• Nenhum resultado encontrado

Cantinho da Oração em família

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Cantinho da Oração em família"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Cantinho da Oração em família

4

º ANO

| Catequese 1

(2)

A família reúne-se no seu «Cantinho da Oração». Sugere-se a colocação de uma cruz, uma vela acesa e uma imagem de Nossa Senhora. Podem usar-se estatuetas ou estampas. Se a família tiver alguma devoção especial a algum santo ou santa em particular, pode também colocar-se a sua imagem. De qualquer modo, a cruz deve ser sempre central. Convém que haja perto cadeiras para todos se sentarem.

Antes de começar a oração, é preciso combinar tarefas: uma pessoa preside (sugere-se que seja a criança) e são necessários 2 leitores. Caso no momento de oração participem apenas duas pessoas, então uma preside e a outra responde e faz as leituras.

Após alguns momentos de silêncio, todos rezam como se segue (o V. marca as intervenções de quem preside e o R. a resposta de todos):

V. Em nome do Pai, (†) do Filho e do Espírito Santo.

R. Ámen.

A seguinte jaculatória é rezada por todos ao mesmo tempo e repete-se três vezes:

Meu Deus, eu creio, adoro, espero e amo-Vos. Peço-Vos perdão para os que não crêem, não adoram, não esperam e não Vos amam. [3 vezes]

Então, a criança que preside explica o sentido da celebração:

Como nasceu a Bíblia? Como foi escrita? Como se escreveram os Evangelhos, que contam a história de Jesus? A Bíblia é um tesouro imenso, uma enorme biblioteca, cheia de coisas maravilhosas para descobrir! E nela há Alguém que fala… Mas é preciso estar atento e saber ouvir!

Na nossa catequese deste ano vamos aprender muitas coisas sobre a Bíblia. Vamos descobrir quantos livros tem, como se organiza, quando e como foi escrita. E vai ser muito bom saber todas essas coisas e muito mais! Mas saber muitas coisas sobre a Bíblia não chega para conhecer verdadeiramente a Bíblia: pois na Bíblia há Alguém que nos fala e que espera de nós uma resposta. Não basta ler a Bíblia, é preciso saber ler a Bíblia e

(3)

estar atento para ouvir a voz de Deus. Porque, se não estivermos atentos, pode acontecer connosco o que aconteceu com dois amigos de Jesus: iam a caminhar ao lado d’Ele e, no entanto, não sabiam que era Ele! Não O reconheceram! Vamos preparar o nosso coração para escutar Jesus.

Todos se sentam. Então, entoa-se o seguinte cântico (repete-se várias vezes):

Cristo Jesus, Tu me chamaste; eu Te respondo: «Estou aqui». Tu me chamaste pelo meu nome; eu Te respondo: «Estou aqui».

O leitor 1 proclama a seguinte leitura (Lc 24, 13-35).

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas

Dois dos discípulos de Jesus iam a caminho duma povoação chamada Emaús, que ficava a duas léguas de Jerusalém. Conversavam entre si sobre tudo o que tinha sucedido. Enquanto falavam e discutiam, Jesus aproximou-Se deles e pôs-aproximou-Se com eles a caminho. Mas os seus olhos estavam impedidos de O reconhecerem. Ele perguntou-lhes: «Que palavras são essas que trocais entre vós pelo caminho?». Pararam, com ar muito triste, e um deles, chamado Cléofas, respondeu: «Tu és o único habitante de Jerusalém a ignorar o que lá se passou nestes dias». E Ele perguntou: «Que foi?». Responderam-Lhe: «O que se refere a Jesus de Nazaré, profeta poderoso em obras e palavras diante de Deus e de todo o povo; e como os príncipes dos sacerdotes e os nossos chefes O entregaram para ser condenado à morte e crucificado. Nós esperávamos que fosse Ele quem havia de libertar Israel. Mas, afinal, é já o terceiro dia depois que isto aconteceu. É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos sobressaltaram: foram de madrugada ao sepulcro, não encontraram o corpo de Jesus e vieram dizer que lhes tinham aparecido uns

(4)

Anjos, a anunciar que Ele estava vivo. Alguns dos nossos foram ao sepulcro e encontraram tudo como as mulheres tinham dito. Mas a Ele não O viram». Então Jesus disse-lhes: «Homens sem inteligência e lentos de espírito para acreditar em tudo o que os profetas anunciaram! Não tinha o Messias de sofrer tudo isso para entrar na sua glória?». Depois, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicou-lhes em todas as Escrituras o que Lhe dizia respeito. Ao chegarem perto da povoação para onde iam, Jesus fez menção de seguir para diante. Mas eles convenceram-n’O a ficar, dizendo: «Fica connosco, porque o dia está a terminar e vem caindo a noite». Jesus entrou e ficou com eles.

E quando Se pôs à mesa, tomou o pão, recitou a bênção, partiu-o e entregou-lho. Nesse momento abriram-se-lhes os olhos e reconheceram-n’O. Mas Ele desapareceu da sua presença. Disseram então um para o outro: «Não ardia cá dentro o nosso coração, quando Ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?». Partiram imediatamente de regresso a Jerusalém e encontraram reunidos os Onze e os que estavam com eles, que diziam: «Na verdade, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão». E eles contaram o que tinha acontecido no caminho e como O tinham reconhecido ao partir o pão.

Palavra da salvação.

R. Glória a Vós, Senhor.

Segue-se o Salmo Responsorial.

(5)

1| Nós ouvimos e aprendemos os nossos pais nos contaram,

os louvores do Senhor e o seu poder e as maravilhas que Ele realizou.

2| Deu as suas ordens às nuvens do alto e abriu as portas do céu;

para alimento fez chover o maná, deu-lhes o pão do céu.

3| O homem comeu o pão dos fortes. Mandou-lhes comida com abundância: e introduziu-os na sua terra santa,

na montanha que a sua direita conquistou.

O leitor 2 faz a seguinte leitura:

Jesus morreu cravado na cruz, em Jerusalém, por volta do ano 33. Os Seus discípulos acharam que tinha acabado tudo e que era hora de voltar para casa; achavam que ter vivido com Jesus, ter ouvido as Suas palavras e ter andando com Ele de terra em terra tinha sido coisa inútil. Os discípulos não sabiam que, três dias depois de morrer, Jesus tinha ressuscitado, que estava vivo outra vez… E, por isso, quando Jesus começou a caminhar com aqueles dois, que iam para Emaús (aldeia a duas léguas, ou seja, a doze quilómetros de Jerusalém), eles não O reconheceram. E Jesus foi falando e falando… E o coração deles começou a empolgar-se… Deve ter sido realmente extraordinário reconhecer Jesus!

(6)

Afinal, como é que aqueles dois discípulos encontraram a alegria? Encontrando-se com Jesus. Também hoje isso acontece com muita gente. Até connosco. Encontramo-nos com Jesus e sentimos uma grande alegria e muito mais coragem para sermos bons e fazermos os outros felizes.

Mas Jesus não Se revelou de uma maneira qualquer! Jesus entrou com eles em casa, sentou-Se à mesa, tomou o Pão, abençoou-o e distribuiu-o. Exatamente o que acontece na Missa: o sacerdote toma o Pão e o Vinho, abençoa-os e eles transformam-se no Corpo e Sangue de Jesus, que o sacerdote depois distribui na comunhão. A Missa funciona exatamente como este encontro de Jesus com os discípulos que iam para Emaús: primeiro, escutamos a Palavra de Deus e ela é-nos explicada; depois, o Pão é abençoado, partido e repartido. E assim temos a vida de Jesus em nós. No tempo de silêncio que se vai seguir, vamos pedir a Jesus a graça de querermos escutar sempre a Sua Palavra para depois recebermos o Seu Corpo na Missa.

No final da meditação, vem um momento longo de silêncio (2 minutos). Todos são convidados a pedir a graça de ter um coração atento à Palavra de Deus, para depois participar melhor na missa. Quem quiser, pode ajoelhar-se.

Ao fim do tempo assinalado, todos se levantam e cantam:

Senhor, para Ti o meu coração! Senhor, para Ti o meu coração!

A criança que preside inicia as preces:

Quando Jesus nos fala, parece que o nosso coração começa a arder dentro do nosso peito. Só Ele tem palavras que nunca passam, só Ele tem

(7)

«palavras de vida eterna». Vamos pedir-lhe que nos dê um coração atento à Sua voz, dizendo:

Senhor Jesus, só Tu tens palavras de vida eterna.

Os leitores 1 e 2, alternadamente, propõem as preces.

1| Senhor Jesus, queremos descobrir cada vez mais coisas sobre Ti, sobre Deus Teu Pai e sobre o Espírito Santo. Aumenta o nosso desejo de ler a Bíblia. Nós Te aclamamos…

2| Senhor Jesus, há tanta gente, tantas crianças e adultos que não Te conhecem, que não dão importância à Bíblia, que não escutam a Tua voz. Toca os seus corações, para que Te escutem. Nós Te aclamamos…

3| Senhor Jesus, conhecer-Te é fonte de vida, de paz, de amor e de alegria. Na nossa família, queremos ser fiéis ao nosso «cantinho da oração», para lermos a Tua Palavra e ouvirmos a Tua voz. Ajuda-nos a permanecer fiéis. Nós Te aclamamos…

4| Senhor Jesus, ajuda todas as pessoas no mundo que passam por momentos difíceis: as pessoas doentes, sem trabalho, sem outras pessoas que cuidem delas. Que a força da Tua Palavra seja o motor que faz o mundo tornar-se um sítio melhor. Nós Te aclamamos…

A criança que preside inicia o Pai-nosso, que todos rezam juntos.

No final, a criança conclui com a seguinte oração:

V. Senhor Deus, que nos enviastes o Vosso Filho Jesus, para nos falar, ensinar a amar e conduzir à vida plena, abençoai as nossas famílias, para que não desistam de ler a Bíblia, esse livro maravilhoso que nos fala de Vós e do

(8)

Vosso amor por nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

R. Ámen.

O momento de oração conclui-se do seguinte modo:

V. O Senhor nos abençoe, nos livre de todo o mal e nos conduza à vida eterna.

R. Ámen.

E, voltados para a imagem de Nossa Senhora, rezam em conjunto:

Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora da nossa morte. Ámen.

Então, em silêncio, todos se benzem.

Para saber mais…

Não conhecer a Bíblia é não conhecer Jesus! Então,

precisamos de uma Bíblia!

Procura uma em tua casa e, se houver, coloca-a no «Cantinho da Oração». E pede aos teus pais que guardem algum dinheiro para comprarem uma Bíblia para ti.

Referências

Documentos relacionados

--- Os Senhores Vereadores Óscar Ramos e Francisco de Sousa, eleitos do PS, declaram que, apesar da complexidade da legislação, da dificuldade de análise do processo

Alterações na avaliação do risco de crédito do emissor podem acarretar em oscilações no preço de negociação dos títulos que compõem a carteira do FUNDO; VII -

Influenciado pela vida de oração de Jesus, um dos discípulos lhe disse: “Senhor, ensina-nos a orar, como João ensinou os discípulos dele” (Lc 11.1). Foi nessa ocasião que

Analisar os fatores associados à infecção pelo HIV/Aids entre adolescentes e adultos jovens atendidos pelos centros de referência na testagem anti-HIV do município de São

No último dia 26 de março, parte da nossa Mocidade esteve no Hemo- centro do Hospital Samaritano para doar sangue e, mais do que isso, para cumprir o mandamento de

O Climate Policy Initiative/ Núcleo de Avaliação de Políticas Climáticas da PUC-Rio trabalha para aprimorar políticas públicas de energia e uso da terra gerando evidências para

Quando aplicável, são incluídos nessa classificação os ativos financeiros não derivativos, que sejam designados como disponíveis para venda ou não sejam classificados como:

Table de cuisson Cooking Hob Placa de cocción Placa de cozinha Kochfeld.A. Chère Cliente,