• Nenhum resultado encontrado

7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PLANO DE ENSINO 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Instituição: Universidade Alto Vale do Rio do Peixe Curso: Direito

Professora: Sandra Spautz Granemann e-mail:sandra.spautz@uniarp.edu.br

Período/Fase: 3º Semestre: 1º Ano: 2014

Disciplina: Direito Civil II - Obrigações Carga Horária: 72 horas/aula 2. EMENTA

Conceito e Princípios do Direito das Obrigações. Modalidades das Obrigações. Transmissão das Obrigações. Adimplemento e Extinção das Obrigações. Inadimplemento das Obrigações. Perspectivas do Direito das Obrigações.

3. OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA

Ao final do curso o aluno deve demonstrar habilidades de conhecimento e compreensão a respeito da teoria geral das obrigações, as formas de transmissão, adimplemento e extinção das obrigações, bem como as consequências do inadimplemento.

4. OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA

• Possibilitar o desenvolvimento de uma visão ampla da ciência do Direito como instrumento de realização da justiça e da igualdade social.

• Estimular o desenvolvimento de um modelo cognitivo, teórico e pragmático de interpretação e análise do pensamento jurídico doutrinário.

• Possibilitar a formação de um arcabouço de conhecimentos sistematizados, de

modo a desenvolver uma compreensão crítica do direito das obrigações.

• Compreender a importância do direito das obrigações na vida civil e a enorme aplicação prática dos diversos institutos jurídicos estudados na disciplina, notadamente no desenvolvimento das atividades econômicas.

• Propiciar o estudo das fontes, da classificação, dos modos de extinção e de transmissão das obrigações, bem como das consequências do inadimplemento obrigacional.

5. RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES • Direito de Família;

• Direito das Sucessões;

• Direito do Consumidor;

• Direito Processual Civil;

• Direito de Propriedade;

• Direito Empresarial;

• Direito Contratual; • Direito Registral;

(2)

6. HABILIDADES REQUERIDAS E COMPORTAMENTO ESPERADO

• A capacidade de aplicar o direito das obrigações na interpretação das diversas situações cotidianas que cercam a vida das pessoas e que ocorrem nos negócios e nas relações interpessoais e familiares, buscando sempre o melhor interesse dos jurisdicionados e da justiça.

7. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

ENCONTRO 1 - Estabelecimento dos métodos de trabalho e avaliação; apresentação do conteúdo programático e fundamentos da disciplina. O direito das obrigações e sua estruturação no Código Civil; obrigação e relação jurídica obrigacional; elementos da obrigação: sujeitos, prestação e vínculo jurídico.

ENCONTRO 2 – Fontes das obrigações; visão geral das diversas classificações das obrigações; generalidades sobre as obrigações de dar coisa certa e incerta; inadimplemento das obrigações de dar coisa certa e suas consequências, nas modalidades de entrega e restituição, e nos casos de perda ou deterioração.

ENCONTRO 3 – Obrigações de dar coisa incerta e consequência do inadimplemento; coisa incerta com gênero limitado; obrigação de solver dívida em dinheiro; obrigações de fazer e consequências do inadimplemento; emissão de declaração de vontade; obrigações de não fazer e consequências do inadimplemento.

ENCONTRO 4 – Obrigações alternativas e consequências do inadimplemento na impossibilidade parcial ou total; obrigações fracionárias, divisíveis e indivisíveis; obrigações de meio e de resultado.

ENCONTRO 5 – Obrigações solidárias; solidariedade ativa e passiva; diferenças entre solidariedade e indivisibilidade.

ENCONTRO 6 – Avaliação obrigatória M1.

ENCONTRO 7 – Ciclo das obrigações; visão geral sobre os meios normais de extinção das obrigações: direto (pagamento) e indiretos; meios anormais de extinção; generalidades sobre o pagamento; condições subjetivas do pagamento: quem deve pagar, daqueles a quem se deve pagar, credor putativo.

ENCONTRO 8 – Condições objetivas do pagamento: objeto do pagamento, prova do pagamento, lugar do pagamento e tempo do pagamento.

ENCONTRO 9 – Extinção das obrigações pelos meios indiretos: consignação em pagamento, seus requisitos objetivos e subjetivos, casos que a autorizam; pagamento com sub-rogação, seus efeitos, espécies, hipóteses de sub-rogação legal e convencional. ENCONTRO 10 – Extinção das obrigações pelos meios indiretos: imputação do pagamento, seus requisitos e espécies; dação em pagamento e seus requisitos; novação, seus requisitos, espécies e efeitos.

ENCONTRO 11 – Extinção das obrigações pelos meios indiretos: compensação, seus requisitos e espécies, a compensação e os honorários advocatícios; confusão e seus requisitos; remissão e seus requisitos.

ENCONTRO 12 – Avaliação obrigatória M2.

ENCONTRO 13 – Generalidades sobre a transmissão das obrigações; cessão de crédito, seus sujeitos, casos de intransmissibilidade, eficácia em relação a terceiros, cessões múltiplas. Exceções que podem ser opostas ao cessionário pelo devedor, responsabilidade do cedente nas cessões onerosas e gratuitas.

(3)

ENCONTRO 14 – Transmissão das obrigações: assunção de dívida, suas modalidades e consequências; generalidades sobre cessão de posição contratual e casos previstos em lei. Visão geral sobre a responsabilidade contratual e extracontratual; pressupostos da responsabilidade contratual.

ENCONTRO 15 – Inadimplemento absoluto, relativo (mora) e violação positiva do contrato; mora do devedor, suas espécies e efeitos; mora do credor, pressupostos e consequências. ENCONTRO 16 – Os juros e suas funções; modalidades de juros: compensatórios e moratórios (legais e convencionais); termo inicial dos juros moratórios na responsabilidade contratual e extracontratual.

ENCONTRO 17 – Purgação e cessação da mora; perdas e danos, seus requisitos e abrangência (dano emergente e lucros cessantes).

ENCONTRO 18 – Cláusula penal e suas modalidades (compensatória e moratória), limites, características e requisitos para sua exigibilidade; as arras, confirmatórias e penitenciais. ENCONTRO 19 – Avaliação obrigatória M3.

ENCONTRO 20 - Avaliação alternativa de todo o conteúdo ministrado no semestre que poderá substituir a nota da avaliação M3 se maior e, será descontada se menor que a nota atribuída na avaliação M3.

8. ESTRATÉGIAS DE ENSINO

A exposição do conteúdo ocorrerá por meio de atividades que facilitem e estimulem o processo de ensino/aprendizagem, notadamente com a participação e interação dos alunos através das atividades propostas e exemplificadas abaixo, que serão efetivamente utilizadas quando e se possível ao longo do semestre, a depender do andamento dos trabalhos, tais como:

• Aulas expositivas dialógicas com uso de apoio audiovisual; • Resolução de problemas;

• Discussões de doutrina, jurisprudência e legislação; • Trabalhos individuais e em grupo;

• Pesquisa bibliográfica; • Debates e seminários; • Estudos dirigidos. 9. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

 A verificação do rendimento pessoal compreenderá para fins de aprovação o disposto na Resolução CONSUN Nº 13, que prevê especificamente em seu art. 6º, que o aluno que obtiver na disciplina média igual ou superior a seis durante o período letivo e assiduidade não inferior a 75% será considerado aprovado.

 No decorrer do semestre os alunos serão avaliados a cada encontro, sendo que terão três momentos para que os conhecimentos adquiridos possam ser analisados (M1, M2 e M3). Esta análise da aprendizagem será feita em grupo e/ou de forma individual, com os pesos e as especificidades adiante estabelecidas.

 Assim, a verificação se dará com a constatação de pelo menos 75% de freqüência nas atividades em sala de aula e no aproveitamento de três médias parciais (M1, M2 e M3), conforme dispõe a referida Resolução, nos seguintes termos:

1. Média parcial M1

a) Prova escrita valendo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, envolvendo todo o conteúdo ministrado até sua aplicação, com questões objetivas e/ou dissertativas, com consulta exclusivamente à legislação (sem comentários ou anotações). Essa prova escrita pode, a critério do professor, ser substituída

(4)

por exercício de avaliação com consulta bibliográfica, para ser entregue ou realizado em sala na mesma data da prova. Essa avaliação é obrigatória e caso o acadêmico deixe de se submeter a ela nas datas designadas, ou utilize de qualquer meio fraudulento em sua realização, lhe será atribuída nota zero. b) Eventuais pesquisas bibliográficas ou exercícios escritos realizados pelo

acadêmico entre o início do semestre e a aplicação da avaliação descrita na letra “a”, inclusive as atividades não presenciais eventualmente realizadas, poderão, a critério do professor, acrescer até, no máximo, 1 (um) ponto na média parcial M1.

c) A efetiva participação e produção do acadêmico nas atividades realizadas em sala de aula entre o início do semestre e a aplicação da avaliação descrita na letra “a” poderão, a critério do professor, acrescer até, no máximo, 1 (um) ponto na média parcial M1.

2. Média parcial M2

a) Prova escrita valendo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, envolvendo todo o conteúdo ministrado entre a avaliação M1 e a aplicação dessa prova (M2), com questões objetivas e dissertativas, com consulta exclusivamente à legislação (sem comentários ou anotações). Essa prova escrita pode, a critério do professor, ser substituída por exercício de avaliação com consulta bibliográfica, para ser entregue ou realizado em sala na mesma data da prova. Esta avaliação é obrigatória e caso o acadêmico deixe de se submeter a ela nas datas designadas, ou utilize de qualquer meio fraudulento em sua realização, lhe será atribuída nota zero.

b) Eventuais pesquisas bibliográficas ou exercícios escritos realizados pelo acadêmico entre a avaliação M1 e a aplicação da avaliação descrita na letra “a” (M2), inclusive as atividades não presenciais eventualmente realizadas, poderão, a critério do professor, acrescer até, no máximo, 1 (um) ponto na média parcial M2.

c) A efetiva participação e produção do acadêmico nas atividades realizadas em sala de aula entre a avaliação M1 e a aplicação da avaliação descrita na letra “a” (M2) poderão, a critério do professor, acrescer até, no máximo, 1 (um) ponto na média parcial M2.

3. Média parcial M3

a) Prova escrita abrangente, valendo de 0,0 (zero) a 10,0 (dez) pontos, envolvendo todo o conteúdo ministrado no semestre, com questões objetivas e dissertativas, com consulta exclusivamente à legislação (sem comentários ou anotações). Essa prova escrita pode, a critério do professor, ser substituída por exercício de avaliação com consulta bibliográfica, para ser entregue ou realizado em sala na mesma data da prova. Essa avaliação é obrigatória e caso o acadêmico deixe de se submeter a ela nas datas designadas, ou utilize de qualquer meio fraudulento em sua realização, lhe será atribuída nota zero. b) Eventuais pesquisas bibliográficas ou exercícios escritos realizados pelo

acadêmico entre a avaliação M2 e a aplicação da avaliação descrita na letra “a” (M3), inclusive as atividades não presenciais eventualmente realizadas, poderão, a critério do professor, acrescer até, no máximo, 1 (um) ponto na média parcial M3.

c) A efetiva participação e produção do acadêmico nas atividades realizadas em sala de aula entre a avaliação M2 e a aplicação da avaliação descrita na letra “a” (M3) poderão, a critério do professor, acrescer até, no máximo, 1 (um)

(5)

ponto na média parcial M3.

 Avaliação alternativa - Ao acadêmico que não alçar a média final no semestre de 6,0 (seis) com a avalição M3, poderá realizar uma avaliação alternativa de todo o conteúdo ministrado no semestre que poderá substituir a nota da avaliação M3, se maior e, será desconsiderada, se menor, que a nota atribuída na avaliação M3.

4. A média final (MF) será representada pela média aritmética das três médias parciais, segundo a fórmula MF = (M1 + M2 + M3) / 3.

5. Será considerado aprovado o acadêmico que obtiver a média final (MF) igual ou superior a 6,0 (seis). Sendo a média final (MF) inferior a 6,0 (seis), o acadêmico será reprovado.

Observações sobre o sistema de avaliação:

• Os acadêmicos devem ficar atentos quanto às datas das avaliações obrigatórias estabelecidas neste plano de ensino, bem como acerca de trabalhos e atividades que podem contar pontos adicionais na disciplina, já que estas informações são prestadas pelo professor no decorrer do semestre, tanto durante as aulas, como através de comunicação eletrônica através dos e-mails fornecidos pelos alunos no início do semestre.

• As atividades de avaliação que contam pontos adicionais serão ou não aplicadas ao longo do semestre, a critério do professor, a depender do andamento dos trabalhos e do tempo disponível.

• As avaliações assinaladas como obrigatórias serão aplicadas nas datas previstas nesse plano. Em caso de alteração de calendário, será efetuada comunicação com antecedência aos acadêmicos, nos e-mails fornecidos pelos alunos no início do semestre.

• Em quaisquer das aulas presenciais, sem a necessidade de prévio aviso, poderão ser propostas atividades que contam pontos adicionais, conforme explicitado nos itens 1 a 3 retro, cabendo aos acadêmicos zelar por sua efetiva frequência e produção em sala de aula, de modo a fazerem jus a tais acréscimos.

• As atividades propostas em sala pelo professor serão realizadas e entregues pelo acadêmico exclusivamente durante a aula. Em nenhuma hipótese será admitida a entrega dessas atividades em momento posterior.

• É responsabilidade exclusiva do acadêmico providenciar o download e/ou impressão dos materiais que forem disponibilizados ao longo do semestre para a realização das atividades de avaliação propostas. Tais materiais didáticos serão disponibilizados exclusivamente através do portal acadêmico da instituição.

• As pesquisas e trabalhos realizados pelo acadêmico, bem como exercícios escritos de avaliação, só serão considerados para fins de composição das médias parciais se forem entregues dentro dos prazos máximos, na forma e nos critérios estabelecidos pelo professor em cada caso, bem como na conformidade do estabelecido adiante. • Todas as eventuais atividades escritas extraclasse deverão ser produzidas eletronicamente pelo próprio acadêmico, e entregues até as datas limite designadas, obrigatoriamente, em duas versões: uma impressa, diretamente ao professor, em sala de aula, e outra em meio eletrônico (enviada exclusivamente ao e-mail: sandra.spautz@uniarp.edu.br), sendo aceitos arquivos em formato PDF.

(6)

• Antes da correção pelo professor das atividades escritas extraclasse, todos os arquivos eletrônicos correspondentes serão submetidos a uma análise por software de detecção de plágio (que verifica tanto a cópia de conteúdos e documentos existentes na internet, quanto a cópia pela comparação do conteúdo de todos os trabalhos entregues e que se encontram na base de dados do professor). Considera-se plágio a utilização no todo ou em parte de produção intelectual de outra pessoa (incluindo-se os trabalhos de quaisquer colegas acadêmicos, de quaisquer períodos ou datas), sem a devida citação da fonte. Os trabalhos que contiverem quaisquer ocorrências de plágio terão atribuição de nota zero e não serão corrigidos. Citações bibliográficas, diretas ou indiretas, quaisquer que sejam as fontes, deverão ser referenciadas conforme as normas da ABNT.

• A frequência dos acadêmicos será verificada pelo professor em um só momento: ao final da terceira aula. Será atribuída a frequência de três aulas aos efetivamente presentes nesse momento.

• Alguns dos pontos do conteúdo programático, a critério do professor, poderão ser selecionados para que sejam realizadas atividades não presenciais pelos acadêmicos, tudo a ser comunicado através dos e-mails fornecidos pelos alunos no início do semestre.

Observações complementares:

• O acadêmico que se ausentar no dia da realização de qualquer prova só terá direito à prova substitutiva mediante requerimento administrativo devidamente protocolado e autorizado pela Secretaria Acadêmica e/ou Coordenador, entregando imediatamente a decisão de deferimento ao professor.

• As avaliações fora de prazo poderão, a critério do professor, ser realizadas de forma oral e o acadêmico deverá a elas se submeter na data e horário que serão designados pelo professor, sendo aplicada no prazo máximo de 15 dias a contar da data originalmente estabelecida. O não comparecimento do acadêmico para realização da prova na data e horário designados implicará em atribuição de nota zero.

• Para fins de pedido de compensação de faltas e/ou atividades domiciliares o acadêmico deverá observar o prazo e o procedimento administrativo previsto nas normas da Uniarp.

• Contudo, para que as faltas justificadas ou atividades domiciliares, que tenham sido deferidas na conformidade do regimento da Uniarp, sejam abonadas, o acadêmico deverá entregar fichamento do conteúdo ministrado nas aulas em que esteve ausente, devendo fazê-lo, obrigatória e impreterivelmente, na aula imediatamente posterior à falta, e na forma manuscrita. Não sendo entregue o fichamento a tempo e modo, as faltas não serão abonadas.

Diretrizes na aplicação das avaliações em sala:

• De regra as avaliações são sem consulta. Quando esta for permitida, os limites dessa consulta serão informados aos acadêmicos, constando do cabeçalho da prova.

• O acadêmico que for flagrado usando materiais ou dispositivos não permitidos, consultando colegas de classe ou se utilizando de qualquer meio fraudulento, terá sua prova retirada, sendo atribuída nota zero.

• Durante a realização da prova não é permitida a saída do aluno para ir ao banheiro, beber água, ou para qualquer finalidade. Para se ausentar da sala o acadêmico necessariamente terá que entregar sua prova, ainda que não tenha sido totalmente resolvida, não lhe sendo autorizado, em nenhuma hipótese, retornar à sala para terminá-la.

• Não é permitido o uso de qualquer dispositivo eletrônico, tais como celulares, tablets, computadores e similares. Estes equipamentos deverão ser desligados e guardados antes de iniciada a prova.

(7)

• As avaliações indicarão a pontuação de cada questão.

• Salvo quando indicado de forma diversa na prova ou questão, as questões dissertativas com acerto parcial implicarão na atribuição de pontuação também parcial. As questões dissertativas precisam ser devidamente fundamentadas.

• Questões objetivas não admitirão pontuação parcial.

• Rasuras implicam na anulação da resposta, com pontuação zero, salvo quando rubricadas pelo professor durante a prova.

• A prova deve ser respondida à caneta. Respostas a lápis serão desconsideradas. Será atribuída nota zero às questões que tenham sido respondidas ou assinaladas a lápis. • O horário de início e término da prova será informado no dia de sua aplicação, podendo

ser aplicada somente em parte do período do dia designado, caso em que haverá aula presencial normal no início da noite.

• Os três últimos acadêmicos deverão permanecer em sala para entrega simultânea da prova. A partir do momento que ficarem em número de 3 (três), estes terão o prazo máximo de 30 (trinta) minutos para conclusão e entrega da prova.

10. BIBLIOGRAFIA

10.1 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CÓDIGO CIVIL ATUALIZADO (www.presidencia.gov.br)

VENOSA, SÍLVIO DE SALVO. Direito civil Conteúdo: v.1 Parte geral ; v.2 Teoria geral das obrigações e teoria geral dos contratos ; v.3 Contratos em espécie e responsabilidade civil ; v.4 Direitos reais ; v. 5 Direito de família ; v.6 Direito das sucessões. São Paulo: Editora Atlas, v.2. 2011.

GAGLIANO, PABLO STOLZE; PAMPLONA FILHO, RODOLFO. Novo curso de direito civil: contém análise comparativa dos códigos de 1916 e 2002. 13ª ed.. São Paulo: Editora Saraiva, v.1 Parte Geral. 2011.

COELHO, FÁBIO ULHOA. Curso de direito civil. São Paulo: Editora Saraiva, Vols. 1, 2, 3, 4, 5. 2006.

DINIZ, MARIA HELENA. Código civil anotado 15ª ed.. São Paulo: Editora Saraiva, 2010. GOMES, ORLANDO. Obrigações. 17ªed.. Rio de Janeiro: Editora Forense Ltda., 2008 . NEGRÃO, THEOTONIO. Código civil e legislação em vigor. 29ª. São Paulo: Editora

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

A Escala de Práticas Docentes para a Criatividade na Educação Superior foi originalmente construído por Alencar e Fleith (2004a), em três versões: uma a ser

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

Os estudos originais encontrados entre janeiro de 2007 e dezembro de 2017 foram selecionados de acordo com os seguintes critérios de inclusão: obtenção de valores de

Foi evidenciado que o posto mantém uma sistemática preventiva para não contaminar o solo e as águas subterrâneas, por meio da avaliação trimestral do solo e do

Para essa discussão, selecionamos o programa musical televisivo O fino da bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record de São Paulo, entre os anos de 1965 e

Em caso de o produto ser misturado ou preparado com outros materiais, as indicações constantes neste folheto informativo sobre segurança não são automaticamente transferíveis para.

6.3 - O exame de títulos avaliará 4 itens: (1) Titulação Acadêmica; (2) Titulação Adicional; (3) Experiência profissional docente/aula; (4) Experiência profissional na área