• Nenhum resultado encontrado

DidaTIC: ferramenta para elaboração de conteúdos didáticos digitais para EAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DidaTIC: ferramenta para elaboração de conteúdos didáticos digitais para EAD"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

DidaTIC: ferramenta para elaboração de conteúdos

didáticos digitais para EAD

Cristiane Borges Braga1, Cassandra Ribeiro de O. e Silva1, Fabrice Joye1,

Marcos Portela1, Jane Fontes Guedes Melo2

1 Núcleo de Tecnologias Educacionais e Educação a Distância–Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará (CEFETCE) –Fortaleza–CE– Brasil

2Programa de Pós-graduação em Educação – Faculdade de Educação – Universidade Federal do Ceará–60020-110– Fortaleza–CE– Brasil {cristianebb, fabrice.joye, marcos.nas.p, janefguedes}@gmail.com,

cassandra@cefetce.br

Resumo. Este artigo trata da elaboração de conteúdos didáticos digitais

para EAD adaptadas às necessidades e características de quem estuda e aprende remotamente. Para ajudar nessa tarefa do professor conteudista e equipe multidisciplinar propõe-se uma ferramenta denominada DidaTIC. Este artigo apresenta modelo conceitual e tecnológico e as interfaces da ferramenta. Espera-se, com o DidaTIC suprir uma grande carência de tecnologia na área, além de instrumentalizar o corpo docente com um aplicativo para o desenvolvimento de conteúdos didáticos digitais.

Abstract. This article discusses about the elaboration of didactic digital

contents to EAD adapted to the necessities and characteristics to whom uses the distance learning. DidaTIC is software created to help the teachers and multidiscipline teams to read these purposes. This paper shows the conceptual and technological model with software´s interfaces. The goal with the DidaTIC is to reduce necessities in the technological education area and the provide the teachers with a tool that permits the development of digital didactic contents.

1. Introdução

A evolução da EAD nas instituições nacionais e internacionais, bem como o seu uso como ferramenta para a democratização do ensino, principalmente atingindo os lugares mais longínquos dos grandes centros urbanos já não é novidade. Nesse contexto, um dos grandes problemas dos programas existentes na modalidade a distância está na produção do conteúdo didático

(2)

digital adaptado ao perfil e necessidades dos alunos que aprendem remotamente.

Diante do conceito, após uma análise sobre os conteúdos existentes em algumas instituições, percebeu-se que existe uma grande fragilidade nos materiais encontrados. Na maioria estes são disponibilizados através de tutoriais e/ou apostilas, ou mesmo sugestões de leitura e realização de exercícios.

Visando prover soluções tanto técnicas quanto pedagógicas para a problemática da produção de conteúdos digitais adequados ao público-alvo, se propõe o desenvolvimento de uma ferramenta tecnopedagógica, denominada DidaTIC, que forneça aos professores conteudistas, autores de conteúdos didáticos para EAD, o suporte necessário a produção de conteúdo didático digital, de tal forma que o conteúdo atenda às especificidades da modalidade a distância.

2. Concepção do DidaTIC

A metodologia de base do DidaTIC foi concebida segundo os preceitos do Design Instrucional Contextualizado – (DIC) proposto por Filatro (2004) e nas etapas da Engenharia Pedagógica gerando uma metodologia própria de produção de conteúdo cujas etapas são planejamento, produção, implementação e avaliação.

Operacionalmente o DidaTIC é composto de três módulos: planejamento, produção (edição) e publicação. A Figura 2 mostra a composição do DidaTIC em seus módulos componentes.

Figura 2 - Composição do DidaTIC

2.1. Módulo de Planejamento

No módulo de Planejamento o professor organiza os aspectos pedagógicos e operacionais do curso/disciplina/aula a ser ministrado, através da elaboração do plano da disciplina ou curso e do plano de aula. A partir da elaboração dos dois dispositivos educacionais (Plano de Disciplina e Plano de Aula), o professor traça

(3)

um esboço da estrutura do conteúdo, atendendo ao perfil e necessidades dos usuários, tornando assim uma das partes essenciais para a elaboração do conteúdo didático na etapa seguinte.

2.2. Módulo de Produção

No módulo de Produção, o DidaTIC oferece os recursos tecnológicos e pedagógicos necessários para facilitar o professor na redação do conteúdo didático digital. Durante a produção, é disponibilizado um tutorial, denominado de Guia do Professor Conteudista, contendo orientações/sugestões necessárias à elaboração do conteúdo.

2.3. Módulo de Publicação

No módulo de publicação, o professor tem à sua disposição a possibilidade de exportar o conteúdo produzido na etapa anterior para o formato impresso (pdf), para web (HTML) e para CD-ROM.

4. Interfaces do DidaTIC

A interface de entrada do DidaTIC descreve suas características e funcionalidades. Esta interface apresenta as informações pedagógicas referentes à ferramenta bem como aos seus módulos.

Figura 3- Interface DidaTIC

Ao clicar no módulo de planejamento, o usuário tem à sua disposição a possibilidade de criar planos de disciplina, bem como editar planejamentos já existentes. As figuras 4 e 5 mostram as interfaces do Módulo de Planejamento da disciplina.

(4)

Figura 4- Interface Módulo Planejamento Figura 5- Interface de edição do Plano de disciplina

Na figura 4 o usuário tanto pode visualizar as disciplinas já planejadas bem como iniciar um novo planejamento de disciplina. Ao escolher iniciar um novo projeto o usuário é direcionado a interface seguinte, conforme apresenta a figura 5. Nesta interface de edição do plano de disciplina, após o preenchimento dos campos presentes neste dispositivo, o usuário tem a disponibilidade de ir através de links para os planos de aula e editor de conteúdo de cada aula, ou seja, tem-se um caminho orientado em cada página. Após a finalização da edição dos conteúdos, o usuário tem a opção de publicá-los em três mídias, ou seja, material impresso, web e CD-ROM.

Importante ressaltar que o DidaTIC encontra-se na sua etapa de prototipagem e tal qual o modelo cíclico de desenvolvimento rápido, algumas mudanças serão realizadas, principalmente após sucessivos testes de funcionalidade e validações com usuários potenciais.

6. Considerações Finais

Uma das problemáticas evidenciadas na EAD refere-se à produção de conteúdos adaptados ao perfil e necessidades do aluno que aprende remotamente. O DidaTIC se propõe ajudar o professor conteudista na tarefa de elaborar conteúdos digitais voltado para esse público e as especificidades da didática da EAD, preenchendo, assim uma lacuna na capacitação para esta tarefa bem como otimizar o processo de elaboração de conteúdos de acordo com uma metodologia de Design Instrucional Contextualizado desenvolvido para tal.

Buscou-se, na concepção e desenvolvimento do DidaTIC pautar-se metodologicamente na abordagem ergonômica de desenvolvimento de interfaces de modo a obter uma ferramenta amigável e de fácil utilização, resguardando aspectos gráficos tais como legibilidade de letras e tamanhos, a disponibilização de ajudas, tutoriais e repostas para tornar alguns conhecimentos mais acessíveis, além de contemplar os modelos de EAD entre outras características.

(5)

Assim, espera-se com essa ferramenta, contribuir para a qualidade dos processos e produtos em EAD de modo que os materiais didáticos, além da qualidade gráfica e de linguagem, atendam aos objetivos pedagógicos aos quais de destinam.

7. Referências

Braga, Cristiane Borges. DIDATIC: um ambiente de produção de conteúdo didático digital para Educação a Distância. Fortaleza, 2008. Mestrado Integrado Profissionalizante em Computação. Universidade Estadual do Ceará – UECE. Centro de Ciências e Tecnologia.

Cybis, W. Betiol, A. H. Faust, R. Ergonomia e Usabilidade. Conhecimentos, métodos e aplicações. São Paulo: Novatec, 2007.

Filatro, Andrea. Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.

Silva, Cassandra Ribeiro de O. Um método ergopedagógico interativo de avaliação para produtos educacionais informatizados. Florianópolis : 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção ) – PPGEP/UFSC.

Silva, Cassandra Ribeiro de Oliveira; SOARES, José Marques; SERRA, Antônio de Barros. EPT Virtual: espaço digital de apoio à pesquisa e aplicação das TICs na Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/rev_brasileira.pdf. Acesso em: 08 de Agosto 2008.

Silva, Kleber do Nascimento. AVALTIC: uma ferramenta ergopedagógica de ajuda à edição de exercícios para a web. (projeto de dissertação) Fortaleza, 2008. Mestrado Integrado Profissionalizante em Computação. Universidade Estadual do Ceará – UECE. Centro de Ciências e Tecnologia.

Referências

Documentos relacionados

Campanhol (2013) destaca que componentes elétricos como retificadores controlados, reatores, inversores de tensão e corrente, fontes chaveadas, têm contribuído para a queda

Objetivo: Garantir estimativas mais realistas e precisas para o projeto, ao considerar nesta estimativa o esforço necessário (em horas ou percentual do projeto) para

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Pretende-se, nesta comunicação, apresentar uma experiência de produção e avaliação de materiais multimédia sobre Imagens Digitais, tendo em vista a aprendizagem a distância

Como já mencionado, o sistema e-UNI (UNIversidade Eletrônica) é uma customização do Moodle (http://www.moodle.org) desenvol- vida pela CEAD-UNIRIO/UAB (Universidade

Os ativos não circulantes classificados como disponível para venda são mensurados pelo menor montante entre o seu custo contábil e o seu valor justo, líquido das despesas com a

A assistência da equipe de enfermagem para a pessoa portadora de Diabetes Mellitus deve ser desenvolvida para um processo de educação em saúde que contribua para que a