• Nenhum resultado encontrado

EDITAL - DPU/DITED DPGU - Nº 86/ CURSO DE CURTA DURAÇÃO CURSO DE ORATÓRIA E SUSTENTAÇÃO ORAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL - DPU/DITED DPGU - Nº 86/ CURSO DE CURTA DURAÇÃO CURSO DE ORATÓRIA E SUSTENTAÇÃO ORAL"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDITAL - DPU/DITED DPGU - Nº 86/2016 - CURSO DE CURTA DURAÇÃO CURSO DE ORATÓRIA E SUSTENTAÇÃO ORAL

O Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública da União – ESDPU – consoante delegação de competência atribuída pela Portaria GABDPGF DPGU nº 359, de 01 de junho de 2016, torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado, Processo SEI n. 08038.003358/2016-44, destinado à participação de Defensores Públicos Federais no Curso de Oratória – Sustentação Oral, em Brasília - DF, nos dias 27 e 28 de setembro de 2016, programação anexa I, e currículo do instrutor anexo II

1.DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O curso será direcionado ao desenvolvimento de argumentos jurídicos (sustentação oral), negociações, relações interpessoais, disseminação de conhecimentos corporativos, administração de conflitos, reatividade e integração de equipes. Os participantes terão diversas oportunidades para interagir e internalizar conhecimentos através da reflexão e da percepção.

1.2 Os conteúdos desenvolvidos priorizaram os conhecimentos fundamentais para uma comunicação de excelência com destaque para a Comunicação Interpessoal e Relacional, interatividade, atitude e conflitos interpessoais.

1.3 O treinamento é prático e será desenvolvido com ênfase na habilidade para argumentar, disseminar conhecimentos e dirimir conflitos no ambiente organizacional ou jurídico e nos canais corporais não verbais.

1.4 O evento tem por Objetivo:

a) Capacitar profissionais para apresentações em ambiente jurídico, de forma eficaz, minimizando imprevistos e conflitos, interagindo com segurança em qualquer ambiente institucional.

b) Desenvolver habilidades e estratégias para melhorar a interação e a utilização de todos os canais corporais e verbais na comunicação interpessoal jurídica.

c) Aprimorar a atitude, o compromisso e a expressão verbal com segurança visando conquistar com argumentos consistentes.

1.5 O curso adotará a metodologia focada na geração de oportunidades para que os participantes se percebam com a prática e os constantes feedback e feedforward que lhe serão oferecidos pelo facilitador. Os temas serão direcionados às questões mais relevantes do ambiente jurídico.

1.6 As atividades do evento serão realizadas na Sala de Treinamento da ESDPU, Setor de Autarquia Norte – SAUAN, Quadra 5, Centro Empresarial CNC, Bloco C, 16º andar, 70.040-250, Brasília-DF.

2. CONDIÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

2.1 A participação no presente processo seletivo dependerá de prévia manifestação da chefia imediata do requerente (Defensor Público-Chefe ou Substituto em caso de impedimento deste), informando que a área de especialidade do candidato não ficará abaixo do percentual de 50% (cinquenta por cento) no período de afastamento, mediante “Formulário ESDPU – Participação em Evento”, disponível no Sistema Eletrônico de Informação – SEI que, após preenchido, deverá ser remetido, via SEI no período compreendido entre a publicação deste edital no Boletim Eletrônico Interno da DPU – BEIDPU

(2)

até às 23h59 do dia 7 de setembro do corrente ano, impreterivelmente, observado o horário oficial de Brasília/DF, e de acordo com o orientado nos subitens que seguem abaixo.

2.2 Para fins de identificação e organização, os interessados deverão adotar os seguintes passos no Sistema Eletrônico de Informações – SEI, a saber:

a) Iniciar Processo – Escolher o Tipo do Processo: Processo Seletivo, na Especificação: Edital

ESDPU n. 86/2016, na Classificação por Assuntos: 02.10.20 - Exame de Seleção (concurso público, provas e títulos, testes psicotécnicos e exames médicos), no campo Interessados: Identificar o login da rede do requerente, com nível de acesso público.

b) Incluir Documento - Gerar documento, Escolher o tipo do Documento: Formulário ESDPU –

Participação em Evento, com nível de acesso público.

c) Após o preenchimento e estando devidamente instruído, contendo as assinaturas do requerente e a

manifestação da chefia imediata, o processo gerado deverá ser encaminhado à caixa no SEI

denominada DITED DPGU – Divisão de Treinamento e Educação.

2.3 A confirmação das inscrições pela ESDPU será feita por meio de correspondência eletrônica enviada ao e-mail funcional do interessado.

2.4 A manifestação da chefia imediata poderá ocorrer por correspondência eletrônica (e-mail funcional), desde que essa conste no processo encaminhado, dentro do prazo legal do Edital, juntamente com o Formulário ESDPU de Participação em Evento.

2.5 É de responsabilidade do candidato a regularidade de sua inscrição, implicando o indeferimento pela ESDPU nos casos de recebimento de processos com documentação incompleta, formulário preenchido indevidamente, informações inconsistentes e/ou envio para caixa diferente do disposto no subitem 2.2, alínea "c".

2.6 A Escola Superior da Defensoria Pública da União não se responsabilizará por solicitação de inscrição não recebida por motivos de ordem técnica, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de comunicação, bem como por outros fatores que impossibilitem o recebimento de dados. 2.7 No dia 8 de setembro de 2016, será publicado no site da ESDPU (www.dpu.gov.br/esdpu) relação de inscrições homologadas e indeferidas.

3. DAS VAGAS

3.1 A Defensoria Pública da União custeará 20 (vinte) vagas para os Defensores Públicos Federais selecionados nos termos deste Edital, a saber:

a) 15 (quinze) vagas com custeio de somente inscrições;

b) 5 (cinco) vaga com pagamento de inscrição, diárias e passagens. 3.2 Do preenchimento das vagas:

a) Poderão participar do presente processo seletivo Defensores Públicos Federais lotados em todas as Unidades da Defensoria Pública da União;

b) Priorizar-se-ão os candidatos que não tenham participado em 2016 e/ou não tenham sido contemplados para participar de eventos custeados por esta Escola Superior, de ações de capacitação de curta duração ou média duração, custeados pela ESDPU, excetuando-se os cursos a distância, o

(3)

Programa de Incentivo ao Estudo de Idioma, o Programa de Capacitação e Especialização de Longa Duração, e ainda, participação em eventos com custeio somente de inscrição, bem como, se contemplados, tenham, tempestivamente, requerido a desistência;

c) Não poderão participar do referido edital candidatos que estejam pendentes, no tocante ao envio de artigos, paper, posicionamento pessoal ou outros documentos decorrentes de sua participação em eventos que tenham sido custeados pela Escola Superior;

4. DO RECURSO

4.1 Nos casos de discordância da relação publicada, os Membros poderão interpor recurso mediante preenchimento do “Formulário ESDPU – Recurso de Curta Duração” disponível no SEI, a ser anexado ao processo gerado durante a inscrição, devendo ser enviado à caixa da DITED DPGU –

Divisão de Treinamento e Educação.

4.2 Após a publicação da relação de inscrições homologadas, será concedido até às 23h59 do dia 9 de setembro de 2016, prazo para interposição de recurso, a ser apresentado nos moldes do subitem 4.1.

5. DO JULGAMENTO

5.1 O Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública da União ou seu Substituto (a) fará o juízo de admissibilidade do recurso e terá até 1 (um) dia útil após o encerramento do prazo para a interposição do (s) recurso (s) para fazer o julgamento.

6. CRITÉRIOS PARA CLASSIFICAÇÃO

6.1 Se houver mais candidatos que o número de vagas disponibilizadas, obedecido o critério do subitem 3.2, será realizado sorteio de forma pública, no Gabinete da Direção da Escola Superior, às 15 horas do dia 12 de setembro de 2016.

6.2 Os Membros que se inscreveram para este certame serão ordenados de acordo com o subitem 3.2 e convocados a ratificarem o interesse em participar do evento e caso haja desistência de algum dos contemplados ou a abertura de vagas adicionais e se houver tempo hábil, será feita a devida substituição, se for o caso.

6.3 Face a interposição de recurso em decorrência da relação publicada, a data da apuração poderá sofrer alteração, e essa será comunicada por esta ESDPU, no dia anterior à nova data.

7. DIVULGAÇÃO DO RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

7.1 Não havendo recurso, o resultado final do presente processo seletivo será publicado no Boletim Eletrônico Interno da DPU – BEIDPU, disponível na intranet (http://intranet.dpu.gov.br/beidpu), na data provável de 13 de setembro de 2016, a partir das 18 horas, e no site da Escola Superior no primeiro dia útil subsequente à publicação desse boletim.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 O Defensor Público Federal deverá em contrapartida, comprometer-se a multiplicar os conhecimentos adquiridos por meio de palestras, seminários, cursos e outros eventos, e ainda:

a) elaborar relatório de avaliação de evento, disponibilizado pela Escola Superior no último dia do evento, devendo entregá-lo antes do término do curso;

(4)

b) elaborar paper ou posicionamento pessoal sobre um dos temas abordados nos painéis apresentados durante o evento que deverá ser entregue à ESDPU no prazo de 90 (noventa) dias após o término do evento, no padrão estabelecido pelo Anexo III, acompanhando-o do termo de autorização, Anexo IV, encaminhando à Divisão de Treinamento e Educação, por meio do e-mail:treinamento.esdpu@dpu.gov.br;

c) atualizar seu perfil no Banco de Talentos na página da ESDPU www.dpu.gov.br/esdpu ou enviar curriculum vitae atualizado, enviando à Divisão de Treinamento e Educação desta Escola Superior, por meio do e-mail: treinamento.esdpu@dpu.gov.br, imediatamente após o retorno à unidade de lotação.

8.2 O não envio do previsto no subitem 8.1, alíneas “a” e “b” deste Edital impede a participação do Defensor em ações de capacitação e treinamento de curta, média e longa duração desenvolvidas por esta Escola Superior pelo período de 1 (um) ano a contar do término do prazo fixado pelo referido subitem.

8.3 O Defensor contemplado deverá enviar à ESDPU, por meio do e-mail: treinamento.esdpu@dpu.gov.br, o formulário para requerimento de viagem (anexo V), preenchido e assinado, atendendo ao artigo 9° da Instrução Normativa n. 11, de 19 de fevereiro de 2015. O não envio do documento mencionado nesse subitem, e outros requeridos pela Escola Superior, no seu devido tempo, poderá resultar no cancelamento de sua participação e a convocação do seu respectivo suplente, na ordem do cadastro reserva.

8.4 Se, por motivo não justificado, o Defensor Público Federal não comparecer ao evento, a sua ausência implicará o ressarcimento total das despesas realizadas, nas formas especificadas nos arts. 46 e 47 da Lei n. 8.112/90.

8.5 Os Defensores Públicos Federais não poderão participar de cursos de curta duração, presenciais e a distância, treinamentos, grupos formais de estudos, intercâmbios ou estágios, conferências, congressos, seminários e outros eventos similares, sob as expensas da DPU, quando esses eventos coincidirem com o período de afastamento por licença médica, férias, licença por assiduidade, licença para tratar de assuntos particulares ou outras prevista em lei, excetuando-se a licença para capacitação, conforme subitem 8.2, da Portaria n. 438/2013.

8.6 Para fins de prestação de contas das diárias e passagens, poderá ser requerido pela Seção de Diárias e Passagens - SEDIP desta Defensoria, o relatório de viagem e o comprovante de embarque, ou outros documentos requeridos pela área responsável, que devem ser remetidos à SEDIP, por meio do e-mail:sedip.cof@dpu.gov.br, e não excluem os contemplados da obrigatoriedade de enviar à Escola Superior, os itens previstos no subitem 8.1, alínea "a" e "b".

8.7 Faz-se necessário destacar que avaliação de aprendizagem ocorrerá no decorrer do curso, por meio da participação dos alunos em sala de aula e frequência mínima de 75%, apurados por meio de lista de frequência dos dias do curso nos turnos matutino e vespertino.

8.8 Os casos omissos serão resolvidos pelo Diretor da Escola Superior da Defensoria Pública da União.

FERNANDO MAURO BARBOSA DE OLIVEIRA JUNIOR

(5)

Referências

Documentos relacionados

Quanto à correlação entre eficiência técnica e esfera administrativa, os hospitais federais desta amostra não se apresentaram como eficientes, dos estaduais, apenas um

• Saber aplicar os seus conhecimentos e a sua capacidade de compreensão e de resolução de problemas em situa em situa ç ç ões novas e não familiares ões novas e não familiares

Não apenas o quadro é uma realidade isolada (um fato), não apenas o tríptico possui três painéis isolados que não se devem, sobretudo, reunir numa única moldura, mas a própria

Com relação à análise de sequenciamento de genomas e ao GRC (Genome Reference Consortium), que é responsável por manter e melhorar a montagem do genoma de referência humano e do

Os resultados dos estudos acima discutidos, como mencionado, indicam que a consciência metatextual é uma habilidade que emerge de forma mais efetiva por volta dos 8-9 anos.

Se você tiver, no mínimo, três anos de vinculação ao Plano, terá direito ao Benefício Proporcional Diferido (BPD), que consiste em manter o saldo de Conta de

A fim de controlar as elevadas temperaturas geradas na região de corte que podem danificar a peça ou mesmo a ferramenta e com intuito de minimizar ao máximo os custos com o

Para as linhas que você não pretende revisar com a turma toda, verifique no relatório por aluno se há alunos que erraram a habilidade destacada e preencha seus nomes se