• Nenhum resultado encontrado

1&_action=get&_token=ruKkl7wIT359WQc2h0txVO2fTAeZtuKj

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1&_action=get&_token=ruKkl7wIT359WQc2h0txVO2fTAeZtuKj"

Copied!
15
0
0

Texto

(1)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Educação Física

Tema: Jogo/brincadeira

Conteúdo: criação de jogos; folego, precisão.

Na atividade da semana passada, os alunos do projeto UNIALFAS foram desafiados a criar ou compartilhar jogos e brincadeiras possíveis de serem realizadas em casa. Durante as próximas semanas ou mesmo durante o segundo semestre, conforme os objetivos das aulas de Educação Física, algumas sugestões serão utilizadas pelas professoras afim de compartilhar o retorno dos alunos com os colegas, visando aproximação entre os alunos, reforço afetivo, valorização do trabalho das crianças e oportunidade de protagonismos no processo.

Atividade: Hoje iremos contar com a sugestão do aluno Henry da Alfa 5, que nos trouxe um jogo possível de ser realizado sozinho ou acompanhado. Henry chamou o jogo de “Corrida de apontador”. Material: cada jogador deve ter 1 apontador, uma caneta bic, uma folha com início e fim do percurso (ver a foto). Como se joga: posicione o apontador na linha de partida. O jogador deve soprar pelo corpo de uma caneta e fazer o apontador cruzar a linha de chegada.

Se você quiser ver o Henry jogando, acesse o vídeo abaixo:

https://webmail.ufrgs.br/chasque/?_task=mail&_mbox=INBOX&_uid=69562&_part=2&_download= 1&_action=get&_token=ruKkl7wIT359WQc2h0txVO2fTAeZtuKj

Tarefa para pensar:

a. Que outras formas esse jogo poderá ser organizado? Quais outros materiais podem ser utilizados para esse jogo acontecer?

b. O que pode ser realizado para o jogo ficar mais difícil? c. O que é preciso para o apontador deslocar mais rápido?

d. Registre no caderno o que pensou e compartilhe um desenho, uma foto do jogo ou vídeo com as professoras de Educação Física.

Aluno(a): Professoras: Carla Lettnin e Cristina Cafruni Componente curricular: Educação Física

(2)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Educação Física

Tema: Brincadeira

Conteúdo: movimento, percepção.

Atividade: a atividade dessa aula foi proposta pelo aluno Matheus da Alfa 2, que sugeriu “Soltar Pipa”. Material: uma sacola plástica e um pedaço de barbante, linha ou lã. Como se brinca: Amarre as duas alças da sacola juntas e tente fazê-la voar.

Embora o aluno Matheus recomende fazer a atividade em um espaço aberto para conseguir um pouco de vento, nos podemos fazer a Pipa (sacola) voar dentro de casa. Experimente!

Tarefa:

a. O que eu precisei fazer para a sacola voar? b. O que mantem a sacola no ar?

c. Para aqueles que tem condições de fazer a atividade na rua, faça uma experiência. Observe como deve se posicionar para conseguir aproveitar melhor o vento? Desenhe uma seta apontando a direção do vento e onde você teve que ficar para encher a sacola.

Aluno(a): Professoras: Carla Lettnin e Cristina Cafruni Componente curricular: Educação Física

(3)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1.

Atividade para retornar para profe Juliana no e-mail ou no whatsapp. Para ler e tocar na flauta doce.

1 – 2 –

3 – 4 –

São quatro exercícios para descobrir que notas são, lembrar da posição na flauta doce e tentar tocar.

Depois de treinar, enviar áudio ou vídeo para mim. Se tiver qualquer dúvida, também posso responder!

Se estiver fácil, grave um exercício após o outro sem parar. Se estiver médio, grave um por um. Se estiver difícil, escolha um deles para gravar. Isso vai me ajudar a saber como planejar as próximas atividades.

Estou super curiosa para ouvi-los! Bom trabalho!

As aulas a partir da semana 12 preparam para essa atividade, mas fiz um resumão aqui ¯¯¯¯

Aluno(a): Professora: Juliana Rigon Pedrini Componente curricular: Música

(4)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Retomando...

Com a profe Daniela, vocês tocaram músicas como “O trem de ferro” e “Canto do povo de um lugar”. Eu enviei remotamente as músicas “Na na na” e “Relicário”.

É possível ler e tocar essas músicas sabendo apenas sete notas. Duas notas mi (grave e agudo) e sol, lá, si, dó e ré. Essas últimas são escritas nas três linhas centrais da pauta, como em uma escada, em ordem, uma na linha, outra no espaço, uma na linha,...

Então, vamos recapitular! Não importa a figura. O que define qual nota é qual é a bolinha na linha ou no espaço.

É importante não escrever o nome das notas na pauta que vai ser lida! Usem essa colinha aqui quando tiverem dúvida.

Essas cinco notas são tocadas na flauta com a mão esquerda. A direita só segura a flauta doce (sem tapar furinhos). Dedão no furo detrás para tocar do sol até o dó.

No sol tapa os três furos, no lá tapa dois e no si tapa um. Para o dó também tapa um, mas é com o dedo médio no segundo furo. E, se mantivermos o dedo médio e tirarmos o dedo detrás, temos o ré.

Além dessas cinco notas que estão na ordem, temos uma mais grave (portanto fica mais baixa na pauta) e uma mais aguda (mais alta). Ambas são nota mi. As notas vão se repetindo mesmo, só temos que prestar atenção se soam mais agudas (altas) ou graves (baixas).

(5)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

michael.brubacher@hotmail.com1.

Título ou conteúdo da tarefa: Rio Nilo

O Nilo representa a grande fonte de vida dos egípcios desde a Era Antiga, quando dividia a região imperial entre Alto e Baixo Egito. As inundações também proporcionaram desastres de altas proporções, destruindo vilarejos e plantações. O Rio Nilo é considerado o segundo maior do mundo, perdendo apenas para as águas do Rio Amazonas.

Chamad de G ande Ri el an ig eg ci . Ma ca egi ada d n e e africano, nascendo no eixo sul da linha do Equador e se encontra com o Mar Mediterrâneo. Grande parte das plantações egípcias necessita diretamente do rio como sistema de irrigação.

Aluno(a): Professor(a): João Paulo Brubacher Nilo Piana de Castro Componente curricular: Ciências Humanas

(6)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Imagens do rio Nilo 2. Tarefa:

Responda as seguinte questão:

a) Qual era a importância do rio Nilo para o antigo Egito?

b) Por que as cheias do rio Nilo permitiam a agricultura em uma região desértica?

3. Links opcionais.

(7)

MULTILINGUAGENS ARTES Ob e a : a a ea a de a a dade a e a e e a de ad . A a a b a e a L a C a a b c b a e c a a a de ​Ob e Re aci ai ​, e a a c a e c a e a e c b e , e de a e a, e , a a , e e a a, dade e . E e b e de e , e e , ac c c e de e e e , a a; e a -ca a c e d b a ; ed a e c c a . N a a a a e a e a a e c e a e e c a c b e a ec d e a a , a e a a e e a ece a, a e c ec e de a a d a a a a e , a a de a be e e e c a a ​De a e e e a e ​. Pa a a e c a ec a de ​a g a ​ ac a ca ( a b de e ad ac c ac de ). P e e a e e a ​ de e a ada. 1) E c a a ac a c a e a a e, de a e e a e a ece d ba e . 2) De d , e c e a e e a ca de ad de ada a a e e. 3) Pe a a da de a a a e a c ca a ac a c e a de a e ba d e e , d b ad . C e a ac a c e a e e a e, e a a ac a c a . F e e a , de ad de ada b e a e e a e e e e ceba e e c e e, e e de d e e e? Q a a e a e ? V c de e e a e e e a e e c a e a b a a a a e d c a ac a , c b a e a c a . D ca e ec a : e e e e ec a e a a ac a c a . U e ab a ! A a a e a a! P e Fe a da, J a a e M ca

(8)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

.

¡Querid@s alumn@s! ¿Qué tal?

Esperamos que todos estejam firmes e fortes em suas casas. Dando sequência às atividades de Multi - Línguas Estrangeiras, esta semana novamente vamos ter que abrir bem a boca para praticar os sons. Vamos trabalhar, outra vez com rimas que podem ser cantadas. As atividades têm o objetivo de revisar e aprender vocabulario, além de desenvolver as habilidades de ouvir, falar, ler e escrever. Como na semana passada trabalhamos em inglês, nesta semana faremos atividades parecidas, mas desta vez em espanhol. Vamos lá?

“Hola Don Pepito é uma canção infantil clásica de países que falam espanhol, sendo gravada inicialmente pelo grupo de palhaços espanhois Los payasos . É de autoría de Ramón del Rivero e ficou conhecida no ano de 1971. Desde então, é uma música que passa de geração para geração e tem uma estrutura de versos bem simples. A canção conta a história de dois conhecidos, Don Pepito e Don José,

que passam pela cidade e se encontram todos os dias, saudam-se, perguntam pelas mesmas coisas e depois se despedem. O humor da música decorre da repetição das ações e tudo começa com a saudação de ambos os personagens ¡Hola, Don Pepito! ¡Hola, Don José! Gostou? Vamos começar os trabalhos? 😊

1. Escolha um dos vídeos abaixo, assista-o mais de uma vez. Todos eles estão disponíveis no repositório.

Enlace 1: https://www.youtube.com/watch?v=8tXb_uRe2IM

Enlace 2: https://www.youtube.com/watch?v=hL4hSd_hPkE&t=93s Enlace 3: https://www.youtube.com/watch?v=xCT5gDtoLfo

2. Agora leia a letra da canção, repita e tente cantar junto com um dos vídeos:

Eran dos tipos requetefinos eran dos tipos medio chiflados eran dos tipos casi divinos Eran dos tipos desbaratados. Si se encontraban en una esquina o se encontraban en el café

siempre se oía con voz muy fina el saludito de Don José.

- Hola Don Pepito. - Hola Don José.

- ¿Pasó usted ya por casa? - Por su casa yo pasé. - ¿Vió usted a mi abuela? - A su abuela yo la vi. - Adiós Don Pepito. - Adiós Don José.

Aluno(a): Professora: Ingrid Kuchenbecker e Hugo Retamar Componente curricular: Multilinguagens Línguas Estrangeiras

Turma: ALFA 5 Data: 19/08/2020 E-mail da professora: luluandreia@hotmail.com a professora: danusa.mansur@ufrgs.br

(9)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

3. Depois de ouvir e ler, veja as gravuras abaixo e recorte apenas aquelas que aparecem na canção.

4. Cole as figuras recortadas em seu caderno, pinte-as e do lado delas escreva o nome em espanhol a partir da letra da canção, ou seja, ABUELA, etc.

5. Veja o vídeo de karaokê da música e tente cantar junto com ele. Você pode chamar a sua família para cantar com você. Será muito divertido Enlace del Karaoke: https://www.youtube.com/watch?v=I-yX3c7Otbk e tente cantar junto.

(10)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Olá, turma do 5º ano!

Preparados para mais uma semana de estudos remotos?

Iniciaremos as atividades com o registro do objeto do relicário. Depois, faremos a leitura de uma bonita história

Em ciências Naturais, voltaremos ao estudo do corpo humano para sabermos um pouco mais sobre o caminho dos alimentos. Na matemática, vamos tratar das operações inversas da adição e subtração e iniciar o estudo sobre a operação de divisão.

Continuem compartilhando conosco as atividades e os vídeos pelo WhatsApp e email. Em caso de dúvida, entrem em contato. Fiquem bem, continuem se cuidando e não esqueçam: estamos juntos.

Beijos! Profe Lu Título ou conteúdo da tarefa: Linguagem

1) 1) Coloque um objeto no relicário e faça o registro escrito.

2) Leia com atenção a história do livro GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES, de Mem Fox, Editora Brinque-Book (ano 1995). Leia silenciosamente, depois em voz alta. Se possível, leia para alguém de sua família. Se sentir necessidade, divida a leitura do texto em mais de um dia. Ou leia por um tempo, dê um tempo, e volte à leitura até terminar!

Procure observar se há palavras que você não sabe o significado e procure no dicionário.

GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO FERNANDES (Mem Fox)

Era uma vez um menino chamado Guilherme Augusto Araújo Fernandes e ele nem era tão velho assim.

Sua casa era ao lado de um asilo de velhos e ele conhecia todo mundo que vivia lá. Ele gostava da Sra. Silvano que tocava piano.

Ele ouvia as histórias arrepiantes que lhe contava o Sr. Cervantes. Ele brincava com o Sr. Valdemar que adorava remar.

Ajudava a Sra. Mandala que andava com uma bengala. E admirava o senhor. Possante que tinha voz de gigante.

Mas a pessoa de quem ele mais gostava era a Sra. Antônia Maria Diniz Cordeiro, porque ela também tinha quatro nomes, como ele.

Ele a chamava de Dona Antônia e contava-lhe todos os seus segredos.

Um dia, Guilherme Augusto escutou sua mãe e seu pai conversando sobre Dona Antônia. - Coitada da Velhinha disse sua mãe.

- Por que ela é coitada? perguntou Guilherme Augusto. - Porque ela perdeu a memória respondeu o pai.

- Também, não é para menos disse sua mãe. Afinal, ela já tem noventa e seis anos. - O que é uma memória? perguntou Guilherme Augusto. Ele vivia fazendo perguntas. - É algo de que você se lembre respondeu o pai.

Mas Guilherme Augusto queria saber mais; então, ele procurou a Sra. Silvano que tocava piano. - O que é uma memória? perguntou.

- Algo quente, meu filho, algo quente.

- Ele procurou o Sr. Cervantes que lhe contava histórias arrepiantes. - O que é uma memória? perguntou.

- Algo bem antigo, meu caro, algo bem antigo. - Ele procurou o Sr. Valdemar que adorava remar. Aluno (a):

Professora: Luciane Leite

Componente curricular: Polivalência

(11)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

- O que é uma memória? perguntou.

- Algo que o faz chorar, meu menino, algo que o faz chorar. - Ele procurou a Sra. Mandala que andava com uma bengala. - O que é uma memória? perguntou.

- Algo que o faz rir, meu querido, algo que o faz rir. Ele procurou o Sr. Possante que tinha voz de gigante. - O que é uma memória? perguntou.

- Algo que vale ouro, meu jovem, algo que vale ouro.

Então, Guilherme Augusto voltou para casa, para procurar memórias para Dona Antônia, já que ela havia perdido as suas.

Ele procurou uma antiga caixa de sapato cheia de conchas, guardadas há muito tempo, e colocou-as com cuidado numa cesta.

Ele achou a marionete, que sempre fizera todo mundo rir, e colocou-a na cesta também. Ele lembrou-se, com tristeza, da medalha que seu avô lhe tinha dado e colocou-a delicadamente ao lado das conchas.

Depois achou sua bola de futebol, que para ele valia ouro; por fim, entrou no galinheiro e pegou um ovo fresquinho, ainda quente, debaixo da galinha.

Aí, Guilherme Augusto foi visitar Dona Antônia e deu a ela, uma por uma, cada coisa de sua cesta.

Q e c iança ado á el e me a e a coi a ma a ilho a en o Dona An nia E então ela começou a se lembrar.

Ela segurou o ovo ainda quente e contou a Guilherme Augusto sobre um ovinho azul, todo pintado, que havia encontrado uma vez, dentro de um ninho, no jardim da casa de sua tia. Ela encostou uma das conchas no ouvido e lembrou da vez que tinha ido à praia de bonde, há muito tempo, e como sentira calor com suas botas de amarrar.

Ela pegou a medalha e lembrou, com tristeza, de seu irmão mais velho, que havia ido para a guerra e que nunca voltou.

Ela sorriu para a marionete e lembrou da vez em que mostrara uma para sua irmãzinha, que rira às gargalhadas, com a boca cheia de mingau.

Ela jogou a bola de futebol para Guilherme Augusto e lembrou do dia em que se conheceram e de todos os segredos que haviam compartilhado.

E os dois sorriram e sorriram, pois toda a memória perdida de Dona Antônia tinha sido encontrada, por um menino que nem era tão velho assim.

Autor: Men Fox Ilustradora: Julie Vivas Editora: Brinque-Book

Você poderá ouvir a contação da história: https://www.youtube.com/watch?v=q-ZNRsBrBhg

O OBJETIVO AQUI É TREINAR A LEITURA! Para isso fique atenta/o:

1. Quando tiver vírgula (,), dê uma pequena pausa.

2. Quando tiver ponto final (.), dê uma pausa um pouquinho maior. 3. Quando tiver ponto de exclamação (!), leia com empolgação!

(12)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Título ou conteúdo da tarefa: Ciências Naturais

O CAMINHO DOS ALIMENTOS

Fonte da imagem https://www.anatomiaemfoco.com.br/sistema-digestivo-anatomia/

1) O alimento entra bela boca. É triturado pelos dentes e envolvido pela saliva fazendo um bolo alimentar. A saliva é produzida pelas glândulas salivares.

2) Quando você engole o bolo alimentar ele passa pela sua faringe e vai para o esôfago. Às vezes, o alimento erra esse caminho e no afogamo o que provoca uma tosse persistente*. Você já passou por isso?

No e ôfago o bolo alimen a é emp ado a é o estômago.

4) No estômago, o alimento se encontra com o suco gástrico produzido lá e e an fo ma em pedaços menores. Alguns desses pedaços, chamados nutrientes, já são absorvidos pelo nosso corpo, sendo levados pelo sangue até as células. (Lembra do nosso estudo sobre as células e como elas se alimentam?). O bolo alimentar recebe outro nome após essa transformação: quimo.

5) Depois do estômago, o quimo vai para o intestino delgado. Lá, ele é misturado a outras secreções produzidas pela vesícula biliar, pelo pâncreas, pelo fígado e pelo próprio intestino. Ali, outros nutrientes são aproveitados e, ao final do processo, o quimo passa a se chamar quilo. 6) O quilo segue para o intestino grosso. Lá, água e sais minerais são absorvidos para serem aproveitados pelo organismo. O restante passa a se chamar fezes, e é eliminado para fora do corpo, passando pelo reto e pelo ânus.

Fonte: https://escolakids.uol.com.br/ciencias/aparelho-digestivo.htm (texto adaptado)

1) Leia com atenção o texto e coloque os números ao lado dos nomes dos órgãos, conforme a sequência que se dá o caminho dos alimentos. Exemplo: Boca (1)

Dica 1: se ficar em dúvida, o apêndice e a epiglote podem ficar sem numeração. Aluno (a):

Professora: Luciane Leite

Componente curricular: Polivalência

Turma: Alfa V Data: 18/08/20 E-mail do/da professora: luluandreia@hotmail.com

* O engasgo ocorre quando o alimento ou a água que ingerimos não entra no esôfago e sim na traqueia. A traqueia é um tubo que faz a comunicação da garganta com o pulmão. A tosse é uma forma de limpar a traqueia e colocar o alimento no caminho correto.

(13)

Título ou conteúdo da tarefa: Matemática

Nas últimas semanas, fizemos algumas atividades envolvendo os números misteriosos. O objetivo era descobrir em uma conta de adição ou subtração a parte (número) que faltava. Para isso, usamos as operações inversas. Assim, quando se tratava de uma adição, subtraímos e quando se tratava de uma subtração, somávamos.

Di emo q e e a ope açõe adição e b ação ão in e a po q e ma desfaz o q e a outra acabou de fazer. Observe os exemplos:

Adição Subtração

2 + 2 = 4 4 2 = 2

16 + 12 = 28 28 12 = 16 ou 28 16= 12

As operações inversas nos ajudam a revisar nossos cálculos e também são conhecidas como p o a eal

Assim, quando você estiver em uma situação que não pode utilizar recursos tecnológicos, como a calculadora, já sabe como verificar se suas contas estão corretas.

1) Leia com atenção os problemas matemáticos, resolva e verifique seu cálculo utilizando a operação inversa.

a) Em uma escola havia 3.540 alunos. No primeiro dia de aula faltaram 1.829 alunos. Quantos alunos compareceram ao primeiro dia de aula? _____________________________________ Cálculo utilizado para resolver: Conta inversa (prova real):

b) A escola de Juliana recebeu 235 revistinhas de passatempos e 346 gibis. No total, quantas revistinhas e gibis recebeu a escola?

Cálculo utilizado para resolver: Conta inversa (prova real): Aluno (a):

Professora: Luciane Leite

Componente curricular: Polivalência

(14)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

Título ou conteúdo da tarefa: Matemática

Divisão Observe a seguinte situação:

a) Carla ganhou 12 chocolates e dividiu entre 4 amigas.

O que você achou da divisão que Carla fez? _________________________________________ Chamamos esse tipo de divisão de não igualitária.

Existem diferentes formas de se dividir, mas na matemática a divisão deve sempre ser em partes iguais ou mais igualitária possível.

b) Vamos refazer a divisão de Carla, mas desta vez seguindo o critério matemático.

Certo, mas e se fossem 13 chocolates? Como faríamos?

Neste caso, precisaríamos manter o critério de partes iguais e obter o menor resto possível. c) Vamos tentar?

Sobrou algum chocolate? ____________ Quantos? ____________

Na di i õe onde emo ma ob a ou seja, o resto é diferente de zero (0), dizemos que são divisões não exatas.

A conta de divisão

A conta da divisão é um pouco diferente das demais que aprendemos. Nesta operação, organizamos o cálculo e iniciamos a resolução de outra forma. Vamos usar os exemplos anteriores:

Si ação b 12 chocolates - conta exata: 12 ÷ 4 Si ação c 13 chocolates - conta não exata: 13 ÷ 4 12 4

-12 3 00

A primeira coisa que fazemos é perguntar: quantas vezes o 4 entra no 1. Nenhuma, então pegamos o 12. No 12, o 4 entra 3 vezes, pois 3 X 4 é igual ao 12.

13 4 -12 3 01

Aqui, fazemos a mesma pergunta. No entanto, no 13, o con in a en ando ó e e e emo como resto o 1

Aluno(a):

Professora: Luciane Leite

Componente curricular: Polivalência

Turma: Alfa V Data: 21/08/20 E-mail do/da professora: luluandreia@hotmail.com

Amiga 1 Amiga 3 Amiga 4 Amiga 2 Amiga 4

Amiga 1 Amiga 2 Amiga 3

(15)

Tarefa de estudos dirigidos a distância

1) Vamos resolver alguns problemas matemáticos e tentar aplicar a conta de divisão: a) Júlia recebeu 54 livros para dividir entre 9 crianças. Quantos livros cada criança receberá?

b) Jorge precisa organizar 30 ovos em 5 caixas. Quantos ovos ficará em cada caixa?

c) Carmen recebeu a doação de 36 quilos de arroz. Irá distribuir essa quantidade entre 9 cestas básicas. Quantos quilos de arroz ficarão em cada cesta?

d) Lívia conseguiu arrecadar 72 máscaras faciais e irá dividir entre 8 pessoas. Quantas máscaras cada pessoa receberá?

e) Marilia recebeu 185 cadeiras novas e distribuirá entre 5 turmas da escola. Quantos cadeiras cada turma receberá?

Não se preocupe se você está com dúvidas, pois continuaremos no estudo dessa operação na próxima semana.

Para quem quiser ir além, crie desafios com essa operação, envolvendo números maiores, e compartilhe comigo.

Referências

Documentos relacionados

O mercado de trabalho está a ser seriamente afectado pela crise económica, repercutindo-se num aumento da taxa de desemprego, que atingiu os 9,8% no terceiro trimestre de 2009,

CASO MÁRCIA.. Ela detalhou o que chamou de depressão: “Tenho tudo na vida que uma pessoa da minha idade almeja, mas não me sinto feliz. Vivo sempre insegura, triste, as coisas

Enquanto estiver conectado à rede do Seagate Wireless Plus, é possível usar o aplicativo Seagate Media para se conectar a uma segunda rede Wi-Fi.. Se a segunda rede Wi-Fi tiver

a) Afirmativa 1- porque o “senso moral” se manifesta como conseqüência da “consciência moral”, que revela sentimentos associados às situações da vida.

No início do século XX, principalmente a partir do ano de 1919, concentrando-se basicamente no estudo de duas disciplinas – a teoria econômica das empresas (economia da empresa) e

3 Para voltar à reprodução normal, pressione PLAYMODE (SHUFFLE ou REPEAT no controle remoto) até que os diversos modos SHUFFLE/ REPEAT não sejam mais exibidos.. ● Pode também

e) Diploma ou atestado de Colação de Grau do Ensino Superior ou do Diploma do Magistério do Nível Médio; f) Uma foto 3x4 recente. g) Diplomas de Titulação Acadêmica

“O medo não deve ser usado como solução, a melhor maneira de abordar o erro humano é quando você pergunta um porque para uma falha, o erro humano é uma causa ação, você