• Nenhum resultado encontrado

Descrição do processo de Modelagem e Simulação em quatro etapas no ambiente AMESim

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Descrição do processo de Modelagem e Simulação em quatro etapas no ambiente AMESim"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Descrição do processo de Modelagem e Simulação em quatro etapas no ambiente

AMESim

Similarmente a outros softwares de modelagem e simulação, a utilização do sistema AMESim está baseada em quatro etapas:

1. Construção do Esquema do Sistema.

2. Definição dos modelos matemáticos dos componentes. 3. Definição de Parâmetros.

4. Execução da Simulação.

Para melhor compreensão dos passos de modelagem e simulação é apresentado um exemplo utilizando os recursos do ambiente AMESim, envolvendo um sistema de atuador hidráulico linear com controle de posição. O objetivo estabelecido para o estudo foi avaliar o efeito da alteração do ganho proporcional no deslocamento do pistão.

1 - Construção do Esquema do Sistema: utilizando-se de várias bibliotecas validadas, é

construído o modelo do sistema no modo Sketch do AMESim, conforme demonstrado na Figura 12 (a). O ambiente auxilia o projetista na solução das questões referentes à causalidade e dos diferentes domínios energéticos envolvidos, pois durante a construção devem ser verificados quais são os componentes necessários e qual a característica de causalidade de cada componente, analisando as suas variáveis de potência. Como exemplos têm-se a vazão e pressão nas portas hidráulicas, torque e velocidade angular na porta mecânica, que são as variáveis de potência do sistema motor-bomba.

Na medida em que o projetista desenvolve o circuito e constrói as conexões por intermédio das portas dos componentes, vão se estabelecendo as relações de causalidade e a conectividade. Uma característica importante é que o software não permite que os componentes sejam conectados de maneira errônea em função da causalidade definida em todos os componentes.

(2)

Figura 12 – Diagrama de atuador hidráulico linear com controle de posição

Fonte: Biblioteca de sistemas: hidráulico, mecânico e de sinal do software AMESim V 4.2

Durante a modelagem, retornando às questões propostas por Maria (1997), uma pergunta pode ser efetuada com vistas a direcionar a análise futura é: que tipo de sinal deverá ser aplicado no sistema de comando da válvula? Por tratar-se de uma válvula proporcional, esta permite várias possibilidades. Dependendo do sinal de entrada, será possível a modelagem comportando-se como uma válvula On-Off (aberto – fechado) ou uma válvula proporcional, entrando com sinais continuamente, por exemplo, um sinal de rampa. Após a construção do modelo no modo sketch (representação gráfica do circuito com o uso de símbolos padronizados), efetua-se a definição dos modelos dos componentes do sistema, conforme passo 2.

2 – Definição dos modelos matemáticos dos componentes: define-se o nível de

complexidade de cada um dos modelos: tipo de motor a ser usado, bomba, etc.. Em especial para tubulações, o projetista pode definir diferentes modelos de tubos e módulo de elasticidade do fluido, o que sensivelmente afeta a dinâmica de pressão do sistema.

Para análise de engenharia, é neste momento que se procede a determinação dos modelos matemáticos que representarão cada componente. O ambiente oferece ao projetista a possibilidade de escolher modelos matemáticos já testados e oferecidos pelo software ou desenvolver o seu próprio modelo, permitindo aumentar a complexidade na representação do sistema físico desejado. A Figura 12 (b) refere-se à segunda etapa do processo. Diferentemente da Figura 12 (a), vários componentes aparecem em destaque.

(3)

Na representação do AMESim, isto indica que o software possui pelo menos dois modelos matemáticos associados ao componente, ou seja, o componente representado é o mesmo, mas as equações matemáticas associadas a ele são diferentes. Isto significa que o nível de complexidade do modelo matemático utilizado para representar uma determinada condição de aplicação é uma função das características dos efeitos físicos a serem considerados na análise do sistema físico. A Figura 13 demonstra as possibilidades de escolha de um modelo de componente destacando a linha de fluido.

Complementando a descrição do parágrafo anterior, observando esta representação, uma condição seria avaliar somente o efeito de compressibilidade em uma tubulação (HL000) o que gera uma determinada representação matemática, por exemplo, envolvendo somente o cálculo da derivada da pressão. Outra condição poderia considerar os efeitos da compressibilidade em conjunto com a fricção

Figura 13 – Opções do AMESim para escolha do modelo dos componentes.

(4)

Complementando a descrição do parágrafo anterior, observando esta representação, uma condição seria avaliar somente o efeito de compressibilidade em uma tubulação (HL000) o que gera uma determinada representação matemática, por exemplo, envolvendo somente o cálculo da derivada da pressão. Outra condição poderia considerar os efeitos da compressibilidade em conjunto com a fricção (HL03) gerando um modelo matemático mais complexo, onde além da derivada da pressão associada ao efeito da compressibilidade, seria necessário considerar o efeito da variação da velocidade ao longo da linha de fluído em função das características da tubulação. Resumidamente, em função do estudo a ser desenvolvido podem ser escolhidos componentes específicos para análise e verificar se esses devem ser representados por modelos mais complexos.

Esta condição vem de encontro a citação de Ogata (1993) no que se refere a descrição de modelos matemáticos: para se efetuar uma análise de um sistema físico desenvolve-se inicialmente um modelo simplificado de modo a se obter um conhecimento básico e geral para a solução. Posteriormente um modelo matemático mais completo poderá ser elaborado e utilizado para uma análise mais detalhada.

Nesta linha de raciocínio, o ambiente de modelagem proporciona uma estratégia ao projetista que pode ser empregada para a análise inicial do sistema, qual seja, a adoção dos modelos default para todos os componentes que compõe o sistema representado. Estes representam os modelos matemáticos mais simples (os mínimos necessários) já implementados e validados que satisfazem a dinâmica do sistema modelado que permitem ao software integrar e compilar as equações. O compilador agrupa todas as equações gerando um arquivo executável e possível de ser simulado em diferentes condições, obedecendo à modelagem proposta para o sistema.

Além das opções dos modelos existentes para escolha no ambiente de modelagem, se o projetista desejar, poderá implementar sua própria modelagem matemática, caso tenha conhecimento para tal. A próxima etapa do processo de modelagem após a definição dos modelos dos componentes e da compilação do modelo do sistema físico é a definição de parâmetros dos componentes do sistema.

(5)

3 - Definição de Parâmetros: no AMESim significa acessar a opção de parametrização,

Após a compilação se dá a parametrização para analisar a característica desejada do modelo e seu comportamento, na qual é possível especificar entre outras características o diâmetro de tubulações e de cilindros, deslocamento, rotação da bomba, ciclo de operação nos sinais para as válvulas, e condições iniciais da simulação, como, por exemplo, o valor da tolerância do erro admissível, correspondendo ao ajuste do intervalo de comunicação do software. Melhores detalhes destas características podem ser observados no anexo A.

O software permite a execução de mais de uma simulação ao longo do tempo, para cada valor da característica a ser analisada, denominada simulação Batch, opção que permite uma análise mais rápida do comportamento do circuito, como será demonstrado na seqüência do texto. Para o caso deste exemplo será analisado o ganho proporcional. Define-se que a simulação deve analisar o deslocamento do pistão para 3 conjuntos de valores do ganho, sendo estes iguais a 200, 800 e 1200. Todos os outros parâmetros foram mantidos com seus valores default. O próximo passo será a simulação propriamente dita.

4 - Execução da Simulação: Este procedimento proporciona a verificação da sensibilidade

do sistema físico atendendo a uma das aplicações dos modelos de acordo com a proposta de Back (1983) para análise de sensibilidade, Nesta etapa se define tempo inicial e final da simulação, pode-se analisar um único cenário ou gerar uma análise de sensibilidade, por intermédio de uma simulação em batch, ou ainda avaliar como o sistema irá operar variando a freqüência de excitação de uma das válvulas. Consulte tutorial sobre simulação em módulo Batch no link

http://gfcittolin.no-ip.org/ftpdata/cd_pepplow/paginas/Apresentacoes/batch.exe .

Para o caso em análise, o sistema efetua uma simulação para cada valor dos parâmetros atribuídos para o ganho. Pode-se então verificar o efeito da alteração do ganho proporcional no deslocamento do pistão. O ambiente de modelagem e simulação permite a plotagem dos gráficos gerados na simulação para que se possam emitir conclusões sobre o comportamento desejado. A Figura 14 apresenta os gráficos gerados em uma mesma área de impressão possibilitada pela opção Batch do AMESim, no intuito de facilitar a visualização dos efeitos da alteração do ganho.

(6)

Figura 14 – Gráfico Batch resultado da simulação do circuito da Figura 12

Fonte: Resultado de simulação construído pelo software AMESim V 4.2

Depois de concluída a simulação a próxima etapa é a emissão de conclusões sobre os resultados obtidos. Esta etapa é oportunizada por intermédio dos resultados fornecidos pelo ambiente virtual, contudo é de responsabilidade do projetista/engenheiro que em função dos resultados obtidos da simulação terá subsídios técnicos para efetuá-las. Exemplos de conclusões são:

1. Com relação ao efeito da alteração do ganho proporcional no deslocamento do pistão, pode-se concluir que: tomando por base o sinal de referência (linha cheia - cor

vermelha) adicionado ao gráfico, com o valor do ganho igual a 200 (linha tracejada verde), o tempo que o cilindro leva para atingir a referência é maior do que comparado ao valor de ganho igual a 800 (linha traço curto - azul).

2. Comparando os valores de ganho 800 e 1200, a diferença já não parece ser significativa a ponto de supor que valores maiores de ganho melhorem o desempenho do sistema. É possível supor que a utilização de um sistema de controle mais sofisticado, como um controlador PID, pode trazer melhorias mais significativas. Esta análise sugere a aplicação de um novo modelo de controlador para o sistema e posterior simulação para avaliar se esta nova proposta promoverá mudanças significativas a ponto de propor uma alteração de projeto.

Referências

Documentos relacionados

Para Souza (2004, p 65), os micros e pequenos empresários negligenciam as atividades de planejamento e controle dos seus negócios, considerando-as como uma

Maria Constanza Rodriguez, Mara Eliza Gasino Joineau, Suelly Madeleine Santos de Lucca, Rosiane Tallevi, Sue Ellen de Souza, Gisele Barbosa, Angélica Vieira da Silva Bertoncello

As análises serão aplicadas em chapas de aços de alta resistência (22MnB5) de 1 mm de espessura e não esperados são a realização de um mapeamento do processo

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Foi membro da Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora e viria a exercer muitos outros cargos de relevo na Universidade de Évora, nomeadamente, o de Pró-reitor (1976-