• Nenhum resultado encontrado

ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DA CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Nº 01/ BNDES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DA CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Nº 01/ BNDES"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

ATA DE JULGAMENTO DE IMPUGNAÇÃO AO

EDITAL DA CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL Nº 01/2014 - BNDES

Aos 09 (nove) dias do mês de outubro de 2014, a Comissão Especial de Licitação, indicada pela Portaria PRESI nº 084/2014-BNDES, editada pela Presidência do BNDES, reuniu-se para análise e julgamento da Impugnação ao Edital da Concorrência supramencionado, apresentado em 08.10.2014, por Nelson Wilians & Advogados Associados.

I. HISTÓRICO

Foi aprovada pela Diretoria do BNDES a instauração de procedimento licitatório, na modalidade concorrência do tipo técnica e preço, para a contratação de escritórios de advocacia habilitados na legislação de Nova Iorque e na legislação da Inglaterra, para prestação de serviços de consultoria e assessoria jurídica internacional, em conformidade com as condições previstas no Projeto Básico (Anexo I do Edital).

O aviso de licitação da mencionada Concorrência Internacional foi publicado no Diário Oficial da União, no Valor Econômico e no Financial Times em 25/08/2014.

Em 08/10/2014, foi recebida uma Impugnação ao Instrumento Convocatório referidas acima, cujas razões são descritas, analisadas e julgadas a seguir.

II. RAZÕES DA IMPUGNANTE

Em suas razões de Impugnação, o Postulante alega, em breve síntese, que “constatam-se equívocos na elaboração das regras do processo licitatório” (cf. fl. 02 da impugnação), com os seguintes fundamentos:

(i) O item 2.1 do Edital seria ilegal, somente após a assinatura do contrato com o licitante se poderia exigir que o escritório vencedor tenha sede ou filial instalado em

(2)

determinados locais. Logo, a exigência de escritório estabelecido em Nova Iorque e Londres seria ilegal e restringiria a competitividade.

e

(ii) A licitação em questão não poderia, segundo a Impugnante, ser considerada uma licitação internacional, pois o edital não foi traduzido para a língua inglesa e não teria havido divulgação no exterior.

Ao final se seu arrazoado a Impugnante requer a republicação do edital, com a adequação das supostas irregularidades indicadas.

III. ANÁLISE DAS RAZÕES DA IMPUGNANTE

Em primeiro lugar, deve ser esclarecido que a licitação ora promovida pelo BNDES é uma licitação internacional regida pela Lei 8.666/93 – legislação à qual o BNDES, empresa pública federal, está submetido. O objetivo da licitação é munir o BNDES de serviços a serem prestados por escritórios estrangeiros que possam, legalmente, se pronunciar sobre as legislações de Nova Iorque e Londres, que, como é de notório conhecimento, são as duas legislações e jurisdições mais utilizadas em operações no mercado internacional dado as suas características de centros financeiros.

A licitação internacional deve ser adotada quando o serviço ou o produto a ser adquirido for estrangeiro. Por uma imposição técnica e lógica, o objeto licitado não poderia ser contratado entre escritórios de advocacia que não estejam regularmente e formalmente estabelecidos em Nova Iorque e Londres, pois somente esses licitantes podem ter habilitação para prestar assessoria, no mínimo, sobre o Direito de Nova Iorque ou sobre o Direito Inglês. Sobre a determinação técnica para a adoção de uma licitação internacional em casos como o presente, confira-se o ensinamento de MARCOS JURUENA VILLELA SOUTO:

“Se os bens [e serviços] não são produzidos ou não serão utilizados no país,

(3)

internacional; o mesmo ocorre quando a repartição ou entidade tem sede no

exterior.”1

É evidente, portanto, que somente escritórios habilitados para exercer a advocacia sobre o direito alienígena podem prestar serviços de advocacia internacional. Por esse motivo se exigiu, no item 2.2 essa habilitação mínima dos licitantes. Sem essa qualificação, o próprio objeto da licitação resta frustrado.

Portanto, como consequência da necessidade de se contratar escritórios com reconhecida aptidão e experiência mínima na prestação de serviços sobre o direito inglês e nova-iorquino, foi exigido que o licitante estivesse “regular e formalmente estabelecido em Nova Iorque e Londres”.

Uma sociedade que não cumpra tais exigências não pode exercer consultoria e serviços advocatícios estrangeiros sobre a matéria exigida no edital.

A sociedade de advogados ora Impugnante explicitamente reconhece que deseja a supressão da exigência prevista no referido item 2.2 para, caso venha a ser vencedor, somente em seguida vir a “instalar, regularizar e formalizar a abertura de uma filial em cidades localizadas em outro país (Nova Iorque e Londres)” (fl. 12 da impugnação).

Aliás, sem a regularidade e formalidade do escritório no país e Estado indicados, é inexequível a inscrição na entidade incumbida da fiscalização do exercício profissional em Nova Iorque e em Londres. Desse modo, a ora Impugnante nem teria como cumprir o requisito de habilitação previsto no item 5.2.3, I, “a”, do Edital – que não é objeto da presente impugnação.

O órgão licitante tem o dever de indicar no instrumento convocatório o serviço que melhor atenderá às suas necessidades de modo eficiente. A atuação do Sistema BNDES, por sua vez, vem, cada vez mais, se imbuindo de questões atinentes à legislação estrangeira e que demandam uma análise detalhada e habilitada dos

(4)

impactos dessa legislação para as operações. Analisando as operações internacionais do BNDES, constata-se que, em seu maior número (em especial as operações de mercado de capitais), tais transações são regidas pela legislação do Estado de Nova Iorque ou da Inglaterra, considerando-se a qualidade de centro financeiro dessas localidades e a sua tradição em operações financeiras.

Está excluída a necessidade de o escritório estar apto a prestar serviços jurídicos sobre a lei brasileira, pois estes são prestados pelos advogados integrantes do quadro de funcionários do BNDES.

Dessa forma, não apenas razões técnicas e lógicas impõem que o produto a ser contratado seja prestado por escritórios formalmente e regularmente estabelecidos em Nova Iorque e Londres, mas também a expertise no conhecimento do direito nova-iorquino e inglês se mostra necessária e conveniente ao BNDES para promover suas funções institucionais.

Relembre-se que a presente licitação pretende contratar profissionais com experiência nas especialidades e direitos estrangeiros apontados no Edital e seus anexos. Logo, não faria sentido algum contratar um escritório que ainda pretende se “instalar, regularizar e formalizar a abertura de uma filial em cidades localizadas em outro país” (v. fl. 12 da impugnação), pois não teria experiência profissional adequada, estrutura e habilitação perante o órgão responsável pela fiscalização profissional. Além disso, o BNDES nem poderia, após a eventual assinatura do contrato, aguardar que um licitante se instale apropriadamente, se regularize e se formalize para, somente em seguida, demandar serviços da contratada. Isso não seria eficiente, descumprindo tal princípio constitucional.

Feitas estas considerações, parece evidente que o entendimento do Tribunal de Contas da União mencionado pela Impugnante – de que somente após a assinatura do contrato seria legal a exigência de comprovação de estabelecimento em determinado local – não se aplica a uma licitação internacional em que o objeto é justamente serviço advocatício sobre direito estrangeiro.

Ao contrário do que aconteceria numa licitação para contratação de serviços advocatícios sobre o direito brasileiro, onde todos os escritórios tem aptidão para

(5)

atuar em todo o território nacional, somente escritórios habilitados em Nova Iorque e Londres podem prestar os serviços pretendidos nesta licitação.

Portanto, o item do edital ora impugnado não é uma “preferência” dada em razão do local do estabelecimento do escritório, mas sim uma exigência técnica para aptidão do contratado. Relembre-se que as localidades indicadas também foram tidas como necessárias e apropriadas à satisfação das necessidades institucionais do Sistema BNDES na ocasião da definição o objeto licitado.

Vale lembrar que a Lei 8.666/93 permite que se exija demonstração de experiência da sociedade profissional contratada. Mostra-se evidente, desse modo, que uma sociedade que ainda pretende obter a habilitação para prestar serviços sobre o direito nova-iorquino e inglês, bem como providenciar sua regularização e formalização, inclusive com instalações adequadas, não poderia demonstrar sua experiência para uma atividade que ainda nem tem aptidão para exercer.

Por fim, a Impugnante demonstra entender que a licitação em questão não poderia, ser considerada uma licitação internacional, pois o edital não foi traduzido para a língua inglesa. No entanto, o próprio impugnante transcreve um ensinamento doutrinário segundo o qual “é considerada licitação internacional aquela que a Administração promove sua divulgação no exterior” (v. fl. 13 da impugnação). E foi exatamente isso que o BNDES realizou, ao divulgar sua licitação no Financial Times em 25.08.2014, conforme informado acima.

Observe-se que não há exigência alguma na Lei 8666/93 de que o edital seja traduzido para o inglês ou outro idioma. Segundo o melhor entendimento doutrinário, é recomendável que apenas o aviso de licitação seja traduzido, o que foi devidamente efetuado na divulgação internacional supramencionada. Nesse sentido, confira-se a seguinte lição de MARCOS JURUENA VILLELA SOUTO:

“Não se fixou critério para a divulgação do edital, mas o princípio da razoabilidade impõe que os meios sejam adequados aos fins e, portanto, se o

(6)

que se almeja é a ampla competição, deve-se buscar uma divulgação em

outros idiomas utilizados na prática comercial”2

Desse modo, não há qualquer irregularidade no fato de o edital estar no idioma nativo do BNDES, uma estatal brasileira que tem como acionista único a União, sendo certo que a ampla divulgação e competitividade foram garantidas com a tradução do aviso de licitação, tal como recomendado por firme entendimento doutrinário.

IV. CONCLUSÃO

Tendo em vista as razões e considerações articuladas acima, a Comissão Especial de Licitação da Concorrência internacional nº 01/2014, por unanimidade, julga improcedente a impugnação apresentada por Nelson Wilians & Advogados Associados, permanecendo válidas as exigências previstas no Edital e seus anexos.

Luciana Lages Tito Presidente

Flávia Guglielmo Lisboa

Leonardo Roque Nicolay Lagreca Vice-Presidente

Lívia dos Reis Cavalcante José Rocha

Alexandra Lorga Villar Rodrigo Ludwig Schneider

2

(7)

Referências

Documentos relacionados

Assim, além de suas cinco dimensões não poderem ser mensuradas simultaneamente, já que fazem mais ou menos sentido dependendo do momento da mensuração, seu nível de

Um teste utilizando observa¸c˜ oes de fra¸c˜ ao de massa do g´ as de aglomerados de ga- l´ axias e SNe Ia foi proposto por Gon¸calves, Holanda e Alcaniz (2012)[ 41 ]. Eles

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

2 - OBJETIVOS O objetivo geral deste trabalho é avaliar o tratamento biológico anaeróbio de substrato sintético contendo feno!, sob condições mesofilicas, em um Reator

A Psicologia, por sua vez, seguiu sua trajetória também modificando sua visão de homem e fugindo do paradigma da ciência clássica. Ampliou sua atuação para além da

“Quem pode dizer o que é a verdade?”, dizem eles, encolhendo os ombros. Aqueles que buscam pela verdade a encontrarão. Farão isso pouco a pouco, mas cada passo adiante é em si

Com a garrafa já presa pelo barbante ao pêndulo, fechou-se o furo contido na tampa com um pedaço de fita crepe, logo adicionou-se as 150 ml da mistura de amido de milho, água