• Nenhum resultado encontrado

Como colocar material no blog da turma?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como colocar material no blog da turma?"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Como colocar material no blog da turma?

O que é um blog?

A palavra blog é uma abreviação de weblog – um log na web. Um notebook online ou uma log de viagem. Um blog pode ser descrito como um fluxo contínuo de notas, reflexões, dicas e observações.

Hoje em dia é bem fácil escrever e postar material num blog. Qualquer um que sabe como escrever em um programa de processamento de palavras no computador, tem a habilidade para saber como colocar material no blog do CICLO. Uma explicação breve, são 3 passos a seguir: fazer o login, escrever o texto numa janela e finalizar clicando no botão Update.

Que tipo de conteúdo pode ter no blog da turma?

(Para saber como fazer, veja o guia passo a passo na próxima seção.) Textos

Os textos podem ser digitados direto no blog da turma. Você pode optar por escrever o texto em um documento do Word, selecionar o texto, copia-lo para a área de transferência e depois colá-lo em um post no blog.

E-mail

Você pode mandar um e-mail para um endereço de e-mail específico e o texto irá aparecer como um post no blog. O “post” (que também poderia se chamar artigo ou nota) aparecerá no blog com o nome do assunto do mail e também aparecerá a data e o remetente do e-mail.

Arquivos de foto e áudio

Você pode colocar arquivos de imagem em forma de fotos digitais e também como desenhos, fotos, pinturas e textos digitalizados.

Vídeo

Também pode fazer upload de arquivos de vídeo. Neste caso recomendamos (por conta de razões técnicas) que todos os usuários do CICLO coloquem seus vídeos no canal do Youtube do CICLO. Quando colocar o link do Youtube no blog da turma, aparecerá um link pronto para tocar no site que o link foi colocado. Pode fazer o upload de vídeos no Youtube direto do seu smartphone ou Iphone.

Que tipo de formatos e arquivos podem ser usados?

CICLO usa Wordpress. Com isso podem ser inseridos arquivos tipo: .jpg, .gif, .png, .pdf, .rtf, .doc, .docx, .mp3.

(2)

Formatos e arquivos recomendados

Para fotos e escaneamentos use: formato JPEG: .jpg Para textos digitalizados use o formato PDF do Adobe:.pdf Para arquivos de áudio use: MPEG-3: .mp3

(O Iphone usa a extensão de arquivos m4a, “MPEG-4 só de áudio. “Não é tão comum como o mp3, então - dependendo do propósito – pode ser recomendável converter para o MP3.) Para vídeo: Youtube aceita a maioria dos tipos de arquivos. MPEG-4 (.mp4) e QuickTime (.mov) são os tipos de arquivos mais comuns.

Parte frontal e trasseira do blog

Um blog tem uma fachada que é aberta para o público olhar e uma sala de operações, que só pode ser acessada pelo dono do blog. Os dois “lados” do blog normalmente se chamam “parte frontal” e “parte traseira”.

Parte frontal é a parte que todos podem ver online quando estão olhando o blog no seu browser.

Para poder colocar material no blog, você deve ter acesso a “sala de operações”. Você consegue entrar nesta sala de operações escrevendo o endereço da web do blog, no barra de endereço do seu browser e adicionando o seguinte: /wp-admin

Para acessar, deve entrar como um nome de usuário e uma senha. Nome de usuário, senha e URL para a parte frontal do blog será enviado para o professor de contato de cada turma. Note: Diga não para os updates e plug-ins!

Para professores como direitos de administrador: Não faça update do WordPress ou os plugins quando estiverem anunciando uma nova versão.

Passo a passo: textos, imagens e vídeos no blog

Se é somente o texto que tem que colocar no blog, o jeito mais fácil é mandar um e-mail para o endereço de e-mail do blog, que CICLO irá lhe mandar. O texto do e-mail aparecerá automaticamente no blog.

Texto, imagem, áudio e edição de entradas existentes

Você recebeu o endereço de web para a sala de operações do blog. Coloque o seu endereço no browser. Por exemplo:

(3)

Faça o login com nome de usuário e senha que o CICLO lhe entregou.

Clique no botão “Posts” à esquerda.

Clique no botão Add New encima se for criar novos posts – ou clique em uma entrada já existente – para editar o post do blog.

Clique no botão Publish or Update no lado direito antes de sair do site e/ou adicione fotos,

etc.

(4)

Quando quiser ver como aparece o post no blog na parte frontal, você pode clicar no botão View Post.

Fotos, desenhos, arquivos de áudio, etc.

Quando estiver escrevendo uma nova edição ou um post já existente no blog, você pode adicionar fotos, desenhos, textos digitalizados, etc. Faça o seguinte:

Clique em Add Media

Clique em Upload Files

(5)

Selecione o arquivo para fazer upload no site e clique em Open.

Quando estiver de volta no seu post, clique no botão Publish or Update do lado direito.

Quando quiser ver como ficou o post na parte frontal do blog, pode clicar no botão View Post.

Adicionar um video no blog da turma?

Pode fazer de duas formas: do computador ou do Smartphone ou Iphone. As duas irão direto para Youtube.

Fazendo upload de vídeos do computador

Vá para http://www.youtube.com.br/upload (clicando em (CTRL+click) no link aqui ou copiando-o e colocando-o no seu browser).

(6)

Sign in / log in with

Username: cicloarts.net@gmail.com Password: CICLOarts123

(NB: The password is case sensitive)

Pode ocorrer que já exista um endereço de e-mail no campo User name. Nesse caso, clique no link abaixo que diz "Adicionar conta".

Em seguida, os (vazio) campos de login corretos devem aparecer onde você pode preencher o nome de usuário e senha que você recebeu de CICLO.

Quando você tiver conectado, essa janela irá aparecer: Escolha CICLO e clique em OK.

Agora você está pronto para fazer o upload do seu vídeo para o canal de vídeo do CICLO no YouTube. Clique no botão "Enviar" no centro da parte superior da janela do navegador e siga as instruções para localizar o arquivo de vídeo correto no seu disco rígido. (Você também pode clicar na seta grande que ficará vermelha quando você rolar o cursor sobre ele).

(7)

Quando você clicar duas vezes sobre o arquivo de vídeo específico em seu disco rígido que você deseja carregar, o processo de upload para o YouTube começará. Note que pode demorar alguns minutos para carregar e converter o arquivo de vídeo no YouTube, por isso seja paciente e não se afaste da janela do navegador a até a finalização, confirmação e a janela do navegador mudar.

Quando o vídeo é postado no YouTube, você pode vê-lo na tela. Você também vai ver a sua URL, na caixa de endereço na parte superior da tela. Ela geralmente se parecerá como está abaixo: http://www.youtube.com/watch?v=8HprmJB3YMA

Selecione e copie (CTRL + c) a URL do vídeo na área de transferência. A URL pode agora ser colada (Ctrl + V) em uma nova postagem no blog ou anexada a um post do blog existente no blog da turma.

Siga as instruções na seção "Texto, imagens, áudio e edição de entradas existentes" na página 2 deste manual.

Back-end - na sala de operações do blog, você só será capaz de visualizar a URL do vídeo como uma linha de letras. No front-end do blog, no entanto, você será capaz de ver o vídeo, pronto para tocar.

Vídeos de celulares

Você pode mandar um arquivo de vídeo direto do seu celular (iPhone ou smartphone) para o endereço de e-mail ISVL12B5A1QA@m.youtube.com. O que você escrever como título do e-mail, será também o título do vídeo no Youtube.

(8)

Se fizer o upload do vídeo e concorda com o fato de que o vídeo será visível para tudo mundo, não precisa usar o canal de Youtube do CICLO com o nome de usuário e senha. Uma vez que vídeo foi colocado, poderá vê-lo no www.youtube.com/user/cicloartsnet e poderá copiar imediatamente O URL do vídeo daqui.

Linha de emergência, se ocorrer algum problema!

Se tiver algum problema colocando o material no blog da turma ou editando-o, mande um e-mail para Mik Aidt no e-e-mail mikaidt@ge-mail.com. Ele irá lhe responder ou assisti-lo em editar ou colocar seu material no blog.

Por exemplo, Mik Aidt irá assistir professores para postar ou editar nos blogs. Os

professores podem mandar seu material para o blog anexado num e-mail e ele ajudará a fazer o upload.

Mik Aidt também pode ajudar com assistência e orientação se tiver um problema com um tipo de arquivo específico ou se precisarem converter arquivos mp4 para mp3.

Sobre o acesso e direitos autorais relacionados a vídeos no Youtube

Quem tem acesso para ver vídeos que foram postados no Youtube?

No gerenciador de vídeos do Youtube você pode gerenciar seu vídeo seja: 1) público, 2) não listado ou 3) privado:

1. Público: Qualquer um pode pesquisar e ver – visível para o público no YouTube e no Google.

2. Não listado: Qualquer um com o link pode ver – não pode ser pesquisado nem é visível no Youtube, mais é visível quando/se o endereço de web do vídeo é colocado num dos sites do CICLO.

3. Privado: Só pessoas que você escolheu podem ver – você receberá uma senha para poder ver o vídeo.

Direitos autorais dos vídeos postados no Youtube

No botão Avançado no gerenciamento de vídeos do Youtube, você pode ver Licença e direitos de propriedade. Aqui poderá escolher entre 1) Licença padrão do Youtube ou 2) Criativo Comum

1) As leis de direitos autorais podem variar de um país para outro, mas o princípio geral é:

a) Você não pode colocar música, vídeos ou fotos no Youtube para o qual você não tenha os direitos autorais. O material carregado no YouTube deve, em outras palavras, ser 100% 'caseiro', tanto no lado visual quanto o lado de áudio.

(9)

b) A pessoa que criou o material tem os direitos autorais – incluindo o material no Youtube.

2) Criativos Comuns significa, que você deu a permissão para outra pessoa usar ou redistribuir todo ou parte do seu vídeo, providenciando que eles mencionem que você fez o vídeo e que não seja usado para fins comerciais, ou seja, para alguma coisa que eles irão receber dinheiro.

Muito mais sobre regras de direitos autorais e perguntas frequentes pode se encontrar aqui:

Referências

Documentos relacionados

Podobně i student s mateřštinou češtině blízkou může být na úrovni A1 jazykově vybaven tak, že další soustavné poučení o fungování cílového jazyka již

Desta maneira, vemos que Rousseau conclui do homem natural que este tende a viver sem se aglomerar em grupos, sociedades, e, mesmo quando começa a se agrupar, ou contar

Como irá trabalhar com JavaServer Faces voltado para um container compatível com a tecnologia Java EE 5, você deverá baixar a versão JSF 1.2, a utilizada nesse tutorial.. Ao baixar

  O Parque Estadual Intervales foi escolhido por estar numa região próxima a cidade de São Paulo, a qual poderíamos ir em um final de semana para o levantamento de

Já um tanque com a torneira meio aberta por 15 minutos pode chegar a gastar 279 litros de água.. Por isso, o melhor é deixar acumular roupa, colocar a água no tanque

O presente estudo objetivou testar a influência do guano na diversidade e abundância de invertebrados na caverna Toca da Raposa, município de Simão Dias,

Se os personagens não intervierem com DuBois, provavelmente irão direto ver Karin, que se encontra em companhia de Alfred: ela acaba de se levantar, e Lucille está preparando seus

O emprego de um estimador robusto em variável que apresente valores discrepantes produz resultados adequados à avaliação e medição da variabilidade espacial de atributos de uma