• Nenhum resultado encontrado

2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS INFECTOLOGIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2ª PARTE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS INFECTOLOGIA"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

2ª PARTE – CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS

INFECTOLOGIA

21. Os déficits no complexo de ataque à membrana (C5-8) do complemento estão associados a qual variedade de infecções?

a) Bactérias catalase positivas b) Neisseria meningitidis c) Streptococcus pneumoniae d) Proteus mirabilis

22. Um militar de 48 anos está viajando para o Haiti em missão pelo Exército Brasileiro. Qual a profilaxia recomendada contra a malária para este paciente?

a) Atovaquona- proguanil b) Cloroquina

c) Doxiciclina

d) Qualquer um dos fármacos acima pode ser utilizado.

23. Todos os seguintes microorganismos podem causar bolhas como manifestação de sua infecção, EXCETO:

a) Clostridium perfringens b) Sporothrix schenckii c) Staphylococcus pyogenes d) Vibrio vulnificus

(2)

24. Todas as seguintes características de diarreia são causadas por Vibrio cholerae, EXCETO:

a) Doença localizada na parte proximal do intestino delgado. b) Leucócitos fecais.

c) Lactoferrina fecal. d) Produção de toxina.

25. A colonização pelo Heicobacter pylori aumenta a razão de chances de desenvolver todas as seguintes condições, EXCETO:

a) Doença ulcerosa duodenal b) Adenocarcinoma esofágico c) Adenocarcinoma gástrico d) Doença ulcerosa péptica

26. Que característica clínica isolada exibe maior especificidade na diferenciação da sepse por pseudomonas aeruginosa de outras causa de sepse grave em um paciente hospitalizado? a) Ectima gangrenoso

b) Hospitalização para queimadura grave c) Exposição recente a antibióticos

d) Alta contagem de bastões no sangue periférico. 27. Sobre amebíase é CORRETO afirmar:

a) É infecção causada por bactéria que se apresenta em duas formas: cisto e trofozoíto. b) A ameba se apresenta unicamente como comensal

c) O quadro clínico varia de uma forma branda, caracterizada por desconforto abdominal leve ou moderado, com sangue e/ou muco nas dejeções, até uma diarreia aguda e fulminante, de caráter sanguinolento ou mucoide, acompanhada de febre e calafrios.

(3)

28. Sobre o diagnóstico da malária, é INCORRETA afirmar:

a) Os testes imunocromatográficos (teste rápido) para detecção de componentes antigênicos do plasmódio são hoje os testes considerados padrões pelo Ministério da Saúde para detecção da malária.

b) Os testes imunocromatográficos ( testes rápidos) têm sensibilidade superior a 95% no diagnóstico de malária.

c) O esfregaço delgado possui baixa sensibilidade na detecção malárica, porém esse método permite com mais facilidade e segurança, a diferenciação específica dos parasitos. d) A gota espessa é cerca de 30 vezes mais eficiente que o esfregaço delgado na detecção da infecção malárica.

29. Sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, transmissível e extremamente contagiosa. Sobre sarampo é INCORRETO afirmar:

a) O período prodrômico ou Catarral tem duração de 6 dias do início da doença, e surge febre acompanhada de tosse produtiva, corrimento seromucoso do nariz, conjuntivite e fotofobia.

b) O sinal de Koplik surge nas últimas 24 horas do período prodrômico ou Catarral e é considerado patognomônico do sarampo.

c) O período de transmissibilidade geralmente dura 10 dias (variando 7 a 18 dias), desde a data da exposição à fonte de infecção até o aparecimento da febre.

d) No período exantemático ocorre acentuação de todos os sintomas do período prodômico ou catarral e surge exantema maculopapular, de cor avermelhada, com distribuição em sentido céfalo caudal

30. A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, que pode ser de curso benigno ou grave, dependendo da forma como se apresenta. Alguns pacientes passam a apresentar sinais de alarme da dengue, principalmente quando a febre cede,precedendo manifestações hemorrágicas mais graves. São considerados sinais de alarme da dengue, todos abaixo, EXCETO:

a) Hipotermia, desconforto respiratório, sonolência e irritabilidade. b) Hipotensão postural, hepatomegalia dolorosa. Vômitos persistentes c) Cefaléia intensa, exantema, queda abrupta de plaquetas.

(4)

31. Mulher 35 anos com diagnóstico de SIDA, apresentando quadro de cefaléia, letargia e confusão mental. Apresentou CD4: 60. Na imagem de RM apresenta imagem de lesão focal com captação anelar. O diagnóstico mais provável é:

a) Linfoma b) Criptococose c) Toxoplasmose d) Neurotuberculose.

32. Um profissional de saúde com 35 anos e que dois meses após acidente com perfuro ao manipular caixa de descarte, é atendido com discreta icterícia e pródromos infecciosos. Os exames laboratórios foram sugestivos de hepatite viral aguda. Na fase inicial da doença os marcadores virológicos presentes no soro são:

a) Anti-HAV (IgM e IgG)

b) HBsAg, Anti-HBeAg e Anti-HBc (IgG) c) HBeAg, HBsAg e Anti-HBC (IgM) d) Anti-HBe, Anti-HBs e Anti-HBc (IgM)

33. Considerando as descrições de doença de Chagas adquirida por via oral, é mais provável que a forma aguda, neste contexto, caracterize-se pela:

a) Presença do sinal de Romanã e ausência de icterícia. b) Ausência do sinal de Romanã e baixa parasitemia. c) Presença do sinal de Romanã e parasitemia elevada. d) Ausência do sinal de Romanã e presença de icterícia.

34. A queda importante do hematócrito levando a uma importante anemia na malária grave está relacionada à:

I) A infecção pelo Plasmodium falciparum.

II) Ao grau do parasitismo, mas não à interação do parasita hospedeiro.

III) Com a depressão na hematopoiese e a fagocitose de eritrócitos não parasitados consequentes à adsorção de antígenos parasitários à superfície de hemácias normais.

(5)

IV) A infecção pelo Plasmodium vivax, cuja esquizogonia hepática leva a recaídas na doença.

Assinale apenas a alternativa certa: a) I e II

b) I e III c) III e IV d) II e III.

35. A pesquisa de bacilos álcool ácido resistentes (BAAR) no escarro, tem uma limitação no método, pois necessita de concentração bacilar mínima para o exame ser positivo. Dentre as concentrações bacilares abaixo, qual a quantidade mínima que o exame de BAAR no escarro requer para ser positivo?

a) 104 germes por mililitro de material. b) 102 germes por mililitro de material. c) 106 germes por mililitro de material. d) 108 germes por mililitro de material.

36. Menino de 4 anos de idade, com histórico de 2 episódios de pneumonia nos últimos 24meses, apresenta sorologia positiva para HIV, CD4 atual menor que 15% (total 180 cel/mm3), discreto desenvolvimento psicomotor. Compareceu a um posto de saúde para atualizar as imunizações. As vacinas que estão contraindicadas para esta criança são: a) Oral contra rotavírus, influenza e varicela.

b) Oral contra rotavírus e oral contra poliomielite. c) Hepatite B, DTP/Hib e tríplice viral.

d) BCG, tríplice viral e oral contra poliomielite.

37. Qual sorogrupo do meningococo está associado a casos mais graves que evoluem com meningococcemia e com tempo maior de progressão para cura na meningite sem sepse? a) Sorogrupo B

(6)

b) Sorogrupo A c) Sorogrupo C d) Sorogrupo H

38. Que tipo de mordida representa uma emergência médica potencial em um paciente asplênico febril?

a) Mordedura de gato b) Mordedura de cão c) Mordedura de peixe d) Mordedura humana

39. Paciente portador de fibrose cística tem cultura positiva para determinada bactéria que é associada a um rápido declínio da função pulmonar e a um prognóstico clínico reservado. Qual seria essa bactéria?

a) Burkhodelia cepacia b) Pseudomonas aeruginosa c) Staphylococcus aureus d) Staphylococcus epidermidis

40. Paciente masculino de 40 anos é admitido no hospital por perda de peso importante, sudorese noturna e febre há 3 semanas. Foi observada hepatoesplenomegalia ao exame físico. Apresentava também candidíase oral e o teste de anti-HIV (ELISA) foi positivo. Hemograma apresentou 1.3000 leucócitos/mm3, hemoglobina 8.5 g/dl e 85.000 plaquetas/mm3. Na investigação da pancitopenia, a biópsia de medula óssea revelou granulomas com a presença de pequenas leveduras. Considerando o quadro acima apresentados, assinale a alternativa CORRETA:

a) Histoplasmose disseminada é o diagnóstico mais provável. Histoplasma capsulatum é um fungo dismórfico, existindo na forma de levedura à temperaura corpórea (37°C) e como fungo filamentoso à temperatura ambiente (25 a 30°).

b) A presença de sudorese noturna, emagrecimento e granulomas na medula óssea nesse paciente são característicos de tuberculose disseminada.

(7)

frequente em pacientes com SIDA.

d) Anfotericina B, fluconazol, itraconazol e, mais recentemente, caspofungina estão entre os agentes terapêuticos mais indicados neste caso.

41. Paciente com 22 anos de idade com quadro de visão turva há aproximadamente 30 dias, refere também quadros de hipotensão postural, alteração do conteúdo mental, episódios de febre intermitente e déficits focais a direita. Apresenta contagem de CD4:10. A etiologia mais provável para a alteração visual:

a) Herpes simples b) Criptococo c) Citomegalovírus d) Toxoplasma

42. Considere um paciente de 50 anos com pneumonia adquirida na comunidade. Assinale a alternativa que NÃO apresenta fator de risco para infecção por anaeróbios.

a) Uso crônico de corticóides. b) Etilismo crônico

c) Condições dentárias precárias. d) Obstrução crônica tumoral.

43. Qual a doença infecciosa aguda abaixo que NÃO se acompanha de exantema petequial ou purpúrico?

a) Echovirus

b Doença da arranhadura do gato c) Doença de Lyme

d) Sarampo atípico

44. Dentre os retrovirais abaixo, qual NÃO está contraindicado na insuficiência hepática grave?

a) Fosamprenavir b) Tenofovir

(8)

c) Nevirapina d) Atazanavir

45. Dentre as afirmativas abaixo, qual NÃO é considerada vantagem na aplicação da Vacina Atenuada (Tipo Sabin) para prevenção da poliomielite?

a) A imunidade é duradoura, podendo persistir por toda a vida. b) É mais barata e não necessita de reforços sistemáticos.

c) Induz a produção de anticorpos e bloqueia a proliferação pulmonar do vírus epidêmico.

d) A via de administração oral tem maior aceitação do que a via intramuscular.

46. O agente etiológico responsável pelas endocardites subagudas de valvas danificadas ou próteses e na maior parte, de origem nosocomial é:

a) Enterococcus faecium b) Staphylococcus epidermidis c) Estreptococcus viridans d) Haemophilus sp

47. Você faz o diagnóstico de hanseníase multibacilar em paciente feminina de 23 anos, com 42Kg de peso corporal. O esquema terapêutico adequado para essa paciente seria:

a) Rifampicina e dapsona.

b) Rifampicina, dapsona e clofamizina. c) Dapsona e clofamizina

d) Dapsona, clofamizina e pirazinamida. 48. O período de incubação da leptospirose é:

a) De 1 a 30 dias, mais frequentemente de 5 a 14 dias. b) De 1 a 20 dias, mais frequentemente de 3 a 74 dias. c) De 1 a 7 dias, mais frequentemente de 2 a 4 dias. d) De 1 a 15 dias, mais frequentemente 3 a 10 dias.

(9)

49. Sobre Febre Amarela é INCORRETO afirmar :

a) É uma doença febril aguda, de curta duração (no máximo de 12 dias) e gravidade variável.

b) O vírus amarílico é um vírus de RNA.

c) Os hospedeiros naturais são os primatas não humanos (macacos).

d) É doença de notificação compulsória e a vacinação não é medida de controle.

50. Você atende uma gestante com 14 semanas de gestação, com exame parasitológico positivo para ancilóstomo, com hemograma mostrando características de anemia ferropriva. Você deve:

a) Prescrever mebendazol b) prescrever levamisol

c) Não tratar o caso até o 6° mês de gestação. d) Prescrever o albendazol.

Referências

Documentos relacionados

10.7 Para O estudante requerente e os integrantes do grupo familiar cadastrado maiores de 16 (dezesseis anos), que não possuam rendimentos e que estejam impossibilitados

Na figura 1, podes observar um pacote de pipocas cujo modelo geométrico é um tronco de pirâmide, de bases quadradas e paralelas, representado a sombreado na

O presente artigo busca complementar o ensino de design no Brasil através de um relato de experiência da confecção de um vestido para uma pessoa com busto grande através da

As mulheres acometidas por IUM apresentaram um impacto negativo significativamente maior sobre a qualidade de vida (domínio percepção geral da saúde) e sobre a percepção de que

A respeito do critério de escolha das soluções anestésicas locais no tratamento endodôntico, de acordo com LOPES (2015), analise as afirmativas abaixo e marque

d) Artéria etmoidal posterior 23.. Na tomografia computadorizada de seios paranasais, podem ser observadas: a) Células de Haller- células etmoidais infraorbitárias. b) Células

A quantia adiantada pela Universidade será compensada, mensalmente, em parcelas não superiores a 20% (vinte por cento) de seu salário básico. Parágrafo Único - No caso

a) Os timpanogramas tipo Ar está comumente relacionado à patologias da tuba auditiva. b) O timpanograma com curva do tipo Ar geralmente reflete a ocorrência de disjunções