• Nenhum resultado encontrado

HISTÓRIA DOS ESPORTES E DA ATIVIDADE FÍSICA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "HISTÓRIA DOS ESPORTES E DA ATIVIDADE FÍSICA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR:

Antonio Carlos / 8º e 9º ano

HISTÓRIA DOS ESPORTES E DA ATIVIDADE FÍSICA

1- HISTÓRIA DOS ESPORTES

Em nossas aulas anteriores comentamos, separadamente, sempre sobre a história dos esportes em diferentes momentos do ser humano. No texto a seguir, serão resumidos alguns dos pontos mais importantes a cerca da história dos esportes, destacando os principais períodos da história.

PRÉ-HISTÓRIA - O homem primitivo já praticava a Educação Física, não a

Educação Física convencional, como nós a conhecemos, mas, no seu dia-a-dia, na caça, na pesca, na luta contra o seu meio ambiente e nas homenagens aos deuses através das danças e ritmos. Nesse período todas as suas ações eram baseadas em um conjunto de movimentos - correr, saltar e lançar – que à medida que ele evoluía, adaptava esses movimentos as suas necessidades. Esses movimentos são denominados como MOVIMENTOS BÁSICOS.

IDADE ANTIGA – Algumas civilizações progrediram mais rapidamente e também

desenvolveram varias formas de se movimentar e praticar atividades físicas. Entre esses povos podemos citar principalmente chineses, egípcios e gregos. Na CHINA ANTIGA, a Educação Física era muito importante para o povo chinês, foram eles os criadores do Kung Fu, praticado pela seita Tao-tsé. Este consistia em uma ginástica terapêutica que utilizava os exercícios de acordo com a doença a ser tratada. Além das práticas físicas, existia também o aspecto religioso, que tratava as enfermidades do corpo e da alma. Os EGÍPCIOS, segundo os historiadores, são considerados como criadores da natação, dominavam o remo, a navegação em barcos à vela e a caça. A dança era praticada, além do manejo do arco e flecha, a corrida de carros de guerra, o arremesso de lança, a esgrima com bastão e corridas de velocidade e resistência. Na Grécia Antiga, além dos conhecimentos teóricos em diversas áreas, os gregos tinham muito apreço pelas praticas corporais. Seu avançado conhecimento os levou a sistematizar os movimentos básicos e transformou-os na modalidade base da maioria dos esportes: o ATLETISMO. Por ser o mais nobre dos esportes, o Atletismo, juntamente com algumas outras modalidades, os gregos deram origem aos JOGOS OLÍMPICOS.

ROMA ANTIGA - A expansão do IMPÉRIO ROMANO se deu até as terras gregas

e com isso a conquista dessas terras foi praticamente inevitável. Os romanos absorveram a cultura grega, inclusive os Jogos Olímpicos. Entretanto, os romanos eram um povo muito voltado às conquistas e as batalhas o que lhes conferia a característica de extrema

(2)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR:

Antonio Carlos / 8º e 9º ano

violência. Essa característica fez com que os Jogos Olímpicos perdessem o espírito de fraternidade, lealdade e justiça nas disputas idealizadas pelos gregos na origem dos jogos. As disputas sangrentas faziam a diversão do povo romano, a política do pão e circo, que era alimentada pelas batalhas entre os GLADIADORES nas arenas de combate, os Coliseus, sendo o principal o da cidade de Roma na Itália. Mas um fato mudou a história do Império Romano e dos Esportes, a conversão ao Cristianismo do Imperador Teodósio II, ao curar-se de uma enfermidade no fígado. Por considerar essa cura um milagre divino, o Cristianismo passou a ser a religião oficial do Império e a Igreja Católica a dominante em praticamente toda a Europa, e como medida também desse domínio os Jogos Olímpicos foram proibidos por serem considerados como ofensivos ao Catolicismo por se trata de uma festa em homenagem aos vários deuses gregos e por conter extrema violência das arenas de combates. Anos após esse fato, o Império entra em decadência e é iniciado a Idade Média.

IDADE MÉDIA - A Idade Média se inicia com o domínio da Igreja Católica sobre

praticamente toda Europa. Esse período é considerado por muitos historiadores como a ERA DAS TREVAS, pois a Igreja dominava todos os contextos da vida do homem, ditando as regras e permitindo ou negando as atividades que os homens poderiam realizar nesse período. Praticamente todas as atividades ligadas ao corpo do homem foram proibidas, pois o corpo era considerado templo do pecado e por isso não poderia ser contemplado de qualquer forma. A necessidade de proteção às terras dos senhores feudais e ao patrimônio da própria Igreja, fez com que as praticas de atividade militares fossem liberadas, sendo as mais praticadas nesse período, além do arco e flecha e dos combates com espadas e lanças, o surgimento da CAVALARIA, a disputas das JUSTAS e dos TORNEIOS e as CRUZADAS promovidas pela Igreja. A diminuição gradativa do poder da Igreja sobre o homem, que aconteceu em grande parte pelos movimentos revolucionários que promoviam o homem como dono de suas próprias ações, deu inicio a ERA MODERNA.

ERA MODERNA – a principal característica desse período foi a revolução

industrial, ou seja, o uso das máquinas para produzir os bens de consumo. A industrialização trouxe mais momentos de lazer para os cidadãos dos países desenvolvidos e em desenvolvimento, levando os cidadãos a participarem e acompanharem eventos desportivos, a maior participação em atividades atléticas, e aumento da acessibilidade dos mesmos. Isso fez ressurgir o ideal e o espírito olímpico perdidos a séculos. No dia 1º de julho de 1896, na cidade de Atenas, na Grécia, um grande amante dos desportos e atleta polivalente fez

(3)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR:

Antonio Carlos / 8º e 9º ano

ressurgir os Jogos Olímpicos, o Barão Pierre de Coubertain. O destaque dos jogos ficou por conta do ATLETISMO que segundo o Barão de Coubertain: “Não podemos realizar os Jogos Olímpicos sem o Atletismo, mas só com o Atletismo realizamos uma Olimpíada.” (DORNELLES, s.d.) Desde então, os Jogos Olímpicos cresceram, ficaram cada vez mais organizados e hoje se tornou o maior evento esportivo do mundo.

ATUALIDADE – o crescimento dos Jogos Olímpicos se dá em grande parte pela

profissionalização do esporte. Atletas passaram a ganhar prêmios e patrocinadores a financiar atletas para exibir suas marcas e produtos. Assim, o esporte hoje é um produto rentável e por isso se tornou um NEGÓCIO, bastante lucrativo. Alem disso, os avanços da TECNOLOGIA e das ciências têm influenciado e contribuído cada vez mais com o esporte. Treinamento, alimentação e equipamentos esportivos adaptados para cada atleta com base em pesquisas científicas sobre as características individuais do atleta; As arenas esportivas equipadas com os aparelhos mais modernos e o maior conforto e conectividade para atletas e espectadores; Transmissões dos maiores eventos esportivos por diferentes redes de televisão do mundo e através da internet com a maior qualidade de imagem e nos mais variados ângulos. A cada dia esporte e tecnologia tem andado lado a lado em busca das melhores performances e superação dos limites do homem.

Os desportos passaram a ser cada vez mais organizados e regulados desde dos Jogos Olímpicos da Antiguidade até o presente século.

O Brasil não está de fora dessa evolução, observamos que nossos lideres vem fazendo um grande esforço para que possamos sediar competições de alto nivel preprando espaços e investindo em atletas visando em um futuro bem próximo, em 2016 brilhar como nunca brilhamos em olimpiadas.

Os esportes são formas de atividades físicas que, através de participação ocasional ou organizada, visam usar, manter ou melhorar a aptidão física e proporcionar entretenimento aos participantes, regido por um conjunto de regras e por uma instituição que a organiza. Pode ser competitivo, onde o vencedor ou vencedores podem ser identificados por obtenção de um objetivo, exigindo um grau de habilidade, especialmente em níveis mais elevados.

(4)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR:

Antonio Carlos / 8º e 9º ano

2- CLASSIFICAÇÃO DOS JOGOS

Abaixo temos um quadro com a classificação dos jogos. A classificação apresentada, diverge um pouco de algumas outras existentes na internet e em alguns livros, mas é uma forma simplificada de entender sobre o assunto proposto.

CONCEITO EXEMPLOS

Brincadeiras Ação que se desenvolve no ato de jogar. Aprendizado

cultural que se expressa de diversas formas. A brincadeira é um estado existencial das pessoas em diversas situações das suas vidas (SÃO LUÍS, 2004).

Manifestam-se nos jogos, brinquedos em forma de objetos, cultura popular, reuniões de amigos, montagem ou confecção de brinquedos entre outros (SÃO LUÍS, 2004 ).

Jogos Simbólicos

A função desse tipo de atividade lúdica "consiste em satisfazer o eu por meio de uma transformação do real em função dos desejos", ou seja, tem como função assimilar a realidade. A criança tende a reproduzir nesses jogos as relações predominantes no seu meio ambiente e assimilar dessa maneira a realidade e uma maneira de se auto-expressar (PIAGET APUD RIZ 1997).

Brincadeiras ou jogos de faz- de- conta, de papeis ou de representações (SÃO LUÍS, 2004).

Jogos Esportivizados

[...] contêm alguns fundamentos de modalidades esportivas em que as regras são alteradas e/ou criadas de outra forma (MATO GROSSO, 1998, p. 22).

Basquetão, futebol de cadeira, futebol em duplas, tênisbol, câmbio, 10 passes, volençol, etc.

Jogos Populares São aqueles conhecidos também como jogos de rua

ou jogos tradicionais, que não exigem recursos materiais mais sofisticados, pois sua gênese está na cultura popular.

Queimado, amarelinha, rouba bandeira, boca- de - forno, mãe da rua, chuta lata, manchete, tacobol, etc.

Jogos de Salão São aqueles em que o jogador depreende menos

energia por parte da movimentação corporal, realizado em ambientes mais fechados (salas), usando-se tabuleiros e pequenas peças para representação dos jogadores, em que suas regras são pré-determinadas. Na atualidade muitos desses

Dama, xadrez, ludo dominó, pega-vareta, palavras cruzadas, baralho, desapareceu alguém, transformação de palavras, etc.

(5)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR:

Antonio Carlos / 8º e 9º ano

jogos são pré-fabricados /industrializados (SOUZA JR.; TAVARES, 2007).

Jogos Cooperativos

Os jogos cooperativos são jogos de compartilhar, unir pessoas, despertar a coragem para assumir riscos, tendo pouca preocupação com o fracasso e o sucesso em si mesmos. Eles reforçam a confiança pessoal e interpessoal, uma vez que, ganhar e perder são apenas referências para o contínuo aperfeiçoamento de todos. Dessa forma os jogos cooperativos resultam no envolvimento total, em sentimentos de aceitação e vontade de continuar jogando.

Amigos de jó, estamos todos no mesmo saco, cesta de frutas, dominó cooperativo, etc

REFERÊNCIAS

Alves, Alvaro Marcel Palomo. A história dos jogos e a constituição da cultura

lúdica. Cascavel: UFPR, 2003.;

Barbanti, Valdir. O Que é Esporte? Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde.

P. 54-58. São Paulo: USP, S.D.;

Betfuer, Lariça. Quais são os diferentes tipos de jogos. São Paulo (SP), Secretaria

Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. São Paulo é uma escola -

Manual de Brincadeiras/ Secretaria Municipal de Educação. - São Paulo: SME / DOT,

2006.

Pereira,

Telma.

O

jogo

O

que

é

o

jogo?

Disponível

em:

http://ikids.noradar.com/?tag=classificacao-dos-tipos-de-jogos

Santos, Gisele Franco de Lima. Origem dos Jogos Populares:

em busca do “elo

perdido”. Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar – anais / UEL:

Londrina, 2009.

Referências

Documentos relacionados

Claudemir já havia esta- do na fábrica, em Rinópolis, em 2014, para conhecer a nova geração de classificadoras Yamasa e, assim, auxiliar a diretoria da Coave a escolher o modelo mais

O Diretor Regional do SENAC em Santa Catarina, com Departamento Regional localizado na Rua Felipe Schmidt, nº 785, CEP: 88010-002, Centro, Florianópolis – SC, no uso de

Autor(es): Luana Soares Barbagelata; Jessylene de Almeida Ferreira; Edna Maria Acunã Souza; Maryelle dos Santos Gonçalves; Daniela Pereira Lopes; Keldenn Melo Farias

A cidade de Volta Redonda – RJ conta com três Hospitais Particulares de referência e dois Hospitais Públicos, para o presente trabalho, as pesquisas com

Os primeiros jogos olímpicos da era moderna foram realizados em Atenas, em 1896, participaram destes jogos 285 atletas de 13 países, disputando provas de atletismo,

elétrico)...67 Figura 16 - Configuração experimental utilizada para medição de deslocamento do APF...69 Figura 17 - Exemplos de sinais de entrada e saída do interferômetro de

• Patrimônio: Em 2017 houve uma redução do valor orçado para o departamento , porém não ocorreu nos valores realizados, o que também distorce a comparação.. • RH : Os custos

Tantos anos de trabalho com crianças, famílias e escolas nos despertou para uma importante realidade: grandes avanços tecnológicos ocorreram em nosso mundo e ainda não somos