• Nenhum resultado encontrado

ABPI inicia ano 2000 com posse de diretoria

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ABPI inicia ano 2000 com posse de diretoria"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

IMPRESSO

Boletim da

J a n e i r o d e 2 0 0 0 - nº 01

ABPI inicia ano 2000

com posse de diretoria

ABPI inaugura nova sede

no Rio de Janeiro

A importância

das Comissões de

Estudo da ABPI

Págs. 6 e 7

Os ideais

traduzidos em

logomarca

Pág. 7

Novo site da

Associação no ar

Pág. 8

A antiga sede da Associação Brasileira da Propriedade Inte-lectual (ABPI) ficou pequena demais para abrigar tantos projetos. A solução encontrada pela ex-presidente Juliana B. Viegas foi mudar a Associação para um novo local, mais amplo e adequado às necessidades da ABPI.

No foto ao lado uma das salas durante a cerimônia de inau-guração.

No último dia 21 de dezembro de 1999, tomaram posse os novos Comitê Executivo e Conselho Diretor da ABPI.

Durante o próximo mandato estará à frente da Associação José Antonio B. L. Faria Correa. Sua meta é continuar na mesma linha de atuação da antiga diretoria e tornar a Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) mais conhecida.

Na foto, ao lado do novo presidente da ABPI (2º da esquerda

para a direita), participantes do

almoço comemorativo da posse.

(2)

Notas

Vamos

preparar a

ABPI para o

próximo

milênio

José Antonio B.

L. Faria Correa

presidente

Para enviar suas

cartas à redação

Basta redigir um e-mail para o endereço abpi@writers.com.br e colocar no corpo da mensa-gem o conteúdo da correspon-dência. Sua carta será publicada seguindo um critério de data e você será avisado da edição onde ela será publicada.

Após o reconhecido sucesso da Revista da ABPI, que, ao longo dos

anos, se tornou uma das principais fontes de consulta em matéria de

propriedade intelectual, nossa Entidade, neste final do segundo

milênio, entendeu que já era o momento de lançar também um

Boletim Informativo, preenchendo assim uma grande lacuna.

De fato, a par dos esmerados trabalhos científicos que vem

publicando e continuará a publicar na Revista, como inestimável

contribuição para todos os que militam na área, a ABPI sentiu a

necessidade de uma publicação periódica especialmente voltada para a

divulgação de notícias das suas atividades, estimulando o espírito

associativo. Tendo crescido a nossa Associação, é intuitivo o reclamo

de um órgão de divulgação que interligue os associados.

Esse boletim constituirá uma das ferramentas para a consecução de

nossas metas para a Entidade no limiar do novo século. É nossa

intenção impulsionar a ABPI, dando-lhe maior densidade e

visibilidade, para que as suas opiniões tenham cada vez mais peso no

cenário da propriedade intelectual. Pretendemos, também, expandir o

número de associados e, nessa cruzada, atrair as empresas,

conscientizando-as da importância de se propugnar, através de uma

entidade de prestígio, pelo aprimoramento das normas que regulam a

propriedade intelectual, amparando o seu capital intelectual de forma

adequada.

É com grande prazer, portanto, que, na qualidade de Presidente,

apresento esta nova publicação, assinalando que, sendo um de seus

objetivos precípuos o intercâmbio entre os membros, todas as

contribuições e sugestões serão bem vindas.

Editorial

Cartas

Em Assembléia Geral Extra-ordinária realizada no dia 21 de dezembro de 1999, o Estatuto da entidade foi parcialmente mo-dificado. A principal alteração foi com relação à mudança da sede. A modificação do Estatuto foi necessária para que nele constasse o novo endereço da Associação.

Outra alteração foi feita no artigo 2º, que trata do objeto da Associação. A alteração foi apenas para simplificar a redação, não modificando em nada o conteúdo. Com a alteração, manteve-se a mesma idéia, porém, de uma forma mais simples, com uma redação mais harmônica.

Para facilitar os trabalhos da Associação, o artigo 7, em seu parágrafo 3º foi alterado. Ele elimina a necessidade de trans-crever as atas das assembléias dentro de um livro próprio. Agora as atas podem ser datilografadas, agilizando sua transcrição.

Também foram eliminadas as disposições transitórias, pois as mesmas já não tinham mais validade.

Assembléia

Geral

(3)

ABPI inaugura sua nova

sede no Rio de Janeiro

Nova Sede

Assim, a sede da Associação Brasileira da Propriedade In-telectual (ABPI) ficou pequena demais para abrigar tantos projetos. “Apesar de estar em uma ótima localização, no centro do Rio de Janeiro, perto do metrô, estávamos sem condições de oferecer um serviço com a quali-dade que desejamos”, explica Juliana Viegas, ex-presidente da ABPI.

Um dos problemas era com relação à Revista da Associação. “Ela é muito procurada e muitas pessoas pedem números atra-sados. Por isso precisamos ter em estoque”. Com isso, as caixas contendo as revistas foram se multiplicando e sendo

empilha-O que era uma enorme sala, tão grande quanto os

projetos de quem a ocupava, acabou ficando

pequena. Os projetos foram se concretizando e

dando espaço a outros e, a cada passo dado, o

espaço físico ia tornando-se menor.

das. “Algumas revistas ficavam guardadas em locais de difícil acesso. Para alcançá-las era preci-so uma verdadeira ginástica”, diz Juliana.

Os dois funcionários que cuidam da parte burocrática da ABPI e do expediente estavam ficando sem espaço. Depois de muito procura, Juliana achou um local ideal. Próximo ao metrô, no centro e com três salas.

“Agora temos espaço físico para tudo de que precisamos”, comemora Juliana. “Colocamos várias estantes, o que facilitou muito a acomodação das revistas. Agora elas estão em ordem cronológica. É só saber qual o mês de publicação e ir apanhar.”

Com três salas, a nova sede possi-bilitará um local para que os interessados façam pesquisas do tema de maior inte-resse e para a diretoria fazer reuniões.

Mas como a Associação não pára, já está arrumando mais uma ferramenta para ocupar o espaço que, por enquanto, é suficiente. “Pretendemos comprar uma máquina de fotocópias para que os interessados possam tirar cópias de matérias e artigos a que a Associação tem acesso”, antecipa Juliana.

Como a ABPI representa quatro outras associações inter-nacionais que cuidam da propri-edade intelectual, recebe constan-temente artigos, livros e material sobre o que está sendo feito no mundo. “A associação francesa todo ano entra em contato com todas as associações do mundo inteiro perguntando o que tem sido feito na área. Compila todos os dados e os repassa para cada associação”, explica Juliana. “Todo esse material ficará disponível para os interessados. E isso agora está muito mais fácil devido ao espaço físico que conseguimos”.

Como Chegar à ABPI

A ABPI está localizada à Av. Rio Branco, 277, 5º andar, conjunto 506, no centro do Rio de Janeiro. Para os associados que não desejam andar de carro pelo centro do Rio, a melhor opção é o metrô. A Associação fica a poucos metros da estação Candelária. Para quem deseja ir de automóvel, a ABPI fica próxima ao Consulado dos EUA e a Av. Rio Branco é cortada pela Av. República do Chile e pela Av. Nilo Peçanha.

Para maiores informações ligue para ABPI 21 532-5655 e 21 532-5866.

Na foto acima, uma das salas da nova sede preparada para a inauguração. No detalhe, Juliana B. Viegas, a responsável pela mudança.

(4)

Posse do Comitê Executivo e do Conselho Diretor

“Vou procurar desenvolver a vocação da ABPI, que é a de ser uma entidade de cunho científico, posicionando-se sobre os proble-mas de propriedade intelectual”, afirmou José Antonio Faria Correa. Para Faria Correa, a antiga diretoria fez um bom trabalho colocando a ABPI em evidência. Ele pretende torná-la ainda mais

conhecida no meio empresarial pois, segundo ele, é para a indús-tria que a Associação funciona e deve ser vista pelos industriais como um fórum para todos os discursos da propriedade intelec-tual.

A divulgação da Associação tem se dado por meio de semi-nários regionais e anuais, contatos

ABPI inicia ano 2000 com a

posse de sua nova diretoria

O almoço de posse contou com vários associados e a presença de personalidades como José Graça Aranha (no detalhe), presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Continuar na mesma linha de atuação da antiga

diretoria e tornar a Associação Brasileira da

Propriedade Intelectual (ABPI) mais conhecida.

Estas são as principais metas de José Antonio B. L.

Faria Correa, novo presidente da entidade, que

tomou posse dia 21 de dezembro de 1999.

com outras entidades e pela revista que divulga os dados sobre os assuntos e que tem se tornado referência para o meio jurídico. “Artigos publicados em nossas revistas são citados em tribunais em sentenças e acordos, e isso é muito importante”, salienta José Antonio Faria Correa. “Tanto assim que pretendo fazer uma complementação: a Revista ficará apenas para artigos técnicos, para a parte doutrinária e este boletim para informações do dia-a-dia da Associação”.

A importância da Revista da ABPI se deve, entre outros fatores, ao fato de que a propriedade intelectual é um setor do direito que começou a se desenvolver há pouco tempo, sendo tratado apenas por um pequeno grupo de especialistas. Não havia um órgão que veiculasse artigos específicos para essa área. Com isso, a Revista

(5)

da ABPI tornou-se referência no setor de propriedade intelectual, sendo lida por juízes, advogados, industriais etc.

Outro problema que será atacado pela nova administração é a pouca consciência do empre-sariado e do País, como um todo, sobre a propriedade intelectual. “É como diz o ditado: ‘o brasileiro é muito criativo’. Realmente é, mas muito dessa criatividade se perde por falta de uma proteção jurídica adequada”, explica Faria Correa.

Segundo ele, existe uma corrente muito forte que vê na propriedade intelectual uma forma de anteparo dos interesses estrangeiros. “Isso não é verdade. A proteção intelectual é uma proteção a seus criadores e há pessoas com um visão distorcida, confundindo o sistema de pro-priedade intelectual com abusos”, afirma o novo presidente da ABPI. A ABPI luta pela valorização do sistema de propriedade intelectual, na qual o Brasil tem uma legislação bastante moderna. “Nossa legislação segue as linhas do tratado Trips, acordo sobre o direito de propriedade intelectual, da Organização Mundial de Comércio”, explica Faria Correa. “Oferece suficientes mecanismos de proteção intelectual”.

Apesar da lei moderna, o novo presidente afirma que falta conscientização sobre o valor da idéia, que irá se materializar em um produto, em um ferramenta, enfim, em algo palpável. “O brasileiro não tem consciência disso e a ABPI pretende disse-minar o sistema de propriedade intelectual para que ele se aperfeiçoe cada vez mais”, afirma José Antonio.

O novo presidente não esquece o excelente trabalho da antiga diretoria: “Meus antecessores fizeram a ABPI em épocas difíceis, quando havia um preconceito muito grande contra a propri-edade intelectual”. “Era uma

época onde houve muita pirataria de produtos e marcas e a ABPI sempre se esforçou em convencer as autoridades de que copiar o que os outros faziam não adiantava nada. Os Estados Unidos baseou todo seu crescimento na proteção das patentes.”

Personalidades

Na transmissão do cargo, Juliana Viegas, ex-presidente, afirmou que durante sua gestão, se houve alguns erros por falta de tempo e experiência também aconteceram muitos acertos, graças ao grupo de pessoas que formava o Comitê Executivo. “O tempo que dediquei à Associação me foi pago em dobro”, disse Juliana Viegas. “Adquiri uma

riqueza de conhecimentos, conheci e ganhei amizades de pessoas que respeito enorme-mente, e isso vale ouro. Saio com a sensação de que ganhei muito mais do que contribuí”.

Entre as inúmeras pessoas presentes na posse, estava José Graça Aranha, presidente do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

O presidente do INPI apro-veitou a oportunidade para levar a diretoria do Instituto para conhecer os novos diretores da ABPI e assim fortalecer o relacio-namento entre as duas entindades. “Esperamos que nossas boas relações se mantenham e se ampliem”, afirmou Graça Aranha. “A ABPI e seus advogados tiveram grande importância nos anos da ditadura”.

Na foto outra mesa com mais convidados para o almoço de comemoração da posse, realizado no Rio de Janeiro Country Club.

Convite

O próximo almoço mensal

da ABPI será realizado no dia 27.01.2000,

às 12H30, em São Paulo.

Reservas com Carmen

21 532-5622

(6)

Comissões de Estudo

Relatora: Esther Miriam Flesch

A base da Associação Brasileira de Proteção Intelectual. Essa é a importância dada às comissões da ABPI pelo presidente da Asso-ciação e pela diretora-relatora das comissões, Esther Miriam Flesch.

“As comissões formam o coração da ABPI. Sem elas, nossa Associação seria uma caixa vazia”, afirma José Antonio B. L. Faria Correa. “As comissões dão o tom de como a ABPI deve se comportar com relação às questões da propriedade intelectual”.

O principal objetivo das comissões é desenvolver e apri-morar o estudo da propriedade intectual, para fornecer subsídios à ABPI, que é uma das mais im-portantes entidades que cuidam desse assunto.

A ABPI tem um Comitê Executivo, do qual faz parte um relator, atualmente relatora, que tem a função de coordenar os trabalhos das comissões, organi-zar, supervisionar e tornar as conclusões dos trabalhos

reali-Comissões de Estudo da ABPI:

importantes foros de debate

Esther Miriam Flesch, Relatora das 10 Comissões de Estudo formadas na ABPI e que terão as atividades intensificadas nesta gestão.

zados sempre as mais harmônicas. “As comissões se reúnem em sessões ordinárias a cada dois meses, ou em reuniões extraor-dinárias, quando existe algum fato novo”, explica Esther Flesch, diretora-relatora das comissões. “Quando o Governo edita uma Medida Provisória (MP) ou adere a algum tratado que tenha relação com a propriedade intelectual, as comissões são convocadas para analisar as implicações dessa MP ou tratado e qual deve ser a posição da ABPI com relação ao assunto.”

Algumas vezes acontece de uma MP trazer em seu conteúdo aspectos inconstitucionais que poderiam prejudicar as indústrias nacionais. “É nesse momento que as comissões precisam agir, mos-trando ao governo e à sociedade onde está a inconstitucio-nalidade”, afirma Esther Flesch. Sem citar casos, ela lembra que a ABPI por diversas vezes mostrou ao Governo incorreções em MP.

Um trabalho constante e efetivo das comissões para que a Associação se posicione sobre pendências e questões que envol-vam a propriedade intelectual.

É isso que o presidente da Associação espera das comissões. “Na minha gestão, espero que as comissões se reunam com mais freqüência e ataquem com mais ênfase os assuntos que nos afetam”, diz Faria Correa.

A Comissão de Patentes reuniu-se em 27/12/99, para discutir sobre a Medida Provisória (MP) nº 2.006, de 14/12/99.

Afora o fato de que a MP claramente se apóia na opinião de que a data de aplicação do

Sinopse das reuniões realizadas no mês anterior

Comissão de Patentes

Coordenador: Rana Gosain

TRIPS é 01.01.2000 para o Brasil, o que está em desacordo com a posição da ABPI, o grupo concluiu que a MP contém uma série de ilegalidades.

Uma delas é o fato de não assegurar o direito constitucional

ao devido processo e ao contra-ditório, além do que o artigo 229 da Lei de Propriedade Industrial trata de disposição transitória, já tendo encerrado o período de transição.

(7)

Os tempos mudam e, para não ser ultrapassado pelas novidades, é preciso acompanhar as mudanças, não apenas com pensamentos, mas com atitudes.

ABPI apresenta a sua nova

logomarca aos associados

Identidade

Comissões de Estudo

Relatora: Esther Miriam Flesch

A ABPI, sempre ligada nas evoluções, vem se modernizando em seus pensamentos, lutas, estrutura e objetivos.

Para deixar essa postura bem

clara, a ABPI mudou o logotipo da Associação. “O anterior estava ultrapassado e não conseguia mostrar o dinamismo que a Associação vem empregando em seus trabalhos”, afirmou José An-tonio B. L. Faria Correa, presidente da ABPI. “O novo logotipo está mais adequado à programação vi-sual de hoje, com os padrões gráficos atuais”.

A logomarca, que pode ser vista ao lado, já havia sido criada na gestão anterior e, para marcar uma nova era, José Antonio decidiu abolir de vez o uso da antiga logomarca.

No dia 15 de dezembro foi realizada uma reunião conjunta da Comissão de “Software” e Informática e da Comissão de Direitos Autorais.

A reunião contou com a presença de 16 pessoas além dos coordenadores e teve como objetivo discutir a questão dos

Reunião conjunta

Comissão de Direitos Autorais e Comissão de “Software” e Informática

Coordenadores: Alvaro Loureiro Oliveira e Manoel J. Pereira dos Santos

direitos autorais do web designer, pessoa responsável pela confecção das páginas para Internet.

Várias idéias e sugestões foram discutidas com base nos estudos sobre Direitos Autorais nas Mídias Digitais, de Eduardo Lycurgo Leite, que fez um roteiro sobre os direitos do web designer.

A próxima reunião comjunta dessas comissões ficou marcada para o dia 27/01/2000, às 16 horas, na Johnson & Johnson, na rua Gerivatiba, 207, no Butantã, em São Paulo. O tema continuará sendo os direitos autorais do web designer. Pede-se confirmação da presença com Carmen Lima.

Durante os meses de novem-bro e dezemnovem-bro, as Comissões de Marcas e de “Software” e Infor-mática realizaram reuniões con-juntas para discutir a criação de um órgão revisor dos atos de registro de nomes de domínio.

Das reuniões surgiu um documento que foi encaminhado

à Fundação de Amparo à Pesquisa - Fapesp. Nesta carta, a ABPI encaminha projeto de Resolução do Comitê Gestor da Internet.

A proposta sugere a im-plementação de um sistema de revisão administrativa do ato de registro quando tiver havido a inobservância das normas

aplicá-veis. Essa escolha foi determinada pelo fato de que, diferentemente do que ocorreria com o sistema de recursos, o prazo para a tomada de providências é maior e não há necessidade de publicação oficial dos atos de registro, uma medida que seria problemática devido ao número de registros concedidos.

Reunião conjunta

Comissão de Marcas e Comissão de “Software” e Informática

(8)

Boletim da

Informativo mensal dirigido aos associados da ABPI. Visite a versão on-line deste Boletim no site da Associação.

ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual - Av. Rio Branco, 277 - 5º andar

- Sala 506 - Centro - Cep 20047-900 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: 21 532-5655 - Fax.: 21 532-5866 Web Site: http://www.abpi.org.br - E-mail: abpi@abpi.org.br

Comitê Executivo: José Antonio B. L. Faria Correa - Presidente; Gustavo Starling Leonardos

- 1º Vice-Presidente; Ricardo P. Vieira de Mello - 2º Vice-Presidente; Hélio Fabri Junior - 3º Vice-Presidente; Sônia Maria D’Elboux - 4º Vice-Presidente; Esther Miriam Flesch, Diretora Relatora; Adriana Ruoppoli Albanez Diretora Secretária; Manoel J. Pereira dos Santos -Diretor Editor; Luis Fernando Ribeiro de Matos - Tesoureiro.

Boletim da ABPI: Editor - Manoel J. Pereira dos Santos; Produtor Gráfico - Roberto C. O.

Paes; Jornalista Responsável - Francisco Célio dos Reis (MTb: 14.887); Produção Gráfica: Editora Writers Ltda; Impressão e Acabamento - Gráfica De’Sá.

Notícias

Aos poucos, diversos setores da economia nacional estão descobrindo o quanto pode ser lucrativo criar e manter um site na Internet. Mas não é apenas para a comércio que a Internet acena com facilidades e vantagens indes-critíveis. Muitas associações, co-mo a ABPI, estão atestando que manter um site pode trazer inúmeras vantagens aos seus as-sociados.

A ABPI, atenta a essas van-tagens, há dois anos decidiu criar a primeira versão de seu site. Ele ofereceu aos associados e aos visitantes em geral informações

ABPI remodela seu site para

oferecer melhores serviços

Na foto maior, a página de abertura do novo site da ABPI. No detalhe, Manoel J. Pereira dos Santos, Diretor Editor da ABPI e responsável pelo projeto.

sobre a Associação, agendas de reuniões das Comissões de Estu-do, acesso à Revista da ABPI e a possibilidade de troca de infor-mações através de formulários para envio de comentários e de filiação. Entretanto, nesses dois anos de existência do site, a Internet evoluiu e novas tec-nologias possibilitaram um salto de qualidade incomparável no que se refere à interatividade e à melhora da qualidade da oferta de informações.

Preocupada com a qualidade de seus serviços aos associados, a nova diretoria da ABPI resolveu

reavaliar o site da Associação e decidiu incorporar a ele uma série de novidades. A intenção da ABPI, segundo seu Diretor Editor, Manoel J. Pereira dos Santos, é ofertar aos associados e também ao público em geral um portal digital com informações atualizadas sobre a ABPI e também criar uma biblioteca digital onde todos possam acessar informações de interesse sobre a propriedade intelectual.

Para atender às novas neces-sidades da ABPI, a Editora Wri-ters Ltda. desenvolveu uma nova proposta de site para a entidade. Segundo Roberto Paes, Webmas-ter responsável pelo projeto, essa nova versão tem como marca registrada um design mais limpo, descomplicado e permite uma nevegação mais intuitiva e agra-dável.

O conceito utilitário do site também foi bastante alterado. O objetivo dos responsáveis pelo projeto é oferecer o maior número de informações possíveis aos associados e ao visitante em geral. Para isso muitos dos tópicos já existentes na versão anterior fo-ram modificados e outros novos tópicos foram desenvolvidos especialmente para o novo projeto. Para ter acesso ao site da ABPI e conhecer todas as novidades apresentadas pela nova versão digite http://www.abpi.org.br. A Associação aguarda críticas e sugestões para aprimorar ainda mais seu espaço virtual.

Referências

Documentos relacionados

Estudo realizado com 159 estudantes do último semestre de um curso de enfermagem, na Colômbia, com o objetivo de conhecer as crenças, atitudes e conhecimentos

Mengatur DP-30P+ anda untuk mencetak melalui jaringan pada Windows XP (Lanjutan).. Klik

o) Outras informações pertinentes acerca do fornecimento do objeto e as contidas no modelo de proposta; p) Data e local de emissão da Proposta. Deverão estar incluídos nos

As atividades desenvolvidas no processo de pesquisa envolveram reflexões sobre a educação e a formação de educadores para os sujeitos sociais do campo que

Local de chegada: Escola de Ensino Fundamental Vereador Alfredo Scottini - EEFVAS Horário retorno: 11:30. Turno: Vespertino Hora

1º Apelante: Estado da Paraíba, representado por sua Procuradora, Maria Clara Carvalho Lujan 2º Apelante: PBPREV – Paraíba Previdência, representado por sua Procuradora, Renata

jacchus como modelo experimental e o crescente interesse no processo de aprendizagem discriminatória por psicólogos comparativos (Hauser et al., 2002), porém até

Se o aparelho não for devolvido no local especificado pela Organização em até 20 (vinte) minutos após o horário ideal de chegada do competidor, o concorrente não terá o seu