• Nenhum resultado encontrado

CONTRATANTE: O(A) ESTUDANTE beneficiário(a), contratante, subscrito(a) no Requerimento de Matrícula, doravante simplesmente denominado(a) CONTRATANTE.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONTRATANTE: O(A) ESTUDANTE beneficiário(a), contratante, subscrito(a) no Requerimento de Matrícula, doravante simplesmente denominado(a) CONTRATANTE."

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA PRESENCIAL

IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES CONTRATANTES

CONTRATANTE: O(A) ESTUDANTE beneficiário(a), contratante, subscrito(a) no Requerimento de Matrícula, doravante simplesmente denominado(a) CONTRATANTE.

CONTRATADA: A SHEN – ESTUDOS DE MEDICINA CHINESA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS,

Sociedade Civil com sede à Rua Conselheiro Portela, n. 420, Espinheiro, em Recife, PE, inscrito no CNPJ sob o n.º 07.382.083/0001-70, doravante denominada simplesmente CONTRATADA.

As partes acima identificadas têm, entre si, justo e acertado o presente Contrato de Prestação de serviços Educacionais, que se regerá pelas cláusulas seguintes e condições descritas no presente.

CLÁUSULA PRIMEIRA - DO OBJETO: O objeto do presente Contrato é a prestação pelo CONTRATADO de serviços educacionais ao CONTRATANTE, relativamente AO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO LATO SENSU EM ACUPUNTURA, a ser ministrado em Recife/PE, com carga horária total, duração e início especificados no site de internet e no projeto pedagógico relativo ao mesmo e previsto pela resolução n° 1, de 6 de abril de 2018.

§ 1 - MANUAL DO ALUNO: O(a) CONTRATANTE declara ter recebido como parte integrante deste documento o Manual do Aluno. O(a) CONTRATANTE declara estar ciente das normas de organização acadêmico-pedagógicas do curso, disponibilizadas no mesmo, cujas

determinações integram o presente instrumento, inclusive para aplicação subsidiária e em casos omissos, e se submete aos planos de ensino e estrutura de funcionamento dos mesmos, se comprometendo a cumpri-los integralmente.

§ 2 – O período de prestação de serviços referente a este contrato será de acordo com a duração do curso objeto da matrícula do(a) CONTRATANTE.

§ 3 - SERVIÇOS ESPECIAIS DE SECRETARIA E/OU PEDAGÓGICO: Não estão incluídos neste contrato, nem são remunerados pelo preço aqui estabelecido, os serviços pedagógicos especiais (recuperação, reciclagem, segunda chamada, atividades de frequência facultativa, antecipação de disciplina, material didático e de uso individual e obrigatório, assim como

(2)

emissões de declarações e serviços especiais de secretaria), estando os valores atualizados para os mesmos à disposição para consulta na Secretaria Acadêmica.

§ 4 - RESPONSABILIDADE P/ DANOS: São de inteira responsabilidade do(a) CONTRATANTE os eventuais danos causados, por parte do mesmo, intencionalmente ou não, às instalações, móveis, utensílios e equipamentos do CONTRATADO.

§ 5 - Não serão consideradas as presenças e as notas e/ou conceitos dos alunos antes da assinatura e recebimento dos Contratos assinados na secretaria acadêmica da instituição do CONTRATADO.

§ 6 - Por razões de ordem administrativa e/ou pedagógica, o CONTRATADO poderá alterar o Calendário Escolar, bem como promover a extinção de turmas, agrupamento de classe, alteração de horário e outras medidas que sejam necessárias, respeitadas as exigências legais de carga horária e número mínimo de dias letivos.

§ 7 – Os conteúdos, materiais, disciplinas e corpo docente poderão sofrer alterações ao longo do curso, sendo tais alterações disponibilizadas ao CONTRATANTE, durante o período regular de realização do curso, em tempo hábil para que seja possível o acesso aos conteúdos de cada disciplina antes da realização da respectiva avaliação, não sofrendo o CONTRATANTE qualquer prejuízo em função de ditas alterações.

§ 8 – É de responsabilidade do(a) CONTRATANTE utilizar-se do material didático, eletrônico ou impresso, disponibilizado pela instituição exclusivamente em âmbito privado e pessoal, abstendo-se da reprodução, parcial ou integral, sob pena de responder civil e criminalmente, nos termos da Lei 9.610/98, por violação da propriedade intelectual;

§ 9 - O certificado final de conclusão de curso será emitido pela faculdade parceira da Shen, devidamente credenciada pelo Ministério da Educação, conforme contrato entre a

CONTRATADA e a referida instituição. O Certificado somente será concedido ao(a) CONTRATANTE que tiver cumprido todas as exigências, inclusive no que se refere à

documentação, e atendido a todos os requisitos e procedimentos exigidos pela legislação em vigor e pelo projeto pedagógico do curso, incluindo o cumprimento de carga horária prática concernente.

§ 10 - REPOSIÇÃO DE AULAS: Caso o CONTRATANTE deixe de assistir a algum módulo, deverá repor a aula perdida, condicionado à disponibilidade de vaga e de oferta da disciplina em outra turma, mediante autorização do setor Pedagógico da CONTRATADA, a qual será solicitada por requerimento próprio, obtendo assim a frequência necessária à aprovação.

(3)

§ 11 - O(a) CONTRATANTE declara estar ciente e de plena concordância, que caso interrompa o curso, fará jus a uma Declaração de Estudos de Disciplinas Isoladas, desde que atingidos os requisitos pedagógicos, mediante solicitação através de formulários próprios da Secretaria Acadêmica.

§ 12 – O(a) CONTRATANTE declara estar formado em Curso Superior reconhecido pelo MEC, com diploma registrado, e manifesta estar ciente e de acordo, que irregularidades de sua documentação detectadas pela Secretaria Acadêmica, ou a não apresentação de documentos especificados pela legislação pertinente, impossibilitará a expedição do Certificado de

Especialização Lato Sensu. Aquele cuja documentação não cumpra as exigências fará jus ao Certificado de Formação.

CLÁUSULA SEGUNDA – DOS VALORES E FORMAS DE PAGAMENTO: A título de contraprestação pelos serviços educacionais a serem prestados, o CONTRATANTE pagará à CONTRATADA o valor estabelecido pelo site do curso.

§ 1 - O valor da matrícula ou isenção da mesma são estabelecidos conforme as informações contidas no site do curso.

§ 2 - Na hipótese de não formação de turma com o número mínimo de alunos exigidos, o CONTRATADO devolverá, no prazo máximo de 10 dias (a contar da data prevista para início), o valor integral da inscrição paga ao(à) CONTRATANTE, ficando, neste caso, rescindido o

presente contrato.

§ 3 - O valor da contraprestação acima pactuada poderá ser reajustado no curso do presente contrato, caso haja autorização expressa em Lei ou, ainda, na hipótese de aumento dos custos estimados em virtude de alteração da política de preços e salários, em decorrência de lei, ou devido à intervenção do Governo Federal, com reflexos diretos nos referidos custos.

§ 4 - A falta de pagamento de qualquer parcela, até a data do vencimento, constituirá de pleno direito em mora do(a) CONTRATANTE, e implicará na aplicação de multa de 2% (dois por cento) e acréscimos de juros moratórios, a taxa de 0,033% ao dia, aplicados sobre o valor de cada parcela, conforme previsto no artigo 406 da Lei 10.406/02 CC e a perda dos descontos, se houver.

§ 5 - Quando a mora no pagamento de qualquer parcela for superior a 30 (trinta) dias, além da multa e dos juros de que trata o parágrafo anterior, o(a) CONTRATANTE também

responderá pelas despesas, custas e honorários advocatícios de 20% (vinte por cento) sobre o valor total do débito exigido com a cobrança judicial ou extrajudicial, conforme autoriza o art. 22 da Lei Federal nº 8.906/94 e arts. 389, 395 e 404 do Código Civil de 2002, sendo certo ainda

(4)

que neste último caso haverão os responsáveis financeiros, solidariamente, outrossim, de responder pelas custas e emolumentos processuais, consoante determinado pelos arts. 82, 84 e 85, do Código de Processo Civil de 2015.

§ 6 - Independentemente do disposto no parágrafo anterior, o inadimplemento de qualquer contraprestação do presente contrato faculta ao CONTRATADO, sem prejuízo da exigibilidade do débito vencido, com os acréscimos previstos nesta cláusula e seus parágrafos, o envio à empresas e/ou profissionais especializados, ou por sua própria estrutura, para efetuar a cobrança, bem como a emissão competente DUPLICATA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, nos termos do art. 20 da Lei 5.474 de 18 de julho de 1968 e a inclusão do nome do(a)

CONTRATANTE no Cadastro de Serviços dos Órgãos de Proteção ao Crédito

§ 7 - Qualquer abatimento, desconto ou redução no valor das parcelas ou da matrícula, quando ocorrer, constituirá mera liberalidade do CONTRATADO, não aplicará em novação e poderá ser suprimido a qualquer tempo, sem aviso prévio.

§ 8 - Ao frequentar as práticas ambulatoriais após o término das aulas teóricas, o CONTRATANTE pagará à CONTRATADA uma taxa mensal de R$100,00 (cem reais).

§ 9 - A não participação das atividades escolares por parte do CONTRATANTE não o desobriga do pagamento das mensalidades correspondentes ao período de vigência do presente

contrato.

§ 10 - O (A) CONTRATANTE declara estar ciente que a opção de pagamento na forma de parcelamento é de sua livre escolha, sendo que a quantidade de parcelas escolhidas não corresponde aos meses letivos.

§ 11 - Após a formalização efetiva da inscrição, até 5 dias anteriores ao início das aulas, o CONTRATADO devolverá ao(à) CONTRATANTE desistente o montante de 70% (setenta por cento) do valor da matrícula paga, após o qual não haverá devolução de valores.

CLÁUSULA TERCEIRA – DA CORRESPONDÊNCIA: O(a) CONTRATANTE se obriga ainda para fins cadastrais e de correspondência, a manter atualizado seus dados cadastrais, tais como endereço, 2 (dois) números de telefone fixo e demais campos obrigatórios da ficha de inscrição, sob pena de infração contratual.

CLÁUSULA QUARTA – DA CERTIFICAÇÃO: O(a) CONTRATANTE deverá solicitar o certificado através de requerimento próprio. Verificadas as exigências necessárias para a emissão do

(5)

mesmo, o CONTRATADO terá prazo máximo de 120 (cento e vinte) dias a contar do requerimento para entregá-lo ao(à) CONTRATANTE.

CLÁUSULA QUINTA - DO TRANCAMENTO DA MATRÍCULA: O Trancamento de Matrícula poderá ser solicitado pelo contratante a qualquer tempo, mediante pagamento de taxa no valor de R$100,00 (cem reais), tendo tal processo validade de 06 (seis) meses, onde findo deverá o(a) CONTRATANTE retornar ao cumprimento deste Objeto. O(a) CONTRATANTE deverá quitar quaisquer débitos que estejam pendentes até a data do protocolo do requerimento de Trancamento, inclusive das disciplinas antecipadas. O limite de trancamentos é de até 2 (dois) requerimentos consecutivos.

CLÁUSULA SEXTA – DAS HIPÓTESES DE RESCISÃO: O presente contrato poderá ser rescindido por qualquer das partes, desde que seja observado os seguintes requisitos:

a – Por parte do(a) CONTRATANTE, a qualquer momento, mediante formal requerimento protocolado na Secretaria do CONTRATADO.

b – Por parte do CONTRATADO, para transferência compulsória em decorrência de infração de norma regimento, infração de norma disciplinar ou falta de aproveitamento escolar imputáveis ao(à) CONTRATANTE, bem como ocorrência do previsto no parágrafo terceiro da Cláusula Segunda.

§ 1 - Em ambas as hipóteses “a” e “b”, fica o (a) CONTRATANTE obrigado a pagar o valor das aulas já ofertadas até a data do protocolo do requerimento de rescisão, além de eventuais disciplinas antecipadas e outros débitos eventualmente existentes, com os acréscimos previstos neste contrato.

§ 2 - Na hipótese “a”, caberá ao(à) CONTRATANTE, além de do cumprimento do parágrafo primeiro, o pagamento de multa no percentual de 10% (dez por cento) sobre o valor total das mensalidades restantes, na ocasião do protocolo do requerimento de rescisão.

§ 3 - Após a conclusão dos créditos (aulas), não caberá rescisão contratual, tendo em vista que os serviços contratados foram prestados e/ou disponibilizados pelo CONTRATADO.

CLÁUSULA SÉTIMA – DAS CONDIÇÕES GERAIS: O(a) CONTRATANTE declara estar ciente e com a plena concordância que as condições previstas neste contrato, são determinantes para o funcionamento do curso, garantindo assim a estabilidade das atividades contratadas, constituindo mútuo benefício.

(6)

§ 1 - O presente contrato, por representar a vontade das partes, especialmente a do(a) CONTRATANTE, que por livre e espontânea manifestação da vontade escolhe o CONTRATADO para obter o referido serviço Educacional, na forma da Lei, sobrepõe-se a qualquer outra condição anterior.

§ 2 - O curso objeto deste contrato têm caráter eventual e único, não seriado, de modo que não existe garantia de reingresso em edições futuras, caso ocorram.

CLÁUSULA OITAVA – DO FORO: As partes elegem o foro da comarca de Recife/PE, para dirimir eventuais questões oriundas deste instrumento de contrato de prestação de serviços

educacionais.

E por estarem as partes de acordo com todos os termos e condições do presente instrumento, obrigando-se por si e por seus sucessores, assinam eletronicamente o presente contrato, para que se produzam seus jurídicos efeitos.

Referências

Documentos relacionados

Ciência, Tecnologia e Inovação R$ 70.000,00 DOT – 11/11/16 55 DSP 061/16 Prefeitura Municipal de Imperatriz Global Serviços & Comércio Ltda.. Serviço contínuo de

183 INX 3586/16 Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão Sociedade Brasileira de Engenharia de Televisão Inscrição de servidor em curso R$ 1.260,00 DOT – 18/08/16 184 INX

DO OBJETO: O objeto deste contrato é a prestação de serviços educacionais pela CONTRATADA, ao (à) CONTRATANTE, conforme estabelecido nos respectivos Projetos de Cursos Livres

fibra de vidro, conferindo assim caracteristicas de resistência mecânica, abrasão e produtos químicos, possui internamente insertos metálicos que proporcionam

CLÁUSULA PRIMEIRA – O presente contrato tem como OBJETO a prestação do Serviço de Comunicação Multimídia (SCM) pela CONTRATADA à CONTRATANTE, onde a

Desse modo, o dossiê reúne um amplo espectro temático a respeito da Educação Sexual na atualidade, visando compartilhar novas possibilidades para pensar uma educação mais ampla

o As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes do corpo humano.. Bioquímica Celular. 4) Substâncias Orgânicas - Proteínas IV) Funções

Semestre Estágio Erasmus+ Erro no comprovativo de IBAN e SWIFT CODE Ana Filipa Silva Nunes da Cruz Rato Mestrado Integrado