12 13 14

QUARTO SALA DE ESTAR COZINHA JARDIM DE INVERNO VARANDA DE SERV. Desce 15 CIRC. VERTICAL H: 0.80 16 Sobe 01 02 03 04 05 06 08 09 10 11 12 13 14 15 040302 01 HALL JARDIM DE INVERNO

QUARTO COZINHA SALA VARANDA

Sobe CIRC. VERTICAL 07 16 - 2.56 2.40 9.28 4.13 .95 2.12 2.95 11.10 11.90 10.33 3.56 2.89 SALA 13.64m SALA DE AULA 8.72 QUARTO 5.49 1.67 SALA 6.80m SALA 10.11 SALA DE AULA 8.72 QUARTO 5.49 2.46 1.60 COZINHA 5.32 CIRC. 2.70 SOBE QUARTO COZINHA QUARTO SALA COZINHA HALL DE DESCE +0.05 MURO ESCADA ALVENARIA H=1.80 ALVENARIA H=1.80 MURETA H =1.20 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 +5.95 +5.93 +5.95 MURETA H =1.20 ALVENARIA H =1.80 MURETA H=1.20 MURETA H=1.00 MURETA H=1.00 GUARDA-CORPO H=1.10 JARDIM -4.10 ACESSO GUARDA-CORPO H=1.10 MURETA H =1.20 ESCADA DEMARINHEIRO DESCE QUARTO GUARDA CORPO H=1.10 H=1.70 0.70 X 0.40 CIRC. VERTICAL ANTES ESC.: 1/125 ESC.: 1/125 ESC.: 1/125 ESC.: 1/125 ESC.: 1/125 1/125 ESC.: 1/125 ESC.: 1/200 ESC.: 1/200 ESC.: 1/125 ESC.: 1/200 ESC.: 1/200 ESC.: 1/200 ESC.: 1/125 ESC.: 1/200 ESC.: 1/125 ESC.: 1/200 ESC.: 1/125 ESC.: 1/200 ESC.: 1/200 ESC.: 1/125 ESC.: 1/125 ESC.: 1/125

HABITAR CALABAR

CALABAR / ALTO DAS POMBAS

AUTOR: ADELAIDE LUNA

DATA: 12/12/2014

MELHORIAS HABITACIONAIS

DEPOIS ANTES DEPOIS

ESC.: 1/125

ANTES DEPOIS

ANTES DEPOIS ANTES DEPOIS ANTES DEPOIS

ESC.: 1/200

Fachada Sala

Fachada Escada Cozinha

Vista externa Vista do quintal Fachada Sala Quarto Vista do fundo Vista externa Terreno

Beco de acesso a rua Escadaria de acesso

a casa. Fachada Quarto Fachada Quarto Sala 01 02 03 06 04 05 05 01 06 04 02 03

As visitas domiciliares consistiam em informar aos

mostrando que com a melhoria habitacional consegue-se

Agora no Calabar, a residente vislumbra a possibilidade

possibilidade do licenciamento do projeto pela

interesse social, licenciando-os e se enquadrado no perfil de

licenciamento.

ESC.: 1/125

ESC.: 1/200

Sabe-se que os moradores de comunidades convivem com

realizar entrevistas com os moradores visando captar suas

bottom-up, onde

processo da melhoria habitacional agora iriam contribuir para

quando chegassem na janela da sua casa, buscando assim a

Escada

ESC.: 1/125

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

PRODUCED BY AN AUTODESK EDUCATIONAL PRODUCT

(5)

- 6.22 +0.32 0.00 - 6.22 0.00 -0.40 - 6.69 +0.40 -1.00 +.36 +0.36 -0.60 1 2 3 5 4 6 8 7 -1.00 -1.00 + 2.80 0.00 0.00 0.00 QUARTO 0.00 SALA + 6.00 PLAYGROUND + 2.80

cinema e mini quadra de basquete

HABITAR CALABAR

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

FACULDADE DE ARQUITETURA

ESCOLA

TRABALHO FINAL ORIENTADO

CALABAR / ALTO DAS POMBAS

DA RUA NOVA DO CALABAR

AUTOR: ADELAIDE LUNA

DATA: 12/12/2014

05/06

PERSPECTIVAS

paisagismo. Fomos mais uma vez a campo na tentativa de descobrir os vazios, afim de

Melhoria da microdrenagem - abordada no trabalho individual do residente Steffano Pisanu;

urbano e paisagismo (trepadeiras); FONTE: BASE SICAR ANO 2002

ESCALA: 1/1000

CORTE A-A

ESCALA: 1/100

CORTE B-B

ESCALA: 1/100

PLANTA BAIXA

ESCALA: 1/100

LEGENDA:

(6)

HABITAR CALABAR

e escada prevendo acessibilidade. de arte urbana. Calabar rampa prevendo acessibilidade.

Rua Nova do Calabar:

Rampas - Em concreto (20 Mpa), usinado, acabamento lavado.

Plantio de trepadeira especificada em projeto de paisagismo

01

01

02

02

03

03

08

08

07

05

FONTE: BASE SICAR ANO 2002 ESCALA: 1/1000 urbana em muretas.

04

Rua Nova do Calabar.

05

06

06

04

07

Rua Nova do Calabar.

Bancos - Em eucalipto tratado com 1,60m.

Vasos de plantas - Artesanal em pneu reutilizado e pintado.

com piso em

Bancos - Em eucalipto tratado com 1,60m.

Vasos de plantas - Artesanal em pneu reutilizado e pintado.

Parque infantil - Em eucalipto tratado

FONTE: http://www.archdaily.com.br; http://www.architecturendesign.net; http://www.architecturendesign.net.

Buxinho Clusia Cordiline Croton Mussaenda Branca Pata de Elefante

AGRADECIMENTOS

profissionais atuantes e com certeza futuros residentes.

APOIO

Driele Serra Fernanda Barcellos Gisele Santana Renata Alves Vanessa Dantas Assistente Social Arquiteto LEGENDA:

Referências

Documentos relacionados

Nesta disciplina apresentaremos as principais características dos ambientes aquáticos continentais, as propriedades da água, a disponibilidade e seus usos, os

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

A placa EXPRECIUM-II possui duas entradas de linhas telefônicas, uma entrada para uma bateria externa de 12 Volt DC e uma saída paralela para uma impressora escrava da placa, para

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

In this work, improved curves are the head versus flow curves predicted based on the correlations presented in Table 2 and improved by a shut-off head prediction

(FRANCO, 1998, p.08) - Do ponto de vista da qualidade de vida e de modos de vida mais sustentáveis, o movimento Conch@tiva, ao promover a Economia Solidária,