• Nenhum resultado encontrado

OS TEMPERAMENTOS HUMANOS NO CONTEXTO DA ESTÉTICA. Kelly Porfírio ¹ Silvani Emiliano²

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OS TEMPERAMENTOS HUMANOS NO CONTEXTO DA ESTÉTICA. Kelly Porfírio ¹ Silvani Emiliano²"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

OS TEMPERAMENTOS HUMANOS NO CONTEXTO DA ESTÉTICA

Kelly Porfírio¹ Silvani Emiliano²

1-Acadêmica do Curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná - UTP (Curitiba, PR);

2-Silvani Emiliano - Professora da Universidade Tuiuti do Paraná - Orientadora; Endereço para correspondência: porifirokelly@gmail.com

RESUMO: O temperamento define a forma básica de reação de cada pessoa frente à vida, aos seus obstáculos e bem como às suas graças. É a forma de apreensão do mundo e das experiências. A palavra temperamento deriva do latim "temperamentum" e significa "uma mistura em proporções". É a mesma derivação de tempero e temperança. Isso quer dizer que, apesar do temperamento ser a raiz instintivo-biológica da personalidade, é possível trabalhar no sentido de "dosá-lo, bem proporcioná-lo. Enquanto nossa personalidade muda com o passar dos anos e com cada ambiente onde estamos inseridos, o temperamento humano permanece intacto , e por vezes acaba cada vez mais acentuado , principalmente na face adulta. O profissional a área da estética não é psicólogo,mas trabalha com psicologia da imagem , podendo fazer uso da linguagem visual para analisar e relacionar o tipo físico , entre formas , gestos , entre outras linguagens não verbal e definir qual o tipo de temperamento predominante de seu cliente , o que facilita na abordagem , e até mesmo na indicação de tratamentos de beleza e saúde.

Palavras Chaves : Temperamentos, linguagem visual , cliente

___________________________________________________________________________ ABSTRAT : Temperament defines the basic shape of each person's reaction towards life, their obstacles and well as their thanks. It is a way of apprehending the world and experiences. The word derives from the Latin temperament "temperamentum" and means "a mixture proportions." It's the same derivation of spice and temperance. This means that despite the temperament to be the root instinctual-biological personality, you can work towards "dosa it and provide it. While our personality changes over the years and with each environment where we operate, human temperament remains intact, and sometimes ends up increasingly enhanced, especially in the face adulthood. The professional field of aesthetics is not a psychologist nor therapist, but psychology works with image, making use of visual language to analyze and relate the physical, between forms, gestures and other nonverbal languages which the predominant type of temperament of his client, which facilitates the approach, and even in the statement of beauty and health. Key Words: Temperaments, visual language, customer

(2)

INTRODUÇAO

Nenhuma pessoa é igual à outra, física ou psicologicamente. Portanto é preciso ter muita cautela quando se fala em avaliar a personalidade de alguém. Qualquer sistema de avaliação da personalidade é impreciso, por ser uma generalização, Hallawell, (2009, 113). O esteticista não ira avaliar psicologicamente seu cliente, até porque esse processo não faz parte da área desse profissional. Mas acredita-se que com as informações contidas nesse trabalho, o mesmo poderá usar como ferramenta a "linguagem visual" para identificar o temperamento da pessoa a quem vai prestar serviços.

Esse artigo tem como objetivo mostrar a importância de se conhecer a natureza humana, através do tipo físico, e suas características pessoais, com embasamento na pesquisa dos quatros temperamentos humano.

O temperamento define a forma básica de reação de cada pessoa frente à vida, aos seus obstáculos e bem como às suas graças. É a forma de apreensão do mundo e das experiências. A palavra temperamento deriva do latim "temperamentum" e significa "uma mistura em proporções". É a mesma derivação de tempero e temperança. Isso quer dizer que, apesar do temperamento ser a raiz instintivo-biológica da personalidade, é possível trabalhar no sentido de "dosá-lo, bem

proporcioná-lo”. Há cerca de 2500 anos, citado por Volpi (2004), Hipócrates, considerado o pai da Medicina, classificou o temperamento da espécie humana em quatro tipos básicos: Sangüíneo, típico de pessoas de humor variado; Melancólico, característico de pessoas tristes e sonhadoras; Colérico, peculiar de pessoas cujo humor se caracteriza por um desejo forte e sentimentos impulsivos, com predominância da bile; Fleumático, encontrado em pessoas lentas e apáticas, de sangue frio.

Para fundamentar esse artigo foi buscou-se uma breve pesquisa sobre os temperamentos, consultando a área do Visagismo e seus conceitos , periódicos, artigos e mídia eletrônica. Com intuito de ressaltar as diferenças entre os quatro temperamentos, e a personalidade humana. Além de apresentar as características físicas, e pessoais de cada temperamento. Aponta para o profissional da área da beleza, aspectos importantes na abordagem ao seu cliente, usando a leitura do tipo físico, relacionando – o com um dos temperamentos humano.

1.TEMPERAMENTO

A palavra temperamento é originária do latim temperamentum, que significa medida. Seu estudo tem origens remotas, desde a época de Hipócrates19 que, há cerca de dois mil e quinhentos anos, nesse

(3)

sistema de avaliação dos temperamentos de pessoas criado por Hipócrates, há quatro categorias : sanguíneo, colérico, melancólico e fleumático .Todas as pessoas apresentam características das quatro categorias , mas em graus diferentes.Essas características têm aspectos positivos, chamados de forças, e outras negativas , chamadas de fraquezas.Existem pessoas que revelam pertencer essencialmente a uma única categoria, e outras que se mostram uma mistura de dois ou até três tipos. Há também aquelas que têm suas forças concentradas em uma categoria e suas fraquezas em outra, salienta (HALLAWELL, 2009).

A cultura de um país tende a um dos tipos, também. Isso reflete nas tradições, nos costumes, na sua arte, nos seus esportes, no comportamento e tipo físico da maioria de sua população, ressalta o visagista .O Brasil, de população formada por muitos imigrantes , hoje bastante miscigenados, não tem cultura uniforme, aplicada ao país todo. Por exemplo: a cultura do sul assemelha-se à cultura alemã, a cultura paulista à italiana e a baiana à africana.

Segundo Volpi ((2004), apesar dos inúmeros estudos e pesquisas já realizadas, ainda existem muitas controvérsias no campo de estudo do temperamento, o que se deve às diferentes abordagens teóricas

adotadas. Breuer (1895), citado por Volpi

(ibedim), apontava haver uma grande

diferença entre o comportamento das pessoas. “Dizia ele que algumas são

vivazes, outras mais letárgicas ou inertes”.

Há também aquelas que não conseguem ficar paradas e as que possuem o dom inato de permanecerem estateladas nos sofás. São essas diferenças que constituem o temperamento de uma pessoa. De acordo com Strelau (1998, p.165), citado por Volpi (ibedim), “o temperamento se refere a traços básicos, relativamente estáveis, expressos principalmente nas características formais de reações e comportamento”, ligado a um clima químico no qual se desenvolve a personalidade. Segundo VOLPI, (ibedim), Petroviski (1985) define o temperamento como sendo a combinação determinada e

constante das peculiaridades psicodinâmicas do indivíduo, que se revelam por meio de suas atividades e comportamento, compondo dessa forma a sua base orgânica. Ainda seguindo o curso desse pensamento, Allport (1966), caracteriza o temperamento como sendo um fenômeno específico da natureza emocional do indivíduo, que inclui a sua sensibilidade aos estímulos, intensidade e rapidez de respostas e várias outras particularidades, todas ligadas à hereditariedade, (VOLPI, 2004).

(4)

Então, poderíamos definir temperamento como sendo uma disposição inata e particular de cada pessoa, pronta a reagir aos estímulos ambientais; é a maneira de ser e agir da pessoa, geneticamente determinado; é o aspecto somático da personalidade, enfatiza, (VOLPI, 2004).

PERSONALIDADE

O método do visagismo para classificar a personalidade de cada individuo, baseia-se na teoria de Hipócrates, ou baseia-seja, a “personalidade se manifesta fisicamente. O visagista Hallawell , ressalta que foram os chineses que fizeram essas observações pela primeira vez, há mais de 5 mil anos, e até hoje é motivo de pesquisas cientificas.Para esses a personalidade de uma pessoa se desenvolve ao longo dos do anos. E é determinada por um conjunto de fatores como: herança genética , a cultura do meio em que vive, sua educação e suas experiências pessoais. Para avaliar um rosto, por exemplo, é preciso lembrar que esse se desenvolve ao longo de muito tempo, e atinge sua forma definitiva somente aos 23 anos, acompanhando e refletindo a evolução de sua personalidade , HALLAWELL (2009).

O VISAGISMO, A LINGUAGEM VISUAL

O visagismo é baseado no principio de que beleza existe quando as qualidades interiores da pessoa são reveladas, com harmonia e estética. Para o visagista Hallawell “o visagismo é um processo

individualizado, que se inicia avaliando quem é o cliente e do que necessita”.

Em primeiro lugar, é preciso compreender que toda imagem expressa conceitos, sensações e emoções. A imagem de uma pessoa é constituída pelo seu formato de rosto, suas feições, sua cor de pele, seu corte de cabelo, penteado, coloração, sua maquiagem, adornos e, no caso dos homens, seus pêlos faciais. Esse conjunto faz, literalmente, uma declaração ao mundo e à própria pessoa de quem ela é por meio da linguagem visual, (HALLAWELL, 2008).

Todos regíamos as linhas e aos formatos de uma imagem de maneira

parecida. Compreendemos emocionalmente o significado daquilo que

vemos, porque é inerente a todos. É uma linguagem visual básica e comum a todos, que e não precisa ser ensinada, salienta Hallawell (2009, pg.95). Sabendo do grande poder da imagem sobre o estado emocional e psíquico da pessoa, e o modo com ela afeta seu comportamento e seus relacionamentos, o profissional de beleza, percebe que seu trabalho é de grande

(5)

responsabilidade. Segundo o autor, um dos maiores desafios , quando se começa a trabalhar com o conceito do Visagismo, é não olhar os aspectos estéticos em primeiro lugar, mas sim a pessoa por trás do rosto. O visagista Hallawell (2009) , afirma :O profissional da área da beleza não e um psicólogo mas lida diretamente com a psicologia da imagem.A construção da imagem pessoal afeta a pessoa no nível emocional e no psicológico,e pode mudar seu comportamento.

O trabalho do visagista é um processo individualizado, que se inicia quando o profissional avalia quem é o seu cliente e do que o cliente necessita,( HALLAWELL, 2009). Entende-se que é necessário trabalhar cada pessoa como única, num processo de consultoria individualizada e customizada. Por isso a necessidade do profissional que trabalha na área da beleza conhecer os códigos da linguagem visual, usando a linguagem não verbal para identificar a maneira correta de atender as necessidades de seu cliente , relacionando tipo físico, características pessoais a um dos quatro temperamentos , para trabalhar cada pessoa como única e de acordo com sua personalidade e temperamento.

O CLIENTE

Antes de definir os quatro temperamentos, é preciso definir o que é um cliente. “Marcante (2008) diz que cliente é” todo aquele (pessoa, segmentos e organização) que mantém contato com a empresa ou a quem você direciona seus serviços e/ou produtos. “Somente o cliente pode determinar se a qualidade de um serviço é boa ou não é”. Segundo Souki (2006) a “o cliente compra emoções. É mais orientado pela emoção do que pela razão. A reação do consumidor pode ser irracional, profundamente pessoal, profundamente sentida”.

É importante entender que o conhecer o temperamento do cliente é um passo importantíssimo para um bom relacionamento, e também fundamental na excelência do serviço. Segundo Solomon (2002 apud PINHEIRO et al, 2004,), o comportamento do cliente pode ser entendido como o “estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos se relacionam, compram, usam ou dispõem de produtos, serviços, idéias ou experiências para satisfazer necessidades e desejos”. Para entender o comportamento do cliente, pode-se classificá-lo de acordo com seu temperamento, suas reações, sua percepção sensorial, fatores de personalidade, enfim, utilizar-se de meios que auxiliem a

(6)

obtenção da excelência no atendimento no setor de serviços.

Citado por Diniz e tal (2009), classifica o comportamento do cliente conforme seu temperamento, que pode ser colérico, sangüíneo, fleumático e melancólico. A tabela abaixo apresenta sinteticamente os tipos de temperamento, suas características e a melhor forma de tratá-lo:

Tabela 1: Tipos de Temperamentos:

Colérico Fechado, gosta que os outros façam o que ele quer. Não gosta de ser contrariado e não precisa de outra opinião. Ter muita paciência, deixá- lo conduzir a situação e procurar fazer o que lhe pede.

Sangüíneo Otimista, Instável, dificilmente cumpre o que promete. Requer extremo cuidado e atenção na negociação, pois “faz de tudo para dar tudo certo” Fleumático Indeciso, Ansioso. Não

criar atmosfera de inovação, pois qualquer motivo o deixa ansioso. Organizar os serviços e atentar-se para os detalhes. Melancólico Pessimista, duvida de tudo,

sempre reclama de tudo por melhor que seja.Fazer perguntas rápidas, ir direto ao assunto.

OS TEMPERAMENTOS – CARACTERISTICAS FISICA

O tipo sanguíneo é ágil, atlético, tem muita energia. Ao andar transfere o peso do corpo para frente, parecendo flutuar. Em pé, mexe-se constantemente; ao sentar, parece sempre pronto para levantar. É bom dançarino e bom atleta. Gesticula muito, com movimentos rápidos, expressivos e largos. Gosta de estar ao ar livre.

A fala é clara e articulada. Come rapidamente. Gosta de pratos leves e jantares informais. Suas roupas são soltas e com acessórios vistosos.

Seu rosto tem formato angular, geralmente hexagonal com lateral reta, ou losangular. O perfil é triangular, com testa inclinada. O cabelo geralmente é castanho, castanho-claro, ou loiro dourado. Pode apresentar nariz grande, arrebitado ou proeminente, olhos amendoados ou grandes, boca expressiva e cativante.

Sua cor é o amarelo, pertence ao grupo das cores quentes, esta relacionado aos tipos primavera, Saara e calipso ( estes últimos para peles negras).Seu elemento é o ar, leve e transparente.

As linhas inclinadas, por expressarem dinamismo, energia e impulsão, quando encontradas nos formatos do rosto, nas feições e nos gestos, são indicadores de características sanguíneas.

Típico de pessoas de humor variado, que tem pulso vivo e regular, e de estrutura

(7)

psíquica caracterizada por uma bondade, sensibilidade, generosidade, imaginação viva, inconstância e superficialidade. Culturas tipicamente sanguíneas são quentes, extrovertidas e alegres, como as do Mediterrâneo, a Italiana, por exemplo, e, em muitos aspectos, as dos países Árabes, (HALLAWELL,2009.pg.118). O tipo colérico pisa forte, com o calcanhar, e geralmente tem o pescoço e ossos fortes.Sua postura é ereta, tendendo a cruzar os braços e as pernas, formando um 4 ao se sentar.Seus gestos são firmes e decididos. Tem tendência a engordar na região da barriga, porque gosta de comer, especialmente alimentos bem temperados e doces. Não gosta de roupas apertadas, especialmente na região do pescoço. Sua fala é arrastada, cinestésica, ou forte e rápida.

O rosto tem formato quadrado, com queixo forte e pronunciado, mas também pode ser um hexágono com a base horizontal ou triangular. Seu olhar é penetrante e intenso, com olhos espaçados. As sobrancelhas são grossas e retas. A boca pode ser carnuda e sensual e o nariz largo. O perfil é reto, com testa pronunciada e reta. O cabelo pode ser ruivo, castanho-médio ou marrom-avermelhado.

Sua cor é o vermelho- alaranjado, também do grupo das cores quentes, com

classificação nos tipos outono e Spike.Seu elemento é o fogo, quente e passional. As linhas retas, horizontais e verticais, por expressarem força, segurança e poder, quando encontradas nos formatos de rosto, feições e gestos, são indicadores de características coléricas.

Culturas que se caracterizam coléricas são fortes, "masculinas", intensas e passionais, como a Irlandesa, a Espanhola, Alemã, Russa, e dos Vikings e as Eslavas do norte da Europa, (HALLAWELL ,2009, pg.20).

Pessoas cujo humor se caracteriza por um desejo forte e sentimentos impulsivos, com predominância da bile, de pulso forte e duro, paixões violentas, grande ambição, inflexibilidade, coragem, altivez e audácia. O tipo melancólico tende ser magro longilíneo e angular. São gestos são precisos e graciosos. Seu porte é ereto e pisa com cuidado e precisamente, com a sola toda. Senta-se cuidadosamente. A mulher chega até a entrelaçar as pernas. Tem dificuldade de assumir uma posição relaxada. Gosta de roupas finas, modeladas, e ornamentos graciosos, mas não vistosos. Raramente descuida da aparência em publico. Come devagar e pouco. Fala rápido e não muito claramente. Seu rosto geralmente é oval, mas também pode ser triangular invertido, ser for do tipo artístico. Mas se for cientifico é um retângulo, comprido e fino. O perfil é

(8)

curvo, no tipo artístico, e reto no cientifico. As feições são geralmente agrupadas, pequenas e arredondadas, delicadas. O nariz é longo e fino. A testa é alta. Os olhos caídos, o que lhe da um ar de tristeza. O queixo é freqüentemente, retraído e os lábios cientifico são, geralmente estreitos.

Sua cor é o azul, pertence ao grupo das cores frias, do tipo verão ou Nilo. Seu elemento terra, rígida e segura.

As linhas curvas expressam lirismo, sensibilidade e delicadeza quando encontradas nos formatos de rosto, feições e gestos, são indicadores de melancólicos do tipo artístico. O tipo cientifico é composto por linhas retas e verticais finas e rígidas .

As culturas em que a organização, a lógica e a reserva são valorizadas são as melancólicas, como as escandinavas, a Inglesa e a Germânica .São Culturas frias. Característico de pessoas tristes e sonhadoras, de olhar inquieto e sombrio, caráter desconfiado e tímido.

O fleumático é o tipo que menos se importa com a aparência, podendo a ser desleixado. Tem tendência a engordar. São movimentos e gestos são lentos, ele arrasta os pés quando anda. Ao se sentar, sempre procura uma posição confortável e relaxada. Gosta de roupas confortáveis e simples, sem se preocupar com o estilo, usa poucos ornamentos. Costuma comer

devagar e muito, sem preferências. Sua fala é lenta e arrastada.

O rosto fleumático é em geral redondo, mas também pode ser triangular, quadrado largo ou oval. O queixo é geralmente retraído. As feições são regulares e arredondadas. As características mais evidentes são os olhos cerrados, com pálpebras grandes e pesadas, o lábio inferior é maior que o superior e protuberante, como se estivesse fazendo um beiço.

A sua cor é o roxo, grupo das cores frias, classificado como tipo inverno, bluez

e jazz.Seu elemento é a água, fluida e

mutável .

As formas indefinidas, por expressarem fluidez e mutação, e as linhas retas horizontais, por expressarem imobilidade, quando encontradas nos formatos de rosto, feições e gestos, são indicadores de características fleumáticas.

As culturas fleumáticas são submissas, ou fluidas, caracterizadas pela supressão do indivíduo em favor da coletividade. Também são culturas que valorizam o espiritual acima do material, a cooperação mais do que a competitividade. Essas são características das culturas japonesa, chinesa, hindu, das maiorias das orientais, além da indígenas e das africanas, (HALLAWELL ,2009 pgs,125,126).

Pessoa lenta e apática, de sangue frio, com tendência à preguiça, pouco interesse

(9)

por exercícios corporais, atenção e memória fracas.

A BELEZA DOS TEMPERAMENTOS

Norbert Glas, citado por Hallawell, (2008), diz o formato do rosto e de suas partes, além da postura e do andar, indicam a personalidade e o temperamento das pessoas. Embora sejam interessantes essas classificações esbarram na complexidade da personalidade humana e nunca foram objeto de um estudo cientifico. As pessoas são uma mistura de diversos tipos, mas geralmente um tipo é predominante. O temperamento traduz o modo de reagir perante a vida. O temperamento básico continua presente a vida toda, mas pode sofrer algumas modificações com o passar dos anos.É interessante notar que, no sistema de Hipócrates , os tipos sangüíneos e colérico são emocionais, os tipos melancólico e fleumático são controlados, ou intelectuais, a baixo as características da beleza de cada temperamento segundo estudo do visagista Hallawell.

A BELEZA SANGUINEA

Maciço, carnudo. Seu porte é médio, seu comportamento é dinâmico e ativo. A beleza sangüínea é luminosa e vibrante. Dinâmica, festiva e motivadora. É também destemida e criativa. Ligada ao sol. Irradia alegria e entusiasmo. A personalidade

sangüínea é caracterizada pela extroversão e a energia. Sangüíneos ocupam espaço e gostam de estar no centro de atenções. Gesticulam muito, são inquietos e falam e riam alto. São curiosos e motivados por novidades. Não gostam de rotina, nem de ficar confinados, por isso preferem trabalhar fora de escritórios. Também gostam de pessoas e têm facilidade de entusiasmar os outros. Não têm medo de novas empreitadas, mas podem ser impulsivos e, até, imprudentes.

A BELEZA MELANCÓLICA

A beleza melancólica é elegante, sensível e artística. Profunda, charmosa e sofisticada. Transmite calma e organização. Os melancólicos são sensíveis, quietos e introvertidos. Prezam a eficiência e competência, podendo ser perfeccionistas. São profundos, reflexivos e pensadores, com inclinação artística ou científica. Têm bom gosto e são refinados, com aparência bem cuidada. Preservam seu espaço e não gostam que sua privacidade seja invadida. Muitos são meigos e prestativos. Relutam em se arriscar e tendem a ser ansiosos. São organizados e gostam de manter listas de tarefas, com tendência à inflexibilidade quanto a normas e regras. Essa característica pode fazer com que se tornem controladores e conservadores, tolhendo sua criatividade, embora idéias

(10)

não lhes faltam. É em geral num indivíduo magro, de tórax estreito, retraído, cuja atitude geral é vergada.

A BELEZA COLÉRICA

A beleza colérica expressa muita atitude. Poderosa, passional e independente. Ligada ao coração, transmite força, coragem e determinação. Coléricas são pessoas fortes e decidas. São emotivas e intensas, fiéis, corajosos, generosos e prezam a lealdade. Atuam em linha reta, perseguindo objetivos, são obstinados, com tendência a serem teimosos. São motivados por desafios, e podem ser insensíveis na busca pelos seus ideais.São dominadores , impacientes , intolerantes, podendo ser arrogantes e orgulhosos.São lideres que podem se transformar em tiranos . É um longilíneo sério, aplicado, um espírito brilhante, sempre alerta, mais teórico do que realizador.

A BELEZA FLEUMÁTICA

É de estatura baixa, um tanto corpulento, de linhas gerais redondas e de pele pálida. Sua beleza é serena e espirituosa. Meiga, acolhedora e abnegada. Transmite segurança e paz. Precisam de segurança, portanto não gostam de riscos. São amorosos e flexíveis, enquanto sua comodidade não seja afetada. Não gostam de incomodar os outros, pois não gostam de ser incomodados. Freqüentemente,

deixam as escolhas para os outros, pensando que estão agradando.

ANÁLISE DO CORPO SEGUNDO CONCEITOS VISAGISMO

Segundo o visagista Hallawell (2009), embora a ossatura também revele certas características de temperamento, não é determinante. A ossatura grande e pesada e a tendência para engordar geralmente indicam que a pessoa é colérica ou fleumática. Mas mesmo quando mais gordo, o tipo colérico tem um corpo definido, até musculoso, seu porte é ereto. Mostra confiança é uma atitude desafiadora. O autor descreve o fleumático como tendo um porte arcado, freqüentemente com cabeça caída para frente. Seu corpo não tem definição e seus movimentos são calmos , lentos. Já os sanguíneos e melancólicos tendem a ter corpos delgados e magros. Os ossos são finos, longos e evidentes. O porte sanguíneo é solto e elástico. E melancólico tem porte rígido e ereto. Seus movimentos são precisos, elegantes e contidos, mostrando reserva e eficiência, (HALLAWELL, 2009, pg.134).

O modo de andar e o modo de sentar de uma pessoa podem revelar importantes aspectos do seu temperamento. Mas segundo Hallawell (2009), esses sinais não são determinantes para o tipo de pessoa. Para o autor pessoas que andam de um

(11)

modo rápido e descuidado, olhando para os lados e até para trás, e que tropeçam com freqüência, são indícios do tipo sanguíneo. Os coléricos olham para frente e andam eretos e duros, numa postura que pode intimidar. O andar que revela um temperamento melancólico é cuidadoso e deliberado. Seus passos são curtos, o ritmo de andar dependerá de seu estado de espírito. Muitos ficam olhando para o chão, observando por onde caminham, o que provoca postura arcada. Já o andar arrastado e devagar é característica de um temperamento fleumático. Um andar solto, sem postura, geralmente caminha com as mãos nos bolsos, olhando para o chão como se estive passeando, sem rumo e sem compromisso.

Notar como uma pessoa se senta numa cadeira e também como permanece sentada, é uma grande ferramenta da analise visual. Mas é preciso monitorar a pessoa enquanto não percebe que esta sendo observada. Pois segundo o autor, quando uma pessoa se sente observada pode se ficar constrangida, ansioso e até tímida.Hallawell ( 2009, pg.136,137), cita algumas características dos temperamentos como:

• Sanguíneo: Têm dificuldade em permanecer quietos e repousados, mexendo-se constantemente. Sentam-se na parte da frente da cadeira, como se estivessem preparados para se levantar a

qualquer momento. Cruzam e descruzam as pernas, e dificilmente ficam em posição ereta.

• Colérico: Geralmente senta-se ereto, com costas firmes contra o encosto da cadeira, podendo cruzar as pernas e braços. Às vezes sentam-se com as pernas abertas ou cruzam as pernas, formando uma figura de quatro.

• Melancólicos: São elegantes, sentam com cuidado. As mulheres podem ajustar as saias e os homens às calças, para que não amassem. Gostam de cruza as pernas, ou enganchar atrás da cadeira. Algumas mulheres cruzam a perna sobre a outra e ainda colocam um pé atrás da perna de apoio, formando uma figura de oito, como se estivessem amarradas.

• Fleumático: Geralmente se solta quando senta, recosta, mas não ereta. Gosta de esticar as pernas e de colocar as mãos atrás da cabeça, assumindo um posição relaxada.

Já nos gestos os sanguíneos usam muito as mãos e braços enquanto falam, com gestos largos, agitados e enérgicos.

• Os melancólicos gesticulam de maneira discreta, precisa e contida, mas muito expressiva. Os coléricos e fleumáticos por serem mais fechados e reservados, não gesticulam muito. Tanto coléricos quanto fleumáticos seguram muito suas mãos, cruzando os braços ou

(12)

colocando as mãos nos bolsos.Alguns fleumáticos chegam a esconder as mãos nas axilas , diz (HALLAWELL, 2009). Quanto ao comportamento o sanguíneo verdadeiro é o tipo mais fácil de ser identificado pelo comportamento. São naturalmente extrovertido e comunicativo, sendo motivado por novidades e modismo. Gosta de ser atendido com alegria e quer conversar muito. Os coléricos são na maioria reservados, e sente ameaçado quando perceber que não detém o poder. É muito decidido e impaciente, não gosta de indecisão e de muitas informações. Prefere atendimento direto, rápido, e objetivo. Quando aparece no salão de beleza, por exemplo, já sabe o que quer. Pode ser arrogante e intransigente. Já os melancólicos são introvertidos e quietos, sentem necessidade de controle e são motivados pela busca da perfeição. Em particular os melancólicos são cuidadosos, detalhistas e organizados.Gostam de receber informações preciosas e minuciosas.Não aceitam mudanças radicais, por isso cuidam passo a passo de qualquer alteração na sua imagem.Os fleumáticos são quietos, mas simpáticos e amigáveis . Não gostam de incomodar os outros, como dificilmente tomam iniciativa, não começam conversas. É difícil decifrar suas emoções e sentimentos porque não demonstram desagrado ou prazer.Os fleumáticos são muito fechados ,

tornando árdua a tarefa de descobrir seus desejos e necessidades, (HALLAWELL, 2009).

CONCLUSÃO

Sem que seu cliente perceba que esta sendo analisado através de seus traços físicos e comportamento , o profissional poderá identificar as necessidades , antes e durante do preenchimento da sua ficha de anaminésia, com por exemplo : o temperamento sanguíneo, precisa de atendimento rápido e processos de curta duração , pois tende a não ter paciência com rotina e horários pré determinados .Gosta de ver logo resultados, acredita-se que invés de uma massagem relaxante, por exemplo, terá preferência por uma modeladora, pois além de ser um processo terapêutico , e pode trazer relaxamento , ao mesmo tempo modela seu corpo. O que pode agradá-lo e muito, pois é vaidoso, e gosta de ser o centro das atenções. Já o cliente melancólico é pessimista, duvida de tudo. Com esse temperamento, o profissional não deve esperar elogios, por mais o trabalho seja perfeito e satisfatório. O esteticista deve ser cuidadoso, explicar cada procedimento com clareza, mostrar competência, agilidade e muito respeito. Para modelar as sobrancelhas de um melancólico, por exemplo, deve-se modelar com paciência, mostrando os resultados a todo o momento, pedindo sua

(13)

opinião sempre, com cuidado de sempre pegar pelo menos do que pelo mais.

O colérico já sabe o que quer, e dificilmente muda de opinião, não gosta de ser contrariado. É preciso ter cautela, pois são geralmente pessoas conservadoras, perfeccionistas e meticulosas. Um pequeno erro no atendimento já pode ser fatal. Deve-se ouvir o que tem a dizer, e conduzir seu trabalho com criatividade, mas sem que o mesmo fique muito explícito, pois ele não gosta de novidade, e modismos. O profissional deve estar preparado para receber criticas.

O fleumático, o menos vaidoso dos temperamentos, além de ser indeciso e ansioso. É preciso ter cautela, criar uma atmosfera de confiança, mostrando eficiência e precisão em cada detalhe. Uma maquiagem, por exemplo, deve ser leve, sem grandes novidades, já que o mesmo não gosta de se aparecer.Faz um tipo mais largado e simples de viver , seu estilo vai do casual ao esportivo , tendo dificuldade nos momentos de se produzir para eventos formais.

Pesquisar sobre os temperamentos e sua relação com a estética, requer um tempo maior, e um aprofundamento em cada características dos temperamentos humanos, sabendo que não possuímos apenas um , mas uma mistura de dois, até três tipos , sendo um predominante, seja no físico , ou no comportamento . Isso gera

uma grande dificuldade de análise. Mas o profissional munido dessas informações, e com a linguagem visual apurada, pode trabalhar essas características para facilitar seu trabalho e ganhar respeito e fidelidade de seu cliente.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

1.DINIZ, Pereira Ribeiro & Leonardo Ribeiro Fuerth – Qualidade no Atendimento no Setor de Serviços: A ERA DO CLIENTE. REVISTA CADERNOS DE ADMINISTRAÇÃO ANO 2, VOL. 1, Nº 03 Jan – Jun/2009. UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – Disponível em: http://www.fsma.edu.br/cadernos/Artigos/ Cadernos_3_artigo_1.pdf - Acesso em , 24/04/2010.

2.HALLAWELL, Philip . Visagismo - Harmonia e Estética – 4ª edição – Ed. São Paulo – SENAC – 2008.

3.HALLAWELL, Phillip - Visagismo Integrado -Identidade , estilo e beleza - São Paulo: Editora SENAC - SP, 2009.

4.MARCANTE, P. Qualidade no atendimento – diferencial competitivo dos campeões. 2008. Disponível em <www.biblioteca.sebrae.com.br/bds/BDS. nsf/8657 - CFC11893BBA403256E9 E00492D29/$File/NT00056F7E.pdf>

Acesso em 25 março de 2010.

5.PINHEIRO, R. M. et al. Comportamento do consumidor e pesquisa de mercado. 3 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006 6.SOUKI, O. As 7 chaves da fidelização de clientes. São Paulo: HARBRA, 2006. 7.VOLPI, José Henrique. Particularidade Sobre o Temperamento, a Personalida, o Caráter, Segundo a Psicologia

(14)

Corporal.Curitiba.Centro Reichiano, 2004.

Curitiba.Disponivel em: www.centroreichiano.com.br/artigos.htm.

Referências

Documentos relacionados

Após extração do óleo da polpa, foram avaliados alguns dos principais parâmetros de qualidade utilizados para o azeite de oliva: índice de acidez e de peróxidos, além

Uma maneira viável para compreender uma reação química é através da conservação das massas, isso porque numa abordagem mais ampla, como demonstra no livro

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

b) Execução dos serviços em período a ser combinado com equipe técnica. c) Orientação para alocação do equipamento no local de instalação. d) Serviço de ligação das

[r]

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Evacuar imediatamente a área do derramamento ou vazamento, em todas as direções, num raio de pelo menos 15 m (consultar a Tabela de Distância de Evacuação. Se o nome do produto for

O tratamento T1 com menor concentração de farinha da casca de maracujá (5%) apresentou resultado semelhante ao controle para as variáveis: pestana, aspecto e