• Nenhum resultado encontrado

Inovação e tecnologia em lavanderias de jeans do polo têxtil do agreste Pernambucano e a implementação das atividades de reuso de água / Innovation and technology in jeans laundries at the textile pole of the dry region in Pernambuco and the implementatio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "Inovação e tecnologia em lavanderias de jeans do polo têxtil do agreste Pernambucano e a implementação das atividades de reuso de água / Innovation and technology in jeans laundries at the textile pole of the dry region in Pernambuco and the implementatio"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Inovação e tecnologia em lavanderias de jeans do polo têxtil do agreste

Pernambucano e a implementação das atividades de reuso de água

Innovation and technology in jeans laundries at the textile pole of the dry

region in Pernambuco and the implementation of water reuse activities

DOI:10.34117/ bjdv6n6-620

Recebimento dos originais: 08/05/2020 Aceitação para publicação: 28/06/2020

Bruno Lopes Silva

Graduando em Economia Doméstica

Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco

Endereço: Rua dos Operários, número 258, apartamento 106C – Bairro da Torre, Recife – PE, Brasil

E-mail: brulps.lopes@gmail.com

Maria Gilca Pinto Xavier

Doutora em Desenvolvimento Humano pela Universidade Federal de Pernambuco Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco

Instituição: Universidade Federal Rural de Pernambuco

Endereço: Rua D. Manoel de Medeiros, s/n– Bairro Dois Irmãos, Recife – PE, Brasil E-mail: gilka.xavier@gmail.com

RESUMO

As lavanderias industriais utilizam grande quantidade de água em sua atividade de beneficiamento, cerca de 50 litros por peça. A pesquisa foi realizada em Toritama, cidade de 34km² localizada no semiárido pernambucano, em uma região com baixo índice pluviométrico, com média anual de 550mm, com balanço hídrico deficitário. A pesquisa teve como objetivo analisar a importância da inovação e uso de tecnologia nas atividades de reuso de água. Constatou-se que a utilização de tecnologias e inovações do reuso da água em seus procedimentos são importantes e visam a redução de custos e o aumento da competitividade. A implementação da tecnologia de reuso da água nas lavanderias partiu de exigência de uma ação coercitiva do ministério público visando a preservação do meio ambiente. Passaram a tratar a água com método físico-químico. E mesmo ao empregarem métodos ambientalmente menos agressivos, o aspecto econômico estava presente na solução encontrada de forma cooperativa. A implementação de tecnologias mais avançadas é extremamente necessária para a manutenção da competitividade.

Palavras-chave: colaboração e meio ambiente, competitividade, inovação, reuso da água. ABSTRACT

Industrial laundries use large amounts of water in their processing activities, about 50 liters per piece. The survey was conducted in Toritama, located in the semiarid region of Pernambuco, in a region with low rainfall, an annual average of 550 mm and a deficit water balance. The research aimed to analyze the sense of innovation and the use of technology in water reuse activities. It was found that the use of water reuse technologies and innovations in their procedures are important and aim to reduce costs and increase competitiveness. The implementation of water reuse technology started with the requirement for coercive action by the public prosecutor to preserve the

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

environment. And even when employing environmentally less aggressive methods, the economic aspect was present in the solution found in a cooperative way. The implementation of more advanced technologies is extremely necessary to maintain competitiveness.

Keywords: collaboration and environment, competitiveness, innovation, water reuse.

1 INTRODUÇÃO

Em Toritama, cidade de 35.554 habitantes em área territorial de 25,704km² (IBGE, 2010), a confecção é uma atividade que movimenta todo o município, sustentando a maior parte da população. Vale dizer, ainda, que o município está localizado numa área do semiárido que abriga em seu espaço uma Aglomeração Produtiva, integrada por diversos empreendimentos em atividade iguais ou semelhantes, atuando em intensa divisão do trabalho cooperado de confecção (XAVIER, 2006).

Foi através da confecção que se difundiu uma forma de gerar renda e minimizar os impactos sociais e econômicos aos quais os municípios daquela região estavam expostos, como ausência de atividade econômica e secas que castigam, devido as condições climáticas. O município de Toritama se integra a outros que, também se destacam na atividade, como Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru1, formando uma aglomeração produtiva (XAVIER, 2006, p24). Esta Aglomeração se constitui no segundo maior polo de confecção nacional (SILVA; XAVIER, 2018).

A falência da indústria de couro possibilitou, com o aproveitamento das máquinas, a implementação de atividades de confecção (Xavier, 2006). No momento seguinte, surgem as lavanderias de beneficiamento, formando este importante polo, responsável por mais de 20 mil empreendimentos nos municípios que o integra, gerando em torno de 250 mil empregos diretos e indiretos, com produção de mais de 800 milhões de peças por ano e é responsável por 60% da produção de confecções do estado de Pernambuco e 16% da produção nacional (SEBRAE, 2012).

O município de Toritama, que tem como principais atividades econômicas a indústria de transformação (transformando tecidos em peças de vestuário e artigo têxteis de uso doméstico), o comércio, a construção civil, serviços e administração pública atrelados às atividades das confecções. Ainda com essa intensa atividade, apenas 16,9% da população tem uma ocupação, o salário médio é de 1,4 salários mínimos e 30,8% da população vivem com renda per capita de 0,5 salário mínimo. Aliás, 89,6% das receitas do município são oriundos de fontes externas, como o Fundo de Participação dos Municípios (IBGE, 2017, 2010, 2000). Na cidade, há 56 indústrias de

1 Os municípios que formam a aglomeração produtiva de confecção são: Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Taquaritinga do Norte,

Frei Miguelinho, Surubim, Santa Maria do Cambucá, Vertentes, Vertente do Lério, Casinhas, Caruaru, Brejo da Madre de Deus e Jataúba (Xavier,2006,p24.).

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

lavagem e beneficiamento de jeans, responsáveis, cada uma, por uma média de 20 postos de trabalho. Esta atividade dá apoio à indústria de confecção de jeans (JERÔNIMO et al., 2012).

A indústria do jeans requer massiva utilização dos serviços de beneficiamento de lavanderias industriais, que são professos físicos e químicos aos quais as peças são submetidas para melhorar suas características (ARAÚJO et al., 2019). O processo final da produção de uma calça jeans, por exemplo, que requer a transformação do tecido através de enfesto, corte, costura, acabamento como o disponibilizado nesta indústria. A moda mundial requer peças mais elaboradas, com detalhes que requerem os processos que as lavanderias industriais realizam, através de beneficiamentos como alvejamento, tingimento, amaciamento, secagem, centrifugação, desengomagem e descoloração (SILVA; XAVIER, 2018; JERÔNIMO et al., 2012). As atividades e operações realizadas nas lavanderias industriais, devido ao uso de tecnologias já ultrapassadas, requerem a utilização de grandes quantidades de água, bem escasso na região, com déficit hídrico (mais evapora que chove), com índice pluviométrico baixo, de 550mm/ano – na região Sudeste é de 1500mm/ano (SILVA, XAVIER; 2018).

O uso excessivo de água é amplificado pela manutenção precária do maquinário (válvulas apresentando defeitos, vazamentos, água fluindo mesmo com a máquina parada), equipamento para lavagem em condição de ineficiência e ciclos excessivamente longos, dificultando o reuso de água. Estes problemas, se corrigidos, podem acarretar redução de 25% do consumo de água desta indústria. A inovação empregada na recirculação da água, inclusive, reduz o emprego desnecessário de energia e de volume de efluente a ser tratado (BELTRAME, 2000; SANIM, 1997).

Convém lembrar que a inovação do reuso da água é uma maneira importante para manutenção da competitividade. Para manter-se neste espaço competitivo e atender às necessidades e normas ambientais estabelecidas pelo poder público, as lavanderias precisam inovar, inclusive, na sistemática de tratamento de água, a fim de reutilizá-la. No caso das lavanderias de Toritama, é comum encontrar inovação incremental. As caldeiras são ajustadas para que tenham maior capacidade, o maquinário sofre alguma modificação a fim de maior produtividade, o teto recebe telhas translúcidas de polipropileno ou policarbonato que, com a incidência da luz, iluminam o ambiente naturalmente – reduzindo o gasto com energia elétrica através do uso de tecnologias (SILVA; XAVIER, 2018).

Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância da inovação e tecnologia na implementação das atividades de reuso de água.

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

2 REFERENCIAL

A aglomeração entre empresas as beneficia com as chamadas externalidades pecuniárias. Lembrando Marshall (1996), os Distritos Industriais são espaços onde as empresas estão inter-relacionadas em certas regiões geográficas, produzem bens e serviços para mercados internos e externos. Nestas condições, pode-se dizer que a mão de obra está treinada pela aproximação e integração dos envolvidos no empreendimento, através de informações tecnológicas, inovações criadas a partir desta troca de conhecimento. Isto é ganho em competitividade.

Uma externalidade positiva de estar baseada em um Aglomerado Produtivo, onde há um concentrado de empresas inter-relacionadas e instituições correlatas, vinculadas por elementos comuns, é a utilização do conhecimento em nuvem, ou seja, a proximidade das pessoas e empresas de maneira interligada permite que as inovações sejam possíveis através da troca de saber (SILVA; XAVIER, 2018; PORTER, 1999).

Para Schumpetter (1985), estas inovações não necessariamente precisam ser invenções e devem ser levadas em práticas, ou são economicamente irrelevantes, já que o desenvolvimento econômico depende da competitividade e, quanto mais competitivo for o mercado, mais inovações. Ainda, para o autor, as inovações estendem-se à abertura de novos mercados, novas matérias-primas, formas de organizar-se e é da natureza do capitalismo, sobrevivência em um mercado extremamente competitivo. As inovações podem ter tecnologias adaptativas.

Tecnologia, aliás, está presente nas inovações a fim de utilizar-se de todos os instrumentos, invenções e artifícios, para manutenção da competitividade (BASTOS, 1998). E, afinal, no aspecto de alto consumo de água, a utilização de tecnologias e inovações nos procedimentos de lavagem pode acarretar redução no custo de produção e, também, diminuição no impacto ambiental (BUSS, 2015; XAVIER, 2006).

Um aspecto importante a ser considerado, e é amplamente discutido por Xavier (2006), é que a localidade, embora seja urbana, tem especificidades que muitas análises observam serem do meio rural, ocasionando tardio desenvolvimento econômico. Ainda para a autora, vale destacar que, mesmo com a eficiência das soluções que a sociedade e o poder público implementaram, não se pode negar as dificuldades em criar condições de infraestrutura técnica e social nestes espaços.

Mas, vale ressaltar que, neste ambiente majoritariamente urbano com especificidades do meio rural, o baixo grau de escolaridade e poucos exemplos de capacitação formal de funcionários, são aspectos importantes a serem considerados. Estes são aspectos da formação de uma região de capitalismo tardio ou recente.

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

O desenvolvimento tardio ou recente do capitalismo, é um conceito empregado para explicar o baixo crescimento e os aspectos estruturais econômicos precários das economias periféricas, principalmente na América Latina, durante os anos de 1970. Este desenvolvimento tardio está vinculado à forma de progresso técnico universal que, nestas regiões, tem lentidão em assimilar as novas tecnologias, comprometendo o desenvolvimento industrial (MELLO, 1975).

3 METODOLOGIA

A metodologia baseia-se em um estudo de caso de uma lavanderia industrial de beneficiamento de jeans, buscando analisar as situações e variáveis presentes na importância na implementação da sistemática de tratamento para reuso da água utilizada em seus processos, como redução de custos e ganho para o meio ambiente. Para analisar os aspectos de sociais e econômicos da implementação da tecnologia em questão, a metodologia baseia-se em abordagem qualitativa, observando as narrativas e dados trazidos por elas, através da aproximação com o capital humano desta indústria.

Foram realizadas visitas técnicas, com objetivo de realizar integração da teoria e prática e verificar, ao longo de um ano, as atividades de beneficiamento realizadas na lavanderia, o dia-a-dia e o processo de renovação e reuso da água através da sistemática empregada pela indústria, fazendo uso de observação direta, descrevendo e computando os dados captados através do que se vê, ouve e examinar os fatos e fenômenos.

A coleta de dados, empregando as ferramentas de entrevistas a partir de um roteiro preestabelecido e semiestruturado, foi importante para, sobretudo, compreender os aspectos positivos e negativos da utilização da tecnologia específica, mas também para a compreensão da relação desta empresa e sua atividade econômica com o meio ambiente. O roteiro foi construído a partir dos referenciais teóricos e de discussões em grupo de estudo ao qual os participantes da pesquisa são partícipes.

Como estratégia metodológica, contou-se com o registro fotográfico da lavanderia industrial de beneficiamento de jeans e demais espaços privados e públicos visitados, como ruas e rio, que trazem grande auxílio na compreensão ilustrativa do meio ambiente e do processo de lavagem e desgaste do jeans. A revisão bibliográfica visou dar substrato à análise dos dados relativos às transformações ambientais, sociais e econômicas da pesquisa, além de empregar conceitos.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

4 CAPITALISMO TARDIO E AS ESPECIFICIDADES DA LOCALIDADE

A localidade é fruto genuíno dos moldes das economias periféricas onde, no século passado, se exportavam e, portanto, produziam-se produtos primários. Unido a isto, está o fato de estar baseada em um espaço geográfico de escassez hídrica, encontrando extrema pobreza, poucos investimentos e, obviamente, baixa industrialização.

Estes são aspectos que, segundo Melo (2009) caracterizam as economias de capitalismo tardio, como a produção para sobrevivência nestas economias periféricas, com muitas dificuldades econômicas, ambientais e sociais, e a disparidade com as técnicas produtivas mais avançadas nas economias centrais e a fragilidade da demanda, que gera a especificidades como o subemprego.

As origens deste capitalismo retardatário estão presentes na relação entre o setor externo, dinâmico e de alta tecnologia; e do setor interno – dependente do outro –, marcado pela agricultura de alimentos e matérias-primas, além de atividades de subsistência. As economias ditas periféricas, principalmente na América-Latina a partir da década de 1960, assumiram ações desenvolvimentistas, mais nacionalistas, com o Estado tendo papel fundamental, disponibilizando recursos e realizando investimento tidos como prioritários. Esta ideologia se propunha a reposicionar as economias periféricas. A produção era concentrada nos bens de consumo populares, mas tinha como projeto avançar na industrialização para produção de bens de capital e intermediários (DATHEIN, 2015; MELO, 2009).

A região Nordeste brasileira tem estas características amplificadas. Mesmo com o processo de industrialização ensaiado através do ideal desenvolvimentista no país, a diferença entre as regiões Sul e Sudeste sempre foram nítidas. Algumas especificidades podem ser observadas neste ambiente em que se situa a lavanderia de beneficiamento de jeans estudada. Toritama é uma cidade com ambiente majoritariamente urbano – cerca de 96% de seus domicílios estão situados em espaço urbano (IBGE, 2010) -, mas algumas características se assemelham ao meio rural.

Ainda segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010), 42,9% têm rendimentos per capita nominal de meio salário mínimo. A taxa de analfabetismo para pessoas acima de 60 anos é considerada alta, acima de 30%. Chama a atenção o fato de que a população jovem adulta, entre 24 e 59 anos possui, também, percentual elevado de analfabetismo – em torno de 22%. Estes dados são importantes para observar estas especificidades típicas de ambientes rurais.

Na lavanderia de beneficiamento de jeans, não somente os funcionários da produção mantinham baixos graus de escolaridade, mas também o próprio gestor, que não havia concluído o Ensino Médio. Devido a baixa escolaridade encontrada na mão de obra disponível no município, ser alfabetizado não era pré-requisito na contratação para o quadro de funcionários.

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Neste espaço de tecnologias atrasadas, a exigência de mão de obra especializada a ser empregada na produção é relativamente inexistente, reduzidas a alguns poucos raros casos de trabalhadores na área de tecnologia da informação. Mesmo estes trabalhadores, com formação prática, são contratados para realizarem apenas atividades básicas de informática, como configuração de e-mail, redes de internet, instalações e reparos em computadores.

Em um ambiente de pouca capacitação formal, a empresa se beneficia da externalidade positiva de estar situada em um Distrito Industrial (MARSHALL, 1996) e obter a informação disponibilizada em “nuvem”, onde o conhecimento é transmitido de maneira cooperativa, entre empresas, e de funcionário para funcionário. Este conhecimento é transmitindo pela prática, uns transmitem pelos outros a experiência de seu cotidiano, em sua grande maioria.

Mesmo neste ambiente com pouco avanço na tecnologia e, ao mesmo tempo, capaz de criar-se e manter-criar-se, através da utilização da cooperação como maneira de superar a deficiência de tecnologias avançadas, implementou-se a inovação de reuso de água através de uma de tecnologia alemã. Estes agentes privados se organizaram entre si e, cooperando, importaram a tecnologia.

Observou-se, não apenas nos discursos dos empresários e dos agentes públicos, mas nas palavras dos trabalhadores, que a organização destas atividades foi originada de uma estratégia de sobrevivência em espaço de economia retardatária.

5 ATIVIDADES DA LAVANDERIA NOS PROCESSOS DE BENEFICIAMENTO

Assim que o lote de peças de jeans chega e seu processo de beneficiamento inicia-se, o estágio inicial para o desenvolvimento dos outros processos é a desengomagem, que utiliza água a 45ºC com sabão neutro para tirar a goma do tecido, por 20 minutos (COSTA et al., 2009). Após esta atividade de desengomagem, aplicam-se outros processos e produtos, em uma infinidade de beneficiamentos que podem ser submetidas as peças de jeans, sendo alguns deles:

O amaciamento das peças busca desengomar e amaciar o tecido, sem alterar sua aparência. Pode ser adicionado um fixador no processo, para permanência da cor original (SILVA, 2014). O beneficiamento mais utilizado para o desgaste e envelhecimento do jeans é o Stone Wash, feito com abrasão por pedras em máquina industrial ou uso de enzimas que provocam este desgaste e desbotamento, resultando em peças com aspecto de usado, gerando jeans estonado, mais claro e maleável. O efeito Destroyed é um nível mais agressivo deste desgaste, onde enzimas em maior quantidade corroem levemente a fibra em áreas de maior atrito. Barras, bolsos, cós, possuem aspecto surrado, valorizado pela moda (PEZZOLO, 2007).

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

O jeans délavé tem, também, muito valor comercial. O jeans é clareado por adição de alvejante com intenção de amaciar e desbotar. Consiste em violenta oxidação e, por consequência, diminuição da vida útil da peça. Alguns outros processos de beneficiamento, como o Acid Washed, que é feito para deixar aspecto manchado; e o Dirty Washed, para conferir aspecto sujo, agregam valor às peças (SILVA, 2014; OLIVEIRA, 2008).

O processamento a seco também pode ser utilizado e não tem necessidade de utilização de tanta química. São feitos minuciosamente, de maneira quase sempre artesanal, conferindo características de rasgada e detonada, e costumam agregar muito valor, por serem processos manuais. Pistolas de pressão podem ser usadas no branqueamento de determinadas áreas, através da emissão de jato de solução de permanganato de potássio diluído em água de 30% a 60%, deixando áreas clareadas ou pontos iluminados (SILVA, 2014; COSTA et al., 2009).

Segundo Costa et al (2009), as marcações permanentes que se parecem com dobras no tecido e são executadas principalmente na região antes do joelho e nas coxas, é um processo chamado bigode. O resultado 3D, simula dobras de aspecto amassado.

O efeito fix-pin, conhecido como pino ou reserva de cor, utiliza-se de uma pequena prega na região escolhida, feita com pinos de plástico. Essa técnica evita que a área reservada não seja atingida por nenhuma substância química e, portanto, não seja afetada por desbotamento e desgaste, contrastando com as demais partes da peça trabalhada (SILVA, 2014).

6 ASPECTOS DA LAVANDERIA

A lavanderia cujo estudo está baseado, mantém cerca de 60 empregos diretos, divididos em dois turnos. É uma das maiores empresas do setor, na região, tanto em volume de produção, quanto em postos de trabalho, acima da média para estas empresas (as lavanderias possuem 20 postos de trabalho, em média). Em momentos de maior demanda, ainda aumenta seu quadro em 20% e pode realizar um terceiro turno. Todos os seus funcionários são contratados sob regimento da Consolidação das Leis do Trabalho.

Vale ressaltar que esta lavanderia específica tem um desvio do padrão encontrado nas indústrias desta espécie, e que são encontradas como aspecto das lavanderias e caracterização deste espaço produtivo - que é o uso de mão-de-obra oriunda da informalidade -, empregando formalmente todos os seus funcionários.

A lavanderia ocupa uma localidade que, apesar de posicionada às margens de um importante rio, é marcada pela ausência de água pelo sistema de abastecimento da Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA), que tem fornecimento tão escasso, que a indústria não utiliza. A

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

chegada intermitente via encanamento da COMPESA costuma ocorrer, segundo o empresário e moradores, algumas poucas vezes a cada 15 dias. Em matéria publicada no portal de notícias G1 (2017), o Governador Paulo Câmara ressaltava a importância de melhorar a distribuição com o Sistema Adutor do Agreste, que abasteceria a região com 15 dias mensais de água. Contornada pelo rio Capibaribe, a empresa compra água vinda de caminhões-pipa.

A ausência da água encanada e o preço da água do caminhão-pipa, foram aspectos relevantes para implementação da inovação de sistema de reuso de água. Dados da Secretaria Nacional de Saneamento (2017), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, no relatório do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento a tarifa média de água praticada na cidade de Toritama é de R$0,76 por metro cúbico. Segundo informações disponibilizadas pela administração da lavanderia, um caminhão com 10.000 litros de água, ou seja, 10m³, custa R$100,00 – ou seja, cada metro cúbico representa R$10,00.

As empresas costumam realizar cooperação com as outras no pedido de água para reduzir os custos com transporte – uma externalidade positiva de estarem baseadas em um aglomerado. Esta cooperação promove vantagens com a diminuição dos custos, principalmente, quando uma delas possui o caminhão para transportar a água, mas não é o suficiente para sanar a problemática da escassez de água. A atividade de reuso, apesar de ter vindo de maneira coercitiva pelo poder público, através de sucessivos Termos de Ajuste de Conduta (TAC), também é uma inovação tecnológica que tem sido, de certa forma, eficiente para manutenção das atividades da lavanderia, de maneira mais sustentável - inclusive economicamente.

Estar às margens de um rio, apesar de representar fator positivo para a empresa, configura uma externalidade negativa para o meio ambiente e, claro, a sociedade. A utilização inadequada e irregular deste rio para obtenção de lucro, represando as águas deste importante curso de água ao mesmo tempo em que a cidade enfrenta escassez hídrica, foi um importante aspecto a ser considerado nas ações de regulação das atividades pelos órgãos públicos.

7 O PAPEL DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS NO CONTROLE AMBIENTAL E IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIA DE REUSO

Em 2000, a população de Toritama denunciou a poluição hídrica do Capibaribe. Nos anos seguintes, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou vistorias nas lavanderias e em 2003 elaborou um diagnóstico ambiental com objetivo de fornecer informações para, em parceria com o Ministério Público, implementar ações de controle ambiental.

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

O relatório da CPRH (2003) trouxe luz à situação das lavanderias e apresentou dados como: 33% delas funcionavam sem alvará, nenhuma possuía licenciamento ambiental, 67% utilizavam água vinda de carros-pipa e 70% delas despejavam os efluentes no rio Capibaribe sem tratamento, 85% não controlava a poluição atmosférica e 69,4% utilizava lenha como principal combustível.

Em 2005, segundo a CPRH, fez-se um novo balanço, onde mostrava que dos 140 projetos de controle ambiental que tinham sido apresentados, 100% descumpriram o Termo de Ajuste de Conduta anterior, assinando um aditivo. A agência ainda é responsável pelo controle dos níveis de toxicidade e qualidade dos efluentes.

O Ministério Público (MP) é uma instituição constitucional independente dos poderes executivo, judiciário e legislativo. Permanente e essencial, lhe cabe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses da sociedade e dos indivíduos (CONSTITUIÇÃO FEDERAL, 1988). O Ministério Público do Estado de Pernambuco possui, também, ações que visam o interesse social relativas às questões ambientais, como barrar obras irregulares e ilegais de poços, cisternas e em leito de rio. Também tem como instrumento legal a intervenção pontual, por ordenamento ou impedimento, no caso de regulação de descumprimentos sistemáticos da regulamentação vigente.

O MP tem papel provocador na justiça, que deve ser inerte, ou seja, não age por ofício e deve ser provocada. Juntos, a CPRH e o MPPE, trabalham desde 2005 para minimizar os impactos causados na emissão de efluentes de maneira irregular e/ou ilegal das lavanderias industriais, que causam danos ao rio Capibaribe.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) regulamenta a utilização de químicos, como o percloroetileno, através de resolução, tendo em vista a proteção do meio ambiente, da saúde do trabalhador e de toda a população. Há outros químicos com utilização sensível, como o permanganato de potássio, oxidante utilizado para desbotar a peça de jeans, mas que pode causar psicose, perda da expressão facial, gagueira, insônia, tremores na mão e outros sintomas próximos aos do mal de Parkinson (LIMA, 2014; TEIXEIRA, 2010)

Outro consumo importante para as lavanderias é a lenha para utilização nas caldeiras, que alimentam o maquinário, nos processos de lavagem, e é utilizado nos ferros de passar. O Instituo Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (IBAMA) é responsável por impor infração e apreender material ilegal. A lei 9.605/98 define como única madeira a ser utilizada a do tipo algaroba. Segundo estudo feito por Lima (2014), são altos os custos das lavanderias que utilizam a lenha como combustível para aquecer a água das caldeiras - de acordo com a CPRH, cerca de 70% das lavanderias.

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Toritama cumpre um papel de mediar as demandas dos agentes públicos e privados. Um aspecto importante a ser considerado, e apresentado tanto pela secretaria quanto pelo agente privado, é que as empresas oficializadas são regularmente fiscalizadas e passam por ajustes, quando estão realizando ações fora dos padrões da legislação ambiental vigente – o que não ocorre com as lavanderias que não estão legalizadas e realizam suas atividades informalmente, muitas vezes nos fundos de uma residência, descartando ilegal e irregularmente a água sem tratamento algum.

Estes órgãos possuem, então, importante papel na diminuição das externalidades negativas do processo de produção destas indústrias. São designados para agirem de maneira a observar e apontar as falhas nos processos desta indústria, muitas vezes de maneira coercitiva, e cobrar a aplicação da lei. A ação destes, de maneira conjunta, através dos Termos de Ajuste de Conduta, realizando reuniões, mediando e buscando que os empresários se enquadrassem nas ações normativas e legislações vigentes, impulsionou projetos e implementação de atividades de tratamento e reuso da água utilizada nas atividades de beneficiamento das lavanderias industriais.

Como são atividades que utilizam excessivos recursos naturais, como a água e a lenha das caldeiras, e – muitas vezes – é possível observar o descarte inadequado, deixando as águas do rio Capibaribe tingidas de azul (ou da cor da moda no momento). O setor público deve regular as atividades, ajustando as condutas, aplicando sanções e, em alguns casos, cassando o direito de funcionar.

8 INOVAÇÃO E TECNOLOGIA NA SISTEMÁTICA DE REUSO

Nas palavras do gestor, a tecnologia vinda da implementação do sistema de tratamento e reuso dos efluentes dos processos da lavanderia é o emprego de inovação em modelos pouco vistos. A utilização de qualquer tecnologia que não seja vinda de inovação incremental, como inovação de processos ou inovação radical, é observada de maneira positiva para o desenvolvimento da indústria. A tecnologia empregada na sistemática de tratamento da água utilizada nos processos da lavanderia consiste em realizar a separação de resíduos, retirada da coloração oriunda do processo de tingimento das roupas, e decantação, entre outros, como é possível verificar na figura abaixo (Figura 1), até ser reutilizada no processo. Esta tecnologia permite reutilizar até 80% da água.

A inovação implementada tem, principalmente, o propósito de reduzir os impactos ambientais, devolvendo para a natureza a água em condições mínimas de qualidade. Estar em uma região com deficiência hídrica, o propósito econômico tem sido de extrema importância para reduzir as despesas com compra de água por caminhão pipa e manter a competitividade.

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Figura 1 - Fluxograma da sistemática de tratamento e reuso de água da lavanderia visitada.

Fonte: Elaboração dos autores.

Caminhões-pipa de 50 a 100 mil litros de água oriundas de represas em cidades do Agreste chegam à empresa e abastecem os reservatórios da lavanderia. Esta água é utilizada para as atividades citadas anteriormente e que fazem parte do beneficiamento das peças de jeans recebidas pelas confecções do aglomerado. A água utilizada nas caldeiras produz vapor empregado no funcionamento de maquinário através de energia térmica, como ferros de passar. Esta água é irrecuperável, dado que o valor se dissipa.

O efluente oriundo dos processos de lavagem das peças passa pela etapa de peneiramento (imagem 1), com intuito de retirar os resíduos sólidos mais visíveis, como fios e fuligem de roupa. Em seguida passa pela etapa de homogeneização, a fim de que o efluente siga para a Estação de Tratamento de Efluente (ETE) de maneira mais uniforme.

Imagem 1 – Peneiramento para retirada de resíduos sólidos.

(13)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

O efluente passa por um ajuste no percentual hidrogeniônico (pH). Neste tanque, deve baixar o pH para próximo a 6, e no próximo deve estar com o pH em torno de 8,5. No tanque de floculação, policloreto de alumínio é adicionado, com objetivo de formar flocos da matéria orgânica presente no efluente. Também é adicionado um polímero para auxiliar na sedimentação.

Na etapa seguinte, pela força da gravidade, o efluente passa por três decantadores, indo para o tanque-pulmão na etapa seguinte. Deste tanque, a água passa por um filtro de carvão ativado, antes de ir para a lagoa (que consiste, na verdade, do represamento do rio). No caso desta água retornar para o processo da lavanderia, é armazenada em um tanque com adição de hipoclorito de sódio, para que bactérias não se proliferem.

Podemos, então, observar que esta sistemática compreende duas tipificações de tratamento: a física e a química. O tratamento físico consiste em eliminar os riscos físicos presentes nos efluentes do ´processo de beneficiamento de peças de jeans, como grãos de areia, fios e pequenas partículas. Este processo é extremamente importante e sua necessidade pode ser melhor observado nos tanques de lodo, que acumulam grandes quantidades, como é possível ver na imagem abaixo:

Imagem 1 – Tanque de lodo.

Fonte: Acervo dos autores.

O processo químico de tratamento da água é complementar ao físico. O tratamento físico, por si só, não permite condições adequadas de qualidade adequadas para o reuso nas atividades de produção da lavanderia, bem como para descarte da água.

(14)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

No caso específico da lavanderia visitada, houve um custo de R$40 mil para que se tratasse a água e reutilizasse, à época, cerca de 50%, beneficiando financeiramente a empresa, já que ela reduziu seus custos com água através do reuso, e o meio ambiente. Atualmente, incrementando a tecnologia no reuso e todo o processo, a lavanderia reutiliza 80% da água de seus processos.

Outra maneira que, segundo os gestores da empresa, é de extrema importância para reduzir o gasto com água é o emprego de químicos denominados por eles de “mais fortes”, ou seja, mais eficientes e que reduzem os processos. Além de reduzir os custos da produção através do reuso da água, a lavanderia faz uso telhas translúcidas de polipropileno ou policarbonato. Estas atividades vieram após a compreensão, a partir dos ganhos vindos da adoção da sistemática, de que inovações são investimentos e, portanto, pode-se esperar algum retorno, como a utilização de madeira de reflorestamento.

As inovações incrementais são recursos utilizados que transformam o maquinário já existente, aumentando velocidade, inserindo novos processos ou reduzindo, quando necessário. As tecnologias incrementais reduzem – e isto está inserido na perspectiva do empresário – o impacto negativo ao meio ambiente, reduzindo o desperdício de água e gastos com energia através de pequenos ajustes que melhoram o maquinário e o processo. Estas inovações não apenas trazem externalidades positivas ao meio ambiente, mas conduzem à ganhos econômicos com custos mais baixos, pois não precisam de investimentos altos.

Diferentemente das inovações incrementais, a inovação empregada na atividade de tratamento e reuso de água foi uma mudança no processo da indústria. Uma maneira de observar sua importância é análise do custo-benefício. A lavanderia A, ao empregar a sistemática de reuso de água, modificou parte de seu processo e sua relação com a água. Para se analisar este custo-benefício, é importante relatar a dificuldade que computar em fórmula matemática pode deixar de fora aspectos importantes, porque há externalidades - positivas e negativas -, principalmente no que se refere à relação com o meio ambiente. Fez-se, então, uma aproximação através dos dados de gasto com caminhão-pipa.

Na lavanderia, os 20% restante de água, comprada e entregue por caminhões-pipa, têm custo mensal médio de R$5.760,00. A redução com estes custos, que antes poderia apresentar custo total de mais de R$28.000, acarretou em economia mensal de R$23.040,00, totalizando R$276.480,00 por ano - claro, sem considerar eventuais perdas no ciclo através de, por exemplo, evaporação. Levando em conta apenas a redução bruta nos custos, sem observar, por exemplo, juros de financiamento e demais questões contratuais na compra da tecnologia, em menos de dois meses o valor investido na sistemática é recuperado.

(15)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Ressalta-se, entretanto, que os ganhos reais são outros, e que é importante observar os aspectos econômicos, mas também os ganhos ambientais e sociais, que repercutem indiretamente em toda a atividade desta indústria. No aspecto econômico, o processo tem resíduos que geram custos de armazenamento, gestão e descarte. No aspecto ambiental, o rio sofre menos com o tratamento de água para o descarte e com o menor uso de suas águas. São 54 toneladas mensais de lodo tóxico que deixam de ir para o rio.

9 OUTRAS TECNOLOGIAS

A tecnologia empregada na sistemática de tratamento e reuso difere das tecnologias utilizadas em países de capitalismo central, mais avançadas. Pesquisas recentes em processos de lavanderias hospitalares comprovam a eficiência em utilização de processo oxidativo UV/H2O2,

acrescentando peróxido de hidrogênio no efluente, para equalizar o pH da água e redução de matéria orgânica (SOUZA et al., 2019).

Algumas empresas do setor implementam, além do processo físico e químico de tratamento dos efluentes industriais, o processamento biológico. Os sistemas que utilizam o tratamento biológico inserem combinação de microrganismos anaeróbios em manta de iodo e pós tratamento com aeróbios. Este tratamento entrega água em perfeitas condições de utilização, inclusive grandemente empregada em irrigação de plantações, pois há elevada remoção de material orgânico, incluindo substâncias tóxicas como fenóis, mas sem retirar nutrientes (CHERNICHARO, 2007).

A tecnologia a laser, amplamente difundida em países detentores de tecnologias avançadas, está presente em alguns processos da confecção de peças jeans, como o processo de cortes, que utilizam maquinário a laser de alta precisão. O beneficiamento das peças de denim, produzidas através do jeans, tem sido realizado por lavanderias industriais, utilizando grande quantidade de água em seus processos, onde o jeans chega bruto e, através de processos químicos e físicos, tomam o aspecto que conhecemos. Esta tecnologia, que amplifica a luz por emissão estimulada de radiação através de um feixe de luz monocromático, de cor específica e de forma organizada e bem direcionada, começou a ser utilizada sobre a superfície do jeans em 1988 (SILVA, 2014).

Ainda, segundo Silva (2014), esta tecnologia gera uma enorme economia de água na lavanderia industrial, além da diminuição com uso de químicos que são posteriormente liberados no meio ambiente, além de eliminar alguns processos prejudiciais à saúde dos trabalhadores, como o lixado (manual ou com jato de areia). O uso do raio laser permite alta produtividade, redução de custos com energia, perfeita estética, segurança e saúde do trabalhador, através do emprego de alta tecnologia.

(16)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

As técnicas de beneficiamento, como a reserva de cor, desgaste do tipo puídos, rasgados e detonados, agregam enorme valor e podem ser realizados através de raio laser. As atividades de desgaste manual geram resíduos de particular minúsculas que ficam em suspensão e podem ser inaladas pelos trabalhadores que exercem estas funções.

10 RESULTADOS

No caso da lavanderia de Toritama, é comum encontrar inovação incremental. As caldeiras são ajustadas para que tenham maior capacidade, o maquinário sofre alguma modificação a fim de maior produtividade, o teto recebe telhas translúcidas de polipropileno ou policarbonato que, com a incidência da luz, iluminam o ambiente naturalmente – reduzindo o gasto com energia elétrica através do uso de tecnologias. Tecnologia, aliás, está presente nas inovações das lavanderias como um modo de produção com fim de utilizar-se de todos os instrumentos, invenções e artifícios, para manutenção da competitividade. – falar que este tipo de tecnologia, apesar de ser empregada a baixo custo, é por conta do capitalismo tardio e que põe em menor grau de competitividade com demais localidades

As intensas atividades econômicas, além das transformações sociais, modificaram e agrediram o meio ambiente. Em consequência, tem sido grande a preocupação mostrada pelos estudos dos impactos causados na sociedade, na economia e no ambiente, onde o reuso da água aparece como inovação e opção para continuidade da atividade.

Pode-se considerar que o sistema empregado para a reciclagem da água, que se faz presente na lavanderia, apesar de ser – de certa maneira – eficiente no que se propõe, já se encontra ultrapassado, pois transfere a matéria poluente contida nos efluentes de um local para outro e gera altas quantidades de lodo. Alguns processos com tecnologia empregada mais avançadas buscam decompor estes poluentes, reduzindo a geração destes resíduos.

Há um custo benefício favorável à empresa, considerando principalmente a empresa estudada é ainda melhor para o meio ambiente. Notadamente as atividades de tratamento e reuso são feitas através do poder público, que exerceu sua coercitividade e, em outro aspecto, é feita visando apenas o ganho econômico, de capital, e um erro no pensamento de que a economia e ganho de capital estão desligados da manutenção do meio ambiente situado.

É fato que há a necessidade de encontrar meios de eliminar a toxicidade do lodo e obter novo produto através dele, poupando o meio ambiente do descarte inadequado em um aterro. É importante observar que este lodo, apesar de tóxico, tem estudos e práticas de eliminação da toxicidade e utilização para tijolos na construção civil.

(17)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

Um aspecto muito relevante a ser considerado para a manutenção da competitividade é a carência de gestão e de implementação de novas tecnologias. A gestão não deve partir apenas do empirismo, mas os conhecimentos técnico-científicos são necessários e importantes para elevar o nível da produção e produtividade. A utilização de novas tecnologias, como o tratamento biológico dos efluentes, é necessária para, não apenas a redução dos custos – o que aumenta a capacidade competitiva -, mas melhora as condições de saúde do trabalhador e melhoram a relação do meio ambiente onde, não apenas a indústria, mas uma cidade toda está localizada e é dependente.

REFERÊNCIAS

ARAÚJO et al.; Estudo socioeconômico do Polo de Confecções no Agreste de Pernambuco: uma análise descritiva e exploratória. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v. 5, n. 11, p.26812-26826 nov. 2019

ARAÚJO, L.A. Transferências de renda e empregos públicos na economia sem produção do

semiárido nordestino. IPEA, Recife, 2009. Disponível em:

<http://www.en.ipea.gov.br/ppp/index.php/PPP/article/viewFile/153/168>. Acesso em: 20 jun. 2018.

BASTOS, J. A. S. L. A. de (Org.). Tecnologia e interação. Curitiba: CEFET-PR, 1998, p.13.

BELTRAME, L. T. C. Caracterização de efluente têxtil e Proposta de tratamento, em Natal/RN [dissertação]. Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte; 2000.

BESSANT, J; TIDD, J. Inovação e empreendedorismo. S/L: Bookman, 2009.

BRASIL. Semiárido Brasileiro ultrapassa 23,5 milhões de habitantes. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/educacao-e-ciencia/2014/09/semiarido-brasileiro-ultrapassa-23-5-milhoes-de-habitantes> Acesso em: 05 jan. 2019.

BRITO, G. A. Sustentabilidade: um desafio para as lavanderias industriais. REDIGE, v. 4, n. 02, ago. 2013.

BUSS, M. V. Tratamento dos efluentes de uma lavanderia industrial: avaliação da capacidade

de diferentes processos de tratamento. Em: Revista de Engenharia Civil. Porto Alegre: 2015.

Disponível em: <https://seer.imed.edu.br/index.php/revistaec/issue/download/75/1> Acesso em: jul 2018.

CHERNICHARO, C. A. L. Princípios do tratamento biológico de águas residuárias: reatores

anaeróbios. 2. ed. Belo Horizonte: UFMG, 2007

COSTA, A. F. S. et al. Jeans beneficiado, possibilita valor agregado às confecções no Agreste

Pernambucano. Projeto Caracterização das lavanderias e tinturarias industriais instaladas no Polo

de confecções do agreste de Pernambuco, PROPESQ/UFPE, 2009, Caruaru. DRUKER, P. F. Inovação e espírito empreendedor. Editora Pioneira, 1987.

(18)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761

FURTADO, C. A operação Nordeste. Rio de Janeiro: Instituto Superior de Estudos Brasileiro, 1959. 39p. Discursos de Celso furtado no Iseb.

______.Seca e poder: Entrevista com Celso Furtado. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 1998.

IBGE. Mapa Semiárido. Disponível

em:<ftp://geoftp.ibge.gov.br/organizacao_do_territorio/semiarido_brasileiro/Situacao_23nov2017/ mapa_Semiarido_2017_11_23.pdf>. Acesso em: jan 2019.

IBGE. Agência de Notícias: pib dos municípios do semiárido responde por 5,1% do PIB do

país. Disponível em:

<https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013- agencia-de-noticias/releases/23419-pib-dos-municipios-2016-semiarido-responde-por-5-1-do-pib-do-pais> Acesso em: jan 2019.

JERÔNIMO, T.B.; GALVÃO M.B.; FALCÃO, J.M.S.L. Proposta de utilização do environment

to businesses em projetos de recursos hídricos de despejo de produtos químicos: estudo de caso das lavanderias no município de Toritama. Revista Eletrônica Serviços e Gestão, v. 7, p.

366-378. 2012.

LIMA, J.R. Traços gerais do desenvolvimento recente da economia do nordeste. Em Análise

de Conjuntura. 1a ed. março/abril de 2002, Recife: UFPE, 2002.

LIMA, L. R. Custos ambientais e a externalidade negativa das lavanderias têxteis do Polo de

Confecções do Agreste de Pernambuco. Recife: UFPE, 2014.

MARSHALL, Alfred. Industrial Organization, Continued. The Concentration of Specialized

Industries in Particular Locations. Em: Principles of Economics. Londres: Macmillan and Co,

1920.

MELLO, J.C.M. O capitalismo tardio. UNICAMP: Campinas, 2009.

MINISTÉRIO DA FAZENDA. FPM - Fundo de Participação dos Municípios. Brasília, 2018.

Disponível em:

<http://www.fazenda.mg.gov.br/governo/assuntos_municipais/repasse_receita/informacoes/fpm.ht m>. Acesso em: jan 2018

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL. Bolsa Família e Cadastro Único no seu

Município. Brasília, 2018. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/bolsafamilia>. Acesso em: dez

2018.

MOURA et al. Clima e água de chuva no Semi-Árido. Em: Potencialidades da água de chuva no Semi-Árido brasileiro. Embrapa: Brasília, 2007.

OLIVEIRA, F. P. Percepção ambiental e gestão do meio ambiente de Toritama (PE): estudo

da percepção de diferentes atores sociais sobre o rio Capibaribe. – Recife: O Autor, 2007. 137

folhas : il., fig., tab. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Pernambuco. CFCH. Gestão e Políticas Ambientais. Recife, 2007.

OLIVEIRA, G. J. Jeans a alquimia da moda. Espírito Santo: Edição Independente, 2008

OLIVEIRA, M.E.A, et. al. Notas sobre meio ambiente e a lavagem e desgaste do jeans na

aglomeração produtiva de confecção do Agreste de Pernambuco: o caso da gestão da inovação no reuso da água de uma empresa padrão em Toritama. Em 55o Congresso da Sociedade

(19)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n. 6, p. 41458-41476 jun. 2020. ISSN 2525-8761 PERNAMBUCO. Plano Diretor de Toritama, 2006.

PORTER, M. E. Clusters and the new economics of competition. Cambridge: Harvard Business Review, 1998.

PORTER, Michael E. Competição (On competition): Estratégias Competitivas Essenciais. 10º ed. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

PORTER, M. Aglomerados e competição: novas agendas para empresas, governo e

instituições. IN:

PORTER, M. Competição: estratégias competitivas essenciais. Rio de Janeiro, Campus. 1999. PEZZOLO, D. B. Tecidos: História, tramas, tipos e usos. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2007.

ROCHA, G. F. Análise do reaproveitamento da água no processo produtivo em uma

lavanderia têxtil da cidade de Teresina. Em: 36º Encontro Nacional de Engenharia de Produção,

João Pessoa, 2016. Disponível em: <https://vmzmailbox2.ufrpe.br/service/home/~/?auth=co&loc=pt_BR&id=2612&part=2t > Acesso em: jul 2018.

SANIN, L. B. B. A indústria e o meio ambiente. Química Têxtil. Associação Brasileira de Químicos e Coloristas Têxteis, v. 46, p. 13-34, 1997.

SCHUMPETER, J. “O fenômeno fundamental do desenvolvimento econômico”. Em: A Teoria do Desenvolvimento Econômico. Rio de Janeiro: Nova Cultural, 1985

SILVA, B. L.; XAVIER, M.G.P. Desgaste e lavagem de jeans no Agreste produtivo de

Pernambuco: tecnologia, inovação e competitividade nas lavanderias de Toritama. Disponível

em: <https//www.even3.com.br/anais/soberne2018/111850-DESGASTE-E-LAVAGEM-DE- JEANS-NO-AGRESTE-PRODUTIVO-DE-PERNAMBUCO--TECNOLOGIA-INOVACAO-E-COMPETITIVIDADE-NAS-LAVAND>. Acesso em: 01/12/2018 12:32

SILVA, T. M. B. Design de superfície: estamparia laser como diferenciação no jeans. Caruaru: UFPE, 2014.

SOUZA, Renata Cristina et al . Tratamento de efluentes de lavanderia hospitalar por processo oxidativo avançado: UV/H2O2. Eng. Sanit. Ambient., Rio de Janeiro , v. 24, n. 3, p. 601-611, Maio de 2019 . Disponível em:

<http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-41522019000300601&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: junho de 2020

TESOURO NACIONAL. Detalhamento de transferências para Municípios. Disponível em: <http://sisweb.tesouro.gov.br/apex/f?p=2600:1::MOSTRA:NO:RP::> Acesso em: dez 2018. TEIXEIRA, S Os perigos dos metais pesados. 2010. Disponível em: <http://www.velhosamigos.com.br/autores/teixeira/teixeira5.html>. Acesso em 28 out. 2013 XAVIER, M. G. P. O processo de produção do espaço urbano em economia retardatária: a

aglomeração produtiva de Santa Cruz do Capibaribe (1960-2000). Universidade Federal de

Pernambuco, 2006. Disponível em:

<https://repositorio.ufpe.br/bitstream/123456789/3096/1/arquivo5383_1.pdf> Acesso em: jun 2018.

Imagem

Figura 1 - Fluxograma da sistemática de tratamento e reuso de água da lavanderia visitada

Referências

Documentos relacionados

Todavia, há poucos trabalhos sobre interferência de herbicidas no crescimento da cultura; portanto, visando avaliar os efeitos de amicarbazone e diuron + paraquat, estes foram

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

de professores, contudo, os resultados encontrados dão conta de que este aspecto constitui-se em preocupação para gestores de escola e da sede da SEduc/AM, em

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Pensar a formação continuada como uma das possibilidades de desenvolvimento profissional e pessoal é refletir também sobre a diversidade encontrada diante

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Bom na maioria das vezes, tipo assim, muitos só se importavam com eles, eu ando bem o resto que se lixe, então, muitas vezes tinha que dar um jeito para sobreviver...., bem