• Nenhum resultado encontrado

4º Trimestre de 2017: Cartas às Igrejas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "4º Trimestre de 2017: Cartas às Igrejas"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

4º Trimestre de 2017: Cartas às Igrejas

O PIL KIDS (Programa de Incentivo à Leitura Infantil) foi desenvolvido para ajudar, de forma lúdica, na fixação das lições propostas nas revistas infantis de EBD da Editora Betel. As atividades semanais são elaboradas dentro da perspectiva e linguagem pertinente à cada faixa etária em questão.

Aqui apresentamos o PIL KIDS SABER+, desenvolvido para os alunos de 9 a 11 anos de idade, que é uma gincana divertida e que agrega motivação à classe dos Juniores, chamada “Missão dada é Missão Cumprida”.

A proposta é que os alunos executem, ao longo da semana que

antecede a EBD, as missões apresentadas neste recurso e, para motivá-los, a cada missão cumprida eles receberão um selo com a pontuação

correspondente ao valor da missão, que serão colados em suas respectivas cartelas de pontuação. Os selos, as cartelas de pontuação e as missões estão disponíveis gratuitamente em nosso site para download. É só baixar, imprimir e começar a utilizar!

Neste trimestre, todas as missões cumpridas computam 440 pontos, mas o aluno pode acumular ainda mais pontos com os bônus de algumas missões (os selos de bônus devem ser colados na parte de trás da cartela de pontuação). O vencedor da gincana será o aluno que tiver mais pontos no final. Sugerimos (isso é importante!) que o aluno vencedor seja contemplado com algum prêmio motivacional, como ingressos para um passeio, um rodízio de pizza ou o que sua criatividade e condições permitirem.

É importante que você, querido professor, nas primeiras aulas explique bem a mecânica da pontuação, a fim de sanar dúvidas e maximizar a

qualidade e desenvolvimento das tarefas apresentadas. Ao término de cada lição dominical, ao final da aula, enfatize as missões da semana e incentive seus alunos a se empenharem com dedicação; afinal de contas, todo esforço será pontuado e ele poderá ser o grande campeão do trimestre. Salientamos também a importância de você rubricar cada selo que colar nas cartelas de pontuação dos alunos, para ajudar no controle.

Vale ressaltar ainda que o sucesso desta gincana dependerá de seu empenho e motivação com os alunos de sua classe.

Na culminância do trimestre, ou seja, na lição 14, também sugerimos que a classe promova uma linda festa “Missão Cumprida”, com deliciosos aperitivos para degustação ao final. Ainda durante o evento, a última missão será cumprida pelos alunos e o professor pontuará cada participante.

Com carinho, Editora Betel

(2)

4º Trimestre de 2017: Cartas às Igrejas

LIÇÃO 01 - SOMOS SALVOS PELA FÉ

Missão:

Pesquise gravuras que demonstrem boas obras e faça um cartaz. Fale um pouco das boas obras e como elas são importantes para a vida do cristão, contudo elas não podem nos salvar, somente através da fé em Jesus é que alcançamos a salvação.

Missão cumprida: 20 pts

LIÇÃO 02 - O MAIS IMPORTANTE É O AMOR

Missão:

Responda as questões abaixo corretamente e pontue em sua missão. 1) Quais foram os ensinos mais importantes de Paulo na carta aos 1

Coríntios?

2) Cite alguns sérios problemas que a igreja de Corinto atravessava. 3) Qual é o maior de todos os dons e porquê?

Missão cumprida: 20 pts

LIÇÃO 03 - VIVAM UMA VIDA DEDICADA A DEUS

Missão:

Com muita atenção, escreva nos parênteses V (verdadeiro) e F (falso) para as afirmativas abaixo.

A- ( ) Paulo foi posto na prisão por três vezes. B- ( ) Paulo foi apedrejado.

C- ( ) Paulo viajou grandes distâncias, estando tranquilo, pois não corria perigos.

D- ( ) Paulo passou fome, sede e frio.

E- ( ) Paulo pediu aos cristãos para que se afastassem de tudo que era impuro e que vivessem uma vida dedicada à Deus.

(3)

4º Trimestre de 2017: Cartas às Igrejas

LIÇÃO 04 - LIVRES EM CRISTO

Missão:

Decifre o enigma, tirando ou acrescentando o que se pede e descubra a mensagem da carta aos Gálatas.

- UEIJO + UANTO + ANTONIMO DE MENOS + ANTONIMO DE

DESCER - IR + METERMOS + PRIMEIRA VOGAL +

+ ANTONIMO DE MENOS + (OPOSTO DE

APRISIONADOS) + - APATO + OMOS. Resposta: ______________________________________________________ ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ Missão cumprida: 30 pts

(4)

4º Trimestre de 2017: Cartas às Igrejas

LIÇÃO 05 - PREPARADOS PARA LUTAR

Missão:

Dividir a turma em seis grupos. Cada grupo deverá apresentar aos colegas de classe na aula posterior, uma parte da armadura de um soldado. Os

componentes da armadura de cada grupo (cinto da verdade, Couraça da Justiça, Sapatos da Paz, Escudo da Fé, Capacetes da Salvação e Espada do Espírito), será conhecido após sorteio na presença de todos. Os grupos confeccionarão os componentes da armadura de um cristão a partir de sucatas. Os integrantes do grupo deverão explicar seus componentes e a importância dos mesmos para todos nós.

Missão cumprida: 50 pts + 10 pts de Bônus para criatividade do grupo

LIÇÃO 06 - TENHAM SEMPRE ALEGRIA

Missão:

Observem a imagem abaixo:

A partir desta observação, em dupla com um colega de classe, façam um cartaz com a palavra ALEGRIA. Preencha a palavra com figuras que retratem situações dos servos em missões e nunca perderam a coragem de servir ao Senhor com Alegria.

Missão cumprida: 40 pts

MISSÃO 07 - CONECTADOS COM JESUS

Missão:

Em dupla, com elementos recicláveis, construa um elemento que demonstre a melhor forma que podemos nos conectar a Cristo e não sermos enganados por falsos profetas e Mestres.

(5)

4º Trimestre de 2017: Cartas às Igrejas

MISSÃO 08 - CONSELHOS A UM JOVEM LÍDER

Missão:

Fique esperto e correlacione os respectivos versículos com as devidas citações.

(A) A tarefa de Timóteo, na cidade de Éfeso era corrigir “certas pessoas” que estavam promovendo erro doutrinário. (B) Na primeira carta, para ajudá-lo a combater os falsos mestres, Paulo ensina a Timóteo “como se deve proceder na casa de Deus”.

(C) Na segunda carta, Paulo encoraja a Timóteo a continuar pregando a Palavra, corrigindo e repreendendo “com toda a longanimidade e doutrina”.

(D) Embora Timóteo fosse jovem, ele deveria ser um exemplo para os outros salvos.

( ) 2Tm 4.2 ( ) 1Tm 4.12-16 ( ) 1Tm 3.15 ( ) 1Tm 13 Missão cumprida: 30 pts

MISSÃO 09 - COMO VIVER CORRETAMENTE

Missão:

Escolha um obreiro de sua igreja e escreva-lhe uma carta parabenizando-o por sua conduta cristã, pela obra missionária, companheirismo e por ser um fiel irmão em Cristo.

Mas não esqueça, antes de entrega-lo, mostre ao seu professor para pontuar sua missão.

(6)

4º Trimestre de 2017: Cartas às Igrejas

MISSÃO 10 - FÉ E PERDÃO

Missão:

Filemon era um cristão que provavelmente fazia parte da igreja de Colossos. Onésimo era escravo de Filemon. Ele havia fugido de seu dono, e não se sabe como ele chegou a conhecer Paulo, mas o fato é que havia se convertido ouvindo as pregações dele.

Em trio, discuta esta lição, que nos lembra que Deus é capaz de perdoar pecados. Após o debate entre o trio, escrevam uma redação, comparando a vida de Filemom e Onésimo com a nossa vida.

Missão cumprida: 50pts + 20 pts para apresentação na turma.

MISSÃO 11 - A VERDADEIRA FÉ

Missão:

Os cristãos devem usar a língua para abençoar as pessoas e para falar coisas boas que identifiquem a si mesmo e ao próximo. Leia e analise a história a seguir. Certa mãe estava na cozinha preparando um bolo. De repente sua filha chegou do colégio correndo e disse: "Mãe, mãe, você não sabe o que a Tati me contou sobre o Tonico". Na mesma hora, com carinho a mãe disse: "Filha, antes de me contar a novidade vamos ver se ela para pelo teste das três peneiras. A primeira é a peneira da Verdade". "Você tem certeza de que o que aconteceu com o Tonico é realmente verdade?"

A menina coçou a cabeça e disse que não tinha muita certeza, mas que a Tati tinha. Então a mãe continuou: "Vamos para a segunda peneira, a bondade. Você gostaria que falassem a mesma coisa de você?" Na mesma hora a menina disse um grande não, mas quis que a mãe terminasse e contasse sobre a última peneira. Ela disse: "A terceira peneira é a necessidade. Você precisa realmente contar para os outros sobre o que teria acontecido com o Tonico?" Naquele momento a menina entendeu tudo e resolveu ir par o seu quarto guardar seu material da escola.

Agora, com base nas três “peneiras” da história, em uma folha escreva sobre como devemos utilizar estas peneiras em nosso dia-a-dia.

(7)

4º Trimestre de 2017: Cartas às Igrejas

MISSÃO 12 - SEJAM SANTOS!

Missão:

Decifre esta carta enigmática e descubra a mensagem de Pedro

Resposta: ______________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

(8)

4º Trimestre de 2017: Cartas às Igrejas

MISSÃO 13 – CUIDADO COM OS FALSOS MESTRES

Missão:

Pedro ensina através de sua carta que é necessário conhecer a Deus cada vez mais e melhor. Pois a medida que o conhecemos nossa vida sofre

transformação radical. Num mundo onde existem muitos falsos profetas para nos enganar, é preciso fazer uma coisa muito importante. Pinte as letras W, N, G, X e descubra o que é preciso fazer para aguardar a vinda de Jesus.

Missão cumprida: 20pts

MISSÃO 14 – GUARDEM A MENSAGEM QUE OUVIRAM

Missão:

As duas primeiras cartas de João foram destinadas à cidade de Éfeso. Eles precisavam muito ouvir a Palavra de Deus, pois adoravam muitos deuses, principalmente a deusa Diana.

Pesquise e descubra onde fica atualmente a cidade de Éfeso.

Referências

Documentos relacionados

Assim, com o aprofundamento e a apreciação das perspectivas educacionais, esta estratégia não apenas vai contribuir para uma estruturação inter-pessoal

ABSTRACT: The toxicological effects of crude ethanolic extracts (CEE) of the seed and bark of Persea americana have been analyzed on larvae and pupae of

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

Neste artigo discutimos alguns aspectos característicos da sociedade a que Bauman denominou de “líquida”, a partir de As cidades invisíveis, de Italo Calvino –uma obra 6 por

Diferentemente do prazo fixado para pagamento dos precató- rios, as RPVs são depositadas pelos Tribunais Regionais Federais nos bancos ofi- ciais, mensalmente, obedecido o prazo de

15.6 - Os pedidos de esclarecimentos referentes a este processo licitatório deverão ser enviados ao pregoeiro, até três dias úteis anteriores à data fixada para abertura da

O Reitor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) torna público pelo presente Edital, de acordo com as disposições legais em vigor, o início do período de manifestação de

A comunicação desenvolve o tema de aplicação do conceito gestão do risco precisamente ao risco de gestão dos recursos hídricos, focando os processos de decisão e de