• Nenhum resultado encontrado

IN PRIMIS SAPIENTIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "IN PRIMIS SAPIENTIA"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

IN

PRIMIS

SAPIENTIA

(2)

HISTÓRIA

A Universidade de Pernambuco (UPE) teve sua origem na Fundação de Ensino Superior da Pernambuco – FESP, mantenedora desde 1965 de um grupo de Unidades de Ensino Superior pré-existentes no Estado. Extinta a FESP em 1990, foi criada em seu lugar, pela Lei Estadual nº 10.518 de 29 de novembro de 1990, a Fundação Universidade de Pernambuco, instituição de direito público que viria a ser mantenedora da nova Universidade de Pernambuco, reconhecida pela Portaria Ministerial nº 964, de 12 de junho de 1991.

Vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Secti), a UPE se constitui em patrimônio da sociedade deste Estado. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento sustentável de Pernambuco por meio do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

A UPE é uma instituição pública de ensino superior presente em todas as regiões do Estado. Seu complexo multicampi é formado por três grandes hospitais e 15 unidades de ensino distribuídas no Recife e nas cidades de Camaragibe, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina e Serra Talhada, Palmares.

Além das unidades de ensino e saúde, integram também o complexo universitário da UPE a Reitoria e quatro escolas de ensino fundamental e médio (Escola do Recife e Escolas de Aplicação).

Visando estabelecer cooperação acadêmica, científica e cultural, a UPE mantém acordo de cooperação com universidades e institutos de pesquisa nas Américas, Europa, Ásia e África, reafirmando a política de ampliação das relações internacionais da universidade.

A meta da Universidade é ser reconhecida pela sociedade e diversas instâncias de governo por sua contribuição para o desenvolvimento sustentável em todas as regiões do Estado, em razão da sua excelência no ensino, na pesquisa e na extensão universitária, assumindo-se, definitivamente, como Universidade estatal, pública e gratuita.

A comunidade acadêmica é constituída de 995 docentes, 5.258 servidores e um total de 18.561 mil estudantes. Desses, 13.417 na graduação na modalidade presencial e 1.251 a distância; 3.613 na pós-graduação lato sensu e stricto sensu e nas residências; e 280 em programas especiais.

Ouricuri Surubim

CAMPUS SANTO AMARO

REITORIA

CAMPUS BENFICA

Gravatá

Campus Petrolina Cabrobó Campus Salgueiro Floresta

Campus

Serra Talhada Tabira Sertânia Santa Cruz do Capibaribe

Campus

Caruaru

Campus

Arcoverde Campus Nazaré da Mata

Campus

Garanhuns Campus Palmares

Campus Recife

Campus

Camaragibe

Águas Belas Afrânio

Bandeira do Brasil Bandeira de Pernambuco Brasão de Pernambuco Brasão da UPE Marca Institucional MAPA INDICATIVO DO ALCANCE REGIONAL DA UPE

Pós-Graduação Stricto Sensu Polo de Educação à Distância Unidade de Educação

(3)

POLI

Escola Politécnica de Pernambuco Praça do Internacional, 455 – Madalena Recife/PE | CEP : 50720-001

Fone: (0XX81) 3184-7555 Graduação

Engenharia Civil, Elétrica (Eletrônica, Eletrotécnica e Telecomunicações), de Controle e Automação, Industrial e da Computação.

Pós-Graduação

Lato sensu - Engenharia de Segurança no Trabalho; Gestão da Qualidade e Produtividade; Engenharia de Software; Inspeção, Manutenção e Recuperação de Estruturas; Energias Renováveis; Engenharia de Construção e Montagem; em Sistemas Embarcados; Gestão de Tecnologia da Informação; Engenharia Automotiva; Controle e Robótica; Engenharia de Soldagem; MBA em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios e MBA em Automação Industrial.

Stricto sensu - Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil; Mestrado Acadêmico em Engenharia da Computação; Mestrado Acadêmico em Engenharia de Sistemas e Mestrado Profissional em Tecnologia da Energia.

FENSG

Faculdade de Enfermagem N.Sra. das Graças Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro Recife/PE | CEP : 50100-130

Fone: (0XX81) 3183-3601 Graduação

Enfermagem e Ciências Sociais Pós-Graduação

Lato sensu – Saúde Pública; Gestão de Sistemas e Ações de Saúde; Suporte Avançado à Vida: Emergência e UTI; Saúde da Mulher e Nefrologia.

Residência: Saúde da Mulher no HAM; Saúde da Mulher no Cisam; Enfermagem em Centro Cirúrgico; Enfermagem em Neurologia e Neurocirurgia no HR; Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva no HR; Enfermagem em Imagem por Diagnóstico; Enfermagem Psiquiátrica; Enfermagem em Hematologia e Hemoterapia; Enfermagem em Cardiologia no HAM; Enfermagem em Cardiologia no Procape; Enfermagem Pré-Hospitalar e Enfermagem em Oncologia.

Stricto sensu - Mestrado e Doutorado Associado em Enfermagem UPE/UEPB.

ESEF

Escola Superior de Educação Física Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro Recife/PE | CEP : 50100-130

Fone: (0XX81) 3183-3354 Graduação

Bacharelado e Licenciatura em Educação Física Pós-Graduação

Lato sensu – Atividade Física e Saúde Pública; Treinamento de Força para a Saúde; Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica; Educação Física Escolar; Avaliação da Performance Humana; Gestão Esportiva; Treinamento Esportivo.

Stricto sensu- Mestrado e Doutorado Associado em Educação Física UPE/UFPB.

Campus Santo Amaro

CURSOS DE GRADUAÇÃO E PÓS-GRADUAÇÃO

Campus Benfica

FCAP

Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco Av. Sport Clube do Recife, 252 – Madalena

Recife/PE | CEP : 50750-500 Fone: (0XX81) 3181-8600

Graduação: Administração e Direito Pós-Graduação

Lato sensu – Administração Financeira; Gestão da Capacidade Humana nas Organizações; Gestão de Negócios; Planejamento e Gestão Organizacional; MBA em Planejamento e Gestão Organizacional; MBA em Logística Empresarial; MBA Especialista em Gestão do Ministério Público; MBA em Marketing; MBA em Serviços de Saúde e Gestão Hospitalar; MBA em Gestão de Serviços; MBA em Gestão com Pessoas; MBA em Gestão de Custos e Controladoria.

Stricto sensu – Mestrado Profissional em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável

Cursos sequenciais

- Curso Superior Sequencial de Formação Específica em Gestão Imobiliária - Curso Superior Sequencial de Formação Específica em Administração Pública

(4)

Campus Arcoverde

Rua Gumercindo Cavalcante, 420 - São Cristóvão Arcoverde/PE | CEP : 56512-200

Fone: (0XX87) 3822-6624 / 3822-1051 Graduação

Direito e Odontologia Pós-Graduação

Lato sensu - Ensino de Biologia; Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas; Ensino de Geografia; Ensino de História; Ensino de Matemática.

Campus Caruaru

Rodovia BR 104, Km 62 – Nova Caruaru Caruaru/PE | CEP : 55002-971

Fone: (0XX81) 3719-9448 Graduação

Sistema de Informação e Administração (com ênfase em Marketing da Moda) Pós-Graduação

Lato sensu - Ensino de Biologia; Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas; Ensino de Geografia; Gestão Ambiental; Gestão Pública e Legislativa; Gestão Cultural; Gestão de Pessoas; Ensino de História; Ensino de Matemática; Saúde Mental e Intervenção Psicossocial; Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica; Psicopedagogia e Saúde Pública.

Campus Camaragibe

FOP

Faculdade de Odontologia de Pernambuco Av. General Newton Cavalcanti, 1650 Camaragibe/PE CEP: 54753-220 Fone: (0XX81) 3184-7652 Graduação: Odontologia Pós-Graduação

Lato sensu - Cirurgia Buco-Maxilo-Facial; Endodontia; Dentística Restauradora; Ortodontia e Implantodontia; Residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial no HUOC; Residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial no HGV e Residência em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial no HR;

Stricto sensu - Mestrado e Doutorado em Odontologia; Mestrado em Hebiatria; Mestrado em Perícias Forenses.

ICB

Instituto de Ciências Biológicas

Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro Recife/PE | CEP : 50100-130

Fone: (0XX81) 3183-3301 Graduação

Bacharelado em Ciências Biológicas Pós-Graduação

Lato sensu - Saúde do Idoso; Biologia Molecular; Microbiologia Clínica; Perícia, Auditoria e Gestão Ambiental; Hematologia e Imunologia; Residência em Psicologia e Saúde Mental; Nutrição Clínica no Procape; Nutrição Clínica no Huoc; Urgência, Emergência e Trauma no HGV; Planejamento e Gestão em Serviços Farmacêuticos; Farmácia no HR; Cuidados Paliativos em Saúde e Odontologia com Enfoque em Oncologia.

Stricto sensu – Mestrado e Doutorado em Biologia Celular e Molecular Aplicada.

FCM

Faculdade de Ciências Médicas

Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro Recife/PE | CEP : 50100-130

Fone: (0XX81) 3183-3536 Graduação

Medicina e Saúde Coletiva Pós-Graduação

Lato sensu - Cardiologia; Gastroenterologia; Geriatria; Arritmias Cardíacas; Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista; Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva; Integrada em Saúde da Família e Saúde Mental; Residência Médica: Cardiologia; Cirurgia Torácica; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Dermatologia; Mastologia; Obstetrícia e Ginecologia; Cancerologia Clínica; Pediatria; Urologia; Neurologia; Cancerologia Cirúrgica; Medicina de Família e Comunidade; Gastroenterologia; Anestesiologia; Videolaparoscopia; Geriatria; Eletrofisiologia / Clínica Invasiva e Hemodinâmica.

(5)

Campus Garanhuns

Rua Cap. Pedro Rodrigues, 105 – São José Garanhuns/PE | CEP : 55294-902 Fone: (0XX87) 3761-8210 Graduação

Licenciaturas em: Letras (Português e suas literaturas), Geografia, História, Ciências Biológicas, Matemática, Pedagogia e Informática;

Bacharelado em Psicologia e Medicina. Pós-Graduação

Lato sensu - Ensino de Biologia; Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas; Ensino de Geografia; Gestão Ambiental; Gestão Pública e Legislativa; Gestão Cultural; Gestão de Pessoas; Ensino de História; Ensino de Matemática; Saúde Mental e Intervenção Psicossocial; Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica; Psicopedagogia e Saúde Pública.

Stricto sensu - Mestrado Profissional em Letras (Profletras), Mestrado Profissional em Práticas e Inovação em Saúde Mental.

Campus Mata Norte - Nazaré da Mata

Rua Amaro Maltez, 200 – Centro Nazaré da Mata/PE | CEP : 55800-000 Fone: (0XX81) 3633-4629

Graduação

Licenciaturas em: História, Geografia, Matemática, Letras (Português e suas literaturas e Inglês e suas literaturas);

Bacharelado em: Ciências Biológicas, Pedagogia, Logística (Tecnológico). Pós-Graduação

Lato sensu - Psicopedagogia; Linguística Aplicada ao ensino de língua Portuguesa; História do Nordeste e Microbiologia Clínica;

Stricto sensu - Mestrado Profissional em Educação; Mestrado Profissional em Letras (Profletras).

Campus Salgueiro

Av. Coronel Veremundo Soares, s/n, KM 509, BR 232 Salgueiro/PE | CEP : 56000-000

Fone: (0XX87) 3871-0217 Graduação

Administração e Logística (Tecnológico) Pós-Graduação

Lato sensu - Ensino de Biologia; Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas; Ensino de Geografia; Gestão Ambiental; Gestão Pública e Legislativa; Gestão Cultural; Gestão de Pessoas; Ensino de História; Ensino de Matemática; Saúde Mental e Intervenção Psicossocial; Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica; Psicopedagogia e Saúde Pública.

Campus Serra Talhada

Avenida Afonso Magalhães, s/n - Centro Serra Talhada/PE CEP: 56900-000 Fone: (0XX87) 3822-6626 Graduação: Medicina Pós-Graduação

Lato Sensu - Ensino de Biologia; Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas; Ensino de Geografia; Gestão Ambiental; Gestão Pública e Legislativa; Gestão Cultural; Gestão de Pessoas; Ensino de História; Ensino de Matemática; Saúde Mental e Intervenção Psicossocial; Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica; Psicopedagogia e Saúde Pública.

Campus Petrolina

BR 232, Km 2

Petrolina/PE CEP: 56328-903 Fone: (0XX87) 3866-6470 Graduação

Licenciaturas em: Letras (Português e suas Literaturas; Inglês e suas Literaturas); Letras (Português/Inglês); Letras (Português/Espanhol); Geografia; História; CiênciasBiológicas; Matemática; Pedagogia;

Bacharelado em: Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição. Pós-Graduação

Lato sensu – Ensino de Língua Portuguesa; Ensino de Matemática; Ensino de História; Ensino de Biologia; Ensino de Geografia; Psicopedagogia e Análises Clínicas.

Residência em Fisioterapia Intensiva - HAM

Stricto sensu - Mestrado em Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares.

(6)

COMPLEXO HOSPITALAR

PROCAPE

Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco – Prof. Luiz Tavares

Rua dos Palmares, s/n – Santo Amaro Recife/PE | CEP : 50100-060

Fone: (0XX81) 3181-7100

Referência em cardiologia clínica e cirúrgica (procedimentos de alta complexidade).

HUOC

Hospital Universitário Oswaldo Cruz Rua Arnóbio Marques, 310 – Santo Amaro Recife/PE CEP: 50100-130

Fone: (0XX81) 3184-1200 Referência em:

- Tratamento de câncer;

- Doenças infecto-contagiosas e infecto-parasitárias; - Transplante de fígado;

- Obesidade mórbida.

CISAM

Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros Rua Visconde de Mamanguape, s/n – Encruzilhada Recife/PE CEP: 52030-010

Fone: (0XX81) 3182-7701

Referência no atendimento integral à saúde da mulher, do recém-nascido e da criança em situações especiais;

Serviço de atendimentos especiais a mulheres e crianças portadoras do vírus HIV e assistência reprodutiva às usuárias de drogas ilícitas;

Programa de atendimento à mulher vítima de violência; Programa hospital amigo da criança.

NEAD

Núcleo de Educação a Distância

Av. Agamenon Magalhães, s/n - Santo Amaro Recife/PE | CEP : 50100-010

Fone: (0XX81) 3183-3664 www.ead.upe.br Graduação

Licenciaturasem Letras, Pedagogia, Biologia e História

Bachareladoem Administração Pública Polos de Ensino

11 (Afrânio, Águas Belas, Cabrobó, Floresta, Gravatá, Ouricuri, Palmares, Santa Cruz do Capibaribe, Sertânia, Surubim e Tabira).

Campus Mata Sul - Palmares

BR 101, Km 186 Sul, s/n Palmares/PE | CEP : 55540-000 Fone: (0XX81) 3661-1755 Graduação

Ciências Sociais (Bacharelado) e Logística (Tecnológico). Pós-Graduação

Lato sensu - Psicopedagogia; Linguística Aplicada ao ensino de língua Portuguesa e História do Nordeste.

(7)

Governo do Estado

Governador

Paulo Henrique Saraiva Câmara www.pe.gov.br

Vice-Governador

Raul Jean Louis Henry Júnior

Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação Lúcia Carvalho Pinto de Melo

www.secti.pe.gov.br

Gestão Central da UPE

Reitor

Prof. Pedro Henrique de Barros Falcão reitor@upe.br

Vice-Reitora

Profa. Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti Pró-Reitor de Administração e Finanças Prof. Rivaldo Mendes de Albuquerque Pró-Reitor de Graduação

Prof. Luiz Alberto Ribeiro Rodrigues Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa Profa. Maria Tereza Cartaxo Muniz Pró-Reitor de Extensão e Cultura Prof. Renato Medeiros de Moraes

Pró-Reitora de Desenvolvimento de Pessoas Profa. Vera Rejane do Nascimento Gregório

Chefia de Gabinete

Profa. Arine Maria Víveros de Castro Lyra arine.lyra@upe.br

Órgãos de Apoio

NCTI - Núcleo de Comunicação e Tecnologia da Informação

(0XX81) 3183-3728 suporte@upe.br

PROJUR - Procuradoria Jurídica (0XX81) 3183-3653

projur.sec@upe.br

Assessorias

Relações Internacionais Prof. José Guido Corrêa de Araújo internacional@upe.br

(0XX81) 3183-3662 Relações Institucionais Profa. Norma Gouveia ari@upe.br

(0XX81) 3183-3754 Ouvidoria Central Maria do Rosário Lapenda ouvidoria@upe.br (0XX81) 3183-3676

Assessoria de Imprensa & Comunicação Marília Falcão (jornalista)

Natália Freire (jornalista) imprensa@upe.br (0XX81) 3183-3769

Universidade de Pernambuco - UPE Av. Agamenon Magalhães, s/n, Santo Amaro Recife/PE, Brasil CEP: 50100-010

Telefone: (0XX81) 3183-3674 www.upe.br

Referências

Documentos relacionados

Com n = 21 e 19 respectivamente, enquanto a terceira mais freqüente Galophy/lum brasiliense apareceu 12 vezes (ver anexo V), o número de espécies epiffticas e o

CAMPUS

FEVEREIRO 13 dias letivos 01 a 08 - Matrículas Processo Seletivo de Verão 2019. AGOSTO 23 dias letivos 05 a 09

O conceito de lineabilidade, teve seu surgimento nos trabalhos de Gurariy e Aron e veri…camos no presente trabalho o estreitamento entre essa teoria e a teoria dos

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

Quanto ao tipo de trauma por sexo: houve diferença es- tatisticamente significativa entre os sexos para queda da própria altura, torção e tração pelo braço, com predomínio feminino,

O objetivo desta pesquisa é identificar a percepção que professores e alunos da educação técnica têm dos processos de ensino e de aprendizagem em andamento nesse

A sistemática institucional para a avaliação da aprendizagem considera a participação do estudante na construção do próprio saber e nas atividades acadêmicas programadas para