• Nenhum resultado encontrado

Edital de Recuperação Geografia 1º Bimestre

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Edital de Recuperação Geografia 1º Bimestre"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Edital de Recuperação – Geografia – 1º Bimestre

Nome: nº

Série/Ano​ _ ​Disciplina: Geografia Professor: Fabiana e Maicon

Período de recuperação: março/2018

A - Introdução

Na prova mensal, sua nota foi inferior a 6,0, o que indica que você teve dificuldades e não assimilou os conteúdos mínimos necessários. Agora, você terá a oportunidade de recuperar esses conteúdos por meio desse roteiro de estudos.

Leia, atentamente, este roteiro, pois ele resgata conteúdos essenciais para o prosseguimento de seus estudos, faça-o com atenção e comprometimento. Conteúdo abordado:

Tema 1 – O espaço mundial e a globalização • Cap. 1 – A vida no mundo globalizado

• Cap. 2 – A economia global e a organização do espaço B – ATIVIDADES

1. Leia os textos das páginas 10 a 20 do livro didático e elabore um resumo que envolva aspectos relacionados ao local e global na atual sociedade informacional e as revoluções industriais como fatores de formação da globalização (0,1).

(2)

2. O que é monopólio econômico? Escreva dois exemplos desses impérios industriais durante a Segunda Revolução Industrial (0,1).

3. Descreva quatro características socioeconômicas que multinacionais procuram ao se instalarem em um novo país visando reduzir seus custos e aumentar seu lucros (0,1).

4. Estabeleça a relação da difusão das multinacionais pelo mundo (sobretudo nos países emergentes e subdesenvolvidos) e a formação de uma nova Divisão Internacional do Trabalho (0,1).

(3)

Edital de Recuperação – Geografia – 1º Bimestre

Nome: nº

Série/Ano​ _ ​Disciplina: Geografia Professor: Fabiana e Maicon

Período de recuperação: maio/2018

INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO - 2

1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue juntamente com o

Edital.

2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas. 3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova.

4. Os trabalhos deverão ser entregues para o ​monitor ​no dia marcado por ele. ​Não serão aceitas atividades entregues fora deste prazo.

(4)

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA DE GEOGRAFIA – ETAPA 2

Nome: Nº 1a​. Série ​ _

Data: / / Professores: Fabiana e Maicon

Nota: (valor: 0,5) 1º bimestre

1 - Leia os textos das páginas 28 a 33 e 38 a 40 do livro didático. a. Resolva a atividade 2 da página 40 (0,1).

b. Elabore um comentário sobre as vantagens e desvantagens da atuação de empresas parceiras ou subsidiárias das multinacionais para um país emergente ou subdesenvolvido (0,1).

2 - Acesse o site:

http://geonauta.com.br/sala-dos-professores/professor-digital/-a-geografia-das -500-maiores-empresas-globais-/180 e os links disponíveis para responder as duas questões a seguir:

a. Quais são as três principais regiões continentais consideradas centrais da

economia mundial (que concentram o maior número de empresas globais)?

(0,1)

b. Elabore um comentário sobre as condições socioeconômicas que permitem

estas regiões serem o polo da economia mundial. (0,1)

3. Leia o texto a seguir e responda a questão: quais seriam os benefícios sociais e ambientais da diminuição do consumismo? (0,1)

Conheça homens e mulheres que optaram por uma vida

mais simples.

16/APR/2013

Na contramão da sociedade contemporânea, homens e mulheres optam por uma vida mais simples. Eles garantem que são mais felizes. Conheça as histórias.

Você pode ter passado a vida inteira, ou parte dela, ouvindo a expressão: tempo é dinheiro. Conhecido de perto um universo em que ter do “bom e do melhor” é sinônimo de uma vida sossegada. Também deve ter escutado, e acreditado, que comprar roupas, sapatos e supérfluos alivia o estresse. Que shopping é e será um dos melhores lazeres desta vida moderna. Agora, suponha que tudo isso virasse de cabeça para baixo. Em nome da simplicidade do ser, homens e mulheres, de idades diferentes, chacoalharam esses velhos conceitos cada vez mais impostos à sociedade e optaram, sem culpa e com leveza,

(5)

por uma vida simples. Acreditam que precisam de pouco para se satisfazer e asseguram que o lucro com tudo isso não se vende nem se troca, e tem nome: felicidade.

Não se trata de um movimento, mas um fenômeno sem causa única e nenhuma regra. Essas pessoas estão, aos poucos, caminhando por conta própria em busca da simplicidade, sem fazer publicidade disso. Alguns mudaram de cidade, outros conseguiram isso morando em uma capital como Belo Horizonte. E não estão sós. A tal simplicidade já chama a atenção do mundo, já que grandes homens, que poderiam esbanjar mordomias, disseram “não” a elas e a tudo que elas remetem. ​José Mujica​, ex-presidente do Uruguai, por exemplo, mora em uma casa deteriorada na periferia de Montevidéu, sem empregado nenhum. Seu aparato de segurança enquanto era presidente: dois policiais à paisana estacionados em uma rua de terra.

Outro que recebeu os olhares do planeta é o papa argentino Francisco, que despertou a simpatia dos católicos e até mesmo de quem não segue a religião, por quebrar protocolos da Igreja. Sabe-se que antes de chegar ao cargo mais alto da instituição, no dia 13, quando foi escolhido como papa, ele andava de metrô e ônibus por Buenos Aires e cozinhava a própria comida. Já como líder do catolicismo, ele dispensou o carro oficial ao celebrar uma missa e caminhou pelas ruas, aproximando-se mais do povo.

Adaptado de:

https://www.pragmatismopolitico.com.br/2013/04/homens-e-mulheres-que-optaram-por-u ma-vida-simples.html

Edital 3 de Recuperação – Geografia – 2º Bimestre

Nome: nº 9o

Ano​ _ ​Disciplina: Geografia Professor: Fabiana e Maicon

Período de recuperação: maio/junho/2018

INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO - 3

1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue juntamente com o

Edital.

2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas. 3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova.

4. Os trabalhos deverão ser entregues para o ​monitor ​no dia marcado por ele. ​Não serão aceitas atividades entregues fora deste prazo.

Conteúdos da recuperação: UNIDADE 2 - EUROPA

(6)

● Capítulo 4 - Europa: diversidade natural do continente: - Países e localização geográfica

- O quadro natural: clima e vegetação - O relevo e as águas das paisagens

- A presença de recursos minerais e energético. Objetivos da recuperação:

Recuperar as defasagens de aprendizagem referentes ao 2º bimestre:

Atingir de forma satisfatória os objetivos de aprendizagem descritos no edital da prova bimestral, entre eles:

- Identificação das algumas formas de regionalização europeia, assim como suas fronteiras, feições naturais do espaço natural e limites geográficos. - Compreensão e Identificação da diversidade natural do continente no que

tange ao clima, vegetação, relevo e hidrografia.

- Interpretação histórica da utilização mineral na Europa e os principais produtores do continente na atualidade.

(7)

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA DE GEOGRAFIA – ETAPA 3

Nome: Nº 9o​ ano ​ _

Data: / / Professores: Fabiana e Maicon

Nota: (valor: 0,5) 2º bimestre

1 - Leia as páginas 68 e 70 do livro didático e interprete o texto para responder as questẽos abaixo (0,2):

Mediterrâneo – A estranheza de um clima pouco apto para a Agricultura

Em Portugal, como em qualquer outro país de clima predominantemente mediterrâneo, os invernos são as estações mais úmidas e frias (ainda que desordenadamente) e os verões secos e quentes. Por cá [Portugal] podemos pensar que pelo resto do globo os invernos e verões, a nível climático, se estruturam de modo semelhante aos nossos, apenas com variações nas quantidades de precipitação e temperatura. No entanto, o clima mediterrâneo é tudo menos comum na terra: apenas 3% do globo apresenta um clima do tipo mediterrânico (Bacia Mediterrânica; Costa da Califórnia; Costa central do Chile; Sudoeste da África do Sul; Costa Sul e Sudoeste da Austrália).

Montanhas de Provença - Cezanne

No clima mediterrânico, por mais normal que nos possa parecer – como habitantes de um país marcado por esse tipo de clima -, os verões são muito singulares, pois é, simultaneamente, a época mais seca do ano. Curiosamente –

(8)

provavelmente só para nós -, nas restantes regiões subtropicais temperadas, por exemplo, em Washington, que fica à mais ou menos à mesma latitude que Braga, os meses de verão são os de maior precipitação! Aí, o calor significa mais umidade, e não secura como por cá [Portugal].

Apesar do clima mediterrânico ter muitas vantagens turísticas, pois o calor e a quase ausência de chuva nos verões são ideais para atividades exteriores, na agricultura a mesma combinação é uma desvantagem, pois a vida vegetal desenvolve-se preferencialmente com umidade e calor em simultâneo – basta lembrar o caso da exuberância das selvas tropicais. Ou seja, no clima mediterrânico, à medida que os meses avançam e da primavera se passa para o verão, as chuvas começam a diminuir. Faltando a umidade e calor em simultâneo, a vegetação e a agricultura, por consequência, tenderá a ser menos favorecida nos países mediterrânicos. Mesmo assim, algumas espécies, tal como as oliveiras e as videiras adaptam-se bem a este clima, tal como todo o tipo de culturas de regadio, garantindo a mão humana aquilo que a natureza não provém.

Poderíamos então dizer que a irrigação resolveria os problemas e obstáculos à agricultura nos climas secos, tal como é o clima mediterrânico no verão. Mas podemos muito bem estar enganados, pois o excesso de irrigação leva à salinização dos solos e à sua consequente infertilidade. Esse fenómeno explica-se pela presença de sais, ainda que em pequenas quantidades, na água doce e que acabam por precipitar e se depositar nos solos, uma vez que o calor faz evaporar apenas a água (alusão direta às salinas). Apesar de ser um processo lento, a salinização dos solos acaba por ser inevitável. Hoje, na Mesopotâmia muitos dos solos que foram irrigados e férteis durante séculos são agora estéreis. O mesmo parece estar a acontecer em Israel.

Esperemos então que as zonas mediterrânicas não atinjam o mesmo nível de saturação e salinização dos solos existentes já noutras regiões - onde se inclui obviamente Portugal, e mais particularmente o Alentejo. Esperemos que saibamos perceber as nossas limitações e o modo de as ultrapassar, sem soluções que agravem ainda mais as condicionantes naturais. Nem sempre forçar a natureza a uma coisa não natural tem bons resultados – redundâncias e trivialidades à parte. Por vezes a "fatura" vem anos, séculos ou milénios depois...

Nota: ​Usar o termos Mediterrânico ou Mediterrâneo é indiferente, segundo o sítio da Internet "Cinerdúvidas".

http://www.ciberduvidas.pt/pergunta.php?id=15372

Fonte: ​http://abuscapelasabedoria.blogspot.com.br/2012/12/mediterranico-estranheza-de-um-clima.html Acesso: 27/05/2018

a) O clima mediterrâneo é muito presente no planeta? Transcreva quais são as regiões em que ele é presente.

b) Explique como é a dinâmica climática no que se refere a temperatura e pluviosidade/umidade do clima mediterrâneo durante o inverno e o verão.

(9)

c) Descreva duas características da vegetação mediterrânea e as duas espécies vegetais que melhor se adaptam a esse ambiente .

d) De que forma a agricultura pode danificar os solos da região apresentada?

2 - Leia as páginas 74 e 75 do livro e resolva os exercícios 1A e 1B da página 128 (“PARA LEMBRAR”) e, na sequência o exercício C (0,2):

A)

B)

C) Descreva o processo de formação do relevo da Planície Norte-europeia e características sobre os solos e a hidrografia.

3 - Leias as páginas 68, 69, 70 e 71 do livro e resolva o exercício 2 da página 129 (“PARA LEMBRAR”) e, na sequência o exercícios apresentados (0,1):

(10)

Afirmações falsas e suas correções

Descreva as características do relevo no qual a Holanda está inserida

Edital 4 de Recuperação – Geografia – 2º Bimestre

Nome: nº: ​9o ​ano:

Disciplina: Geografia Professor: Fabiana e Maicon Período de recuperação: 1º semestre de 2018

__________________________________________________________________________________________ INSTRUÇÕES PARA A PARTICIPAÇÃO NA RECUPERAÇÃO - 4

1. Acompanhe o calendário de aulas e provas que será entregue juntamente com o

Edital.

2. A presença nas aulas é obrigatória. As faltas devem ser justificadas. 3. Os instrumentos de avaliação da recuperação são: roteiro e prova.

4. Os trabalhos deverão ser entregues para o ​monitor ​no dia marcado por ele. ​Não serão aceitas atividades entregues fora deste prazo.

Conteúdos da recuperação:

UNIDADE 2 - EUROPA

● Capítulo 4 - Europa: diversidade natural do continente: - Países e localização geográfica

- O quadro natural: clima e vegetação - O relevo e as águas das paisagens

- A presença de recursos minerais e energético.

● Capítulo 5 - Europa: formação territorial, União Europeia e demografia - Aspectos socioeconômicos atuais

- Geopolítica da transformação das fronteiras do século XX - A formação da União Europeia

- Espaço Urbano e população

Objetivos da recuperação:

Recuperar as defasagens de aprendizagem referentes ao 2º bimestre:

(11)

bimestral, entre eles:

- Identificação das algumas formas de regionalização europeia, assim como suas fronteiras, feições naturais do espaço natural e limites geográficos.

- Compreensão e Identificação da diversidade natural do continente no que tange ao clima, vegetação, relevo e hidrografia.

- Interpretação histórica da utilização mineral na Europa e os principais produtores do continente na atualidade.

- Reconhecimento das transformações geopolíticas do século XX e suas consequências na formação territorial.

- Compreensão do contexto histórico de formação da União Europeia através da análise dos tratados e a atual situação.

- Análise de aspectos gerais sobre demografia e consequências em relação às situações de natalidade, longevidade e imigração.

(12)

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO CONTÍNUA DE GEOGRAFIA – ETAPA 5

Nome: Nº 9o​ ano ​ _

Data: / / Professores: Fabiana e Maicon

Nota: (valor: 0,5) 2º bimestre

1 - Observe o mapa sobre o relevo europeu:

Identifique cinco formações montanhosas europeias, sendo uma ao norte, uma ao leste e três ao sul do continente (0,1):

(13)

Faça um comentário sobre a representatividade econômica do rio Reno e a importância do porto de Roterdã, na Holanda (0,1):

3 - Observe o mapa e a figura para responder a questão:

Como se chamou o momento histórico que unificou fronteiras na Europa? Aponte duas características econômicas entre os países que pertenciam ao antigo bloco socialista (0,1).

(14)

4 - Analise a charge a seguir para responder à questão:

A que se refere esta charge? Comente dois motivos que foram consideradas para esta mudança neste bloco econômico (0,1)

(15)

Descreva a leitura da pirâmide apresentada. Explique duas consequências da redução, em média, da natalidade e crescimento da longevidade europeia (0,1):

Referências

Documentos relacionados

A solução, inicialmente vermelha tornou-se gradativamente marrom, e o sólido marrom escuro obtido foi filtrado, lavado várias vezes com etanol, éter etílico anidro e

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Os resultados são apresentados de acordo com as categorias que compõem cada um dos questionários utilizados para o estudo. Constatou-se que dos oito estudantes, seis

Para aprofundar a compreensão de como as mulheres empreendedoras do município de Coxixola-PB adquirem sucesso em seus negócios, aplicou-se uma metodologia de