• Nenhum resultado encontrado

raquel pereira lima

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "raquel pereira lima"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

1

Descrição dos espaços públicos de lazer do Município de Osasco

SP e análise de sua importância para a população local

Description of the public spaces to recreation to Municipality to Osasco SP and analysis from your importance to at population place

Raquel Pereira Lima plima.quel@gmail.com

Orientadora: Profª. Ms. Tatiana M. Panza

RESUMO: Este artigo analisou os principais equipamentos de lazer implantados na

cidade de Osasco, identificando sua estrutura de apoio e incentivo às atividades de lazer público no município. No desenvolvimento deste trabalho investigou-se o envolvimento do poder público com as atividades de lazer gratuitas destinadas a população e a criação delas como benefício ao munícipe. Além disso, foram analisados o perfil do frequentador destes espaços. Com esta análise verificou-se a necessidade de realização de ações para o desenvolvimento do lazer de forma satisfatória, trazendo mais qualidade de vida à população, conforme prevê o Plano Diretor Municipal.

Palavras-chave: Equipamentos Histórico-culturais, lazer público, Osasco.

Abstract: This article analyzed the major equip to recreation implanted on the city to

Osasco, identifying his structure backing and incentive to activities to recreation public on the municipality. On the development this job investigated involvement to power public with the activities to recreation free aimed at population and at creation of them how benefaction to the Inhabitant. Addition, went analised the profile to haunter these spaces. With are analysis found-if at need to accomplishment to shares to the development to recreation to manner satisfactory, bringing most quality to life at population, conform foresees the municipal master plan.

(2)

2

1 Introdução

O lazer tem alcançado espaço em nossa sociedade não só pelo descanso, recreação ou divertimento que proporciona, como também pelas atividades de entretenimento que oferecem interação e aproximação entre as pessoas.

Na sociedade moderna, as condições socioeconômicas proporcionadas pelo trabalho possibilitam o usufruto do tempo livre que é utilizado em vontade própria. A necessidade de tempo livre é criada pela constância na atividade obrigatória do trabalho. O anseio pelo desfrutar do ócio, faz com que estas atividades tornem-se lazer.

O tempo e o espaço são componentes importantes para o desenvolvimento do lazer. O tempo livre conquistado através da redução da jornada de trabalho (século XX) e a implantação de equipamentos de lazer nas cidades possibilitaram a concretização do exercício de atividades de lazer.

A cidade de Osasco, atualmente, é um dos municípios da grande São Paulo com economia dinâmica, sustentável e desenvolvimento social em ascensão, sendo recentemente, conceituada como a 10º cidade com maior PIB do Brasil (IBGE 2010). A população, que também é responsável por este resultado, vem obtendo maior tempo livre e consequentemente cresce a procura por lazer.

O objetivo deste artigo é analisar a importância dos espaços de lazer, sobretudo os equipamentos com maior valor histórico e cultural, do município de Osasco, como meio de lazer público, avaliando-se a interação destes com o cotidiano da população.

Considera-se como justificava de elaboração e escolha deste tema, o envolvimento profissional da autora com as atividades de lazer na cidade, desde quando foi servidora no município e utilizava os equipamentos públicos de lazer como ambientes para eventos culturais.

A metodologia foi baseada em pesquisa bibliográfica e de campo, feita por questionário investigativo e entrevista. Foram abordados 140 munícipes frequentadores dos equipamentos públicos histórico-culturais (demanda real) e não frequentadores (demanda potencial) (Apêndice B). A fim de esclarecer o papel do poder público em sua atuação quanto ao desenvolvimento do lazer no município, foi

(3)

3

realizada entrevista semi-estruturada com o Diretor Administrativo da Secretaria de Cultura do Município (Apêndice C).

Para analisar estes espaços utilizou-se como instrumento de coleta de dados, os formulários de Inventariação da Oferta Turística do Ministério do Turismo1 “A2” e “B7”, que correspondem respectivamente às atividades culturais, serviços e equipamentos para o lazer e entretenimento.

2. Lazer e a importância dos equipamentos públicos

A atividade de lazer vem ganhando proporção através do tempo e de reivindicações trabalhistas que almejavam o direito de gozar de tempo livre, mesmo com a

resistência dos industriais no século XIX, a classe trabalhadora lutou por usufruir tempo de descanso e repouso.

Segundo Camargo (2003), mediante constantes transformações das sociedades, o lazer vem se tornando cada vez mais importante na vida cotidiana, dada a relevância da necessidade do tempo de livre vontade, sem obrigações.

Mesmo o princípio do lazer sendo difundido através da revolução industrial, no século XIX, na época contemporânea, pode-se perceber que a busca pelo lazer tem sido acentuada pela crescente urbanização no mundo moderno (Marcellino, 2006). Atualmente, a vida turbulenta dos grandes centros urbanos e a constante atividade obrigatória do trabalho desencadeia a necessidade de tempo livre e o anseio pelo desfrutar do ócio.

Tais fatores, fazem com que o indivíduo busque atividades que a priori o façam desligar-se do cotidiano, conseqüentemente, busca entreter-se e divertir-se, como ainda afirma Dumazedier (2008, p.32) “que o lazer, qualquer que seja sua função, é, inicialmente, liberação e prazer”.

Dumazedier (1979) afirma que o indivíduo procura e almeja ambientes em que possa estar e permanecer apenas pelo sentimento de prazer, satisfação, descanso. Por consequência do contato com o indivíduo em atividades de lazer, estudos

1

Disponível em

<http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/08inventariacao_oferta.html> Acesso em Maio de 2012.

(4)

4

afirmam que esta relação resulta em vantagens bastante benéficas para a vida das pessoas, aperfeiçoando o relacionamento, melhorando a compreensão de costumes e culturas, trazendo maior interatividade e integração entre as pessoas.

Este conceito é estabelecido pela relação entre o lazer e seus valores: “Descansar, recuperar as energias, distrair-se, entreter-se, recrear-se, enfim, o descanso e o divertimento são os valores comumente mais associados ao lazer” (MARCELLINO 2006, p.13).

Em suma, o lazer é definido, nos dias de hoje, sobretudo, por oposição ao conjunto das necessidades e obrigações da vida cotidiana. Dever-se-á, ainda, salientar que ele só é praticado e compreendido pelas pessoas que o praticam dentro de uma dialética da vida cotidiana, na qual todos os elementos se ligam entre si e reagem uns sobre os outros (DUMAZEDIER, 2008). Conseqüência da constante atividade de trabalho e rotina do dia a dia, impacta na incessante busca pelas atividades de lazer. Através dos fundamentos da história e do legado deixado por seus patriarcas, comunidades herdam patrimônios culturais que através do tempo tornam-se atrativos para sociedade como bens culturais.

De acordo com o Ministério do Turismo (BRASIL, 2008), consideram-se patrimônio cultural:

[...] os bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades. São bens culturais de valor histórico, artístico, científico, simbólico, passíveis de tornarem-se atrações turísticas: arquivos, edificações, conjuntos artísticos, sítios arqueológicos, ruínas; museus e outros espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais; manifestações como música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas e celebrações.

O espaço que abriga e compõe o patrimônio cultural estimula a atividade de lazer e promove o desenvolvimento social, na opinião de Marx (1867 apud Dumazedier 1973, p. 29), “o lazer constitui o espaço que possibilita o desenvolvimento humano”. Marcellino (2006, p. 28), afirma também que:

Os espaços preservados e revitalizados contribuem de maneira significativa para uma vivência mais rica da cidade, quebrando a monotonia dos conjuntos, estabelecendo pontos de referência e mesmo vínculos afetivos. Além disso, preservando a identidade dos locais, pode-se manter, e até mesmo aumentar o seu potencial turístico.

(5)

5

O lazer público desenvolve-se através do patrimônio cultural quando há interação e fomento entre o espaço, o equipamento e a localidade.

Conforme reintera Marcellino (2006) os espaços de lazer públicos são criados para contribuir com o desenvolvimento da qualidade de vida da população, ambientes destinados ao lazer, que anteriormente, foram organizados e democraticamente constituídos para que haja avanço e progressão humana.

No entanto, além do descanso e do divertimento outra possibilidade ocorre no lazer e, normalmente, não é tão perceptível. Trata-se do desenvolvimento pessoal e social que o lazer enseja. No teatro, no turismo, na festa etc.. estão presentes oportunidades privilegiadas, porque espontâneas, de tomada de contato, percepção e reflexão sobre as pessoas e as realidades nas quais estão inseridas.( MARCELLINO, 2006, p.14)

A conservação por parte da comunidade, a construção, recuperação e revitalização dos espaços por meio do poder público, faz com que o equipamento de lazer torne-se não somente um patrimônio, mas agente na interação entre a sociedade e o meio onde vive parte contribuinte para o desenvolvimento humano e maior qualidade de vida.

3. Lazer público no município de Osasco – SP

A cidade de Osasco, atualmente, é um dos municípios da grande São Paulo com economia ativa e desenvolvimento social em ascensão, sendo recentemente, conceituada como a 14º cidade de maior PIB do Brasil (IBGE 2010) incentivo fiscal e investimento em infraestrutura para atrair investidores são alguns dos fatores que contribuíram para este avanço econômico.

Segundo o site oficial do município, a cidade agrega potenciais a sua economia, indústrias, comércio varejista e atacadista como Wal Mart, Carrefour, Sams Club, Makro provocaram nas últimas duas décadas, um crescimento de 20% em empregos com carteira assinada. Mais de 8 mil estabelecimentos do segmento de empreendedorismo estão em funcionamento, verifica-se que na cidade há pontos

(6)

6

regionais que são centros de comercio onde circulam entorno de 100 mil pessoas por dia, comprando, passeando ou observando (OSASCO, 2012).

A economia, também por consequência do exercício constante de trabalho da população, faz com que seja necessário, a propagação das atividades de lazer e cultura, como parte integrante de uma sociedade desenvolvida que equilibra as necessidades fisiológicas, de segurança, sociais, de auto-estima, de auto-realização, conforme pode-se verificar na pirâmide de Maslow2.

Nos anos 1960 e 1970 em Osasco, havia predominância de atividades industriais. Hoje, a economia é baseada no empreendedorismo da população que é voltada para a prestação de serviços, potencializando a criação de empregos, além da favorecida localização de fácil acesso as rodovias que ligam ao interior do Estado, litoral e centro de SP. Na pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE 2010) e Departamento de Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (DIEESE 2010) houve um significativo crescimento populacional, nos anos 2000 eram 652.593, já em 2007 saltaram para 701.012, só em 2010, o PIB gerado pelo setor de serviços foi de 23.139.621 contra 2694.371 da indústria.

Instituições privadas brasileiras que estão no território de Osasco tem representatividade na economia do país, a matriz do Bradesco, SBT, Parque Gráfico do Jornal Diário de SP, Submarino, Centro de Distribuição do Mc Donald’s, Ponto Frio e Coca Cola.

Em Osasco, estão montadas instalações da CIESP (Centro de Indústrias do Estado de SP), FACESP (Federação das Associações Comerciais), SEBRAE – (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa), SENAI e SENAC.

De acordo com o DIEESE, em 2004 o desemprego era de 18,2 % cai para 15% em 2007. Nesse mesmo período, o emprego com carteira assinada subiu de 43,4% para 47,5%. Com 64 km2 de terrítório e IDH na marca do considerado elevado 0,818, Osasco tem indicadores econômicos de seu crescimento, o PIB Nacional - 14º = R$

18310.451,82, PIB Nacional Percapita na posição132º = 25955,70. O lazer é um direito constitucional e é enquadrado como necessidade básica, a lei

prevê que a administração municipal intervenha com políticas públicas de lazer para que se estenda o tempo, a cidade e os espaços das pessoas, a fim de proporcionar

2

(7)

7

aos munícipes uma melhor interação do seu tempo livre com os recursos de lazer existentes na cidade onde residem.

O município dispõe de Plano Diretor (Lei Complementar nº 125/2004) para implantação de diretrizes para acrescentar à população mais qualidade de vida, que destaca, dentre os objetivos e diretrizes gerais: a prioridade de acesso a serviços públicos de lazer (artigo 8º).

Com o propósito de analisar a estrutura dos equipamentos histórico-culturais como meio de lazer na cidade sobre a ótica do gestor público, foi realizada entrevista com o Sr. Luciano Jurcovichi, Diretor Administrativo da Secretaria de Cultura do Município de Osasco disponível no apêndice B, que justifica a não continuidade nos projetos e planejamentos na área de lazer público, afirmando que o município prioriza demandas mais urgentes. Ou seja, grande parte da verba do município é destinada para áreas mais “relevantes” e carentes da cidade, em primeiro momento.

Não por acaso, reflexos de uma tendência a supervalorizar o aspecto econômico, pode identificar no imaginário da população certa hierarquização das necessidades, onde saúde, educação e trabalho ocupam espaço de predominante importância, ficando relegados ao segundo plano assuntos como lazer e cultura, entendidos como solicitações para um instante posterior, quando os primeiros problemas estiverem sanados. (MELO E PERES, 2003 p.2)

O lazer público é um direito, e fator importante para o desenvolvimento social de uma comunidade, porém, em Osasco para que esta atividade seja consolidada, há muitos obstáculos a serem ultrapassados. Com quantidade insuficiente de recursos e poucas intervenções políticas, a dificuldade em propagação e disseminação dos equipamentos para a população fica cada vez mais restrita.

Dos objetivos e diretrizes gerais: Art 8º são objetivos e diretrizes gerais do palno diretor de desenvolvimento urbano de Osasco.

I – Elevar o padrão e a qualidade de vida da população de Osasco – Diretrizes Gerais

a. Garantir a justa aplicação dos recursos públicos, criando condições para melhor viver na cidade;

(8)

8

b. Priorizar a melhoria das condições ambientais e de moradia; de trabalho e do desempenho das atividades econômicas; de acesso aos serviços sociais públicos de saúde, educação, cultura, promoção humana, esporte e lazer.

A figura 01, a seguir demonstra a real e distribuição dos equipamentos de lazer pelo Município de Osasco, que conforme IBGE 2010, abrange-se numa área estimada em 693,374 km2 , com mais de 700 mil habitantes.

Figura 1 - Distribuição de equipamentos públicos de lazer no município de Osasco Fonte: http://www.acordacentro.com.br/

A partir da análise da figura, nota-se que a cidade possui 43 bairros, dentre os quais, somente 12 disponibilizam equipamentos de lazer para a população. Nestes 12 bairros estão instalados 17 equipamentos de lazer, o que torna evidente a

LEGENDA:

(9)

9

insuficiência dos recursos de lazer no município, sendo notória a necessidade de maior estrutura e intervenção do agente público, não só na construção de novos equipamentos, estruturas e espaços, mas na conservação e na otimização destes já existentes.

Além da luta para obtenção de novos espaços, é preciso tratar da conservação dos já existentes. Muitas vezes, a solução não está na construção de novos equipamentos, mas na recuperação e revitalização de espaços destinando-os a sua própria função original (MARCELLINO, 2006, p.33).

No espaço urbano osasquense, nota-se a necessidade da implantação de equipamentos de lazer para toda população residente, entretanto, há um dilema: a urbanização também disputa espaço. Com essa distribuição desigual, consequência da urbanização acelerada e instantânea da cidade, há pouco espaço físico destinado ao lazer, e mesmo que seja um direito da população, a localidade enfrenta entraves que dificultam o desenvolvimento do lazer, tais como: fatores políticos e planejamento urbano em referência ao mercado imobiliário.

A urbanização favorecida pelo êxodo rural promove um crescente aumento desordenado das cidades que ocasionam em problemas urbanos.

A explicação é que há cidades que surgem sob premência da industrialização que atrai mão-de-obra e que há cidades que surgem por necessidade de distribuição dos produtos criados pela indústria (CAMARGO, 2003, p. 51).

Ainda de acordo com o autor, nota-se que “a industrialização produziu a urbanização, mas esta não se reduz àquela” resultante deste acelerado processo é a disputa acirrada por espaços, a busca por áreas e extensões que possam ser estabelecidos equipamentos destinados ao fomento do lazer, sem prejuízo às demais áreas de utilidade pública (CAMARGO, 1992, p.51).

Dentro deste contexto, há necessidade de intervenção pública correta e eficaz para tornar a vivência em sociedade mais saudável e menos caótica.

(10)

10

4. Descrição e análise dos principais equipamentos de lazer de

Osasco

Como já foi destacado, o município de Osasco possui 17 equipamentos de lazer distribuídos pela cidade, compreendidos entre Bibliotecas, Teatros e Instituições Culturais, Espaços Culturais, Lazer e Meio Ambiente e, Museus (Apêndice D).

Como objeto de análise, foram considerados 5 equipamentos – o mais importante e visitado de cada categoria, bem como com localização mais acessível – a saber: Biblioteca Municipal Monteiro Lobato, Museu Dimitri Sensaud de Lavaud, Teatro Municipal de Osasco, Centro de Eventos Bortolosso e, o Parque Chico Mendes, descritos a seguir.

 Biblioteca Municipal Monteiro Lobato

Localizada na região central da cidade, a 15 minutos de outros equipamentos de lazer (museu, teatro e centro de eventos), a Biblioteca pode ser acessada de ônibus e de trem, distando 10 minutos da estação. Teve início de suas atividades em 1996. O estado de conservação do ambiente e dos livros está parcialmente adequado, mas o local é limpo, amplo e arejado. Possui sala de leitura com capacidade para 110 pessoas sentadas, há estruturas de saúde e alimentação próximas.

Há muitos espaços vazios, inutilizados que estão decorados com estatuetas e pequenos monumentos, há ambientes que possuem cordão de isolamento que poderiam ser aproveitados para desenvolvimento de eventos ou atividades para o público, com a finalidade de entreter ou estimular a leitura.

Considerando não haver verba pública destinada à adaptação ou incremento do local, atualmente, a leitura é a única forma de entretenimento. No entanto, o acervo de livros é insuficiente e sobrevive de doações.

Atendimento ao Público: Segunda a Sexta-Feira, das 8h15 às 19h45 e aos Sábados, das 9h às 16h45.

(11)

11

 Museu Dimitri Sensaud de Lavaud

O museu que se localiza na região central da cidade e dista 15 minutos da estação de trem, foi construído por volta do ano 1890 pelo banqueiro italiano Giovanni Brícola, a fim de ser casa de veraneio em uma região alta da cidade em meio a muitos eucaliptos, depois foi propriedade do espanhol filho de franceses, Dimitri Sensaud de Lavaud. Seu terreno serviu como palco para construção de um aeroplano que em 07 de janeiro de 1910 foi protagonista do 1º voo da América Latina.

Em 1976, o Chalé tornou-se museu onde abriga a história da fundação de Osasco, com registros dos primeiros habitantes da cidade, fotos das invenções de Dimitri e objetos pessoais das famílias que ali viveram, objetivam conservar memórias do histórico da cidade, com patrocínio da Petrobrás, a estrutura do Chalé foi submetida a obras de restauração3.

Há objetos e materiais da época em bom estado, entretanto, há real necessidade de conservação e investimento na estrutura do ambiente, que já passa de 100 anos de existência e deve permanecer para gerações posteriores. Local limpo, arejado, amplo e bastante característico à arquitetura europeia. Não há estruturas de saúde e alimentação pelo entorno, o mais próximo fica cerca de 1 quilometro.

Muito de suas lembranças foram queimadas no incêndio acidental, depois disso, alguns moradores reuniram-se em grupo que se intitularam “Amigos do museu” contribuindo com seus pertencentes para conservar e recuperar as memórias do museu.

O equipamento está parcialmente adequado com relação ao seu estado de conservação, pois passa por obras de restauração morosas, dependente de verba pública.

Atendimento ao Público: Terça a Sábado das 10h às 18h.

O museu é um importante atrativo de lazer que deve estar disponível para as pessoas em finais de semana, principalmente aos domingos.

3

Segundo Pires (2002), a restauração é uma intervenção física no bem histórico de forma que a mantenha sua integridade. Comumente, a restauração ocorre como intervenção drástica visando a objetivos que se alteram do essencial, que é manter de pé certa edificação ou localidade, até restabelecer sua característica o mais próxima possível da obra original.

(12)

12

 Teatro Municipal de Osasco

O Teatro localizado próximo aos outros equipamentos de lazer analisados é de fácil acesso por ônibus e trem. Possui grande espaço interno com palco proporcional ao tamanho do salão, acústica parcialmente adequada, considerando-se o gênero de peça teatral que é apresentado. É um Ambiente com grande potencial para desenvolvimento, entretanto, faltam manutenção e reparos em pisos, assoalhos, telhados e poltronas. São necessárias medidas de investimentos em estrutura física e melhorias na programação de lazer para a população. Há lanchonetes no seu entorno, bem como estrutura de pronto socorro num raio de 2 quilômetros.

O local foi construído por meio de incentivo fiscal firmado entre e Prefeitura do Município e o Supermercado Carrefour e teve início de suas atividades em 1996. Atualmente, o teatro tem espaço para 410 espectadores e apresenta peças teatrais de pequeno e médio porte. Tem adequado estado de conservação do ambiente, local limpo e amplo. É possível, perceber no hall de entrada, algumas obras de arte feitas por artistas plásticos osasquenses.

Atendimento ao público: Terça a Domingo das 9h às 17h (expediente) e às 23h (dias de espetáculo).

 Centro de Eventos Pedro Bortolosso

Localiza-se próximo a estação de trem (5 minutos), podendo ser acessado também por linhas de ônibus provenientes de diversas regiões do município. Teve início de suas atividades em 2004 e possui amplo espaço para eventos de pequeno e médio porte, salão de festas com palco, estrutura para apresentação de bandas musicais, comportando cerca 2 mil pessoas (ambiente externo e interno). Há uma estrutura de balcão com pequeno espaço para guardar caixa de isopor para bebidas geladas, local com duas portas de saída de emergência atrás do palco, e uma à frente, 7 ventiladores espalhados pelo salão, embora não sejam suficientes para dias de verão.

Parcialmente adequado estado de conservação do ambiente, há necessidade de melhorias na estrutura física que com o tempo deteriora-se e seu uso torna-se inviável. Há ausência de sanitários adaptados para portadoras de necessidades

(13)

13

especiais, local limpo e bastante amplo. Não há estruturas de pronto socorro ou alimentação próximos.

O Centro de Eventos tem apoio do Sesc de Osasco para fomentar e organizar entretenimento para todos os gêneros, idades e preferências, com atrações noturnas e diurnas principalmente aos finais de semana.

 Parque Chico Mendes

Localiza-se na zona sul da cidade, a 10 quilômetros da Rodovia Raposos Tavares que a partir deste ponto fica a 17 quilômetros do centro de São Paulo, a 6 quilômetros do Teatro, do Museu e da Biblioteca Municipal e, a 5,5 quilômetros do Centro de Eventos. Possui fácil acesso de ônibus para todas regiões do município e para fora dele e dista 6,7 quilômetros da estação de trem.

O Parque era propriedade particular de família italiana imigrante que viveu na antiga vila Osasco. Por volta de 1890, com a doação do terreno para o município, o casarão passou a ser residência oficial dos prefeitos da cidade, mas em 1996 passou a ser uma área de preservação ambiental aberta a visitação do público. (OSASCO, 2012). Nesta área há, atualmente, pista para caminhada, jardim japonês, um lago em um total de 114.000 m2 de área, ambiente para eventos e um pequeno acervo com histórias da fundação do parque, bem como sobre preservação da natureza e formas de contribuir para a conservação do planeta.

Além da estrutura disponível, são realizados no curso os seguintes projetos/cursos: Ginástica para todas as idades às quartas feiras; Ginástica para a terceira idade; Projeto pé de moleque para crianças de 7 a 15 anos de idade com ensino de futebol e plantio de árvores; e, aulas de esporte nas quadras esportivas

O parque possui um amplo ambiente, arborizado, satisfatórias iniciativas de educação ambiental e atividades físicas de entretenimento. No entanto, o estado de conservação e limpeza do espaço deixa a desejar: objetos descartáveis e restos de alimentos na grama e pelo caminho; detritos de animais também são encontrados com frequência por onde pessoas passam; aparelhos de exercícios físicos e lazer estão em estado de deterioração, com necessidade de manutenção e troca. Não há

(14)

14

qualquer tipo de estrutura de pronto socorro, alimentação próximos, somente residências.

Atendimento ao Público: Segunda a domingo, das 6h às 18h

A partir da pesquisa de campo, observou-se que o conjunto de atrativos de lazer que a cidade disponibiliza a população, apresenta necessidades urgentes de intervenções para conservação e novos equipamentos devem ser implantados. como se pode observar a relevância na existência que cada um representa para cidade, se a visão for generalizada, nota-se a representatividade do conjunto.

Conforme descreve Pires (2002) “[...] de nada adianta mapear os recursos se for esquecido o tipo de relação que cada um estabelece com o outro e no conjunto, além do que, pode representar o conjunto em si, como recurso [...]”

Todos os equipamentos aqui citados estabelecem relação cultural entre si, seja por herança histórica ou pela divulgação, mesmo que mínima, de atividades atuais que através das sociedades e modo de vida contemporâneo tornaram-se parte da cultura.

Entretanto, percebe-se o mínimo uso da população e o descaso dos governantes na preservação destes ambientes, não menos importante que áreas da saúde e educação, também está o lazer que pode promover desenvolvimento social, pedagógico e humano, além de proporcionar o conhecimento.

5. Análise e discussão dos resultados do perfil dos frequentadores

e importância dos espaços públicos de lazer de Osasco

Conforme descrito anteriormente, foram aplicados 140 questionários para a população de Osasco, no período de 21 a 29 de abril de 2012, sendo abordadas 100 pessoas que usufruíam do equipamento histórico cultural da cidade (demanda real) no momento da pesquisa e, 40 questionários foram aplicados de forma aleatória nas imediações dos equipamentos (demanda potencial), com propósito de avaliar pessoas que naquele momento não utilizavam meios de lazer da cidade, mas que poderiam ter a intenção de frequentá-lo.

(15)

15

Em referência a situação econômica dos entrevistados, concluiu-se que 41% dos entrevistados trabalham e são independentes financeiramente, 34% trabalham e são responsáveis pelo sustento da família e 27% trabalham não são independentes financeiramente.

Pôde-se constatar com a pesquisa que o gênero de público está praticamente equilibrado, e que existe uma pequena maioria do público de gênero masculino (56%) se comparado ao gênero feminino (44%). A maioria dos entrevistados possuem faixa etária entre 31 a 40 anos (28, 57%), e a de segunda maior incidência e a de 41 a 55 anos (24,29%).

A área em que mais se concentra o número de equipamentos de lazer é na zona central. No entanto, a maioria do público abordado nos atrativos e mediações da cidade reside na zona norte do município e representam 43,57% do total de entrevistados.

Segunda maior região em concentração de equipamentos de lazer, considerando-se que a zona norte fica a apenas 15 minutos do centro de Osasco, nota-se que é um fator bastante relevante para a frequência de público nestes equipamentos, já que está relacionado ao fácil acesso.

No quesito de renda familiar, o resultado referente ao público entrevistado teve como maioria de 39% tem renda de 3 a 5 salários mínimos, seguido por 27% das pessoas tem renda variando de 5 a 8 salários mínimos, 22% com renda até 3 salários mínimos e 12% tem renda superior a 8 salários mínimos.

Identificando o perfil do público, nota-se que 44% das pessoas moram com marido, esposa e filhos, 37% moram com os pais, seguido por 19% que moram sozinhos. Na classificação de escolaridade, 24% dos entrevistados afirmam ter curso superior completo, seguido por 61% com conclusão do ensino médio/ técnico, 2% com pós graduação e 13% da população apenas com o ensino fundamental.

Totalizando o resultado, 81% com emprego fixo particular, 13% de aposentados e 6% das pessoas entrevistadas são autônomas.

Com relação ao tempo gasto com lazer, a demanda potencial tem menos tempo livre do que a demanda real de frequentadores, talvez isso explique a não procura pelos atrativos de lazer da cidade. Durante o fim de semana, a demanda real tem mais

(16)

16

horas livres, 15% do total entrevistado afirmam ter de 3 a 4 horas, já na demanda potencial, só 3% afirmam ter o mesmo tempo (Figura 2).

De acordo com a pesquisa, quando questionados sobre o meio de transporte utilizado para chegar até os equipamentos de lazer, 45% dos entrevistados chegam de transporte público, 37% das pessoas de carro e 18% à pé.

Figura 2 – Tempo gasto com lazer

A partir da figura 2, analisou-se que a demanda potencial e a demanda real se equivalem na conclusão do resultado, os dois tipos de público tem maior incidência de 0 a 1 vez por mês nos equipamentos de lazer da cidade, entretanto, se comparado em quantidade, tem-se 68% do público aleatório (demanda potencial) e 44% dos frequentadores (demanda real) em visitas mensais.

(17)

17 Figura 3 – Visita aos equipamentos de lazer por mês

Na figura 3, nota-se um panorama bastante equilibrado em relação aos equipamentos frequentados pelos munícipes. Aqueles que oferecem acesso à informação, descanso e espetáculos teatrais, têm a quantidade de visitas equiparadas aos 19% dos entrevistados que revelaram não frequentar nenhum equipamento de lazer, seguidos pelo Centro de Eventos (13%) e o Museu (11%).

(18)

18

Na figura 4, a demanda potencial tem maior incidência no período de 0 a 1 vez de visita em 2 a 3 vezes por mês, as pessoas que já são freqüentadoras do ambiente, vão 1 vez e normalmente voltam, segunda maior incidência foi por parte de 21% dos freqüentadores que afirmam voltar de 4 a 5 vezes no mês.

Quando a demanda foi questionada sobre sua procura por atrativos de lazer na cidade de Osasco, 37% responderam procurar o mais próximo de sua residência, 63% afirmaram não procurar atrativos na cidade porque não há entretenimentos, diversão e variedade que o atraíam.

Prosseguindo com o questionário, questionou-se sobre a busca de lazer cultural fora do município e o que buscam efetivamente. Dentre os moradores que buscam lazer fora do município, 39% responderam que procuram entretenimento e informação e 24% responderam que há melhor estrutura fora do município.

Figura 5 – Frequência nos Equipamentos de Lazer

Na figura 5, verifica-se o resultado da questão referente à maior dificuldade para frequentar os equipamentos de lazer, respondida pelos munícipes.

(19)

19

Para o público aleatório, demanda potencial, 30 % responderam que falta informação sobre o equipamento e as atrações existentes, o conhecimento não chega até eles quando e como deveria chegar, afirmam, seguido por 28% referindo-se a ausência de estrutura, há também 20% da demanda potencial.

Já o público frequentador, demanda real, 31% diz sentir dificuldade com a estrutura, e 29% referem-se à falta de informação sobre o equipamento, seguido por 27% que alega a falta de entretenimento.

5 Considerações Finais

Por intermédio das informações expostas neste estudo, pode-se constatar que a implantação e a distribuição dos equipamentos histórico culturais, atendem as características básicas para qualificá-los como equipamentos de lazer público na cidade de Osasco, entretanto, há vertentes que impedem seu desenvolvimento e ascensão conjunta à economia da cidade.

A cidade possui rico patrimônio deixado por seus fundadores, acervo cultural que pode ser transmitido para gerações, porém, para que isso se perpetue, é necessário, conservação, políticas públicas eficazes e atuação efetiva do agente público, pois, através de análise em campo e pesquisas do objeto de estudo nota-se, atualmente, uma estrutura de lazer público pobre e em deterioração.

Há projetos e iniciativas por parte dos governantes em revitalizar o lazer público na cidade, propondo obras de restauro no museu, eventos como a Feira do Livro na Biblioteca, atividades ao ar livre no Parque Chico Mendes para chamar a atenção do munícipe, mas nenhuma destas iniciativas tem continuidade e base técnica eficaz que faça permanecer por muito tempo ou até mesmo aprimoramento para melhoria no cotidiano das pessoas, em alguns casos há uma real preocupação por parte de governantes, coincidentemente em épocas próximas a campanhas eleitorais, mas quando este período passa, passa também a atenção e o descaso continua.

Através das pesquisas feitas em campo e a partir da classificação do público entrevistado – frequentadores (demanda real) e aleatórios (demanda potencial) – percebe-se que mesmo sendo distintos tipos de público, a maioria de suas respostas

(20)

20

são equivalentes, estes públicos concordam quando referem-se a estrutura e a falta de informação como dificuldade em frequentar os equipamentos, o subaproveitamento destes equipamentos tem forte interferência da falta de estrutura, uma vez que é carente de investimentos e de emprego de técnicas eficazes para seu progresso, ficando a mercê das ações do tempo.

Há ausência de divulgação, poucas informações são encontradas senão pelo sitio na rede mundial de computadores da Prefeitura do Município ou dirigindo-se a Secretaria de Cultura.

Outro fator relevante que contribui para pobre infraestrutura de apoio aos equipamentos (parque e museu) é a ausência de prontos socorros próximos, restaurantes, estacionamentos ou lanchonetes, indispensáveis são estas ofertas de serviço que possibilitam o usufruto destes equipamentos com tranquilidade.

Com a adoção destas medidas apresentadas até aqui, governantes com a participação da população, reivindicando por seus direitos podem tornar os equipamentos de lazer públicos em Osasco um pouco mais atraentes do que são atualmente, de modo que seja de fato, atrativo de lazer, e talvez, com a implantação destes recursos, possa-se fazer um estudo futuramente, com uma abordagem diferente do que foi este trabalho. Talvez, no futuro, possa-se afirmar que a cidade de Osasco junto com sua economia em elevação, tenha um lazer público voltado para a população e em constante aperfeiçoamento, e que seja desenvolvido sobremaneira, a fim de afirmar que a cidade possa ter um potencial turístico.

6. Referências Bibliográficas

CAMARGO, L. O. L. O que é lazer? São Paulo: Brasiliense, 2003.

DIEESE – Departamento Intersindical de Estudos Socioeconômicos, 2010

DUMAZEDIER, J. Sociologia empírica do lazer. São Paulo: Perspectiva, 1979. DUMAZEDIER, J. Lazer e Cultura Popular. São Paulo: Perspectiva, 2008.

KRIPPENDORF, J. Sociologia do turismo: para uma nova compreensão do lazer e das viagens. São Paulo: Aleph, 2001.

(21)

21 MARCELLINO, N. C. Estudos do lazer: uma introdução. Campinas (SP) Autores associados, 2006.

MARCELLINO, N. C. Lazer e Esporte: políticas públicas. Campinas (SP) Autores associados, 2001.

MELO, Victor Andrade de e PERES, Fabio de Faria. Espaço, Lazer e política: Desigualdades na distribuição de Equipamentos Culturais na Cidade do Rio de janeiro – 2004 http://www.efdeportes.com/efd93/rio.htm

OSASCO. Prefeitura do Município de Osasco. Disponível em: http://www.osasco.sp.gov.br.

PIRES, M. J. Lazer e Turismo Cultural. São Paulo: Manole, 2002

ROLIM, L. C. Educação e lazer: a aprendizagem permanente. São Paulo: Ática, 1989. STIGGER, M. P. Esporte, lazer e estilo de vida: um estudo etnográfico. Campinas (SP) Autores associados, 2002.

(22)

22

Apêndice A

– Questionário aplicado aos moradores de Osasco

como pesquisa investigativa referente ao uso dos equipamentos de

lazer público no município de Osasco

Entrevistador:_____________ Data: ________ 1.Sexo

( ) Masculino ( ) Feminino

2.Qual local de residência?

Cidade:__________Bairro:_________ 3.Quantos anos tem?

( ) 18 a 24 ( ) 24 a 30 ( ) 30 a 40 ( ) 40 a 55 ( ) 55 ou mais 4.Estado Civil ( ) Solteiro ( ) Casado ( ) Divorciado ( ) Separado ( ) Viúvo 5.Formação

( ) Ensino Fundamental incompleto ( ) Ensino Fundamental Completo ( ) Ensino Superior Completo ( ) Pós Graduação

6.Desenvolve atividade remunerada? ( ) Sim ( ) Não

( ) Estágio

( ) Emprego fixo particular ( ) Emprego autônomo

( ) Emprego fixo federal/estadual/municipal ( ) Aposentado

7.Onde e como você mora atualmente? ( ) em casa ou apartamento sozinho

( ) em habitação coletiva (pensão, república, hospedaria) ( ) em casa ou apartamento com pais

( ) em casa ou apartamento com marido, esposa, filhos ( ) em casa de amigos

8. Qual sua renda mensal individual? ( ) Nenhuma

( ) Até 3 salários mínimos ( ) De 3 a 5 salários mínimos ( ) De 5 a 8 salários mínimos ( ) Superior a 8 salários mínimos

9. Qual sua situação econômica, atualmente? ( ) Trabalha e é independente financeiramente ( ) Trabalha mas não é independente financeiramente ( ) Trabalha e seus gastos são custeados

( ) Trabalha e é o responsável pelo sustento da família

10. Utiliza meio de transporte para chegar até algum equipamento de lazer (parque, museu, teatro, biblioteca. Praça, Cinema etc...) ( ) Não. Vai a pé

( ) Transporte público ( ) Veículo próprio ( ) Excursão

11. Quantas horas destina ao tempo livre? Durante a semana Durante o fim de semana ( ) 0 a 1 ( ) 0 a 1

(23)

23 ( ) 2 a 3 ( ) 2 a 3

( ) 3 a 4 ( ) 3 a 4 ( ) 5 ou mais ( ) 5 ou mais

12.Quantas vezes por mês visita algum dos atrativos de lazer da cidade? ( ) 0 a 1

( ) 2 a 3 ( ) 4 a 5 ( ) 6 a 7 ( ) 8 ou mais

13. Quais equipamentos da cidade você utiliza com maior freqüência? ( ) Parque ( ) Teatro ( ) Centro de Eventos ( ) Museu ( ) Biblioteca ( ) Nenhum

14. Encontra dificuldades para freqüentar os equipamentos de lazer na cidade de Osasco: ( ) Sim e por quê?

( ) Não e por quê?

(24)

24

Apêndice B – Roteiro de perguntas e respostas fornecidas pelo

Gestor em entrevista

1. Quais são os projetos para o lazer público em Osasco?

R: A médio e a longo prazo, proporcionar mais investimento nos equipamentos de lazer da cidade.

2. Osasco tem hoje, mais de 700 mil habitantes, 17 bairros, como o Sr. considera a distribuição dos equipamentos de lazer (museu, biblioteca, centro de eventos e teatro) na cidade de Osasco?

R: A distribuição já esteve pior, estamos lutando para que a população osasquense goze do melhor que a cidade pode oferecer, a cidade pode crescer mais do que é atualmente, estamos trabalhando para isso.

3. Em sua opinião, depende do que, a iniciativa para uma maior criação e manutenção dos equipamentos de lazer público no município?

R: Estamos trabalhando para estruturar a cidade economicamente, o partido dos trabalhadores conseguiu em 2005 seu primeiro mandato na história do município, e de lá para cá as coisas vem mudando muito beneficamente a favor da população, dependemos de verba pública, e quando o dinheiro é escasso, deve se priorizar outros itens mais urgentes primeiro, mas já temos excelentes projetos para o lazer cultural da cidade, estamos preparando a virada cultural em Osasco, estamos com projeto de telecentro na biblioteca em andamento, temos que aguardar.

4. O que poderia ser feito para melhorar a estrutura e distribuição dos equipamentos de lazer público na cidade?

R: A longo e médio prazo estamos programando medidas para tornar mais proveitosa a vida de lazer do munícipe em sua própria cidade

5. Quais são as perspectivas que o munícipe pode ter em relação ao patrimônio cultural da cidade para os próximos anos?

R: Sim, é claro que ainda faltam muitos ajustes mas as perspectivas podem e devem ser positivas, há prioridades que são respeitadas dentro de normas governamentais, entretanto, vamos buscar caminhos para tornar a vida das pessoas mais agradáveis, principalmente, se o PT ganhar esta eleição novamente.

(25)

25

Apêndice C – Equipamentos de lazer do município de Osasco

Equipamento Instituição Descrição

Monteiro Lobato

• Além de ambiente para armazenamento de acervo bibliográfico para pesquisa, estudos e empréstimos de exemplares, principalmente, a biblioteca Monteiro Lobato localizada no centro da cidade de Osasco, é utilizada para eventos culturais como a feira do livro.

Heitor Sinegalia Manoel Fiorita

Teatro Municipal de Osasco • Teatro municipal é o principal ambiente

utilizado para apresentações de peças teatrais por grupos profissionais e amadores.

Escola de Artes Cesar Antônio Salvi

• A Escola de Artes Cesar Anônio Salvi está instalada em um prédio de dois um andar situado no centro da cidade de Osasco e possui atividades como: corte e costura, artes cenicas e balet.

Centro de Eventos Pedro Bortolosso

• O Centro de eventos Pedro Bortolosso é um ambiente para realização de eventos de pequeno e medio portes, têm estrutura para Bar, palco e um salão que comporta até 2000 pessoas.

Espaço Cultural Grande Otelo

• Espaço Cultural Grande Otelo também recebe peças de teatros de pequeno porte e é bastante utilizado por amadores iniciantes.

Casa de Angola

• A Casa de Angola é um ambiente destinado à cultura Afro-Descendente da região, o espaço é utilizado para esposições, danças e palestras voltadas para a cultura negra.

Parque Chico Mendes Parque

• Este é o principal parque da cidade de Osasco, têm espaço ambiental destinado ás atividades ao ar livre, e uma grande área coberta utilizada para eventos. O parque ainte possui um jardim japonês com um núcleo de educação ambiental e quadras poliesportivas.

Parque Dionísio Alvares Mateos Parque Ecológico Nelson Vilha Dias Parque Clóvis Assaf

Parque Antonio Temporim Parque Jardim Piratininga Parque Glauco Villas Boas Parque Conjunto dos Metalurgicos

Museu Museu Dimitri Sensaud de Lavaud

• O museu foi residência de Dimitri Sensaud de Lavaud, onde atualmente possui acervo com toda a história do inventor, imagens registradas de seus feitos e de seu aeroplano, livros e objetos do fundador da cidade, Antônio Agu, há também obras de arte, documentos e exposições de fotos que contam com a parceria do SESC.

Biblioteca

• As Bibliotecas Heitor Sinegalia e Manoel Fiorita possuem apenas o acervo bilbiográfico e e um

Teatro e Intituições de Ensino Cutural

Espaços Culturais

• Estes parques possuem uma estrutura básica com area verde, pista para caminhada e playground

(26)

26

Apêndice D – Perfil do munícipe

Figura 6 – Gênero do Público

(27)

27 Figura 8 – Local de Residência

Apêndice E – Ficha técnica dos Equipamentos de Lazer de Osasco

Teatro Municipal

teatromunicipal@osasco.sp.gov.br

Entidade Pública - Cultural Inicio da Atividade: 1996

Av. dos Autonomistas, 1533- Campesina 11 36859596

Localização: Urbana

Adequado Acesso, Rodovia Pavimentada Adequado Estado de conservação do ambiente Capacidade para 410 pessoas

Nº de servidores: 09

Taxa de Ocupação Anual Média: 24000

(28)

28

 Centro de Eventos Pedro Bortolosso

centrodeeventos@osasco.sp.gov.br

Entidade Pública - Cultural Inicio da Atividade: 2004

Av. Visconde de Nova Granada, 513 – km 18 - Centro 11 21836199

Localização: Urbana

Bom Acesso, rodovia pavimentada Nº de servidores: 20

Taxa de Ocupação Anual Média: 45000

Tempo necessário para usufruir do atrativo: 3h

Biblioteca Municipal Monteiro Lobato

bibliotecacentral@osasco.sp.gov.br

Entidade Pública - Cultural Inicio da Atividade: 1996

Rua Marechal Rondon, 260 – Centro 11 3685-1648/ 3682-2711

Localização: Urbana

Adequado Acesso, Rodovia Pavimentada Nº de servidores: 30

Atendimento ao Público: Segunda a Sexta-Feira, das 8h15 às 19h45 e aos Sábados, das 9h às 16h45

Sala de Leitura – Capacidade: 110 pessoas sentadas Taxa de Ocupação Anual Média: 45000

(29)

29

Serviços e Equipamentos de Apoio: 20 computadores em sala de telecentro Auditório para 80 pessoas - Sala Desativada

Salão para exposições de arte e instalações.

 Museu Dimitri Sensaud de Lavaud

museu@osasco.sp.gov.br

Entidade Pública - Cultural Inicio da Atividade: 1976

Av. dos Autonomistas, 4001- Centro 11 36543108

Localização: Urbana

Adequado Acesso, Rodovia Pavimentada Nº de servidores: 06

Taxa de Ocupação Anual Média: 3200 pessoas SP – Osasco – Centro - Zona Oeste

 Parque Chico Mendes Entidade Pública - Cultural Inicio da Atividade: 1996 Rua Lázaro Suave, 15 City Bussocaba

11 35910405

Localização: Urbana - Bom Acesso, rodovia pavimentada Nº de servidores: 15

Referências

Documentos relacionados

apresentaremos, de forma, sucinta, as relações dialógicas de Mikhail Bakhtin e a linguagem como um fenômeno social da interação verbal; na segunda, trataremos dos gêneros

O trabalho se dará por meio da discussão teórica sobre os caminhos do Desenvolvimento crescimento e bem-estar, da importância do Ambiente Institucional na trajetória do

Os movimentos de junho, sob a ótica de Gohn (2014) foram divididos em sete momentos cruciais, os quais a autora chama de atos. O primeiro ato de protesto foi no dia 06 de junho,

De posse dos conceitos de Luckesi passamos a es- tudar “O sucesso escolar através da Avaliação e da Re- cuperação” de Maria Celina Melchior, nesse estudo a au- tora trás

Era de estatura média e, embora realmente frágil (morreu tuberculoso), não parecia tão frágil como era. Não usava barbas nem bigodes, era louro sem cor, olhos azuis. Não teve

O primeiro tratamento foi denominado controle e não continha o complexo enzimático D1; o segundo tratamento foi o controle positivo, com inclusão do complexo enzimático na

Os principais resultados deste trabalho evidenciam que: (i) a fisiografia da plataforma continental é caracterizada por uma região central rebaixada, representada pelo

EFEITOS DA SALINIDADE E DENSIDADE DE ESTOCAGEM NO CRESCIMENTO E SOBREVIVÊNCIA LARVAL DA OSTRA DO MANGUE Crassostrea rhizophorae GUILDING, 1828 SOB DIFERENTES TEMPOS DE TROCA DE