• Nenhum resultado encontrado

C A D E R N O D E P R O V A

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "C A D E R N O D E P R O V A"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

Prefeitura Municipal de São José Edital 004/2017/SME

http://educasaojose2017.fepese.org.br

Instruções

Confira o número que você obteve no ato da inscrição com o que está indicado no cartão-resposta.

* A duração da prova inclui o tempo para o preenchimento do cartão-resposta.

Para fazer a prova você usará: ƒ este caderno de prova.

ƒ um cartão-resposta que contém o seu nome, número de inscrição e espaço para assinatura.

Verifique, no caderno de prova, se:

ƒ faltam folhas e a sequência de questões está correta. ƒ há imperfeições gráficas que possam causar dúvidas.

Comunique imediatamente ao

fiscal qualquer irregularidade!

Atenção!

ƒ Não é permitido qualquer tipo de consulta durante a realização da prova.

ƒ Para cada questão são apresentadas 5 alternativas diferen-tes de respostas (a, b, c, d, e). Apenas uma delas constitui a resposta correta em relação ao enunciado da questão. ƒ A interpretação das questões é parte integrante da prova,

não sendo permitidas perguntas aos fiscais. ƒ Não destaque folhas da prova.

Ao terminar a prova, entregue ao fiscal o caderno de prova completo e o cartão-resposta devidamente preenchido e assinado. outubro

22

22 de outubro 15 às 18h 30 questões 3h de duração*

C A D E R N O

D E P R O V A

P13

Professor

Informática

(2)
(3)

Legislação e Conhecimentos Gerais

sobre Educação

10 questões

1. Estudos mostram que para avançar na construção de uma identidade étnico-racial brasileira, os profissio-nais da educação precisam ter as seguintes premissas:

1. Reconhecimento de que historicamente o racismo e as desigualdades sociais contri-buíram e contribuem para a exclusão de grande parcela da população afrodescen-dente dos bens construídos socialmente. 2. Compreensão que a cosmovisão africana,

reinventada em territórios brasileiros, con-tribui para o enriquecimento do debate, na comunidade escolar, acerca de questões ambientais, tecnológicas, históricas, culturais, éticas e sociais, e cabe ser incluída em qual-quer proposta que se pense democrática. 3. Percepção que os projetos antirracistas e

antidiscriminatórios serão frutos de embates e diálogos.

4. Compromisso relacionado à sensibilização de nossos educandos quanto à questão da historicidade das relações raciais no Brasil, da importância do estudo sobre a África e da necessidade de reconhecer a Cultura Negra e suas diversas manifestações como um patrimônio histórico, ambiental, econômico, político e cultural, levando-os a perceber que são cidadãos ativos e que sua postura política interfere na sociedade.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

2. Consta no artigo 23 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que a educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semes-trais, ciclos, alternância regular de períodos de estu-dos, grupos não seriaestu-dos, com base na idade, na com-petência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que:

a. ( ) As famílias exigirem. b. ( ) Os estudantes solicitarem. c. ( ) O gestor escolar assim o definir.

d. ( X ) O interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

e. ( ) O Conselho Municipal de Educação assim o recomendar.

3. Analise o texto abaixo:

De acordo com a Redação dada pela Lei no 13.415, de 2017, consta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), que a carga horária mínima anual será de 800 horas para , distribuídas por um mínimo de 200 dias de efetivo tra-balho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

a. ( ) a educação infantil

b. ( ) a educação infantil e o ensino fundamental c. ( X ) o ensino fundamental e o ensino médio d. ( ) o ensino médio

e. ( ) o ensino médio e a educação superior

4. Consta no artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), na Redação dada pela Lei nº 13.415, de 2017, que o ensino da arte, especialmente

em suas expressões regionais, constituirá componente curricular:

a. ( ) Facultativo na educação básica. b. ( X ) Obrigatório da educação básica.

c. ( ) Obrigatório somente no ensino fundamental. d. ( ) Obrigatório na educação infantil e facultativo

no ensino fundamental.

e. ( ) Obrigatório no ensino fundamental e faculta-tivo no ensino médio.

(4)

8. O movimento mundial pela educação inclusiva é uma ação política, cultural, social e pedagógica, desencadeada em defesa do direito de todos os alu-nos de estarem juntos, aprendendo e participando, sem nenhum tipo de discriminação.

A educação inclusiva constitui um paradigma educa-cional fundamentado na concepção de direitos huma-nos, que conjuga como valores indissociáveis, e que avança em relação à idéia de ao con-textualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão . Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.

a. (  )  ética e estética • segregação • fora da escola b. ( X )  igualdade e diferença • equidade formal • 

dentro e fora da escola

c. (  )  semelhança e diferença • segregação •  dentro da escola

d. (  )  igualdade e justiça • homogeneização •  na sociedade

e. (  )  moral e igualdade • equidade informal •  dentro e fora da escola

9. De acordo com a Proposta Curricular de São José, uma política pública de educação precisa assumir um caráter amplo, complexo e envolver questões e enca-minhamentos que contemplem:

1. Acesso, permanência e sucesso das crianças, adolescentes, jovens e adultos na escola. 2. Gestão democrática do sistema de ensino. 3. Qualidade de ensino.

4. Meritocracia escolar.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4. c. ( X ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. 5. Está expresso no artigo 26 da Lei de Diretrizes e

Bases da Educação Nacional (1996) que os currículos da educação infantil, do ensino fundamental e do ensino médio devem ter base nacional comum, a ser comple-mentada, em cada sistema de ensino e em cada estabe-lecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida: a. ( X ) Pelas características regionais e locais da

sociedade, da cultura, da economia e dos educandos.

b. ( ) Pelas secretarias municipais de educação. c. ( ) Pelos Conselhos Estaduais de Educação. d. ( ) Pelas demandas do corpo docente. e. ( ) Pelo perfil do coletivo docente.

6. De acordo com as discussões relacionadas à diver-sidade étnico-racial, pode-se dizer que a escola tem o papel de:

1. Reconhecer e resgatar a história e cultura afro--brasileira e africana como condição para a

cons-trução da identidade étnico-racial brasileira. 2. Combater as relações preconceituosas e

discriminatórias.

3. Ser um espaço de apropriação de saberes e desconstrução das hierarquias entre as culturas. Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2.

b. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

7. Das teorias de aprendizagem indicadas abaixo, qual delas defende o pressuposto de que a cultura é um fator fundamental na constituição dos sujeitos? a. ( ) O Behaviorismo

b. ( ) O Estruturalismo c. ( ) A Teoria Existencialista d. ( X ) Teoria Histórico-Cultural e. (  )  Teoria Inatista

(5)

13. A expressão “Ambiente Virtual de Aprendizagem” vem sendo utilizada por educadores, técnicos em informática e profissionais interessados nas relações entre a educação, a comunicação e a tecnologia, e sua conceituação levando em conta aspectos tecnológi-cos e pedagógitecnológi-cos.

Para que seja viável a criação de tais ambientes, é imprescindível a existência de:

a. ( X )  Internet.

b. ( ) Webcam e impressora. c. ( ) Softwares de editoração. d. ( ) Monitores de alta resolução. e. ( ) Dispositivos de entrada e saída.

14. Analise o conceito abaixo:

Tendo em vista que para o processo de aprendizagem se efetivar é necessário que haja motivação e intera-ção entre , faz se indispensável que o docente se insira no contexto da era digital, buscando novas formas de expor seus conteúdos, analisando o que é realmente importante: ensinar para a nova geração.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. a. ( ) aluno e internet b. ( X ) aluno e professor c. ( ) aluno e computador d. ( ) professor e internet e. ( ) professor e computador

15. A gestão pedagógica (planejamento, registro e avaliação) é necessária e insubstituível para: a. ( ) fiscalizar as escolas.

b. ( ) administrar as verbas recebidas.

c. ( X ) avaliar se a escola está conseguindo atingir seus objetivos.

d. ( ) gerenciar as ações que envolvem a metodolo-gia de ensino.

e. ( ) implementar as diretrizes pedagógicas. 10. A proposta curricular do município de São José

está pautada numa concepção de escola que tem como função social o compromisso de garantir que cada aluno que por ela passe:

a. ( X ) Se aproprie do conhecimento histórico e socialmente produzido e sistematizado. b. ( ) Aprenda e se desenvolva tendo como base os

princípios da meritocracia escolar.

c. ( ) Aprenda a importância de adquirir conheci-mentos técnicos para poder competir no mer-cado de trabalho.

d. ( ) Reconheça a importância de uma escola vol-tada à conformação dos sujeitos.

e. ( ) Possa ser educado a partir dos princípios da disciplina e da moral.

Conhecimentos Específicos

20 questões

11. A educação para a cidadania requer, portanto, que questões sociais sejam apresentadas para a aprendizagem e a reflexão dos alunos. Os Parâmetros Curriculares Nacionais incorporam essa tendência e a incluem no currículo dos Temas Transversais.

Não faz parte desses temas transversais: a. ( ) Ética.

b. ( ) Saúde.

c. ( ) Meio Ambiente. d. ( X ) Orientação Política. e. ( ) Pluralidade Cultural.

12. São exemplos de aplicativos utilizados com a Internet:

a. ( ) Excel e Firefox. b. ( ) PowerPoint e Word. c. ( ) Paint e Acrobat Reader. d. (  )  Internet Explorer e Word. e. ( X ) Skype e MSN Messenger.

(6)

16. Na sua configuração-padrão, uma das formas de se obter ajuda do Microsoft Windows 10 é pressionando: a. ( X ) A tecla F1.

b. ( ) A tecla F4.

c. ( ) O commando Shift+Delete. d. ( ) O commando Ctrl+Alt+Delete. e. ( ) A tecla com o símbolo do Windows.

17. O Dicionário Houaiss define:

Planejamento Serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes; planificação. Determinação de um con-junto de procedimentos, de ações, visando à realiza-ção de determinado projeto.

Analise as afirmativas abaixo:

1. Desta forma, planejar e avaliar não devem ocorrer simultaneamente.

2. Num sentido amplo, planejamento é um pro-cesso que visa dar respostas a um problema, estabelecendo fins e meios que apontem para sua resolução, de modo a não atingir obje-tivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro, não considerando as condições do presente, as experiências do passado e os diferentes aspectos da realidade. 3. O planejamento curricular envolve os

funda-mentos das áreas que serão estudadas, a pro-posta metodológica escolhida e a forma como se dará a avaliação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1. b. ( X ) É correta apenas a afirmativa 3.

c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

18. Analise as afirmativas abaixo acerca das memórias ROM e RAM.

1. A memória ROM é responsável pelas tarefas de boot e impressão em si.

2. A memória RAM diz ao computador como ligar ou a uma impressora como imprimir. 3. Os dados armazenados pela memória ROM

são menores que os armazenados na memó-ria RAM.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1. b. ( ) É correta apenas a afirmativa 2. c. ( X ) É correta apenas a afirmativa 3.

d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

19. Analise o conceito abaixo:

Não levar em consideração as vantagens que o uso podem propor-cionar ao aluno, é isolar a escola do mundo em que estamos inseridos, ficando assim difícil para o discente estabelecer uma ligação entre a teoria e a prática que ele vivencia.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

a. ( ) de quadro e giz b. ( ) de livros didáticos c. ( ) das aulas expositivas d. ( ) do material concreto

(7)

20. Analise o texto abaixo:

Ao introduzir computadores no processo

educacional é preciso associar as ações inovadoras – expressão do compromisso coletivo da comunidade educacional – constituídos por programas de formação contínua de professores e por processos de ensino-aprendizagem e pesquisa que permitam investigar, analisar, refletir e depurar o processo de utilização dos computadores. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

a. ( ) às atividades diárias b. ( ) às atividades laboratoriais c. ( X ) aos projetos pedagógicos d. ( ) aos planos de ensino e. ( ) aos planos de aula

21. Analise o texto abaixo:

Usar a favor da edu-cação representa um caminho privilegiado na forma-ção das novas gerações, pois ela está diminuindo dis-tâncias, superando desafios, interligando as pessoas de diferentes lugares do mundo de maneira rápida e prática, cada vez com mais recursos a nossa dispo-sição, oferecendo tanto aos professores, quanto aos alunos, ter contato com diferentes linguagens, o que irá contribuir com a formação linguística dos mesmos. Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto. a. ( X )  a Internet b. ( ) redes sociais c. ( ) os Temas Transversais d. ( ) os objetivos metodológicos e. ( ) as tecnologias da informação

22. Considere as seguintes afirmativas sobre teclas de atalho no Sistema Operacional Microsoft Windows 10 (Configuração-Padrão – Idioma Português Brasil).

1. A combinação de teclas Alt+Tab é utilizada para alternar entre janelas abertas.

2. A combinação de teclas Ctrl+Alt+Del é utili-zada para abrir o gerenciador de tarefas. 3. A combinação de teclas Alt+Enter é

utili-zada para exibir as propriedades do item selecionado.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2. b. ( ) É correta apenas a afirmativa 3.

c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. ( X ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

23. Considere as seguintes afirmativas sobre teclas de atalho no Sistema Operacional Microsoft Windows 10 (Configuração-Padrão – Idioma Português Brasil).

1. Shift+Delete – apaga arquivos e os envia para a lixeira.

2. Windows+tecla mais (+) – seleciona o texto inteiro.

3. Windows+Ctrl+F4 – fecha a área de trabalho atual.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 2. b. ( X ) É correta apenas a afirmativa 3.

c. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3. e. ( ) São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

(8)

24. Considere a figura a seguir a cerca do EXCEL 2010. Se E2=SE(SOMA(B2;C2)>10;”maior”;”menor”), e E3= MÉDIA(B2:C3), então E2 e E3 são dadas respectiva-mente por: a. ( ) menor e 2,0 b. ( ) maior e 2,0 c. ( ) maior e 2,5 d. ( X ) menor e 2,5 (V) e. ( ) #NOME? e #NOME?

25. Suponha que após editar a formatação de uma figura inserida no 5o slide de uma apresentação MS PowerPoint 2010, composta por 30 slides, o usuá-rio resolveu iniciar a apresentação dos slides para que ele pudesse analisar o resultado do seu trabalho. Nessas condições, o slide que será apresentado após a execução do comando Shift+F5 será o:

a. ( ) 1o. b. ( ) 4o. c. ( X ) 5o. d. ( ) 6o. e. ( ) 30o.

26. No MS PowerPoint 2003, quando se aciona a tecla de atalho Ctrl+M, tem-se:

a. ( ) A última digitação é desfeita. b. ( ) O texto selecionado é copiado. c. ( ) O salvamento automático do arquivo. d. ( ) O texto selecionado é recortado (copiado e

apagado).

e. ( X ) A inserção de um novo slide em uma apresen-tação do Microsoft PowerPoint.

27. No aplicativo PowerPoint, a aba de menu “Apresentações de Slides” contém diversos comandos

que podem ser aplicados a uma apresentação durante a sua edição.

Assinale a alternativa cujo comando não faz parte da aba “Apresentações de Slides”.

a. ( X ) inserir uma imagem b. ( ) testar um intervalo c. ( ) ocultar um slide

d. ( ) configurar apresentação de slides e. ( ) gravar uma apresentação de slides

28. No Microsoft WORD 2010 na aba de menu “Revisão”, tem-se os seguintes comandos:

1. Idioma e Sumário.

2. Orientação da Página e Contar Palavras. 3. Dicionário de Sinônimos e Controlar

Alterações.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

a. ( ) É correta apenas a afirmativa 1. b. ( ) É correta apenas a afirmativa 2. c. ( X ) É correta apenas a afirmativa 3.

d. ( ) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. e. ( ) São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.

29. Considere as definições enumeradas a seguir: 1. Transferência de um arquivo de um

computa-dor remoto para a máquina do usuário. 2. Palavras ou imagens que permitem a abertura

de páginas na Internet.

3. Ação de enviar um arquivo da máquina do usuário para a Internet.

Essas definições referem-se, respectivamente, a: a. ( ) Download, Site e Upload.

b. ( X ) Download, Hyperlink e Upload. c. ( ) Hyperlink, Upload e Download.

(9)

Coluna

em Branco.

(rascunho)

30. Em relação aos fundamentos da informática,

assi-nale a alternativa em que aparecem apenas compo-nentes de Hardware de um microcomputador. a. (  )  unidade central de processamento • 

Sistema Operacional Microsoft Windows 7 • placa-mãe

b. (  )  BIOS (do inglês Basic Input/Output System) •  discos rígidos • mouse • monitor

c. (  )  microprocessador • placa-mãe • teclado •  Sistema Operacional Microsoft Windows 10 d. ( X )  processador • placa-mãe • memória • 

dispositivos de entrada e saída

e. (  )  processador • placa-mãe • memória ROM •  BIOS (do inglês Basic Input/Output System)

(10)

Página

em Branco.

(rascunho)

Página

em Branco.

(rascunho)

(11)
(12)

Referências

Documentos relacionados

• Uma ação política e pública baseada em princípios administrativos e orçamentários voltados para a melhoria da qualidade de vida da população consubstanciada em

pagamento pela CONTRATADA, à época, de quaisquer encargos incidentes sobre o objeto deste contrato, assistir-lhe-á o direito de reter qualquer pagamento devido

ATENÇÃO: Não mergulhe a balança em água: os componentes electrónicos podem ficar danificados. Não utilize nenhuma escova de arame nem itens abrasivos. Não

As calorias queimadas são calculadas com base nos passos registrados e nos dados individuais, como idade, sexo, altura e peso.. Quando o uma atividade de fitness é monitorada com

Em caso de divergência de dados e/ou de defeito no Caderno de Questões, solicite providências ao fiscal de sala. O Cartão de Identificação deverá ser preenchido

Ato Autorizativo - Criação Último Ato Autorizativo (Reconhecimento ou Renovação de Reconhecimento) Conceito de Curso (CC) ENADE Conceito Preliminar de Curso (CPC)

JESSIKA DE JESUS ALVES BEJA - No.. JESSIKA DE JESUS ALVES BEJA

Dessa forma, pode-se concluir que os maiores porcentuais de indivíduos foram observados nas matas dos fragmentos da fazenda Azulão e Jaguapirú; os ácaros