• Nenhum resultado encontrado

Questõesparaestudonº2-Alunos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Questõesparaestudonº2-Alunos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Questões para estudo nº 2

Estudos Comportamentais – Liderança e Motivação PRIMEIRO SEMESTRE

Questões dissertativas

1 – A liderança, segundo Douglas McGregor, não é apenas um atributo da pessoa, mas também um processo social. Nesse processo, interagem quatro variáveis ou componentes: (1) as motivações dos liderados; (2) a tarefa ou missão, (3) o líder e (4) a conjuntura ou contexto dentro do qual ocorre a relação entre o líder e os liderados. A partir desta frase, comente os estilos de liderança conforme esta teoria.

2 – Por que devemos estudar o comportamento humano das pessoas nos processos de gestão de pessoas?

3 – O dinheiro é o único fator motivacional do qual as organizações podem utilizar? Justifique sua resposta através das teorias motivacionais estudadas.

4 – Explique a liderança situacional.

5 – A motivação é um dos assuntos mais pesquisados no estudo do comportamento organizacional, sendo fundamental para o sucesso do indivíduo na vida pessoal e profissional. Defina motivação?

6 – Quais são os componentes da energia psíquica? E qual a sua importância na formação da personalidade?

7 – Motivação é a mesma coisa que condicionamento? Justifique.

8 – Antes da Revolução Industrial a principal maneira de motivar consistia no uso de punições, criando, dessa forma, um ambiente generalizado de medo. Tais punições não eram unicamente de natureza psicológica, podendo aparecer sob forma de restrições financeiras, chegando até a se tornar reais sob a forma de prejuízos de ordem física. Hoje como é vista a motivação no campo organizacional e como fazer dela um instrumento de desenvolvimento de pessoas e de serviços?

9 – Identifique e explique quais razões que são necessárias adequar o estilo do líder ao estado de maturidade dos liderados.

10 – Existem diversos estilos de liderança que são praticados dentro das organizações e que, com toda a certeza, influencia no desempenho organizacional. Comente as características da liderança democrática.

11 – Explique o conceito do inconsciente de Freud? .

(2)

12 – Frustração é o sentimento que se desenvolve no indivíduo quando muitas vezes ele não consegue alcançar objetivos ou satisfazer necessidades estabelecidas. Existem várias reações possíveis para a frustração, causadas pela falha no alcance de tal meta, que podem ser resumidos em quatro pontos principais. Nomeie e explique cada um.

13 – Através de uma pesquisa de clima organizacional, realizada na empresa WOB, identificou-se que os funcionários não tinham suas necessidades de reconhecimento satisfeitas (Teoria da Hierarquia das Necessidades). Para minimizar tal problema quais ações a organização deve tomar?

14 – Para se conseguir equipes ou grupos que tenham relacionamentos eficazes, os líderes têm que desenvolver o mais plenamente possível o potencial das pessoas. Isso significa que os líderes devem deslocar seu estilo de liderança para frente ou para trás, de acordo com a liderança situacional e, conseqüentemente, usem diferentes graus de direção e apoio, à medida que avança ou regride o nível de maturidade ou desenvolvimento dos subordinados. Analise a questão.

15 – O conceito de liderança situacional consiste da relação entre o estilo do líder, maturidade do liderado e situação encontrada. Não existe um estilo de liderança adequado para todas as situações, mas ocasiões e estilos diferentes de gestores. Comente sobre esta teoria.

Questões Objetivas

1 – Julgamento simplista feito com base na percepção de grupos e que normalmente são percepções distorcidas porque generalizam comportamentos, Por exemplo: Os homens não têm jeito para cuidar de crianças; Trabalhadores mais velhos não conseguem aprender novas habilidades; Todo político é corrupto. Estas afirmações referem-se a:

a. Estereotipagem b. Efeito de contraste c. Efeito Halo

d. Percepção seletiva

2 – Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) os enunciados seguintes: ( ) Um bom líder será sempre um bom gerente

( ) Líder carismático é aquele que tem muitas características de liderança transacional ( ) As pessoa podem ser treinadas para adquirir e utilizar estilos de liderança de sucesso ( ) O gerente que delega poderes de decisão aos subordinados está perdendo o próprio poder Identifique a seqüência CORRETA:

a. V – V – V – F b. F – F – V – V c. V – F – F – V d. F – F – V – F

3 – Pessoas que possuem alto nível de maturidade precisam de que estilo de liderança?

a. Estilo de delegação. As pessoas deste nível de maturidade têm capacidade e disposição para assumir responsabilidades. Como são psicologicamente maduras, não precisam de um comportamento de apoio.

b. Estilo compartilhar. As pessoas deste nível de maturidade têm capacidade, mas estão dispostas a fazer o que o líder deseja. Assim estilo de liderança, líder e liderado participam juntos da tomada de decisão, sendo o papel principal do líder é facilitar a tarefa e a comunicação.

(3)

c. Estilo determinar. As pessoas com este nível de maturidade são inseguranças e precisam de uma orientação e supervisão clara e especifica.

d. Estilo persuadir. Porque as pessoas precisam deste nível de maturidade possuem disposição, mas não tem capacidade. Assim, elas necessitam de um comportamento diretivo (por causa da falta de capacidade) e de apoio (para reforçar a disposição e entusiasmo das pessoas). 4 – De acordo com a teoria da liderança situacional podemos afirmar:

I. Não existem traços e comportamentos universalmente importantes, pois comportamentos eficazes variam de uma situação para outra e o líder deve primeiro analisar a situação de depois decidir o que fazer.

II. As características pessoais definem o poder legítimo de um líder e são considerados mais importantes que o seu real comportamento na tomada de decisão.

III. O líder que tem poder de competência é respeitado porque conhecimentos ou certas habilidades nas quais as pessoas acreditam.

IV. A liderança através do poder de referencia e de coerção exige fazer com que as tarefas sejam desempenhadas para garantir que a unidade de trabalho ou a organização atinjam suas metas.

V. O estilo e expectativa dos subordinados são vitais, uma vez que o grupo determina o poder pessoal que o líder terá.

a. As alternativas I e V estão corretas b. As alternativas I e III estão corretas c. As alternativas I, II e V estão corretas d. As alternativas I, IV e V estão corretas

5 – Em um processo de recrutamento e seleção, Ana, selecionadora, descarta uma candidata devido ao critério negativo que possui sobre o grupo ao qual a candidata faz parte. Ela acredita que a candidata, por ser mais velha, não será capaz de aprender coisas novas. Que tipo de influencia sua percepção esta sofrendo?

a. Efeito de contraste b. Estereotipagem c. Projeção d. Negação

6 – Um grupo, ou uma equipe tem diferentes necessidades psicológicas a ser satisfeitas pelo líder. Por isso, os três estilos clássicos de liderança, a autocrática, a democrática e a laissez faire (liberal) são formas diferentes de exercer influência no grupo. A grande diferença encontra-se na natureza das necessidades psicológicas a ser satisfeitas na equipe, quando a maturidade, responsabilidade e comprometimento nas tarefas. Nesse sentido, identifique a alternativa incorreta.

a. O líder autocrático é o centro do poder e da atenção do grupo

b. Se os colaboradores são independentes, responsáveis, experientes e autodeterminados, vão sempre preferir uma liderança laissez faire

c. Equipe imatura, insegura e, com dificuldade de comprometer-se no trabalho, prefere liberdade total na execução das tarefas

d. Na liderança democrática, a responsabilidade é sempre compartilhada com os demais membros da equipe.

7 – Um dos principais desafios do líder é conseguir a dedicação e o empenho de seus liderados na realização das atividades e tarefas que lhes competem, visando a alcançar os objetivos organizacionais. A liderança efetiva pressupõe, portanto, o conhecimento das principais teorias motivacionais que podem orientar as ações do líder com o objetivo de canalizar os esforços dos liderados. É CORRETO afirmar, tendo em conta os conceitos básicos das teorias da motivação, que:

a. Todas as modalidades de recompensas e punições são legítimas, quando seu intuito é estimular os esforços individuais em prol dos objetivos organizacionais.

b. Objetivos genéricos e abrangentes, que dão margem para diferentes interpretações e ações, são uma importante fonte de motivação no trabalho.

(4)

c. A expectativa dos indivíduos sobre a sua habilidade em desempenhar uma tarefa com sucesso é uma importante fonte de motivação no trabalho.

d. Os indivíduos tendem a se esforçar e a melhorar seu desempenho, quando acreditam que esse desempenho diferenciado resultará em recompensas para o grupo.

8 – Existe um único tipo de comportamento de liderança?

a. Sim, por isso precisamos sempre copiar os estilos que estão aparecendo no mercado como exemplo de sucesso.

b. Não, pois em um processo de liderança existem variáveis situacionais que podem necessitar de estilos diferentes de liderança para uma gestão de sucesso.

c. Sim, é o estilo democrático, uma vez que é o estilo mais utilizado nas organizações.

d. Sim, pois a liderança é composta por apenas um único tipo de comportamento, não havendo assim, outras formas de exercê-la.

9 – Podemos dizer que para ser um bom líder este necessita ter em seu perfil pelo menos três grandes competências de suam importância:

a. Competência emocional, competência organizacional e competência de poder b. Competência organizacional, competência intrapessoal e competência interpessoal c. Competência emocional, competência organizacional e competência interpessoal d. Competência intrapessoal, competência organizacional e competência de poder

10 – Antonio não conseguiu atingir a meta colocada pela empresa. Assim, sentiu-se frustrado, entretanto, chega em casa e diz: “Não consegui bater a meta, porque meus colegas não me ensinaram alguns procedimentos”. Qual mecanismo Antonio está acionando, devido a sua frustração?

a. Dissonância cognitiva b. Racionalização c. Agressão d. Regressão

11 – O modelo tridimensional da eficácia do líder baseia-se na idéia de que a eficácia resulta de o líder usar um estilo comportamental apropriado aos requisitos do ambiente. Por isso a chave para os líderes é aprender a diagnosticar:

a. O comportamento b. O modelo de liderança c. O ambiente

d. O empregado

12 – Jung indicou que a libido (energia psíquica) flui em dois sentidos:

a. Por conceitos e objetivos socialmente valorizados e por conceitos e objetivos pessoalmente valorizados.

b. Da extroversão: de dentro para fora da psique. Da Introversão: de fora para dentro da psique. c. Da extroversão: de fora para dentro da psique. Da Introversão: de dentro para fora da psique. d. Pelo nível consciente e incosnciente

13 – A teoria da liderança situacional baseia-se na relação entre três conjuntos básicos: a. A) O conjunto de estruturações (tarefa)

B) O conjunto de suportes socio-emocionais (comportamento voltado para o relacionamento humano)

C) O nível de maturidade dos subordinados do grupo b. A) O conjunto de condições ambientais

B) O conjunto de suportes socio-emocionais (comportamento voltado para o relacionamento humano)

C) O nível de imaturidade dos subordinados ou grupo c. A) O conjunto de percepções

(5)

B) O conjunto de suportes socio-emocionais (comportamento voltado para o relacionamento humano)

C) O nível de maturidade dos subordinados ou grupo d. A) O conjunto de idéias

B) O conjunto de suportes socio-emocionais (comportamento voltado para o relacionamento humano)

C) O nível de maturidade dos subordinados ou grupo 14 – Racionalização, regressão, fixação, resignação ou apatia são:

a. Formas de comportamento adequado b. Formas de comportamento agressivo c. Formas de comportamento maduro d. Formas de comportamento frustrado 15 – A respeito da personalidade podemos dizer:

a. Origina-se de fatores genéricos e biológicos

b. Engloba a estrutura psicológica do indivíduo que se revela pela forma de pensar e de se expressar.

c. Depende sempre dos fatores externos.

d. Um esforço emocional contrário ao das suas emoções reais

16 – Na teoria dos estilos de liderança analisamos a liderança através dos estilos de comportamento do líder em relação aos seus liderados. O estilo de liderança liberal tem quais características?

a. As diretrizes são fixadas pelo líder, sem a participação dos liderados

b. As diretrizes são debatidas e decididas pelos liderados com a assistência e estímulo do líder c. Os liderados decidem praticamente sozinhos, o líder participa minimamente.

d. Os liderados sentem-se servidos porque o líder age como facilitador do grupo 17 – Pessoas que possuem alto nível de maturidade precisam de que estilo de liderança?

a. Estilo de delegação. As pessoas deste nível de maturidade têm capacidade e disposição para assumir responsabilidades. Como são psicologicamente maduras, não precisam de comportamento de apoio.

b. Estilo compartilhar. As pessoas deste nível de maturidade têm capacidade, mas não estão dispostas a fazer o que o líder deseja. Assim neste estilo de liderança, líder e liderado participam juntos da tomada de decisão, sendo o papel principal do líder facilitar a trefa e a comunicação.

c. Estilo determinar. As pessoas com este nível de maturidade são inseguras e precisam de uma orientação e supervisão clara e específica.

d. Estilo persuadir. Porque as pessoas precisam deste nível de maturidade, possuem disposição, mas não tem capacidade. Assim, elas necessitam de um comportamento diretivo (por causa da falta de capacidade) e de apoio (para reforçar a disposição e entusiasmo das pessoas).

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho teve como enfoque o estudo e desenvolvimento de um tacômetro magnético utilizando um microcontrolador ATMEGA328P e um sensor de efeito Hall modelo 3144, com a

BLATT, H; TRACY, R. Igneous, Sedimentary and Metamorphic. Igneous and metamorphic petrology. GILL, R 2010 Igneous Rocks and Processes: A Practical Guide. 1987 Igneous Petrology.

O governo reduziu para quase metade o orçamento da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), agência responsável pela proteção dos povos indígenas, e argumentou que os povos

O exercício da liderança, nos dias atuais demanda do líder, além de conhecer o seu perfil comportamental e o de seus liderados, utilizar o estilo de liderança mais

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

A cor “verde” reflecte a luz ultravioleta, porém como as minhocas castanhas são mais parecidas com as minhocas verdadeiras, não se confundem com a vegetação, sendo

Considerando o circuito acima, que ilustra um amplificador operacional utilizado para implementar um amplificador de tensão, julgue os itens a seguir.. 62 O amplificador de

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da