• Nenhum resultado encontrado

SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS MODALIDADES DE: APOIO ESTUDANTIL, AUXÍLIO MORADIA E AUXÍLIO TRANSPORTE.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS MODALIDADES DE: APOIO ESTUDANTIL, AUXÍLIO MORADIA E AUXÍLIO TRANSPORTE."

Copied!
18
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO- CAMPUS BACABAL

DIRETORIA GERAL

NÚCLEO DE ASSISTÊNCIA AO EDUCANDO SERVIÇO SOCIAL

SELEÇÃO PARA BOLSAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NAS MODALIDADES DE: APOIO ESTUDANTIL, AUXÍLIO MORADIA E AUXÍLIO

TRANSPORTE.

Aprovada pelas Resoluções Nº 19/2006; Nº 021 /2011 e Nº 022 /2011 do Conselho Diretor do IFMA.

Edital Nº 01/2012

A Diretoria Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão / Campus Bacabal, no uso de suas atribuições e nos termos das Resoluções nº 19/2006; nº 021/2011 e 022/2011 do Conselho Diretor deste Instituto, torna público os procedimentos e normas referentes à Seleção para as Bolsas de Assistência Estudantil nas modalidades: Apoio Estudantil, Auxílio Moradia e Auxílio Transporte deste Campus.

1. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O presente edital tem por objetivo a concessão de Bolsas de Assistência Estudantil nas modalidades de: Apoio Estudantil; Auxílio Moradia e Auxílio Transporte aos estudantes dos cursos de nível médio (integrado e subsequente) e de nível superior, devidamente matriculados no IFMA/Campus Bacabal, frequentando regularmente as aulas, em situação de vulnerabilidade socioeconômica, visando sua permanência e êxito no curso.

(2)

1.2 A inscrição do candidato implicará o conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições estabelecidas neste Edital, em relação às quais não poderá alegar desconhecimento;

1.3 Somente será confirmada a inscrição do candidato, após a entrega de toda a documentação solicitada nos itens 4.1, seguida de uma análise dos documentos apresentados.

2. DOS AUXÍLIOS E DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 2.1 APOIO ESTUDANTIL

2.1.1 Objetivo principal do projeto é contribuir para uma formação profissional e cidadã dos alunos do IFMA, através de uma experiência de trabalho remunerada, visando sua permanência na escola e a melhoria da qualidade de vida.

2.1.2 Serão oferecidas 04 vagas para os alunos do Nível Superior e 10 vagas para os alunos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (Conforme Quadro de Vagas – Anexo I).

2.1.3 Os bolsistas exercerão suas atividades sem qualquer vínculo empregatício com o IFMA, em 12 (doze) horas semanais, distribuídas de acordo com negociação com o chefe do setor no qual o bolsista está incluído.

2.1.4 O turno das atividades dos bolsistas não poderá, em hipótese alguma, coincidir com o turno do período no qual ele estiver regularmente matriculado.

2.1.5 Durante o período de permanência no Projeto Bolsa de Assistência ao Aluno/Apoio Estudantil, os selecionados receberão mensalmente uma bolsa no valor de R$ 260,00 (duzentos e sessenta reais) para alunos do nível médio técnico e 360,00 (trezentos e sessenta reais) para alunos do nível superior.

2.2 DO AUXÍLIO MORADIA

2.2.1 Objetiva contribuir com o custeio de despesas mensais referentes à moradia do estudante que saiu do seu

(3)

Município/Estado de origem para residir nas proximidades do IFMA Campus Bacabal.

2.2.2 Será concedido o Auxilio Moradia, somente para os alunos que comprovarem ter família nuclear residindo fora da sede do município de Bacabal;

2.2.3 Comprovar que reside em Bacabal em imóvel alugado; 2.2.4 Serão oferecidas 10 bolsas de até 250,00 reais;

2.2.5 O aluno beneficiado receberá o auxílio diretamente em conta bancária e deverá apresentar mensalmente ao Serviço Social o recibo do pagamento de aluguel ou prestação da casa própria, a fim de comprovar que investiu o valor recebido, exclusivamente, para suprir os gastos com moradia.

2.3 DO AUXÍLIO TRANSPORTE

2.3.1 Objetiva contribuir com o custeio do deslocamento do estudante no trajeto domicílio – IFMA Campus Bacabal.

2.3.2 O Auxílio transporte será concedido aos (as) estudantes do Campus aprovados neste processo seletivo que residam na zona urbana, zona rural ou cidades vizinhas ao município de Bacabal;

2.3.3 No ato da inscrição o (a) estudante deverá descrever o percurso realizado, o meio de transporte utilizado e o valor gasto no deslocamento Residência-Campus Bacabal x Campus Bacabal-Residência;

2.3.4 Serão oferecidas 100 bolsas no valor correspondente a 50% do valor gasto com transporte pelo estudante;

2.3.5 O aluno selecionado receberá o auxílio diretamente em conta bancária e deverá apresentar declaração que confirme a utilização de serviço de transporte alternativo, tais como: vans, moto táxi, micro-ônibus, etc., repassando, mensalmente, um recebido que comprove a informação prestada na declaração citada acima;

(4)

A vigência dos auxílios que trata este edital será de 06 meses, compreendida entre os meses de julho a dezembro de 2012.

4. DA INSCRIÇÃO

Local: Núcleo de Assistência ao Educando-NAE Período: 28 de Maio a 01 de Junho de 2012 Horários: 9h às 12 h e 15 às 18h

4.1 Cada candidato preencherá uma ficha de inscrição à qual deverão ser anexados os seguintes documentos:

a) Cópia da Carteira de Identidade; b) Cópia do CPF;

c) Comprovante de renda familiar (último pagamento):

- Assalariado: cópia do contracheque ou da Carteira Profissional; - Aposentado ou pensionista: cópia do cartão e do extrato;

- Autônomo (comerciante, profissional liberal, etc.): declaração de renda como autônomo original;

-Trabalho informal (emprego doméstico sem carteira assinada, camelô, vendedor ambulante, “bicos” em geral): declaração de renda informal original.

No caso de Declaração de Renda Informal ou Declaração de Renda como Autônomo, essa deverá ser original e conter o valor do salário do(s) responsável(s), ser assinada pelo declarante e por duas (2) testemunhas com endereço e identificação (Carteira de Identidade e CPF), tanto do declarante quanto das testemunhas, comprovando o ali declarado.

d) Cópia da (s) Certidão (ões) de Nascimento ou Carteira (s) de Identidade de outros dependentes da renda familiar;

(5)

f) Comprovante de aluguel ou prestação da casa própria (caso a família tenha uma dessas despesas com habitação);

g) Comprovante de Recebimento de Benefício Social do Governo Federal (Xerox do cartão e extrato do último pagamento).

É de inteira responsabilidade do candidato a entrega de toda a documentação no ato da inscrição, caso contrário o mesmo será automaticamente eliminado da seleção.

5. DA SELEÇÃO

5.1 A seleção será feita por meio da análise socioeconômica, e caso haja necessidade poderá ser realizada entrevista social ou visita domiciliar dos (as) candidatos (as).

5.2 Serão considerados os seguintes critérios:

 Estar regulamente matriculado e frequentando as atividades em sala de aula;

 Não constar em sua vida acadêmica medida disciplinar;  Não exercer atividade remunerada;

 Para o Apoio Estudantil não ter participado do Projeto Bolsa de Assistência ao Aluno (apoio estudantil) dos anos anteriores;

 Para o Auxílio Transporte participar no máximo de mais um Projeto e/ou Programa de Assistência do IFMA;

5.3 Pertencer à família com renda per capita de até um salário mínimo e meio, cuja comprovação se dará através da análise documental: ficha de inscrição; questionário socioeconômico; comprovante de renda; consumo de energia e comprovante de beneficiário dos programas sociais do governo federal.

5.4 O preenchimento das vagas será feito obedecendo rigorosamente à ordem crescente da renda per capita familiar;

(6)

5.5 Em caso de empate:

 Terão prioridade os candidatos que comprovarem maior distância de deslocamento (para o auxílio transporte);

 Maior número de dependentes na família;  Maior idade;

 Continuando o empate, terá prioridade o candidato que tiver melhor rendimento escolar.

6. DA AVALIAÇÃO DO PROGRAMA

6.1 Os estudantes contemplados pelos auxílios serão acompanhados no decorrer e ao final do período de vigência dos benefícios, pelo Núcleo de Assistência ao Educando.

6.2 Os estudantes selecionados receberão 6 cotas de auxílio, respeitando sua data de ingresso no projeto ( data da assinatura do termo de compromisso).

6.3 O auxílio concedido poderá ser cancelado em qualquer época, nas seguintes situações:

a) Por solicitação do próprio estudante;

b) Pelo não cumprimento das obrigações assumidas no termo de compromisso;

c) Por abandono ou trancamento de matrícula;

6.4 O Serviço Social será responsável por fazer avaliação do projeto; 6.5 Caso o Serviço Social constate o não cumprimento do disposto no

termo de compromisso, ou a não veracidade das informações prestadas durante a seleção, o estudante será desligado do Projeto e o benefício será cancelado. Este pode ser substituído pelo 1º excedente, de acordo com as necessidades da Instituição.

(7)

7.1 Os estudantes que forem contemplados com qualquer modalidade de bolsa de assistência estudantil deverão comprometer-se a:

a) Ter frequência igual ou superior a 75% das aulas em todas as disciplinas;

b) Informar ao Serviço Social qualquer alteração sobre a sua situação socioeconômica durante todo o período de recebimento do auxílio;

c) Atender todas as convocações e solicitações feitas pelo Serviço Social do IFMA Campus Bacabal.

7.2 O Auxílio será cancelado caso o estudante não cumpra os compromissos assumidos.

8. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS 8.1 Será eliminado o candidato que:

8.2 Não apresentar os documentos exigidos, conforme o item 4.1 8.3 Não estiver enquadrado nos critérios exigidos, conforme o item 5.2; 8.4 Na análise socioeconômica for verificada omissão de dados,

documentos falsos e/ou rasurados ou não veracidade nas informações prestadas.

8.5 Caso não haja o preenchimento do número de vagas por uma modalidade de auxílio, o Serviço Social analisará tal situação e emitirá parecer para apreciação da Direção Geral do Campus Bacabal, no sentido de remanejamento das vagas para outra modalidade, de acordo com a disponibilidade orçamentária.

8.6 A Diretoria Geral do Campus Bacabal, reserva-se ao direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas neste Edital, com base nas Resoluções nº 19/2006, 21/2011 e nº 22/2011 do Conselho Superior deste Instituto;

(8)

8.7 As disposições e instruções contidas nos avisos oficiais e normas complementares, divulgadas pelo Serviço Social, constituirão, a partir de então, parte integrante deste Edital.

Bacabal, 25 de abril de 2012.

Cleodenice M. Polvoa Diretora Geral

Ana Letícia C. A. Pereira Assistente Social

Tereza Talyta C. de Moura Assistente Social

(9)

Anexo I

ORIENTAÇÃO PARA EXECUÇÃO FINANCEIRA DAS BOLSAS DE ASSISTENCIA AO EDUCANDO

PROGRAMA Quantidade Duraçã

o Valor Mensal (R$) Apoio Estudantil 14 bolsistas 04 superior 10 médio

6 meses R$360,00 Aluno nível Superior

R$260,00 Aluno nível Médio

Auxílio Moradia

10 Benefícios 6 meses O valor do auxílio moradia será de até R$ 250,00. Auxílio

Transporte

100 Benefícios 6 meses O valor o auxilio transporte será de até 50%, de acordo com o percurso que é feito domicílio- IFMA.

(10)

Anexo II

LISTA DE DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSRIÇÃO a) Cópia da Carteira de Identidade;

b) Cópia do CPF;

c) Comprovante de renda familiar (último pagamento):

- Assalariado: cópia do contracheque ou da Carteira Profissional; - Aposentado ou pensionista: cópia do cartão e do extrato;

- Autônomo (comerciante, profissional liberal, etc.): declaração de renda como autônomo original;

-Trabalho informal (emprego doméstico sem carteira assinada, camelô, vendedor ambulante, “bicos” em geral): declaração de renda informal original. No caso de Declaração de Renda Informal ou Declaração de Renda como Autônomo, essa deverá ser original e conter o valor do salário do(s) responsável(s), ser assinada pelo declarante e por duas (2) testemunhas com endereço e identificação (Carteira de Identidade e CPF), tanto do declarante quanto das testemunhas, comprovando o ali declarado.

d) Cópia da (s) Certidão (ões) de Nascimento ou Carteira (s) de Identidade de outros dependentes da renda familiar;

e) Cópia da conta de energia elétrica mais recente;

f) Comprovante de aluguel ou prestação da casa própria (caso a família tenha uma dessas despesas com habitação);

g) Comprovante de Recebimento de Benefício Social do Governo Federal (Xerox do cartão e extrato do último pagamento).

(11)

Anexo III

Declaração de renda

Declaro para os devidos fins, que ___________________________________, RG nº___________________,CPF nº________________________residente na_________________________________bairro_______________________, cidade de__________________, telefone ________________, trabalha como _________________________________, tendo em média o valor de R$_______________mensais. Bacabal - MA, ___/___/2012. _______________________________ Declarante 1ª Testemunha Nome:__________________________________________________________ R.G_____________________________CPF ___________________________ Endereço:_______________________________________________________ Telefone:________________________________________________________ Assinatura:______________________________________________________ 2ª Testemunha Nome:__________________________________________________________ R.G _____________________CPF __________________________________ Endereço:_______________________________________________________ Telefone:________________________________________________________ Assinatura:______________________________________________________

(12)

Anexo IV

FICHA DE INSCRIÇÃO PARA O PROJETO APOIO ESTUDANTIL

1. Dados Pessoais

Nome:________________________________Data de Nasc.____/____/______ RG ___________________________CPF_____________________________ Endereço:______________________________________________ Nº_______ Bairro:_______________________ Cidade: ___________________UF______ Ponto de Referência:______________________________________________ Telefone:____________Celular:____________email_____________________ Estado Civil: _________________Filhos: ( )Sim ( ) Não Quantos:_________ Curso: ____________________ Módulo______ Turno ___________________ 2. Área Familiar

Você reside com: ( ) Família ( ) Parentes ( ) Amigos Quantas pessoas residem na casa onde você mora?___Quantas trabalham?__ Composição familiar (relacione seus dados e os das pessoas de sua família ou outras que residem em sua casa e que contribuam ou dependam da renda familiar, iniciando por você).

Nome Parentesco Profissão Renda Mensal

(R$)

Total de Renda Mensal Familiar R$

3. Residência

( ) Própria ( ) Alugada ( ) Cedida ( )Financiada Em caso de residência alugada ou financiada, qual o valor? R$ ____________

4. Área Profissional

4.1. Possui conhecimentos práticos na área de informática? ( ) Sim( ) Não Quais?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________

(13)

4.2. Que cursos você já fez? _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 5. Por que você deseja participar do Projeto?

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ 6. Qual turno você deseja exercer as atividades da bolsa?______________

Bacabal, ____/____/2012

________________________ _____________________________ Assinatura do Candidato Assinatura do Servidor Responsável

(14)

Anexo V

FICHA DE INSCRIÇÃO NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL - AUXÍLIO MORADIA

1- Dados Pessoais

Nome:________________________________Data de Nasc.____/____/______ RG ________________________________CPF________________________ Endereço:______________________________________________ Nº_______ Bairro:_______________________ Cidade: ___________________UF______ Ponto de Referência:______________________________________________ Telefone:____________Celular: ____________email_____________________ Estado Civil: _____________________ Filhos: ( )Sim ( ) Não Quantos:_____ Curso: ________________________ Módulo______ Turno _______________ Ano de ingresso no IFMA:_________Previsão de conclusão do curso:_______ 2 - Área Familiar

Você reside com: ( ) Família ( ) Parentes ( ) Amigos ( ) Outros

Quantas pessoas residem na casa onde você mora, incluindo você?_________ Quantas trabalham? ____________

3- Residência

( )Própria ( )Alugada ( )Cedida. Por quem?_____________________

Em caso de residência alugada, qual o valor do aluguel? R$ _______________ 4 -Situação econômica do aluno

Tem alguma fonte de renda? ( ) Sim ( ) Não

Em caso de resposta afirmativa, especificar:____________________________ Participa de algum programa de bolsa do IFMA ( ) Sim ( ) Não

Renda Mensal Familiar R$_____________

5 - Justifique a razão de querer participar deste auxílio:

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ Bacabal, ____/____/2012 _______________________ ______________________________ Assinatura do Candidato Assinatura do Servidor Responsável

(15)

Anexo VI

FICHA DE INSCRIÇÃO NO PROGRAMA AUXÍLIO TRANSPORTE 1- Dados Pessoais

Nome:________________________________Data de Nasc.____/____/______ RG ________________________________CPF________________________ Endereço:______________________________________________ Nº_______ Bairro:_______________________ Cidade: ___________________UF______ Ponto de Referência:______________________________________________ Telefone:____________Celular: ____________email_____________________ Estado Civil: _____________________ Filhos: ( )Sim ( ) Não Quantos:_____ Curso: ________________________ Módulo______ Turno _______________ Ano de ingresso no IFMA:_________Previsão de conclusão do curso:_______ 2-Situação econômica do aluno

Tem alguma fonte de renda?

( ) SIM ( ) NÃO. Em caso de resposta afirmativa, especificar:

_______________________________________________________________ Participa de algum programa de bolsa do IFMA? ( ) SIM ( ) NÃO

Reside com quem:________________________________________________ Informe a renda das pessoas que residem com você:

_______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ Renda Mensal Familiar R$: ___________________

3- Itinerário IDA

Residência /IFMA

TRANSPORTE UTILIZADO: __________________ TARIFA: R$ ___________ VOLTA

IFMA/Residência

TRANSPORTE UTILIZADO:____________________TARIFA: R$ __________ TOTAL GASTO POR DIA: R$ _______________________________________ TOTAL GASTO POR MÊS: R$_______________________________________ Bacabal, ____/____/2012

_________________________ ___________________________________ Assinatura do Candidato Assinatura do Servidor Responsável

(16)

Anexo VII

TERMO DE RESPONSABILIDADE- APOIO ESTUDANTIL

Declaro para os devidos não possuir vínculo empregatício e dispor de horários para trabalhos junto a esta Instituição.

Firmo a presente declaração assumindo a responsabilidade pelas informações contidas na mesma.

Bacabal ____/_____/2012

_________________________________________ Assinatura do Aluno

(17)

Anexo VIII

TERMO DE RESPONSABILIDADE - AUXÍLIO MORADIA

Declaro que pertenço a uma família nuclear residente fora da sede do município no qual está situado o IFMA/Campus Bacabal, afirmando ainda que utilizo este auxílio para cobrir despesas com aluguel.

Comprometo-me também mensalmente, entregar o recibo do pagamento de aluguel para comprovar que investi o valor recebido exclusivamente para suprir os gastos com moradia.

Assim, declaro serem exatas e verdadeiras as informações aqui prestadas, sob pena de apuração de responsabilidade.

Bacabal _____/_____/2012

____________________________________ Assinatura do Aluno

(18)

Anexo IX

TERMO DE RESPONSABILIDADE - AUXÍLIO TRANSPORTE

Declaro, sob minha responsabilidade, serem exatas e verdadeiras as informações por mim prestadas que utilizo este benefício para cobrir despesas com meu deslocamento para o Campus do IFMA, no qual estou regularmente matriculado.

Igualmente, declaro que ocorrendo mudanças no itinerário atualizarei este cadastro.

Assim, declaro serem exatas e verdadeiras as informações aqui prestadas, sob pena de apuração de responsabilidade.

Bacabal ____/____/2012

____________________________________ Assinatura do Aluno

Referências

Documentos relacionados

Por isso, é necessário reduzir o prejuízo causado pela inclusão das ordens emergenciais nas rotas comerciais, e a função objetivo prevê componentes para evitar atrasos nas

Depois de alguns acontecimentos no céu, como a entrega do galardão (1ª Coríntios 3.12-15) e do casamento de Cristo com Sua Igreja (Apocalipse l9.1-10), Jesus aparecerá, vencerá

Morri e Agora (Psicografia Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho – Espírito Antonio Carlos) Morte, Ou Vida em Outra Dimensão (Tânia M. Rochester) Na Hora do Testemunho (J.

Usando o predicado compressed/2, escreve um procedimento que lê um ficheiro de termos e cria um ficheiro que contém os termos do ficheiro original se estes não forem listas, ou

 Ao pressionar essas teclas, visualiza-se teclas, visualiza-se somente a parte somente a parte inteira de um inteira de um número, eliminando-se número, eliminando-se as

Kandungan Pro Forma ini tidak boleh diubah tanpa kelulusan Senat bagi perkara-perkara yang telah ditandakan*.. Pindaan kepada perkara lain boleh diluluskan di peringkat

Em vez disso podemos encontrar (e vamos ver em breve algumas) muitas afirmações de Trotsky contra o partido concebido como um “clube de debates”, paralisado e incapaz de

Tomaremos nosso café da manhã e seguiremos para o aeroporto de Johannesburg, com o traslado de cortesia do hotel, para embarcarmos no voo SAA das 10h30 com destino a São