• Nenhum resultado encontrado

ÍNDICE. Mensagem do Presidente do Conselho de Administração 3. Mensagem do Diretor Presidente 4. Convite 5. Procedimentos e prazos 6

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÍNDICE. Mensagem do Presidente do Conselho de Administração 3. Mensagem do Diretor Presidente 4. Convite 5. Procedimentos e prazos 6"

Copied!
57
0
0

Texto

(1)
(2)

ÍNDICE

Mensagem do Presidente do Conselho de Administração 3

Mensagem do Diretor Presidente 4

Convite 5

Procedimentos e prazos 6

Representação por meio de procurador 7

Matérias a serem deliberadas na AGE 8

1. aprovar a alteração do artigo 5º do Estatuto Social da Companhia, para alterar o capital social subscrito e integralizado e o número de ações emitidas, tendo em vista as deliberações do Conselho de Administração aprovadas em 23 de maio, 15 de agosto, 21 de novembro, todas do ano de 2012; 23 de janeiro, 18 de abril, 15 de maio, 19 de novembro, todas do ano de 2013; 20 de maio, 22 de agosto, 18 de novembro, todas do ano de 2014; e 19 de maio de 2015, referentes ao exercício de outorgas do Plano de Opção de Compra de Ações da Companhia, bem como as deliberações das Assembleias Gerais Ordinárias de 18 de abril de 2013 e 16 de abril de 2015, referentes à incorporação de 50% do saldo de Reserva de Lucros para Investimentos e Expansão, que resultaram no aumento do capital social da Companhia de R$ 706.550.305,72, por meio da emissão de 5.018.500 novas ações;

2. examinar, discutir e votar a proposta e os termos e condições do desdobramento da totalidade das ações ordinárias existentes de emissão da Companhia, passando cada 1 (uma) ação ordinária existente a corresponder a 5 (cinco) ações ordinárias. Desta forma, o capital social da Companhia passará a ser representado por 639.197.825 (seiscentas e trinta e nove milhões, cento e noventa e sete mil, oitocentas e vinte e cinco) ações ordinárias e sem valor nominal;

3. examinar, discutir e votar a proposta de Incentivo de Longo Prazo: Plano de Opção de Compra de Ações e Plano de Ações Restritas;

4. examinar, discutir e votar a proposta de modificações dos seguintes artigos, com o intuito de implementar melhorias propostas pela Administração no Estatuto Social da Companhia: (i) inclusão do parágrafo único ao Artigo 5º; (ii) alteração no caput do Artigo 6º; (iii) inclusão nos parágrafos 3º e 5º do Artigo 6º, bem como nos incisos IV do Artigo 12 e XIV do Artigo 20; (iv) exclusão no inciso (ii) do parágrafo 5º do Artigo 10; (v) inclusão no inciso XIX do Artigo 20; (vi) inclusão de novo inciso IX no Artigo 23 e remissão do antigo inciso IX para X; (vii) alteração nos parágrafos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º do Artigo 25; (viii) inclusão no parágrafo 2º do Artigo 25; e (ix) alteração no inciso (a) do parágrafo 4º no Artigo 26;

5. aprovar a consolidação do Estatuto Social da Companhia.

Anexos

I. Comunicado ao Mercado para Pedido Público de Procuração

II. Modelo de Procuração e Informações do Anexo 23 da Instrução CVM nº481/09 III. Edital de Convocação

IV. Plano de Incentivo de Longo Prazo - Anexo 13 à Instrução CVM nº481/09 V. Comparativo do Estatuto Social da Companhia com as alterações propostas

12 13 15 16 30

(3)

3

MENSAGEM DO PRESIDENTE DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Prezados Acionistas,

É com muito prazer que os convidamos a participar de nossa Assembleia Geral Extraordinária (“AGE”), convocada para o dia 03 de agosto de 2015, às 11h, na Sede da Companhia, localizada na Av. Joaquim Porto Villanova, 401, Jardim Carvalho, Porto Alegre/RS – Brasil.

Como é do conhecimento de todos, há 10 anos nos tornamos a primeira empresa de capital totalmente pulverizado do Brasil. Assim, desenvolvemos mecanismos inovadores para a organização dos atos societários, com objetivo de facilitar e motivar a participação de acionistas nas Assembleias da Companhia. Até hoje, nossas Assembleias dependem da participação ativa de nossos acionistas e por isso seu voto é muito importante, especialmente nesta AGE, onde precisaremos de quórum mínimo de 67% do capital social para a instalação em primeira convocação.

E para facilitar o entendimento das matérias a serem deliberadas, fomos os primeiros a adotar o procedimento de encaminhar previamente todos os esclarecimentos necessários aos acionistas, por meio deste Manual de Participação nos moldes dos “Proxy Statements” de empresas estrangeiras. Fomos também a primeira empresa no País, a utilizar o mecanismo de Pedido Público de Procuração.

Nesta AGE, conforme as informações e documentos a seguir, a Administração está propondo aos acionistas o desdobramento da totalidade de suas ações ordinárias, passando cada 1 (uma) ação ordinária existente a corresponder a 5 (cinco) ações ordinárias. O desdobramento terá como base a posição acionária na data da AGE em que o desdobramento for aprovado e visa aumentar a liquidez das ações da Companhia, assim como facilitar o acesso, por pequenos investidores e/ou investidores não profissionais, nas negociações envolvendo ações de emissão da Companhia em circulação no mercado.

Além dessa matéria, e tendo em vista o término do Plano de Opções de Compras de Ações, aprovado em maio de 2005, a Administração está levando, para apreciação dos Acionistas, proposta de Incentivo de Longo Prazo, composta por um novo Plano de Opção de Compra de Ações e por um Plano de Ações Restritas. A Lojas Renner, devido ao seu perfil de capital totalmente pulverizado, entende que o alinhamento de interesses entre acionistas e executivos é primordial para o funcionamento do modelo corporativo adotado e para isso conta com um Plano de Opção de Compra de Ações, que, desde maio de 2005 outorgou 7,88% do capital social da Companhia, para um grupo de cerca de 90 executivos. Essa é uma ferramenta de alinhamento e retenção que tem sido muito importante no processo de desenvolvimento de líderes e de apoio para o Plano de Sucessão de todos os principais executivos da Empresa, por isso contamos com o apoio dos acionistas para as devidas aprovações.

A Companhia também irá usar esta oportunidade para ratificar os aumentos do capital social realizados através de exercícios de opções de ações advindas do Plano de Opção de Compra de Ações e das incorporações de 50% do saldo de Reserva de Lucros para Investimentos e Expansão, com a alteração no Artigo 5º do Estatuto Social, bem como propor algumas melhorias no Estatuto Social visando a sua atualização e sua consolidação.

Sua participação nesta AGE é muito importante. Contamos com sua presença e ficamos à sua disposição, através da equipe de Relações com Investidores, para esclarecimentos que se façam necessários.

Atenciosamente,

Osvaldo Burgos Schirmer

(4)

MENSAGEM DO DIRETOR PRESIDENTE

Prezados Acionistas,

Este Manual antecipa esclarecimentos e orientações de voto sobre as deliberações a serem tomadas na AGE da Companhia. A data, local, matérias a serem deliberadas e todas as orientações e procedimentos de votos estão detalhadas neste Manual. Aqui, está também disponível um modelo de procuração para facilitar sua participação na AGE.

Para auxilia-los em suas análises e apreciação das matérias a serem debatidas, colocamos na forma de anexos a este Manual, os documentos referentes a cada matéria constante da ordem do dia. Estamos conciliando a prática pioneira da Companhia com as exigências da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) em relação à disponibilidade de informações nos termos da Instrução CVM nr. 481, de 17 de dezembro de 2009 (“Instrução 481”).

Para a instalação da AGE, em primeira convocação, será necessária a presença de, pelo menos, 67% do nosso capital social votante. A Companhia poderá ter conhecimento prévio da existência de um quorum suficiente para a instalação da AGE logo em primeira convocação com pelo menos 72 (setenta e duas) horas de antecedência ao início da Assembleia Geral. Caso o quorum legal não seja atingido, anunciaremos nova data para a realização da AGE em segunda convocação. Nessa ocasião, a AGE poderá ser instalada com a presença de, pelo menos, 1 (um) acionista.

Estamos envidando nossos melhores esforços para que a AGE se instale e se realize em primeira convocação e para tanto a sua participação é muito importante para a Companhia. Este Manual foi elaborado para que possamos esclarecer amplamente todo o teor do que será discutido na AGE, aprimorando nossos canais de comunicação. Se, ainda assim, surgirem dúvidas, disponibilizamos o e-mail ri_lojasrenner@lojasrenner.com.br para acesso a área de Relações com Investidores, que está à disposição para esclarecer qualquer dúvida em relação a assembleia.

Nesse sentido, é sempre importante frisar que aguardamos sua participação para podermos instalar a AGE em primeira convocação.

Atenciosamente,

José Galló Diretor Presidente

(5)

5

CONVITE

DATA: HORÁRIO: 03 de agosto de 2015 11h

LOCAL: Sede da Companhia

Av. Joaquim Porto Villanova, 401, Jardim Carvalho – CEP: 91410-400 Porto Alegre/ RS – Brasil

MATÉRIAS:

1. aprovar a alteração do artigo 5º do Estatuto Social da Companhia, para alterar o capital social subscrito e integralizado e o número de ações emitidas, tendo em vista as deliberações do Conselho de Administração aprovadas em 23 de maio, 15 de agosto, 21 de novembro, todas do ano de 2012; 23 de janeiro, 18 de abril, 15 de maio, 19 de novembro, todas do ano de 2013; 20 de maio, 22 de agosto, 18 de novembro, todas do ano de 2014; e 19 de maio de 2015, referentes ao exercício de outorgas do Plano de Opção de Compra de Ações da Companhia, bem como as deliberações das Assembleias Gerais Ordinárias de 18 de abril de 2013 e 16 de abril de 2015, referentes à incorporação de 50% do saldo de Reserva de Lucros para Investimentos e Expansão, que resultaram no aumento do capital social da Companhia de R$ 706.550.305,72, por meio da emissão de 5.018.500 novas ações;

2. examinar, discutir e votar a proposta e os termos e condições do desdobramento da totalidade das ações ordinárias existentes de emissão da Companhia, passando cada 1 (uma) ação ordinária existente a corresponder a 5 (cinco) ações ordinárias. Desta forma, o capital social da Companhia passará a ser representado por 639.197.825 (seiscentas e trinta e nove milhões, cento e noventa e sete mil, oitocentas e vinte e cinco) ações ordinárias e sem valor nominal;

3. examinar, discutir e votar a proposta de Incentivo de Longo Prazo: Plano de Opção de Compra de Ações e Plano de Ações Restritas;

4. examinar, discutir e votar a proposta de modificações dos seguintes artigos, com o intuito de implementar melhorias propostas pela Administração no Estatuto Social da Companhia: (i) inclusão do parágrafo único ao Artigo 5º; (ii) alteração no caput do Artigo 6º; (iii) inclusão nos parágrafos 3º e 5º do Artigo 6º, bem como nos incisos IV do Artigo 12 e XIV do Artigo 20; (iv) exclusão no inciso (ii) do parágrafo 5º do Artigo 10; (v) inclusão no inciso XIX do Artigo 20; (vi) inclusão de novo inciso IX no Artigo 23 e remissão do antigo inciso IX para X; (vii) alteração nos parágrafos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º do Artigo 25; (viii) inclusão no parágrafo 2º do Artigo 25; e (ix) alteração no inciso (a) do parágrafo 4º no Artigo 26;

(6)

PROCEDIMENTOS E PRAZOS

Como condição para participação na AGE, os acionistas deverão apresentar à Companhia os seguintes documentos:

a) comprovante expedido pela instituição escrituradora nos últimos 5 (cinco) dias; b) o instrumento de mandato com reconhecimento da firma do outorgante;

c) relativamente aos acionistas participantes da custódia fungível de ações nominativas, o extrato contendo a respectiva participação acionária, emitido pelo órgão competente;

d) cópia de documento de identificação com foto recente e validade nacional, em se tratando de pessoa física;

e) cópia dos estatutos sociais ou do contrato social atualizado e do ato que investe o representante de poderes bastantes, no caso de pessoa jurídica.

Com relação aos itens “(a)” e “(c)” acima, os documentos deverão ser requeridos aos órgãos competentes com antecedência de 3 (três) dias úteis antes da data de entrega pretendida, que deverá estar especificada no requerimento.

Para os fins do documento previsto no item “(d)” acima, a Companhia aceitará os seguintes documentos: (i) Carteira de Identidade de Registro Geral (RG) expedida por órgão autorizado; (ii) Carteira de Identidade de Registro de Estrangeiro (RNE) expedida por órgão autorizado; (iii) Passaporte válido expedido por órgão autorizado; (iv) Carteira de Órgão de Classe válida como identidade civil para os fins legais, expedida por órgão autorizado (OAB, CRM, CRC, CREA); (v) carteira nacional de habilitação com foto (CNH nova).

Para os fins dos documentos previstos no item “(e)” acima, especificamente em relação ao ato que investe o representante de poderes para votar em nome pessoa jurídica acionista, se o ato for uma reunião de conselho de administração, o acionista deverá providenciar antecipadamente o comprovante do arquivamento do ato no registro competente.

No caso de pessoas jurídicas com representantes que não sejam nomeados no próprio contrato social ou com algum procedimento de nomeação por ato em separado, é necessário que o acionista comprove a validade da nomeação providenciando comprovante do arquivamento do ato no registro competente.

No caso dos fundos de investimento, o representante deverá comprovar a sua qualidade de administrador do fundo ou de procurador devidamente nomeado por este, na forma da legislação que lhe for aplicável.

No caso dos fundos de investimento e das pessoas jurídicas estrangeiras, a documentação que Comprova os poderes de representação deverão passar por processo de notarização e consularização, não sendo necessária a tradução juramentada se a língua de origem do documento for o português, o inglês ou o espanhol. Documentos redigidos em outras línguas só serão aceitos mediante apresentação de tradução juramentada para uma dessas 3 (três) línguas mencionadas.

Os originais ou cópias dos documentos acima citados deverão ser entregues na sede da Companhia até o início da AGE, agendada para às 11h do dia 03 de agosto de 2015. Para facilitar sua participação, a Companhia receberá cópia simples dos documentos acima referidos até 72 (setenta e duas) horas antes do início da AGE, por fax, e-mail ou correspondência para os seguintes endereços:

Fax: +55 51 2121 7121

A/C Laurence Gomes ou Diva Freire e-mail: ri_lojasrenner@lojasrenner.com.br; ou diva.freire@lojasrenner.com.br

Endereço:

Av. Joaquim Porto Villanova, 401, 7º andar Jardim Carvalho, Porto Alegre – RS Cep. 91410-400

A/C Laurence Gomes ou Diva Freire

A apresentação antecipada de cópia simples não exclui o dever de apresentação de vias originais, exceto se a apresentação antecipada dos documentos for de cópias autenticadas por notário competente. No caso de apresentação de cópias autenticadas, a Companhia colocará as vias autenticadas entregues à disposição dos acionistas no dia seguinte à realização da AGE, mediante pedido por escrito entregue na sede da Companhia na data da AGE. Documentos que não forem retirados pelos acionistas serão destruídos pela administração da Companhia no prazo de 72 horas após a AGE.

Qualquer dúvida, favor contatar:

Paula Picinini – Gerente de Relações com Investidores - telefone: +55 51 2121-7044, paula.picinini@lojasrenner.com.br ou

(7)

7

REPRESENTAÇÃO POR PROCURAÇÃO

Caso prefiram indicar um representante legal para voto por procuração, os documentos que confirmam a representação também deverão ser entregues na sede da Companhia dentro dos prazos e na forma descrita acima.

Conforme anunciado no Comunicado de Pedido Público de Procuração, a Administração, visando viabilizar o quorum de instalação mínimo para que a AGE ocorra em primeira chamada, solicita que os acionistas que não possam estar presentes na AGE ou não possam ser representados por procurador indicado a seu exclusivo critério, que se utilizem dos procuradores abaixo indicados, que a Companhia está colocando à disposição dos acionistas.

Caso optem por participar da AGE por meio de procuradores indicados pela Companhia na forma da Instrução nr. 481, de 17 de dezembro de 2009, editada pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”), os acionistas poderão indicar, conforme os votos a serem proferidos, um dos advogados indicados pela Companhia, cujos dados seguem abaixo:

No caso de voto A Favor:

MARIA MEDEIROS BOFILL, brasileira, casada, advogada, portadora da cédula de identidade n. 1025690544, inscrita no CPF/MF sob n. 962461030-49 e na OAB/RS sob n. 63.932, com endereço profissional na cidade Porto Alegre, RS, Av. Carlos Gomes, 222, 5º andar, Bairro Boa Vista, CEP 90480-000.

No caso de voto Contra:

GABRIELA VITIELLO WINK, brasileira, solteira, advogada, portadora da cédula de identidade n. 5058550831, inscrita no CPF/MF sob n. 944415100-04 e na OAB/RS sob n. 54.018, com endereço profissional na cidade Porto Alegre, RS, Av. Carlos Gomes, 222, 5º andar, Bairro Boa Vista, CEP 90480-000.

No caso de Abstenção:

DANIELE RUSSI CAMPOS, brasileira, solteira, advogada, portadora da cédula de identidade n. 8037894469, inscrita no CPF/MF sob n. 632.760.970-87 e na OAB/RS sob n. 36.559, com endereço profissional na cidade Porto Alegre, RS, Av. Carlos Gomes, 222, 5º andar, Bairro Boa Vista, CEP 90480-000.

O Modelo de Procuração é fornecido pela Administração da Companhia, na forma do artigo 23 e respectivo Anexo 23 da Instrução 481, conforme minuta constante do Pedido Público de Procuração incluído neste Manual. Nesse documento, serão encontrados todas as informações legais requeridas por lei e regulamento específico, necessárias à outorga do instrumento solicitado.

(8)

PROPOSTA DA ADMINISTRAÇÃO

MATÉRIAS A SEREM DELIBERADAS NA AGE

A Administração da Companhia está propondo que os acionistas se reúnam em Assembleia Geral Extraordinária para:

1. APROVAR A ALTERAÇÃO DO ARTIGO 5º DO ESTATUTO SOCIAL DA COMPANHIA, PARA ALTERAR O CAPITAL SOCIAL SUBSCRITO E INTEGRALIZADO E O NÚMERO DE AÇÕES EMITIDAS, TENDO EM VISTA AS DELIBERAÇÕES DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO APROVADAS EM 23 DE MAIO, 15 DE AGOSTO, 21 DE NOVEMBRO, TODAS DO ANO DE 2012; 23 DE JANEIRO, 18 DE ABRIL, 15 DE MAIO, 19 DE NOVEMBRO, TODAS DO ANO DE 2013; 20 DE MAIO, 22 DE AGOSTO, 18 DE NOVEMBRO, TODAS DO ANO DE 2014; E 19 DE MAIO DE 2015, REFERENTES AO EXERCÍCIO DE OUTORGAS DO PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DA COMPANHIA, BEM COMO AS DELIBERAÇÕES DAS ASSEMBLEIAS GERAIS ORDINÁRIAS DE 18 DE ABRIL DE 2013 E 16 DE ABRIL DE 2015, REFERENTES À INCORPORAÇÃO DE 50% DO SALDO DE RESERVA DE LUCROS PARA INVESTIMENTOS E EXPANSÃO, QUE RESULTARAM NO AUMENTO DO CAPITAL SOCIAL DA COMPANHIA DE R$ 706.550.305,72, POR MEIO DA EMISSÃO DE 5.018.500 NOVAS AÇÕES:

Justificativa: A Companhia precisa atualizar o artigo 5º do seu Estatuto Social, com a alteração do valor do capital social subcrito e integralizado, bem como o número de ações emitidas, tendo em vista as deliberações do Conselho de Administração nas reuniões de 23 de maio, 15 de agosto, 21 de novembro, todas do ano de 2012; 23 de janeiro, 18 de abril, 15 de maio, 19 de novembro, todas do ano de 2013; 20 de maio, 22 de agosto, 18 de novembro, todas do ano de 2014; e 19 de maio de 2015, referentes ao exercício de outorgas do Plano de Opção de Compra de Ações da Companhia, bem como as deliberações das Assembleias Gerais Ordinárias de 18 de abril de 2013 e 16 de abril de 2015, referentes à incorporação de 50% do saldo de Reserva de Lucros para Investimentos e Expansão. Todas essas deliberações elevaram o capital social em R$ 706.550.305,72, por meio da emissão de 5.018.500 novas ações. As ações foram emitidas com a exclusão do direito de preferência, nos termos do parágrafo 3º do Art. 171 da Lei nº 6.404/76, e de acordo com o parágrafo 3º do Art. 6º do Estatuto Social da Companhia.

Assim, o Artigo 5º do Estatuto Social da Lojas Renner S.A. passará a ter a seguinte redação: “O capital social totalmente subscrito e integralizado da Companhia é de R$ 1.128.233.488,22 (hum bilhão, cento e vinte e oito milhões, duzentos e trinta e três mil, quatrocentos e oitenta e oito reais e vinte e dois centavos), divididos em 127.839.565 (cento e vinte e sete milhões, oitocentas e trinta e nove mil e quinhentas e sessenta e cinco) ações ordinárias, todas nominativas, escriturais e sem valor nominal.”

2. EXAMINAR, DISCUTIR E VOTAR A PROPOSTA E OS TERMOS E CONDIÇÕES DO DESDOBRAMENTO DA TOTALIDADE DAS AÇÕES ORDINÁRIAS EXISTENTES DE EMISSÃO DA COMPANHIA, PASSANDO CADA 1 (UMA) AÇÃO ORDINÁRIA EXISTENTE A CORRESPONDER A 5 (CINCO) AÇÕES ORDINÁRIAS. DESTA FORMA, O CAPITAL SOCIAL DA COMPANHIA PASSARÁ A SER REPRESENTADO POR 639.197.825 (SEISCENTAS E TRINTA E NOVE MILHÕES, CENTO E NOVENTA E SETE MIL, OITOCENTAS E VINTE E CINCO) AÇÕES ORDINÁRIAS E SEM VALOR NOMINAL:

Justificativa: No dia 18 de junho de 2015, a Companhia, através de seu Diretor de Relações com Investidores, comunicou aos acionistas, através de um Fato relevante, que o Conselho de Administração, em reunião no dia 18 de junho de 2015, deliberou sobre desdobramento das ações da Companhia.

Conforme a proposta, com a implementação do desdobramento de ações pretendido, cada 1 (uma) ação ordinária de emissão da Companhia passará a corresponder a 5 (cinco) ações ordinárias, sem a diluição da participação dos Acionistas no capital social da Companhia. Assim, após a aprovação do desdobramento, para cada 1 (uma) ação ordinária detida, o acionista receberá 4 (quatro) ações adicionais (400%).

Desta forma, o capital social da Companhia passará a ser representado por 639.197.825 (seiscentas e trinta e nove milhões, cento e noventa e sete mil, oitocentas e vinte e cinco) ações ordinárias e sem valor nominal. O capital social subscrito e integralizado da Companhia permanecerá R$ 1.128.233.488,22 (hum bilhão, cento e vinte e oito milhões, duzentos e trinta e três mil, quatrocentos e oitenta e oito reais e vinte e dois centavos). O capital autorizado da Companhia passará a ser de até 1.125.000.000 (hum bilhão, cento e vinte e cinco milhões) ações ordinárias.

Após a aprovação do desdobramento de ações proposto, todas as ações componentes do capital social da Companhia continuarão a participar em igualdade de condições a todos os benefícios, inclusive a dividendos e eventuais remunerações de capital que vierem ser aprovados pela Companhia.

O desdobramento terá como base a posição acionária na data da AGE em que o desdobramento for aprovado e visa aumentar a liquidez das ações da Companhia, assim como facilitar o acesso, por pequenos investidores e/ou investidores não profissionais, nas negociações envolvendo ações de emissão da Companhia em circulação no mercado. O crédito das ações desdobradas será realizado automaticamente pela instituição depositária, o Banco Itaú S.A., na conta dos acionistas no dia 07 de agosto de 2015.

Após o desdobramentode das ações, o Artigo 5º do Estatuto Social da Lojas Renner S.A. passará a ter a seguinte redação: “O capital social totalmente subscrito e integralizado da Companhia é de R$ 1.128.233.488,22 (hum bilhão, cento e vinte e oito milhões, duzentos e trinta e três mil, quatrocentos e oitenta e oito reais e vinte e dois centavos), divididos em 639.197.825 (seiscentas e trinta e nove milhões, cento e noventa e sete mil e oitocentas e vinte e cinco) ações ordinárias, todas nominativas, escriturais e sem valor nominal.”, e o caput do Artigo 6º passará a ter a seguinte redação: “A Companhia fica autorizada a aumentar o seu capital social até o limite de 1.125.000.000 (hum bilhão, cento e vinte e cinco milhões) de ações ordinárias.”

(9)

9 3. EXAMINAR, DISCUTIR E VOTAR A PROPOSTA DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO: PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES E

PLANO DE AÇÕES RESTRITAS:

Justificativa: Tendo em vista o término do Plano de Opções de Compras de Ações da Companhia, aprovado na Assembleia Geral Extraordinária de 25 de maio de 2005, com prazo de 10 anos, onde a Companhia poderia outorgar até 9% das ações em circulação, a Companhia está levando, para apreciação dos Acionistas, uma nova proposta de Incentivo de Longo Prazo, composta por um Plano de Opção de Compra de Ações e por um Plano de Ações Restritas. Tal composição esta alinhada com as praticas atuais de mercado, no que se refere ao incentivo de longo prazo. A parcela relativa ao Plano de Opção de Compra tem o objetivo de alinhar o interesse dos acionistas e dos executivos, já as ações restritas tem o objetivo de atração e retenção. Entendemos que os dois Planos são complementares aos interesses dos acionistas e executivos, proporcionando práticas alinhadas as práticas de mercado.

Ao longo do Plano anterior, cerca de 90 colaboradores foram beneficiados, entre Administradores e Executivos, com a outorga de 10.042.250 ações, correspondendo a 7,88% do atual capital social.

No novo Plano de Opção de Compra de Ações estão sendo propostas a outorga de até 3,0% das ações da Companhia e no Plano de Ações Restritas de até 1,0% das ações da Companhia. O Plano de Incentivo de Longo Prazo ora proposto tem um prazo de 5 anos, a contar da data da Assembleia que o aprovar.

A Companhia entende que essa é uma ferramenta de alinhamento e retenção que tem sido muito importante no processo de desenvolvimento de líderes e de apoio para o Plano de Sucessão de todos os principais executivos da Empresa.

Para uma melhor análise da proposta de Incentivo de Longo Prazo da Companhia, está em anexo a este Manual, como Anexo IV, as informações do Anexo 13 da Instrução CVM nº 481/09, bem como o Plano de Opção de Compra de Ações e o Plano de Ações Restritas.

4. EXAMINAR, DISCUTIR E VOTAR A PROPOSTA DE MODIFICAÇÕES DOS SEGUINTES ARTIGOS, COM O INTUITO DE IMPLEMENTAR MELHORIAS PROPOSTAS PELA ADMINISTRAÇÃO NO ESTATUTO SOCIAL DA COMPANHIA:

Justificativas: A Companhia está propondo algumas melhorias no Estatuto Social visando a sua atualização, como:

(i) inclusão do parágrafo único ao Artigo 5º: Esta alteração tem a finalidade de Incluir um valor de capital social para as filiais, para uma melhor gestão dos processos de aberturas dessas filiais.

Após aprovação, o Parágrafo Único do Artigo 5º do Estatuto Social passará a ter a seguinte redação: “É destinado a cada uma das filiais, tanto lojas como centros de distribuição (depósitos), o capital de R$ 1.000,00 (hum mil reais).”

(ii) alteração no caput do Artigo 6º: Este subitem já foi deliberado no item 2 acima, devido desdobramento das ações, e só faz sentido a alteração se o referido desdobramento for aprovado.

(iii) inclusão nos parágrafos 3º e 5º do Artigo 6º, bem como nos incisos IV do Artigo 12 e XIV do Artigo 20: Esta alteração tem a finalidade de incluir ações restritas para contemplar o novo plano de incentivo de longo prazo da Companhia, que está sendo proposto no item 3 acima.

Após aprovação, o Parágrafo 3º do Artigo 6º do Estatuto Social passará a ter a seguinte redação: “Dentro do limite do capital autorizado e de acordo com os planos aprovados pela Assembleia Geral, o Conselho de Administração poderá outorgar opção de compra, ações restritas ou subscrição de ações aos Administradores, Executivos, Empregados e Prestadores de Serviços da Companhia, assim como aos Administradores, Executivos, Empregados e Prestadores de Serviços de outras sociedades que sejam controladas direta ou indiretamente pela Companhia, sem direito de preferência para os acionistas.”

Após aprovação, o Parágrafo 5º do Artigo 6º do Estatuto Social passará a ter a seguinte redação: “Todo acionista ou Grupo de Acionista é obrigado a divulgar, mediante comunicação à Companhia, a aquisição de ações de sua emissão, que somadas às ações já possuídas, superem 5% (cinco por cento) do capital da Companhia, assim como, após atingido tal percentual, a aquisição de ações que, somadas às ações já possuídas, correspondam à aquisição de mais 1% (um por cento) do capital da Companhia ou múltiplos de tal percentual. Igual dever terão os titulares das debêntures conversíveis em ações, bônus de subscrição, ações restritas e opção de compra de ações que assegurem a seus titulares a aquisição de ações nas quantidades previstas neste artigo. A infração ao disposto neste artigo ensejará ao(s) infrator(es), a aplicação do Artigo 120 da Lei nº 6.404/76.” Após aprovação, o Inciso IV do Artigo 12 do Estatuto Social passará a ter a seguinte redação: “aprovar planos de outorga de opção de compra, ações restritas ou subscrição de ações aos Administradores, Executivos, Empregados e Prestadores de Serviços da Companhia, assim como aos Administradores, Executivos, Empregados e Prestadores de Serviços de outras sociedades que sejam controladas direta ou indiretamente pela Companhia;”

Após aprovação, o Inciso XIV do Artigo 20 do Estatuto Social passará a ter a seguinte redação: “outorgar opção de compra, ações restritas ou subscrição de ações aos Administradores, Executivos, Empregados e Prestadores de Serviços da Companhia, assim como aos Administradores, Executivos, Empregados e Prestadores de Serviços de outras sociedades que sejam controladas direta ou indiretamente pela Companhia, sem direito de preferência para os acionistas nos termos dos planos aprovados em Assembleia Geral, após considerar o parecer do comitê que trata da remuneração dos Administradores;”

(10)

(iv) exclusão no inciso (ii) do parágrafo 5º do Artigo 10: Exclusão da obrigação do instrumento de mandato ter reconhecimento da firma do outorgante. Esta alteração terá o efeito de facilitar a participação na assembleia de acionistas, refletindo as orientações mais recentes da Comissão de Valores Mobiliários.

(v) inclusão no inciso XIX do Artigo 20: Esta alteração servirá para ajustar a alteração na Cláusula 23 abaixo.

Após aprovação, o Inciso XIX do Artigo 20 do Estatuto Social passará a ter a seguinte redação: “autorizar a Companhia a prestar garantias a obrigações de terceiros, salvo no caso disposto na Cláusula 23, item IX, deste Estatuto;”

(vi) inclusão de novo inciso IX no Artigo 23 e remissão do antigo inciso IX para X: Esta alteração permite que a Diretoria possa prestar garantia em nome da Companhia nos Contratos de Locação Residencial firmado por colaboradores em razão das transferências entre unidades. A Companhia julga que este tipo de garantia é indispensável para a gestão de colaboradores e de sua transferência entre unidades.

Após aprovação, o Inciso IX do Artigo 23 do Estatuto Social passará a ter a seguinte redação: “prestar garantia em Contrato de Locação Residencial firmado por Executivos e Empregados da Companhia e de outras sociedades que sejam controladas direta ou indiretamente pela Companhia; e”

Após a aprovação do item acima, o antigo Inciso IX passará para Inciso X.

(vii) alteração nos parágrafos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º do Artigo 25: Estas alterações, nos parágrafos 1º ao 6º, esclarecerão as competências de cada diretoria, facilitando a gestão da Companhia.

Após aprovação, os Parágrafos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º do Artigo 25 do Estatuto Social passarão a ter a seguinte redação:

“Parágrafo 1º - Compete ao Diretor Administrativo e Financeiro, de forma geral, gerir e administrar a área administrativa, estabelecendo políticas específicas para a área, e em especial, gerir as atividades financeiras da Companhia e de suas controladas, bem como consolidar e acompanhar o orçamento da Companhia;

Parágrafo 2º - Compete ao Diretor de Recursos Humanos, gerir e administrar as áreas de recursos humanos e de sustentabilidade, estabelecendo políticas específicas para as áreas;

Parágrafo 3º - Compete ao Diretor de Compras, de forma geral, gerir e administrar a área de compras, estabelecendo políticas específicas para a área, e em especial, firmar contratos de compras de mercadorias, estipulando preços, prazos e condições, bem como sua distribuição e remanejamento entre as diversas lojas da Companhia;

Parágrafo 4º - Compete ao Diretor de Operações, de forma geral, gerir e administrar a área de operações, estabelecendo políticas específicas para a área, e em especial, administrar a área de logística e centros de distribuição, coordenar e administrar as atividades operacionais das lojas e manutenção dos processos operacionais da Companhia;

Parágrafo 5º - Compete ao Diretor de Tecnologia da Informação e Gestão, gerir e administrar a área de tecnologia da informação e gestão, estabelecendo políticas específicas para a área, responsabilizando-se pela definição de estratégia, desenvolvimento e implementação de sistemas e soluções em consonância com as necessidades do negócio da Companhia, gestão das redes de comunicação de dados, voz e imagem, além da automação dos processos da Companhia;

Parágrafo 6º - Compete ao Diretor de Relações com Investidores, gerir e administrar a área de relações com investidores, estabelecendo políticas específicas para a área, prestando informações ao público investidor, à Comissão de Valores Mobiliários e às Bolsas de Valores e mercados de balcão organizado em que a Companhia estiver registrada e mantendo atualizado o registro de companhia aberta da Companhia, cumprindo toda a legislação e regulamentação aplicável às companhias abertas.”

(viii) inclusão no parágrafo 2º do Artigo 25: Esta alteração Incluirá a área de sustentabilidade na competência do Diretor de Recursos Humanos e já consta no item acima.

(ix) alteração no inciso (a) do parágrafo 4º no Artigo 26: Esta alteração facilitará a assinatura de procurações, ao eliminar a exigência de que uma das assinaturas seja do Diretor Presidente, para facilitar a gestão do volume de procurações emitidas e da urgência em determinadas situações.

Após aprovação, o Inciso (a) do parágrafo 4º no Artigo 26 do Estatuto Social passará a ter a seguinte redação: “todas as procurações serão outorgadas por 2 (dois) membros da Diretoria;”

Para uma melhor análise do Estatuto Social da Companhia, está em anexo a este Manual, como Anexo X, um comparativo do Estatuto Social da Companhia antes da AGE, após a AGE e as justificativas da Companhia para as alterações propostas.

5. APROVAR A CONSOLIDAÇÃO DO ESTATUTO SOCIAL DA COMPANHIA:

Após a deliberação na AGE, por parte dos acionistas, dos itens 1,2, e 4 acima, a Companhia recomenda a consolidação do Estatuto Social.

(11)

11

(12)

ANEXO I

COMUNICADO AO MERCADO PARA PEDIDO PÚBLICO DE PROCURAÇÃO

LOJAS RENNER S.A.

CNPJ/MF nº 92.754.738/0001-62 NIRE 43300004848

Companhia Aberta de Capital Autorizado

COMUNICADO AO MERCADO PEDIDO PÚBLICO DE PROCURAÇÃO

Lojas Renner S.A. (“Companhia”), com apoio no artigo 27 da Instrução nº 481, de 17 de dezembro de 2009, editada pela Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) vem comunicar ao mercado que a administração da Companhia, por ocasião do envio de seu Manual de Participação em Assembleia contendo instruções de participação na próxima Assembleia Geral Extraordinária da Companhia (“AGE”), aproveitará o ensejo para fazer um Pedido Público de Procuração na forma dos normativos citados. Considerando-se os riscos de não instalação da AGE em primeira convocação, podendo representar custos adicionais para uma segunda convocação, a administração da Companhia resolveu, para atenuar esse risco, investir no mencionado pedido público de procuração para garantir ampla participação de seu quadro acionário na AGE.

A administração da Companhia deverá solicitar procurações para que os acionistas assegurem participação na AGE, podendo, caso queiram, votar favoravelmente, desfavoravelmente ou se abster em relação às matérias que deverão constar na ordem do dia a ser publicada oportunamente por meio de Edital de Convocação.

Do Edital de Convocação de AGE, deverão constar as seguintes matérias:

 aprovar a alteração do artigo 5º do Estatuto Social da Companhia, para alterar o capital social subscrito e integralizado e o número de ações emitidas, tendo em vista as deliberações do Conselho de Administração aprovadas em 23 de maio, 15 de agosto, 21 de novembro, todas do ano de 2012; 23 de janeiro, 18 de abril, 15 de maio, 19 de novembro, todas do ano de 2013; 20 de maio, 22 de agosto, 18 de novembro, todas do ano de 2014; e 19 de maio de 2015, referentes ao exercício de outorgas do Plano de Opção de Compra de Ações da Companhia, bem como as deliberações das Assembleias Gerais Ordinárias de 18 de abril de 2013 e 16 de abril de 2015, referentes à incorporação de 50% do saldo de Reserva de Lucros para Investimentos e Expansão, que resultaram no aumento do capital social da Companhia de R$ 706.550.305,72, por meio da emissão de 5.018.500 novas ações;

 examinar, discutir e votar a proposta e os termos e condições do desdobramento da totalidade das ações ordinárias existentes de emissão da Companhia, passando cada 1 (uma) ação ordinária existente a corresponder a 5 (cinco) ações ordinárias. Desta forma, o capital social da Companhia passará a ser representado por 639.197.825 (seiscentas e trinta e nove milhões, cento e noventa e sete mil, oitocentas e vinte e cinco) ações ordinárias e sem valor nominal;

 examinar, discutir e votar a proposta de Incentivo de Longo Prazo: Plano de Opção de Compra de Ações e Plano de Ações Restritas;

 examinar, discutir e votar a proposta de modificações dos seguintes artigos, com o intuito de implementar melhorias propostas pela Administração no Estatuto Social da Companhia: (i) inclusão do parágrafo único ao Artigo 5º; (ii) alteração no caput do Artigo 6º; (iii) inclusão nos parágrafos 3º e 5º do Artigo 6º, bem como nos incisos IV do Artigo 12 e XIV do Artigo 20; (iv) exclusão no inciso (ii) do parágrafo 5º do Artigo 10; (v) inclusão no inciso XIX do Artigo 20; (vi) inclusão de novo inciso IX no Artigo 23 e remissão do antigo inciso IX para X; (vii) alteração nos parágrafos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º do Artigo 25; (viii) inclusão no parágrafo 2º do Artigo 25; e (ix) alteração no inciso (a) do parágrafo 4º no Artigo 26;

 aprovar a consolidação do Estatuto Social da Companhia.

Porto Alegre, RS, 18 de junho de 2015.

Laurence Beltrão Gomes Diretor de Relações com Investidores

Este comunicado foi enviado ao mercado através do Sistema IPE no dia 18 de junho de 2015, conforme protocolo nº 008133IPE030820150104217311-26.

(13)

13

ANEXO II

MODELO DE PROCURAÇÃO

E INFORMAÇÕES DO ANEXO 23 DA INSTRUÇÃO CVM nº 481/09

MODELO DE PROCURAÇÃO

PROCURAÇÃO

[ACIONISTA], [QUALIFICAÇÃO] ("Outorgante"), nomeia e constitui como seu procurador o Sr. [NOME], [NACIONALIDADE], [ESTADO CIVIL], [PROFISSÃO], com Carteira de Identidade RG n° [•], inscrito no CPF/MF sob o n° [•], residente e domiciliado na cidade de [•], estado de [•], na Rua [•], [NÚMERO], para representar a Outorgante, na qualidade de acionista da Lojas Renner S.A., ("Companhia"), na Assembleia Geral Extraordinária da Companhia, a ser realizada em primeira convocação no dia 03 de agosto de 2015, às 11h, na sede social da Companhia localizada na Avenida Joaquim Porto Villanova, n° 401, Jardim Carvalho, cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, podendo examinar, discutir e votar em nome da Outorgante, em conformidade com as orientações estabelecidas abaixo, acerca das seguintes matérias constantes da Ordem do Dia:

1) aprovar a alteração do artigo 5º do Estatuto Social da Companhia, para alterar o capital social subscrito e integralizado e o número de ações emitidas, tendo em vista as deliberações do Conselho de Administração aprovadas em 23 de maio, 15 de agosto, 21 de novembro, todas do ano de 2012; 23 de janeiro, 18 de abril, 15 de maio, 19 de novembro, todas do ano de 2013; 20 de maio, 22 de agosto, 18 de novembro, todas do ano de 2014; e 19 de maio de 2015, referentes ao exercício de outorgas do Plano de Opção de Compra de Ações da Companhia, bem como as deliberações das Assembleias Gerais Ordinárias de 18 de abril de 2013 e 16 de abril de 2015, referentes à incorporação de 50% do saldo de Reserva de Lucros para Investimentos e Expansão, que resultaram no aumento do capital social da Companhia de R$ 706.550.305,72, por meio da emissão de 5.018.500 novas ações;

A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( )

2) examinar, discutir e votar a proposta e os termos e condições do desdobramento da totalidade das ações ordinárias existentes de emissão da Companhia, passando cada 1 (uma) ação ordinária existente a corresponder a 5 (cinco) ações ordinárias. Desta forma, o capital social da Companhia passará a ser representado por 639.197.825 (seiscentas e trinta e nove milhões, cento e noventa e sete mil, oitocentas e vinte e cinco) ações ordinárias e sem valor nominal;

A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( )

3) examinar, discutir e votar a proposta de Incentivo de Longo Prazo: Plano de Opção de Compra de Ações e Plano de Ações Restritas;

A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( )

4) examinar, discutir e votar a proposta de modificações dos seguintes artigos, com o intuito de implementar melhorias propostas pela Administração no Estatuto Social da Companhia:

(i) inclusão do parágrafo único ao Artigo 5º;

A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( ) (ii) alteração no caput do Artigo 6º;

A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( )

(iii) inclusão nos parágrafos 3º e 5º do Artigo 6º, bem como nos incisos IV do Artigo 12 e XIV do Artigo 20; A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( )

(iv) exclusão no inciso (ii) do parágrafo 5º do Artigo 10; A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( ) (v) inclusão no inciso XIX do Artigo 20;

A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( )

(vi) inclusão de novo inciso IX no Artigo 23 e remissão do antigo inciso IX para X; A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( )

(vii) alteração nos parágrafos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º do Artigo 25; A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( ) (viii) inclusão no parágrafo 2º do Artigo 25;

A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( ) (ix) alteração no inciso (a) do parágrafo 4º no Artigo 26; A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( ) 5) aprovar a consolidação do Estatuto Social da Companhia A favor ( ) Contra ( ) Abstenção ( )

[Cidade], [dia] de [mês] de [2015] _____________________________

Outorgante Por: (assinatura autenticada)

Cargo:

SUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.

SUA PRESENÇA GARANTIRÁ QUE A ASSEMBLEIA SEJA REALIZADA EM UMA ÚNICA CHAMADA, EVITANDO CUSTOS À COMPANHIA PARA REALIZAÇÃO DE UMA SEGUNDA CHAMADA, CASO O

(14)

DECLARAÇÃO DO “ANEXO 23” Nome da Companhia: Lojas Renner S.A., LREN3

Matérias para as quais a procuração é solicitada:

As matérias constantes da ordem do dia da AGE, conforme Edital de Convocação de 03 de julho de 2015.

Responsável pela solicitação:

Lojas Renner S.A., através do seu Diretor de Relações com Investidores, Sr. Laurence Beltrão Gomes, brasileiro, casado, economista, portador da carteira de identidade n°7009861084 SSP-RS, inscrito no CPF sob n° 585.750.140-72, residente e domiciliado na Cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, com escritório na Av. Joaquim Porto Villanova, 401, Jardim Carvalho, Cep. 91410-400, na Cidade de Porto Alegre, Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Interesse na solicitação:

A Administração da Companhia tem o interesse exclusivo neste processo de solicitação de procuração com o fim único de prover o quórum necessário para a instalação da AGE em primeira chamada. A Administração da Companhia não tem nenhum interesse específico ou especial na aprovação das matérias objeto do processo de solicitação ora realizado, mas meramente o interesse no fomento da participação dos acionistas.

Custo do processo:

O custo deste processo envolve essencialmente os custos que a Companhia terá com a divulgação do Comunicado, com a elaboração e distribuição do Manual. Os custos deste processo serão inferiores ao custo da mobilização de uma segunda chamada.

Endereço para envio das procurações: Av. Joaquim Porto Villanova, 401, 7º andar, Jardim Carvalho, Porto Alegre, RS,

Cep. 91410- 400. FAX: +55 51 2121 7121

A/C: Laurence Gomes ou Diva Freire

e-mail: ri_lojasrenner@lojasrenner.com.br; diva.freire@lojasrenner.com.br

Nota sobre o Modelo:

Notem que o modelo de procuração proposto pela Companhia deverá ser adequado ao voto que o acionista pretende proferir. Portanto,

Caso deseje votar a favor de uma ou mais matérias constantes da ordem do dia, o acionista deverá nomear como seu procurador, em relação a tais matérias, a Sra. MARIA MEDEIROS BOFILL, brasileira, casada, advogada, portadora da cédula de identidade n. 1025690544, inscrita no CPF/MF sob n. 962461030-49 e na OAB/RS sob n. 63.932, com endereço profissional na cidade Porto Alegre, RS, Av. Carlos Gomes, 222, 5º andar, Bairro Boa Vista, CEP 90480-000.

Caso deseje votar contra uma ou mais matérias constantes da ordem do dia, o acionista deverá nomear como seu procurador, em relação a tais matérias, a Sra. GABRIELA VITIELLO WINK, brasileira, solteira, advogada, portadora da cédula de identidade n. 5058550831, inscrita no CPF/MF sob n. 944415100-04 e na OAB/RS sob n. 54.018, com endereço profissional na cidade Porto Alegre, RS, Av. Carlos Gomes, 222, 5º andar, Bairro Boa Vista, CEP 90480-000.

Caso deseje se abster de votar em uma ou mais matérias constantes da ordem do dia, o acionista deverá nomear como seu procurador, em relação a tais matérias, a Sra. DANIELE RUSSI CAMPOS, brasileira, solteira, advogada, portadora da cédula de identidade n. 8037894469, inscrita no CPF/MF sob n. 632.760.970-87 e na OAB/RS sob n. 36.559, com endereço profissional na cidade Porto Alegre, RS, Av. Carlos Gomes, 222, 5º andar, Bairro Boa Vista, CEP 90480-000.

(15)

15

ANEXO III

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

LOJAS RENNER S.A. CNPJ/MF nº 92.754.738/0001-62

NIRE 43300004848

Companhia Aberta de Capital Autorizado

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO

Ficam convocados os Senhores Acionistas para se reunirem, no dia 03 de agosto de 2015, às 11h, em Assembleia Geral Extraordinária, na sede social de Lojas Renner S/A (“Companhia”), situada na Av. Joaquim Porto Villanova, nº 401, Bairro Jardim Carvalho, na Cidade de Porto Alegre, RS, a fim de deliberarem sobre a seguinte ORDEM DO DIA:

1. aprovar a alteração do artigo 5º do Estatuto Social da Companhia, para alterar o capital social subscrito e integralizado e o número de ações emitidas, tendo em vista as deliberações do Conselho de Administração aprovadas em 23 de maio, 15 de agosto, 21 de novembro, todas do ano de 2012; 23 de janeiro, 18 de abril, 15 de maio, 19 de novembro, todas do ano de 2013; 20 de maio, 22 de agosto, 18 de novembro, todas do ano de 2014; e 19 de maio de 2015, referentes ao exercício de outorgas do Plano de Opção de Compra de Ações da Companhia, bem como as deliberações das Assembleias Gerais Ordinárias de 18 de abril de 2013 e 16 de abril de 2015, referentes à incorporação de 50% do saldo de Reserva de Lucros para Investimentos e Expansão, que resultaram no aumento do capital social da Companhia de R$ 706.550.305,72, por meio da emissão de 5.018.500 novas ações;

2. examinar, discutir e votar a proposta e os termos e condições do desdobramento da totalidade das ações ordinárias existentes de emissão da Companhia, passando cada 1 (uma) ação ordinária existente a corresponder a 5 (cinco) ações ordinárias. Desta forma, o capital social da Companhia passará a ser representado por 639.197.825 (seiscentas e trinta e nove milhões, cento e noventa e sete mil, oitocentas e vinte e cinco) ações ordinárias e sem valor nominal;

3. examinar, discutir e votar a proposta de Incentivo de Longo Prazo: Plano de Opção de Compra de Ações e Plano de Ações Restritas;

4. examinar, discutir e votar a proposta de modificações dos seguintes artigos, com o intuito de implementar melhorias propostas pela Administração no Estatuto Social da Companhia: (i) inclusão do parágrafo único ao Artigo 5º; (ii) alteração no caput do Artigo 6º; (iii) inclusão nos parágrafos 3º e 5º do Artigo 6º, bem como nos incisos IV do Artigo 12 e XIV do Artigo 20; (iv) exclusão no inciso (ii) do parágrafo 5º do Artigo 10; (v) inclusão no inciso XIX do Artigo 20; (vi) inclusão de novo inciso IX no Artigo 23 e remissão do antigo inciso IX para X; (vii) alteração nos parágrafos 1º, 2º, 3º, 4º, 5º e 6º do Artigo 25; (viii) inclusão no parágrafo 2º do Artigo 25; e (ix) alteração no inciso (a) do parágrafo 4º no Artigo 26;

5. aprovar a consolidação do Estatuto Social da Companhia. Informações Gerais:

1. Os acionistas poderão apresentar, com até 72 (setenta e duas) horas de antecedência à data designada para a realização da Assembleia, além do documento de identidade, conforme o caso: (a) comprovante expedido pela instituição escrituradora nos últimos 5 (cinco) dias; (b) o instrumento de mandato com reconhecimento da firma do outorgante; e/ou (c) relativamente aos acionistas participantes da custódia fungível de ações nominativas, o extrato contendo a respectiva participação acionária, emitido pelo órgão competente.

2. Os acionistas encontrarão todas as informações necessárias para melhor entendimento das matérias acima, bem como modelo de procuração no “Manual para Participação de Acionistas – Assembleia Geral Extraordinária” que está no site da Companhia www.lojasrenner.com.br/ri e no site da CVM www.cvm.gov.br. A Companhia disponibiliza o e-mail ri_lojasrenner@lojasrenner.com.br para acesso a área de Relações com Investidores, que está apta a esclarecer qualquer dúvida em relação à Assembleia.

Porto Alegre, RS, 03 de julho de 2015.

Osvaldo Burgos Schirmer

(16)

ANEXO IV

PLANO DE INCENTIVO DE LONGO PRAZO

(Anexo 13 à Instrução CVM nº 481/09)

PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES

1. Fornecer cópia do plano proposto

Anexo ao presento documento, segue cópia da proposta do PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE LOJAS RENNER S.A., a ser submetido à aprovação da Assembleia Geral Extraordinária a se realizar em 03 de agosto de 2015 (“Plano”).

2. Informar as principais características do plano proposto, identificando: a. Potenciais beneficiários

Participarão do Plano os profissionais selecionados a exclusivo critério do Comitê de Pessoas (“Comitê”), e aprovados pelo Conselho de Administração (“Conselho”), dentre os Administradores, Executivos, empregados e prestadores de serviços da Companhia e de suas controladas ("Participantes" ou "Beneficiários"). Para os fins deste Plano: (a) “Administradores” significa os membros do Conselho de Administração e os diretores da Companhia e/ou de suas controladas; (b) “Executivos” significa os empregados que exerçam função de gerência ou executivos que sejam empregados da Companhia e/ou de suas controladas; (c) “Empregados” significa funcionários que ocupem cargos estratégicos para os negócios da Companhia e/ou de suas controladas, assim identificados pelo Comitê e aprovados pelo Conselho; (d) “Prestadores de Serviços” significa as pessoas físicas ou jurídicas que sejam prestadores de serviços para a Companhia e/ou suas controladas.

b. Número máximo de opções a serem outorgadas

As opções de ações outorgadas segundo o Plano, incluídas as já exercidas ou não, e descontadas as canceladas por situações de Desligamento (vide itens 11 e 12 do Plano) poderão conferir direitos sobre um número de ações que não exceda 3% (três por cento) da totalidade de ações emitidas pela Companhia a qualquer tempo, e contanto que o número total de ações emitidas ou passíveis de serem emitidas nos termos do Plano esteja sempre dentro do limite do capital autorizado da Companhia.

c. Número máximo de ações abrangidas pelo plano Vide item 2.b acima

d. Condições de aquisição

A outorga de opções para subscrição ou aquisição de ações de emissão da Companhia aos Participantes selecionados pelo Comitê e aprovados pelo Conselho será feita periodicamente, por meio de Programas de Outorgas de Opção de Compra de Ações (“Programas de Outorgas”). Para cada Programa de Outorgas o Comitê determinará as características conforme listadas a seguir. Estas características poderão estar sujeitas à discricionariedade do Comitê, desde que sempre respeitadas as regras deste Plano.

O Comitê deverá estabelecer para cada um dos Programas, observados os critérios gerais fixados neste Plano: (i) O número total de ações ordinárias da Companhia, negociadas em bolsas de valores, que poderão

ser subscritas ou adquiridas pelos Participantes com o exercício da opção;

(ii) A lista de Participantes elegíveis bem como o número de opções outorgadas para cada Participante; (iii) Os prazos para que a opção se torne exercível, que poderão ser escalonados de forma que a opção

se torne exercível com relação a parcelas progressivamente maiores das ações ordinárias objeto da opção ou outras regras para o exercício das opções;

(iv) O preço de subscrição das ações ou da aquisição de ações que estejam em tesouraria;

(v) As condições de integralização das ações a serem subscritas ou de pagamento das ações a serem adquiridas;

(vi) O prazo máximo para o exercício da opção ou os critérios para a determinação do mesmo;

(vii) Quaisquer restrições à negociação das ações subscritas e/ou adquiridas em razão do exercício da opção; e

(17)

17 Para fim do exercício da opção, o titular deverá firmar boletim de subscrição com a Companhia ou qualquer outro documento que venha a ser determinado pelo Comitê, contendo o número de ações ordinárias a serem subscritas ou adquiridas, conforme o caso, o preço do exercício e condições de pagamento aprovadas pelo Comitê e pelo Conselho, de acordo com os instrumentos sob os quais o direito de opção foi outorgado.

Nenhuma ação será entregue ao Participante em decorrência do exercício da opção a não ser que todas as exigências legais e regulamentares e decorrentes deste Plano e dos Programas tenham sido integralmente cumpridas.

e. Critérios pormenorizados para fixação do preço de exercício

O preço básico para o exercício das opções e pagamento da subscrição ou aquisição de ações pelos Beneficiários do Plano será determinado pelo Conselho, conforme recomendação do Comitê, a cada Programa, respeitados os parâmetros legais, na data da outorga da opção, mas nunca inferior a 100% (cem por cento) do Valor de Bolsa das ações de emissão da Companhia na data da outorga da opção. Este mesmo preço (100% do Valor de Bolsa) deverá ser observado na hipótese de alienação de ações em tesouraria pela Companhia aos Participantes. Para fins deste Plano e de cada Programa, Valor de Bolsa das ações objeto do exercício da opção será o preço médio ponderado das negociações nos 30 (trinta) dias corridos de negociação em bolsa, anteriores à data do evento que ensejar sua aplicação.

f. Critérios para fixação do prazo de exercício

O prazo de exercício das opções será determinado pelo Comitê, caso a caso, respeitados os parâmetros legais, na data da outorga da opção, mas nunca será superior a 6 (seis) anos contados da data da outorga da opção.

g. Forma de liquidação de opções

O Beneficiário deverá efetuar o pagamento do Preço do Exercício, em dinheiro, nas condições a serem definidas pelo Conselho e em prazo não superior a 5 (cinco) dias, contados do exercício da opção.

h. Critérios e eventos que, quando verificados, ocasionarão a suspensão, alteração ou extinção do plano O Plano entrará em vigor mediante aprovação pela Assembleia Geral Extraordinária da Companhia e expirará, a qualquer tempo, (a) por decisão da Assembleia Geral Extraordinária, (b) pelo cancelamento de registro de companhia aberta da Companhia, (c) pela cessação de negociação das ações ordinárias em mercado de balcão, mercado organizado ou bolsa de valores, em virtude de reorganização societária da Companhia, (d) pela dissolução e liquidação da Companhia, ou (e) pelo decurso do prazo de 5 (cinco) anos contado de sua aprovação.

Por ocasião de eventual Reorganização Societária da Companhia, o Plano e os Programas serão objeto de análise pelo Conselho de Administração, a fim de deliberar, em conexão com tal transação, a permanência do Plano e/ou de algum Programa e a assunção das opções até então concedidas com a substituição de tais opções por novas opções. Para os fins aqui previstos, "Reorganização Societária da Companhia" significa a incorporação, incorporação de ações, fusão, cisão ou qualquer outra forma de reorganização societária envolvendo a Companhia, na qual a Companhia não seja a companhia remanescente.

Nas hipóteses de cancelamento de registro de companhia aberta, cessação de negociação, dissolução e liquidação da Companhia, o Plano e os Programas serão objeto de análise pelo Conselho de Administração, a fim de deliberar, em conexão com tal transação, a permanência do Plano e/ou de algum Programa e a assunção das opções até então concedidas com a substituição de tais opções por novas opções.

3. Justificar o plano proposto, explicando: a. Os principais objetivos do plano

O Plano tem por objetivo (a) atrair, motivar e reter executivos qualificados, (b) alinhar os interesses dos executivos com os da Companhia e de seus acionistas, e (c) incentivar os Administradores, Executivos, Empregados e Prestadores de Serviços (conforme definidos no item 3, abaixo) a contribuir para a obtenção de resultados para a Companhia por meio da concessão de opções de compra de ações do capital da Companhia.

(18)

b. A forma como o plano contribui para esses objetivos

Ao possibilitar que os Participantes se tornem acionistas da Companhia, espera-se reter os talentos e alinhar seus objetivos com aqueles da Companhia. Atinge-se ainda, por meio deste modelo o compartilhamento dos riscos e dos ganhos da Companhia, por meio da valorização das ações adquiridas no âmbito deste Plano.

c. Como o plano se insere na política de remuneração da companhia

O Plano faz parte da estratégia de retenção dos administradores e empregados da Companhia e suas controladas, com o compromisso destes nas geração de valor à Companhia e seus acionistas.

d. Como o plano alinha os interesses dos beneficiários e da companhia a curto, médio e longo prazo

As outorgas realizadas com base no Plano trazem diferentes mecanismos que permitem o alinhamento de interesses dos Administradores em diferentes horizontes de tempo. Por meio deste Plano, buscamos estimular a melhoria na nossa gestão e a permanência dos nossos executivos, visando ganho de comprometimento com os resultados de longo prazo e ao desempenho de curto prazo. Ademais, o Plano visa possibilitar à Companhia obter e manter os serviços de executivos de alto nível, oferecendo a possibilidade de se tornarem acionistas da Companhia nos termos e condições previstos no Plano.

4. Estimar as despesas da companhia decorrentes do plano, conforme as regras contábeis que tratam desse assunto A Companhia estima que as despesas decorrentes do Plano poderão representar, por outorga, o montante de R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais), amortizados ao longo de 4 (quatro) anos da outorga até o decurso da totalidade do prazo de maturidade em conformidade com o Plano. Estima-se que, no conjunto de 5 (cinco) outorgas concomitantes e não plenamente adquiridas, o total máximo de despesas por ano será de R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais).

Consideram-se com principais premissas para essa estimativa, não obstante os limites de diluição estabelecidos na aprovação do Plano: (a) o quadro de colaboradores; (b) a política de remuneração atual; e (c) as taxas de juros livre de risco e volatilidade da ação.

(19)

19 PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE LOJAS RENNER S.A.

O PRESENTE PLANO DE OPÇÃO DE COMPRA DE AÇÕES DE LOJAS RENNER S.A. ("COMPANHIA") ("PLANO") FOI APROVADO PELA ASSEMBLÉIAGERALEXTRAORDINÁRIADOSACIONISTASDACOMPANHIA REALIZADANODIA[...]DE[...]DE2015.

1. OBJETIVO DO PLANO

O Plano de Opção de Compra de Ações (o “Plano”) tem por objetivo (a) atrair, motivar e reter executivos qualificados, (b) alinhar os interesses dos executivos com os da Companhia e de seus acionistas, e (c) incentivar os Administradores, Executivos, Empregados e Prestadores de Serviços (conforme definidos no item 3, abaixo) a contribuir para a obtenção de resultados para a Companhia por meio da concessão de opções de compra de ações do capital da Companhia.

2. ADMINISTRAÇÃO DO PLANO PELO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO

Comitê; Composição; Funcionamento. O presente Plano será administrado pelo Comitê de Pessoas da Companhia (o “Comitê”) criado em conformidade com o Estatuto Social da Companhia e composto por membros do seu Conselho de Administração (o “Conselho”).

Restrição. Os membros do Comitê não poderão se habilitar às opções de compra objeto do Plano.

Poderes. No exercício de sua competência, o Comitê estará sujeito aos limites estabelecidos na lei, no Estatuto Social, na regulamentação aplicável, no Plano, no Regimento Interno do Comitê e nas diretrizes fixadas pelos acionistas da Companhia reunidos em assembleia geral. Em conformidade com as deliberações tomadas pelo Conselho, o Comitê terá amplos poderes para implementar o Plano e para tomar todas as medidas necessárias e adequadas para a sua administração. As deliberações do Comitê não vinculam a Companhia, exceto se e quando homologados pelo Conselho. Os casos omissos serão regulados pelo Conselho, sendo consultada a Assembleia Geral dos Acionistas, quando necessário.

3. PARTICIPANTES

Participantes. Participarão do Plano os profissionais selecionados a exclusivo critério do Comitê, e aprovados pelo Conselho, dentre os Administradores, Executivos, empregados e prestadores de serviços da Companhia e de suas controladas ("Participantes" ou "Beneficiários"). Para os fins deste Plano: (a) “Administradores” significa os membros do Conselho de Administração e os diretores da Companhia e/ou de suas controladas; (b) “Executivos” significa os empregados que exerçam função de gerência ou executivos que sejam empregados da Companhia e/ou de suas controladas; (c) “Empregados” significa funcionários que ocupem cargos estratégicos para os negócios da Companhia e/ou de suas controladas, assim identificados pelo Comitê e aprovados pelo Conselho; (d) “Prestadores de Serviços” significa as pessoas físicas ou jurídicas que sejam prestadores de serviços para a Companhia e/ou suas controladas.

Tratamentos Diferenciados. O Comitê poderá, mediante aprovação do Conselho, tratar de maneira diferenciada Participantes que se encontrem em situação similar, não estando obrigada, por qualquer regra de isonomia ou analogia, a estender a outros Participantes, qualquer condição, benefício ou deliberação que entenda aplicável apenas a determinados Participantes. Sujeita a aprovação do Conselho, poderá, ainda, o Comitê estabelecer um tratamento especial para casos excepcionais, durante a eficácia de cada direito de opção, desde que não sejam afetados os direitos já concedidos aos Beneficiários nem os princípios básicos do Plano. Tal disciplina excepcional não constituirá precedente invocável por outros Beneficiários.

Permanência no Emprego ou Cargo. Nenhuma disposição do Plano conferirá direitos aos Beneficiários relativos à garantia de permanência como empregado ou prestador de serviços da Companhia ou de suas subsidiárias ou interferirá de qualquer modo com o direito da Companhia ou de suas subsidiárias, sujeito às condições legais e àquelas do contrato de trabalho ou do contrato de prestação de serviços, conforme o caso, de rescindir a qualquer tempo o relacionamento com o Participante. Nenhuma disposição do Plano conferirá, ainda, a qualquer titular de uma opção, direitos concernentes à sua permanência até o término do seu mandato como Diretor ou membro do Conse lho, ou interferirá de qualquer modo com o direito da Companhia em destituí-lo(a), nem assegurará o direito à sua reeleição para o cargo.

Adesão. Cada Participante do Plano deverá a ele aderir expressamente, mediante assinatura de termo de adesão próprio ("Termo de Adesão"), sem qualquer ressalva, obrigando-se ao cumprimento de todos os dispositivos aqui acordados.

4. PROGRAMAS DE OUTORGAS DE OPÇÃO

Programas de Outorgas. A outorga de opções para subscrição ou aquisição de ações de emissão da Companhia aos Participantes selecionados pelo Comitê e aprovados pelo Conselho será feita periodicamente, por meio de Programas de Outorgas de Opção de Compra de Ações (“Programas de Outorgas”). Para cada Programa de Outorgas o Comitê determinará as características conforme listadas a seguir. Estas características poderão estar sujeitas à discricionariedade do Comitê, desde que sempre respeitadas as regras deste Plano.

Características dos Programas. O Comitê deverá estabelecer para cada um dos Programas, observados os critérios gerais fixados neste Plano:

Referências

Documentos relacionados

Apesar de as ultimas 3 serem fundamentalmente de direito privado, em algumas coisas elas tem que respeitar o interesse publico (por serem pessoas de da adm publica) ex: os bens da

Desta forma, é de grande importância a realização de testes verificando a segurança de extratos vegetais de plantas como Manjerona (Origanum majorana) e Romã

Conceitos gramaticais (suas "idéas accessórias") 352 Sobre a conceituação/definição do verbo - o conceito de verbo substantivo 352 O conceito em Port-Royal / O conceito

Carrega no botão laranja “enter” e no botão cinzento escuro “exit” no bloco NXT para parar o programa antes de o ligares

O objetivo deste trabalho é abordar a importância, os benefícios e os efeitos colaterais da aplicação da radiação ionizante do iodo radioativo (iodo-131 ou 131 I) para

Para o estreitamento da comunicação e acompanhamento do trabalho com as Administrações das Empresas participadas, visando passar em revista o funcionamento dos

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

PARÁGRAFO QUARTO - Quando da efetivação do pagamento, será consultado os documentos comprobatórios de situação regular em relação à Seguridade Social, Fundo de