• Nenhum resultado encontrado

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

DICA PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL

1. TÍTULO DO PROGRAMA As Histórias do Senhor Urso.

2. EPISÓDIO TRABALHADO “Eram Cinco Numa Cama”.

3. SINOPSE DO EPISÓDIO ESPECÍFICO

Esse episódio explora de maneira lúdica as peripécias do Senhor Urso e seus amigos que dormiam juntos numa cama. Após um acidente com o Senhor Urso, os amigos tentam encontrar outro lugar para dormir. Experimentam dormir na espreguiçadeira, no guarda-chuva, na gaveta aberta, nas almofadas gordas, na rede, nas cestas da cozinha. Muitas aventuras e acidentes acontecem durante a procura de um bom cantinho para dormir, até que o Senhor Urso tem uma brilhante ideia.

4. PALAVRAS-CHAVE

Infantil, brincadeira, sono, dormir, educar, cuidar.

5. ASPECTOS RELEVANTES DO VÍDEO

Esse vídeo evidencia a relação entre cuidar e educar nos momentos de sono e incentiva a amizade, a interação e o afeto.

(2)

6. TÍTULO DO PROJETO/ATIVIDADE Educar e cuidar nos momentos de sono.

7. EM QUAL FASE OU IDADE SERIA MELHOR APLICAR ESSE TRABALHO? Indicado para crianças com idade entre 3 e 6 anos que dormem durante o período em que estão nas instituições de Educação Infantil.

8. PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SERÃO TRABALHADOS

O episódio sugere atividades que envolvam a relação entre cuidar e educar (DCNEI, 2009; RCNEI, v. 2, 1998) na Educação Infantil, principalmente, nos momentos de sono (RCNEI, v. 2, 1998) em que aspectos relacionados à interação entre as crianças, a diversidade e a individualidade (RCNEI, 1998; DCNEI, 2009) precisam ser considerados.

9. O QUE O ALUNO PODERÁ APRENDER OU DESENVOLVER COM ESSA ATIVIDADE

- Relaxar o corpo para dormir com tranquilidade;

- Sentir segurança, proteção e cuidado nos momentos de sono na escola; - Interagir com outras crianças no momento de sono.

10. MATERIAL NECESSÁRIO PARA A REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE 1.º momento: televisão ou computador com acesso ao site da TV Escola;

2.º momento: colchonetes, lençóis, travesseiros, cobertores (se estiver frio), CD com música relaxante;

(3)

11. DURAÇÃO DA ATIVIDADE

O tempo total estimado para a realização da atividade é de 50min, dividido em três momentos. 1.º momento: 15min; 2.º momento: 20min; 3.º momento: 15min. 12. DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE 1.º momento

Quinze minutos antes do horário do sono, as crianças deverão assistir ao episódio “Eram Cinco Numa Cama” sentadas ou deitadas sobre os colchonetes que costumam dormir na escola.

2.º momento

Cinco minutos antes do horário do sono, o professor deverá ajudar cada criança a preparar de forma aconchegante o local para dormir. Em seguida, quando as crianças estiverem sentadas adequadamente sobre os colchonetes, o CD com músicas relaxantes deverá ser colocado para tocar. Quando a música iniciar, o professor deverá massagear os próprios pés, solicitando, em voz baixa e delicada, que cada criança massageie o próprio pé com bastante carinho. Por último, as crianças deverão se deitar sobre os colchões, respirando com bastante tranquilidade até fecharem os olhos com a intenção de dormir. O professor deverá diminuir o volume do aparelho de som até que as crianças durmam. Crianças com dificuldade maior de sono poderão ser tranquilizadas e massageadas nos pés individualmente pelo professor.

(4)

3.º momento

Após as crianças acordarem, o professor deverá organizar uma roda de conversa em que todas sejam levadas a falar e refletir sobre a experiência do relaxamento antes de dormir. Quem conseguiu dormir? O que sentiu? E quando acordou? Obs.: o professor poderá dar continuidade às atividades propostas por meio de alongamentos relaxantes antes dos momentos de sono (em vez de massagem nos pés como indicamos nos momentos 2 e 3) lendo histórias que tranquilizem as crianças

13. AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE

A avaliação poderá ser feita por meio de registros escritos que indiquem se as crianças conseguiram relaxar e dormir após as massagens. O professor poderá fotografar as crianças dormindo e mostrar para o grupo em algum dia posterior. Também é possível observar e registrar por escrito como as crianças reagem ao próprio toque (massagem no próprio pé). Como toda atividade nova gera excitação nas crianças, é importante que o professor não desista nas primeiras aulas, mas persista em encontrar uma forma própria de acalmar e relaxar o grupo antes de dormir.

14. DISCUSSÕES TEÓRICAS

Sobre a relação entre o cuidar e o educar na Educação Infantil, Cerisara (1983) argumenta que nos momentos de cuidado a criança é educada e que durante as atividades pedagógicas ela também é cuidada. Não se devem separar ou menosprezar, como faz a ciência moderna, os cuidados relacionados ao corpo nos momentos mais intelectualizados.

(5)

Sobre a importância da afetividade nas atividades pedagógicas, principalmente na Educação Infantil, Wallon (1995) destaca que as emoções são a exteriorização da afetividade e compõem a primeira forma de comunicação da criança. A emoção se encontra na origem da consciência, operando na passagem do mundo orgânico para o social, do plano fisiológico para o psíquico e compõe meio de expressão, sendo instrumento de sociabilidade. Ela une os indivíduos por meio de reações orgânicas íntimas semelhantes ou opositoras.

Wallon (1995) afirma que a criança pequena tem dificuldade em lidar com situações instantâneas de emoção, por isso, tende a se relacionar com os parceiros que conhece: familiares, professores, colegas de sala. No primeiro ano de vida, o comportamento emocional é predominante.

Conforme a criança cresce e desenvolve a linguagem, as crises emotivas vão se tornando menos frequentes, pois passam a ser controladas pelas funções psíquicas superiores (ações conscientemente controladas por meio de signos/instrumentos mediadores da atenção voluntária; da memorização ativa; do pensamento abstrato; do comportamento intencional; da capacidade para solução de problemas, conforme Vigotski, 2002).

Nesse sentido, é importante que o professor incentive o amadurecimento das funções psíquicas da criança, bem como o controle de suas emoções, por meio de experiências afetivas carinhosas e tranquilas em sala. (WALLON, 1995).

15. SUGESTÕES DE LEITURA

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB 20/2009 - Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Câmara de Educação Básica. (relator: Raimundo Moacir Mendes Feitosa). Aprovado em 11/11/2009. Brasília, 2009.

(6)

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Coordenação Geral de Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, v. 2. Brasília, 1998. p. 59.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Presença do movimento na Educação Infantil: ideias e práticas correntes. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília. v. 3. Brasília, 1998. p. 15.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Coordenação Geral de Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, v. 1. Brasília, 1998.

CERISARA, A. B. Entre educar e cuidar: por onde anda a Educação Infantil? In: CERISARA, A. B. Revista Perspectiva. Centro de Ciências da Educação da UFSC. v. 1, n. 1. dez. 1983. Florianópolis: UFSC, 1983.

UNIVERSIDADE Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. v. 1, n. 1. dez. 1983. Florianópolis: UFSC, 1983.

RUYER, F. Histórias para ouvir antes de adormecer. Porto: Civilização, 2008. TESSANDIER, C. et all. 365 histórias para sonhar. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 2002. WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1995.

MASSAGEM

para

relaxar.

Disponível

em:

<http://revistaguiainfantil.uol.com.br>.

16. REFERÊNCIAS

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CEB 20/2009 - Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Câmara de

(7)

Educação Básica. (relator: Raimundo Moacir Mendes Feitosa). Aprovado em 11/11/2009. Brasília, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Sono e repouso. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. v. 2. Brasília, 1998. p. 59.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Presença do movimento na Educação Infantil: ideias e práticas correntes. In: BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília. v. 3. Brasília, 1998. p. 15.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Coordenação Geral de Educação Infantil. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, v. 1. Brasília, 1998.

CERISARA, A. B. Entre educar e cuidar: por onde anda a Educação Infantil? In: CERISARA, A. B. Revista Perspectiva. Centro de Ciências da Educação da UFSC. v. 1, n. 1. dez. 1983. Florianópolis: UFSC, 1983.

VIGOTSKI, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Marins Fontes, 2002. WALLON, H. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1995.

17. CONSULTORIA Soraya Franzoni Conde

Referências

Documentos relacionados

A temperatura é um fator climático que varia ao longo do dia, por este motivo esta pesquisa aferiu a temperatura em dois substratos, em Latossolo vermelho e em areia lavada,

Os resultados obtidos para a massa seca da parte aérea indicam que não houve interação entre os tratamentos e as épocas de avaliação, como também não... foram

Com relação aos valores obtidos para o teste de primeira contagem do TPG, observa- se na Tabela 1, que somente nas análises realizadas aos 6 (seis) meses de armazenamento

O tratamento fungicida apresentou desempenho supe- rior nos três níveis de políme- ro (sem, líquido e pó), para a porcentagem de emergência em campo e para o IVE em- bora para

Quando comparadas, as sementes dos lotes, pelos seus valores médios ao longo e após 24 horas de imersão das mesmas (Tabela 1) identificou-se um dos lotes com valores de

Comparação entre as diferentes formas de Recobrimento, a Testemunha e Adubação em Sulco - Ao se avaliar o desempenho das sementes no campo, para os diferentes tratamentos, as

as sementes de cada tratamento foram avaliadas por meio dos seguintes testes, (i) teste de germinação, (ii) primeira contagem da germinação, (iii) índice de velocidade de

Tabela 1 - Análise de variância dos dados referente à primeira contagem da germinação (PC), germinação (GERM), teste frio sem solo (TF), envelhecimento acelerado (EA),