• Nenhum resultado encontrado

Treze associações nacionais de cinco continentes criam a Global IP Network

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Treze associações nacionais de cinco continentes criam a Global IP Network"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

AssociAção BrAsileirA dA

ProPriedAde intelectuAl

Boletim da

Março de 2010 - nº 114

A ABPI participou da

Global Intellectual Property

Practitioner Association

Summit. O evento

organizado pela American

Intellectual Property Law

Association - AIPLA criou a

rede Global IP Network, uma

rede global de cooperação de

associações nacionais das

principais economias

mundiais. O presidente Luiz

Henrique O. do Amaral é um

dos sete integrantes do

Comitê Gestor incumbido de

apresentar um plano

estratégico para os próximos

cinco anos. Página 3.

Treze associações nacionais de

cinco continentes criam

a Global IP Network

A ABPI criará grupos de trabalho e preparará uma manifestação para a consulta pública aberta pela Resolu-ção n° 16 da Camex, propondo não efetivar as medidas anunciadas em retaliação cruzada contra a proprie-dade intelectual, sob risco de criar insegurança jurídica que poderá

aba-lar a credibilidade do País, afastar empresas interessadas em produzir no Brasil e prejudicar o processo de pesquisa e inovação. O presidente Luiz Henrique Amaral deu vários pronunciamentos publicados pela imprensa. Página 3.

A inclusão de royalties

e direitos de licença

no valor aduaneiro

A Comissão de Estudo de Trans-ferência de Tecnologia e Franquias da ABPI promoveu palestra sobre Análi-se da Solução de Consulta 483 de 18/12/09 que trata do valor aduanei-ro e aduanei-royalties. Página 4.

Retaliação cruzada agita o setor de

Propriedade Intelectual

Comitê empresarial

terá primeira reunião

Criado para identificar e priori-zar as iniciativas da entidade tendo em foco as expectativas do setor em-presarial, o comitê empresarial con-vida as empresas associadas para a primeira reunião, com a participação exclusiva de seus membros, no dia 30 de março, em São Paulo. Página 2.

Luiz Henrique O. do Amaral, o presidente da ABPI é um dos integrantes do Comitê Gestor.

XXX

Congresso

Internacional

de Propriedade

Intelectual da

ABPI

São Paulo

21 a 24 de agosto de 2010 Reserve estas datas

(2)

Novos associados

O Comitê Executivo e o Conselho Diretor da ABPI aprovaram em 25 de fevereiro de 2010 os pedidos de filiação de: Braskem S/A (Talitha Chaves), Agrobio (Eliane Kay), Luciana Shima-bukuro (particular), Fundação Roberto Marinho (Claudio Vasconcelos), Geral-do da Cunha MaceGeral-do (Representante seccional da ABPI para Mato Grosso. Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins), Renata Karvaly Viegas (particular), Marcos Chucralla Moherdaui Blasi (particular), Ana Manuela dos Reis Rampazzo (particular), Vella Publiese Buosi e Guidoni Advogados (Mariana Duarte Garcia de Lacerda), Cesnik, Quintino e Salinas Advogados (Rodri-go Kopke Salinas), Kássia Reis de Paula (particular), Natura Cosméticos S/A (Lucilene Prado) e Rodrigo Augusto Kalinowski (particular).

Representantes seccionais

O Conselho Diretor e o Comitê Executivo nomeou, de acordo com o artigo 2° do Estatuto da ABPI, os re-presentantes seccionais: Carlos An-dré Ricci (Bahia), Geraldo da Cunha Macedo (Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins) e Maria Inez Araujo de Abreu (Paraná).

Cartas para a redação do Boletim da ABPI

En vie suas men sa gens pa ra a re da ção do Bo le tim da AB PI pe lo e- mail re da cao@ab pi. org.br.

In for ma ções, crí ti cas e su ges tões se rão ava lia das e res pon di das, po den do ser pu bli ca das ou não no Bo le tim após es tu do de ca da ca so.

A ABPI participou da

Global Intellectual Property Practitioner Association Summit

O presidente da ABPI, Luiz Hen-rique O. do Amaral, participou da Global Intellectual Property Practi-tioner Association Summit organiza-da pela American Intellectual Pro-perty Law Association - AIPLA em Maryland, USA, nos dias 10 a 12 de março. As treze associações nacio-nais de cinco continentes participan-tes formaram a Global IP Network, uma rede de cooperação de associa-ções das principais economias mun-diais com vistas a realizar várias ini-ciativas de interesse comum em escala mundial, entre elas um pro-grama para identificar e enfrentar desafios presentes e futuros, reforçar as comunicações entre os profissio-nais de todo mundo, tornar melhor e mais acessível a educação sobre pro-priedade intelectual, promover abor-dagens inovadoras e criativas para os procedimentos e elaboração de

um conjunto claro de melhores práti-cas, e um código voluntário de con-duta internacional, estabelecer um meio de troca eletrônica de informa-ções, criando se for o caso, uma pági-na web para o intercâmbio de infor-mações entre as associações nacionais, entre outros itens.

Participaram do evento: The Ins-titute of Patent and Trade Mark At-torneys of Australia - IPTA, Austrá-lia; Associação Brasileira da Propriedade Intelectual - ABPI, Bra-sil; Intellectual Property Institute of Canada - IPIC, Canadá; All-China Patent Agents Association - ACPAA, China; Compagnie Nationale des Conseils en Propriété Industrialle - CNCPI, França, Patentanwaltskam-mer - PAK, Alemanha; Israel Bar As-sociation, Intellectual Property Committee - IBA/IP Committee, Is-rael; Japan Patent Attorneys

Associa-tion - JPAA, Japão; Korea Patent At-torneys Association - KPAA, República da Coréia; Association of Singapore Patent Agents - ASPA, Singapura; Colegio Oficial de Agen-tes de la Propriedad Industrial de España - COAPI, Espanha; Charte-red Institute of Patent Attorneys - CI-PA, Reino Unido; e, American Intel-lectual Property Law Association - AIPLA, Estados Unidos.

As associações criaram um Comi-tê Gestor, incumbido de apresentar na próxima reunião marcada para outubro, na França, um plano estraté-gico para os próximos cinco anos.

O Comitê Gestor está constituí-do como segue: Luiz Henrique O. do Amaral (ABPI), Michel Sofia (IPIC), Eugen Popp (PAK), Takaki Nishijima (JPAA), Seong-Ki Kim (KPAA), John Brown (CIPA) e Alan J. Kasper (AIPLA).

O Conselho Diretor aprovou a instalação do Comitê Empresarial da ABPI, com o objetivo de identifi-car e priorizar as iniciativas da enti-dade tendo em foco as expectativas do setor empresarial, titulares dos direitos de propriedade intelectual.

A coordenadora do Comitê Em-presarial, Gisele Sanches Mascaroz Levy, e o 4º vice-presidente do Comi-tê Executivo, Eduardo Paranhos Montenegro, convidam as empresas associadas para a primeira reunião, a ser realizada no dia 30 de março, às 14h00, nas dependências da Micro-soft Informática Ltda., avenida das Nações Unidas, 12.901, Torre Norte, 27º andar, Brooklin, São Paulo.

A primeira reunião do comitê será fechada com a participação exclusiva de seus membros que, sem exceção, representam empresas e associações de empresas filiadas a ABPI. O termo

em-presa não inclui os escritórios associa-dos de advocacia, consultoria e agentes de PI, nem os sócios pessoas físicas.

Os temas da reunião serão: 1. definição do funcionamento do comitê;

2. retaliação cruzada / comentários sobre a medida provisória 482/10; 3. contribuições ao Programa Nacio-nal de Propriedade Intelectual pro-posta pela CNI (Confederação Na-cional das Indústrias), contando com a presença de Diana Jungmann, que fará a apresentação do programa, seguida de debate;

4. Priorização de temas que serão estu-dados e enfrentados pelo comitê.

Esta reunião inaugural contará com a presença do presidente da ABPI, Luiz Henrique O. do Amaral. Confirmações de presença, pelo tele-fone (21) 2507-6407 com Sandra Paz, ou pelo e-mail abpi@abpi.org.br.

Comitê Empresarial da ABPI terá

sua primeira reunião

(3)

ABPI

O início da consulta pública definida na Resolução n° 16, de 12/3/2010, da Câmara de Comércio Exterior (veja Box), fundamentadas na Medida Provisória n° 482, de 10/2/2010, vem suscitando mani-festações dos mais diversos setores, no Brasil e nos Estados Unidos, conforme se constata no noticiário da imprensa.

O presidente da ABPI, Luiz Henri-que O. do Amaral, se mostra preocupado com os impactos negativos que a iniciati-va do governo brasileiro pode causar à credibilidade do País ao fragilizar o am-biente jurídico para investimentos de longo prazo, “tornando vulnerável o se-tor de pesquisa e desenvolvimento. O efeito será profundo no futuro. A ABPI repudia a ameaça aos direitos de proprie-dade intelectual via retaliações cruzadas e vem realizando estudos para avaliar os efeitos negativos concretos”. “Pesquisa e desenvolvimento é uma área que atrai investimentos externos e, com a retalia-ção cruzada direcionada para a proprie-dade intelectual, o Brasil gera um clima de insegurança jurídica no que diz respei-to aos investimenrespei-tos em pesquisa e ino-vação”, explicou.

Para Luiz Henrique, a lista de medi-das é violenta e afeta tomedi-das as áreas de propriedade intelectual e direitos auto-rais. “Ninguém questiona o direito do Brasil de retaliar”, afirmou, “mas é preci-so cuidado pois as medidas anunciadas podem afugentar empresas interessadas em produzir no Brasil”.

Considerou difícil quantificar os efeitos da retaliação que o governo está propondo, na forma de subtração de direitos sobre obras culturais e produ-ção industrial, ”mas o dano causado pelas medidas, se aplicadas, seria irre-parável. Durante a consulta pública, a ABPI vai sugerir que a intenção não seja colocada em prática, pois o efeito será profundo no futuro. A ABPI repu-dia a ameaça aos direitos de proprieda-de intelectual por retaliações cruzadas e vem realizando estudos para avaliar os efeitos negativos concretos”, afirmou o presidente da ABPI.

A entidade deverá criar grupos de trabalho para apresentar suas po-sições na consulta pública. Debates sobre o tema já foram realizados em várias instâncias da ABPI, e novos

estudos e discussões estão agenda-dos. No dia 18, o almoço mensal rea-lizado em São Paulo terá como tema “Retaliação cruzada: uma aborda-gem econômico empresarial”. O re-cém criado Comitê Empresarial in-cluiu na pauta de sua primeira reunião marcada para o dia 30 de março o item “Retaliação cruzada/ comentários sobre a MP 482/10”. A Comissão de Estudo de Direito Inter-nacional da Propriedade Intelectual realizou reunião no dia 4 de março tendo como tema a MP n° 482/2010.

Consulta Pública

A Camex iniciou, no dia 15 de março, a consulta pública nos termos defini-dos na Resolução nº 16, de 12/3/2010, publicada no DOU de 15/3/2010. Os interessados têm 20 dias para se mani-festar. A íntegra da Resolução n° 16 da Camex e o Anexo V - Roteiro de Mani-festações (em word) estão disponíveis no site da ABPI (www.abpi.org.br / Biblioteca / Textos de apoio - público / Secretaria da ABPI).

Retaliação cruzada contra os EUA

agita o setor da Propriedade Intelectual

Embora alguns setores sejam favoráveis à iminente retaliação cruzada, há outros, como a ABPI, contrários à proposta do governo brasileiro de adotar medidas de suspensão de concessões ou

obrigações relativas aos direitos de propriedade intelectual, em relação aos EUA.

Minuta das medidas

01 - Subtração, por tempo determinado, do prazo de proteção de direitos sobre patentes de produtos ou processos relativos a medicamentos, in-clusive veterinários.

02 - Subtração, por tempo determinado, do prazo de proteção de direi-tos sobre patentes de produdirei-tos ou processos relativos a produdirei-tos químicos agrícolas.

03 - Subtração, por tempo determinado, do prazo de proteção de direitos sobre patentes de produtos ou processos biotecnológicos agrícolas. 04 - Subtração, por tempo determinado, do prazo de proteção de direitos

sobre cultivares.

05 - Subtração, por tempo determinado, do prazo de proteção de direitos do autor e conexos sobre modalidades de execução pública musical. 06 - Licenciamento de patentes de produtos ou processos relativos a

medicamentos, inclusive veterinários, sem autorização do titular e sem remuneração.

07 - Licenciamento de patentes de produtos ou processos relativos a produ-tos químicos agrícolas, sem autorização do titular e sem remuneração. 08 - Licenciamento de patentes de produtos ou processos biotecnológicos

agrícolas, sem autorização do titular e sem remuneração.

09 - Licenciamento de direitos do autor e conexos sobre obras literárias, sem autorização do titular e sem remuneração.

10 - Licenciamento de direitos do autor e conexos para o exercício da comunicação ao público de obras audiovisuais, sem autorização do titular e sem remuneração.

11 - Suspensão do direito exclusivo do titular de impedir a importação e comercialização no mercado interno de medicamentos, inclusive veteri-nários, que incorporem direitos de patente, ainda que o bem importado não tenha sido colocado no mercado externo diretamente pelo titular dos direitos de propriedade intelectual ou com seu consentimento. 12 - Suspensão do direito exclusivo do titular de impedir a importação e

comercialização no mercado interno de produtos químicos agrícolas que incorporem direitos de patente, ainda que o bem importado não

tenha sido colocado no mercado externo diretamente pelo titular dos direitos de propriedade intelectual ou com seu consentimento. 13 - Suspensão do direito exclusivo do titular de impedir a importação e

comercialização no mercado interno de produtos biotecnológicos agrí-colas que incorporem direitos de patente, ainda que o bem importado não tenha sido colocado no mercado externo diretamente pelo titular dos direitos de propriedade intelectual ou com seu consentimento. 14 - Majoração ou instituição de adicional sobre os valores devidos ao

Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI para efetivação de registros de direitos de propriedade industrial, inclusive sua ob-tenção e manuob-tenção.

15 - Majoração ou instituição de adicional sobre os valores devidos ao Serviço Nacional de Proteção de Cultivares – SNPC para efetivação de registros de direitos de propriedade intelectual, inclusive sua obtenção e manutenção.

16 - Majoração ou instituição de adicional sobre os valores devidos aos ór-gãos de registro de direitos do autor e conexos para efetivação dos refe-ridos registros.

17 - Aplicação de direitos de natureza comercial sobre a remuneração a que fizer jus titular de direitos de propriedade intelectual em maté-ria de patentes.

18 - Aplicação de direitos de natureza comercial sobre a remuneração a que fizer jus titular de direitos de propriedade intelectual em matéria de marcas.

19 - Aplicação de direitos de natureza comercial sobre a remuneração a que fizer jus titular de direitos de propriedade intelectual em maté-ria de direitos do autor e conexos, exceto os relativos a programas de computador.

20 - Aplicação de direitos de natureza comercial sobre a remuneração a que fizer jus titular de direitos de propriedade intelectual em matéria de di-reitos do autor e conexos relativos a programas de computador. 21 - Criação de obrigatoriedade de registro para obtenção e manutenção de

(4)

A Comissão de Estudo de Trans-ferência de Tecnologia e Franquias promoveu palestra sobre Análise da Solução de Consulta 483 de 18/12/09 que trata do valor adua-neiro e royalties. O convidado espe-cial da comissão, Victor Bovarotti Lopes, advogado da equipe de co-mércio exterior do escritório Dema-rest e Almeida Advogados, proferiu palestra sobre a inclusão de royalties e direitos de licença no valor adua-neiro de mercadorias importadas, no dia 24 de fevereiro.

“O valor aduaneiro das merca-dorias importadas – disse Victor Lopes - fixado conforme as disposi-ções do Acordo de Valoração Adua-neira, da Organização Mundial de Comércio (OMC), integra a base de cálculo dos tributos incidentes na importação. Segundo o Acordo de Valoração Aduaneira, os royalties e os direitos de licença devem ser acrescentados ao preço pago pelas mercadorias importadas quando se-jam cobrados como uma condição

de venda destas mercadorias (artigo 8º, 1, “c”). A análise do dever de in-clusão dos royalties e direitos de li-cença no valor aduaneiro de merca-dorias importadas passa, portanto, pela análise da operação de impor-tação como um todo, para se verifi-car se o seu pagamento é efetiva-mente uma condição da venda.”

Destacou que nos termos da Nota Interpretativa do artigo 8º do Acordo, os royalties e direitos de li-cença podem incluir, entre outros, pagamentos relativos a patentes, marcas registradas e direitos de autor. “No entanto, não devem ser acrescentados ao valor aduaneiro os ônus relativos ao direito de re-produzir as mercadorias importa-das no país de importação”, alertou o palestrante.

Em sua exposição, foram analisa-dos, inicialmente, os seis métodos de valoração aduaneira de mercadorias importadas previstos no Acordo de Valoração Aduaneira. Em seguida, passou-se a uma análise mais

apro-fundada do conceito do valor da transação das mercadorias importa-das, especialmente no que se refere aos seus ajustes, entre os quais está a obrigatoriedade da inclusão dos

royalties e direitos de licença pagos como condição de venda das merca-dorias importadas.

Por fim, foram analisados o Co-mentário 19.1 do Comitê de Valora-ção Aduaneira da OMC, que trata do significado da expressão “direito de reproduzir as mercadorias importa-das”, e algumas opiniões consultivas emitidas pelo referido Comitê sobre a obrigatoriedade de realização do referido ajuste em casos hipotéticos.

A inclusão de royalties e

direitos de licença no valor aduaneiro

Diretrizes de

Análise de Marcas

A Diretoria de Marcas do INPI realizou a terceira reunião para dis-cussão da minuta das Diretrizes de Análise de Marcas, dia 4 de março na sede do Instituto. A ABPI foi repre-sentada pelo co-coordenador da Co-missão de Estudo de Marcas, Alvaro Loureiro e os participantes do GT sobre o tema Rosane Rego Tavares da Silva e José Eduardo Pieri.

Apreensão de

produtos falsificados

em São Paulo

A Comissão de Estudo de Re-pressão às Infrações promoveu pa-lestra sobre Apreensão de produtos falsificados nas delegacias de São Paulo, no dia 9 de março. Antonio Salles Lambert Neto, Delegado de

Polícia Titular da 1ª Delegacia de Crimes contra a Propriedade Imate-rial, do DEIC, foi o convidado da comissão para a apresentação do te-ma, e após sua palestra houve deba-tes e esclarecimentos de dúvidas.

Retaliação Cruzada

A Comissão de Estudo de Direito Internacional de Propriedade Inte-lectual promoveu debate sobre a MP 482/10 – retaliação cruzada, no dia 4 de março. Os debates da comissão deverão resultar proposta de Resolu-ção a ser submetida ao Conselho Di-retor e Comitê Executivo da ABPI. A mesma comissão organizou o almo-ço da ABPI do dia 18 de maralmo-ço em São Paulo e convidou o palestrante Ricardo Mendes, diretor-presidente da Prospectiva – Negócios Interna-cionais e Políticas Públicas para falar sobre Retaliação cruzada: uma

aborda-gem econômico empresarial.

As questões da AIPPI

As Comissões de Estudo da ABPI estão analisando as questões formula-das pela AIPPI em 2010:

- A Comissão de Estudo de Pa-tentes agendará reunião para análise das questões da AIPPI 204P e 213.

- A Comissão de Estudo de Mar-cas agendará reunião para análise da questão da AIPPI 214.

- As Comissões de Estudo de Pa-tentes, de Repressão às Infrações e de Transferência de Tecnologia analisa-rão a questão da AIPPI 215, em reu-nião marcada para o dia 22 de março.

- As Comissões de Estudo de Direitos Autorais e de Software, In-formática e Internet debaterão sobre a questão da AIPPI 216 em reunião marcada para o dia 19 de março.

Victor Bovarotti Lopes

(5)

O co-coordenador da Comissão de Direito da Concorrência, Paulo Parente, juntamente com o diretor geral da ABPI, Francisco Alberto Tei-xeira, representaram a associação no lançamento do Programa de Proprie-dade Intelectual do Sistema Indús-tria (CNI, Senai e IEL), realizado dia 11 de março, no Riocentro, com a participação do Presidente da Repú-blica em exercício, José de Alencar. O

programa é constituído de guias de orientação para o empresário, para os professores dos cursos regulares do Senai e para os alunos. O docu-mento elaborado pela coordenadora de Propriedade Intelectual da CNI, Diana Jungmann estará disponível no site da CNI, em breve.

Um seminário sobre Inovação e Propriedade Intelectual, para 40 con-vidados precedeu o lançamento. Os

dois representantes da ABPI estive-ram presentes para assistir a palestras sobre O Valor das marcas (Eduardo Tomiya-BrandAnalytics); Patentes, Impactos Econômicos e Sociais (José Vilani Oliveira Jr Apilani); Desenho Industrial como estratégia de diferen-ciação (Edson Donizette Begnami-Plasutil; e Indicações Geográficas co-mo instrumento de competitividade (Aldemir S. Dadalt-Aprovale).

ABPI

Informativo mensal dirigido aos associados da ABPI. Visite a versão on-line deste Boletim

no sítio da Associação.

ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual - Rua da Alfândega, 108 -

6º andar - Centro - Cep 20070-004 - Rio de Janeiro - RJ - Brasil - Tel.: 21 2507-6407 - Fax: 21 2507-6411 - Web Site: http://www.abpi.org.br - E-mail: abpi@abpi.org.br

Comitê Executivo: Luiz Henrique O. do Amaral - Presidente; Elisabeth E.G. Kasznar Fekete -

1ª Vice-presidente; Antonio Carlos Siqueira da Silva - 2° Vice-presidente; Helio Fabbri Jr. - 3° Vice-presidente; Eduardo Paranhos Montenegro - 4° Vice-presidente; Luiz Edgard Montaury Pimenta - Diretor Tesoureiro; Maitê Cecilia Fabbri Moro - Diretora Relatora; Claudio Roberto Barbosa - Diretor Secretário; José Roberto d’Affonseca Gusmão - Diretor Procurador; Ma noel J. Pe rei ra dos San tos - Diretor Editor; André Zonaro Giacchetta - Diretor Editor Adjunto; Francisco Alberto Teixeira - Diretor Executivo.

Con se lho Edi to rial: Antonio de Figueiredo Murta Filho; Elisabeth E.G. Kasznar Fekete;

Fabiano de Bem da Rocha; José Antonio B. L. Faria Correa; José Henrique Barbosa Moreira Lima Neto; José Roberto d'Affonseca Gusmão; Lélio Denícoli Schmidt; Lilian de Melo Silveira

Boletim da ABPI: Editores - Ma noel J. Pe rei ra dos San tos e André Zonaro Giacchetta;

Jornalista Responsável - João Yuasa (MTb: 8.492); Coordenação editorial e produção - PW Gráficos e Editores Associados Ltda.

© ABPI 2010 - Todos os direitos reservados.

AssociAção BrAsileirA dA ProPriedAde intelectuAl

Boletim da

Programa de Propriedade Intelectual

para Inovação na Indústria

AIPPI lança concurso internacional

de trabalhos acadêmicos sobre

Propriedade Intelectual

A ABPI, grupo nacional da AIPPI, informa seus associados que, como parte do programa de eventos do 42º Congresso da Associação Internacio-nal da Propriedade Intelectual - AIPPI, que será realizado em Paris de 3 a 6 de outubro de 2010, foi lançado concurso internacional para premiar autores de trabalhos acadêmicos que contribuam para o desenvolvimento e a promoção da Propriedade Intelectual.

Os valores dos prêmios são: - para o 1º primeiro lugar: € 10.000; - para o 2º primeiro lugar: € 6.000; - para o 3º primeiro lugar: € 4.000.

Os trabalhos deverão, obrigato-riamente, abranger um dos seguintes temas:

- A Europa e a Propriedade Intelectual do ponto de vista legal ou econômico;

- Os direitos de Propriedade Intelec-tual e as tecnologias “verdes”; - Apreensões de mercadoria

falsifica-da: um estudo comparativo de pelo menos dois países europeus.

A data limite para a apresentação dos trabalhos é 1º de julho de 2010.

Os trabalhos de estudantes ou profissionais com experiência no campo da Propriedade Intelectual deverão ser apresentados em fran-cês, em inglês e franfran-cês, ou em alemão e francês, mas apenas a versão em francês será apreciada pelo júri.

Para maiores informações os in-teressados devem entrar em contato com a ABPI pelo telefone (21) 2507 6407 ou pelo e-mail abpi@abpi.org.br.

Cursos de

treinamento

profissional

A Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial - ABAPI promoverá o XXV Curso de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial, Nível Bási-co, no Rio de Janeiro e o XVIII Cur-so de Treinamento Profissional em Propriedade Industrial, Nível Bási-co, em São Paulo, no período de 23 de março a 15 de julho de 2010. Os cursos têm por objetivo apresentar os conceitos e o procedimento ad-ministrativo inerente à Propriedade Industrial. Ao final do curso o par-ticipante deverá ser capaz de iden-tificar os objetos de proteção da propriedade industrial e seus res-pectivos procedimentos. Informa-ções e inscriInforma-ções no site da ABAPI (www.abapi.org.br).

Referências

Documentos relacionados

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Esta ética do acolhimento reverbera em Derrida, que dá um salto para além deste pensamento, fazendo seu alicerce para a criação de uma alteridade, originando uma ética prima, ou

Com algumas impressoras compatíveis com PictBridge, a tela de início de PictBridge talvez não seja exibida e talvez não seja possível imprimir imagens quando Automático

Detectadas as baixas condições socioeconômicas e sanitárias do Município de Cuité, bem como a carência de informação por parte da população de como prevenir

a) Na doença de Crohn dos cólons, ao contrário da reto- colite ulcerativa, o reto tende a se apresentar pouco comprometido ou até mesmo endoscopicamente normal. b)

O presente trabalho procurou observar como se processa a evolução da capacidade da memória operatória ao longo do desenvolvimento humano, comparando, entre si, os grupos

As medidas da ADM do posicionamento articular estático do cotovelo, obtidas neste estudo com a técnica de fleximetria, apresentaram baixa confiabilidade intraexaminador para as