• Nenhum resultado encontrado

2. Quem produziu o texto, para explicar a fabricação do chiclete, mencionou o nome de vários ingredientes. a) Quais são eles?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "2. Quem produziu o texto, para explicar a fabricação do chiclete, mencionou o nome de vários ingredientes. a) Quais são eles?"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

SIGMAIS :: jun/2017 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_2_S+_09_2017_atv.docx 1

LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO I

Como é feito o chiclete?

Primeiro se faz uma mistura de vários tipos de borracha, que é chamada de goma base. Depois são incluídos resinas e óleos vegetais, que amaciam a massa, substancias minerais, que encorpam a mistura, e açúcar, corantes, aromas e ácidos, que dão o sabor. Em seguida, essa massa é esticada, cortada e são acrescentados um xarope de açúcar e essências que formam a casquinha crocante do chiclete. Aí é só embrulhar.

Recreio, nº 516, p.5.

1. Todo texto tem uma finalidade. Qual é a finalidade do texto que você acabou de ler?

A

Informar como o chiclete é feito.

B

Descrever as características do chiclete.

C

Enumerar os produtos de que é feito o chiclete.

D

Apresentar os ingredientes do chiclete.

2. Quem produziu o texto, para explicar a fabricação do chiclete, mencionou o nome de vários ingredientes. a) Quais são eles?

b) As palavras correspondentes ao nome desses ingredientes pertencem à classe dos substantivos. Classifique três dos substantivos listados na questão anterior.

3. As palavras destacadas no texto acompanham um substantivo e pertence à classe dos

A

substantivos

B

pronomes

C

artigos

D

numerais

E

adjetivos

6º ano

Ensino Fundamental • Módulo 9 • 2º período

(2)

SIGMAIS :: jun/2017 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_2_S+_09_2017_atv.docx 2 TEXTO II

Leia a tira a seguir para responder às questões.

4. No primeiro quadrinho, Overman atende ao telefone e anota um endereço. Levante hipóteses: a) Quem é Overman?

b) De quem ele pensa que é o telefonema?

c) Ainda no 1º quadrinho, a pessoa que fala com Overman diz: “Anote o endereço”. Na sua opinião, por que ela empregou o e não um?

5. O artigo é uma classe gramatical que acompanha o substantivo definindo ou indefinindo-o. No segundo quadrinho, foram empregadas as expressões “um compromisso” e “o sr. Coelho”,

a) Qual dessas duas expressões determina algo ou alguém?

b) Qual indefine ou indetermina algo ou alguém?

MATEMÁTICA

6. O número 17 é primo porque tem apenas dois divisores naturais, 1 e 17. Entre 20 e 50, existem quantos números primos?

A

3

B

4

C

5

D

6

E

7

7. Qual dos números a seguir é divisível, ao mesmo tempo, por 5 e 6?

A

170

B

411

C

905

D

28 470

E

500 000

(3)

SIGMAIS :: jun/2017 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_2_S+_09_2017_atv.docx 3 8. Um número de cinco algarismos é representado por 3 621n.

Qual é o algarismo pelo qual podemos substituir n para que esse número seja divisível por 2, 3, 4, 6, 8 e 9 ao mesmo tempo?

9. Verifique se o número 551 é primo ou composto e justifique sua afirmação.

10. Determine a fatoração completa dos números seguintes. a) 2 520

b) 3 575

CIÊNCIAS

11. A foto abaixo apresenta uma salina, lugar onde, em geral, obtém-se o cloreto de sódio, ou sal de cozinha.

(4)

SIGMAIS :: jun/2017 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_2_S+_09_2017_atv.docx 4 a) Explique como o sal de cozinha é obtido nas salinas.

b) Explique como deve ser o clima da região da salina.

12. Durante a noite, principalmente em noites frias, o vapor de água do ar entra em contato com superfícies frias, como as folhas das árvores, as pétalas de flores, a lataria e os vidros dos automóveis e outros. Então, ali, o vapor de água sofre (A) e forma gotículas de água líquida chamada de orvalho. A mudança de estado físico que substitui a letra A é:

A

solidificação.

B

sublimação.

C

condensação.

D

fusão.

E

evaporação.

13. Constantemente, estamos perdendo água pelo suor, respiração, urina e fezes. Como repomos essa água tão importante para o funcionamento de nosso corpo?

14. Numa chaleira com água fervente, podemos perceber a formação de uma névoa próxima ao bico do recipiente. Identifique as mudanças de estado físico da água desde que a água líquida começa a ferver na chaleira até a formação da névoa no ar.

15. Às vezes, quando está frio, logo de manhã, vemos que muitas folhas, flores, carros, vidraças e outros objetos que estão no ar livre ficam cobertos de gotas de água, sem que tenha chovido: é o orvalho. O orvalho se forma quando o vapor de água presente no ar se condensa ao entrar em contato com superfícies que estão mais frias que o ar. Se a temperatura estiver muito baixa, a água pode congelar sobre as superfícies frias, formando uma camada de gelo: é a geada, que pode causar prejuízos às plantações, já que o frio pode destruir folhas e frutos. A mudança de fase que ocorre na formação da geada chama-se:

A

ebulição.

B

fusão.

C

solidificação.

D

evaporação.

E

condensação.

GEOGRAFIA

16. Os cometas são astros de pequena dimensão que giram ao redor do Sol e, em geral, são formados por três partes. Nomeie e descreva cada uma das partes de um cometa.

(5)

SIGMAIS :: jun/2017 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_2_S+_09_2017_atv.docx 5 17. O Sistema Solar é um sistema planetário, ou seja, um conjunto formado por vários astros. As frases abaixo apresenta a

descrição de três tipos de astros presentes no Sistema Solar. Apresente o nome do astro descrito em cada informação. a) São astros que giram ao redor dos planetas. A Lua é um exemplo de astro que possui essa característica.

b) São fragmentos sólidos vindos do espaço, em grande velocidade, em direção a algum planeta. São atraídos pela força da gravidade do planeta.

c) São astros sem luz própria que giram ao redor de uma estrela: a Terra.

18. Sobre os movimentos do planeta Terra e suas características, julgue os itens abaixo, assinalando C para certo ou E para errado. Após, justifique os errados.

C E

A Terra realiza apenas um movimento: o de rotação. Nele, o planeta gira em torno do Sol e é responsável pelos dias e pelas noites.

C E

A Terra realiza dois movimentos: o de rotação, no qual gira em torno do Sol, o que resulta em dias e noites; e o de translação, no qual a Terra gira em torno de si mesma, resultando nas estações do ano.

C E

A Terra realiza o movimento de translação. Nele, o planeta gira em torno do Sol, resultando nas estações do ano.

C E

No movimento de translação, ocorrem períodos que marcam o começo de cada uma das estações do ano

C E

A Terra realiza dois movimentos: o de cheia e minguante. Os dois são realizados no período noturno.

19. Na primeira metade do século XVI, o astrônomo Nicolau Copérnico defendeu a ideia de que o Sol era o centro do Sistema Solar e, ao seu redor, giravam os planetas. Por meio dessa teoria, foi possível estudar outras características relacionadas à forma e aos movimentos do planeta Terra.

a) Dos inúmeros movimentos que a Terra realiza, qual é o mais longo? b) Qual é o tempo de duração desse movimento?

c) O que o movimento acima citado causa no planeta Terra?

20. A luminosidade da Lua é, na verdade, o reflexo da luz do Sol em sua superfície, pois ela não tem luz própria. Conforme a sua posição em relação à Terra e ao Sol, são definidas suas quatro fases. Se a Lua estiver do lado oposto ao Sol e a parte iluminada de sua superfície inteiramente visível por nós, ela estará na fase:

A

minguante.

B

decrescente.

C

nova.

D

quarto crescente.

(6)

SIGMAIS :: jun/2017 | 6º ANO :: ENSINO FUNDAMENTAL | 16_2_S+_09_2017_atv.docx 6

HISTÓRIA

21. Por volta de 4000 a. C., os moradores dos pequenos vilarejos, ao longo do rio Nilo, começaram a construir diques para estocar água, aproveitando as depressões naturais dos terrenos. Assim, poderiam armazenar água para os períodos de seca. Dessa maneira, os egípcios começaram a formar pequenas comunidades chamadas de

A

Baixo Egito.

B

Alto Egito.

C

cidades-Estados.

D

Nomos.

E

Tebas.

22. A partir da leitura dos dois trechos a seguir, responda às questões propostas.

“O terceiro milênio a.C. testemunha um grande número de núcleos urbanos se desenvolvendo ao longo do Tigre e do Eufrates”. “Não há milagre egípcio, o desenvolvimento egípcio tem bases muito concretas. O Rio Nilo oferece condições potenciais, que foram aproveitadas pela força de trabalho dos camponeses egípcios”.

PINSKY, Jaime. As primeiras civilizações. São Paulo: Contexto, 2008.

a) Por que o território ocupado pelas civilizações mesopotâmica e egípcia é conhecido como região do “Crescente Fértil”?

b) De acordo com os dois trechos, escreva o fator que foi fundamental para o estabelecimento das primeiras civilizações nessas regiões.

23. O Egito Antigo tem uma história repleta de curiosidades e características que ficaram marcadas como legado na sociedade mundial até os dias. Uma dessas características é a religião. Os egípcios eram politeístas e acreditavam na vida após a morte. Explique como a crença na vida após a morte influenciava o dia a dia dos egípcios.

24. Explique a função do processo de mumificação para os antigos egípcios.

25. O domínio da escrita, na civilização egípcia, estava muito restrito a um pequeno grupo de pessoas formado por membros da família real, sacerdotes e funcionários conhecidos como

A

faraó.

B

sacerdote.

C

camponês.

D

artesão.

E

escriba.

Referências

Documentos relacionados

Portanto, conclui-se que o princípio do centro da gravidade deve ser interpretado com cautela nas relações de trabalho marítimo, considerando a regra basilar de

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

nesse contexto, principalmente em relação às escolas estaduais selecionadas na pesquisa quanto ao uso dos recursos tecnológicos como instrumento de ensino e

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Apart from the two nuclear energy companies that were strongly hit by the earthquake effects (the Tokyo and Tohoku electric power companies), the remaining nine recorded a

Neste estudo foram estipulados os seguintes objec- tivos: (a) identifi car as dimensões do desenvolvimento vocacional (convicção vocacional, cooperação vocacio- nal,

Os principais resultados obtidos pelo modelo numérico foram que a implementação da metodologia baseada no risco (Cenário C) resultou numa descida média por disjuntor, de 38% no