• Nenhum resultado encontrado

A Metodologia da Impare Educação: a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem em prol da formação docente continuada para a plena implementação da Base Nacional Comum Curricular / The Impare Educação Methodology: the use of the Virtual Learning Envir

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "A Metodologia da Impare Educação: a utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem em prol da formação docente continuada para a plena implementação da Base Nacional Comum Curricular / The Impare Educação Methodology: the use of the Virtual Learning Envir"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761

A Metodologia da Impare Educação: a utilização do Ambiente Virtual de

Aprendizagem em prol da formação docente continuada para a plena

implementação da Base Nacional Comum Curricular

The Impare Educação Methodology: the use of the Virtual Learning

Environment in favor of continuing teacher training for the full

implementation of the Common National Curricular Base

DOI:10.34117/bjdv6n5-159

Recebimento dos originais:20/04/2020 Aceitação para publicação:09/05/2020

Tatiane Peixoto Isaia

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Instituição: Universidade Federal de Santa Maria – UFSM.

Endereço: Rua São José, nº 360, apt 602. Bairro:Rosário. Santa Maria/RS, Brasil. E-mail: tatianeisaia@yahoo.com.br

Fátima Osmari Burin

Especialista em A Moderna Educação pela Prontífera Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Instituição: Impare Educação.

Endereço: Av. Theodomiro Porto da Fonseca, 3199, Sala 22, Unitec 2, São Leopoldo/RS, Brasil.

E- mail: fatimaosmariburin@hotmail.com

Glauber Benetti Carvalho

Especialista em Gestão do Conhecimento e o Paradigma Ontopsicológico pela Antonio Meneghetti Faculdade. Instituição: Faculdade Antônio Meneghetti – AMF.

Endereço: Rua Oniotan, 490, Distrito Recanto Maestro, São João do Polêsine/RS, Brasil. E-mail: glauber@impare.com.br

Ângelo Accorsi Moreira

Doutor em Psicologia Clínica pela Prontífera Universidade Católica de São Paulo. Instituição: Universidade do Vale dos Rio dos Sinos – Unisinos.

Endereço: A. Unisinos, 950. Bairro Cristo Rei. São Leopoldo/RS, Brasil. E-mail: angeloaccorsi@terra.com.br

RESUMO

O presente artigo busca discutir acerca de como se pode valorizar os saberes já consolidados e como se pode capacitar de modo significativo docentes e equipes gestores de escolas da rede pública de ensino brasileira de modo a atender as demandas da Base Nacional Comum

(2)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 Curricular, favorecendo, consequentemente, a elevação do nível de qualidade da educação. Isso porque atualmente, com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular, como uma política pública que prima pela qualidade da educação e que irá impactar significativamente as práticas de docentes e de gestores escolares, torna-se urgente e necessário se rever as formas de ensinar. Para tanto, apresenta-se o Ambiente Virtual de Aprendizagem criado pela Impare Educação como um instrumento tecnológico capaz de dar conta dessa demanda oriunda do século 21 no sentido de fomentar competências necessárias aos docentes em prol de uma formação continuada e humanista para o fomento de um modelo de professor reflexivo.

Palavras Chave: Formação docente continuada – Ambiente Virtual de Aprendizagem da

Impare Educação - Base Nacional Comum Curricular – Professor reflexivo.

ABSTRACT

The present article seeks to discuss about how it is possible to value the knowledge already consolidated and how it can significantly train teachers and management teams of schools in the Brazilian public education system in order to meet the demands of the Common Curriculum Base, favoring, consequently , raising the level of education quality. This is because currently, with the approval of the National Common Curricular Base, as a public policy that strives for the quality of education and that will significantly impact the practices of teachers and school managers, it is urgent and necessary to review the ways of teaching. To this end, the Virtual Learning Environment created by Impare Educação is presented as a technological instrument capable of meeting this demand from the 21st century in order to foster the necessary skills for teachers in favor of continuing and humanistic training for the promotion of a reflective teacher model.

Key words:Continuing teacher training - Virtual Learning Environment of Impare Educação - Common Curricular National Base - Reflective teacher.

1 INTRODUÇÃO

A globalização e a revolução tecnológica têm causado um enorme impacto em todos os setores de nossa sociedade, criando um novo padrão de conhecimento. Assim, todas as mudanças ocorridas a partir desse novo cenário fizeram surgir muitas pressões sobre a escola e sobre os profissionais que nela atuam, e, consequentemente, para o direcionamento das políticas educacionais.

O que se vê atualmente é um momento histórico no qual as maneiras de se perceber o mundo a nossa volta são abruptamente diversas das formas vivenciadas pelas gerações passadas e, certamente, daquelas da grande maioria dos professores que ministram aulas no presente.

Então, faz parte desse contexto recente o aumento de investimentos no processo de melhoria da qualidade da educação, bem como se instituiu uma Base Nacional Comum

(3)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 Curricular – BNCC - (BRASIL, 2017), que representa um marco na Educação Brasileira uma vez que busca propor bases pedagógicas em compasso com as demandas do século 21.

Dentre as inovações pedagógicas preconizadas pela BNCC estão: a necessidade de se repensar os currículos escolares de modo a organizá-los por competências a serem desenvolvidas junto aos discentes e a urgência em se fomentar formação docente continuada para que a efetiva implementação da Base Nacional Comum Curricular seja consolidada. Então, para alcançar tal qualidade a Educação privilegia a inclusão e equidade, baseando-se na efetiva aprendizagem das competências e habilidades necessárias para plena cidadania.

A educação de hoje, como um todo, valoriza a autonomia intelectual e a possibilidade de acesso a níveis mais elevados de escolarização com melhor aproveitamento em cada nível e às condições dignas de inserção produtiva. Nesse sentido, em todo país têm sido criados inúmeros “Programas de Formação Continuada” de professores e dos demais colaboradores da escola.

Tendo em vista isso tudo, o problema que se busca responder é: Como valorizar saberes já consolidados e como capacitar de modo significativo docentes e equipes gestores de escolas da rede pública de ensino brasileira de modo a atender as demandas da Base Nacional Comum Curricular, favorecendo, consequentemente, a elevação do nível de qualidade da educação?

Visando atender as demandas demarcadas pelo século 21, bem como contribuir para a plena implementação da BNCC e, principalmente, visando responder o problema acima destacado, a Impare Educação inova e cria uma Metodologia própria de formação docente continuada, de caráter semipresencial, que prima pela utilização de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, disponível também em aplicativo para celular.

Portanto, justifica-se a relevância da temática aqui apresentada por considerar-se que, frente à implementação de uma nova política pública que, por sua vez, traz ao contexto educacional novos desafios e possibilidades, torna-se necessário e urgente se pensar em novas maneiras de promover formação docente continuada que estejam em compasso a utilização de tecnologias educacionais alinhadas a conjuntura social do século 21, no qual a educação humanista é resgatada como a grande possibilidade de se potencializar os projetos de vida dos educandos.

Por fim, destacamos que os objetivos do presente artigo são: Apresentar a Plataforma Interativa de formação docente continuada da Metodologia da Impare Educação; fomentar reflexões acerca da nova política pública instaurada no contexto das escolas brasileiras, a Base Nacional Comum Curricular e como ela impactará o fazer docente; discutir as contribuições

(4)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 das tecnologias especificamente no contexto da formação docente continuada; e, por fim, apresentar elementos reais e significativos que evidenciem que a Plataforma Interativa da Impare Educação, consiste em uma ferramenta de formação docente continuada totalmente alinhada às demandas traçadas para a educação do século 21.

2 A PLATAFORMA INTERATIVA DA IMPARE EDUCAÇÃO COMO

FERRAMENTA DE AUXÍLIO NA IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

A educação no mundo globalizado, a partir de suas premissas conceituais e legais básicas, fornecem indicadores consistem do novo papel docente frente às demandas do século 21. Nesse sentido, torna-se necessário e urgente se pensar em formação docente continua a fim de auxiliar professores já consolidados na Educação Básica a enfrentarem os novos desafios educacionais que a sociedade impõe.

Ser professor atualmente requer não apenas saber dominar com maestria o conhecimento que busca ensinar, mas principalmente, estar atualizado com a era digital, as novas necessidades das crianças e jovens e, principalmente, ser capaz de promover o desenvolvimento de competências que no século passado não faziam parte do contexto escolar em prol de favorecer que os alunos possam consolidar as quatro aprendizagens definidas pela UNESCO como as fundamentais para o pleno sucesso social: aprender a ser, aprender a conhecer, aprender a conviver e aprender a fazer (DELORES, 1996).

Nesse sentido, a formação docente continuada deve ser pensada e organizada de modo que o professor possa rever práticas pedagógicas enfadadas ao insucesso, em relação ao aprendizado de qualidade do aluno, bem como oportunize o adensamento conceitual e legal de elementos atuais e pertinentes que deem conta de contribuir para que esse docente, em formação continuada, possa desenvolver competências que o levem a ter mais autonomia, responsabilidade na tomada de decisões pessoais e profissionais e criatividade frente ao seu fazer em sala de aula. Isso porque, segundo Perrenoud (2000) o saber fazer torna-se o conhecimento verdadeiro que se deseja que as pessoas do século 21 tenham.

Frente a tudo isso, sabemos que 2018 e 2019 são anos importantes porque demarcam um momento histórico na educação brasileira. Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC - (BRASIL, 2017), O Ministério da Educação lança o grande desafio que consiste em criar um espaço de formação docente compartilhada na qual a apropriação

(5)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 conceitual dessa política pública deve acontecer entre os professores e gestores das escolas para que possam, de fato e com eficiência, implementar a BNCC nas escolas brasileiras por meio da criação dos currículos escolares.

Isto é, diante da aprovação da Base Nacional Comum Curricular, cria-se uma necessidade de se pensar em uma formação docente continuada que proporcione novos aportes epistemológicos e práticos aos professores já em atuação na Educação Básica em prol da consolidação do processo de ensino-aprendizagem que esteja em compasso com o desenvolvimento de competências.

A Base Nacional Comum Curricular, sem dúvidas, é um documento extremamente necessário para que possamos atingir a qualidade da educação brasileira. Isto porque, ela direciona os Currículos escolares a fim de contemplarem os direitos de aprendizagens mínimos que todos os estudantes devem possuir. Ou seja, com a Base a educação formal brasileira passa a ter, muito bem definido, o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos têm direito na educação básica.

Sendo assim, ao prever os direitos de aprendizagem e desenvolvimento mínimos necessários, a BNCC contempla o que já estava previsto nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (BRASIL, 2013), na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), bem como no Plano Nacional de Educação (BRASIL, 2014), no sentido de superar a fragmentação que existe atualmente no sistema de ensino brasileiro.

Por conta disso, precisa-se entender que a BNCC ajuda os educadores a definirem quais são os objetos de conhecimentos que precisam ser abordados em sala de aula com o propósito de se desenvolver habilidades e competências em nossos alunos.

Sabe-se que a verão final da BNCC da Educação Infantil e do Ensino Fundamental está organizada de modo a contemplar o desenvolvimento de competências cognitivas e de competências socioemocionais. Portanto, torna-se relevante compreender o quanto isso é significativo e pertinente na atual conjuntura social, uma vez que ao desenvolver tais competências, a escola brasileira estará propiciando a formação de sujeitos mais autônomos, protagonistas e, portanto, verdadeiros cidadãos. Tudo isso porque, as competências socioemocionais, são competências que compõem as dimensões sociais e emocionais dos seres humanos que, uma vez consolidadas possibilitam aos sujeitos a se tornarem seres humanos capazes de agir, de se inserir e de ter sucesso frente a uma sociedade em constante mudança e com desafios que primam pela postura ética e política satisfatória.

(6)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 As Competências Socioemocionais consistem, como apontam diversas pesquisas, em alavancas para que os alunos aprendam plenamente os conteúdos escolares, pois favorecem a construção de competências cognitivas.

Por tudo isso, a Impare Educação, ao assumir um compromisso com a qualidade da educação brasileira, cria uma Metodologia de desenvolvimento de competências que dentre suas ações, oferece às escolas publicar parceiras o acesso a um Ambiente Virtual de Aprendizagem, a Plataforma Interativa da Impare Educação, que está estruturado de modo a possibilitar a formação continuada de professores e equipes gestoras das escolas.

A Plataforma da Impare Educação é um ambiente de aprendizagem que tem como escopo máximo a formação de educadores e gestores que trabalham com a primeira infância e com crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, dando subsídios teóricos e práticos para a plena implementação da Base Nacional Comum Curricular no contexto das escolas públicas brasileiras. Isso porque a Impare Educação compreende que os profissionais da educação do século 21 precisam estar alinhados com a formação integral de seus alunos e de si mesmos. Ou seja, é uma empresa que apoia e fomenta uma educação de fundamentos humanistas e de abordagem integral, visto que buscar instrumentalizar as escolas de educação básica brasileira para que tenham excelência no fazer pedagogia.

Nesse sentido, a Impare Educação propicia uma formação que resgata o humanismo nas instituições de ensino a fim de reforçar o papel de protagonistas que todos têm diante de seus projetos de vida. Queremos resgatar o aprender a conhecer, o aprender a conviver, o aprender a fazer para promover o aprender a Ser. Aprender a Ser é a premissa fundamental da pedagogia para a sociedade do século 21, pois, segundo Meneghetti (2014) consiste na via essencial que integra as demais aprendizagens. É o desenvolvimento total da pessoa – espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade – para quê possa elaborar pensamentos autônomos e críticos e para que possa tomar decisões assertivas e responsáveis nas diferentes circunstâncias da vida.

De caráter semipresencial, a Plataforma da Impare Educação prima pelo Ensino Híbrido (BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015), pois busca respeitar os diferentes modos de aprender dos docentes já atuantes na Educação Básica. Nesse sentido, vale destacar que dentro da Metodologia de desenvolvimento de competências da Impare Educação, os docentes têm a oportunidade de resignificar sua formação inicial por meio de dois diferentes recursos que se articulam entre si: (1) Assessoria Técnica e Pedagógica que consiste em encontros presenciais, totalizando doze horas, e tendo como objetivo qualificar a formação

(7)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 continuada de professores por meio de coaching pedagógico e de atividades práticas e reflexivas ministrada pela equipe multidisciplinar da Impare Educação. Nesse encontro de formação presencial, busca-se qualificar o professor com o escopo de propiciar que o docente exerça o papel de mentor do processo de individualização dos alunos ao ensinar com liderança e protagonismo, inspirando, consequentemente, seus alunos a se descobrirem como pessoas enquanto aprendem; e, (2) Plataforma Interativa da Impare Educação que consiste em um AVA de formação continuada docente que visa ser um instrumento que contribua no processo de metacognição do professor enquanto agente protagonista e responsável diante dos projetos de vida de seus alunos. Está organizado com materiais e conteúdos que se relacionam com as necessidades e expectativas dos professores, estando também disponível na versão de aplicativo para celular.

Por meio de sua Plataforma Interativa, a Impare Educação buscou desenhar seu Ambiente Virtual de Aprendizagem de modo a contribuir para que haja um aprendizado colaborativo entre pares, tendo a equipe multidisciplinar da Impare Educação como mediadora das interações e dos acessos, dando atenção especial, individualizada e coletiva, aos usuários. Porém, vale ressaltar que o acesso à Plataforma da Impare Educação é reservada aos professores dos municípios que participam da implementação da Metodologia de desenvolvimento de competências da Impare Educação.

O diálogo reflexivo entre educadores é estimulado porque a Impare Educação busca, por meio de sua Plataforma, fomentar conexões entre saberes e fazeres docentes (BOLZAN, 2002), propiciar a construção de novos conhecimentos, informar acerca das políticas públicas que balizam a educação brasileira e, principalmente, contribuir para a inclusão digital, a serviço máximo da melhoria da qualidade na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

3 A FUNCIONALIDADE DA PLATAFORMA DA IMPARE EDUCAÇÃO

Atualmente a Plataforma Interativa da Impare Educação está sendo utilizada por mais de três mil e quinhentos professores e gestores de escolas públicas e privadas das seguintes unidades federativas brasileiras: Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.

Vale destacar que o AVA da Impare Educação consiste em um projeto que se encontra em aberto, não tenho uma data de finalização. Isto é, como a Metodologia da Impare Educação cada vez mais vem sendo adotada por escolas municipais e privadas brasileiras, sua Plataforma tem a tendência e a projeção de abarcar um número maior e significativo de usuários. Tendo

(8)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 em vista isso, a Impare Educação está preocupada em aprimorar essa ferramenta de formação docente em prol de oferecer um suporte tecnológico mais eficaz, eficiente e que atenda as demandas que surgirão pelos novos usuários: por isso está sendo criado o Aplicativo Dolfin Socioemocional da Impare Educação.

Logo, vale destacar que a Plataforma da Impare Educação está estruturada de modo a oferecer a formação docente continuada a partir de cursos independentes no Ambiente Virtual de Aprendizagem, mas que se relacionam entre si formando uma teia de aprendizagem em rede e favorecendo a metacognição.

Sendo assim, possui Fóruns Temáticos, Chats, materiais de apoio como textos em pdf, videoaulas, conteúdos teóricos e legais, sugestões de Planejamentos de Aula e de Projetos de Trabalho para o desenvolvimento de competências e de habilidades definidos pela BNCC e um vasto espaço para o registro e o compartilhamento de práticas pedagógicas.

No Curso Impare - Educação Infantil os professores e gestores encontram Planejamentos de Aula e Projetos de Trabalho com atividade práticas, estruturadas de acordo com a BNCC e que foram criadas pela equipe multidisciplinar da Impare Educação de modo que desenvolvam competências cognitivas e competências socioemocionais. São Atividades que possibilitam ao professor criar variações com seus alunos, além de possibilitar o entendimento de como, na prática, implementar a BNCC. Sendo assim, essas atividades práticas contemplam: os dois eixos estruturantes da Educação Infantil (as Interações e as Brincadeiras), os seis Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, os cinco Campos de Experiências, os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento e Categorias Pedagógicas que primam pelas múltiplas linguagens.

Abaixo é possível visualizar o modo como o Curso Impare - Educação Infantil está estruturado dentro da Plataforma Impare Educação:

(9)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761

Plataforma Impare Educação: Curso Impare da Educação Infantil. Fonte: Impare Educação.

No Curso Impare – Anos Iniciais do Ensino Fundamental os professores e gestores encontram Planejamentos de Aula e Projetos de Trabalho com atividade práticas, estruturadas de acordo com a BNCC e que foram criadas pela equipe multidisciplinar da Impare Educação de modo que desenvolvam competências cognitivas e competências socioemocionais. São Atividades que possibilitam ao professor criar variações com seus alunos, além de possibilitar o entendimento de como, na prática, implementar a BNCC. Sendo assim, essas atividades práticas contemplam: as diferentes Áreas de Conhecimento do Ensino Fundamental, os Objetos de Conhecimento, as Habilidades e Categorias Pedagógicas que primam pelas múltiplas linguagens.

Abaixo é possível visualizar o modo como o Curso Impare – Anos Iniciais do Ensino

(10)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761

Plataforma Impare Educação: Curso Impare dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Fonte: Impare Educação.

A personalização do ensino é bastante respeitada pela Plataforma da Impare Educação, pois se compreende que os professores, assim como todos os seres humanos, não aprendem sempre da mesma forma (LIMA; MORA, 2015).

Nesse sentido, por exemplo, os Planejamentos de Aula e os Projetos de Trabalho são apresentados e explicados tanto em textos no formato pdf, para os professores baixarem e desenvolverem com seus alunos, quanto em vídeos que demonstram um professor da equipe da Impare Educação desenvolvendo a atividade prática do Planejamento com crianças.

Dentro desses cursos os professores encontram Fóruns de discussões e Fóruns onde podem compartilhar vídeos e fotos de suas práticas docentes em sala de aula com seus alunos. No Curso Temáticas Complementares de Formação Docente professores e gestores encontram videoaulas, produzidos pela equipe multidisciplinar da Impare Educação, acerca de temáticas atuais e relevantes da conjuntura atual dos sistemas de ensino brasileiros. Além das videoaulas, existem E-Books e Podcasts que complementam o que foi assistido nos vídeos.

Por sua vez, no Curso Fique por Dentro, a Impare Educação disponibiliza diariamente notícias e informações veiculas das mídias e nas redes sociais sobre os principais acontecimentos que envolvem o cenário educacional brasileiro e mundial. A ideia é possibilitar que professores e gestores fiquem atualizados e que possam fomentar debates em suas escolas.

(11)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 Tudo isso pode ser acesso de diversas maneiras pelos usuários, gerando diferentes percursos formativos, já que se espera que o professor ultrapasse o papel de mero espectador para o de protagonista na construção de novos conhecimentos por meio da autonomia e da valorização das relações interpessoais (PIRES, 2015).

4 RESULTADOS

O acesso a Plataforma da Impare Educação têm deixado evidente a eficácia do modelo pedagógico inovador criado pela Impare Educação na consolidação de uma formação docente continuada que adota uma metodologia ativa em prol de auxiliar as escolas a implementarem a Base Nacional Comum Curricular e, consequentemente, contribuir para a qualidade da educação.

Por meio do AVA professores e gestores têm desenvolvidos potenciais criadores e protagonistas e, nesse sentido, por meio dos vídeos e depoimentos que postam, deixam demarcado uma nova postura pedagógica frente aos alunos.

Contribuir com a inclusão digital de formadores da infância é de suma importância no século 21, visto que as novas gerações já estão plenamente familiarizadas com as tecnologias e clamam por aulas mais dinâmicas e que utilizem diferentes tecnologias educacionais.

Sabe-se que o uso de aplicativos e da internet no Brasil e no mundo vem crescendo. Sendo assim, a Impare Educação atenta a tudo isso, colabora com a disseminação da tecnologia no âmbito do processo de ensino-aprendizagem tendo em vista a amplitude que a empresa visa ter em relação a possibilitar acesso a uma formação continuada a docentes de diferentes estados e municípios brasileiros.

É de consenso de todos que a tecnologia chegou para ficar e isso afetará e já está afetando a forma como ensinamos e aprendemos, por exemplo, percebemos que as pessoas buscam cada vez mais aprimorar seus conhecimentos com a utilização da internet e de materiais digitalizados. O celular é uma ferramenta de aprimoramento que quando bem utilizado, fomenta novos saberes que impactam positivamente a vida das pessoas.

Nesse sentido o AVA torna-se um importante instrumento de formação continuada e compartilhada. Através dele os professores/usuários da Plataforma da Impare Educação trocam informações, se comunicam compartilhando experiências de suas práxis e podem interagir com a equipe multidisciplinar da Impare Educação. Tudo porque o AVA possibilita justamente isso, uma vez que são softwares educacionais, via internet, destinados a apoiar as atividades de estudos a distância, mas de modo colaborativo. Conforme Moraes: “Em qualquer

(12)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 situação de aprendizagem, a interação entre os participantes é de extrema importância. É por meio das interações que se torna possível a troca de experiências, o estabelecimento de parcerias e a cooperação” (2002, p.203).

Portanto, esses softwares oferecem um conjunto de tecnologias de informação e comunicação, que permitem desenvolver as atividades no tempo, espaço e ritmo de cada participante.

O uso do AVA oferece as seguintes vantagens: interações entre docentes de contextos escolares diferentes; uma educação mais personalizada, pois é o usuário que escolhe o que deseja estudar a partir de seu interesse e ritmo próprio; a apresentação de materiais de estudo de maneira mais dinâmica, criativa e atrativa, estimulando o processo de aprendizagem; e, a possibilidade de se dar atenção individual ao usuário (BARBOSA, 2015).

Sendo assim, os resultados preliminares já constatados a partir da utilização da Plataforma da Impare Educação em prol da formação docente continuada evidenciam que, muito mais que capacitar os educadores e os gestores para a plena implementação da BNCC (BRASIL, 2017) nas suas escolas e valorizar seus saberes já consolidados, o AVA criado pela Impare Educação está fomentando professores mais reflexivos (Freire, 1997), uma vez que os depoimentos e registros em Fichas e Relatórios enviados à Impare demonstram uma postura de análise e de interpretação dos professores a partir das suas próprias atividades de estudo e de prática em sala de aula. Como enfatiza Freire (1997), o professor reflexivo é aquele que constrói, de forma pessoal, seu conhecimento profissional, o qual incorpora e ultrapassa o conhecimento emergente institucionalizado.

Logo, por meio do AVA da Impare Educação, professores têm apresentado uma postura de refletir sobre suas próprias ações pedagógicas, atuando como um pesquisador e um criador da sua própria sala de aula e de suas atividades práticas com as crianças, deixando de seguir de modo submisso aos Planejamentos que a Impare Educação oferece. Visto que é esse o objetivo máximo da Impare Educação, possibilitar que o professor se veja como um grande protagonista que cria e inova a partir das ferramentas e das possibilidades criadas pela equipe multidisciplinar da Impare Educação e que estão dentro da Plataforma.

O que se evidencia, nos Fóruns e nas demais ferramentas dentro do AVA da Impare Educação são adaptações das atividades práticas dos Planejamentos e produções conceituais realizadas pelos docentes de modo que deixam evidente que os educadores têm se tornado produtores do próprio conhecimento profissional e pedagógico.

(13)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 Esse processo de reflexão crítica, feita individualmente ou de modo compartilhado pelos docentes dentro do AVA, é de extrema relevância quando se projeta desenvolver competências nos alunos em sala de aula. Ou seja, os professores necessitam receber uma formação que prime pelo processo de apropriação de esquemas cognitivos mais complexos em prol de poderem estabelecer relações pertinentes que deem conta de possibilitar a inovação metodológica em sala de aula para a plena consolidação do que visa a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017).

Portanto, a partir da utilização da Plataforma da Impare Educação, professores sentem-se mais desafiados, dispostos e aptos para também buscar interações com sentem-seus alunos por meio do mundo digital, entendendo que existem diferentes maneiras de ensinar e de aprender (MORAN, 2015).

Sendo assim, como resultados podemos evidenciar docentes mais autônomos, protagonistas e responsáveis pelo seu aprendizado e de seus alunos. E mais, os resultados evidenciam docentes mais conectados com as premissas de uma abordagem pedagógica alinhada com a uma educação de fundamentos humanistas e de abordagem integral; educadores que compreendem plenamente a relevância de se: “[...] educar o sujeito a fazer e a saber a si mesmo: fazer uma pedagogia de si mesmos como pessoas líderes no mundo; educar um Eu lógico histórico com capacidades e condutas vencedoras” (MENEGHETTI, 2014, p. 21).

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sendo uma instituição brasileira especializada em criar práticas pedagógicas inovadoras para a rede pública de ensino, a Impare Educação esteve preocupada em criar uma Plataforma Interativa de formação docente continuada baseada no Paradigma do Desenvolvimento Humano e que, portanto, entende o processo formativo como oportunidade para transformar em competências o potencial que as pessoas trazem consigo.

Seu modelo metodológico de formação entende o educador como o centro do processo, uma vez que o foco são as competências dos docentes e o seu protagonismo diante de sua aprendizagem.

Nesse sentido, o professor é constantemente desafio, por meio do AVA, a refletir acerca de seu próprio processo formativo, pois os mediadores da equipe da Impare Educação buscam levar o professor ao entendimento de seu papel de líder e de protagonista frente a sua

(14)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 formação continuada, uma vez que a Impare Educação tem o propósito de inspirar seus usuários/docentes a se descobrirem como pessoas enquanto aprendem.

Logo, a Impare Educação oferece aos docentes uma Plataforma Interativa, na qual conteúdos e Planejamentos são oferecidos como possibilidades de fomentar reflexões nas práticas pedagógicas e contribuir com o aprendizado integral dos alunos, concretizadas em práticas pedagógicas e de gestão que chegam à sala de aula e impactam positivamente a vida dos alunos, deixando um legado social significativo em prol da qualidade da educação.

Os resultados que se evidencia acerca dos docentes que utilizam a Plataforma de formação continuada da Impare Educação são nítidos no sentido de deixarem emergir a questão de que o trabalho com o processo de ensino-aprendizagem envolve um movimento contínuo e interligado de plenas reflexões, isso porque, para que o professor possa fomentar aprendizagens plenas em seus alunos, ele próprio, enquanto sujeito em constante formação, precisar rever suas próprias maneiras de aprender e de construir a experiência docente.

Sabes-se que para se atingir a qualidade da educação do século 21, é necessário se fomentar uma mudança significativa na formação e na identidade do fazer docente, uma vez que se deseja elaborar na sociedade atual uma concepção mais atualizada acerca do ofício de professor, criando estratégias que contribuam para seu aprimoramento conceitual e prático por meio do desenvolvimento de competências que são imprescindíveis no contexto da educação moderna: a autonomia, a capacidade de decisão e a criatividade.

Isso tudo só é possível quando há a consolidação de um modelo de professor reflexivo, já que esse docente é aquele que está sempre em busca de novos aprimoramentos, reanalisando constantemente seus objetivos, seus procedimentos práticos, suas constatações e seus saberes e fazeres (BOLZAN, 2002).

Logo, ao escolher propositalmente o AVA como uma ferramenta de formação continuada docente, dentro da estrutura de formação prevista na Metodologia de desenvolvimento de competências da Impare Educação, a equipe multidisciplinar da Impare Educação, tem atendido plenamente o propósito da empresa “Transformar positivamente pessoas e contextos por meio da educação”, contribuindo, assim, com a qualidade da educação das escolas públicas que são parceiras da Impare Educação, visto que, como já enfatizado, os resultados vem mostrando profissionais da Educação Básica que se tornaram mais reflexivos, em função de uma estrutura de aprendizado que prima pelo protagonismo e pelo compartilhamento de saberes e fazeres, levando, consequentemente a consolidação de

(15)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 competências fundamentais no oficio de professor e indispensáveis para a implementação inicial da BNCC nos sistemas de ensino.

REFERÊNCIAS

BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

BARBOSA, R. (Org). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.

BOLZAN, D.. Formação de professores: compartilhando e reconstruindo conhecimentos. Porto Alegre: Mediação, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação – Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Comum

Curricular: educação é a base. Brasília: Congresso Nacional, 2017.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares

Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília, 2013.

_______. Ministério da Educação. Lei Federal nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano

Nacional de Educação. Brasília. Congresso Nacional, 2014.

_______. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 1996.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Brasília: UNESCO, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

(16)

Braz. J. of Develop.,Curitiba, v. 6, n.5, p.25961-25976 may. 2020. ISSN 2525-8761 LIMA, L.; MOURA, F. O professor no ensino híbrido. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

MENEGHETTI, A. Pedagogia Ontopsicológica. Recanto Maestro: Ontopsicológica Editora Universitária, 2014.

MORAES, M. (Org). Educação a distância: fundamentos e práticas. Campinas, SP: Unicamp / Nied, 2002. Disponível em http://www.escolanet.com.br/sala_leitura/oqead.html> Acesso em 20 de setembro de 2017.

MORAN, J. Educação híbrida: um conceito chave para a educação. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

PERRENOUD, P.. Construir as competências desde a escola. São Paulo: Artmed, 2000. PIRES, C. Otimização do espaço escolar por meio do modelo de ensino híbrido. In: BACICH, L.; TANZI NETO, A.; TREVISANI, F. de M. (Orgs.) Ensino Híbrido: Personalização e Tecnologia na Educação. Porto Alegre: Penso, 2015.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

Buscando compreender a dinâmica de cada curso da UFJF, nossa pesquisa também tangenciou questões outras que o espaço desta dissertação nos impediu de problematizar, como é o

(2009) sobre motivação e reconhecimento do trabalho docente. A fim de tratarmos de todas as questões que surgiram ao longo do trabalho, sintetizamos, a seguir, os objetivos de cada

Declaro que fiz a correção linguística de Português da dissertação de Romualdo Portella Neto, intitulada A Percepção dos Gestores sobre a Gestão de Resíduos da Suinocultura:

patula inibe a multiplicação do DENV-3 nas células, (Figura 4), além disso, nas análises microscópicas não foi observado efeito citotóxico do extrato sobre as

Assim sendo, o espaço da estrada é determinante como facilitador de um exercício de uma sexualidade mais plena, aberta e satisfatória, pelo menos para Thelma, e ao

The main purpose was to investigate statistical approaches on clickstream data, as the aggregated sequence of pageview requests executed by a particular user, and other user

Benlanson (2008) avaliou diferentes bioestimulantes, (produtos à base de hormônios, micronutrientes, aminoácidos e vitaminas), confirmando possuir capacidade