• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA E DESENVOLVIMENTO RURAL PLANO DE ENSINO 2021/1

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA E DESENVOLVIMENTO RURAL PLANO DE ENSINO 2021/1"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS - CCA

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA E DESENVOLVIMENTO RURAL

PLANO DE ENSINO – 2021/1 I. IDENTIFICAÇÃO DA DISCIPLINA:

CÓDIGO NOME DA DISCIPLINA NO DE HORAS-AULA

SEMANAIS SÍNCRONAS/ASSÍNCRONAS TOTAL DE HORAS-AULA SEMESTRAIS TEÓRICAS PRÁTICAS EXR7610 GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AGROPECUÁRIO 2 36

Fase: 8a Cursos: Agronomia e

Zootecnia Créditos: 2 Caráter: Optativa

II. HORÁRIO

SÍNCRONA ASSÍNCRONA

Quarta-feira: 16h20min – 17h10min à escolha do aluno (a) III. PROFESSOR (ES) MINISTRANTE (S)

CRISTIANE TAVARES FEIJÓ

IV. EMENTA

Noções e estrutura de uma empresa. Empreendedorismo rural. Estrutura organizacional. Conceitos e etapas do processo de negociação. Simulação de sistemas econômicos visando aprimorar a capacidade decisória do empreendedor rural.

IV. OBJETIVOS

a) Apresentar e discutir elementos de gestão de unidades produtivas rurais e agroindustriais b) Destacar aspectos de empreendedorismo através da análise de casos

c) Apresentar ferramentas de diagnóstico integrado de empreendimentos rurais para auxiliar em tomadas de decisão estratégicas

d) Estimular a reflexão dos estudantes acerca dos diferentes elementos que constituem as Organizações Rurais

e) Instrumentalizar os estudantes na confecção de um Plano de Negócios

V. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1. CONTEÚDO TEÓRICO:

 Gestão: noções gerais, conceitos, metodologias

 Níveis e abrangência de processos de gestão nas unidades produtivas rurais

 Organização: função, tipos e modelos organizacionais; organizações empresariais e cooperativas; elementos da organização de unidades de produção da agricultura familiar

 Planejamento: níveis estratégico, tático e operacional; elementos-chave dos processos decisórios; construção de cenários para a gestão estratégica; componentes e diferenças entre elementos de planejamento em unidades de produção agropecuárias e unidades agroindustriais/empresariais  Visão sistêmica das organizações rurais

(2)

 Empreendedorismo agroindustrial e cooperativo na área da produção animal, empreendedorismo na agricultura familiar

 Estudos de casos de empreendedorismo na produção agropecuária  Diagnóstico Rural Integrado

 Plano de negócios

VI. METODOLOGIA

As atividades pedagógicas não presenciais serão realizadas na plataforma Moodle por meio de seus recursos (BigBlueButton, Fórum, Tarefas, Base de Dados, Wiki).

Aulas síncronas (pelo recurso BigBlueButton ou equivalentes como GoogleMeet, Zoom ou Jitsi. As aulas síncronas serão gravadas e disponibilizadas no Moodle): 10 horas-aula;

Atividades assíncronas (leitura de textos, vídeo-aulas gravadas, fórum de discussão, trabalhos): 14 horas-aula;

Atividades avaliativas assíncronas (avaliações): 10 horas-aula; Atividade avaliativa assíncrona de recuperação: 2h

Atenção a RESOLUÇÃO Nº 017/CUn/97 que dispõem sobre o regulamento dos cursos de graduação da UFSC, principalmente ao que trata o capítulo IV - seção I - da frequência e do aproveitamento.

A verificação da frequência será por meio da participação e entrega de atividades por ferramentas síncronas e assíncronas, perfazendo o mínimo de 75% de frequência, conforme regulamentação vigente. A verificação da frequência será por meio da participação e entrega de atividades por ferramentas síncronas e assíncronas, perfazendo o mínimo de 75% de frequência, conforme regulamentação vigente. a) Espera-se dos(as) discentes condutas adequadas ao contexto acadêmico. Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas, científicas e administrativas, poderão acarretar abertura de processo disciplinar discente, nos termos da Resolução no 017/CUn/97, que prevê como penalidades possíveis a advertência, a repreensão, a suspensão e a eliminação (desligamento da UFSC). b) Devem ser observados os direitos de imagem tanto de docentes, quanto de discentes, sendo vedado disponibilizar, por quaisquer meios digitais ou físicos, os dados, a imagem e a voz de colegas e do(a) professor(a), sem autorização específica para a finalidade pretendida e/ou para qualquer finalidade estranha à atividade de ensino, sob pena de responder administrativa e judicialmente.

c) Todos os materiais disponibilizados no ambiente virtual de ensino- aprendizagem são exclusivamente para fins didáticos, sendo vedada a sua utilização para qualquer outra finalidade, sob pena de responder administrativa e judicialmente.

d) Somente poderão ser gravadas pelos discentes as atividades síncronas propostas mediante concordância prévia dos docentes e colegas, sob pena de responder administrativa e judicialmente.

e) A gravação das aulas síncronas pelo(a) docente deve ser informada aos discentes, devendo ser respeitada a sua liberdade quanto à exposição da imagem e da voz.

f) A liberdade de escolha de exposição da imagem e da voz não isenta o(a) discente de realizar as atividades avaliativas originalmente propostas ou alternativas, devidamente especificadas no plano de ensino.

g) Os materiais disponibilizados no ambiente virtual possuem licenças de uso e distribuição específicas, a depender de cada situação, sendo vedada a distribuição do material cuja licença não o permita, ou sem a autorização prévia dos(as) professores(as) para o material de sua autoria.

VII. AVALIAÇÃO

ATIVIDADE CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO PESO 1) Seminário / Elaboração e Apresentação Argumentação, organização e clareza 50% 2) Elaboração de Resenha Crítica sobre Plano de Negócios Apropriação de conteúdos 30% 3) Fórum de Debates 20%

(3)

Seminários: serão avaliados o conteúdo, a apresentação, a organização textual, a criatividade, e o trabalho em grupo. As apresentações também serão avaliadas individualmente, quanto ao domínio do conteúdo, forma de apresentação, linguagem verbal e corporal. O grupo que não estiver apresentando o Seminário deverá apresentar questões para o debate através de argumentação sobre pontos críticos e controversos, bem como sobre os conceitos abordados. A avaliação será 1) do grupo responsável pelo seminário, de forma coletiva 2) dos demais estudantes, individualmente, em sua participação enquanto debatedores, sendo estimulados a pesquisas de artigos jornalísticos ou acadêmicos que irão subsidiar a elaboração de questões para o debate nos Seminários. Os mesmos quesitos serão levados em conta para a participação e avaliação, das apresentações gravadas e o Fórum de debates.

Resenha Crítica sobre Plano de negócio: terão os mesmos critérios de avaliação adotados para os Seminários.

A prova de recuperação abordará os principais conceitos e ferramentas trabalhadas em aula, será realizada individualmente através de questões discursivas.

VIII. CRONOGRAMA

DATA ASSUNTO

Sem. 1 16/06 (3h)

1h síncrona: Introdução à disciplina. Apresentação do grupo e discussão do programa da disciplina. Resumo inicial da disciplina. Informações sobre critérios de avaliação; formação de Grupos de Trabalhos para o Seminário e Plano de Negócios.

2h assíncrona: leitura de textos e vídeo

Sem. 2 23/06 (2h)

Gestão: conceitos e metodologias. Níveis e abrangência de processos de gestão nas organizações rurais.

2h assíncrona: leitura de textos, vídeo-aula gravada, fórum de debates sobre o conteúdo.

Sem. 3 30/06 (3h)

Gestão: conceitos e metodologias. Níveis e abrangência de processos de gestão nas organizações rurais.

1h síncrona: debate com a Doutoranda Júlia Coelho de Souza do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas

2h assíncrona: leitura de textos

Sem. 4 07/07 (3h)

Visão sistêmica. Componentes e diferenças entre elementos de planejamento em unidades de produção agropecuárias e unidades agroindustriais/empresariais. Construção social de mercados.

1h síncrona

2h assíncrona: leitura de textos

Sem. 5 14/07 (3h)

Organização: A função de organização; modelos de estrutura organizacional; ambientes organizacionais; as empresas e cooperativas; a organização de unidades de produção familiar.

1h síncrona: debate com o Geógrafo e técnico agrícola Luís Henrique Dias 2h assíncrona: leitura de textos

Sem. 6 21/07 (2h)

Organização: A função de organização; modelos de estrutura organizacional; ambientes organizacionais; as empresas e cooperativas; a organização de unidades de produção familiar.

2h assíncrona: leitura de textos, vídeo-aula gravada

Sem.7 28/07 (3h)

Planejamento: Funções e abrangência do planejamento. Níveis estratégico, tático e operacional; elementos-chave dos processos decisórios; construção de cenários para a gestão estratégica nas propriedades rurais.

1h síncrona

2h assíncrona: leitura de textos

Sem. 8 04/08 (2h)

Gestão: Elementos de um projeto para intervenção em uma UPA. Ferramentas de

Diagnóstico integrado de unidades produtivas agropecuárias. Elaboração de indicadores para a organização de cenários propositivos.

(4)

Sem. 9 11/08 (2h)

Empreendedorismo – Concepções: Empreendedorismo no meio rural; Inovação e empreendedorismo. O empreendedorismo como forma de potencializar a dinâmica econômica no meio rural.

2h assíncrona: leitura de textos, vídeo, fórum de debates sobre o conteúdo

Sem. 10 18/08 (2h)

Debate sobre Empreendedorismo agropecuário – a experiência da agricultura familiar (Cogumelo Shinko)

1h síncrona

1h assíncrona: leitura de textos, vídeos

Sem. 11 25/08 (2h)

Plano de negócios: Empreendedorismo na visão do Sebrae. Análise de rentabilidade econômica. Apresentação de Plano de Negócios na perspectiva do SEBRAE.

Encaminhamento dos trabalhos de grupo.

2h assíncrona: solicitação da resenha crítica sobre o Plano de Negócios, leitura de textos, vídeo, fórum de debates sobre a elaboração de um Plano de Negócio

Sem. 12 1/09 (2h)

Plano de Negócios: Detalhamento das etapas da elaboração de um plano de negócio de um pequeno empreendimento na perspectiva do MEXPAR

1h síncrona: Convidado Engenheiro Agrônomo Anderson Romão

1h assíncrona: entrega da resenha crítica sobre o Plano de Negócios Sem. 13

08/09 (1h)

Debate sobre Seminários

1h síncrona: apresentação dos grupos Sem. 14

15/09 (2h)

Debate sobre Seminários

2h síncrona: apresentação dos grupos Sem. 15

22/09 (2h) 2 h assíncrona: fórum para tirar dúvidas e avaliação da disciplina pelos alunos Sem. 16

29/09 (2h)

EXAME FINAL DE RECUPERAÇÃO – Avaliação escrita 2h: assíncrona

XI. BIBLIOGRAFIA Básica:

SCHULTZ, Glauco. Introdução à gestão de organizações. Coordenado pela SEAD/UFRGS. – Porto

Alegre: Editora da UFRGS, 2016. 159 p. ;il. ; 17,5x25cm

(http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad103.pdf)

WAQUIL, Paulo Dabdab. Mercados e comercialização de produtos agrícolas / Paulo Dabdab Waquil, Marcelo Miele [e] Glauco Schultz ; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS.

– Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010. 71 p.

(http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad016.pdf)

OLIVEIRA, V. L. de. Elaboração e avaliação de projetos para a agricultura. Organizado por Valter Lúcio de Oliveira coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

Complementar:

BAPTISTA, F. M.; VALLE, R. S. T. Formas de organização: associação, fundação, cooperativa, empresa. Coleção como entender. São Paulo, Instituto Socioambiental, n.1, 2002.

CONTINI, Elisio. Planejamento da propriedade agrícola: modelos de decisão. 2. ed. rev. Brasília: Embrapa Suínos e Aves, 1986. 300 p. http://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/handle/doc/903385 DORIGON, C. et al. As agroindústrias rurais da agricultura familiar de Santa Catarina. Florianópolis, Epagri, 2011. https://www.bibliotecaagptea.org.br/administracao/agroindustria/artigos/ CARACTERIZACAO%20DAS%20AGROINDUSTRIAS%20FAMILIARES%20E%20DAS%20REDES%20DE

(5)

%20COOPERACAO%20NO%20SUL%20CATARINENSE.pdf

DORIGON, C. Mercados de produtos coloniais da região oeste de Santa Catarina: em construção. IV ENEC - Encontro Nacional de Estudos do Consumo. Novos Rumos da Sociedade do Consumo? Rio de Janeiro/RJ. 24, 25 e 26 de setembro de 2008.

LOURENZANI, W.L. Capacitação gerencial de agricultores familiares: Uma proposta metodológica de extensão rural. Lavras, Ver. Organizações rurais e agroindustriais. 2006. p.313-322. resenha individual para o dia). SERÁ DISPONIBILIZADO PELO PROFESSOR.

MIGUEL, L. de A. Abordagem Sistêmica da Unidade de Produção Agrícola. Gestão e Planejamento de Unidades de Produção Agrícola. Org. Saionara Araújo Wagner et al.; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

ROSA, C. A. Como elaborar um plano de negócio / Cláudio Afrânio Rosa. -- Brasília : SEBRAE, 2007. SOUZA, J. Z. C de. Comércio solidário na prática do Núcleo Solidário da Rede Ecovida de Agroecologia. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Rural - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Ciências Econômicas, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural, Porto Alegre, 2008. WAGNER, S. A. et al. Gestão e planejamento de unidades de produção agrícola / organizado por Saionara Araújo Wagner ... [ et al.]; coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2010.

WEBER, J.; MORGAN, A.; WINCK, A. C. Empreendedorismo Rural Sustentável no Contexto do Oeste Catarinense: um estudo de caso no munícipio de Guatambu. IX EGEPE. Encontro de Estudos sobre Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas. Passo Fundo/RS, 2016

... Ass. do Professor

Aprovado na Reunião do Colegiado do Depto em ___/___/___ ...

Referências

Documentos relacionados

Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das

Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das funções

Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das

a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das funções pedagógicas,

Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das

Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício

Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das

Atos que sejam contra: a integridade física e moral da pessoa; o patrimônio ético, científico, cultural, material e, inclusive o de informática; e o exercício das