• Nenhum resultado encontrado

Ilimitados - The Marketing Company

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ilimitados - The Marketing Company"

Copied!
47
0
0

Texto

(1)

Ilimitados

The Marketing Company

Licenciatura em Ciência da Informação

Sociologia das Organizações

Daniela Armada

Isabel Tootill

Mariana Tato

Rita Fontelo de Oliveira

(2)

Índice

Índice ... 2 Índice de Anexos ... 3 Introdução ... 4 A empresa Ilimitados ... 5 História da empresa ... 5 A Ilimitados atualmente... 7 Abordagens da empresa ... 10

Abordagem Contingencial e Estrutura da empresa ... 10

Abordagem Sistémica ... 13 Abordagem Sociotécnica ... 14 Liderança ... 15 Análise PESTAL ... 16 Análise SWOT ... 18 Cultura da empresa ... 19

Conclusões e perspetivas de desenvolvimento... 22

Bibliografia... 23

Anexos ... 24

(3)

Índice de Anexos

Anexo 1 – Carta ao diretor da empresa Ilimitados ... 24

Anexo 2 – Relatório da visita à empresa Ilimitados ... 25

Anexo 3 – Fotografias da visita à empresa Ilimitados ... 26

Anexo 4 – Entrevista ao diretor da Ilimitados ... 28

Anexo 5 – Documentação fornecida pela Ilimitados ... 34

(4)

Introdução

No âmbito da unidade curricular de Sociologia das Organizações, realizámos um trabalho que incide no estudo de uma empresa com a finalidade de perceber a forma como esta é organizada. Escolhemos a Ilimitados, uma empresa prestadora de serviços na área do Marketing e Consultoria, localizada na zona Centro do país, em Aveiro, disponibilizando aos seus clientes um serviço experiente, diferenciador e sólido.

Todo o processo iniciou-se com uma pequena apresentação da empresa à turma, seguida de um pedido formal através de uma carta (Anexo 1) ao diretor da empresa para realizar uma visita do grupo à mesma (Anexo 2 e Anexo 3), onde vivenciámos um dia de trabalho, realizámos a entrevista previamente preparada (Anexo 4), tivemos contacto com todos os colaboradores e nos foram cedidos diversos materiais relativos à empresa (Anexo 5). Seguidamente, analisámos a entrevista, cruzámos todos os dados com a matéria lecionada e organizámos toda a informação. Terminámos com uma apresentação em que demos a conhecer de uma forma mais aprofundada a empresa escolhida, a sua gestão e a sua organização.

(5)

A empresa Ilimitados

História da empresa

Em Julho de 2007 foi criada a empresa Ilimitados na Consultoria, Unipessoal, Lda., conhecida no mercado de atuação pela denominação INC, com capital social de 5.000 euros, detida a 100% pelo promotor do projeto, Carlos Manuel da Silva Ferreira, com sede na Rua de São Martinho, 102-sala Q, na cidade de Aveiro, tendo a área de consultoria para os negócios e gestão como principal atividade.

Como fundador da empresa, Carlos Ferreira detinha já um vasto curriculum, realçando-se as seguintes experiências profissionais:

 Após conclusão do Bacharelato começou a trabalhar no sector cervejeiro, na UNICER, União Cervejeira, SA, durante 2 anos, desempenhou funções na área comercial como Gestor de Clientes dos Concelhos de Figueira da Foz, Cantanhede, Montemor-o-Velho, Mira e Soure;

 Ligação à ECOFILMES, SA, como gestor de produto, que representa na área dos Vídeo Jogos marcas como SEGA, DISNEY, KONAMI, THQ, UBISOFT, EIDOS, CODEMASTERS, ACTICVISION, entre outras, com alguns dos jogos mais mediáticos e vendidos no mercado, tais como Tom Raider, Pro Evollution Soccer, Colin McRae Rally, Moto GP,

Resident Evil;

 Diretor de Marketing e Qualidade na BRESIMAR, Automação, SA, durante 3 anos;

 Ligação à DÃO SUL – Sociedade Vitivinícola, S.A., como Diretor de Marketing, gerindo as marcas Quinta de Cabriz, Quinta do Encontro, Quinta dos Grilos, Quinta das Tecedeiras, entre outras detidas pela empresa;

 Consultoria na área de Aveiro a título individual desde 2005;

 Formador para diversas entidades nas áreas das Vendas, Marketing, Fidelização, Publicidade, Merchandising, entre outras;

 Durante a sua experiência profissional tem mantido diversos contactos comerciais criados ao longo dos anos nos sectores Eletrónica, Design, Bebidas, Promoção de Eventos em países como Espanha, Inglaterra, França, EUA, Japão, Alemanha, Holanda.

(6)

Com colaborações eventuais de consultores externos em projetos específicos, em Maio 2010 são integrados na equipa três colaboradores: Isabel Oliva-Teles, com formação superior em Gestão de Empresas na Universidade da Beira Interior, licenciada em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Marketing de Aveiro e pós-graduação em Implementação e Gestão de Sistemas de Segurança e Higiene do Trabalho, Consultora Nacional de Benchmarking reconhecida pelo IAPMEI e Formadora nas áreas de Marketing e Comportamental; João Arruda, licenciado em Marketing pela Universidade de Aveiro, estando de momento a tirar a pós-graduação em Marketing Digital, e ainda Romeu Cascais, licenciado em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Marketing de Aveiro, estando na fase final do Mestrado em Marketing de Luxo.1

Em 2012 a empresa reposiciona-se no mercado como Ilimitados – The Marketing Company e inicia o processo de rebranding com foco na viagem e aventura, com um destino e trajetos bem traçados. Ainda neste ano, o IAPMEI certificou a ilimitados como Entidade Nacional de Benchmarking pelo que “preenche a exigência de assistência técnica às empresas, sobretudo na área

de avaliação de desempenho. Áreas de intervenção como estratégia empresarial, engenharia de processos, eficiência organizacional e enfoque na estratégia de marketing, comportam a consolidação e divulgação da metodologia e dos instrumentos do Benchmarking e Boas Práticas que o IAPMEI quer ver reforçados junto da PME’s”. No mesmo ano, no âmbito do

projeto PME Social, a ilimitados foi reconhecida na Associação Portuguesa de Ética Empresarial pela sua Política Integrada de Qualidade e Responsabilidade Social e a Metodologia de Definição do Sistema de Valores como Boas Práticas de responsabilidade Social.

Dando continuidade à forma irreverente e formal de estar no mercado, tem vindo a apostar em missões empresarias (este ano Angola e Silicon Valley), em busca de parceiros estratégicos e novas metodologias de trabalho, sempre fomentando a criatividade e inovação bem como em aumentar o sistema de coworking, iniciado em Janeiro de 2012 com uma empresa da área financeira – Números Inspirados – e estando previsto para o segundo semestre com outra empresa na área do Design de Produto.

(7)

A

Ilimitados

actualmente

A Ilimitados construiu uma imagem saudável no mercado. Mesmo após 5 anos de existência, a empresa nunca necessitou de se promover ativamente. Todos os projetos que desenvolve são de empresas que foram recomendadas por antigos clientes.

A empresa Ilimitados apresenta o desfecho do seu processo de Rebranding, isto é, acredita que é quase impossível nos dias de hoje administrar uma empresa da mesma forma para sempre. Todas as semanas a equipa reúne-se durante aproximadamente uma hora e discute sobre trabalhos que estão a ser desenvolvidos e o que vai e tem de ser feito, como melhorar, como desenvolver novas competências, entre outros. Os objetivos deste processo são: reposicionamento da Ilimitados no mercado, alinhamento da imagem de marca, potenciação da diferença face à concorrência e motivação dos colaboradores da empresa.

Renovou a sua identidade recentemente: neste momento, a Ilimitados foca-se no conceito de viagem. Este novo conceito surgiu pelo gosto de viajar que todos os colaboradores partilham e associado a este estão novas palavras-chave como aventura, descoberta e emoção. Além disto, refere que “as linhas conceptuais da nova imagem inspiram-se em elementos vintage da realidade explorada por Júlio Verne, cruzados com uma linguagem de design contemporâneo.”

Oferece diversos serviços aos seus clientes:

 Marketing Strategy: concebe, projeta e operacionaliza toda a estratégia inerente ao processo de transação de produtos e serviços.

(8)

 Management: apresenta soluções de gestão financeira que permite a execução de análises económicas e financeiras, capazes de mensurar e avaliar o sucesso da estratégia pré-definida, e se necessário reajustar a estratégia.

 Digital Marketing: monitoriza tendências de mercado, gere a campanha de email-marketing e transforma os comentários de clientes em insights que podem ser aplicados no desenvolvimento de novos produtos.

 Innovation Marketing: monitoriza as tendências, cria estratégias divergentes e disruptivas, de modo a gerar produtos e serviços de valor acrescentado para o mercado.

 Endomarketing: procura incentivar e estimular a pró-atividade dos clientes internos, para o desenvolvimento de processos otimizados e obtenção dos objetivos propostos.

 Marketing B2B: explora as vantagens competitivas das organizações, com o intuito final de criar fatores de diferenciação face à concorrência.

 Benchmarking: realiza uma pesquisa dos melhores métodos utilizados nos diferentes processos de negócio e funções empresariais, com especial ênfase naqueles cujo impacto, no desempenho, permite assegurar e sustentar vantagens competitivas.

 Human Capital: realiza um diagnóstico de necessidades de formação, faz a conceção e ajustamento de planos de formação e promove o desenvolvimento de uma formação alargada aos colaboradores.

 Sales Team Consulting: analisa e processa os dados refentes ao histórico da equipa de vendas, projetando uma estratégia S.M.A.R.T. que vá de encontro as necessidades do mercado.  Business Intelligence: caracteriza-se pela recolha, análise e

difusão da informação nas suas múltiplas componentes e formatos, de modo a interagir com o mercado e com as suas

(9)

 Branding Strategy: propõe uma estratégia de criação, monitorização e acompanhamento das Marcas.

 Marketing B2C: faz o levantamento das necessidades dos clientes, transformando esse conhecimento em propostas de valor para o mercado.

Quais são as perspetivas que a empresa tem para futuro? As perspetivas são altas e ambiciosas. Tem projetos em vista que espera que sejam objectos de estudo e casos de sucesso, projetos estes que estão relacionados com outros países como Angola e Brasil. Por exemplo, em conjunto com uma empresa brasileira, a Ilimitados está a desenvolver uma plataforma online de marketing.

(10)

Abordagens da empresa

Abordagem Contingencial e Estrutura da empresa

 Não existe uma única forma de gerir ou estruturar uma organização, no caso da Ilimitados, “não tem propriamente uma estrutura fixa”.

 A eficácia da estrutura da organização varia de empresa para empresa – “Em termos de estrutura e organização há alguma hierarquia, mas ao mesmo tempo não há.”

 A complexidade do meio envolvente exige estruturas organizacionais mais diversificadas e complexas, na Ilimitados o “meio envolvente não interferia mas, tendo em conta as conjeturas económicas, há fortes pressões e influências que vêm do meio envolvente que obrigam a tomar decisões”.

 O meio envolvente é encarado de um modo diferente, “uma das grandes preocupações que temos é o envolvimento com a comunidade e até que ponto podemos contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Preocupamo-nos mais com isso do que com a concorrência”.

Meio Envolvente Organização

(11)

Impacto da dinâmica do ambiente externo e da tecnologia

Desenho orgânico – depois da análise à empresa claramente que se adequa

o desenho orgânico:

Elevada interdependência;

Intensa interação em funções, flexíveis e mutáveis;

Capacidade expandida de processamento da informação; Adequado para tarefas únicas e complexas;

Adequado para criatividade e inovação.

(12)

“Rede organograma circular onde não há linhas e todos estão em contacto

com todos. O centro é o cliente e à volta encontram-se os serviços, sem presidente e departamentos. Há sempre uma hierarquia, mas muito ténue, por mera organização. A Ilimitados tem uma estrutura orgânica e liberal.”

Carlos Ferreira

O organigrama da Ilimitados compara-se à estrutura em Rede.

Vantagens da estrutura em rede:

 Competitividade Global

 Flexibilidade da força de trabalho

 Especialização nas áreas centrais e utilização das competências de parceiro.

Desvantagens da estrutura em rede:

 Falta de controlo local

 Risco de perdas: atraso nas entregas

 Falta de lealdade: contato temporário

Principais contributos da abordagem contingencial

 Para serem competitivas as organizações têm que se adequar ao meio ambiente;

 Não existe a “melhor forma de organizar” – a eficácia da organização reside na sua capacidade de encontrar um bom ajustamento face ao meio envolvente.

(13)

Abordagem Sistémica

Sistema –

Unidade global organizada por inter-relações entre elementos, processos ou indivíduos, e que está também ela, em constante interação com o meio envolvente.

Características:

Globalidade – Todo o sistema da Ilimitados é coeso, há uma grande comunicação de todas as partes.

Interação e interdependência – Todos os elementos da organização encontram-se interligados.

Organização e estrutura – Cada elemento da empresa tem diferentes responsabilidades mas agem em conjunto, quer o líder quer os colaboradores.

Abertura – O sistema precisa dos inputs do meio ambiente (empresas que a ele recorrem), e fornece-lhe os seus outputs (soluções).

Input

s

Output

s

Processos de

transformação

Recursos Resultados Capacidades Tecnológicas e de Gestão Feedback do meio envolvente

(14)

Esta organização é encarada como um sistema aberto, composto por diferentes partes inter-relacionadas que operam na prossecução de objetivos comuns.

Os projetos desta empresa iniciam-se da seguinte forma:

1. É definido o problema que é trazido até à empresa pelo cliente (input); 2. É feita uma estrutura de estratégias para a resolução do problema; 3. O cliente leva a estratégia (por exemplo, plano de marketing) para ser

executada; A Ilimitados devolve o produto ao cliente numa grande folha onde estão escritos os objetivos e essa folha tem a finalidade de ser colocada nas paredes na empresa cliente;

4. A empresa é acompanhada a partir desse momento para verificar se há problemas com a estratégia e se tudo está a ser cumprido.

Abordagem Sociotécnica

“Organizações como sistemas abertos, dependentes da influência do meio.” Chambel e Curral, 2000

Organização

 Processos de trabalho

Tecnologias utilizadas

Sistema

Tecnológico

Sistema

Social

 Atitudes e motivações  Organização informal

Valores e normas da cultura organizacional

A tecnologia tem um papel fundamental no sistema Sociotécnico:

 Delimita fortemente os processos de trabalho;  Influencia as relações de trabalho;

(15)

Perante uma tecnologia, há várias formas possíveis de estruturar o

trabalho:

 Na empresa Ilimitados é utilizada a “tecnologia básica, como computadores, impressoras” mas também “um sistema de rede que funciona em termos internos, um servidor Exchange que serve para a distribuição de emails, um portal interno através do sharepoint (intra-net), que torna a documentação centralizada e o preenchimento de documentos acessível a todos”. A utilização de toda esta tecnologia apresenta sem dúvida um papel relevante nas relações do trabalho, na satisfação e em todo o processo. É a prova de como não falta comunicação na empresa o que se revela bastante positivo.

 Os indivíduos trazem para a organização competências técnicas, mas também valores e culturas e ambas as vertentes devem ser integradas. Este processo de ligação entre competências é visível na Ilimitados, pois verificam-se diversas qualidades e aptidões nos currículos de cada funcionário.

Liderança

“Processo pelo qual um indivíduo exerce influência não coerciva que pretende

coordenar os membros de um grupo organizado no sentido de atingir os objetivos do grupo” Jago, 1982

 As características do responsável pela Ilimitados tanto são as de um gestor como as de um líder.

(16)

Grelha de estilos de liderança (Blake e Mouton)

Pode caracterizar-se um líder segundo este método de Blake e Mouton, o líder/gestor da nossa empresa interpretou este gráfico de um modo um pouco diferente:

 “9-1 (tubarão) – vai à luta, à caça sem se preocupar muito com as pessoas com quem está a lidar.

 9-9 (mocho) – é um líder nato e tem ao mesmo tempo elevada preocupação com as pessoas.

 5-5 (raposa) – é o mais equilibrado e está no centro.  1-9 (urso) – é aquele que todos gostam, o “gajo” porreiro.

 1-1 (tartaruga) – não faz nada, é o trabalhador lento que está dependente dos outros.”

“Eu sou a mistura entre o 5.5 (raposa), o 9.1 (tubarão) e o 9.9 (mocho).” Com esta afirmação tornou-se bastante acessível caracterizar este gestor.

“Eu sou aquele que chama à terra o resto das pessoas aqui na empresa.”

Análise PESTAL

Fatores…

P - POLÍTICOS Previsão Impacto Natureza

(17)

Benefícios fiscais à criação de emprego Imediata Forte Oportunidade

Aumento de 21% para 23% da taxa normal do IVA Imediata Forte Ameaça

E - ECONÓMICOS Previsão Impacto Natureza

Conjuntura económica Imediata Forte Ameaça

Diminuição da procura externa Imediata Fraco Ameaça

Crescimento lento do PIB Imediata Forte Ameaça

Diminuição do consumo privado Imediata Forte Ameaça

Diminuição das exportações Imediata Fraco Mista

S - SOCIOCULTURAIS Previsão Impacto Natureza

Envelhecimento da população Longo prazo Fraco Mista

Aumento da população Longo prazo Forte Oportunidade

T - TECNOLÓGICOS Previsão Impacto Natureza

Aumento dos utilizadores de internet Imediato Forte Oportunidade

Aumento de assinantes do serviço telefónico móvel Imediato Fraco Oportunidade

Aumento dos assinantes de TV por cabo Imediato Fraco Mista

A - AMBIENTAL Previsão Impacto Natureza

ISO 14000 para Sistemas de Gestão Ambiental Imediata Forte Mista

(18)

Análise SWOT

Meio ambiente externo

Oportunidades Ameaças Meio Ambiente Interno Pontos Fortes

 Abertura dos gestores com menos formação para o investimento em planos concertados de estratégia, marketing e comunicação;

 Maior nível de exigência por parte dos clientes e potenciais clientes;

 Nichos de mercado mais exigentes;

 Mercado de Espanha com grande potencialidade de crescimento;

 Proximidade geográfica e histórica com o mercado espanhol;

Oferta incipiente de soluções integradas.

Know-how do promotor com mais de 12 anos ligado à atividade;

 Conhecimento do mercado exterior;

 Solidez económico-financeira;

 Capacidade de resposta e fidelização de forma lucrativa;

 Parcerias Estratégicas com várias empresas;

 Cultura organizacional baseada na inovação contínua e fiabilidade técnica;

 Favorável localização geográfica;

 Vasta rede de contactos;

 Capacidade de fidelização e comunicação com os clientes;

 Única empresa especializada em marketing enquanto que as concorrentes trabalham em diferentes áreas

 Formação, experiência profissional e know-how do promotor.

 Grande dinâmica e fluidez interna e externa;

 Instalações adequadas face à expansão da empresa.

 Competência técnica e multidisciplinariedade do promotor;

 Competências reconhecidas na área da inovação e TIC.

Pontos Fracos

 Empresa jovem face às existentes no mercado;

 Estrutura deficitária de Recursos Humanos;

 Dinâmica comercial restrita ao promotor;

 Fraca divulgação da oferta de serviços;

 Imagem pouco definida e reconhecida;

 Posicionamento percebido pouco percetível no mercado nacional e internacional;

Processo de internacionalização

 Crise económica generalizada;

 Retração do mercado;

 Menor poder negocial das empresas;

 Desinvestimento generalizado;

 Menos capacidade das empresas em realizar investimentos;

 A elevada percentagem de PME constituídas em Portugal;

Concorrência direta de empresas implantadas no mercado há anos.

(19)

Cultura da empresa

A cultura de uma empresa define o modo como se lida com tudo o que acontece dentro dela. Tem por base uma filosofia que origina uma série de normas, um clima, um rol de procedimentos e um conjunto de valores.

Valores Fundamentais

A Ilimitados tem valores fundamentais que se tornam claros após uma visita à empresa ou após uma entrevista. A empresa defende valores específicos como o empenho, a inovação, a dedicação e o apreço; no entanto, existem outros que se podem considerar contidos numa atmosfera que envolve todos os outros, como o bem-estar, a liberdade, a independência (de decisão e gestão de horas de trabalho).

(20)

Valores Expressos

(esquema fornecido pela Ilimitados)

Cultura Visível

A Ilimitados opta por ser uma empresa muito “transparente”: os valores fundamentais, a par dos valores expressos definem na perfeição a cultura transmitida para o mercado e para os clientes.

A empresa transmite uma única mensagem – isto é –, tanto num contexto interno como num contexto externo, a Ilimitados apresenta uma cultura focada no bem-estar, na paixão pelo trabalho, na criatividade e na inovação visando e resultando no melhor possível para o cliente.

Normas

Não existem muitas normas definidas na Ilimitados, uma vez que a empresa não possui uma estrutura nem hierarquias superiores rígidas. Existe apenas uma regra inquebrável: todas as tarefas têm de ser cumpridas dentro dos

(21)

Clima

A Ilimitados possui um clima muito familiar. Todo o reduzido número de membros da empresa se relacionam de igual maneira, existe uma política muito flexível quanto a horários de trabalho e consideração pelos assuntos pessoais de cada um*. Existem até, jogos e objetos** que pretendem ser usados como descontração para os trabalhadores.

* Dando um exemplo concreto: existem colaboradores da empresa que são estudantes de mestrado. Estes podem, nas instalações da empresa, estudar e trabalhar em prol da sua formação.

** Minigolfe e esferas anti-stress.

Filosofia

“Muitos dizem que o segredo é a alma do negócio. Eu digo que a alma é o segredo do negócio.”

“…para mim desde que as coisas funcionem, que as pessoas se sintam bem e que o trabalho esteja feito está organizado... Aqui na empresa temos uma política: não me interessa se as pessoas não comem ou não dormem, o trabalho tem que ser e aparecer feito dentro dos prazos… obviamente que as pessoas têm a sua liberdade, não total, mas o objetivo é ter o trabalho feito no tempo certo.”

(22)

Conclusões e perspetivas de desenvolvimento

A realização deste trabalho veio comprovar que, de facto, a informação se torna indispensável para manter uma empresa a funcionar correta e ativamente no mercado.

Para a empresa retratada o “passa a palavra” é bastante importante e é a forma mais comum de a publicitar mas, visto que é uma empresa que vende serviços e não produtos, é mais complicado publicitá-la e, neste sentido, a informação tem um papel fulcral.

Desde a sua criação, a empresa teve uma evolução colossal tanto a nível de colaboradores, como a nível de “clientes”. Com esta evolução, todos os investimentos realizados foram neste sentido, na melhoria de condições de trabalho para os trabalhadores. Ainda relativamente à preocupação com o bem-estar dos funcionários da Ilimitados, a empresa junta todos os colaboradores saindo, por vezes, para descontrair, conversar e relaxar.

A Ilimitados pretende ainda desenvolver os seus projetos ao máximo tornando-os “ casos de sucesso e de estudo”.

Em suma, de todos os parâmetros por nós avaliados, a empresa mostrou-se bastante eficiente e aplicada no cumprimento de regras e tomada de decisões corretas sendo o grande lema “a alma é o segredo do negócio.”

(23)

Bibliografia

http://www.ilimitados.pt/index.aspx

Este trabalho tem muito pouca bibliografia devido ao facto de quase toda a informação contida no trabalho ter sido recolhida pela entrevista e pela matéria lecionada nas aulas.

(24)

Anexos

Anexo 1 –

Carta ao diretor da empresa

Exmo. Senhor Doutor Carlos Ferreira,

Somos quatro estudantes da Faculdade de Letras da Universidade do Porto do primeiro ano do curso de Ciência da Informação. Na cadeira de Sociologia das Organização é-nos solicitada a realização de um trabalho que consiste na visita a uma empresa e no estudo da sua organização.

A escolha da empresa Ilimitados advém da existência de um elemento do grupo (Mariana Ferreira) ter um pré-conhecimento do funcionamento desta organização.

Para a realização deste projeto será necessária uma visita às instalações da empresa e uma entrevista ao Exmo. Senhor Carlos Ferreira. A nível de informação digital, será necessária a sua permissão para a recolha de algumas fotografias (fachada da empresa, gabinete do diretor, etc.).

Após esta primeira fase, procederemos a uma extensa e detalhada análise de todos os dados recolhidos.

Agradecemos a sua disponibilidade e aguardamos a sua autorização para darmos início ao nosso projeto.

Com os melhores cumprimentos,

Isabel Tootill Daniela Armada Mariana Tato

(25)

Anexo 2 -

Relatório da visita à empresa

Ilimitados

No dia 18 de Maio 2012 o nosso grupo dirigiu-se a Aveiro para fazer uma visita à empresa em estudo, a Ilimitados. Por volta das 9:30h chegamos à empresa onde fomos recebidos pelo Exmo. Doutor Carlos Ferreira, gerente da

Ilimitados, que nos apresentou ao resto da equipa: Romeu Cascais, consultor

de marketing, Marisa Almeida, consultora financeira e contabilística, João Arruda, técnico e consultor de marketing e, finalmente, Isabel Olívia-Teles, consultora especialista em Estratégia e Marketing.

Após uma pequena visita à organização, juntámo-nos as quatro numa sala para rever a entrevista a fazer posteriormente e reanalisar a matéria para, mais tarde, relacionar e contextualiza-la com as perguntas. Passámos então à entrevista, que durou cerca de 45 minutos, a Carlos Ferreira que nos respondeu prontamente a cada uma das dezassete perguntas que tínhamos preparado, sempre com simpatia e um sorriso nos lábios.

À hora de almoço dirigimo-nos, juntamente com Carlos e Isabel, a um restaurante onde tivemos um almoço descontraído, falando de vários temas relacionados com o trabalho.

À tarde, de volta à empresa, reunimo-nos novamente na sala onde estivéramos de manhã, analisando as repostas dadas na entrevista e começando a pôr em prática o trabalho escrito. Falámos também um pouco com Isabel que nos elucidou acerca de várias teorias relacionadas com a cadeira de Sociologia das Organizações. Cerca das 16:30h dirigimo-nos de volta para o Porto, bastante satisfeitas com o dia que havíamos acabado de passar.

(26)

Anexo 3 -

Fotografias da visita à empresa

Ilimitados

O grupo na empresa Ilimitados Marketing Map pendurado na parede de uma das salas da Ilimitados O diretor da empresa durante a entrevista

(27)

Sala de reuniões Uma das salas de trabalho Um dos muitos post-its espalhados por toda a empresa

(28)

Anexo 4 -

Entrevista ao diretor da

Ilimitados

1. Qual é, para si, a melhor definição de organização?

R: Como se pode ver, não tenho uma definição certa… para mim desde que as coisas funcionem, que as pessoas se sintam bem e que o trabalho esteja feito está organizado... Aqui na empresa temos uma política: não me interessa se as pessoas não comem ou não dormem, o trabalho tem que ser e aparecer feito dentro dos prazos… obviamente que as pessoas têm a sua liberdade, não total, mas o objetivo é ter o trabalho feito no tempo certo.

Numa das empresas onde estive agora nos EUA, a IDEO, uma empresa de design, há uma preocupação muito grande com o bem-estar das pessoas… uma das coisas que mais me surpreendeu foi que os diretores mais antigos têm cartões de crédito pertencentes à empresa e podem utiliza-lo à vontade para os projetos que têm em mãos. Aqui, infelizmente, não temos a capacidade económica de fazer uma coisa desse género, mas eu gostei muito do que vi.

2. Como se estrutura a empresa?

R: A Ilimitados não tem propriamente uma estrutura fixa… mas obviamente que há uma estrutura mais ou menos administrativa:

Eu- sou o líder e gestor da empresa, em conjunto com a… A Isabel – que está no mesmo nível que eu.

E há mais três pessoas:

A Marisa – na parte financeira

O João e o Romeu – na parte operacional e tecnológica

Em termos de estrutura e organização há alguma hierarquia, mas ao mesmo tempo não há… é uma contradição.

(29)

3. Como são distribuídas as tarefas?

R: As tarefas são distribuídas tendo um bocado a ver com as aptidões de cada um. Eu, ligado à parte das vendas e da tecnologia; a Isabel à parte comportamental e de relações; o Romeu ligado à inovação; o João ao marketing digital e a Marisa à parte financeira. Dando um exemplo prático, se um cliente nos abordar com uma proposta de projeto, a Marisa trata logo da parte económico-financeira, a Isabel da argumentação com apoio do João e o Romeu. Dependendo das tarefas que há para fazer cada um de nos entra dentro da sua especialidade (com apoio uns dos outros). Existe sempre um líder de projeto, mas todos participam, obviamente.

3.1 Quanto aos níveis de análise da organização (individual, grupo, organizacional) qual é a utilizada aqui?

R: Vai variando…. Não conseguimos ter dois projetos iguais, por isso construímos muito à medida da necessidade do cliente. Vem um bocado de trás porque não temos estrutura organizacional pesada e toda a gente contribui de igual forma (dentro das especialidades) para o todo.

4. De que forma o meio envolvente interfere na empresa?

R: Numa resposta sucinta: não interfere, ou melhor, não interferia… Mas neste momento, tendo em conta as conjeturas económicas, há fortes pressões e influências que vêm do meio envolvente que obrigam a tomar decisões. Gostaríamos de aumentar as estruturas da empresa em termos de negócio mas não dá… a concorrência torna tudo mais complicado e o mercado não está nada fácil.

Duas formas de ver o meio envolvente:

(30)

ii. Análise estratégica em termos de concorrência.

Uma das grandes preocupações que temos é o envolvimento com a comunidade e até que ponto podemos contribuir para o desenvolvimento da comunidade. Preocupamo-nos nos mais com isso do que com a concorrência.

5. Que concorrência tem a Ilimitados?

R: Como concorrente direta temos a QSP, uma empresa de marketing do porto, temos grandes consultoras de Boston e várias empresas locais como a VLN.

6. Que tecnologia é utilizada nesta empresa?

R: A tecnologia básica, como computadores, impressoras, um sistema de rede que funciona em termos internos, um servidor Exchange que serve para a distribuição de emails, um portal interno através do sharepoint (intra-net), que torna a documentação centralizada e o preenchimento de documentos acessível a todos. Utilizamos também tecnologia mais avançada como tablets, pda’s, smartphones, assim como redes sociais (facebook, linkdin, twitter).

7. Que perspetivas tem para o futuro desta empresa?

R: São grandes, temos alguns projetos a começar agora e temos esperança que venham a ser casos de sucesso e de estudo. Ainda há 10 minutos acabei de enviar um email para o Brasil acerca de um projeto que estamos a desenvolver de uma plataforma online de marketing com uma empresa brasileira. Perspetivas há, é difícil é pô-las em prática.

(31)

8. Qual destas perspetivas é mais utilizada na empresa (Organização científica de trabalho, teoria administrativa e teoria da burocracia)?

R: Aqui não seguimos nenhuma teoria…

9. De que forma a empresa motiva os seus trabalhadores?

R: Temos várias coisas… por exemplo, no Verão, quando está calor ao fim de dia e já não se faz nada, saímos todos daqui e vamos para um bar beber umas minis, descontrair e conversar; as pessoas podem sair se precisarem e se tiverem alguma questão pessoal a tratar; tentamos sempre dar os parabéns pelo bom trabalho e congratular os trabalhadores de forma… não há nada previsto, é momentâneo e constante.

10. Se a empresa se mostrasse, de repente, não produtiva o que fariam?

R: Teríamos que pensar noutra forma de gestão… aliás, nós estamos constantemente a pensar em novas formas de trabalhar… mas nunca tornaríamos a Ilimitados numa estrutura rígida.

11. Aqui utilizam a abordagem clássica ou a escola das relações humanas?

(32)

12. Considera-se um líder ou um gestor?

R: Considero-me um pouco dos dois por uma razão muito simples: tem a ver com a minha formação. Eu sou aquele que chama à terra o resto das pessoas aqui na empresa. Sou de Engenharia e por isso vou para as coisas mais práticas. A Isabel é de Gestão e os restantes são de Marketing e por isso voam muito mais alto e sou eu que os chamo cá abaixo. Eu sou um líder por um lado, apesar de não haver propriamente um líder nesta empresa, mas também faço um bocado de gestão, porque infelizmente tenho de ser racional.

13. Qual o estilo de liderança utilizado na Ilimitados? (segundo Ohio e segundo Blake e Mouton)

R: 9.1 (tubarão) – vai à luta, à caça sem se preocupar muito com as pessoas com quem está a lidar.

9.9 (mocho) – é um líder nato e tem ao mesmo tempo elevada preocupação com as pessoas.

5.5 (raposa) – é a mais equilibrado e está no centro. 1.9 (urso) – é aquele que todos gostam, o “gajo” porreiro.

1.1 (tartaruga) – não faz nada, é o trabalhador lento que está dependente dos outros.

Eu sou a mistura entre o 5.5 (raposa), o 9.1 (tubarão) e o 9.9 (mocho).

14. Que características considera importantes para uma equipa ser eficaz?

R: Aqui nós temos o hábito de fazer uma reunião semanal de cerca de 1 hora onde são discutidos trabalhos a serem desenvolvidos e o que vai e

(33)

15. Quais são as características necessárias para um trabalhador integrar a Ilimitados?

R: Para entrar na empresa, uma pessoa tem que ter acima de tudo mente aberta e motivação para o que vem fazer. Para nós os estudos não são tão importantes… por exemplo o João e o Romeu começaram aqui como estagiários e agora fazem parte do quadro.

16. Considera que a tecnologia foi um fator relevante para o desenvolvimento da sua empresa?

R: Foi muito! Há uns tempos estivemos dois dias sem internet e simplesmente não sabíamos o que havíamos de fazer. Estamos de tal maneira habituado e dependentes do acesso à informação… a tecnologia ajuda-nos de uma forma brutal porque é a forma mais fácil e eficaz de chegarmos a informação e de contactar com as pessoas necessárias.

17. Quais foram os fatores, em termos mais concretos, que ajudaram ao desenvolvimento da Ilimitados?

R: Sem dúvida as pessoas… Conhecem aquele ditado que se usava antigamente – “o segredo é a alma do negócio”? Pois bem, eu costumo dizer “a alma é o segredo do negócio”!

(34)

Anexo 5 -

Documentação fornecida pela

Ilimitados

Árvore de Objetivos

Dois logotipos da

Ilimitados

Logotipo – fundo branco

Logotipo – fundo branco

(35)

Panfleto da Ilimitados:

Cartões atuais dos trabalhadores da Ilimitados –

(36)
(37)
(38)

Anexo 6 -

Habilitações dos membros da empresa

Carlos Ferreira

, Gerente da Ilimitados – The Maketing Company

Formação Académica

1994 – 1998 Curso Superior de Gestão de Marketing

IPAM Aveiro

1989 – 1993 Frequência da Lic. em Engenharia Eletrotécnica e Computadores

Faculdade de Engenharia Universidade do Porto

Formação Linguística

Sólidos conhecimentos de Inglês escrito e falado. Conhecimentos de Francês escrito e falado.

Facilidade na compreensão do Castelhano falado ou escrito.

Formação Complementar

Sólidos conhecimentos de informática na ótica do utilizador.

Conhecimentos na utilização da ferramenta de design gráfico Corel-Draw

2010 Curso de Design Gráfico

Ilustrador; Adobe Indesign; Projeto Final Galileu

(39)

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formador para as áreas: Comércio, Marketing e Publicidade, Gestão e Administração

Enquadramento na Organização/Empresa FoConsultores

2008 Curso de Tutoria de Formação-Ação

Duração 30 horas AEP

2005 Ação de formação para o Sector do Vinho

ViniPortugal Duração 42 horas AIDA

2004 Curso Profissional de “Frontpage”

Duração 36 horas AIDA

2003 Curso Profissional de “Frontpage”

Duração 30 horas AIDA

Curso Profissional de “Definição de Politicas de Marketing” Duração 30 horas

AIDA

2002 Curso Profissional de “A Implementação de Um Sistema de Custos da

Qualidade “

Duração 30 horas FoConsultores

(40)

Duração 30 horas FoConsultores

Curso Profissional de “Auditores Internos da Qualidade“ Duração 45 horas

FoConsultores

Curso Profissional de “A Transição do Sistema de Gestão da Qualidade para a ISSO 9001:2000”

Duração 30 horas FoConsultores

Curso Profissional de “Gestão pela Qualidade Total“ Duração 30 horas

FoConsultores

Isabel Oliva-Teles

, Consultora associada da empresa Ilimitados – The Maketing Company

Formação Académica

Mestranda em Marketing Experiêncial Universidade da Beira Interior

Covilhã

2005Pós-Graduação em “Implementação/Gestão de Sistemas de Segurança e

Higiene no Trabalho” Aveiro

1998 – 2003 Licenciatura em Gestão de Marketing, com Especialização em

(41)

1991 – 1998 Frequência da Licenciatura de Gestão de Empresas

Universidade da Beira Interior Covilhã

1986 – 1990 Curso Superior de Inglês, certificado pela Universidade de

Cambridge

Fundação Calouste Gulbenkian Aveiro

Formação Complementar

Fevereiro 2012 Princípios de Neuromarketing - Neurociências aplicadas às

Ciências do Consumo 20 horas

UNAVE - Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro

Julho 2011 Curso completo de NVivo 9

16 horas

Universidade de Aveiro

Abril 2009 Ação de Imersão na Metodologia BBP

Benchmarking e Boas Práticas 7 horas

IAPMEI

2008 Curso de “Tutoria Formação-Ação”

30 horas AEP

2007 Workshop “Marketing Cultural”

30 horas IPAM

(42)

2004 Curso Profissional “Criação e Gestão de Empresas”

178 horas CH Consultores

Curso “Formação Pedagógica Inicial de Formadores” 98 horas

FoConsultores

2002 Curso Profissional “Gestão pela Qualidade Total”

30 horas FoConsultores

Curso Profissional “Agente de Desenvolvimento Empresarial” Programa REDE do IEFP

Marisa Almeida

, Consultora Financeira e Contabilística na empresa Ilimitados – The Maketing Company

Formação Académica

1995-2000 Licenciatura em Gestão de Empresas

Universidade da Beira Interior (UBI) Covilhã

Formação Complementar

2011 “Código Contributivo” e “ Orçamento do Estado p/ 2011; Encerramento de

contas de 2010”

OTOC – Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas

(43)

Seminários nas áreas: Comercial e Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Gestão

Estratégica, Gestão da Inovação e Gestão da qualidade 120 horas

2010 ACIB – Associação Comercial e Industrial da Bairrada

“SNC – Pequenas Entidades” 16 horas

OTOC – Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas

“A aplicação da NCRF n.º 3 (aplicação pela 1ª vez do SNC)” 8 horas

OTOC – Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas

2009 “O reconhecimento, a mensuração e a divulgação dos inv. financeiros em

SNC”

32 horas

CTOC – Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas

“Orçamento de Estado para 2009; encerramento de contas de 2008” 8 horas

CTOC – Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas

2008 “XVII Seminário Internacional de Países Latinos da Europa e América –

As PME como fator de desenvolvimento” 8 horas

CTOC – Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas

“SNC Projeto – o novo normativo contabilístico nacional – enquadramento”

8 horas

(44)

2007 “Encerramento de Contas do Exercício de 2006 e Breve Abordagem do

Orçamento do Estado para o Ano 2007” 8 horas

AIA – Associação Industrial de Águeda

“Peritagem contabilística e fiscal” 12 horas

CTOC – Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas

“IES – Informação Empresarial Simplificada” 2 horas

CTOC – Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas

2006 Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino “VIII

PROLATINO” 16 horas

CTOC – Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas

“Relações Interpessoais e Gestão do Stresse” 30 horas

DQMF – Formação Profissional, Lda.

“Liderança Emocional” 36 horas

DQMF – Formação Profissional, Lda.

2005 “Balanced Scorecard – Ferramenta de Gestão

30 horas

DQMF – Formação Profissional, Lda.

Seminário “ Código do Trabalho” 8 horas

(45)

Seminário “ A Formação Profissional na competitividade das empresas” 8 horas

DQMF – Formação Profissional, Lda.

2004 “Implementação de Responsabilidade Social SA 8000”

36 horas

DQMF – Formação Profissional, Lda.

“Marketing Empresarial e Publicidade” 36 horas

DQMF – Formação Profissional, Lda.

“Sistemas Integrados de QAS” 36 horas

DQMF – Formação Profissional, Lda.

Romeu Cascais

, consultor de marketing na empresa Ilimitados – The Maketing Company

Formação Académica

2010-2012 Mestrando em Gestão de Marketing IPAM

Aveiro

2007-2010 Licenciatura em Gestão de Marketing

IPAM Aveiro

Formação Linguística

Sólidos conhecimentos de Inglês escrito e falado.

(46)

Formação Complementar

Sólidos conhecimentos de Microsoft Office na ótica do utilizador

Statistical Package for the Social Sciences

Sphinx

Endnote

Mendeley

João Arruda

, consultor de marketing na empresa Ilimitados – The Maketing Company

Formação Académica

2011-2012 Pós-Graduação em Marketing Digital IPAM

Aveiro

2006-2010 Licenciatura em Marketing Universidade de Aveiro (ISCAA)

2001-2002 Frequência da licenciatura de Geologia

Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa

Formação Linguística

Sólidos conhecimentos de Inglês escrito e falado.

(47)

Formação Complementar

Sólidos conhecimentos de Microsoft Office, iWorks, Visio, Evernote, Sphinx na ótica do utilizador

Conhecimentos na utilização das ferramentas de design gráfico InDesign CS5

Photoshop CS5 Illustrator CS5

2010 Curso de Adwords

Referências

Documentos relacionados

Aplicação dos princípios humanitários, étnico- raciais, ambientais e científicos em áreas relacionadas a produção, controle de qualidade e distribuição de

O desenvolvimento profissional, para além das dimensões apontadas, manifestou-se de forma substantiva pelo aparecimento de padrões de interacção e de modos

Observa-se que as ações para possibilitar o acesso das mulheres à APS, à realização do exame citopatológico e a promoção da saúde se dá por meio de campanhas do outubro rosa,

Também listar digitações empregadas (exemplo: na sua execução do Estudo No. Citou também uma obra para quarteto de violões de Paulo Bellinatti, o “A Furiosa”, no qual

Os locais mais conhecidos para o mergulho com jamantas, como a baixa do Ambrósio na ilha de Santa Maria ou o Banco Princesa Alice na Ilha do Faial, são também excelentes locais

Foram realizados treinamentos com os alunos da FIBRA para análise da legislação. Houve uma palestra ministrada por um agente do policiamento escolar, bem como

As inscrições serão feitas na Comissão Permanente de Vestibular da UFMG (COPEVE), situada no Prédio da Reitoria da UFMG, à Av. Presidente Antônio Carlos, 6627 – Campus da

Em um segundo momento, com base no exame das trajetórias sociais e dos itinerários escolares, militantes e ocupacionais dos dirigentes que ocupam cargos e funções perita em