• Nenhum resultado encontrado

O tempo que temos na mão

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O tempo que temos na mão"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

O tempo que temos na mão

Os filhos crescem, e a gente fica pensando: até quando vão precisar dos pais?

O sinal da Jardim Botânico com a Maria Angélica fechou, os carros pararam e, quando íamos atravessar, o Martín, pela primeira vez, soltou a minha mão. Ele olhou para os lados, fez uma cara séria e foi, sozinho e decidido, cruzando as faixas brancas, a caminho do lado de lá.

Foi só um pequeno gesto de um filho aos oito anos, mas, para o pai, que ficou com a mão solta no ar, foi um grande choque. A gente tem a ilusão de que os filhos vão precisar sempre de nós para comer direito, se vestir, se lembrar da hora e, é claro, atravessar a rua. É uma ideia aconchegante, que dá todo um sentido para a vida. A nossa, não a deles. Quando Martín me largou foi como se o futuro, lá na frente, desse uma piscada para mim: esse menino daqui a pouco vai ser um adolescente, depois um homem e, no futuro, aquele lá na frente, é ele que vai estar segurando uma criança pela mão, preocupado se os carros vão parar no sinal.

Será que nesse dia, lá na frente, ele ainda vai precisar de mim?

Do instante no sinal não vai ficar a minha melancolia, mas, sim, a alegria dele por largar a mão do pai pela primeira vez. Será um desses momentos da infância que ficam guardados no fundo da gaveta, na caixinha das joias. Outros tantos serão esquecidos pelo caminho, e é natural que seja assim, diz a cabeça, enquanto o coração fica apertado, com saudade do que já foi, de atravessar — ainda ontem — essa mesma esquina com um carrinho de bebê, mostrando para o Martín o sinal, os carros, a faixa, e avisando do perigo de atravessar a rua sozinho.

Uma das coisas que os pais aprendem rápido com os filhos é que o tempo passa voando.

Dias depois levei o meu pai ao cinema. Ele tem 80 anos e está com Alzheimer. Ver um filme é uma das coisas que ainda o diverte, mesmo esquecendo cinco minutos depois. A memória dele é como um trem que vai embora devagar. O que ele ainda lembra hoje, já não vai lembrar amanhã. Ainda assim, parece feliz com as poucas recordações que lhe restam. A tristeza fica com a gente, que fica na estação vendo ele ir embora. O que eu mais queria é que ele estivesse bem, que ele conseguisse ler esta coluna, que me explicasse o que se faz quando o filho larga a sua mão pela primeira vez.

Eu queria ele de volta.

Escolho um filme de super-heróis, porque coisas mais complicadas ele já não consegue acompanhar. O filme está em terceira dimensão, então preciso explicar várias vezes por que ele está usando óculos escuros dentro de um cinema. Ele esquece o que eu disse, olha para mim de óculos escuros no meio da escuridão e começa a rir. Eu também acho graça, e, nesse instante em que rimos juntos, a caixinha de joias se abre no fundo da minha gaveta, e eu vejo o quanto a gente já foi feliz.

O filme começa e ele fica fascinado com a terceira dimensão na tela, até que chega aquela cena clichê que tem em todo filme 3D, quando voam pedras, balas ou mísseis para a frente, na direção da plateia. Meu pai, que já tinha esquecido que aquilo era só uma ilusão de ótica, é pego de surpresa e, vendo as pedras vindo em nossa direção, leva a mão à frente.

Não na frente dele. Na minha.

E nesse pequeno gesto de um pai, aos 80 anos, me dou conta que, aconteça o que acontecer, a gente sempre vai precisar um do outro.

(2)

FÉRIAS COLETIVAS

Informamos aos nossos clientes e Amigos que, este ano,

estaremos em férias coletivas no período de 19/12/2018 a

02/01/2019.

JUNHO – Nº 368/2018

ANO XXVIII -

Data 22/05/2018

01 - JUNTA COMERCIAL DO RS

Registro Digital x Contrato Padrão

Como forma de tornar mais ágil o trâmite dos processos junto à JucisRS, foi disponibilizado o modelo de contrato padrão, para os atos de constituição e distrato, que passa a ser totalmente digital. Tal formato entrou em vigor no dia 31.01.2018. O Registro Digital consiste no envio eletrônico dos documentos das empresas e empresários para a Junta Comercial, sendo estes documentos assinados digitalmente através dos certificados digitais em modelo A3, cuja obrigatoriedade para envio eletrônico passou a ser desde 01.05.2018. O procedimento para registro dos processos permanece o mesmo pelo sistema Integrador da JucisRS, pelo acesso ao site.

02 - CERTIFICADO DIGITAL

O certificado digital é um documento eletrônico que contém um conjunto de informações referentes à pessoa ou empresa para o qual o certificado foi emitido, possibilitando comprovar a identidade de quem assinou o arquivo e garantindo a validade jurídica. Para assinatura dos documentos do Registro Digital será utilizado o certificado digital e-CPF A3. O e-CPF A3 é a versão eletrônica do CPF, sendo um documento de identificação na internet. Para a emissão do certificado digital é necessário que o solicitante vá pessoalmente a uma Autoridade de Registro – AR da Autoridade Certificadora escolhida para validar os dados preenchidos na solicitação. Além de levar os documentos obrigatórios, o solicitante passará pelo processo de cadastramento biométrico, com a coleta da biografia facial (foto) e das digitais. Esse processo é chamado de validação presencial e será agendado diretamente com a AR que instruirá o solicitante sobre todo o processo.

03 - TELEFONISTA - RECEPCIONISTA - JORNADA REDUZIDA

Empregada contratada para exercer a função de recepcionista acumulada com a de telefonista não se beneficia da jornada reduzida prevista no art. 227 da CLT, na medida em que não sofre o mesmo desgaste físico, sobretudo auditivo, do telefonista de mesa ou de empresas do ramo da telefonia, ainda que em face do acúmulo das funções, tenha uma sobrecarga de trabalho. (TST - RR 719093 - 4ª T. - Rel. Min. Ives Gandra Martins Filho - DJU 27.09.2002)

(3)

04 - FISCALIZAÇÃO – DISPONIBILIZAÇÃO DE ARQUIVOS MAGNÉTICOS

Atualmente são muitas as empresas que, de uma forma ou de outra, contam com um software para controle e processamento de suas operações administrativas e financeiras. Sabedor disto, o Governo, com vistas a facilitar o trabalho da fiscalização, vem implementando, através de uma série de atos legislativos, que tais empresas (que utilizem sistema de computador para suas operações administrativas e financeiras) mantenham arquivos magnéticos com formatação pré estabelecida, com vistas a um melhor exame da fiscalização quando das visitas de rotina. Importa salientar que tais medidas são de caráter obrigatório e passíveis de penalização (multa), ou seja, a empresa que utiliza sistema de processamento de dados está obrigada a manter seus arquivos magnéticos em determinado formato e a disposição da fiscalização. Em vista disto, alertamos aos nossos clientes, usuários de sistemas informatizados, que questionem junto a sua empresa de software se o seu sistema de processamento de dados encontra-se adequadamente formatado fronte as normais legais vigentes, pois isto poderá ser requerido quando da visita da fiscalização.

05 - ACORDO COLETIVO - CLÁUSULA NÃO RENOVADA

Quando as partes, em razão da celebração do Acordo Coletivo de trabalho, resolvem não renovar determinada cláusula coletiva a mesma passa a não ter mais obrigação de cumprimento. (Fundamento da Decisão do TRT - 24a. Região - RO 1.266)

06 - PREPARAÇÃO DA DOCUMENTAÇÃO

Prazos necessários para preparação, elaboração e devolução da documentação após entrega do movimento na Aprove.

Dep. Pessoal:

Folha de Pagamento 2 dias úteis

Férias, (*) Admissão, Demissão, 13º Salário 3 dias úteis Dep. Fiscal

Registro e elaboração do ICMs, IPI, PIS,

Cofins, IRRF, ISSQN, IVVC. 2 dias úteis Autorização de notas Fiscais ( AIDOF ) 5 dias úteis Dep. Societário

Certidões Negativas 7 dias úteis Todos os Dptos.

Cálculo de Guias em atraso 3 dias úteis (*) As admissões devem ser remetidas com antecedência mínima de dois dias úteis antes do início dos trabalhos dos funcionários para que seja possível a inclusão destas no Portal do eSocial.

07 - ARREDONDAMENTO - RECIBOS DE PAGAMENTO

A Aprove informa a seus clientes que havendo interesse no arredondamento dos recibos da folha de pagamento este deve ser solicitado a nosso Dep. Pessoal. Este procedimento agiliza em muito na separação do numerário e confecção de cheques para pagamento.

08 - HOME-PAGE

Os Boletins Informativos, bem como as Agendas de Obrigações da Aprove, encontram-se disponíveis em nossa Home-Page, visite-nos. - www.aprove.com.br

09 - ENDEREÇO ELETRÔNICO

Solicitamos aos nossos clientes que remetam seus endereços eletrônicos para

aprove@aprove.com.br, pois, desta forma, poderemos ter seus endereços eletrônicos atualizados, facilitando a comunicação entre nossas empresas.

(4)

10 - AÇÕES TRIBUTÁRIAS - PEDIDO DE COMPENSAÇÃO

A todo instante vemos clientes ingressando em juízo com ações tributárias questionando as mais variadas matérias. Ocorre que, boa parte destas ações, inclusive com a finalidade de não submeter o eventual crédito a ser obtido da Fazenda a um recebimento através do procedimento de precatório fiscal, trazem o pedido de compensação de quantias eventualmente pagas a maior. Isto evidentemente evita o recebimento através de precatório (que muitas vezes é demorado) já possibilitando ao credor a imediata compensação destes valores em débitos que o mesmo tenha dali para frente.

Sucede que, como não existe um efetivo interesse da Receita em agilizar ou mesmo facilitar estes pedidos de compensação, muitas vezes não há local adequado para se demonstrar que o imposto atual está sendo pago a menor em decorrência de uma compensação.

Dentro deste cenário, os computadores da Receita começam a gerar distorções, vez que o valor recolhido não fecha com o real imposto devido, eis que a compensação realizada não foi demonstrada. Não foi demonstrada, pois em diversos casos não há ferramenta fiscal para isto.

A imediata consequência desta ausência de demonstração acaba sendo a retenção da certidão negativa fiscal do contribuinte, pois, aos olhos dos computadores da Receita, o valor recolhido é inferior ao devido e, portanto, o contribuinte é devedor de um saldo a pagar. Momento seguinte o contribuinte ainda recebe uma notificação fiscal dando conta de que deve imposto, eis que pagou parcialmente aquilo que devia.

Para esclarecer esta celeuma há necessidade de diversos atendimentos no plantão fiscal e na maioria das vezes a abertura de um processo administrativo específico para detalhamento do ocorrido. A montagem deste processo / expediente fiscal é bem pesada (cópia de inúmeros documentos, guias, ...), sem falar na demora de apreciação por parte da Receita. Enquanto isto, o contribuinte segue sem sua negativa fiscal e aguardando o exame de seu caso.

Como este procedimento tem se tornado cada dia mais frequente e muitas empresas não podem ficar sem sua certidão negativa fiscal recomendamos que, quando da interposição deste tipo de ação judicial, as mesmas analisem a possibilidade de ingressarem com pedido de restituição de quantias pagas a maior e não compensação, pois, da forma como a Receita tem dificultado a compensação, isto realmente é um entrave a vida dos contribuintes.

11 - E-MAIL

Informamos aos nossos Clientes e Amigos que, tendo em vista o grande número de estações que mantemos em nossa empresa, e, o alto volume de e-mail que são recebidos e remetidos diariamente, há vários anos foi tomado, pelo nosso Departamento de Informática, a decisão de que os anexos recebidos nos e-mails seriam somente no formato pdf, Word, Excel e TXT.

Esta decisão foi tomada para evitar que nossos equipamentos fossem invadidos por vírus que pudessem prejudicar nossos servidores que armazenam, além de e-mail, dados e programas utilizados por nossa empresa.

Solicitamos a colaboração de todos no sentido que, quando da remessa de e-mail para a nossa empresa, estes não contenham imagens, pois estes não são recepcionados.

12 - CONTRATAÇÃO DE REABILITADOS OU DEFICIENTES - OBRIGATORIEDADE

A empresa com 100 (cem) ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas.

(5)

13 – CARNÊ LEÃO / LIVRO CAIXA

Conforme já abordamos em Boletim Especial, a partir do exercício de 2015, os rendimentos auferidos por pessoas físicas de outras pessoas físicas, além do recolhimento do Carne Leão, no mês seguinte ao recebimento dos valores, deverá ser efetuado o preenchimento do Livro Caixa onde constarão o nome e o CPF das pessoas que efetuaram os pagamentos. Além desta nova exigência da RFB, também deverão constar no Livro Caixa o nome de cada fornecedor (despesas). A escrituração do Livro Caixa conterá item a item, diferentemente do que costumeiramente era feito por totais. As informações lançadas no programa da RFB, Carnê Leão/Livro Caixa, passarão a ser importadas diretamente à Declaração do Imposto de Renda de Ajuste Anual. Alertamos ainda que, a RFB vem efetuando notificações de contribuintes que deixaram de efetuar mensalmente recolhimentos correspondentes ao Carnê Leão nos anos anteriores, e que fizeram constar na Declaração de Ajuste Anual. Recomendamos que esta prática seja doravante implementada, evitando desta forma a possibilidade de novas autuações.

14 - DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS

A pessoa jurídica poderá distribuir lucros antecipadamente aos seus sócios antes do encerramento do exercício social, entretanto deverão ser levantados balanços intermediários, semestrais ou em períodos menores, com previsão contratual (para sociedades limitadas) ou estatutária (para sociedades anônimas). Pode-se distribuir, a título de lucros, sem incidência do imposto, a base de cálculo do IRPJ devido no trimestre, deduzidos os valores correspondentes a IRPJ, CSLL, PIS e Cofins.

A parcela dos lucros ou dividendos que exceder ao valor da base de cálculo do imposto, diminuída de todos os impostos e contribuições a que estiver sujeita a pessoa jurídica, também poderá ser distribuída sem a incidência do imposto, desde que a empresa demonstre, por meio de escrituração contábil feita com observância da legislação comercial, que o lucro efetivo é maior que o determinado pelas normas para apuração da base de cálculo do imposto pela qual houver optado. Se o lucro líquido, após a dedução do IRPJ devido, for superior ao lucro presumido (base de cálculo do IRPJ devido no trimestre menos os impostos e contribuições), poderá ser totalmente distribuído aos sócios ou titular de empresa individual, com isenção do IR Fonte e na declaração do beneficiário.

Assim, concluímos que a pessoa jurídica optante pelo lucro presumido poderá distribuir lucros aos seus sócios antes do encerramento do trimestre com isenção do Imposto de Renda, mas deverá, no entanto, levantar balanço intermediário com previsão contratual ou estatutária se tiver apurado lucro contábil suficiente para a distribuição. Se não cumprir essas condições, será tributado pelo IR Fonte, mediante aplicação da tabela progressiva vigente no mês do pagamento.

15 – NOTEBOOK NÃO PODE SER APREENDIDO PELA RF, QUANDO FOR ITEM PESSOAL DE PASSAGEIRO

Material Anexo.

CURIOSIDADES

Quem inventou a privada?

A invenção mais importante do mundo proporcionou o descarte mais eficiente de dejetos, diminuindo doenças e aumentando a expectativa de vida nas cidades. Embora haja registros de latrinas desde 3.100 a.C., a primeira privada foi criada em 1596 pelo inglês John Harington. Ele fez duas unidades: uma para ele e outra para a rainha Elizabeth 1º A ideia não pegou à época e só em 1775 o escocês Alexander Cumming patenteou a privada moderna, já visando o escoamento num sistema de esgoto.

(6)

FRASES

"Se alguma coisa está difícil de ser feita, é porque não é para ser feita" Homer Simpson

NOTÍCIAS

Aniversários de maio:

Por esquecimento, no boletim de maio, deixamos de publicar a relação dos aniversariantes. Pedimos desculpas.

11/5 - Denise Barbosa de Oliveira 20/5 - Tatiana Fao

Aniversários do mês:

03 - Charles Bottger Fleck dos Reis 19 - Gessica da Silva

26 - Luciana Dias Cardoso

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA ?

Qual a diferença entre download e upload? Download e Upload são termos antônimos.

Download é transferir algo da internet para o seu computador. Corresponde ao nosso baixar arquivos da internet.

Exemplo: se você está baixando uma música da Internet, está sendo realizado o Download.

Upload é transferir algo do seu computador para a Internet (para outro computador). Exemplo: se você está anexando um documento de texto no seu e-mail, está sendo realizado o Upload.

Fonte: Internet. http://www.cursosdeinformaticabasica.com.br (14.05.2013)

FONTE UTILIZADAS :

(7)

Mês jun/2018

DOMINGO SEGUNDA TERÇA QUARTA QUINTA SEXTA SABADO

27/mai 28/mai 29/mai 30/mai 31/mai 01/jun 02/jun

B - Dctos Aprove

03/jun 04/jun 05/jun 06/jun 07/jun 08/jun 09/jun

A - IRR FONTE ( * ) B - GPS ao sind. A - Simples Domést. A - Arquivo Sintegra

A - Salários A - FGTS

C - Caged

10/jun 11/jun 12/jun 13/jun 14/jun 15/jun 16/jun

A - Declaração ISS A - ICM'S - Subst. A - IRR FONTE ( * ) C - Sped-PIS/Cofins A - INSS- (carnê)

A - ISSQN C - GIA c - Sped Fiscal

A - ICM's - Com G A - ICM'S super

17/jun 18/jun 19/jun 20/jun 21/jun 22/jun 23/jun

B - Cópia NF Unim/Coop. A - IRR FONTE ( ** ) A - ICM's -Ind-G

B - Dctos Aprove A - CS-PIS-Cofins-Fonte C - DCTF - mensal

A - INSS A - Simples

24/jun 25/jun 26/jun 27/jun 28/jun 29/jun 30/jun

A - IRR FONTE ( * ) A - ICM'S super A - DAS (Parcelamento)

A - IPI A - Hon. Aprove

A - Cofins - Cumulativo A - IRPJ - Est.

A - Cofins-N. Cumulativo A - CS - Est.

A - PIS - Cumulativo A - IR - Carnê Leão

A - PIS – N. Cumulativo A - REFIS

A - PIS s/folha A - PAES

A - ICM'S-parcel. A - IRPF-3º cota

A - INSS - Parcelamento A - ISS - Parcelamento A - PGFN - Parcelamento A - PERT - Parcelamento

SIMBOLOGIA: A-Pagamentos B-Remeter C-Obrigação da Aprove

( * ) - IRRF s/ JCP; Aplicações Financeiras; Prêmios, Multas e Vantangens

( ** ) - IRRF s/ demais rendimentos ( Salários, Pro-Labore, Serviços Autônomos, Aluguéis, etc . )

( *** ) - O Caged das Admissões são geradas e remetidas "diariamente" enquanto que, o Caged mensal com as demais informações é remetido até o dia 7.

OBS: O presente calendário foi elaborado com base na legislação em vigor no Estado do RGS e Municipio de Porto Alegre em 22/05/2018.

(8)

Notebook não pode ser apreendido pela RF, quando for

item pessoal de passageiro

A 7ª Turma do TRF da 1ª Região negou provimento à apelação da União e manteve

a sentença que declarou a nulidade de auto de infração e de termo de apreensão de

um notebook.

Nas duas instâncias, os julgados determinaram a liberação do instrumento de

trabalho apreendida pela Receita Federal. A bagagem foi liberada por ser constituída

de bens de uso pessoal.

O caso judicial é oriundo da Bahia, mas a apreensão do notebook ocorreu no setor

de embarque do aeroporto de Foz do Iguaçu (PR). Ali, uma passageira - que atua na

Bahia com eventos e promoções e que comprovou ter estado na cidade paranaense

a trabalho - teve o aparelho apreendido, porque dele não portava a nota fiscal.

O relator do caso, juiz federal convocado Clodomir Sebastião Reis, esclareceu que a

definição de bagagem está prevista no art. 155 do Decreto n. 6.759/2009: “O

conceito tributário de bagagem está ligado ao uso ou consumo pessoal do viajante,

sem finalidade comercial”.

Conforme o relator, “a apreensão de um notebook - que se encaixa como bagagem,

mais precisamente como bem de caráter manifestamente pessoal - não implica na

aplicação da pena de perdimento, e nem na cobrança de tributo”.

De acordo com o art. 155 do Decreto n. 6.759/2009, para fins de aplicação de

isenção para bagagens do exterior, “são considerados bagagens os bens novos ou

usados que um viajante pode destinar ao seu uso, consumo pessoal ou para

presentear, desde que sua quantidade, natureza ou variedade não indiquem que a

importação é feita com fins comerciais ou industriais”. A decisão foi unânime.

(Processo n.: 0013997-35.2007.4.01.3300, do TRF-1)

Referências

Documentos relacionados

[r]

1 – O reembolso das unidades de participação só se poderá efectuar a partir do 7.º ano da constituição do Fundo. 2 – A partir dessa data, o reembolso das unidades

Benetton (1999) apresenta o caráter de funcionalidade na Terapia Ocupacional como tendo sido assumido por muitos autores, pelos precurssores da profissão (Meyer, Simon e Schneider)

Dessa forma, na representação grega do tempo, assim como na de outros povos primitivos, a essência do ser apenas troca de lugar quando passa da vida para a morte e vice-versa, não

No Ocidente, a China recebe a maior parte das atenções; a Índia tem sido lar- gamente ignorada, sobretudo na Europa.. Aliás, a Índia é a grande omissão das

A pergunta é: como igreja (clubes), o que estamos fazendo ou como estamos fazendo para que as pessoas sintam-se membros da Igreja, do corpo de Cristo. Como Igreja

O autor reconhece nesse caso o problema do anacronismo, designado por ele como “discordância de tempo”, que fornece, entre a encenação da peça pelos King’s Men e hoje,

4.º – «comunhão a todos os níveis», cons- truir uma história de amor que cresce pela co- munhão, não só de ideais e valores, mas onde todos os bens, sejam materiais,