• Nenhum resultado encontrado

ACOMPANHAMENTO PLENUS PROCURADORIAS DIREITO TRIBUTÁRIO SEMANA 2 CADERNO ESTRATÉGICO DE AÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACOMPANHAMENTO PLENUS PROCURADORIAS DIREITO TRIBUTÁRIO SEMANA 2 CADERNO ESTRATÉGICO DE AÇÃO"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

PROCURADORIAS

---DIREITO TRIBUTÁRIO

SEMANA 2

CADERNO ESTRATÉGICO DE AÇÃO

#SouPlenus

#AdvdeEstado

(2)

Olá, amigos e amigas do Plenus,

Este é o seu Caderno Estratégico. Este material é uma coletânea das questões mais importantes de provas objetivas específicas da matéria que será objeto de sua Sinopse de Estudos desta semana. Todas as questões são das principais bancas dos certames da sua área específica de estudo dos últimos quatro anos.

Tais questões são aqui apresentadas para que você possa não somente verificar como os temas desta matéria vêm caindo em concursos, mas, principalmente, para guiar o seu estudo desta semana.

A ideia deste material é que você possa monitorar como os temas vêm caindo em provas, para que, ao ler a Sinopse de Estudos, saiba identificar os temas mais relevantes, po-dendo estabelecer suas estratégias de estudo juntamente com o seu Professor Tutor.

Nossa proposta é que você resolva as questões antes de ler a Sinopse de Estudos (obviamente, nada impede que você faça o caminho oposto) para assim poder estrategica-mente saber os pontos que devem ser lidos com mais atenção no material de estudos.

Sabemos que muitos alunos preferem treinar apenas depois de estudar os temas. Isso evidentemente também será possível caso o aluno assim o deseje. No entanto, para aqueles que optarem por seguir o caminho aqui proposto (primeiro resolver as questões de concursos anteriores para somente depois ler a Sinopse de Estudos semanal), adiantamos que o treinamento dos temas estudados ocorrerá por meio das questões semanais (ainda inéditas em concursos, posto que foram elaboradas por nossa equipe) que disponibilizare-mos ao longo do Curso.

Assim sendo, nossa proposta de estudos é:

1) Resolver as questões de provas de concursos anteriores do tema de estudo se-manal;

2) Com base na resolução de questões anteriores, estudar a Sinopse de estudos semanal, pois assim o seu estudo será mais atento ao que costuma cair em provas; 3) Ao longo de todo o curso, por meio das questões semanais elaboradas pelo Ouse ir treinando os conteúdos por meio daquilo que apostamos que será objeto de pro-va daqui por diante.

Desse modo, não só os seus estudos como os seus treinos serão completos, foca-dos no que costuma cair e já atentos aquilo que nosso super time de Professores aposta que virá nos próximos certames.

(3)

DIREITO TRIBUTÁRIO

LIMITAÇÕES CONSTITUCIONAIS AO PODER DE TRIBUTAR. PARTE II QUESTÃO 1

Ano: 2016 / Banca: CESPE / Órgão: PGE-AM / Prova: Procurador do Estado

Considerando os limites ao exercício do poder de tributar, julgue o item seguinte.

A imunidade recíproca beneficia sociedades de economia mista que prestem serviços públicos estatais essenciais e exclusivos, como, por exemplo, o serviço de saneamento básico, ainda que tais serviços sejam remunerados por tarifas.

( ) Certo ( ) Errado

QUESTÃO 2

Ano: 2015 / Banca: PUC-PR / Órgão: PGE-PR / Prova: Procurador do Estado

Sobre as imunidades tributárias, à luz da jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, assinale

a alternativa CORRETA.

a) É vedada a instituição, por meio de Emenda à Constituição, de novas hipóteses de imunida-des tributárias.

b) Não incide Imposto de Importação sobre as operações de importação de bens realizadas por Estado da Federação, salvo nos casos em que restar comprovada violação ao princípio da neu-tralidade concorrencial do Estado.

c) A imunidade tributária recíproca exonera o sucessor, desde que Ente Público integrante da Administração Direta, das obrigações tributárias relativas aos fatos jurídicos tributários ocorri-dos antes da sucessão

d) Não incide o ICMS sobre o serviço de transporte de bens e mercadorias realizado pelas fran-queadas da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT.

e) A Constituição Federal de 1988 contém hipóteses de imunidades de impostos e contribui-ções, mas não de taxas.

QUESTÃO 3

Ano: 2015 / Banca: FUNDATEC / Órgão: PGE-RS / Prova: Procurador do Estado Quanto às imunidades tributárias, analise as assertivas abaixo:

(4)

I. Segundo a doutrina e a jurisprudência majoritárias, quando a Constituição da República diz que certas entidades são “isentas” e determina que tributos “não incidam” sobre certos fatos ou pessoas, o que está a fazer não é consagrar isenções e não incidências, mas verdadeiras imunidades.

II. Os Estados são imunes frente a contribuições previdenciárias, dada a imunidade tributária recíproca.

III. Segundo a jurisprudência do STF, as imunidades não se aplicam às entida-des entida-destinatárias quando estas sejam contribuintes de fato, mas não de direito. IV. A imunidade das entidades beneficentes de assistência social deve, segundo a jurisprudên-cia do STF, ser regulamentada inteiramente por lei complementar, por força do art. 146, inciso II, da Constituição Federal de 1988, visto se tratar de regulamentação de limitação constitucio-nal ao poder de tributar.

 

Após a análise, pode-se dizer que: a) Está correta apenas a assertiva I. b) Está correta apenas a assertiva III.

c) Estão corretas apenas as assertivas I e III. d) Estão corretas apenas as assertivas II e III. e) Está incorreta apenas a assertiva IV.

QUESTÃO 4

Ano: 2014 / Banca: PGE-MS / Órgão: PGE-MS / Prova: Procurador do Estado Com relação aos princípios constitucionais, assinale a opção correspondente:

I - O princípio da segurança jurídica visa propagar um sentimento de previsibilidade quanto aos efeitos jurídicos da regulação da conduta e à estabilidade das relações, além de oferece conforto aos fatos já consumados, aos direitos adquiridos e à coisa julgada. Neste contexto, o princípio da anterioridade anual e o princípio da anterioridade nonagesimal, aplicáveis indis-tintamente a todos os impostos, evitam que o contribuinte ou responsável seja surpreendido com a instituição ou majoração inesperada de tributos.

II - O princípio da capacidade contributiva objetiva retrata a eleição de fatos que ostentem sig-nos de riqueza capazes de servir de parâmetro para se mensurar a possibilidade econômica de contribuir para o erário, de acordo com o tamanho econômico do evento.

III - Pelo princípio da indelegabilidade da competência tributária, o poder de instituir tributos permanece no corpo das prerrogativas constitucionais da pessoa política expressamente in-dicadas pela Constituição Federal, não podendo essa prerrogativa ser transferida aos outros entes políticos. Todavia, a atribuição para arrecadar ou fiscalizar tributos podem ser repassadas sem que configure ofensa ao princípio da indelegabilidade.

(5)

são, tem-se que o princípio da isonomia tributária caracteriza-se por um comando voltado tan-to ao legislador ordinário (igualdade na lei), quantan-to para o intérprete ao aplicar a norma ao caso concreto (igualdade perante a lei). 

a) Todas estão corretas.  b) Todas estão incorretas c) I e II estão incorretas.  d) I, II e III estão corretas. e)  II, III e IV estão corretas.

QUESTÃO 5

Ano: 2014 / Banca: FMP Concursos / Órgão: PGE-AC / Prova: Procurador do Estado

Segundo o entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) o princípio constitucional da ve-dação ao confisco:

a) é endereçado exclusivamente ao legislador. b) aplica-se apenas aos tributos.

c) admite sejam estabelecidas multas que ultrapassam cinco vezes o valor do tributo devido. d) resulta violado, sempre que o resultado das múltiplas incidências tributárias estabelecidas pela mesma entidade estatal afetar substancialmente, de maneira irrazoável, o patrimônio e/ou os rendimentos de determinado contribuinte.

QUESTÃO 6

Ano: 2014 / Banca: FMP Concursos / Órgão: PGE-AC / Prova: Procurador do Estado Analise as assertivas abaixo.

I - O Supremo Tribunal Federal pacificou entendimento de que as empresas públicas, estando submetidas ao regime de direito privado, não fazem jus à imunidade tributária recíproca, ainda que suas atividades contemplem exclusivamente serviços públicos de competência da União, adotando interpretação que privilegia a estrutura jurídico-formal das referidas empresas.  II- Por força de imunidade constitucionalmente prevista, os municípios não podem exi-gir quaisquer impostos das entidades sindicais de empregados e de empregadores.  III- As operações de transferência de imóveis desapropriados para fins de reforma agrária estão ao abrigo de imunidade no que concerne aos impostos federais, estaduais e municipais.

IV- Embora o tema ainda aguarde julgamento pelo rito da repercussão geral, o entendimento que atualmente predomina no Supremo Tribunal Federal é no sentido de que a imunidade recí-proca alcança as entidades imunes apenas na qualidade de contribuintes de direito do Imposto sobre operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre prestações de Serviços de trans-porte interestadual e intermunicipal e de comunicação, mas não quando assumem a qualidade

(6)

de contribuintes de fato.  Quais delas estão corretas?

a) Apenas as assertivas I e II estão corretas. b) Apenas as assertivas II e III estão corretas. c) Apenas as assertivas I e IV estão corretas. d) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.

QUESTÃO 7

Ano: 2014 / Banca: CESPE / Órgão: PGE-BA / Prova: Procurador do Estado

A respeito da concessão, pelos entes da Federação, de benefício fiscal em relação ao ICMS, jul-gue os itens subsecutivos.

Consideram-se benefícios fiscais as imunidades previstas na CF. ( ) Certo

( ) Errado

QUESTÃO 8

Ano: 2014 / Banca: CESPE / Órgão: PGE-BA / Prova: Procurador do Estado Com relação à imunidade, julgue os itens que se seguem.

A imunidade tributária recíproca não é extensiva às empresas públicas. ( ) Certo

( ) Errado

QUESTÃO 9

Ano: 2014 / Banca: CESPE / Órgão: PGE-BA / Prova: Procurador do Estado

As taxas são alcançadas pelas imunidades constitucionais previstas para as entidades de edu-cação.

 

( ) Certo ( ) Errado

(7)

QUESTÃO 10

Ano: 2017 / Banca: CESPE / Órgão: PGE-SE / Prova: Procurador do Estado

Considerando-se as limitações ao poder de tributar previstas no texto constitucional, é juridica-mente admissível que um ente público estadual institua a cobrança de:

a) ICMS incidente sobre a comercialização de jornais impressos.

b) ICMS com alíquotas diferenciadas em razão da ocupação profissional do contribuinte. c) taxa referente a um serviço prestado à União.

d) taxa a ser cobrada no mesmo exercício financeiro em que for publicada a lei que a instituir. e) IPVA incidente sobre veículos terrestres pertencentes ao poder público municipal e utilizados para transportar autoridades.

QUESTÃO 11

Ano: 2018 / Banca: CESPE / Órgão: PGE-PE / Prova: Procurador do Estado

As hipóteses de limitação ao poder de tributar decorrente do princípio constitucional da imuni-dade recíproca incluem:

a) proibir a União de instituir impostos sobre o patrimônio de estados e municípios.

b) vedar as limitações ao tráfego de pessoas ou bens, por meio de tributos interestaduais ou intermunicipais.

c) proibir que estado estabeleça diferença tributária entre bens e serviços em razão do municí-pio de procedência ou de destino.

d) vedar isenções de tributos da competência de outros entes federativos.

e) proibir a instituição de tributo federal que não seja uniforme em todo o território nacional.

GABARITO:

Referências

Documentos relacionados

Entre os substratos avaliados, a Needlona ® é o mais adequado para o cultivo em pré-berçário de camarão branco do Pacífico em sistema de bioflocos, sendo capaz

O Diretor-geral Substituto do Campus Sertão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), no uso de suas atribuições estatutárias,

Onça Pintada (Panthera onca) do sexo feminino, microchip nº40770C6D55, do Parque Ecológico Municipal de Paulínia Armando Müller.. Onça Preta (Panthera onca) do sexo masculino,

c) o produto que foi indenizado estará em seu estoque, sendo necessário assim, proceder a sua baixa do estoque, para tanto, deverá ser feita uma nota fiscal de

E a população de São Paulo, acredita que seria mais beneficiada, mais prejudicada ou não seria afetada se esse plano for

(b) Possíveis interações π-π stacking entre os núcleos aromáticos dos asfaltenos. Modelo Yen-Mullins para a formação de clusters. Estrutura média proposta para as

Buscaremos elaborar uma proposta de ensino através da formulação sequência didática que envolva o gênero como meio para trabalhar variação linguística em sala

Todos os canais acio- nados 5200 W 6000 W 5000 W 2500 W Número de canais do amplificador 4 Tensão de saída máxima Pico de 210 V Corrente de saída máxima Pico de 84 A AMPLIFICADOR