• Nenhum resultado encontrado

OCORRÊNCIA DE MONTMORILONITA EM ALGUNS SOLOS DESENVOLVIDOS DO ARENITO DE BOTUCATU*

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OCORRÊNCIA DE MONTMORILONITA EM ALGUNS SOLOS DESENVOLVIDOS DO ARENITO DE BOTUCATU*"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

OCORRÊNCIA DE MONTMORILONITA EM ALGUNS

SOLOS DESENVOLVIDOS DO ARENITO DE BOTUCATU*

J . L . I . D E M A T T Ê * *

A . C . TEIXEIRA M E N D E S * * L . GERALDI F I L H O * * *

Este trabalho foi realizado com o objetivo de estudar a ocorrência de montmorilonita em solos desenvolvidos do arenito de Botucatu no mu-nicípio de Piracicaba. Tais solos são os seguintes: Regossol (série Ri-beirão Claro), Podzólico Vermelho Amarelo-variação Laras (série Ibitiru¬ na) e Regossol "intergrade". para Podzólico Vermelho Amarelo. Foram se-lecionados cinco perfis, sendo dois pertencentes ao Regossol (perfis

P1, e Ρ2) , dois ao Podzólico (perfis P3 e P4) e um ao Regossol "inter¬

grade" (perfil Ρ5) .

As amostras dos cinco perfis, em número de 33, foram tratadas con-venientemente para se processar a eliminação de sais solúveis e agentes cimentantes (matéria orgânica, óxidos de ferro livres, etc), e assim fa-cilitar o estudo da fração argila. Nesta fração foram feitas as determina-ções químicas (% de K2O , silica, alumina e C.T.C.) e mineralógicas (raios

X e análise térmica diferencial). Também determinações granulométricas e químicas foram realizadas em todas as amostras.

Os perfis Ρ1 e P2, que não apresentaram rocha consolidada, tiveram

a caolinita como mineral dominante (acima de 50%). Os perfis Ρ3, Ρ4 e Ρ5,

que apresentaram como material de origem a rocha arenítica consolidada, tiveram a montmorilonita como mineral dominante, apresentando todavia,

diferenças quanto ao teor desse mineral.

Assim, o Podzólico Vermelho Amarelo-variação Laras, que possui o arenito de Botucatu de estratificação plano-paralela como material origi-nário, teve um teor médio de montmorilonita de 35%, enquanto que o Regossol "intergrade" para Podzólico Vermelho Amarelo, com o mesmo arenito, mas de estratificação cruzada como material originário apresen-tou um teor médio de montmorilonita de 57%.

A presença da montmorilonita nestes dois solos se deve a uma herança do material originário e não à formação local, por intemperização.

Neste caso, o material originário deve ter tido, em outras épocas, condi-ções favoráveis para a formação deste mineral, ou seja, clima semi-árido,

* Entregue para publicação em 31-8-72.

** Professores do Departamento de Solos e Geologia — ESALQ-USP.

(2)

riqueza de Ca, Mg, Na, baixa relação Si/Al e baixo teor de H.

Pelos resultados obtidos, os perfis Ρ1 e P2), parecem não pertencer ao

arenito de Botucatu. Infelizmente, devido à falta de dados mineraló¬ gicos da rocha do arenito de Botucatu de outras regiões do Estado, não foi possível verificar se a ocorrência da montmorilonita é ou não comum neste arenito. Outras pesquisas devem ser executadas visando este objetivo.

INTRODUÇÃO

E s t u d a n d o r e c e n t e m e n t e a l g u m a s a m o s t r a s de argila o b t i d a s de solos arenosos desenvolvidos do a r e n i t o de B o t u c a t u n o m u n i c í p i o de Piracicaba, observou-se pela difração dos raios X, a p r e s e n ç a d o m i n a n t e de m i n e r a i s de argila de g r a d e expansiva.

Tal fato causou s u r p r e s a p o r diversos motivos, e n t r e os q u a i s : a. os solos p o s s u e m d r e n a g e m b o a a excessiva;

b . o complexo coloidal dos solos está s a t u r a d o , p r i n c i p a l m e n t e , com íons de H+, sendo p o r t a n t o , q u i m i c a m e n t e p o b r e .

Fazendo u m a revisão bibliográfica a respeito da influência do meio a m b i e n t e n a formação de m i n e r a i s de argila, KELLER (25) observou q u e as condições sob as quais a m o n t m o r i l o n i t a se forma c o n t r a s t a m c o m aquelas em q u e se desenvolve a caolinita. A m o n t m o -rilonita forma-se em u m sistema químico caracterizado pela alta rela-ção Si/Al, relativa a b u n d â n c i a de Mg, Fe, Ca, N a e Κ e, u m a baixa c o n c e n t r a ç ã o de ions H.

O clima, p o r sua vez, aliado a u m sistema de d r e n a g e m eficiente, é t ã o i m p o r t a n t e q u a n t o o m a t e r i a l de origem. Se é semi-árido, a hidrólise da silica se d á e n q u a n t o h o u v e r u m i d a d e n o s o l o ; m a s , e m advindo o p e r í o d o seco, a solução de cations, originalmente diluída, torna-se s a t u r a d a com Mg, Ca, Fe, Na, e t c , que c o m b i n a m com o g r u p o Si-O-Al f o r m a n d o m o n t m o r i l o n i t a . Desta m a n e i r a , pela utilização dos íons divalentes da água s u b t e r r â n e a , as r o c h a s graní-ticas, q u e são ricas em Κ e Na, m a s p o b r e s e m Ca, p o d e m alterar-se p a r a m o n t m o r i l o n i t a em climas semi-áridos.

P o r o u t r o lado, e m clima ú m i d o associado a u m a b o a d r e n a g e m do solo, as bases s ã o n o r m a l m e n t e eliminadas tornando-se o a m b i e n t e favorável à f o r m a ç ã o de caolinita.

Se nestas condições climáticas, a d r e n a g e m do solo for i m p e d i d a ( p o b r e ) , h a v e r á c o n c e n t r a ç ã o de bases e silica q u e r e c o n s t i t u i r ã o o sistema químico a d e q u a d o à f o r m a ç ã o de m o n t m o r i l o n i t a .

A influência da d r e n a g e m do solo na formação de m i n e r a i s de argila, e m clima tropical, foi m u i t o b e m d e m o n s t r a d a pelos traba-lhos de MOHR e Van BAREN ( 2 7 ) . Tais a u t o r e s verificaram q u e laterita e m o n t m o r i l o n i t a foram f o r m a d a s a c u r t a distância u m a da

(3)

o u t r a , provenientes do m e s m o m a t e r i a l de origem ( r o c h a ígnea) e n a s m e s m a s condições de clima. A ú n i c a exceção i m p o s t a pelo meio ambiente, q u e p r o p o r c i o n o u a f o r m a ç ã o t a n t o de l a t e r i t a c o m o de m o n t m o r i l o n i t a , f o r a m as condições da d r e n a g e m , pois e n q u a n t o a p r i m e i r a se formou em u m a m b i e n t e de b o a d r e n a g e m , a segunda foi f o r m a d a e m condições de d r e n a g e m p o b r e , rica e m silica e íons m e t á l i c o s .

Segundo DE V I L L I E R S (14), n a s condições de clima tropical ú m i d o , o a b u n d a n t e s u p r i m e n t o da u m i d a d e e elevada t e m p e r a t u r a a c o m p a n h a d o s de u m a r á p i d a mineralização de g r a n d e s q u a n t i d a d e s de m a t é r i a orgânica, são responsáveis p o r u m intenso catamorfismo dos m i n e r a i s p r i m á r i o s . Solos destas regiões consistem de m i n e r a i s p r i m á r i o s resistentes, de argilas do tipo 1:1 e de oxido de ferro li-v r e . Aliás, r e s u l t a d o s semelhantes a estes f o r a m e n c o n t r a d o s p o r diversos a u t o r e s que t r a b a l h a r a m com solos tropicais de drenagem b o a (6, 8, 11, 12, 15, 28).

É fato passivo que, as condições de formação de montmoriloni-ta, p o r i n t e m p e r i s m o e em clima tropical, são as s e g u i n t e s :

a. g r a n d e c o n c e n t r a ç ã o de Ca, Mg, Fe, N a ; b . alta relação S i / A l ;

c. d r e n a g e m do solo i m p e d i d a evitando, com isso, a p e r d a de bases ;

d. baixo t e o r de H .

E n t r e t a n t o , tais condições n ã o f o r a m observadas nos solos examinados. Um dos principais objetivos p r e t e n d i d o s neste tra-b a l h o é o de t e n t a r i n t e r p r e t a r a provável origem da m o n t m o r i l o n i t a e verificar, e m quais solos, tal m i n e r a l o c o r r e d e n t r e as u n i d a d e s descritas pela COMISSÃO DE SOLOS (10) como sendo originada do a r e n i t o de B o t u c a t u .

MATERIAL Ε MÉTODOS 1. Solos

O p r e s e n t e t r a b a l h o t e m c o m o u m de seus objetivos o e s t u d o mineralógico d a fração argila de solos desenvolvidos do arenito de B o t u c a t u n a região de Piracicaba. De a c o r d o c o m a COMISSÃO DE SOLOS DO CNEPA (10) estes são os s e g u i n t e s : Regossol, Podzólico Vermelho Amarelho-variação Laras e Regossol " i n t e r g r a d e " p a r a Podzólico Vermelho Amarelho.

De a c o r d o c o m RANZANI et al ( 3 0 ) , as séries Ribeirão Claro e I b i t i r u n a enquadram-se, r e s p e c t i v a m e n t e , c o m o Regossol e como PVA-variação L a r a s . N ã o se e n c o n t r o u todavia, c o r r e s p o n d ê n c i a pa-r a o Regossol " i n t e pa-r g pa-r a d e " PVA.

(4)

P a r a a d e m a r c a ç ã o dos perfis, efetuou-se p r e l i m i n a r m e n t e , u m a excursão exploratória à á r e a d e m a r c a d a p o r RANZANI et al (30) com a finalidade de obter-se u m a idéia da distribuição das u n i d a d e s de solos.

Foi verificado que a série Ribeirão Claro está s e m p r e associada c o m a série I b i t i r u n a , e q u e ocorre n u m a altitude de aproximada-m e n t e desde 580 a 6 3 0 aproximada-m , e s t a n d o s e aproximada-m p r e a c i aproximada-m a d a série I b i t i r u n a . Devido a tal fato optou-se pela escolha de u m a seqüência c a t e n á r i a que relacionasse os perfis destas d u a s séries, sendo coletadas amos-t r a s d e dois perfis de cada u m a d e l a s .

O Regossol " i n t e r g r a d e " p a r a Podzólico Vermelho Amarelo nor-m a l nor-m e n t e n ã o está associado a n e n h u nor-m o u t r o solo. Sua á r e a de ocorrência é h o m o g ê n e a e o m a t e r i a l originário é o arenito de Bo-t u c a Bo-t u eólico. ColeBo-taram-se a m o s Bo-t r a s de u m perfil desBo-ta u n i d a d e de m a p e a m e n t o .

O Q u a d r o 1 a p r e s e n t a as designações dos perfis e s t u d a d o s e suas classificações, segundo diversos a u t o r e s , e n q u a n t o q u e o 2, as prin-cipais características morfológicas dos perfis P 2 , P3 e P5.

Os perfis e s t u d a d o s situam-se n o município de Piracicaba, sen-do q u e os q u a t r o p r i m e i r o s f o r a m a m o s t r a d o s n o b a i r r o I b i t i r u n a e o q u i n t o a 15 k m de Piracicaba, n a e s t r a d a q u e o liga à cidade de C o n c h a s .

A figura 1 a p r e s e n t a a disposição, p o r altitude, dos perfis

(5)
(6)
(7)

2. Análises mecânica e química dos solos

Na d e t e r m i n a ç ã o das classes dos s e p a r a d o s do solo foi u s a d o o m é t o d o da p i p e t a descrito p o r KILMER e ALEXANDER ( 2 6 ) , em-pregando-se c o m o d i s p e r s a n t e u m a solução de hexametafosfato de

s ó d i o .

A capacidade de t r o c a de cations, o cálcio e o magnésio trocá-veis f o r a m d e t e r m i n a d o s segundo os p r o c e d i m e n t o s descritos p o r

GLÓRIA et al (16, 1 7 ) .

O potássio trocável, fósforo solúvel e hidrogênio f o r a m determi-n a d o s através das especificações de CATANI et al ( 9 ) , e o p H com u m p o t e n c i ô m e t r o "Leeds e N o r t h r u p " , usando-se relação s o l o / á g u a e solo/KCl de 1:1.

3 . Análise da fração argila do solo

Os sais solúveis e cations divalentes f o r a m removidos através de solução de acetato de sódio ( 2 2 ) . A oxidação d a m a t é r i a orgâni-ca e a eliminação do Mn02 f o r a m executadas tratando-se o solo c o m

peróxido de hidrogênio ( 2 2 ) . O m é t o d o utilizado p a r a a r e m o ç ã o d o oxido de ferro livre foi o do ditionito — c i t r a t o — b i c a r b o n a t o de sódio ( 2 2 ) . A d i s p e r s ã o do solo e o fracionamento d a argila e m frações grossa e fina f o r a m conseguidos seguindo-se as

recomenda-ções de JACKSON' ( 2 2 ) .

Após a s e p a r a ç ã o as argilas f o r a m s a t u r a d a s com K+ e com M g+ +

e m o n t a d a s e m l â m i n a s de vidro p a r a e x a m e difratométrico ( 2 2 ) . A identificação dos diversos m i n e r a i s de argila e filossilicatos foi feita com o auxílio d a difração dos r a i o s X. Os e s p a ç a m e n t o s basais de l .a o r d e m , levados e m c o n t a p a r a a identificação, encontram-se n o

(8)

A mica foi d e t e r m i n a d a pelo potássio total ( 2 1 ) ; a caolinita e a gibbsita pela análise t é r m i c a diferencial ( 1 3 ) ; o m a t e r i a l a m o r f o

pe-la dissolução seletiva utilizando-se o NaOH 0,5 Ν ( 2 ) ; e finalmente, as vermiculita e m o n t m o r i l o n i t a pela C.T.C. ( 1 ) .

RESULTADOS Ε DISCUSSÃO

Os Q u a d r o s 4 e 5 a p r e s e n t a m a análise q u a n t i t a t i v a d a fração argila, dos cinco perfis e s t u d a d o s .

(9)

E s t e g r u p o de perfis p o d e ser dividido de a c o r d o com a análise mineralógica, e m dois s u b g r u p o s , o u seja, u m c o n t e n d o elevado teor de caolinita (perfis Pi e P2) e o u t r o u m baixo t e o r deste mineral

(perfis P3, Pé e P5) .

Os teores de caolinita dos perfis Pi e P2 a p r e s e n t a m u m a

g r a n d e variação de a c o r d o c o m a p r o f u n d i d a d e do solo. O teor má-ximo deste m i n e r a l é de 86% (perfil Pi, h o r i z o n t e C3) e o m í n i m o

(10)

De a c o r d o com a seqüência de intemperização dos m i n e r a i s de d i â m e t r o inferior a dois m i c r o n s ( 1 9 ) , o t e o r de caolinita t e n d e a decrescer da superfície p a r a os horizontes m a i s inferiores. Obser-vando-se o c o m p o r t a m e n t o nos teores de caolinita, notou-se q u e n a a l t u r a dos horizontes C3 dos dois perfis, os teores são os m a i s ele-vados, decrescendo em seguida. Tal fato p o d e sugerir a hipótese de que os q u a t r o p r i m e i r o s horizontes foram t r a n s p o r t a d o s e deposi-t a d o s sobre os demais horizondeposi-tes dos dois perfis. E n deposi-t r e deposi-t a n deposi-t o , u m a conclusão segura a respeito desta provável descontinuidade litológica, p o d e r i a ser verificada com a análise mineralógica da fração areia, através de diversos índices ( 7 ) . No e n t r e t a n t o , este t r a b a l h o n ã o foi executado visando-se tal finalidade. P o r o u t r o lado, o t e o r de mica da fração argila p o d e ser perfeitamente utilizado como u m m i n e r a l índice p a r a questões de i n t e m p e r i s m o , aliás com r e s u l t a d o s exce-lentes n o diagnóstico de descontinuidades litológicas ( 1 1 ) , desde que o t e o r deste m i n e r a l seja significativo. E n t r e t a n t o , observando-se o c o m p o r t a m e n t o da m i c a nestes dois perfis, notou-se que esta apre-senta baixos valores (valor m á x i m o de 2 , 5 % ) , aliados t a m b é m u m a p e q u e n a variação e m p r o f u n d i d a d e . E s t a s características excluiram-na pois, c o m o u m i n s t r u m e n t o útil n a elucidação do i n t e m p e r i s m o , pois a p e q u e n a variação em p r o f u n d i d a d e p o d e r i a perfeitamente ser expli-cada pelas variações n ã o do solo, m a s sim das análises executadas. Além disso, de a c o r d o com os t r a b a l h o s geomorfológicos da região (29), a p r e s e n ç a de sedimentos profundos e arenosos, associados ao arenito de B o t u c a t u , são explicados c o m o sendo provenientes de diversos ciclos erosivos. Tal fato, p o r t a n t o , sugere q u e os Regossóis da região onde estão incluídos os perfis Pi e P2, devem ter sido

retra-b a l h a d o s e depositados n o local atual, r e s u l t a n d o daí as variações nos teores de caolinita.

Logo após a caolinita, em q u a n t i d a d e , v e m o m a t e r i a l a m o r f o ou a alofana. Seus teores são r e l a t i v a m e n t e elevados, e s t a n d o n a faixa dos 10 aos 2 0 % . De a c o r d o com JACKSON et al (19) a posição o c u p a d a pelo m a t e r i a l amorfo n a escala do i n t e m p e r i s m o é a de nú-m e r o 10, j u n t a nú-m e n t e c o nú-m a caolinita.

A m o n t m o r i l o n i t a , d e t e r m i n a d a p o r capacidade de t r o c a de cations, a p r e s e n t a teores baixos, n o r m a l m e n t e inferiores a 10%.

Finalmente, o m i n e r a l c o m m a i s baixo valor está r e p r e s e n t a d o pela gibbsita ( t e o r m á x i m o de 1,0%). Pôde-se observar ainda, q u e esta ocorre n o r m a l m e n t e o n d e os valores de caolinita são m á x i m o s . A p r e s e n ç a de gibbsita e m solos de clima tropical n o r m a l m e n t e se deve a u m processo de dessilicatização de m i n e r a i s e m estágios ante-riores ou, segundo JACKSON ( 2 3 ) , a u m a dessilicatização intensa

(11)

( l a t e r i z a ç ã o ) . No p r e s e n t e caso tal m i n e r a l deve t e r sido f o r m a d o p o r i n t e m p e r i s m o da caolinita.

Como o t e o r de caolinita é r e l a t i v a m e n t e elevado n a m a i o r i a dos horizontes, inclusive n a s c a m a d a s m a i s inferiores, ela deve t e r sido, em p a r t e , h e r d a d a do m a t e r i a l originário e, em p a r t e f o r m a d a p o r i n t e m p e r i s m o da mica, via vermiculita. A p r e s e n ç a da vermiculita e m solos tropicais foi verificada p o r diversos a u t o r e s (12, 15, 28) e MOHR e Van BAREN (27) explicam a s u a ocorrência p o r ser ela u m estágio i n t e r m e d i á r i o e n t r e o i n t e m p e r i s m o da mica p a r a a caolinita.

A figura 2 ilustra u m a seqüência de difratogramas dos princi-pais horizontes d o perfil Pi, e a 3, difratogramas c o r r e s p o n d e n t e s aos diversos t r a t a m e n t o s p a r a o horizonte C2 do perfil P2. O e s p a ç a m e n t o

o

a 14 A c o r r e s p o n d e ao e s p a ç a m e n t o de p r i m e i r a o r d e m d a vermi-culita. A caolinita está r e p r e s e n t a d a pelos e s p a ç a m e n t o s de 7,18 e

o

3,58 A, de p r i m e i r a e segunda o r d e m , respectivamente. Picos endo-térmicos destes dois perfis, n a região e n t r e 550° e 600°C (caolinita) e s t ã o a p r e s e n t a d o s n a figura 8.

Examinando-se as condições de solo e clima q u e agem n o pro-cesso de t r a n s f o r m a ç ã o de m a t e r i a l dos perfis Pi e P 2 (Regossóis) pode-se n o t a r diversos fatos. Assim é q u e :

a. os regossóis sãó ricos em m a c r o p o r o s , r e s u l t a n d o , com isto, u m a r á p i d a passagem da água através de seus perfis (veja-se a análise mecânica no Q u a d r o 6 ) ;

b . o clima da região é do tipo Cwa, com precipitações pluvio-m é t r i c a s c o n c e n t r a d a s n o p e r í o d o de s e t e pluvio-m b r o a fevereiro copluvio-m u m a m é d i a a n u a l de 1.200 m m . A t e m p e r a t u r a do mês m a i s q u e n t e é s u p e r i o r a 22°C;

c. devido as condições a p r e s e n t a d a s e m a. e b., h á u m a g r a n d e lixi-viação do solo. As bases solúveis são facilmente removidas do perfil e o complexo coloidal fica s a t u r a d o com íon hidrogênio (veja-se a análise química n o Q u a d r o 6 ) . Neste caso, os solos t e n d e m a ficar ácidos e o i n t e m p e r i s m o se manifesta de m a n e i r a d r á s t i c a (20, 23). Tais condições são favoráveis pois à formação de caolinita ( 2 5 ) .

No E s t a d o de São P a u l o o arenito de B o t u c a t u t e m d a d o origem a diversos solos arenosos, e n t r e os quais os regossóis, latossóis-fase

a r e n o s a e regossóis " i n t e r g r a d e s " ( 1 0 ) . Do exame do c o m p o r t a m e n t o mineralógico de tais solos notou-se q u e o t e o r de gibbsita é s e m p r e elevado. Assim é que ANDRADE ( 4 ) , t r a b a l h a n d o c o m regossóis e

(12)
(13)

latossóis-fase a r e n o s a da região de Rio Claro, e n c o n t r o u teores de gibbsita e m t o r n o de 20% p a r a o regossol e 15% p a r a o latossol-fase a r e n o s a ( a m b o s os solos desenvolvidos do arenito de B o t u c a t u ) . AVELAR ( 5 ) , t r a b a l h a n d o n a região de B o t u c a t u com solos seme-lhantes, e n c o n t r o u r e s u l t a d o s q u a s e idênticos aos de ANDRADE ( 4 ) . A gibbsita, p a r a o regossol está e m t o r n o de 5 % e p a r a os fase are-nosa 1 5 % .

Comparando-se tais r e s u l t a d o s pode-se n o t a r que, os regossóis originados do a r e n i t o de B o t u c a t u , n o r m a l m e n t e a p r e s e n t a m elevado t e o r de gibbsita, o q u e n ã o o c o r r e c o m os perfis Pi e P2. Devido a tal

fato, possivelmente este solo n ã o se formou do a r e n i t o de B o t u c a t u e sim de u m m a t e r i a l m a i s recente e possivelmente r e t r a b a l h a d o .

PENTEADO (29) descreve a Bacia de S e d i m e n t a ç ã o de Rio Claro, como sendo f o r m a d a p o r sedimentos arenosos, m a l consolidados, q u e a p a r e c e m acima das cotas de 580 m e p e r t e n c e n t e à E r a Neo Ceno-zoica. E s s a superfície corta, indiferentemente, sedimentos da For-m a ç ã o B o t u c a t u e do G r u p o Passa Dois e coFor-mpleta-se c o For-m o super-fície de a g r a d a ç ã o nos depósitos arenosos m o d e r n o s . Mais a d i a n t e tal a u t o r a afirma q u e — "Nas superfícies c o r t a d a s no B o t u c a t u che-g a m a confundir-se com os reche-gossóis f o r m a d o s a p a r t i r destas rochas, dos quais a p e n a s se distinguem pela p r e s e n ç a de depósitos rudáceos b a s a i s " . De acordo c o m esta descrição, e c o n s i d e r a n d o que os perfis

Pi e P2 n ã o são originados do B o t u c a t u e sim de m a t e r i a l m a i s

jovem, crê-se q u e sejam desenvolvidos do a r e n i t o d a F o r m a ç ã o Rio Claro.

Os r e s u l t a d o s mineralógicos dos perfis P3 e P4 ( Q u a d r o 5)

apre-s e n t a m u m a compoapre-sição t o t a l m e n t e diapre-stinta doapre-s perfiapre-s Pi e P2. Assim

é que a m o n t m o r i l o n i t a é o m i n e r a l de argila d o m i n a n t e , com teores oscilando e n t r e 22 e 4 5 % , concentrando-se, ligeiramente, nos hori-zontes m a i s inferiores. Seguindo-se este mineral, a caolinita ocorre com teores e m t o r n o de 20% p a r a o perfil P4 e l 2 5 % p a r a o P3. Os demais m i n e r a i s de g r a d e 2 : 1 ( m i c a e v e r m i c u l i t a ) s o m a m 2 5 % . O teor de m a t e r i a l amorfo é baixo ( m e n o r do q u e 10%) e a gibbsita n ã o o c o r r e .

Os d i f r a t o g r a m a s da figura 4 a p r e s e n t a m diversos e s p a ç a m e n t o s c o r r e s p o n d e n t e s aos principais m i n e r a i s aqui citados.

A m o n t m o r i l o n i t a , q u a n d o s a t u r a d a com K+ e seca ao ar,

apre-senta e s p a ç a m e n t o s , de p r i m e i r a o r d e m , e n t r e 12,4 e 12,8 (figura 5, difratograma 25°C). Com o a q u e c i m e n t o a 550°C tal e s p a ç a m e n t o

o

se c o n t r a i p a r a a região dos 10 A (figura 5, difratograma 550°C). P o s t e r i o r m e n t e , q u a n d o s a t u r a d a c o m Mg e solvatada com glicerol

(14)

o

o e s p a ç a m e n t o se expande p a r a a região dos 17 A (figura 5, difrato-g r a m a difrato-glicolado).

O Regossol " i n t e r g r a d e " p a r a Podzólico Vermelho Amarelo apre-senta u m a composição mineralógica ( Q u a d r o 5) s e m e l h a n t e à dos perfis do Podzólico Vermelho Amarelo. Difere, e n t r e t a n t o daquele solo, p o r a p r e s e n t a r u m m a i o r teor de m o n t m o r i l o n i t a ( t e o r má-ximo de 7 7 % ) . A caolinita apresenta-se com valores m a i o r e s nos horizontes superiores, decrescendo c o m o a u m e n t o d a p r o f u n d i d a d e do solo, sendo seu valor m í n i m o de 5 % . 0 p e q u e n o valor deste m i n e r a l p o d e ser c o n s t a t a d o pelo t e r m o g r a m a a p r e s e n t a d o pela figura 8. Nota-se que o pico e n d o t é r m i c o n a região dos 550°C é p e q u e n o . Os demais m i n e r a i s de g r a d e 2 : 1 ( m i c a e v e r m i c u l i t a ) a p r e s e n t a m teores e n t r e 15 a 2 0 % . A gibbsita é a u s e n t e t a m b é m neste perfil e o m a t e r i a l amorfo apresenta-se com valores inferiores a 7 % .

A figura 6 indica u m a seqüência de difratogramas de a m o s t r a s s a t u r a d a s c o m K, e sem t r a t a m e n t o , dos principais horizontes deste solo. Nota-se que o e s p a ç a m e n t o principal que ocorre neste perfil

o

é o de 12,09 A. O r e c o n h e c i m e n t o preciso da m o n t m o r i l o n i t a p o d e ser observado pela figura 7.

Através do e s t u d o das características dos perfis P3, P4 e Pr,

pôde-se n o t a r q u e :

a. os perfis da Podzólico Vermelho Amarelo são relativamente arenosos n a superfície, e com teores de argila em t o r n o de 20% nos horizontes inferiores ( Q u a d r o 7 ) . Tais características, aliadas a u m a b o a e s t r u t u r a ç ã o favorecera u m a d r e n a g e m livre. O perfil P5, que é arenoso ( Q u a d r o 8 ) , a p r e s e n t a c o n s e q u e n t e m e n t e u m a

d r e n a g e m b o a ;

b . q u i m i c a m e n t e , são solos p o b r e s sendo o hidrogênio o íon domi-n a domi-n t e ( Q u a d r o s 7 e 8 ) .

Notou-se q u e o c o n j u n t o de características a t u a l m e n t e apresen-t a d a s p o r apresen-tais solos (perfis P3, P4 e P5) n ã o são ideais p a r a a

forma-ção de m o n t m o r i l o n i t a e sim de caolinita K E L L E R ( 2 5 ) . P o r t a n t o , a caolinita seria o m i n e r a l d o m i n a n t e fato este q u e n ã o ocorre.

De u m a m a n e i r a geral os solos do Brasil, q u e a p r e s e n t a m b o a d r e n a g e m e acidez acentuada, p o s s u e m a caolinita ou o u t r o m i n e r a l mais intemperizado c o m o m i n e r a l d o m i n a n t e .

Ora, se a m o n t m o r i l o n i t a o c o r r e e m g r a n d e q u a n t i d a d e nestes solos e o a m b i e n t e a t u a l n ã o é favorável a sua f o r m a ç ã o , t u d o leva a c r e r q u e tal m i n e r a l deve ter sido h e r d a d o d o m a t e r i a l originário destes solos. Tal hipótese é favorecida pelo ligeiro a u m e n t o deste m i n e r a l à m e d i d a que o solo fica m a i s profundo.

(15)
(16)
(17)
(18)

De a c o r d o c o m esta hipótese, o a m b i e n t e de formação do a r e n i t o de B o t u c a t u ou do a r e n i t o que deu origem ao Podzólico Vermelho Amarelo e ao Regossol " i n t e r g r a d e " deve t e r t i d o condições favo-ráveis à formação d a m o n t m o r i l o n i t a . E m o u t r a s p a l a v r a s , o a m b i e n t e deve t e r sido rico em Ca, Mg, Fe, N a e t c , ter u m a baixa relação Si/Al e baixo teor de H, aliado a u m clima semi-árido. Ou então, t o d a s estas condições em clima m a i s ú m i d o , p o r é m c o m u m a d r e n a g e m tal q u e impedisse a eliminação das bases e da silica.

ALMEIDA ( 3 ) em 1964, descreveu duas fácies n o a r e n i t o de B o t u c a t u , u m a fluvial e o u t r a lacustre, a m b a s p o s s u i n d o u m a m b i e n t e ú m i d o e m sua f o r m a ç ã o . Tal a u t o r salienta que n ã o é r a r a a pre-sença de cimentação calcária nestes depósitos, p r i n c i p a l m e n t e n a fluvial. Ora o a m b i e n t e l a c u s t r e ( ú m i d o ) aliado a u m a riqueza de cálcio, ofereceria condições favoráveis à f o r m a ç ã o de m o n t m o r i -lonita. Tais observações sugerem, m a s n ã o p r o v a m , q u e t o d o s os arenitos das fácies fluvial e lacustre da f o r m a ç ã o B o t u c a t u , p o s s u e m m o n t m o r i l o n i t a como m i n e r a l d o m i n a n t e . E s t a afirmação baseia-se u n i c a m e n t e n o p e q u e n o n ú m e r o de t r a b a l h o s publicados a respeito d a minerologia da fração argila destes arenitos. P a r t i c u l a r m e n t e , p a r a a região de Piracicaba e p a r a os solos e s t u d a d o s , pode-se afirmar q u e o a r e n i t o de B o t u c a t u c o n t e m elevado t e o r deste m i n e r a l .

(19)

O t e o r de m o n t m o r i l o n i t a d o Podzólito Vermelho Amarelo ( m é d i a de 3 5 % ) é m e n o r do q u e n o Regossol " i n t e r g r a d e " ( m é d i a de 5 7 % ) . Foi o b s e r v a d o q u e este fato s e m p r e estava relacionado c o m a n a t u r e z a da r o c h a : q u a n d o o a r e n i t o de B o t u c a t u t i n h a u m a estra-tificação plano-paralela, o solo originado e r a o Podzólico Vermelho Amarelo e, q u a n d o a estratificação e r a cruzada ocorria o Regossol " i n t e r g r a d e " .

Partindo-se d o princípio cfe q u e , n a região de Piracicaba, o are-nito de B o t u c a t u p o s s u e g r a n d e t e o r de m o n t m o r i l o n i t a , os perfis

Pi e P2 (Regossóis) n ã o são originados desta f o r m a ç ã o geológica,

pois tais perfis a p r e s e n t a m a caolinita c o m o m i n e r a l d o m i n a n t e . A p r e s e n ç a de caolinita n o s perfis Pa, P4 e P5 p o d e s e ^ explicada,

e m p a r t e , pela dessilicatização d a m o n t m o r i l o n i t a . Assim é q u e , q u a n t o m a i o r o t e o r de m o n t m o r i l o n i t a , m e n o r é o de caolinita ( Q u a d r o 8 ) . A ausência de gibbsita nestes perfis e a p e q u e n a quanti-dade de caolinita indicam q u e tais solos são a i n d a m u i t o jovens q u a n d o c o m p a r a d o s c o m o u t r o s solos de clima tropical, principal-m e n t e os latossóis.

(20)

SUMMARY

OCCURENCE OF MONTMORILLONITE IN SOME SOILS DEVELOPED FROM BOTUCATU SANDSTONE

Five soil profiles developed from B o t u c a t u S a n d s t o n e w e r e selected for a study of the occurrence of m o n t m o r i l l o n i t e . These were, respectively, t w o Regosols (P1 a n d P2) , t w o Red-Yellow

Podzolic-Laras variation ( P3 a n d P4) a n d an I n t e r g r a d e Regosol ( P 5) . A total

of 33 samples w e r e t a k e n from these profiles. Particle size distribu-tion a n d r o u t i n e chemical c h a r a c t e r i z a t i o n w a s d o n e for all samples.

The clay fraction of each sample w a s s u b m i t t e d to t h e follow-ing a n a l y s i s : d e t e r m i n a t i o n of % K2O , silica, a l l u m i n u m , cation

exchange capacity, X-ray diffraction a n d DTA.

Kaolinite w a s t h e d o m i n a n t clay m i n e r a l in t h e soil profiles overlying unconsolidated rock m a t e r i a l (P1 a n d P2) whereas m o n t m o

-rillonite w a s d o m i n a n t in those overlying consolidated rock ( P3, P4

and P5) .

Average content of m o n t m o r i l l o n i t e in the Red-Yellow Podzolic profiles overlying stratified s a n d s t o n e w a s 3 5 % , w h e r e a s for the I n t e r g r a d e Regosol t h e average was 5 7 % .

The results o b t a i n e d indicate t h a t m o n t m o r i l l o n i t e is an inherited c h a r a c t e r in these soils. Profiles P1 a n d P2 are p r o b a b l y derived from

m a t e r i a l s o t h e r t h a n B o t u c a t u Sandstone. LITERATURA CITADA 1. A L E X I A D E S , C. A. a n d M . L . J A C K S O N 1965 — Q u a n t i t a t i v e d e t e r -m i n a t i o n of v e r -m i c u l i t e i n s o i l s - S o i l S c i . S o c . A -m e r . P r o c . 29: 522-527. 2 ___________ 1966 — Q u a n t i t a t i v e c l a y m i n e r a l o g i c a l a n a l y s i s of s o i l s a n d s e d i m e n t s C l a y s a n d c l a y m i n e r a l s 14 t h . Conf. p . 35-52. P e r g a ¬ m o n P r e s s . N e w Y o r k . 3 . A L M E I D A , F . F . M . — 1964 — G r u p o S ã o B e n t o — E m G e o l o g i a d o E s t a d o d e S ã o P a u l o — B o l e t i m nº 4 1 . I n s t i t u t o G e o g r á f i c o e G e o l ó -g i c o d e S ã o P a u l o . 4 . A N D R A D E , S . S . d e — 1971 — G ê n e s e e c l a s s i f i c a ç ã o d e s o l o s d e t r e s c a t e n a s n o s m u n i c í p i o s d e P i r a c i c a b a e R i o C l a r o — T e s e d e M e s -t r e — E . S . A. " L u i z d e Q u e i r o z " U S P . 5. A V E L A R , B . C . — 1971 — G ê n e s e e c l a s s i f i c a ç ã o d e s o l o s d e u m a c a t e n a d a r e g i ã o d e S ã o M a n u e l — S . P . — T e s e d e M e s t r e — E . S . A . " L u i z d e Q u e i r o z " — U S P . 6. B A T E S , T . F . — 1960 — R o c k w e a t h e r i n g a n d c l a y f o r m a t i o n i n H a w a i i — M i n e r a l I n d u s t r i e s , 29: 1-6.

(21)

7. B R E W E R , R . — 1964 — F a b r i c a n d m i n e r a l a n a l y s i s of s o i l s — Wiley S a n s , I n c . , N e w Y o r k — L o n d o n — S y d n e y 470 p . 8. C A R V A L H O , A. a n d R . F . M O N T G O M E R Y — 1971 — E s t u d o d e u m a o c o r r ê n c i a d e T e r r a R o x a E s t r u t u r a d a e L a t o s s o l R o x o n u m a se-q ü ê n c i a t o p o g r á f i c a n o E s t a d o d e S ã o P a u l o — X I I C o n g . B r a s i l , d e C i ê n c i a d o S o l o — V i t ó r i a - E S . 9. C A T A N I , R . Α . ; J . R . GALLO e H . G A R G A N T I N I — 1955 — A m o s t r a g e m d e s o l o . M é t o d o s d e a n á l i s e . I n t e r p r e t a ç ã o e i n d i c a ç õ e s g e r a i s p a r a f i n s d e f e r t i l i t i d a d e — I n s t i t u t o A g r o n ô m i c o d e C a m p i n a s — S. P a u l o . 10. C O M I S S Ã O D E S O L O S D O C N E P A — 1960 — L e v a n t a m e n t o d e r e c o n h e -c i m e n t o d e s o l o s d o E s t a d o d e S ã o P a u l o — R i o d e J a n e i r o — C e n t r o N a c i o n a l d e E n s i n o e P e s q u i s a s A g r o n ô m i c a s — B o l e t i m 12. 634 p . 1 1 . D E M A T T Ê , J . L . I . — 1970 — G ê n e s e e c l a s s i f i c a ç ã o d e s o l o s o r i g i n a d o s d e s e d i m e n t o s d o g r u p o g e o l ó g i c o E s t r a d a N o v a — m u n i c í p i o d e P i r a c i c a b a . 12. ___________ e A. C . M O N I Z — 1969 — E s t u d o p e d o l ó g i c o d e t r ê s p e r f i s d a s é r i e G u a m i u m — X I X C o n g r e s s o B r a s i l e i r o d e C i ê n c i a d o S o l o — C u r i t i b a — P a r a n á . 13. D I X O N , J . B . — 1966 — Q u a n t i t a t i v e a n a l y s i s of k a o l i n i t i c a n d g i b b s i t e i n s o i l s b y d i f f e r e n t i a l t h e r m a l a n a l y s i s a n d s e l e c t i v e d i s s o l u t i o n m e -t h o d s — C l a y s a n d c l a y m i n e r a l s , 14 -t h . C o n f . p g . 83-89 — P e r g a m o n P r e s s , N e w Y o r k . 14. D E V I L L I E R S , J . M . — 1964 — T h e g e n e s i s of s o m e N a t a l s o i l s — I — Clovelly, K r a n s k o p , K r a n s k o p a n d B a l m o r a l s e r i e s — S . Afr. J . A g r i c . S c i . 7: 417-438. 15. E S C O B A R , Ε . H . ; J . L . I . D E M A T T Ê e A. C . M O N I Z — 1971 — G ê n e s e e c l a s s i f i c a ç ã o d e a l g u n s s o l o s d a B a c i a d o R i b e i r ã o T i j u c o P r e t o — — M u n i c í p i o d e R i o d a s P e d r a s , S . P . X I I I C o n g r . B r a s i l . d e C i ê n c i a d o S o l o — V i t ó r i a - E S . 16. G L O R I A , N . d a ; R . A. C A T A N I e T . M A T U O — 1965 — D e t e r m i n a ç ã o d a c a p a c i d a d e d e t r o c a d e c a t i o n s d o s o l o p o r f o t o m e t r i a d e c h a m a — A n a i s d a E S A L Q — X X I I : 4-9 P i r a c i c a b a - S P . 17 ___________ 1964 - M é t o d o d o E D T A n a d e t e r m i n a ç ã o d o c á l c i o e m a g n é s i o " t r o c á v e l " d o s o l o — X X I — A n a i s d a E S A L Q — P i r a c i -c a b a , S . P . 18. I N S T I T U T O G E O G R Á F I C O Ε G E O L Ó G I C O — 1963 — M a p a g e o l ó g i c o d o E s t a d o d e S ã o P a u l o . 19. J A C K S O N , Μ . L . ; Β . A. T Y L E R ; A. L . W I L L I S ; G . A. B O U R B E A U a n d R . P . P E N N I N G T O N — 1948 — W e a t h e r i n g s e q u e n c e of clay-size m i n e r a l s i n s o i l s a n d s e d i m e n t s : I . F u n d a m e n t a l g e n e r a l i z a t i o n — J o u r . of P h y s . a n d C o l l o i d C h e m i s t r y 52: 1237-1260. 20 ___________ a n d G. D . S H E R M A N — 1953 — C h e m i c a l w e a t h e r i n g of m i n e r a l s i n s o i l s — A d v a n c e d A g r o n o m y 5: 219-318. 2 1 . ___________ 1956 — S o i l C h e m i c a l A n a l y s i s — P r e n t i c e H a l l . I n c . En¬ g l e w o o d Cliffs, N e w Y o r k — 498 p . 22. ___________ 1965 — S o i l c h e m i c a l a n a l y s i s — A d v a n c e d C o u r s e — U n . of W i s c o n s i n . M a d i s o n , W i s . U . S . A . 991 p . ( m i m e o g r a f a d o ) . 2 3 . ___________ 1965 — C l a y t r a n s f o r m a t i o n i n s o i l g e n e s i s d u r i n g t h e q u a ­ t e r n a r y — S o i l S c i . 99: 15-22.

(22)

24. J O H N S O N , L . J . ; R . P . M E T E L S K I a n d C . F . E N G L E — 1963 — C l a y m i n e r a l c h a r a c t e r i z a t i o n of m o d a l p r o f i l i e s i n s e v e r a l P e n n s y l v a n i a C o u n t r i e s — S o i l S c . S o c . A m e r . P r o c . 27: 568-572. 2 5 . K E L L E R , W . D . — 1964 — P r o c e s s e s of o r i g e m a n d a l t e r a t i o n o l c l a y m i n e r a l s — S o i l c l a y m i n e r a l o g y — A s y m p o s i u m . C. I . R i c h a n d K u n z e — e d . U n i v . of N o r t h C a r o l i n a P r e s s , C h a p e H i l l . 26. K I L M E R , V . J . a n d L . T . A L E X A N D E R — 1949 — M e t h o d of m a k i n g m e c h a n i c a l a n a l y s i s of s o i l s — S o i l S c i . 68: 15-26. 27. M O H R , E . C . J . a n d F . A. V a n B A R E N — 1954 — T r o p i c a l s o i l s I n t e r s ¬ c i e n c e — N e w Y o r k . 28. M O N I Z , A. C . a n d M . L . J A C K S O N — 1967 — Q u a n t i t a t i v e m i n e r a l o g i c a l a n a l y s i s of B r a z i l i a n s o i l s d e r i v e t e d f r o m b a s i c r o c k s a n d s l a t e . W i s c o n s i n S o i l S c i . R e p o r t 212. 29. P E N T E A D O , Μ . Μ . — 1969 — A b a c i a d e s e d i m e n t a ç ã o d e R i o C l a r o — G e o g r a p h i c a — S o c . d e G e o g r a f i a d e L i s b o a . A n o V: 17. 30. R A N Z A N I , G . ; O . F R E I R E e T . K I N J O — 1966 — C a r t a d e s o l o s d o m u -n i c í p i o d e P i r a c i c a b a — E . S . A . " L u i z d e Q u e i r o z " , P i r a c i c a b a , S . P . 3 1 . S O I L S U R V E Y S T A F F — 1967 — S u p p l e m e n t t o S o i l C l a s s i f i c a t i o n S y s t e m ( S e v e n t h A p p r o x i m a t i o n ) . S e c o n d P r i n t i n g . S o i l C o n s e r v a t i o n S e r v i c e , U S D A . 207 p p .

Referências

Documentos relacionados

Neste tipo de situações, os valores da propriedade cuisine da classe Restaurant deixam de ser apenas “valores” sem semântica a apresentar (possivelmente) numa caixa

Com base na afirmação acima realizou-se uma pesquisa de mercado através de questionários, a fim de adquirirmos as opiniões dos consumidores dos bombons do Pará quanto à sua

No experimento 2, os resultados antes da aplicação sequencial (B) não foram eficientes no controle do capim-amargoso, entretanto aos 35 dias após aplicação B, os tratamentos

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

I, Seltan Segued, emperor of Ethiopia, believe and profess that Saint Peter, prince of the Apostles was nominated head of the Christian Church by Christ our Lord, who bestowed

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

More importantly, we also needed the football clubs financial data such as the debt ratio, total liabilities, total financial debt, medium and long term

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no